Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bi-Amplificação

+3
ricardo onga-ku
Antero Pereira
Ilusion
7 participantes

Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Bi-Amplificação

Mensagem  Ilusion 9/4/2013, 21:20

Olá a todos,

Existe alguma vantagem na bi-amplificação? O meu amplificador e as minhas colunas suportam mas sinceramente não estou a ver colocar 2 cabos por coluna....ao não ser que seja uma melhoria muito notória.
Bi-Amplificação 16044


Obrigado.
Ilusion
Ilusion
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Localização : Espinho
Data de inscrição : 25/02/2013
Pontos/Reputação : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  Antero Pereira 9/4/2013, 21:35

boas põe ca umas fotos do amplificador e colunas em questao que o pessoal ajuda.

bi-amplificação tem como vantagem corrijam-me se estiver errado, o libertar um amplificador mais "potente" para os graves e outro mais "hi-end" para medios/agudos


abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  Ilusion 9/4/2013, 21:37

Peço desculpa se me fiz entender mal....se calhar não é bi-amplificação mas bi-cablagem.
Ilusion
Ilusion
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Localização : Espinho
Data de inscrição : 25/02/2013
Pontos/Reputação : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  Ilusion 9/4/2013, 21:38

Trata-se de um Sony TA-FA50ES e de umas QUAD 11L.
O Sony permite um mínimo de 4Ohm e as Quad são de 6Ohm. Também não sei se terei algum problema quanto à impedância minima...
Ilusion
Ilusion
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Localização : Espinho
Data de inscrição : 25/02/2013
Pontos/Reputação : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  ricardo onga-ku 10/4/2013, 09:29

Existem vantagens óbvias para o fabricante, para os distribuidores, para os revendedores, para as revistas, para os reviewers, etc.

Não existem vantagens ao nível do desempenho, a menos que a resistência do cabo utilizado seja tal que obrigue a duplicar os condutores.

É como deitar dinheiro pelo cano...perdão, como dar uma esmola* à indústria.

R



* esmola - pequena quantia de dinheiro dada a um pedinte por caridade
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  manel1 10/4/2013, 15:56

Técnicamente existe alguma vantagem em usar bi-cablagem, pelo facto de separar os cabos que alimentam as unidades de médios e agudos da dos graves as frequências mais altas são ''encaminhadas'' por um condutor e as de graves pelo outro, desta separação de frequências tecnicamente resulta uma melhor resposta do sistema, mas na prática a diferença é tão pequena que regra geral se pode desprezar.

Umas colunas são mais sensiveis à bi-cablagem do que outras, ou seja, só quem conhece bem as colunas pode dizer se estas ganham alguma coisa com a duplicação dos cabos, o melhor metodo de determinar se vale a pena ou não gastar mais uns cobres nisso é mesmo ouvindo, mas eu não me dava a esse trabalho.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  ricardo onga-ku 10/4/2013, 17:04

manel1 escreveu:Técnicamente existe alguma vantagem em usar bi-cablagem, pelo facto de separar os cabos que alimentam as unidades de médios e agudos da dos graves as frequências mais altas são ''encaminhadas'' por um condutor e as de graves pelo outro, desta separação de frequências tecnicamente resulta uma melhor resposta do sistema, mas na prática a diferença é tão pequena que regra geral se pode desprezar.

Se não estou em erro a separação das frequências só de dá após o crossover e não entre o amplificador e este filtro divisor.

E
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  manel1 11/4/2013, 18:52

De acordo com este site um crossover funciona da maneira que se segue, pela análise do circuito poderemos ver que pelo tweeter apenas passam altas frequências o mesmo é dizer que em colunas com 2 pares de terminais os cabos ligados aos terminais do tweeter apenas passam altas frequências, algo identico se passa para as baixas frequências.

Espero ter sido esclarecedor, mas como ainda não fiz nenhum crossover para colunas, agradeço que se manifestem alguns (dos muitos) dos que por aqui já tiveram oportunidade de fazer algum.

Teoria:

Um crossover é um circuito que filtra sinais baseado na frequência.

A resposta de um altifalante a um impulso eléctrico faz com que a sua impedância varie, o som produzido é influenciado não só pelo movimento as bobinas internas como também da impedância que varia com o funcionamento.

Para compensar esta limitação de resposta em toda a gama de frequências de áudio utilizam-se circuitos de filtragem para frequências (CROSSOVER)

Pela necessidade dos altifalantes produzirem a melhor igualização sonora entre as ondas eléctricas e o som produzido, há a necessidade de dividir e separar as frequências elétricas na entrada dos terminais de cada um dos altifalantes.

aplica-se a base de cálculo dos circuitos RLC

Image Hosted by ImageShack.us


As bobinas facilitam a passagem das baixas-frequências (graves) e dificultam a passagem das altas-frequências (agudos)1. Os condensadores funcionam de forma contrária às bobinas2. O condensador bipolar é um electrolítico que não tem polaridade.

1) XL=2 Π f L
2) XC=1 / (2 Π fC)
Mais pormenores podem ser acedidos nesta pagina (fonte): http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/195/37/

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  xtc 2/8/2013, 00:31

eu tenho as minhas bi cabladas até pq o power tem ja duas saidas para cada canal e eu noto diferença. Noto mais detalhe principalmente a nível de agudos.
xtc
xtc
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 129
Data de inscrição : 12/03/2011
Pontos/Reputação : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  Joao1 11/11/2014, 10:52

Pessoalmente nunca experimentei bi-cablagem mas tenho sérias dúvidas que surta efeito. Diria que é algo apenas sugerido pelo maior aparato da montagem. Num blind test diria que não vai apresentar diferenças.
Já a bi-amplificação (também nunca experimentei) diria que sim, deverá provocar alterações no som (faz todo o sentido porque temos dois amplificadores a processar o sinal. Agora, note-se no entanto que "alterações" no som não é necessariamente o mesmo que "melhorias"... Valerá a pena ter dois amplicadores a processar o sinal ou será melhor investir num único amplificador que se goste mais? Inclino-me mais para a segunda (bastante mais até).
Joao1
Joao1
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : Lisboa
Interesses : Música (ouvir e tocar)
Data de inscrição : 10/08/2009
Pontos/Reputação : 111

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  dinis 11/11/2014, 12:24

Boas , em relaçao a bicablagem ja experimentei mas como os cabos que tenho normais ja sao carotes achei que a mesma opçao em bicablagem seria (tendo em vista as diferenças minimas) como se diz gozar com os pobres...quanto a biamplificaçao tenho uma opiniao diferente, desculpem o offtopic mas eu no meu carro tenho um sistema montado num instalador de renome aqui no norte (vertente qualidade de som nao SPL atençao) e para mim se eu tivesse possibilidades de fazer em casa como la tenho,fazia, eu la tenho o som (via DSP claro ) filtrado antes de chegar ao amplificador e o amplificador "ataca" diretamente o altifalante respetivo ...isso sim ...sem condensadores ,sem impedancias manhosas...isso seria o meu ideal de bi ou tri amplificaçao dependendo do nr de altifalantes mas devido aos custos porque um DSP dito "audiofilo" Very Happy  depena qualquer um, nao me deixam Very Happy Very Happy
cumprimentos
Boa musica

dinis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 90
Idade : 48
Localização : gondomar
Ocupação : comercio ourivesaria
Interesses : ouvir musica,tempo com familia
Data de inscrição : 11/04/2009
Pontos/Reputação : 237

Ir para o topo Ir para baixo

Bi-Amplificação Empty Re: Bi-Amplificação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos