Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tecto falso

+14
Conan
Mfigueiredo
peabreu2
pjorgenunes
Palmas
Jorge Pereira
musiclean
slasmes
Blink
Omar
natas
profmat
Henri
Reis
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tecto falso Empty Tecto falso

Mensagem  Reis 31/5/2007, 14:50

Boas

Ora bem, daqui aí uns três meses se tudo correr bem, estou para fazer um tecto falso em pladur na sala para embutir aqueles luzinhas (coisas de mulheres).

Esse tecto falso vai trabalhar ai a uns 10 a 15 cm da placa em betão não sei precisar. Estava a pensar pôr lã de rocha entre o pladur e a placa.

No outro fórum alguém dizia que vou provavelmente ter problemas com os graves.

A minha pergunta é a seguinte:
Já alguém fez este trabalho e que resultados obteve?

Haverá algo que possa fazer para atenuar esses efeitos indesejáveis?

Não sei se é importante mas a sala têm entre 38 a 40 m2:

Obrigado
Reis
king
Reis
Reis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 56
Idade : 59
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 13

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Henri 31/5/2007, 16:38

Tambem ando a pensar meter um falso, mas em madeira, e a minha duvida é se realmente faz diferença o espaço que fica entre o tecto de origem e o de madeira.
Desculpa Reis a intromissão no teu post! mas é que a minha sala é muito fria (em termos acusticos) e se alguem já tiver tido essa experiencia pode dizer como é !!!... Question

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Idade : 59
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Reis 31/5/2007, 16:40

Ficamos á espera de alguem que já tenha feito uma plástica a sala.

Reis
Reis
Reis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 56
Idade : 59
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 13

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  profmat 31/5/2007, 22:14

Boas...
Eu também estou a pensar em meter um tecto falso e a sala é das mesmas dimensões que a do reis...
Alguém que nos dê uma achega por experiência própria...
Ah! o chão da sala é em carvalho flutuante e a tecto falso será em pladur Smile

profmat
profmat
profmat
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 401
Idade : 50
Localização : Barreiro
Ocupação : Professor
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  natas 31/5/2007, 22:34

tecto em pladur c/ 12,14,16 ou 18mm deve ter uma armação ou uma grelha metalica c/ reguas c/ pelo menos 0,5 metros entre si diminui o efeito tambor do pladur, entre a estrutura e tecto devera ser colocada lã de rocha, preferencialmente em placas para ser mais bem compactada e recortada 70k /cm2 e mais que razoavel............50k/cm2 e suficiente e menos €...... nas paredes, no seu interior se possivel granulado de cortiça, tem um efeito impressionante, adeus.................... eco

boas audiçoes
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Omar 1/6/2007, 01:33

Boas

Eu coloquei um tecto falso e no interior placas de lã de rocha de alta densidade fixas ao tecto original com buchas de "borbuleta"

Uma alteração que até não sai caro e ...Milagre !...parece que comprei colunas e equipamentos novos.

Omar
Omar
Omar
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 595
Idade : 60
Localização : Portalegre/Margem Sul
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 218

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Reis 1/6/2007, 06:45

Caro Natas e Omar

Pelo que percebi a lã de rocha deverá ser em placas.Estas placas são rigidas? Não conheço ou não estou a ver, mas vou perguntar.

E quanto menor o espaçamento das reguas de fixação melhor.

E isto não é.

Obrigado
Reis
Reis
Reis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 56
Idade : 59
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 13

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Blink 1/6/2007, 08:35

A onda sonora bate no pladur e provoca as reflexões na mesma como se fosse um foco de luz apontado para o tecto, o que se puser para lá do pladur só não deixa produzir reverberações e o bafle deste, o mais importante é a estrutura que tem de ser o mais rígida possível, e depois entre o pladur e o tecto para não haver os efeitos de onda traseira deve meter a lã ou mesmo espuma daquela usada nos sofás em placa, é barata e nestes casos funciona muito bem, será melhor placas de 5cm umas em cima das outras do que uma de 10cm.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Reis 1/6/2007, 08:57

Boas Blink

Obrigado pela explicação, mas diz porquê é melhor duas de 5 cm do que 1 de 10cm. Se me perguntassem diria precisamente o contrário.

Cumprimentos
Reis
Reis
Reis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 56
Idade : 59
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 13

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Blink 1/6/2007, 09:27

Reis escreveu:Boas Blink

Obrigado pela explicação, mas diz porquê é melhor duas de 5 cm do que 1 de 10cm. Se me perguntassem diria precisamente o contrário.

Cumprimentos
Reis

Ora bem, em duas placas de 5cm existe mais perdas no som do que uma de 10, isto porque ao metê-las não as vai colar, vão ficar em cima umas das outras e ficam sempre espaços, depois a superficie da espuma é plana e havendo 2 superficies quebra mais a linearidade da onda.

Pelo aquilo que tenho lido a acustica é uma ciência um pouco similar em termos exemplificativos á luz. Por exemplo ouve menos os carros da rua se puser 2 vidros de 5mm do que 1 de 10cm, há uma separação entre eles mas mesmo se estiverem quase colados em termos de db baixam logo, mas também se deve ter em conta que pladur em cima e por exemplo parquet no soalho o som fica mais brilhante, e pode sempre conjugar com tapetes ou mesmo tapetões.

Enfim uma sala é um importante elemento do hifi, só não podemos é banhá-la a ouro.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Reis 1/6/2007, 10:47

Ok.

Já percebi. No meu caso o chão é mosaico.

só não podemos é banhá-la a ouro

Ainda bem. geek

Reis
Reis
Reis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 56
Idade : 59
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 13

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  slasmes 1/6/2007, 12:55

Quem disse?.

slasmes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 31/05/2007
Pontos/Reputação : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  slasmes 1/6/2007, 12:59

slasmes escreveu:Quem disse?.
Atéa minha sogra pode ser dourada.

slasmes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 31/05/2007
Pontos/Reputação : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  musiclean 1/6/2007, 16:58

Usa placas de gesso perfuradas se puderes, mas não utilizes lã de vidro. ganha bicharada e fica a sala muito quente. O ideal é criares uma caixa separada das laterias, caso não possas crias uma aboboda. cheers
musiclean
musiclean
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Localização : Lisboa
Ocupação : Observador Urbano
Interesses : Desporto
Data de inscrição : 01/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  natas 1/6/2007, 21:24

no que diz respeito ao tecto a grelha deve ser omais rigida possivel entenda-se como se fosse um só placa, essa placa de gesso e lá de rocha funcionam isoladamente das paredes, o seu remate debe ser atraves de friso falso de forma evitar fissuras e funcionar isolamente das paredes, as paredes principalmente a do fundo fazem muita diferença no caso de colunas c/ reflex ou portico traseiro, a superficie deve-se ser lisa, mas a parede não devera soar, cantar dai a cortiça ou ou tipo de isolamento, a escolha da cortiça deveser a ser um produto natural, altamente isolante acustico, facil aplicação, esem manutenção ao longo dos anos....permete-nos ouvir os baixos mesmo naquelas horas onde todos dormem....não gosto de moveis ou outros coisas atras das colunas, deixar sim elas respirar naturalmente nos cantos de possivel afastadas da traseira minimo 50/60 cm dependo muito da sala......e imaginar o sitio como um palco.............depois com um bocadinho de sorte ele passa a palco sonoro.....se for necessario da-me coordenadas da sala e ca nos arranjamos.............
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Blink 1/6/2007, 21:59

A vêr se a gente se entende, a lã de vidro é composta por filamentos de vidro (silica e outros materiais) e a lã de rocha ou mineral é composta por filamentos de rocha basaltica minerais e resinas.

Ambas têm efeitos térmicos e acústicos muito bons, no entanto e para mim a lã de vidro é o melhor absorvente acústico, só que o pó emanado dela e enalado pode provocar silicose, e num tecto eu não aconselharia e foi por isso que sugeri a espuma, até pode usar espuma acústica tipo pirâmide colada no tecto principal, não é resistente ao fogo e as lãs já são.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  natas 1/6/2007, 22:31

blink o efeito sonoro da utilização da lã de rocha, versus os outros materiais não é a mesma...........superior a isto so a cortiça em granulado, mas num tecto e dificil de aplicar !
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Reis 1/6/2007, 22:44

Boas.

Tive a ler isto um bocado a pressa e não vou ter tempo de Vos responder durante uma semanita de férias com muito sunny espero.

Quando chegar vou voltar "a vaca fria" como se costuma dizer.

Espero que compreendão que não é por falta de interesse.

Podem e devem continuar a expor a opinião de cada um, só assim se enriquece os conhecimentos.

Obrigado e até para a semana. bounce
Reis
Reis
Reis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 56
Idade : 59
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 13

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Henri 3/6/2007, 20:15

Eu li, mas não sei se percebi bem! então se a madeira ficar encostada o mais possivel á placa, isso terá efeitos iguais ao pladur?
É que a madeira é um material mais acústico, penso eu!... confused

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Idade : 59
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Jorge Pereira 4/6/2007, 12:30

musiclean escreveu:Usa placas de gesso perfuradas se puderes, mas não utilizes lã de vidro. ganha bicharada e fica a sala muito quente. O ideal é criares uma caixa separada das laterias, caso não possas crias uma aboboda. cheers

Boas pessoal
Eu sou dos que já fez o tecto falso e confesso que cometi alguns erros, devia ter tido mais cuidado com a rigidez da estrutura entre a placa e o tecto, tb não pus qualquer tipo de isolamento e devia ter posto, as frequências muito baixas fazem o tecto tremer e provocam sons desagradáveis, portanto tenham algum cuidado.

Essas placas de gesso perfurado onde se arranjam? Já li sobre as suas qualidades e parece-me uma optima solução.
Jorge Pereira
Jorge Pereira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Idade : 54
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 0

http://jorgepereirafotografia.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Palmas 4/6/2007, 13:00

blink escreveu:A vêr se a gente se entende, a lã de vidro é composta por filamentos de vidro (silica e outros materiais) e a lã de rocha ou mineral é composta por filamentos de rocha basaltica minerais e resinas.

Ambas têm efeitos térmicos e acústicos muito bons, no entanto e para mim a lã de vidro é o melhor absorvente acústico, só que o pó emanado dela e enalado pode provocar silicose, e num tecto eu não aconselharia e foi por isso que sugeri a espuma, até pode usar espuma acústica tipo pirâmide colada no tecto principal, não é resistente ao fogo e as lãs já são.

Quero para já levantar uma questão bastante mais pertinente que a acústica: atenção aos materiais usados e a sua reacção ao fogo. Usem apenas materiais com propriedadas ignifugas!
Palmas
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 143
Idade : 58
Localização : Braga-Porto-Coimbra
Ocupação : Sim
Interesses : Também
Data de inscrição : 01/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Anonymou 4/6/2007, 14:17

Eu mandei pôr um tecto falso na minha sala em Cascais...

1. Como o Natas diz muito bem, a estrutura, no meu caso de aluminio, onde se prendem as placas de pladur deve ser rigida, e quanto mais fechada mais rigida, óbviamente...

2. Como me disseram que as lãs de rocha e vidro são perigosas para a saúde, usei placas de cortiça de 5 cms coladas ao tecto...

3. Deve-se deixar alguns cms entre o pladur e a cortiça...

4. Não acho que o pladur perfurado tenha grande vantagem, e é muito feio, para não falar na porcaria que vai cair pelos buracos...

5. Usei sancas o maior possível para atenuar o efeito das intecepções das paredes com o tecto...

A sala "soa"muito bem, não se notam problemas acusticos, antes pelo contrário...

Anonymou
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Anonymou 4/6/2007, 14:20

Já agora, o que eu gostaria de ter feito, era disfarçar os cantos da sala, com placas do chão ao tecto, para aí a 45 cms dos cantos, e cheias de qualquer coisa, mesmo cimento...

Anonymou
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Henri 4/6/2007, 16:52

Pois realmente é a ideia que tenho relativamente à lã de vidro, é que é pouco saudavel, inclusivamente provoca-me alergias.

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Idade : 59
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  pjorgenunes 4/6/2007, 17:15

A lã de vidro é perigosa (creio que cancerigena e até proibida por lei).
A lã de rocha é utilizada regularmente, não é perigosa e creio até que não é de provocar alergias.
pjorgenunes
pjorgenunes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 58
Idade : 56
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  natas 4/6/2007, 21:50

A lã de rocha é utilizada regularmente, não é perigosa e creio até que não é de provocar alergias........ affraid affraid affraid CERTO CERTO CERTO.......tentem procurar na web, ha muita.......o que queres dizer c/ os cantos na sala......NO COMPRENDO...............a fibra de vidro é inflamavel e cancerigena...............a la de rocha so faz comichão..........raio d ementes perversas alien
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Henri 5/6/2007, 00:10

Como raio é que se insere citações?
Ok, pjorgenunes.

Em tempos trabalhei como isolador "termico" e acustico, penso que era esta designação, isto durante um período de seis meses, deixaste-me um pouco preocupado.
É que o contacto com esse material era uma constante.

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Idade : 59
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Anonymou 5/6/2007, 05:07

Fazer algo como isto, pelo menos nos cantos atrás das colunas...

Tecto falso Canto

Anonymou
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  natas 5/6/2007, 22:23

Exclamation éverdade que ha uma certa atenuação do rebote da onda sonora. affraid especialmente no caso de uma bass reflex c/ portico atras, ou uma coluna bipolar.. cheers ...mas o problema é mais facilmente resolvido atarves de uma tinta de membrana, ex Vinilsilk aplicada c/ alguma rogosidade, rolo pelo curto ou espatulado que faz c/ que as resonancias de reflex sejam esbatidas na sala (a rogosidade deve ser q b ) nas superficies planas e polidas um bom tapete faz milagres........ study .......mas isto tudo requer experimentação no local! king
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  peabreu2 5/6/2007, 23:11

Grandes confusões...as mantas de lã de vidro são ignifugas (não confundam com fibra de vidro...) e, embora irritantes, podem ter faces forradas a tecido para evitar a dispersão. A lã de rocha pega tanto fogo como qualquer outra rocha...depende apenas da temperatura em questão Surprised

Quanto às placas de gesso cartonado o fundamental será utilizar uma boa membrana visco-elástica colada na face escondida, ou melhor ainda, formando uma "sandes", ie, colocada entre duas placas de gesso cartonado. Quanto a apertar demasiado a estrutura de suporte do gesso cartonado convem respeitar as indicações do fabricante quanto a este espaçamento pois podem correr o rísco de reduzir drasticamente a resistência das placas e piorar ainda o seu pessimo comportamento acústico...funcionam frequentemente como ressonadores a baixas frequências. affraid

A corticide...de facto não gosto...é muito cara (placas com espessura superior a 5-8 cm, muito pouco eficientes e o pó negro que as placas vão libertando é uma dor de cabeça, em especial durante a aplicação...nem tudo que brilha é ouro e os aglomerados de cortiça são, na minha opinião uma enorme falácia em termos acústicos...quer em relação ao condicionamento quer, especialmente quanto a isolamento acústico...
peabreu2
peabreu2
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 184
Localização : PT
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Tecto falso Empty Re: Tecto falso

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos