Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

4 participantes

Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  daysleeeper 27/12/2007, 23:25

Olá a todos, desde já queria agradecer o contributo que já conseguiram dar a quem está recentemente a entrar no mundo do vinil.Então aqui vão as minhas dúvidas e conto convosco para angariarem mais um audiófilo Smile


1-Tenho um pioneer PL-480
http://www.marktplaats.nl/index.php?url=http%3A//audio-video.marktplaats.nl/platenspelers-en-pick-ups/136827435-pioneer-auto-return-stereo-turntable-pl-480.html%3Fxref%3D1)
recentemente decidi ligá-lo. Para isso comprei um pré-amplificador NAD pp2 e desde logo houve algo que me surpreendeu na audição de um vinil de bob dylan..aquilo soou-me espectacularmente bem e então decidi que queria investir neste modo de vida. Gostaria de saber o que fazia a este gira-discos: se o vendo ou se vale a pena conservá-lo.
2-Gostaria de saber a diferença básica entre MM e MC (se calhar já fizeram esta pergunta centenas de vezes aqui no fórum...)

3-A minha dúvida é: estando um gira discos qualquer ligado a um amplificador de uma aparelhagem Sony DHC-NX5MD com colunas de 100W será que consigo tirar partido de um gira discos por muito bom que seja?

4-Tenho um orçamento á volta de 300€ no máximo lol e estava a pensar ir para um project debut III ou um rega(acho que á volta deste preço é o P2), o que acham?Acham que faço bem em investir primeiro no gira discos e depois num amplificador?

5-Não faço ideia de como decidir entre estes uma vez que nunca ouvi um "vinil a tocar a sério" e para tal gostava de me dirigir a uma loja onde vendessem os dois modelos para poder experimentá-los.Sei que há aqui pessoal no forum que tem lojas...

6-Existe assim tanta diferença entre estes gira discos destas marcas e aqueles que podemos encontrar numa loja de Dj como os Stanton ou os Vestax etc...quais as diferenças?

Obrigado por tudo...mas ainda sou um maçarico lol

daysleeeper
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/12/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  Convidad 28/12/2007, 23:22

Queres um conselho ?
Conserva o Pionner, (caso tenhas muitos Lp´s) e, tendo em conta o que pretendes gastar... aposta no CD. drunken bom

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  Convidad 29/12/2007, 16:39

ah, e para esse orçamento sugeria de caras

http://www.imacustica.pt/catalogo2/detalhes_produto.php?id=70&cat=23

ou

http://www.imacustica.pt/catalogo2/detalhes_produto.php?id=479&cat=23

já trazem comando ( o gira discos não Laughing )

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  daysleeeper 30/12/2007, 01:05

não entendo esta tua arrogância mas enfim...
já agora...este orçamento era só para para o gira discos...
feliz ano...

daysleeeper
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/12/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  Convidad 30/12/2007, 14:56

arrogância ...Question cyclops

Não entendo que não tenhas entendido, mas tudo bem.
Podes sempre ir atrás dos mitos..o dinheiro é teu.


Bom ANO também

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  Convidad 30/12/2007, 19:31

Eu acho que o teu problema é mesmo a aparelhagem (amplificador), pelo que seria preferivel juntares uns cobres e tentar subir um pouco a parada em termos de amplificação e colunas. Depois então tens a oportunidade de verificar se o Pioneer estará ou não à altura das tuas exigências.

Embora não sendo fundamentalista, nem tendencioso como outros foristas, aconselhava-te igualmente a adquirir um leitor de cd's, dado que o número de titulos disponiveis e a facilidade em os adquirir (e não pelo simples facto de terem um comando remoto).

Do que tenho visto no mercado (e atenção que não sou nenhum conhecedor) a Cambridge Audio tem feito umas peças muito jeitosas, tanto em termos de amplificação como em termos de leitor de cd's. Em relação ao vinil, tens o Pro-ject RPM1, que custa uma pechincha. Depois, se as tuas disponibilidades financeiras o permitam, podes fazer o upgrade da célula e do braço.

Mas se a vontade de trocar de gira-discos for grande, já te foi mostado o caminho, num outro tópico (RPM1 com um bom braço e uma óptima célula). Até pode ser que venhas de "lá" com um sistema completo, sem que para isso tenhas que entrar em banca rota.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  daysleeeper 30/12/2007, 22:02

obrigado pelo esclarecimento caro vrt, vou começar primeiro pelo gira discos que a febre é muita, depois passarei então à amplificação- bom ano novo

daysleeeper
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/12/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  SOUND 30/12/2007, 22:06

Viva daysleeeper Very Happy


A primeira sensacao que se sente quando se ouve um disco de vinyl e de facto fantastastica e poe-nos logo a pensar em investir forte nesta fonte.

De facto o som do vinyl e superior ao dos cds porque nao soa mecanico e e muito mais natural e musical mas ha que ver tambem os down sides deste formato (vinyl) que sao nao ter telecomando, dificuldade em encontrar a musica que queremos, cuidar muito bem dele (limpeza dos discos e agulha, constante), afinacao de cartridges quando se adquire uma nova etc, etc. O vinyl e como um bebe, precisa de ser acarinhado.

Eu esperaria mais algum tempo com esse gira ate ver se o vicio pega e so depois investiria forte no analogico.

ja agora isto e a opiniao de quem tem um gira discos ca em casa e 40 discos de vinyl.

Em relacao aos cds o que posso dizer e que prefiro ouvir musica proveniente dos canais de musica da Virgin Media (tenho a box ligada ao amplificador)e a musica soa-me muito melhor . king

E digo-te mais depois de ouvir um disco de vinyl ja nada sera como antes, fica-se mais exigente com a qualidade sonora dos formatos.


Um abraco

SOUND
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  Convidad 30/12/2007, 22:33

Caros vrt e sound,

Se conhecem algum gira discos de gama de entrada (digamos até 300 € Wink *) que toque melhor que um CD do mesmo nível de investimento financeiro, digam-me que tambem compro !!!

E mesmo admitindo que tocasse melhor, seria com gravações actuais a custarem acima, às vezes muito acima de 25 €, ou seria com as gravações foleiras dos anos 80 e 90 Question cyclops


(*) até 300 € leia-se com braço e célula (valor de investimento total igual ao CD.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  joevalve 30/12/2007, 23:40

a minha filosofia é a seguinte:

quem tiver muitos discos de vinil em bom estado de conservação (por herança ou por outro motivo) deverá investir algum dinheiro num bom prato + célula + phono, mas nada de exageros de milhares de euros.

quem tiver 40 ou 50 discos não se justifica esse investimento.

sendo certo que o grau de satisfação de cada um é pessoal e intransmissível, também não encontro a tal apregoada superioridade do vinil em relação ao cd.

por motivos de praticabilidade, estou a passar todos os meus lps e eps de vinil para cd usando um simples gravador de mesa Pioneer PDR609 e quase não noto a diferença quando o cd depois é reproduzido num philips cd-202 modificado. acredito até que se usasse um DAT em vez do pioneer a diferença seria NULA (mas o dat é muitissimo caro). e uso um thorens TD-160 de 1976 que levou um braço RB300 e não é por assim dizer nada de especial.

foi feita uma experiência usando um clearaudio champion e o resultado foi similar, o que nos deixa a ideia que a pretensa superioridade do vinil em relação ao cd é mais fruto da opinião de cada um e do facto de a maioria dos cd player ser fraca.

o problema é que a maioria dos cds hoje gravados são maus tecnicamente mas isso levava-nos a uma outra thread.

e quem começar hoje a comprar vinil dos novos vai "torrar uma pipa de massa" tal a loucura dos preços praticados. e para estragar um lp de vinil basta apenas uma pequena distracção.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  SOUND 31/12/2007, 00:12

caros astronauta e vinilsuporter como diz o povo cada cabeca sua sentenca.Wink

E sendo assim cada um ouve nos formatos que gosta.

Astronauta para dizer a verdade aquele leitor mp4 que me foi oferecido neste Natal oferece-me melhor som do que um leitor de cds ate 1000 euros. What a Face What a Face What a Face Sorry Laughing Laughing Laughing
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  Convidad 31/12/2007, 08:16

astronauta escreveu:Caros vrt e sound,

Se conhecem algum gira discos de gama de entrada (digamos até 300 € Wink *) que toque melhor que um CD do mesmo nível de investimento financeiro, digam-me que tambem compro !!!

E mesmo admitindo que tocasse melhor, seria com gravações actuais a custarem acima, às vezes muito acima de 25 €, ou seria com as gravações foleiras dos anos 80 e 90 Question cyclops


(*) até 300 € leia-se com braço e célula (valor de investimento total igual ao CD.

Caro astronauta, não leu com atenção o que eu escrevi, pois não?study

Não está em causa se o vinil soa melhor ou pior que o cd. O daysleeeper deu-se ao trabalho de abrir um tópico explicando o que o fez querer adquirir um novo gira-discos, e não sendo muito conhecedor na matéria, solicitar ajuda.

Pois bem! É precisamente o que lhe pretendemos dar, dentro do que ele realmente pretende. A sua intervenção embora possa ter alguma verdade (não pretendo levantar essa questão aqui), não se enquadra no que o daysleeper pretende.

Não me diga que tudo o que adquiriu até hoje foi racional, devidamente ponderado e comparado? Não acredito!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  Convidad 31/12/2007, 10:58

Estamos entendidos.

Já agora aquilo que eu acho : mesmo quando alguém abre um tópico com uma determinada intenção, nada obsta a que se possa desviar essa mesma intenção para outra que possa parecer, a quem opina, mais razoável.

geek

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  violinae 18/1/2008, 15:15

Achei interessante esta troca de opiniões, típicas deste tipo de foruns. Ou seja, onde aparece alguém motivado para o som (seja ele em que formato for) e coloca umas dúvidas existenciais.

Não querendo contestar (quem sou eu ? não é ?) qualquer das opiniões apresentadas, muito sinceramente gostaria de ver uma posição diferente das pessoas mais experientes na matéria.

Eu não tenho os conhecimentos técnicos e empíricos suficientes para dar conselhos "diria quase cientificamente fundamentados", MAS, no que toca ao SOM (para mim uma forma de ARTE) penso que o mais importante são (como em todas as formas de arte) as emoções humanas, sentidos, co-relações com experiências de vida, estados de espírito, etc.

Muitas vezes parece-me que há uma preocupação exagerada com a definição do som (quase científica) que determina à partida o sentido do ouvinte. Ou seja, penso que não é necessário ouvir detalhadamente o arranhar da unha na corda da viola, para sentir um Grande Som quando se ouve um disco (CD ou Vinil).

Obviamente que todos nós (os que percebemos a diferença entre um electrodoméstico e um sistema de som) temos um nível de exigência, mas a paranóia não deve ser determinante.

Resumindo, sintam o SOM e o PORQUÊ do artista (se a música for entendida como expressão artística) colocar aqueles sons no disco (vocais ou instrumentais), pois só é importante para vós se sentirem e identificarem-se com essas variáveis (seja de que modo for, não é relevante).

Pronto, era só.

Abraços
violinae
violinae
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 25
Idade : 53
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f Empty Re: Duvidas, muitas duvidas tenha paciencia p f

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos