Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

+2
pbarata
SOUND
6 participantes

Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  SOUND 3/9/2008, 13:07

.



Boas

Ha cerca de duas semanas atras, quando procurava banana plugs para o meu sistema de som, em Norwich, decidi aproveitar e comprar tambem um liquido para limpeza dos contactos deste.

Ao perguntar numa loja de hifi a um lojista, que productos tinha para limpar contactos, em sistemas de audio, este respondeu-me que nao vendiam la nada para esse efeito, mas que costumava utilizar ISO PROPYL ALCOHOL para essa finalidade e ate me indicou onde poderia compra-lo.
Na loja recomendadada pelo referido lojista, alem do ISO PROPYL ALCOHOL trouxe tambem de la o SERVISOL ANTI-STATIC SPRAY 90 que por la encontrei, achei que poderia ser util para complementar o servico de limpeza dos contactos evitando assim que estes ganhassem eletricidade estatica e oxidacao rapidamente.

Bom vamos ao que interessa Very Happy , apos aplicar os dois productos em tudo quanto era contacto e conecao incluindo ate os cabos das colunas. Depois desta operacao o som do sistema tornou-se mais transparente, articulado e dinamico, de uma forma geral tudo foi beneficiado.

Esta foi a minha primeira experiencia com produtos de limpeza de contactos num sistema de som, e foi bastante positiva, por isso recomendo a todos os que desejem "devolver" as prestacoes anteriores do seu sistema de som que usem um producto para limpar todas as coneccoes que tenham no vosso sistema Very Happy. Quando digo devolver, quero dizer com isto que os productos que utilizei nao acrescentaram ou tiraram nada ao som, apenas fizeram com que o som regressasse ao que era.

Depois desta experiencia consegui tambem perceber por que e que passado algum tempo (cerca de 2 ou 3 meses) de utilizacao os cabos alteram as suas prestacoes sonicas. Estes ganham oxidacao e eletricidade estatica e entao as suas propriedades sonicas alteram-se devido a esses factos, por vezes esta situacao podera ate induzir-nos em erro e fazer-nos pensar que se passa algum problema com os cabos do nosso sistema ou outro qualquer componente do sistema do mesmo, que tenha interferencia na transparencia do som.

Os productos utilizados foram os seguintes:

IPS1 ISO PROPYL ALCOHOL

(Nao publico a foto porque nao consegui encontrar a foto na net, mas penso que este produto sera identico ao alcool isoprilico que e utilizado para limpar os discos de vinlil)

SERVISOL ANTI-STATIC SPRAY 90

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? 25395v127



Os precos destes productos foram uma agradavel surpresa.

IPS1 ISO PROPYL ALCOHOL £ 4.75


SERVISOL ANTI-STATIC SPRAY 90 £ 3.10


Penso que estes productos sao baratos porque nao tem pretensoes audiofilas, se as tivessem eram bem capazes de custar 2 ou 3 vezes mais e se calhar ate e o mesmo producto :damn: Very Happy


P.S. O cheiro dos dois productos e identico, sera que e o mesmo producto? scratch Se assim for se calhar bastara a utilizacao apenas de um deles. lol!


Última edição por SOUND em 3/9/2008, 16:46, editado 1 vez(es)
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  pbarata 3/9/2008, 13:39

Sempre que mudo de cabos, quer por troca, quer por alterações no sistema, sempre limpei conectores (dos cabos e dos equipamentos), mas usando um pano e álcool. A medida permite desengordurar as superfícies e retirar o pó que se vai acumulando, mas nunca me apercebi que tivesse algum efeito imediato no som. De qualquer modo também nunca prestei a atenção devida.

Para proteger as saídas não usadas, costumo colar umas protecções em silicone, de modo a impedirem a oxidação e acumulação de pó. Sei que a cardas tem umas protecções idênticas, mas nunca cheguei as experimentá-las.

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Protec10
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  rneiva 3/9/2008, 15:45

Já agora, onde é que compraste o alcool isopropilico ?
rneiva
rneiva
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 392
Idade : 65
Localização : Lisboa
Interesses : Hifi, Comboios miniatura, Musica
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 397

http://marklinescalaz.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  SOUND 3/9/2008, 17:06

pbarata escreveu:Sempre que mudo de cabos, quer por troca, quer por alterações no sistema, sempre limpei conectores (dos cabos e dos equipamentos), mas usando um pano e álcool. A medida permite desengordurar as superfícies e retirar o pó que se vai acumulando, mas nunca me apercebi que tivesse algum efeito imediato no som. De qualquer modo também nunca prestei a atenção devida.

Para proteger as saídas não usadas, costumo colar umas protecções em silicone, de modo a impedirem a oxidação e acumulação de pó. Sei que a cardas tem umas protecções idênticas, mas nunca cheguei as experimentá-las.

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Protec10



Caro pbarata, mas como e que vai perceber se ha alteracoes se efectua duas operacoes ao mesmo tempo? Desta forma acabara por nao saber se os beneficios se devem ao cabo novo ou se eles surgem devido a limpeza com alcool. Smile

De qualquer forma nao sei se o alcool normal tera os mesmos efeitos praticos que o alcool esoprilico, nos sistemas de som.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  SOUND 3/9/2008, 17:11

rneiva escreveu:Já agora, onde é que compraste o alcool isopropilico ?



rneiva, comprei na THORNS, em Norwich. Smile

A loja da THORNS e uma especie de drogaria e casa de ferragens ao mesmo tempo (loja DIY).



http://www.thornsdiy.com/
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  rneiva 3/9/2008, 17:22

OK, pensei que tivesse sido em Portugal.
rneiva
rneiva
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 392
Idade : 65
Localização : Lisboa
Interesses : Hifi, Comboios miniatura, Musica
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 397

http://marklinescalaz.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  Convidad 3/9/2008, 17:41

acho que se vende em farmácias e drogarias por cá.
e servisol há em coimbra na CEC http://www.cec-coimbra.pt/site/product_info.php?products_id=28301

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  Rapdog 3/9/2008, 22:12

Tambem já ouvi falar na utilização de borrachas de apagar para limpar os contactos dos RCAs e Fichas Banana. scratch

Nunca experimentei,
mas talvez tenha uma função abrasiva que possa ser útil na remoção de oxidação mais grave.
As azuis de apagar tinta devem ser as mais eficientes.
.... mas isto sou eu a pensar alto.
Rapdog
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 51
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  Mr.Spock 3/9/2008, 22:14

Pergunta de ignorante que nunca utilizou nada de parecido : no caso do tratamento anti estático, também é em spray Question cyclops

E aplica-se como ? Em todo o comprimento do cabo Question

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  SOUND 3/9/2008, 22:46

Rapdog escreveu:Tambem já ouvi falar na utilização de borrachas de apagar para limpar os contactos dos RCAs e Fichas Banana. scratch

Nunca experimentei,
mas talvez tenha uma função abrasiva que possa ser útil na remoção de oxidação mais grave.
As azuis de apagar tinta devem ser as mais eficientes.
.... mas isto sou eu a pensar alto.


Rapdog, uma vez vi o tecnico que costuma reparar os computadores ca de casa, a limpar um contactos de um dim (memoria) com uma borracha, deve ser esse material que estas a falar, vou investigar.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  SOUND 3/9/2008, 22:50

Mr.Spock escreveu:Pergunta de ignorante que nunca utilizou nada de parecido : no caso do tratamento anti estático, também é em spray Question cyclops

E aplica-se como ? Em todo o comprimento do cabo Question



Caro Mr.Spock, nao sei se esta a brincar mas se quiser aplicar o spray no cabo todo vai ter de o descarnar de ponta a ponta What a Face
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  Convidad 3/9/2008, 22:54

será esse spray bom para limpar e tirar a estática dos vinis? scratch

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  SOUND 3/9/2008, 23:10

milton escreveu:será esse spray bom para limpar e tirar a estática dos vinis? scratch


Milton, penso que sim.

A minha embalagem so diz que e antiestatico mas aqui diz que pode ser utilizado em plasticos. O vinil tambem e um tipo de plastico nao e?

http://www.buyspares.co.uk/cgi-bin/product.pl?PID=681652&query=%20servisol%20anti%2dstatic%20spray&path=251146
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Resposta a algumas questões colocadas

Mensagem  music 4/9/2008, 06:59

milton escreveu:será esse spray bom para limpar e tirar a estática dos vinis? scratch

O alcool isopropilico é vendido em farmacias (principalmente armazenistas) em pequenos bidões de 2 litros.
O alcool isopropilico é antiestactico e ajuda o desengordorar o vinil assim como remover lixos e poeiras.
A utilização execiva do alcool isopropilico nos contactos pode ser prejudicial ao acabamento dos mesmos contudo é muito eficaz quando utilizado ocasionalmente.

abraço a todos
Rui
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1560
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 613

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  SOUND 4/9/2008, 16:04

music escreveu:

A utilização execiva do alcool isopropilico nos contactos pode ser prejudicial ao acabamento dos mesmos contudo é muito eficaz quando utilizado ocasionalmente.

abraço a todos
Rui


music, nao sabia desse pormenor extremamente importante Embarassed

Obrigado pela informacao Smile
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  Mr.Spock 4/9/2008, 16:52

[quote="SOUND
Caro Mr.Spock, nao sei se esta a brincar mas se quiser aplicar o spray no cabo todo vai ter de o descarnar de ponta a ponta What a Face[/quote]

Parece parece mas não. é mesmo burrice minha. Pergunto de outra maneira: como e onde se aplica um produto que visa retirar a electricidade estática de um cabo ?

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  SOUND 4/9/2008, 17:00

Mr.Spock escreveu:[quote="SOUND
Parece parece mas não. é mesmo burrice minha. Pergunto de outra maneira: como e onde se aplica um produto que visa retirar a electricidade estática de um cabo ?


Tem de aplicar o produto nas extremidades do cabo Mr.Spock. Smile
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  Mr.Spock 22/9/2008, 16:50

Já agora : essa parte da electricidade estatica, não desaparecera em parte ou na totalidade, desligando tudo ?(interconnects, cabos de coluna, cabos de alimentação).
Isto porque quando desligo tudo por umas horas para limpar o pó do movel fico sempre com a sensação que toca melhor quando ligo Laughing
Até aqui sempre pensei ser (neste caso sim !) mera impressão subjectiva. Mas depois de pensar nesta coisa da estatica, fico a pensar se de facto o desligar tudo, mas mesmo tudo, por uns minutos/horas não produzirá esse efeito de descarga..

scratch

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  SOUND 22/9/2008, 18:15

Mr.Spock escreveu:Já agora : essa parte da electricidade estatica, não desaparecera em parte ou na totalidade, desligando tudo ?(interconnects, cabos de coluna, cabos de alimentação).
Isto porque quando desligo tudo por umas horas para limpar o pó do movel fico sempre com a sensação que toca melhor quando ligo Laughing
Até aqui sempre pensei ser (neste caso sim !) mera impressão subjectiva. Mas depois de pensar nesta coisa da estatica, fico a pensar se de facto o desligar tudo, mas mesmo tudo, por uns minutos/horas não produzirá esse efeito de descarga..

scratch


Acredito que ao desligar os cabos por alguns momentos se consiga alguma descarga estatica, de qualquer forma e para mim dificil avaliar os resultados do aintiestatico que utilizei porque usei-o na mesma altura que o produto para limpeza.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio? Empty Re: Costumam limpar as coneccoes do vosso sistema de audio?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos