Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

3 participantes

Ir para baixo

marantz - NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE Empty NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

Mensagem  Valkilm 31/1/2009, 20:58

TESTE AUDIO COMPARATIVO ENTRE OS AMPLIFICADORES:
- MARANTZ PM 6010 OSE
- NAD C355BEE

Data: Sábado, 24 de Janeiro de 2009 - Ilha de S. Miguel - Açores.

Conduzido por: João Costa
Assistido por: Valter Ventura

Primeiramente gostaria de informar do sistema onde o amplificador NAD C355BEE foi inserido, vindo a substituir o Marantz PM 6010 OSE:
- Leitor de cd’s Sony CDP XE220
- Colunas de chão Mission 702e
- Interconnects: Straith wire Musicable II
- Cabos colunas: QED Silver anniversary (mandei alterar para bicablagem onde comprei)

Sendo o sistema residente existente há alguns anos, embora o mesmo esteja completamente operacional e em excelente estado, podendo quase ser considerado “como novo”, impunha-se um upgrade, que neste caso começou pelo amplificador integrado.
Passo a descrever os aspectos sónicos do sistema ainda com o amplificador Marantz. A potência declarada de 50 watts por canal é bastante musculada, considerando a leitura de revistas da especialidade, cujos testes demonstraram sempre potências bastante acima disto, na casa de 70 ou mais watts, que penso ser verdade.
Neste sistema o registo que peca mais é o do grave, que não tem a presença vincada que gostaria que tivesse. É um grave articulado e com bastante extensão, mas não faz jus aos pergaminhos da marca, sendo mais notório em gravações músicais onde o grave é bastante acentuado, tipo electrónica, rap ou hip hop. Este registo ouve-se melhor com altos volumes, pois a baixo volume não é muito notório. Já na gama média, este amplificador brilha, com um registo aberto, presente e claro, as vozes ouvem-se destacadas, embora pela falta de algum registo grave, perde-se um pouco o corpo das mesmas. Em cordas, pianos e instrumentos do género, o som é muito bom, nítido e fluente, acompanhado por um agudo dócil e não muito estridente, embora que por vezes este registo agudo fique algo “escondido” por certas frequências da gama média que tendencialmente se sobrepõem. No geral é um som agradável, mas uma mudança era pedida, pois ao fim de alguns anos, a rotina musical a nível de equipamentos de reprodução leva naturalmente a um certo desencanto e ai um upgrade é a solução.
O NAD C355BEE foi inserido no mesmo sistema, sem qualquer alteração, excepto claro o Marantz que agora aguarda que apareça novo dono. A primeira coisa que se notou foi um grave potente e sempre presente, quer a altos volumes, quer a baixos! Contudo a gama média pareceu algo mais fechada e menos presente, quanto ao agudo, este é extenso, e separado, e a música detalhada. Embora ainda no período de queima, a minha curiosidade musical foi mais forte e este teste foi efectuado, mais tarde outro igual será feito, caso o Marantz ainda esteja por cá.
O primeiro cd de teste e principal foi dos Enigma – The Remix Collection, detentor de bastantes graves, e agudos, neste cd consegue-se encontrar praticamente tudo que se queira para este tipo de testes. Na faixa 3 tem uma passagem de tambores acompanhados com uma reverberação de fundo algo profunda, tipo bass de subwoofer. Ai o NAD em termos de presença e musculação do grave ganha o Marantz por muitos pontos, apenas notei que o Marantz consegue no som de reverberação do grave que acompanha os tambores uma extenção mais que o do NAD, ou seja esta reverberação parece que se estende um pouco mais, no NAD é mais seca a acaba derepente, no Marantz há como que um pequeno “eco” neste grave que o faz prolongar-se um pouco mais. Isto confere uma certa beleza neste grave, mas o NAD tem mais presença, mais força. Quiçá os meus ouvidos estão habituados aos anos que passei a ouvir som “Marantz” e não NAD, pois cada marca e cada amplificador tem o seu “cunho” pessoal. Não sei que benefícios o período de queima trará ao grave do NAD, mas espero que apareça aquele pequeno ultimo sussurro que o Marantz tem, mas neste momento e mesmo sem isto, prefiro sem quaisquer dúvidas o grave do NAD. Na gama média o NAD está um pouco fechado nas vozes, que parecem não se querer destacar, ai o Marantz consegue melhor, se calhar devido à sua falta de graves, que podem fazer as vozes destacarem-se melhor. As vozes no Marantz parecem que se fazem ouvir “mais altas” do que no NAD, no NAD as vozes têm mais corpo devido ao grave, embora sejam menos evidentes, as vozes no Marantz são mais “finas”, pois são desprovidas de algum grave, que no NAD soam mais cimentadas. Como isto foi um teste algo complicado pois ouvia-se no NAD, pausava-se o cd e mudava-se os cabos de coluna e interconnects e então pressionava-se o pause do leitor de cd para este reproduzir e claro que não é a mesma coisa que ter um outro sistema igual lado a lado, pelo que muitas das opiniões neste teste são baseados na experiência de anos a ouvir sempre o mesmo sistema e conhecer o mesmo ao mais ínfimo pormenor. No registo agudo o NAD ganha e bem, pois este é mais separado do resto do som, não sendo sobreposto pela gama média.
Uma coisa que notei foi que a potência declarada do NAD de 80 watts por canal, embora seja maior que a declarada de 50 watts por canal do Marantz, não faz uma diferença do dia para a noite, embora consiga-se uma pressão sonora maior no NAD, com um melhor controle do som em alto volume. Mas por vezes fico com a sensação que o NAD encontra alguma dificuldade em conduzir as Mission, principalmente em certos cd’s com melhor qualidade de gravação ou gravados com um volume de gravação mais baixo. Poderá ser apenas impressão minha.
Um aspecto notório neste teste é que o NAD veio a revelar sons que nunca tinha percebido com o Marantz, vim a descobrir que há mais nas gravações que pensava tão bem conhecer. Também na generalidade com o NAD foi como que tirar uma cortina de frente das colunas, o som é mais presente com mais resolução e mais nítido, apresentando a musica como que em camadas ao contrario do Marantz que criava uma imagem musical algo misturada, não assim tão nítida e perceptiva como o NAD. O som do NAD é doce e mais frontal, com uma imagem espacial muito maior que o Marantz, saindo bem para fora das colunas. Apenas espero que o NAD venha a desenvolver uma gama média mais “saliente”, isto a nível de vozes, pois neste momento estas ainda estão algo “escondidas”, será que melhorarão com o período de queima? Alguem pode me informar este periodo de queima quanto tempo é e que melhorias devo de esperar?
“All in all”, estou bem satisfeito com o NAD, mas se calhar para obter aquela sinergia em alguns aspectos do sistema que tinha com o Marantz, seja necessário um upgrade à fonte, e por ai adiante, pois tratando-se de um amplificador superior, o NAD precisará de “acompanhantes” que lhe façam jus para o que foi concebido e penso que o primeiro "acompanhante" possa ser o leitor de cd's NAD C545BEE, até no próprio site na NAD está lá dito que este leitor de cd's é o companheiro ideal para o NAD C355BEE, mas ai peço a vossa ajuda em me darem a vossa opinião acerca disto.
Penso que o actual sistema, embora bastante bom para Marantz, já para o NAD encontra-se desactualizado, dai parecer em alguns aspectos soar melhor, mas construindo um sistema à volta do NAD C355BEE, este ficará num patamar bastante superior, por enquanto resta esperar que o NAD passe o período de queima com distinção.
J.Costa
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE Empty Re: NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

Mensagem  Rapdog 6/2/2009, 14:42

Caro Valkilm

Sou possuidor das mission 701 (de prateleira), modelo exactamento abaixo das 702, com as quais partilha as mesmas unidades (tweeter e woofer). Tocaram imensos anos com um NAD 304 (30/35w).
Na minha opinião, qualquer dos amplificadores que referes estão a anos-luz dessas mission.
As minhas Mission 701 funcionaram bem com uma midi Pioneer dos principios de 90, acalmaram aqueles agudos estridentes e enchiam um pouco a gama baixa.
Com o Nad não davam muito mais, OK o som era mais coeso, sem o tchim pum sem gama média...

Não conheço a tua fonte, mas não haverá nada a apontar.
A cablagem também não compromete.
Testa outras colunas, pode ser que tenhas uma grande surpresa com a electrónica que possuis.

Cumps
Rapdog
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 50
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE Empty Re: NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

Mensagem  Conan 6/2/2009, 15:04

Eu tive um Nad C352 (anterior ao teu mas certamente muito semelhante) e também notei a gama média um pouco fechada.
Utilizei um leitor CA 640v2 que resultava num som muito bom. Aconselho-te a ouvi-lo também.
Conan
Conan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 574
Idade : 50
Localização : Albufeira débs
Ocupação : DJ
Interesses : Curtir
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 63

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE Empty Re: NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

Mensagem  Valkilm 8/2/2009, 12:42

Boas Rapdog,

As Mission 702e que tenho estão como novas e têm um som bastante bom, contudo acho que tens razão e umas novas virão a dar um som diferente, contudo primeiramente estou a pensar em adquirir um leitor de cd's novo, o que tenho tem bastantes anos, é o modelo Sony cdpxe220 de 1998 (http://www.amazon.co.uk/Sony-CDPXE220/dp/B0000C74CH), pelo que realmente já é desadequado para o NAD C355BEE que comprei no mês passado.
Por isto primeiro estou a considerar esta mudança de fonte, para o NAD C545BEE (http://nadelectronics.com/products/cd-players/C-545BEE-CD-Player). Se puderes dá uma vista de olhos nos dois links que indiquei acima e depois diz algo.

Abraço



Rapdog escreveu:Caro Valkilm

Sou possuidor das mission 701 (de prateleira), modelo exactamento abaixo das 702, com as quais partilha as mesmas unidades (tweeter e woofer). Tocaram imensos anos com um NAD 304 (30/35w).
Na minha opinião, qualquer dos amplificadores que referes estão a anos-luz dessas mission.
As minhas Mission 701 funcionaram bem com uma midi Pioneer dos principios de 90, acalmaram aqueles agudos estridentes e enchiam um pouco a gama baixa.
Com o Nad não davam muito mais, OK o som era mais coeso, sem o tchim pum sem gama média...

Não conheço a tua fonte, mas não haverá nada a apontar.
A cablagem também não compromete.
Testa outras colunas, pode ser que tenhas uma grande surpresa com a electrónica que possuis.

Cumps
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE Empty Re: NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

Mensagem  Valkilm 8/2/2009, 12:48

Boas Conan,

Então já somos dois, porque falei com uma pessoa do Reino Unido que me disse que o NAD C355BEE tinha uma optima gama média e eu disse que a achava um pouco fechada e ele ficou admirado e disse que deveria ser da fonte...

A minha fonte conforme podes ler na resposta que dei ao Rapdog é um Sony cdpxe220 de 1998, já tem uns aninhos em cima, mas com o Marantz a gama média era melhor, mas penso que o sistema com o Marantz estava à altura dos seus componentes, já com o NAD C355BEE, o sistema é um pouco desadequado e pede alguns upgrades...

Nâo conheço o leitor que mencionas, é recente? e que diferenças veio a fazer no NAD C352? abriu a gama média e como ficou? e no geral?

Abraço

Conan escreveu:Eu tive um Nad C352 (anterior ao teu mas certamente muito semelhante) e também notei a gama média um pouco fechada.
Utilizei um leitor CA 640v2 que resultava num som muito bom. Aconselho-te a ouvi-lo também.
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE Empty Re: NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

Mensagem  Rapdog 8/2/2009, 15:44

Boas Valkilm

Insisto... para melhor avaliares a performance do novo leitor de cds, fá-lo com outras colunas. Essas sao demasiado abafadas nos extremos, o grave é gordo e arrastado, acho que é uma coluna "paliativa" serve para atenuar problemas com má electrónica. (Nao posso considerar a neutralidade como seu ponto forte.)
O que nao se verifica com a amplificaçao que possuis. Qualquer juizo (da fonte) que faças com as mission, considera que vai ser muito discrepante com outras num futuro upgrade.
Procura umas mais reveladoras e equilibradas. Tenta pedir umas emprestada, ou leva-as junto com o amplificador a um vendedor quando testares leitores de cd, depois troca por outras (mesmo monitoras). Desculpa a insistencia, mas passou-se o mesmo comigo.. :damn: . mas ninguém me avisou. E pouco depois lá fui comprar umas colunas, tive sorte porque o conjunto fonte/amp até era minimamente equilibrado.
Rapdog
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 50
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE Empty Re: NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

Mensagem  Valkilm 9/2/2009, 22:35

Boas Rapdog,

Já estou a ver que vou aprender com as nossas conversas e que dai resultará um belissimo upgrade ao meu sistema, antes de tudo o mais obrigado.

Realmente as Mission têm um grave gordo e arrastado, que até soa bem. Mas também acho que têm uns bons agudos, não me parecem abafadas, mas realmente nunca ouvi outras colunas, apenas ouvi umas Monitor Audio de um amigo há uns anos ligadas a um Denon AVR, que soavam piores que as minhas Mission ligadas ao meu Marantz, se calhar deveu-se ao facto de as Monitor Audio estarem ligadas a um amplificador AV e as Mission ligadas a um Marantz puro audio??

Este fim de semana deverei levar o NAD e uma das Mission ao vendedor que disponibilizou uma fonte REGA e colunas B&W para vermos as diferenças, ai chegarei a alguma conclusão...

Se puderes vê no site da NAD acerca do leitor de cd's que estou interessado, o NAD C545BEEe diz-me o que achas:
http://nadelectronics.com/products/cd-players/C-545BEE-CD-Player

Eu gosto das Audio Monitor BR6, mas além de caras (perto de 1000 euros), parece-me que o NAD poderá não ter pedalada para elas, que te parecem?

Abraço,
J.Costa

Rapdog escreveu:Boas Valkilm

Insisto... para melhor avaliares a performance do novo leitor de cds, fá-lo com outras colunas. Essas sao demasiado abafadas nos extremos, o grave é gordo e arrastado, acho que é uma coluna "paliativa" serve para atenuar problemas com má electrónica. (Nao posso considerar a neutralidade como seu ponto forte.)
O que nao se verifica com a amplificaçao que possuis. Qualquer juizo (da fonte) que faças com as mission, considera que vai ser muito discrepante com outras num futuro upgrade.
Procura umas mais reveladoras e equilibradas. Tenta pedir umas emprestada, ou leva-as junto com o amplificador a um vendedor quando testares leitores de cd, depois troca por outras (mesmo monitoras). Desculpa a insistencia, mas passou-se o mesmo comigo.. :damn: . mas ninguém me avisou. E pouco depois lá fui comprar umas colunas, tive sorte porque o conjunto fonte/amp até era minimamente equilibrado.
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE Empty Re: NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

Mensagem  Rapdog 15/2/2009, 23:35

Desculpa a demora Valkilm...

Não conheço (nunca ouvi) os elementos que referes.
Nos leitores CD, se tiveres oportunidade, ouve os Cambridge Audio. (acho, tal como nos NAD uma boa relação qualidade/preço).
Só te posso recomendar que ouças com ouvido critico, se algum pormenor te incomodar um bocadinho, vai incomodar-te muito mais ao fim de um par de meses. Depois aparece aquela doença da "upgraditite"...
Não tenhas pressa...

Abraço
C.Gaspar
Rapdog
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 50
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE Empty Re: NAD C355BEE Versus Marantz PM 6010 OSE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos