Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fichas (tomadas) ICE - How To

+3
A Pauca Sed Bona
lore
pbarata
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  pbarata 3/7/2007, 13:41

Um assunto muitas vezes negligenciado, mas com uma capital importância
na qualidade som. É simples garantir que a correcta polaridade no
sistema e com isso evitar vibrações desnecessárias nos transformadores.

A maior parte da fichas IEC com 3 pinos fémea (do lado do equipamento) têm a identificação dos pinos:

Active - A - Red - Fase (também pode ser L de Live)
Neutral - N - Black - Neutro
Earth - E - Green - Terra

Deve-se ter em atenção que:

Plug - Macho, a que tem os pinos metálicos à vista (neste caso fica no chassis do equipamento)
Socket - Fémea, a que tem as ranhuras p os pinos entrarem

No caso de uma tomada Schuko, a fémea fica na parede e o macho é a que tem os pinos metálicos à vista.

Vejam a descrição na Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_connector

Diagrama
Fichas (tomadas) ICE - How To Iecdia10

Classé CAP-101:
Fichas (tomadas) ICE - How To Ficha_10

Ficha IEC num Krell KAV-400xi:
Fichas (tomadas) ICE - How To Main_f10

Ficha macho ou Plug, normalmente no chassi do equipamento (LEN):
Earth

Live Fichas (tomadas) ICE - How To Iec60310 Neutral

Ficha fémea ou Socket, normalmente no cabo de sector (NEL):
Neutral Fichas (tomadas) ICE - How To Iec60310Live

Earth
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  lore 24/1/2009, 13:27

parece que faz falta a muita gente .......
Rui
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  A Pauca Sed Bona 24/1/2009, 13:55

Ora cá está um bom exemplo dos tais posts de grande utilidade a que me referi e que por vezes caiem no esquecimento. Parabens ao pbarata por ter tido a paciência de colocar fotos e tudo. Qualquer pessoa percebe, mesmo que não tenha conhecimentos técnicos.

Bem relembrado, lore.

Um Abraço

João Gouveia
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  lore 24/1/2009, 13:58

e as vezes resulta melhor do que a troca de equipamento ......( as coisas que soam melhor nas lojas e tal ....)
Rui
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  ruival 24/1/2009, 15:05

depois de ler este post fiquei com uma GRANDE dúvida ... se puderem esclarecer Cool

eu tenho um AVR denon 1905 , como fonte uso um NAD C542 para CD e um PIO 696av para dvd.

em nenhum destes aparelhos o cabo de alimentação é "removível" ou seja, o cabo não se pode trocar (poder pode ... mas tem que se abrir o aparelho ... Smile ), o que me deixa com um dilema .. olhando para a ficha schuko (acho que é assim que se escreve) que ligo na régua de alimentação como saber se a polaridade está correcta ????

um abraço a todos

ruival
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 112
Localização : Lisboa
Interesses : BTT , fotografia e audio
Data de inscrição : 10/06/2007
Pontos/Reputação : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  pbarata 24/1/2009, 15:08

Obrigado. A ideia é mesmo chamar a atenção para este "tweek" tão simples e fácil de executar.

Se ao menos todas as marcas fizessem como a Classé, cujos equipamento mais recetes avisam o utilizador de que o equipamento está fora de fase. Idea
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Astra 24/1/2009, 17:36

pbarata escreveu:Obrigado. A ideia é mesmo chamar a atenção para este "tweek" tão simples e fácil de executar.

Se ao menos todas as marcas fizessem como a Classé, cujos equipamento mais recetes avisam o utilizador de que o equipamento está fora de fase. Idea


Os electrões invertem o sentido 100 vezes por segundo, por isso não entendo qual a importância da fase estar à esquerda ou direita, aliás o próprio conceito de fase é relativo.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  pbarata 24/1/2009, 17:49

Astra escreveu:
pbarata escreveu:Obrigado. A ideia é mesmo chamar a atenção para este "tweek" tão simples e fácil de executar.

Se ao menos todas as marcas fizessem como a Classé, cujos equipamento mais recetes avisam o utilizador de que o equipamento está fora de fase. Idea


Os electrões invertem o sentido 100 vezes por segundo, por isso não entendo qual a importância da fase estar à esquerda ou direita, aliás o próprio conceito de fase é relativo.
Experimentei fazer um teste num subwoofer, no caso um REL Quake, e nota-se perfeitamente que numa posição o "humming" e respectiva vibração são diferentes do que na outra. Perante tal facto, existirá de certeza uma explicação ciêntifica que explique porque é que num caso o ruído e a respectiva distorção são mais elevados.

Como boa parte da ciência é experimental, por vezes acontece que só séculos mais tarde se encontra o formalismo matemático e se descobrem as respectivas leis físicas que regem os fenómenos. Das Leis da Dinâmica de Newton, à teoria da relatividade de Einstein e mais recentemente, das leis da física quântica, em alguma parte deverá existir um modelo que explique o fenómeno.

É assim que a Nordost desenolveu um novo tipo de filtros de corrente, que segundo eles, usam novos principios da física quântica para efectuar filtragem de sector.


Última edição por pbarata em 24/1/2009, 18:25, editado 1 vez(es)
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  SOUND 24/1/2009, 18:09

ruival escreveu:depois de ler este post fiquei com uma GRANDE dúvida ... se puderem esclarecer Cool

eu tenho um AVR denon 1905 , como fonte uso um NAD C542 para CD e um PIO 696av para dvd.

em nenhum destes aparelhos o cabo de alimentação é "removível" ou seja, o cabo não se pode trocar (poder pode ... mas tem que se abrir o aparelho ... Smile ), o que me deixa com um dilema .. olhando para a ficha schuko (acho que é assim que se escreve) que ligo na régua de alimentação como saber se a polaridade está correcta ????

um abraço a todos


Ruival tambem nao sei a resposta a essa questao, no entanto esse aparelho tem fichas shuko se inverteres as posicoes dos pinos desta ficha, quando a ligas sentiras a diferenca atraves do som. Numa posicao o som e mais quente (ou natural), na outra (oposta ) soa mais frio (menos natural). Isto tanto pode ser feito com aparelhoes que usam fichas ICE como com os que nao as usam.


Última edição por SOUND em 24/1/2009, 23:45, editado 1 vez(es)
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  SOUND 24/1/2009, 19:15

Se estiver enganado peco a alguem que me corrija.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  pbarata 24/1/2009, 20:46

SOUND escreveu:Se estiver enganado peco a alguem que me corrija.
Disses-te bem, basta rodar a posição da ficha na tomada para inverter a polaridade.
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  lore 24/1/2009, 22:43

boas ,em algumas fichas de cabos cativos estao gravados os polos , assim e so testar a tomada e ligar. quanto a corrente inverter a fase 100 vezes por segundo ,tenho a dizer que no quadro electrico as fases estao sempre separadas e diferenciadas , e nas fichas esta sempre no mesmo lado . quanto a resultados : testem ! Rui
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Convidad 24/1/2009, 22:53

Boa noite meus Senhores/as

Apesar de não concordar ou discordar com a acima descrita teoria, aqui vai a explicação técnica da corrente sinusoidal alternada.

http://www.play-hookey.com/ac_theory/

Como é facilmente perceptível nesta ou em muitas outras explicações do género, na corrente alternada, (e quando em carga, portanto quando existe diferencial de potencia, de outro modo não existe aquilo que nós chamamos de corrente) o positivo não está no lado do positivo, mas sim em ambos os lados a uma velocidade de 50 Hz/s passando pelo ponto zero 100 vezes por segundo, o que significa que quando em carga (quando há resistência eléctrica) o positivo está em ambos os lados do condutor e vice versa (em relação ao neutro). Eu já fiz essa experiência e não consegui obter qualquer resultado positivo, o que todavia não significa que o beneficio não possa existir. Não nego que técnica e logicamente me custe a perceber, mas também concordo que existem coisa que não são explicáveis com a "simples" teoria, em especial no que diz respeito ao nosso amado hobby. De toda a maneira, quero agradecer o trabalho que teve de colocar este post, e é bom que mais pessoas tentem e cheguem ás suas conclusões. Os que notam diferença, é uma mais valia, os que não notam, passaram um bocado a experimentar, porque é disto que o nosso hobby é feito, o famoso trial and error.
Estes tópicos são sempre bem vindos, porque servem para uma saudável troca de ideias e é em simultâneo um estimulo para os neurónios.


Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  ruival 24/1/2009, 23:46

lore escreveu:boas ,em algumas fichas de cabos cativos estao gravados os polos , assim e so testar a tomada e ligar. quanto a corrente inverter a fase 100 vezes por segundo ,tenho a dizer que no quadro electrico as fases estao sempre separadas e diferenciadas , e nas fichas esta sempre no mesmo lado . quanto a resultados : testem ! Rui

boa noite lore. Podes dizer qual é o símbolo que está gravado no cabo e que indica os polos Question (estive a espreitar a fiche e realmete aquilo tem lá uma série de símbolos gravados :damn: )

um abraço

ruival
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 112
Localização : Lisboa
Interesses : BTT , fotografia e audio
Data de inscrição : 10/06/2007
Pontos/Reputação : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Convidad 24/1/2009, 23:55

"...quanto a corrente inverter a fase 100 vezes por segundo ,tenho a dizer que no quadro electrico as fases estao sempre separadas e diferenciadas..."

À que separar as aguas. No quadro (eléctrico) tudo está separado porque se estivesse algo "junto" havia o chamado curto circuito que não é mais do que estares a por uma resistência muito pequena. (R = Rô x L a dividir por s em que R é resistência, Rô é o coeficiente de resistividade do material, e S a secção do condutor)
Quando não há um diferencial de potência, aí tens razão, a fase está num condutor e o neutro no outro, mas por sua vez, e como já referi num post anterior, aí não há corrente. É como estarmos a olhar para o condutor de fase (só olhar nada acontece) ou tocar-mos nele com os pés descalços. Se tocarmos no condutor, aí a corrente corre do chão (neutro) para cima e para baixo. Fase e neutro deixam de existir como tal para passarem a ser um condutor só (inclusive nós) aonde o sentido da corrente muda de direcção 50 vezes.
Isto como é lógico não significa que não possa haver um beneficio ou melhoria aquando da inversão dos pólos num qualquer aparelho de hifi.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  fm&stereo 25/1/2009, 01:50

Eu também costumo seguir esta lógica. É compreensível que possa haver alguma interferência - apesar de eu ainda não ter experimentado qualquer resultado - no que toca a estes aparelhos. Isto parece ser um factor precisamente de resistência. A corrente, como o nome indica, tem um sentido que segue e que é do + para o - (a terra é o destino final). A resistência é aquilo que no circuito tira proveito dessa corrente. Ora, sendo que existe o sentido da corrente, aquilo que se encontra no lugar de resistência, pode ter comportamentos diferentes conforme a forma como está predisposta nessa resitência.
Num motor trifásico pode ser encontrado, por exemplo, a inversão. Isto mostra que o sentido de rotação está no enrolamento do motor e que a corrente tem uma forma única de funcionar, ou seja, um sentido único. Num aparelho de audio a corrente influencia muito o seu funcionamento. Até porque existem várias preocupações, por exemplo, de isolamento, de resonância, magnetismo... enfim, um circuito de um aparelho é muito conplexo.
Por isso, em certos casos, poderemos detectar alguma coisa, noutros nem por isso, mas eu, pelo sim pelo não, procuro seguir a lógica. Noutros paises é mais fácil, pois usam fichas com apenas um sentido, onde as ligações são feitas já dentro dessa lógica. Por cá, apenas nas instalações se segue (e nem sempre) a lógica - ao contrário de antigamente.

Quanto a nós, importa procurar fazer por melhorar a prestação do nosso brinquedo. Laughing
Boas audições. 🆒
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Convidad 25/1/2009, 02:22

"A corrente, como o nome indica, tem um sentido que segue e que é do + para o -"

Fernando, o que acima referiste é só parcialmente verdade. Parcial por mais do que uma razão. A corrente só corre num sentido em circuitos de corrente continua. Na corrente alternada isso já não é o caso como poderás ler em qualquer compêndio electrotécnico. A outra situação, (daí eu dizer que era verdade parcial por mais do que uma razão) é que o sentido de "fluxo" da corrente continua, é do negativo para o positivo, Very Happy só por curiosidade.
A corrente trifásica, ainda é outro assunto completamente diferente que não vale a pena estar a mencionar neste caso.

Portanto, lógica e tecnicamente, a teoria (de por a fase numa ou noutra posição) faz pouco sentido, mas como já referi, isso nem sempre quer dizer tudo. Se alguém nota diferença, tanto melhor.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Convidad 25/1/2009, 03:00

The supply of current for electrical devices may come from a direct current source (DC), or an alternating current source(AC). In direct current electricity, electrons flow continuously in one direction from the source of power through a conductor to a load and back to the source of power. The voltage indirect current remains constant. DC power sources include batteries and DC generators. In alternating current an AC generator is used to make electrons flow first in one directionthen in another. Another name for an AC generator is analternator. The AC generator reverses terminal polarity manytimes a second. Electrons will flow through a conductor from the negative terminal to the positive terminal, first in one direction then another.

ttp://www.geocities.com/vijayakumar777/electricity/electricity.html

Mais um pouco de teoria. :damn: :damn: :damn: Nunca se é novo ou velho demais para aprender. Daí achar que estes tópicos são sempre bem vindos. cheers

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  fm&stereo 25/1/2009, 06:01

António,
Eu compreendo que a corrente alterna tenha esse comportamento, mas não é por acaso que um condutor seja o positivo e o outro o negativo. Isto quer dizer que o sentido da corrente é esse. E porquê da necessidade da terra? É que em determinados casos é necessário assegurar a descarga num aparelho.
Eu não vejo nisto nada de contraditório em relação ao inunciado, nem de contrariar o que dizes. Apenas parece que ficava a ideia de que a corrente não tem um sentido... Portanto, não deixas de ter razão, simplesmente pareceu-me que não tinha ficado esclarecido.
Espero não ter deixado ainda nenhuma confusão. Smile
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Astra 25/1/2009, 12:47

Aquilo que seria expectável é que se percebesse minimamente daquilo que se fala, neste caso, electrotecnia de potência. Infelizmente não é o caso!


Última edição por Astra em 25/1/2009, 14:01, editado 1 vez(es)

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  ruival 25/1/2009, 13:02

desafio: identificar os contactos na ficha abaixo Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Fichas (tomadas) ICE - How To Pict0065nv2.th

ruival
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 112
Localização : Lisboa
Interesses : BTT , fotografia e audio
Data de inscrição : 10/06/2007
Pontos/Reputação : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  lore 25/1/2009, 13:22

boas . supostamente " N " indica o neutro .... Rui
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Astra 25/1/2009, 14:09

fm&stereo escreveu:Eu também costumo seguir esta lógica. É compreensível que possa haver alguma interferência - apesar de eu ainda não ter experimentado qualquer resultado - no que toca a estes aparelhos. Isto parece ser um factor precisamente de resistência. A corrente, como o nome indica, tem um sentido que segue e que é do + para o - (a terra é o destino final). A resistência é aquilo que no circuito tira proveito dessa corrente. Ora, sendo que existe o sentido da corrente, aquilo que se encontra no lugar de resistência, pode ter comportamentos diferentes conforme a forma como está predisposta nessa resitência.
Num motor trifásico pode ser encontrado, por exemplo, a inversão. Isto mostra que o sentido de rotação está no enrolamento do motor e que a corrente tem uma forma única de funcionar, ou seja, um sentido único. Num aparelho de audio a corrente influencia muito o seu funcionamento. Até porque existem várias preocupações, por exemplo, de isolamento, de resonância, magnetismo... enfim, um circuito de um aparelho é muito conplexo.
Por isso, em certos casos, poderemos detectar alguma coisa, noutros nem por isso, mas eu, pelo sim pelo não, procuro seguir a lógica. Noutros paises é mais fácil, pois usam fichas com apenas um sentido, onde as ligações são feitas já dentro dessa lógica. Por cá, apenas nas instalações se segue (e nem sempre) a lógica - ao contrário de antigamente.

Quanto a nós, importa procurar fazer por melhorar a prestação do nosso brinquedo. Laughing
Boas audições. 🆒

Isto é completamente surrealista!... Uma completa e criativa reinvenção da realidade.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  A Pauca Sed Bona 25/1/2009, 15:10

A experiência já me ensinou que nisto do audio há muita teoria que não se aplica na prática e muitos resultados práticos que não encontram explicação cientifica teórica. A mim interessam-me os resultados e a verdade é que quando ligo tudo "em fase" as coisas soam-me melhor. Realidade ou sugestão psicológica, perguntarão alguns? eu respondo, tanto se me dá, a música soa-me melhor e por conseguinte sinto-me melhor e, sendo esse o objectivo porque não? mal aos sistemas não faz pois não? é só ter o trabalho de verificar as polaridades com o busca-polos a primeira vez e marcar os cabos, a partir daí " no sweat ". Que interessa a um médico o facto de receitar um placebo a um determinado doente hipocondríaco se isso o vai fazer sentir-se curado? a cura neste caso é o objectivo não é?

Já agora deixo no ar a seguinte pergunta: sendo a fase tão igual ao neutro porque é que o buca-polos teima em acender apenas quando conectado à fase? e porque é que os interrutores em qualquer máquina fazem o corte à fase ( preto ou castanho )? Alguns mais críticos até o fazem à fase e ao neutro, talvez para prevenir o facto de as pessoas nem sempre terem o cuidado de os ligar correctamente?.

Outra coisa que faz os sistemas soarem mais "arejados" e parecerem tocar com mais à vontade é substituir o cabo electrico 2,5mm que vem do quadro por cabo de 4mm e no entanto segundo os cálculos de potência o 2,5mm suporta perfeitamente os valores involvidos quando falamos de audio doméstico.

As normas de instalações electricas também dizem que nas tomadas deverão ser conectadas com a fase do lado direito quando olhadas de frente.

No que concerne aos cabos vulgares vulcanizados sejam eles os IEC sejam os tipo 8 não se fiem nas letras pois nem sempre correspondem à realidade.


Um Abraço

João Gouveia
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Astra 25/1/2009, 16:23

A Pauca Sed Bona escreveu:A experiência já me ensinou que nisto do audio há muita teoria que não se aplica na prática e muitos resultados práticos que não encontram explicação cientifica teórica. A mim interessam-me os resultados e a verdade é que quando ligo tudo "em fase" as coisas soam-me melhor. Realidade ou sugestão psicológica, perguntarão alguns? eu respondo, tanto se me dá, a música soa-me melhor e por conseguinte sinto-me melhor e, sendo esse o objectivo porque não? mal aos sistemas não faz pois não? é só ter o trabalho de verificar as polaridades com o busca-polos a primeira vez e marcar os cabos, a partir daí " no sweat ". Que interessa a um médico o facto de receitar um placebo a um determinado doente hipocondríaco se isso o vai fazer sentir-se curado? a cura neste caso é o objectivo não é?

Já agora deixo no ar a seguinte pergunta: sendo a fase tão igual ao neutro porque é que o buca-polos teima em acender apenas quando conectado à fase? e porque é que os interrutores em qualquer máquina fazem o corte à fase ( preto ou castanho )? Alguns mais críticos até o fazem à fase e ao neutro, talvez para prevenir o facto de as pessoas nem sempre terem o cuidado de os ligar correctamente?.

Outra coisa que faz os sistemas soarem mais "arejados" e parecerem tocar com mais à vontade é substituir o cabo electrico 2,5mm que vem do quadro por cabo de 4mm e no entanto segundo os cálculos de potência o 2,5mm suporta perfeitamente os valores involvidos quando falamos de audio doméstico.

As normas de instalações electricas também dizem que nas tomadas deverão ser conectadas com a fase do lado direito quando olhadas de frente.

No que concerne aos cabos vulgares vulcanizados sejam eles os IEC sejam os tipo 8 não se fiem nas letras pois nem sempre correspondem à realidade.


Um Abraço

João Gouveia

Isto é básico meu caro! O busca-pólos não acende quando encostado ao neutro porque estás ao mesmo potencial, isto é, a ddp (diferença de potencial) é zero e acende quando encostado á fase porque a ddp é de 230V se inverteres a situação, isto é, se te colocares ao potencial da fase o busca-pólos já acende quando encostado ao neutro e não acende quando encostado á fase.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Convidad 25/1/2009, 16:41

"Aquilo que seria expectável é que se percebesse minimamente daquilo que se fala, neste caso, electrotecnia de potência. Infelizmente não é o caso!"

O que acabas de dizer é a pura da realidade, e é por essa razão, e sendo esta a minha área, que tentei dentro do possível elucidar quem não sabe. Como é óbvio, tecnicamente o assunto em questão, não faz o mínimo sentido e quem não tem conhecimentos para falar, devia de indagar e não afirmar. Mas é para isso que este fórum existe. Eu também agradeço ser corrigido quando não sei ou disser algo que está errado. (o que não é o caso em relação a este tema) Portanto, e como já frisei, concordo a 100% com o acima citado.

Mas de igual modo, concordo com a maioria do descrito pelo colega João Gouveia (tirando as indagações técnicas que mais uma vez, não fazem sentido,Laughing mas que são normais para quem desconhece o assunto) quando diz que mesmo sem explicação plausível, se algo soar melhor aos nossos ouvidos, então é um upgrade que valeu a pena. O que interessa é sentirmo-nos bem com aquilo que fazemos e no fim, com o que ouvimos. Como o João Gouveia disse e bem, se um Médico receitar um placebo a um doente e ele melhorar por esse meio, nada há a dizer. Mas também seria estranho que alguém com total ignorância na matéria, (medicina) insinuasse que ele está errado, ou tentasse dar-lhe aulas de medicina. Imaginem a cara do Sr. Doutor a ouvir uma qualquer barbaridade. Very Happy
Aqui neste tópico, tem-se passado um pouco isso mesmo.
Portanto, do mesmo modo que aqueles que têm algum conhecimento técnico, estão a ser flexíveis na (provável ou não) hipótese de que a "correcta" posição da fase tenha influência no som, do mesmo modo, quem não entende a corrente eléctrica, devia de ter alguma moderação nas afirmações (ou indagações do tipo afirmativo) que fazem. Porque o indagar algo que não se sabe, não serve para corroborar coisa nenhuma. Só serve para confundir outros que não sabem. E depois o que vai acontecer, é que em vês de o tópico ter servido para informar, vai de pergunta (a tentar justificar algo que não se sabe) em pergunta, baralhar tudo e todos.

Eu sou da opinião de que talvez haja alguma verdade neste assunto todo, e quando tiver tempo, vou decerto tentar novamente fazer a experiência. Mas por favor, não tentem com perguntas arranjar afirmações de coisas que não o são, só porque não são compreendidas.
Já deixei vários links sobre a matéria, é só uma questão de lerem. Acabo por aqui, a minha participação neste mesmo tópico. Da minha parte tudo já foi dito, e espero que ninguém se tenha melindrado, porque não foi esse o sentido da minha intervenção.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  A Pauca Sed Bona 25/1/2009, 17:05

Astra escreveu:

Isto é básico meu caro! O busca-pólos não acende quando encostado ao neutro porque estás ao mesmo potencial, isto é, a ddp (diferença de potencial) é zero e acende quando encostado á fase porque a ddp é de 230V se inverteres a situação, isto é, se te colocares ao potencial da fase o busca-pólos já acende quando encostado ao neutro e não acende quando encostado á fase.

Muito obrigado pela explicação amigo Astra. Se me permites quero dar-te os parabens pela mesma, por dois motivos;

1º porque é uma intervenção constructiva pois transmite informação útil aos demais.

2º porque percebeste em pleno o sentido desse meu parágrafo. Neste caso do busca-polos não existe a subjectividade da audição pelo que a correspondência entre a explicação técnica teórica e os resultados práticos é directa. Quando se trata do audio, a componente subjectiva da audição entra em jogo e a correlação entre a explicação teórica e a realidade prática deixa de ser directa. Tenho tido várias surpresas no audio em relação a muitas ideias pré-concebidas ( algumas tidas por mim ), coisas que na prática não revelaram ser como o senso-comum acredita serem. Quando alguém me demonstra na prática que os resultados de determinado método são contrários à teoria ponho logo esta de lado pois a mim interessam-me mesmo, resultados práticos.

Eu ligo sempre tudo em fase e a verdade é que as coisas a mim soam-me melhor. Contudo não faço disso um cavalo de batalha ao ponto de obrigar quem quer que seja a concordar comigo. Quando as pessoas não notam diferenças apenas defendo que, se não faz mal, why not? é de borla.

Um Abraço

João Gouveia

PS: Ah! não sou Guru nem Mestre nem títulado em nada.
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Astra 25/1/2009, 17:59

António José da Silva

Para mim é inaceitável a forma ligeira como se trata este tema tendo em conta os riscos de segurança envolvidos.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  A Pauca Sed Bona 25/1/2009, 21:27

Agora fiquei confuso scratch Então ligar os equipamentos em fase atenta contra a segurança?

Sim, porque é disso que trata este post, ou estarei equivocado?

Abraço
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Convidad 25/1/2009, 22:14

Astra escreveu:António José da Silva

Para mim é inaceitável a forma ligeira como se trata este tema tendo em conta os riscos de segurança envolvidos.
estimado Astra
tendo eu tambem ficado confuso no que conserne á segurança do uso do buscapólos e posterior ligação correcta da ficha á tomada,gostaria de vê-lo aprofundar o assunto.
desde já as minhas desculpas se ouve algo que me escapou.
Milton

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos