Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fichas (tomadas) ICE - How To

+3
A Pauca Sed Bona
lore
pbarata
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Astra 25/1/2009, 22:35

O que eu pretendi foi complementar de alguma forma o que o António José da Silva disse acima, e o “tema” a que me refiro é a electrotecnia de potência como não podia deixar de ser.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  A Pauca Sed Bona 25/1/2009, 22:58

ruival escreveu:desafio: identificar os contactos na ficha abaixo Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Pict0065nv2.th
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  A Pauca Sed Bona 25/1/2009, 22:59

lore escreveu:boas . supostamente " N " indica o neutro .... Rui

é nada. A pitinha bermelha é que manda Laughing Laughing
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  fm&stereo 26/1/2009, 02:10

"Aquilo que seria expectável é que se percebesse minimamente daquilo que se fala, neste caso, electrotecnia de potência. Infelizmente não é o caso!"

Meus caros colegas, não entremos em conjecturas, por favor. Isto é coisa nenhuma... Eu gostaria de ver, por exemplo, um enginheiro de electrónica a explicar a situação.

Há aqui uma grande confusão. o ser humano, infelizmente, tende a pecar pela «disputa», como se a razão fosse algo a ganhar num medir de forças.
Aquilo que eu tentei fazer não é mais do que procurar fazer compreender que se há alguma dúvida é porque há alguma razão para tal. Neste caso, as minhas certezas são como as minhas dúvidas: estou a zero.
A minha antiga profição era precisamente a de electricista. No entanto não trago para aqui este facto. Aquilo que está em causa é uma questão de física.
A título de exemplo, lembro a cozinha, que quanto mais lento o cozinhado melhor o sabor. Igualmente o tipo de combustível faz a diferênça. Por exemplo, uma padaria onde por vezes compro pão, cozia o pão a lenha, agora já não e o que é certo é que o pão já não é tão bom. É este tipo de abordagem que está em causa.

António, lembro-me de dizeres que para ver se ouvias o barulho do motor encostas-te uma chave de fendas ao GD e ao ouvido. Pois eu foi mais longe: eu utilizei um estetoscópico. Laughing E não é que fiquei satisfeito por não houvir qualquer ruido?!... Eis a razão desta discução. Não estamos aqui a procurar coisa nenhuma que não seja procurar esclarecimentos.

Pela parte que me toca, estou ao dispôr.

Já agora, aproveito para reforçar a ideia de que, como disse, não cheguei a experimentar nada. Mas também não me prestei a tal. O que posso dizer em relação a esta temática é que tenho um filtro de protecção de picos de corrente antes da régua de alimentação e de resto apenas bons cabos, com um bom isolamento (os Isotec).

Mais, não sei o que dizer. Apenas que todos procurem ter as melhores audições possível.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  fm&stereo 26/1/2009, 04:09

Devo ainda argumentar que, para o bom proseguimento destes tópicos, não devemos colocar as coisas de modo pessoal. Por isso, por favor, colaborem! Deixem aqui o vosso parecer, mas sem a necessidade de se comprometerem. Pela minha parte, agradeço-vos, pela vossa boa vontade.

cheers
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  fm&stereo 26/1/2009, 07:40

"João Gouveia disse:

A experiência já me ensinou que nisto do audio há muita teoria que não se aplica na prática e muitos resultados práticos que não encontram explicação cientifica teórica."


Se derem uma olhada neste tópico ( http://www.audiopt.net/o-meu-sistema-f21/o-meu-sistema-t4956.htm) poderão ter uma noção de como o ser humano facilmente vive no engano. Enquanto Sócrates disse que era «pela lei e pela grei», o mesmo já não se pode dizer de outros que simplesmente defendem apenas o que lhe interessa. É por isso que eu digo que Sócrates continua a ser morto: seja políticos, cientistas, ou quem quer que seja, segue sempre a mesma lógica.
Não é difícil perceber que toda a teoria tem os seus limites. No entanto, nunca se tem verdadeiramente em conta essa realidade. Daí a constante frustração, que no tempo de Sócrates era este que procurava contrariar esta tendência - o que acabou por lhe custar a vida.

Espero ter uma vez mais contribuido para o esclarecimento.

Um abraço a todos os colegas deste forum.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Convidad 26/1/2009, 09:48

é pá...calma..eu também não gosto do homem,mas matá-lo não faz sentido...
Cool devia-mos torturá-lo primeiro...





ahnnn?não estamos a falar do 1º?então é do 2º?o quê ,é do 2º que agora é 1º?já estou todo baralhado... Suspect

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  pbarata 26/1/2009, 11:54

Dizem os Americanos:

'We have BARAK OBAMA, Stevie Wonder, Bob Hope and Johnny Cash.'

Respondem os Portugueses:

'We have José Socrates, No Wonder, No Hope and No Cash.
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Convidad 26/1/2009, 13:51

deixem-se mas é dessas disputas por causa dum buscapólos...
já lá a minha avózinha,que deus tem,dizia:não se disputa...



Shocked é pá,ela se calhar queria dizer outra coisa.. Rolling Eyes Embarassed

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  fm&stereo 27/1/2009, 01:17

milton e pbarata,
Bem presizamos de humor, mas não devemos ignorar o propósito do forum.

Antes de voltar a brincar com o assunto vou só concluir com dois aspectos.

Primeiro, lembro que embora pareça por vezes confuso aquilo que digo, eu tento apenas simplificar; simplesmente, não posso tornar fácil o que é complexo.

Segundo. Conforme "João Gouveia disse:

A experiência já me ensinou que nisto do audio há muita teoria que não se aplica na prática e muitos resultados práticos que não encontram explicação cientifica teórica." Seguindo e continuando este raciocíno, lembro que, o propósito de qualquer sector na sociedade, é posto em causa logo à partida pelo simples facto de que aquilo que o prescreve que é o bem social, ficando dependente do interesse individual e assim jámais será cumprido. Não preciso apontar nenhum exemplo em particular, basta-me lembrar a questão que envolve a crise.

O forum não é para «partidarismos», mas para partilha. Nada mais. Ora, se ao partilhar posso estar a provocar algum tipo de desconforto, eu sinto muito, mas que posso então fazer? Não partilhar? Dizer sim a todos?
Meus caros colegas, espero que pensem nisto, pois muito me custa ver a discórdioa. Nós estamos aqui para partilhar Exclamation

Agora sim, já posso brincar... Laughing bounce 🆒
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  pbarata 27/1/2009, 09:12

Já estou arrependido de ter criado este tópico. :damn:

A verdade é que a minha intenção era apenas alertar para um pequeno "tweak", provavelmente o mais económico de todos, convicto por experiência própria que o mesmo pode resultar em melhorias. Não foi pois intenção minha vir para aqui contribuir com banha da cobra ou panaceias milagrosas para por os sistemas a tocar melhor, nem normalmente invento para depois contar um boa história. No

Foi assim como o meu subwoofer da Krell, que pelo facto de acertar a fase, o "humming" resultante da vibração do transformador foi atenuado. Portanto, haverá um explicação cientifica para o facto. Por exemplo, existem marcas como o Classé que levam este assunto muito a sério, cujo equipamento informa o utilizador quando a fase está trocada. Tal não me parece apenas um táctica comercial para atrair mais clientes.

Sinceramente, acho que o "tweaking" é a porta para se conhecer e melhorar qualquer sistema. Sempre o fiz, em vários sistemas, começando por coisas como o "overclocking" nos processadores da Intel. Ainda hoje tenho um Pentium IV de 2,3 MHz a funcionar a uns 3,12 MHz. Para chegar lá tudo teve que ser optimizado, desde a fonte de alimentação, a utilização de filtragem de sector para garantir um corrente estável e limpa, ventoinhas com maior capacidade, dissipadores sobre dimensionados, etc.

Se calhar na altura investi mais em componentes do que se comprasse o PC logo com um Pentium IV a 3 MHz, mas simplesmente não existia esse modelo e já me podia gabar de ter o Pentium IV mais rápido do mercado. Cool

Para quem gosta, podemos fazer o mesmo nos nossos sistemas de audio com optimizações, muitas ou poucas, baratas ou onerosas, pondo-o a tocar tão bem como sistemas mais caros. Difícil é saber onde fica o limite entre a verdadeira melhoria (que pode ser simplesmente tirar algum ruído do sistema) e a situação em que já estamos a introduzir distorção, alterando para pior a característica do mesmo. pale


Última edição por pbarata em 27/1/2009, 09:42, editado 2 vez(es)
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Convidad 27/1/2009, 09:34

Disse que não interviria mais, mas cá vai mais um.

Citando-me a mim próprio: "Estes tópicos são sempre bem vindos, porque servem para uma saudável troca de ideias e é em simultâneo um estimulo para os neurónios."

Como vês, fui e sou da opinião que fizestes muito bem em lançar este assunto. São coisas destas que nos fazem aprender e muitas vezes progredir. E corroboro tudo o que tu acima mencionaste.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  A Pauca Sed Bona 27/1/2009, 09:43

Pbarata,
estou em pleno acordo contigo e repito que acho o teu tópico de grande utilidade pois esclarece quanto às ligações. Eu próprio o faço e nunca me dei mal. Quando afirmo que por vezes não há explicação científica refiro-me ao facto de nunca ninguém se ter debruçado sobre o assunto de forma sistematizada para suportar os resultados que se "ouvem". Isso também não me preocupa pois deixo para os carolas que têm recursos e conhecimentos para isso. Para mim como utilizador apenas me servem os resultados mesmo que esses aparentemente vão contra a lógica ou senso comum.

Existem muitos exemplos de situações em que o efeito prático surgiu primeiro e por sua vez levou os entendidos a procurar explicação para os resultados, suportando assim de forma científica os mesmos.

Um bom exemplo disso vem-nos da História da aviação. A " Inversão de comandos" no vôo supersónico, é um dos casos. A solução foi encontrada por um piloto de testes ( depois de terem morrido alguns ) e apenas se verificou porque em desespero de causa resolveu fazer as coisas ao contrário do que o conhecimento e lógicas de então ditavam. Após isso é que os engenheiros foram estudar a causa/efeito e encontraram explicação Matemática e Física para o facto. Nos actuais caças e todas as aeronaves capazes de velocidades supersónicas, os computadores de bordo encarregam-se de efectuar as necessárias compensações de forma a facilitar a tarefa e não baralhar os sentidos aos pilotos.

Quem está dentro do assunto sabe do que estou a falar.

Para terminar: venham de lá mais tópicos como o que criaste.

Um Abraço

João Gouveia
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  fm&stereo 28/1/2009, 03:00

Idem, Idem... Eu costumo dizer que o melhor é «dar sempre o benefício da dúvida».

Bem hajam. cheers
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  pbarata 30/1/2009, 09:51

Um procedimento para determinar o valor da corrente de fuga, de modo a efectuar o correcto alinhamento de fase da corrente de sector:

http://www.gcaudio.com/resources/howtos/acpolarity.html

Ilustrando...

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Esquem10
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  fm&stereo 1/2/2009, 05:56

pbarata, obrigado pelo trabalho a que te deste. Smile
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  fm&stereo 1/2/2009, 07:41

Obrigado também ao António, ao João Gouveia e a todos os intervenientes. Parece-me que estamos todos de parabéns por esta participação no forum que, uma vez mais, resulta numa ajuda bastante significativa em favor deste nosso hobie que é o audio.

Boas audições a todos. 🆒
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Fichas (tomadas) ICE - How To - Página 2 Empty Re: Fichas (tomadas) ICE - How To

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos