Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

leitor cd e sacd

+6
José Trigueiro
MMCB
Jorge Pereira
falp
RS
paulojorge
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

leitor cd e sacd - Página 2 Empty Re: leitor cd e sacd

Mensagem  S Figueiredo 18/6/2007, 17:25

Palmas escreveu:
Isso não é correcto, o que se tem é uma limitação em frequência (teoricamente limitada a metade da frequencia de amostragem). A amplitude nada sofre, pelo que não há compressão.

Talvez "compressão" não seja o melhor termo (e sobre o que me disse já havia referido anteriormente), mas a passagem de analógico para digital sofre uma "compressão" porque existe uma divisão em amostras- Perde-se a continuidade da curva analógico. Quanto menor a divisão, melhor.

Cumprimentos,
S. Figueiredo
S Figueiredo
S Figueiredo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Localização : Porto
Ocupação : Estudante
Interesses : canto coral, LINUX, fotografia
Data de inscrição : 16/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

leitor cd e sacd - Página 2 Empty Re: leitor cd e sacd

Mensagem  Palmas 19/6/2007, 08:54

S Figueiredo escreveu:
Palmas escreveu:
Isso não é correcto, o que se tem é uma limitação em frequência (teoricamente limitada a metade da frequencia de amostragem). A amplitude nada sofre, pelo que não há compressão.

Talvez "compressão" não seja o melhor termo (e sobre o que me disse já havia referido anteriormente), mas a passagem de analógico para digital sofre uma "compressão" porque existe uma divisão em amostras- Perde-se a continuidade da curva analógico. Quanto menor a divisão, melhor.

Cumprimentos,
S. Figueiredo

Ver a base do dito teorema: nada é perdido no sinal, apenas limite da gama de frequencias. O sinal não é refeito por interpolação, mas por um método um pouco mais inteligente.


http://en.wikipedia.org/wiki/Nyquist%E2%80%93Shannon_sampling_theorem
Palmas
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 143
Idade : 58
Localização : Braga-Porto-Coimbra
Ocupação : Sim
Interesses : Também
Data de inscrição : 01/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

leitor cd e sacd - Página 2 Empty Re: leitor cd e sacd

Mensagem  S Figueiredo 19/6/2007, 10:24

Acho que andamos a falar mais ou menos a mesma coisa, apesar dos minhas (assumidas) denominações incorrectas:

"The reciprocal of the sampling interval, 1/T is the sampling frequency, fs, and measured in samples per unit time. If T is expressed in seconds then fs is expressed in Hz." (no artigo da Wikipedia)

o que faz com que T=1/44100 para um CD-A. Não é uma curva continua, daí o meu uso (incorrecto) da expressão "compressão". Se é audível, não sei dizer.

Mas esta discussão tem-me sido muito proveitosa (já não olhava para estas coisas há algum tempo, muito embora não estude nada disto).

Cumprimentos,
S Figueiredo
S Figueiredo
S Figueiredo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Localização : Porto
Ocupação : Estudante
Interesses : canto coral, LINUX, fotografia
Data de inscrição : 16/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

leitor cd e sacd - Página 2 Empty Re: leitor cd e sacd

Mensagem  S Figueiredo 19/6/2007, 10:30

Apesar de se indagar a perfeição da curva, já que
"Each sample is multiplied by the sinc function scaled so that the zero-crossings of the sinc function occur at the sampling instants and that the sinc-function's central point is shifted to the time of that sample, nT. All of these shifted and scaled functions are then added together to recover the original signal. The scaled and time-shifted sinc-functions are continuous making the sum of these also continuous. This means that the result of this operation is indeed a continuous signal. This procedure is represented by the Whittaker–Shannon interpolation formula."

Tanto quanto sei era assunto de uma discussão muito acesa, já que quando "pesquisei" sobre isto na internet havia uns artigos sobre esta ideia.

Cumprimentos,
S. Figueiredo
S Figueiredo
S Figueiredo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Localização : Porto
Ocupação : Estudante
Interesses : canto coral, LINUX, fotografia
Data de inscrição : 16/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

leitor cd e sacd - Página 2 Empty Re: leitor cd e sacd

Mensagem  S Figueiredo 19/6/2007, 11:22

Bem, não consigo encontrar os contestatários, mas fica uma citação de KC Pohlmann em "Principles of Digital Audio" (2005) que por muitos é conhecido como "áudio digital para tótós" (como eu), que "apoia" o Palmas:

leitor cd e sacd - Página 2 Sampli10
leitor cd e sacd - Página 2 Sampli11
S Figueiredo
S Figueiredo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Localização : Porto
Ocupação : Estudante
Interesses : canto coral, LINUX, fotografia
Data de inscrição : 16/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

leitor cd e sacd - Página 2 Empty Re: leitor cd e sacd

Mensagem  falp 19/6/2007, 17:07

S Figueiredo escreveu:
Palmas escreveu:
Isso não é correcto, o que se tem é uma limitação em frequência (teoricamente limitada a metade da frequencia de amostragem). A amplitude nada sofre, pelo que não há compressão.

Talvez "compressão" não seja o melhor termo (e sobre o que me disse já havia referido anteriormente), mas a passagem de analógico para digital sofre uma "compressão" porque existe uma divisão em amostras- Perde-se a continuidade da curva analógico. Quanto menor a divisão, melhor.

Cumprimentos,
S. Figueiredo
Queres falar de resolução, parece-me... Cool
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Idade : 52
Localização : Almada, PT, UE
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : -15

Ir para o topo Ir para baixo

leitor cd e sacd - Página 2 Empty Re: leitor cd e sacd

Mensagem  Palmas 20/6/2007, 08:50

S Figueiredo escreveu:Bem, não consigo encontrar os contestatários, mas fica uma citação de KC Pohlmann em "Principles of Digital Audio" (2005) que por muitos é conhecido como "áudio digital para tótós" (como eu), que "apoia" o Palmas:


Fico contente que não perdi duas décadas a estudar para nada cheers
Palmas
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 143
Idade : 58
Localização : Braga-Porto-Coimbra
Ocupação : Sim
Interesses : Também
Data de inscrição : 01/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

leitor cd e sacd - Página 2 Empty Re: leitor cd e sacd

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos