Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colunas monitoras

4 participantes

Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Colunas monitoras

Mensagem  drobalino 6/8/2009, 12:57

Boa tarde

Após a minha ultima visita por causa de uma ajuda sobre o meu denon 6600, andado ocupado e pouco tenho vindo aqui a este magnifico forum
Mas tenho uma boa noticia para os companheiros.Meti-me a construir umas colunas! Razz
Ouvi quando fui a Massamá á Megaudio,umas colunas pequeninas que me deixaram com a musica na cabeça...
Tão pequenas e com um som tão limpo ,cristalino e poderoso!sinceramente vim para casa a pensar nas colunas
Bom,não resisti e com a possibilidade de comprar ás peças e montar eu as colunas me seduzio,avancei e comprei as peças todas incluindo a caixa que foi oferta Very Happy
Com os concelhos e ajuda do sr.Rui pinho ,fui em frente
As caixas levaram internamente umas placas de chumbo laminado que depois foi tudo coberto com um produto betuminoso que não fica rijo .
Antes de secar apliquei uma lã sintetica muito fina que aderiu perfeitamnte ao betunminoso
A montagem do filtro e do interior da coluna não foi dificil com as indicações do sr. Rui Pinho que me mostrou umas já montadas,as que ouvi
Claro que tive que fazer vários problemas para tirar duvidas scratch
Depois de montar os filtros e terminais,montei os altifalantes
Falta dizer que a caixa levou uns bocados de lã natural , mesmo lá de carneiro!
Depois de tudo montado fui com as colunas á Megaudio para se verificar se não tinha metido alguma argolada
E andei bem, tinha-me enganado no filtro . Quando as ouvi não consegui perceber -Quando foram medidas foi evidente o erro
Estou muito satisfeito.Primeiro por ter umas colunas que montei e aprendi alguma coisa.Depois porque tocam muito bem quer musica simples ou classica, surprendem-me .Os Denon puxam por elas que é uma maravilha
Em pop e rock são muito boas, segundo o meu filho.Têm boa batida bom
Como devem calcular fiquei um bocado inchado e os amigos que vão lá casa ficam admirados e deliciados com o som
Um deles é mesmo doente por estas coisas do som, tem umas colunas italianas muito bonitas com as laterais em madeira e revistidas a pele .tocam muito bem
Mas como dizia,ficou de boca aberta ,de tal maneira que já comparámos lado a lado.Os denon dão para ligar dois pares de colunas o que facilita
Fiquei todo badado ...as minhas tocam lindamente e as dele custaram uma pipa de massa

Com tanta conversa esquecia-me de dizer de falar sobre o material
São basicamente uns kits da visaton .Os graves são de 5" de aluminio e os agudos são de cerâmica,respectivamente,AL130 e Ks 25.
Vou colocar umas fotos para os companheiros vêrem no que me meti Laughing

E isto tudo por causa da vossa preciosa ajuda na recuperação do meu Denon 6600 Smile

cumprimentos

drobalino
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/05/2009
Pontos/Reputação : 82

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 6/8/2009, 18:37

Parabéns drobalino,

Já construi varias colunas mas nunca usei woofers metalicos.
Tenho muita curiosidade de saber como tocam.
Talvez um dia...

Qual é o nome desse kit Visaton

E Já agora para nos situarmos quais eram as coluna do teu amigo?

Venham de lá essas fotos Very Happy
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  Convidad 6/8/2009, 18:55

Muitos parabéns e ainda bem que estás satisfeito com o resultado. E na volta poupastes uma pipa de massa. Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 7/8/2009, 01:20

António José da Silva escreveu:Muitos parabéns e ainda bem que estás satisfeito com o resultado. E na volta poupastes uma pipa de massa. Very Happy

E o gozo que deu... Wink
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  drobalino 7/8/2009, 07:28

Bom dia

as colunas são os kits visaton bijou.As diferenças são na montagem internas que por indicação da megaudio ,levaram varios materias para controile das ressonãncias.eStes materiais tambem foram fornecidos pela megaudio
Tive a ouvir uma coluna normal e uma igual ás minhas e a diferença é grande.O som é mais limpo e defenido e aquela sensação de arrastamento desaparece.
Tambem vi dois graficos ,tipo 3D que embora me tenha sido explicado já não me lembro muito precisamente,mas tem a ver com o amortecimento interno ,lembro-me que nas que montei esse tempo era menor,mas posso estar a dizer algum disparte porque a informação foi muita e não consegui assimilar tudo
Sobre as colunas do meu amigo ,são umas sonus faer ,italianas.sempre gostei do som e dai tambem o meu interesse de um dia ter umas monitoras,embora as minhas sejam ainda mais pequenas
O som destas visaton é bastante bom e não é metalico como se poderia inferir por causa do altifalante de aluminio.
Comparando com as do meu amigo,a sonoridade é quente, muito rica,com grande detalhe e ouve-se menos a caixa.Isto é mais as palavras dele que é mais versado nesta linguagem do audio.Eu fico-me pela musica e agora pela montagem
Estou muito satisfeito .o som tem melhorado ,o que parece ser normal nestes altifalantes.Segundo o sr.Rui Pinho é esperado que ao fim de 1 mês de trabalho normal ,a coisa establize
fica prometido as fotos ,mas o miudo levou a maquina e cartão,agora tenho que esperar que regresse
Posso adiantar que o acabamento é em faia clara pelo que são externamente iguais aos kits.A diferença está no interior
As caixas não paguei.Acho que foi um bom investimento
Falta dizer que tive um desconto por ser do forum Very Happy
Obrigado forum cheers

drobalino
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/05/2009
Pontos/Reputação : 82

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 7/8/2009, 20:13

drobalino escreveu:
Sobre as colunas do meu amigo ,são umas sonus faber

Sonus faber , gosto muito. Não sabes o modelo? serão as Concerto?

Se as tuas são ainda melhores bounce

Hum ... Parece muito interesante este projecto.

Eu andei muito tempo a pensar comprar uns woofers Seas Excel (também metalicos) mas acabei por me decidir pelos Scan speak Revelator 15w.

Então são estas http://www.visaton.com/en/bauvorschlaege/2_wege/bijou/index.html
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  drobalino 8/8/2009, 14:53

[quote="Carlomar"]
drobalino escreveu:
Sobre as colunas do meu amigo ,são umas sonus faber

Sonus faber , gosto muito. Não sabes o modelo? serão as Concerto?

Se as tuas são ainda melhores bounce

Hum ... Parece muito interesante este projecto.

Eu andei muito tempo a pensar comprar uns woofers Seas Excel (também metalicos) mas acabei por me decidir pelos Scan speak Revelator 15w.

Então são estas http://www.visaton.com/en/bauvorschlaege/2_wege/bijou/index.html[/quote]

Boas
Exacto,são essas mesmo

O modelo vou saber ,mas têm um altifalante de graves de 17 cm ,maior que as minhas que é 13cm

Já tinha pensado montar umas o que até dá um certo gozo ,mas como não sou entendido nunca me abalancei a tal
Esta pareceu-me uma boa oportunidade pelo grande apoio que percebi que teria e tive

Melhores,depende do gosto,mas o meu amigo gosta das dele e achou a minhas muito boas.Boas demais...estou a brincar Smile

O que percebi é que os altifalantes são muito bons .O grave é rápido e o agudo de cerâmica é muito detalhado e não é nada cansativo.
Acho que com uma caixa mais elaborada estruturalmente se poderam obter melhores resultados, apesar das minhas já serem muito boas, com os materiais que levaram para tratamento das ressonâncias internas
Sou muito eclético musicalmente falando e uma coisa que nunca me agradou ouvir foi, fado
Nas minhas de painel,os fadistas sempre me soaram muito grandes com grandes voseirões.As guitarras,enormes com cordas um pouco frouxam e sem ataque.É uma caractristica que tenho ouvido em muitas colunas
Estas "amostras"reproduzem as guitarras de forma maravilhosa,o som é mesmo de cordas tensas rápidas, o brilho e caixa do instrumento estão muito bem reproduzidos.Para ouvir um fadinho são uma maravilha Very Happy
E musica clássica onde as grandes orquestras ditam as grandes dinâmicas,safam-se muito bem!Não permitem grandes pressões acústicas como uma coluna de grande dimensão,mas mesmo assim foram uma surpresa.Fazem o peito mexer Razz

Agora adivinho um problema...
O jovem cá de casa gosta muito delas e como são pequeninas ficam bem lá no quarto dele,estão vêr.. .Batida é com elas :partyguitar:
Quem vai ficar batido acho que sou eu Cool

drobalino
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/05/2009
Pontos/Reputação : 82

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 8/8/2009, 16:19

É o chamado conflito de gerações... Very Happy
Quem madou fazer umas colunas tão boas.... pois claro todos as querem !
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  TAVARES 8/8/2009, 22:41

Já se tinha falado sobre essas colunas algures aqui no forum. tive um par aqui em casa quase um mês em rodagem e em audições pra quem quisesse ouvi-las. São excelentes. De palco grande e detalhado, aliás vem equipado com o mesma unidade de agudos que as minhas colunas cá em casa.
Faço a chamada de atenção que essas unidades fazem jús a uma construção típica alemã,forte e muito bom,consequêntemente fiaveis. Não se perde nada em ouvir cheers
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 8/8/2009, 23:24

Tavares,
já agora quais são as tuas colunas ai de casa? também é kit Visaton?

Será que as Bijou neste momento podem ser ouvidas na Megaudio?

Tive a ver preços na net e fiquei surpreendido porque o tweeter é um bom bocado mais caro que o woofer.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  TAVARES 9/8/2009, 00:17

As minhas colunas têm unidades visaton numa caixa de construção idealizada por mim e com um design idêntico as avalon. As fotos encontram-se aqui no forum no "O MEU SISTEMA DE ALTO NIVEL"

Podes ouvir as colunas aqui em casa ou na megaudio.
Quanto ao tweeter é de uma construção e prestação excelente.

http://www.visaton.com/en/high_end/ht_kalotten/ke25sc_8.html
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 9/8/2009, 00:44

Este tópico deixa-me triste, Sad pois ainda não tenho a minha situação resolvida. Para quem não sabe, tenho um tópico precisamente com este tema. Estou a meio de um projecto de colunas... enfim, algo de que espero muito.

Para vocês, desejo melhor sorte. Very Happy
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas monitoras Empty Re: Colunas monitoras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos