Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda Empty Ajuda

Mensagem  carlos pina 27/8/2009, 17:27

Alguem me pode ajudar

Tenho algumas questoes a colocar.

Tenho um amplificador primare i21, leitor de cd cd21 e as colunas são as monitor audio.

1. o amplificador e de 8 ohm e as colunas sao de 6 ohm serão compativeis?
2- quando aumento o som, mas não muito alto oiço demasiado grave com alguma distorção.

O que devo fazer?

carlos pina
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 155
Idade : 54
Localização : lisboa
Data de inscrição : 17/12/2007
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  Convidad 27/8/2009, 18:28

carlos pina escreveu:Alguem me pode ajudar

Tenho algumas questoes a colocar.

Tenho um amplificador primare i21, leitor de cd cd21 e as colunas são as monitor audio.

1. o amplificador e de 8 ohm e as colunas sao de 6 ohm serão compativeis?
2- quando aumento o som, mas não muito alto oiço demasiado grave com alguma distorção.

O que devo fazer?

As distorções a que se refere nada têm a ver com o exposto. Tem de haver outra razão.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  carlos pina 27/8/2009, 19:00

sera que e porque esta proximo da parede.

Ou sera das proprias colunas

carlos pina
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 155
Idade : 54
Localização : lisboa
Data de inscrição : 17/12/2007
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  Convidad 27/8/2009, 19:02

carlos pina escreveu:sera que e porque esta proximo da parede.

Ou sera das proprias colunas

Assim ao longe é dificil de fazer uma análise, mas não tem nada a ver com o amplificador ser de 8 e as colunas de 6.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  carlos pina 27/8/2009, 19:06

muito obrigado

o que acontece e que os graves faz destorção pela sala.

Obrigado

carlos pina
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 155
Idade : 54
Localização : lisboa
Data de inscrição : 17/12/2007
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  Convidad 27/8/2009, 19:09

carlos pina escreveu:muito obrigado

o que acontece e que os graves faz destorção pela sala.

Obrigado

As colunas são de chão ou do tipo monitora? Se são monitoras, estão em suportes dedicados?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  carlos pina 27/8/2009, 19:13

sao de chao

carlos pina
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 155
Idade : 54
Localização : lisboa
Data de inscrição : 17/12/2007
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  vrtavares 27/8/2009, 19:25

A diferença de impedancias não origina isso. O que faz é o amplificador debitar mais potencia, mas desde que esta não baixe em demasia (lá para os lados dos 2ohms) não há problema.

Já fez a experiência de afastar as colunas da parede traseira?
vrtavares
vrtavares
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 534
Idade : 54
Data de inscrição : 27/12/2008
Pontos/Reputação : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  carlos pina 27/8/2009, 20:50

sim ja afastei as colunas e o efeito e o mesmo.

obrigado

carlos pina
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 155
Idade : 54
Localização : lisboa
Data de inscrição : 17/12/2007
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  jdickson 27/8/2009, 22:35

Boa noite

Talvez seja melhor definir "distorção" ou, pelo menos, tentar explicar melhor. A "distorção" como habitualmente é referida, costuma ser percepcionada a frequências mais elevadas.
Não será antes ressonância? A tua sala é muito reflectora? Ou seja, o chão é de pedra, paredes lisas, ausência de tapetes, de cortinados, de estantes com livros, presença de muito vidro?
Quais são as dimensões? É cúbica? Rectangular?
Por outro lado, por vezes os graves provocam vibrações de superfícies rígidas, especialmente as vidradas, dando um falso efeito de distorsão, mas isso só acontece para graves bem marcados.

Se as respostas não favorecerem a existência de ressonância, então tanto poderá ser um problema do amplificador como dos woofers ou crossovers das colunas...em relação a esta última hipótese, tenta isolar o som de cada uma das colunas e vê se o efeito se obtem para cada uma delas individualmente ( se sim, será mais provável um problema do amplificador, devido à difícil coincidência de um problema que afecte simultaneamente as duas colunas, digo eu...).

Tens possibilidade de substituir um destes elementos para, de forma lógica, perceber de onde virá o problema?

Boa sorte

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  carlos pina 28/8/2009, 12:29

ola boa tarde

sim e exactamente o que oiço ressonancia, um zoooo demasiado e tenho vidro perto das colunas que e o movel como resolvo o problema.


Muito obrigado

carlos pina
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 155
Idade : 54
Localização : lisboa
Data de inscrição : 17/12/2007
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  carlos pina 30/8/2009, 09:06

A minha sala e rectangular tenho tapetes e quadros, cortinados e tem vidro perto das colunas. o que devo fazer

carlos pina
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 155
Idade : 54
Localização : lisboa
Data de inscrição : 17/12/2007
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  jdickson 30/8/2009, 23:24

carlos pina escreveu:A minha sala e rectangular tenho tapetes e quadros, cortinados e tem vidro perto das colunas. o que devo fazer

Boa noite

Pela sua última resposta, eu tinha depreendido que o problema era de ressonância, embora não tenha entendido se você tinha conseguido perceber se a proximidade do vidro se estava a fazer sentir.
De qualquer forma, quando o vidro vibra por acção do som ( e isso acontece de forma mais óbvia com os graves, embora certamente conheça aquelas situações em que uma cantora lírica tem uns agudos tão potentes que faz vibrar e acaba por rebentar com copos de cristal, que é um material ainda mais rígido, logo mais ressonante), o barulho que se ouve é bastante característico e pode ser assustador para a pessoa desconhecedora ou apanhada desprevenida.
Nestes casos, a solução consiste em tentar atenuar as vibrações do vidro. Como? Depende do que está a vibrar. Os casos mais frequentes são portas de vidro, com caixilho de madeira, em que o vidro está mal fixo ao respectivo caixilho, vibrando com facilidade. Nesta situação, a solução consiste em fixar melhor o vidro ao caixilho, evitando uma fixação apenas mecânica, com pregos ou outro material; o ideal seria a fixação com algum tipo de cola, que elimine as folgas.
Outra causa frequente são as prateleiras de vidro, suspensas em grampos metálicos. A solução será colocar qualquer material tipo "blue-tak" que possa fixar o vidro ao suporte, por forma que não vibre. Finalmente, não esquecer a presença de copos ou outros objectos em vidro, especialmente se estiverem assentes em prateleiras de vidro... penso que já terá percebido o princípio da questão.
Caso o seu problema esteja relacionado com ressonância de graves, pura e simplesmente, então a questão tem a ver com a interacção das suas colunas com a sala e está relacionado com a forma como as ondas sonoras se refletem e, neste caso, se amplificam, na sua sala. Isto é mais frequente em salas quadradas, cheias de superfícies pouco absorventes ( o que não parece ser o seu caso?).
Tente afastar as colunas das paredes posteriores e, se possível, laterais, mesmo para posições que não tencione manter, por serem pouco práticas, apenas para tentar perceber de que forma é que o problema se atenua. Existem dispositivos especiais, que absorvem determinadas frequências e que são muito eficazes, mas aviso-o que já estamos no domínio da completa ausência de aceitação por parte das esposas ( o famoso WAF-"wife acceptance factor" Laughing ).Dê uma espreitadela e explore bem o site www.realtraps.com que lhe tirará todas as dúvidas sobre esta questão. Eu próprio estou a pensar comprar uns paineis...
Boa sorte

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  Miguel 10/9/2009, 10:34

Boas,

Aplificador de 8 ohms e colunas de 6 ohms não casam, mais estás em risco de queimar o teu aplificador ! Ajuda Affraid

O contrário era possivél !

Miguel

Miguel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 77
Data de inscrição : 11/12/2007
Pontos/Reputação : 106

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos