Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

All about ... Single-ended designs !!!

+12
jcardoso
joevalve
mrandrade
LB
Carlomar
ferreirafm
Paulo André
AMP
MCA.hifi
Manuel Duarte
fm&stereo
td124
16 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  td124 15/12/2009, 20:55

MCA.hifi escreveu:Vivam valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_smile

Parece-me que o verdadeiro pontapé de saída foi dado.

Algumas questões estão em aberto par se poder decidir pelo circuito a optar, no entanto existe a falta de leitura que nada ajuda à sua interpretação, por outro lado existem questões colocadas e dúvidas de ordem técnica.

Estes impedimentos provocam um marcar passo e ninguém saí daqui.

Em minha opinião só o ilustre titular deste tópico, O TD124 pode desbloquear o impasse criado pelas questões levantadas pelos foristas.

MCA
valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_cat

Olà MCA,

nao te esqueças que este topico é tanto meu que teu, pois ele nasçeu quando puseste as fotos dos teus SE de 2A3 no topico dos PTphones. Quanto ao problema que vos ocupa a resposta é simples e complicada. Vou tentar ser breve...

Nao te esqueças que um SRPP apesar do nome, é um circuito single ended, aonde a valvula de cima comporta-se como uma resistência activa !!! O comportamento harmonico de um SRPP é o mesmo que o de uma valvula carregada por uma resistência de grande valor ou seja mais de 100 Kohms..., mas o anodo da valvula de baixo so vê alguns Kohms... O SRPP apesar do nome, NAO E UM VERDADEIRO PUSH-PULL valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_cool

O circuito do Jean Hiraga foi criado com um SRPP, para que a distorsao do primeiro andar anule uma parte da distorsao do andar de potência. Modificar o andar de entrada, vai modificar o comportamento harmonico do amplificador...

Ora este amplificador tém um som maravilhoso, e o ideal é de fazer melhor que o original, o que seria uma proeza nossa valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_cheers

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 11146018


Aqui vai uma foto da versao original feita por mim para o meu socio em blocos mono. Ataca sem problema e com facilidade as D18 da ProAc que tém 87 dB de sensibilidade. A versao original dà um aparelho maravilhoso, acho que fazer melhor deve ser a nossa modesta meta !!!

Eis o que penso, mas estou contigo e com os outros, qual que seja a escolha definitiva ...

Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 15/12/2009, 22:07

Viva TD124 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin

O tópico nasceu e nasceu e nasceu muito bém.
Claro que também tenho consciência do meu contributo para que que este tópico fosse lançado.

Foram apresentados alguns projectos inclusive o Hirara, e criaram-se em torno deles questões, simpatias e antipatias, Claro... como é natural.

No entanto parece-me haver uma tendência para se seguir o circuito do Hirara que apresentas-te. Claro recolheu mais simpatia quando das alterações que lhe introduzis-te: Uma alimentação mais económica igualmente de muito boa qualidade, a possibilidade de trabalho sem realimentação e a introdução de um MosFFET no ataque ao andar final.

Entretanto praticamente ninguém se exprimiu a confirmar opção de escolha desse projecto, por outro lado surgiram algumas questões, inclusive uma que me foi colocada por um possível aderente ao projecto que constava da substituição do SRPP da entrada por outro circuito SE, e analisando as centenas de projectos existentes por aí existem inúmeros que não utilizam este tipo de circuito na entrada ... e nem por isso deixam de ser grandes projectos.
Como não disponho de conhecimentos técnicos capazes de responder a estas questões reencaminhei para ti e com isto não quero baldar-me ao serviço, procuro é que o pessoal esteja devidamente informado e esclarecido, antes de se meter em despesas... e não são pequenas.

Como certamente concordarás comigo, penso que seria de todo o interesse que nesta altura do campeonato o pessoal se unisse em torno de um projecto, pois se na realidade se cada um optar por um diferente, não terá muita razão de ser a existência deste tópico de discussão.

O teu trabalho de apresentação e ilustração dos mono blocos construídos por ti, já são uma garantia para quem queira fazer um single ended, seria agora muito interessante que o pessoal se pronunciasse acerca da opção de circuito que quer tomar para que na realidade isto iniciasse todo o processo de desenvolvimento.

Como já expliquei anteriormente, para mim já tenho a dose certa de SE e certamente não me vou meter noutra tão depressa, no entanto estou disponível para prestar todo o apoio ao meu alcance para que existam mais uns tantos DIY capazes de demonstrar que ainda existem grupos de discussão com espírito empreendedor capases de construir e honrrar os nossos antepassados que foram capazes de projectar aparelhos SE maravilhosos de reprodução musical.

Saudações, regressa bem e com força valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Alien

MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  fm&stereo 16/12/2009, 01:05

Eu proponha que os interessados num projecto destes se manifestasse e se passasse já para um tópico para o efeito.
Pela parte que me toca, eu estou afim desta proposta do td124. Acontece que não estou a ver o fornecedor dos transformadores a construir apenas um par deles, pelo menos por um preço decente. affraid

Vamos lá pessoal!...
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 17/12/2009, 23:08

[img][/img]valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Festasfelizes


valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Festasfelizes1
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty SE Td124

Mensagem  mrandrade 18/12/2009, 00:23

Também quero!!!

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  fm&stereo 18/12/2009, 15:50

Bonito «postal» MCA! valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin

Vou começar já com uma lista para interessados no projecto Higara/td124, para ver se se avança para um tópico para o projecto. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_wink

Lista para o SE...

fm&stereo
mrandrade

------------
Boas Festas
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Carlomar 18/12/2009, 22:38

Podes acrescentar-me á lista.
Á partida estou interessado. Pelo menos nos transformadores.
Depois tudo vai depender do peso €€€ valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin
Só depois poderei dar certeza.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  mrandrade 19/12/2009, 07:50

Claro que estou até bastante interessado! Mas também vai depender do "Peso" €€€€.
Cumprimentos,
MRA

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  fm&stereo 19/12/2009, 16:06

Lista para o projecto SE

fm&stereo
mrandrade*
Carlomar*

*Dependent€€€ valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_lol
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 20/12/2009, 00:30

Boa Noite, vivam valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin

Como é natural o pessoal tem consciência que estas bricandeiras de graúdos não são propriamente feitas com meia dúzia de euros, e justamente condiciona a sua aderência ao valor do investimento.

Bom, como tenho passado todos os tempos livres da minha vida de volta de todo o tipo de construções de aparelhos reprodutores de música e nos últimos anos de volta de um par de SE, posso dar um lamiré desta minha experiência de gastos com projectos.

Os gastos são bastante relativos, pois dependem expotencialmente do tipo de material que quer utilizar, melhor e exemplificando:
Um simples fusivel normal daqueles que se compram na Dimofel custa 0,5€, um fusivel daqueles que não degrada, ou que degrada pouco a tensão de alimentação custa 40€, para quem tem dúvidas liga para a AJASON e pergunta quanto custa um fussivel Furutec de 5mm 2Amperes. No entanto como sou vosso amigo, aconselho-vos uma coisa, não queiram experimentar meter um fusivel destes em nenhum dos aparelhos que compõem o vosso equipamento, correm o risco de não conseguirem ouvir mais os vossos aparelhos com fusiveis normais.... valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_sad valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_sad
e agora façam as contas... valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Affraid valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Affraid valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Affraid . Isto foi um exemplo para demonstrar que essa coisa de, quanto vou gastar..., é muito difícil de responder, só porque depende da disponibilidade financeira e escolha de material, de cada um.

O exemplo que apresentei, é reportado a suportes de válvulas, válvulas, condensadores, resistências, fichas, semi-condutores, etc...etc. inclusive o tipo de caixa que quer fazer para apresentar o "menino".

Quanto ao custo dos transformadores, e a exemplo dos transformadores de saída de áudio do PTphones, sem qualquer compromisso, eu terei todo o prazer em oferecer o calculo e desenho esquemático dos transformadores aos amigos interessados em fazer o SE. Como certamente compreenderão e tratando-se de calculos complexos e demorados é uma oferta muito generosa.
No respeitante á construção e bobinagem dos transformadores temos a garantia do bobinador que aceitou o trabalho de bobinagem dos transformadores do PTphones.
Quanto ao preço não faço a minima... mas em termos que possamos tirar uma ideia, os do PTphones custam 180€ um par de transformadores para uma potencia de 2,5W com oito enrrolamentos, para uma potencia de 20W que será o minimo que com segurança se deverá mandar fazer ... a coisa deverá subir a parada mais um bocado. E claro, o numero de transformadores a fazer igualmente pesa no preço, pois o custo unitário para 10 é muito diferente que seja para 2 e isto porque a aquisição de material tem custos de fretes e e preparação fixos que ao ser dividido pelo numero de peças a fabricar fazem variar os custos individuais.
Mas se os possiveis interessados o desejarem manifestem-se todos e pede-se um orçamento para esse numero de transformadores, OK ?? valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question

Cumprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Carlomar 21/12/2009, 21:00

Carlomar escreveu: ...Á partida estou interessado...
Depois tudo vai depender do peso €€€ valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin
Só depois poderei dar certeza.

Além da questão dos €€€, tenho outro problema: As minhas colunas teem apenas 85db de sensibilidade. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_redface valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_redface valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_redface

Se calhar alguem vai pensar que é loucura da minha parte, com estas colunas, meter-me num projecto destes.

Será que é? valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 16044
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 21/12/2009, 23:25

Viva Carlomar valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_smile

Não me parece nenhuma loucura.

Em principio os SE sentem-se melhor com altifalantes mais sensíveis, mas se tiver cuidados especiais com a fonte de alimentação, principalmente com o transformador de alimentação e rectificação com diodos rápidos-soft recovery, certamente vai ter uma agradável surpresa. E neste caso recomendo a rectificação com semi-condutores, por estes permitirem uma impedância mais baixa no circuito possibilitarão o uso de condensadores de baixa impedância (ESR) e capacidade generosa.

Cumprimentos
MCA
valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 29/12/2009, 01:05

Bom Ano para todos valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Sleep valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Sleep valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Sleep valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Sleep valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Sleep valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Sleep valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Sleep valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Sleep
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  mrandrade 29/12/2009, 01:20

Pois, parece que o pessoal anda pouco motivado... É pena!!

Bom ano para todos! valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Convidad 29/12/2009, 08:48

mrandrade escreveu:Pois, parece que o pessoal anda pouco motivado... É pena!!

Bom ano para todos! valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin

Penso que a maioria quer acabar primeiro o PTphones e só depois se vai dedicar a esta aventura. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_lol

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 29/12/2009, 12:26

Vivam Smile Very Happy Smile Estou de acordo Amigo António Silva

A motivação parece existir, quem não adoraria de ter um SE feito por si próprio. Eu tenho essa experiencia e é muito dignificante.

Realmente o PTPhones está a absorver muita energia €€€€€ e as atenções dos DIYs. Não tenho dúvidas que quando terminar todos vão querer a SE, como tenho dito várias vezes o PTphones vai ser a o curso superior para habilitar o pessoal a avançar para um SE.

Aliás o PTphones é um SE pequenino.... mas muito venenoso valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin

Nunca se sabe..., para alegria dos que têm colunas mais difisseis ou necessitam de mais potencia, se não aparecerá por aí ainda outro projecto e até com duas valvulas paralelas no andar final, era fixe não valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question


Um Abraço, não desistam,... nunca
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  mrandrade 29/12/2009, 12:37

As minhas colunas têm 87,5 DB (monitor audio Studio 20 SE), em que grupo se enquadram?

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  joevalve 29/12/2009, 13:06

mrandrade escreveu:As minhas colunas têm 87,5 DB (monitor audio Studio 20 SE), em que grupo se enquadram?

não sei onde foste desancantar esse valor para a sensibilidade, mas tudo indica possa não estar correcto:

http://www.hometheaterhifi.com/volume_2_4/v2n4v.html

em vários sites tenho lido ser 89 db a sensibilidade correcta. mas não afirmo.

isto partindo do principio que as tuas colunas são as SE e não as normais. ainda recentemente apareceram umas à venda que eram as normais (as primeiras) e o vendedor insistia que eram as SE porque lhe tinham sido vendidas como tal.

neste link do heritage estão descritas as diferenças:

http://www.gramophone.net/Issue/Page/May%202001/146/842778/

as MA studio 20 SE tocam com qualquer amplificador de muito poucos watts. o messias têm-nas a tocar com um de 4 watts, claro que não lhe pode abrir muito as goelas.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 29/12/2009, 17:07

mrandrade, Viva

Essas colunas, com mais 1 db ou menos um db, pouco importa para a questão que coloca.

Certamente que quererá classifica-las dentro de um bom ou mau funcionamento com amplificadores SE.

Sendo assim por norma os SE gostam de altifalantes mais sensiveis 90 DB, ou melhor ainda sensiveis da ordem dos 95DB/m ou mais e de preferencia banda larga (portantio sem filtros). Mas como já escrevi em post anterior acerca deste assunto será massador escrever novamente.

No Entanto um bom SE, eventualmente com duas valvulas de potencia em paralelo e com uma fonte de alimentação bem cuidada e bem dimencionada poderá brincar com colunas dessa ordem de rendimento. Atendendo que as suas são as studio e por norma estas colunas têm filtros de fácil ataque poderá não ter problemas com um SE de 10 ou 15 W.

Aconselho que tente experimentar as suas colunas ligadas a um amplificador a valvulas com potencia até 20W, mesmo um PP na falta de SE e assim ver para crer .... e ter uma opinião do comportamento das suas colunas a tocar com ampli a valvulas.

Cump
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Convidad 29/12/2009, 17:15

Como diz o MCA e bem, nem sempre (como quase tudo no áudio) as coisas são muito lineares.
Lembro-me de ouvir na sala de audições do Rui Borges um SE de 25W por canal a "conduzir" umas Morel com 86dB de sensibilidade, e contra aquilo que seria de esperar, parecia um casamento "made in heaven"

Mas sem duvida que qualquer coluna acima dos 90 e de preferência com poucos drivers, torna a coisa mais fácil para o amp.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Carlomar 29/12/2009, 19:38

MCA.hifi escreveu:
Nunca se sabe..., para alegria dos que têm colunas mais difisseis ou necessitam de mais potencia, se não aparecerá por aí ainda outro projecto e até com duas valvulas paralelas no andar final, era fixe não valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 403861 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 403861 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 403861

E de preferencia que seja um "Puro" SE desde a entrada ...
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  td124 29/12/2009, 20:48

António José da Silva escreveu:Como diz o MCA e bem, nem sempre (como quase tudo no áudio) as coisas são muito lineares.
Lembro-me de ouvir na sala de audições do Rui Borges um SE de 25W por canal a "conduzir" umas Morel com 86dB de sensibilidade, e contra aquilo que seria de esperar, parecia um casamento "made in heaven"

Mas sem duvida que qualquer coluna acima dos 90 e de preferência com poucos drivers, torna a coisa mais fácil para o amp.

Olà,

nao te esqueças que na foto que enviei ultimamente este aparelho ataca um par de ProAc D18 de 87 Db (e que sao colunas dificeis a conduzir) com facilidade e musicalidade sublime ...

Pois é o mundo dos SE é um mundo à parte, que desafia a logica mas eleva a alma ...

Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  mrandrade 29/12/2009, 22:12

Vamos a isso pessoal!!!!


Acerca da sensibilidade, não sei onde fui desencantar estes valor... Penso que foi em medições feitas pela Stereophile mas não posso garantir mas pelos vistos isso pouco importa. Nos ultimos tempos têm estado a tocar com um Amp-Preamp a transistores Mcintosh MA 5100 dos anos sessenta e fazem um conjunto mt bom! O Mcintosh esteve neste ultimo mês no Atelier de Audio a mudar conectores (RCA´s e colunas), e também condensadores... Vou buscá-lo amanhã! Estou bastante curioso para ouvir o resultado...

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  fm&stereo 30/12/2009, 01:32

Eu cá não paro... Laughing desde colunas, braços, Ptphones!... Enfim, venham eles... Laughing Eu até estou a estudar um projecto para uns classe A monoblocos. affraid Então e o kit K272 que tenho para montar!... Laughing Isto para não me alongar. Laughing

Quando decidirem alguma coisa é contar comigo. Wink
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Convidad 30/12/2009, 08:22

fm&stereo escreveu:Eu cá não paro... Laughing desde colunas, braços, Ptphones!... Enfim, venham eles... Laughing Eu até estou a estudar um projecto para uns classe A monoblocos. affraid Então e o kit K272 que tenho para montar!... Laughing Isto para não me alongar. Laughing

Quando decidirem alguma coisa é contar comigo. Wink


Granda maluco.... valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 807962 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 807962

Assim é que é amigo Fernando.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  mrandrade 30/12/2009, 08:34

vinilsuporter escreveu:
mrandrade escreveu:As minhas colunas têm 87,5 DB (monitor audio Studio 20 SE), em que grupo se enquadram?

não sei onde foste desancantar esse valor para a sensibilidade, mas tudo indica possa não estar correcto:

http://www.hometheaterhifi.com/volume_2_4/v2n4v.html

em vários sites tenho lido ser 89 db a sensibilidade correcta. mas não afirmo.

isto partindo do principio que as tuas colunas são as SE e não as normais. ainda recentemente apareceram umas à venda que eram as normais (as primeiras) e o vendedor insistia que eram as SE porque lhe tinham sido vendidas como tal.

neste link do heritage estão descritas as diferenças:

http://www.gramophone.net/Issue/Page/May%202001/146/842778/

as MA studio 20 SE tocam com qualquer amplificador de muito poucos watts. o messias têm-nas a tocar com um de 4 watts, claro que não lhe pode abrir muito as goelas.



No Link da Gramophone.net falam numa sensibilidade de 88 db...

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  joevalve 30/12/2009, 09:18

mrandrade escreveu:No Link da Gramophone.net falam numa sensibilidade de 88 db...
para encerrar o assunto aconselho-te a ler melhor o artigo. eu sei que o meu inglês é fraco, mas depreendo que o que está ali em análise são as Monitor Audio Studio 20 que foram feitas depois das SE (as heritage). essas têm 88 db. nunca ouvi o modelo, só recentemente soube da sua existência. as outras que conheci foram as Studio 20 celebration.

quando o coloquei foi porque nele se referem algumas diferenças entre as 20 normais e as 20 SE nomeadamente as medidas. acresce o facto de a chapa que envolve o tweeter exteriormente ser redondo e nas SE ser tipo "oitavado".

"These two versions of the basic Studio 20 design are the direct predecessors of the Studio 20 Heritage model" diz no link e depois entra na análise detalhada da coluna. e então lá vêm os 88 db referidos para as tais heritage.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  mrandrade 30/12/2009, 09:33

Fiquei com ideia que ambas tinham a mesma sensibilidade, mas como diz o forista MCA 1 db a - ou a + para o caso pouco importa valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin
Cumprimentos

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 4/1/2010, 17:03

Viva caros amigos valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin

Ainda estou cá pelos Paises Baixos, -8 .... é obra, nao se pode por nada fora de portas... valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_wink ném sei se daria para por um SE a funcionar valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Icon_question .

No entanto tenho seguido os topicos e o jornal Audio PT, vi lá um artigo acerca das chumasseiras do Thorens, que estarei interessado em aprofundar.

Amanha estarei por aí ... e logo vou entrar nesse assunto.

Cumprimentos a todos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Convidad 4/1/2010, 20:27

MCA.hifi escreveu:...vi lá um artigo acerca das chumasseiras do Thorens, que estarei interessado em aprofundar.


MCA

Qualquer questão que tenha, sou um servo ao seu dispor. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 915520

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 5 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos