Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bicablagem de Colunas

+29
ruifigueiredo
lore
PMarques
jpinto
Joao Paulo
Brás
Lost
music
Vítor Almeida
Mfigueiredo
Melomaníaco
Pierre
ughö
correia200
ricardo onga-ku
padovp
vfarias
Czar
lopesxl
manel1
Luke Skywalker
pbarata
Sonik
enxuto
Manuel Duarte
tiagottx
fm&stereo
Doug
ajca
33 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Bicablagem de Colunas

Mensagem  ajca 17/11/2009, 20:32

Quais as vantagens e ou desvantagens de bicablar as colunas, sendo que apesar das colunas Tannoy Sensys DC2 permitirem a bicablagem o amplificador Thorens TIA 2300 só ter saída para um par de colunas?

colunas - Bicablagem de Colunas 16044 colunas - Bicablagem de Colunas 423763
ajca
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Interesses : Já nem sei
Data de inscrição : 25/12/2007
Pontos/Reputação : 744

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Doug 17/11/2009, 21:40

As vantagens e desvantagens são discutiveis, e variam de sistema para sistema. Assim como de ouvido para ouvido...
No meu caso, bicablei as minhas colunas e notei um som mais cheio e baixo mais recortado.
O teu amplificador ter so duas saidas para cada coluna não é um entrave à bicablagem pois podes entrelaçar o cabo (polos positivos com positivos e negativos com negativos) e ligar a saida do amp, o meu esta asssim!


Cumps
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 258

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  fm&stereo 18/11/2009, 01:35

A bicablagem parte do mesmo borne do amplificador. Aliás, exite tricablagem...
Ora, o que se pretende com mais que um cabo é na verdade levar um sinal mais independente para cada unidade. No entanto quer-me parecer que há algo mais - o sector, que sendo levado em dobro sofre menos perdas. De qualquer forma, é algo a que não dou muita importância, até porque hoje é corrente nas melhores colunas colocarem apenas a ligação para um cabo.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  tiagottx 18/11/2009, 02:00

Doug escreveu:O teu amplificador ter so duas saidas para cada coluna não é um entrave à bicablagem...
Cumps

Neste caso o que fica fora de hipótese é a bi-amplificação, situação com a qual algumas pessoas fazem confusão. Com bi-amplificação acredito que a diferença seja bem maior do que com bi-cablagem. Parece-me que o efeito da bi-cablagem será praticamente o mesmo (se não idêntico) ao de um cabo apenas mas com os shunts nos terminais da coluna, certo?
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Localização : Pinhal Novo
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Data de inscrição : 04/09/2008
Pontos/Reputação : 411

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Doug 18/11/2009, 08:14

O melhor mesmo é fazeres tu o teste... se tiveres cabos em casa para isso tenta ver se notas diferenças, se notares e gostares deixa asssim, se nao poe normal.
Eu como digo prefiro bicablado assim como conheço mais gente que tbm prefere.

Cumps
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 258

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Manuel Duarte 18/11/2009, 10:10

Bicablagem já experimentei com todas as colunas que já tive. Não tem qualquer resultado positivo.

No entanto, nada como experimentar e tirar as suas conclusões.

Quando uma coluna tem bornes separados é para bi ou tri-amplificação. É a solução que uso.

A secção médios/agudos está entregue a um amplificador a válvulas, a secção de graves está servida por um amplificador a transistores, que é mais adaptado face ao damping factor mais elevado.

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Pontos/Reputação : 471

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Convidad 18/11/2009, 10:33

embora eu nunca tenha esperimentado a sério,a teoria é que há cabos que respondem melhor ás baixas freq e outros á altas,e por isso acho que se pode obter melhorias desde que se diferenciem os cabos.
e isto aplica-se a amps que tenham apenas uma saida para colunas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  enxuto 18/11/2009, 10:44

Olá.

Já experimentei mas os meus ouvidos não detectaram diferenças, não quer dizer que não as haja.

Mas há quem lhe chama buycabling por alguma razão... são os que não notam diferenças.

Mas parece-me que há muitas colunas de topo que não têm essa opção.

Cumps,
Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Data de inscrição : 15/11/2008
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Doug 18/11/2009, 12:12

Manuel Duarte escreveu:Bicablagem já experimentei com todas as colunas que já tive. Não tem qualquer resultado positivo.

No entanto, nada como experimentar e tirar as suas conclusões.

Quando uma coluna tem bornes separados é para bi ou tri-amplificação. É a solução que uso.

A secção médios/agudos está entregue a um amplificador a válvulas, a secção de graves está servida por um amplificador a transistores, que é mais adaptado face ao damping factor mais elevado.

Cumprimentos


Boas Manuel Duarte como e que faz a separaçao das frequencias pelos dois amps? Visto a saida por ex do leitor d cd so ter saida left e right?
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 258

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  ajca 18/11/2009, 13:19

Obrigado pelas vossa respostas ao tema, tenho outra questão referente a um quinto borne, que as Tannoy Sensys DC2 tem e pelo que percebo é uma ligação terra para afastar o efeito RF, que poderá afectar o desempenho do super tweeter, essa ligação terra pode ser efectuada no mesmo local onde se liga o cabo de terra do prato GD?

colunas - Bicablagem de Colunas Tannoy-dc2-speakers-rear-panel
ajca
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Interesses : Já nem sei
Data de inscrição : 25/12/2007
Pontos/Reputação : 744

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Sonik 18/11/2009, 16:15

Eu também tenho algumas duvidas sobre este assunto.

Por exemplo, os amps que têm saidas de coluna A+B e permitem ligar em Bi-Wire não apresentam nenhumas vantagens em relação a uma ligação simples? Então qual é a finalidade de existir esta funcionalidade? Apenas ligar 2 pares de colunas ao amp?

Como é que se faz a ligação da fonte a 2 amps distintos? Mesmo que seja através de um pré-amp, este também so permite ligar a 2 monoblocos ou a um stereo colunas - Bicablagem de Colunas Icon_eek Ou será que não é assim?
Sonik
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Data de inscrição : 07/04/2009
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  pbarata 18/11/2009, 19:44

As vantagens da bi-cablagem têm que ser provadas caso a caso, experimentando !

Embora só tenhas uma saída (par de fichas para bananas ou forquilhas) para cada canal, portanto para cada coluna, a bi-cablagem faz-se usando um cabo para o efeito com uma configuração tipo Y. Se procurares as versões de bi-wiring, encontras muitos fabricantes de cabos a oferecerem essa versão.

Em geral, consegue-se um efeito semelhante à bi-cablagem quando substituis os "shunts" metálicos das fichas das colunas por um shunt "melhor", tipo cabo igual ao que usas para ligar as colunas ao amplificador. (Vê o tópico http://www.audiopt.net/diy-cabos-acessoriostweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/jumper-shunt-colunas-t701.htm?highlight=shunt ).

Podes também prolongar o cabo da coluna, descarnando-o nos pontos de ligação/aperto, efectuando logo a ligação aos dois terminais da coluna.

Um exemplo de um excelente cabo preparado para bi-cablagem é o Kimber BiFocal XL, em que para cada par de tomadas do lado do amplificador, tens 2 pares do lado da coluna:

colunas - Bicablagem de Colunas Kimber10

No meu sistema, depois de experimentar várias configurações, cheguei à conclusão que gosto mais do som na versão em que os "shunts" metálicos foram substituídos por um "shunt" em cabo do mesmo fabricante e modelo.

colunas - Bicablagem de Colunas P1011010

A linha de terra deve ser de preferência comum a todos os equipamentos. Doutro modo, se existirem pontos de terra com potênciais diferentes, poderão ser induzidas correntes parasitas entre as respectivas ligações.
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 56
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Luke Skywalker 19/11/2009, 01:16

Em se tratando de bi ou tri-cablagem, acho certo usar cabos iguais em todas as vias, de mesmo tamanho inclusive, para se evitar descasamento de fase, devido velocidades diferentes de cabos diferentes, sem falar na assinatura diferente de cada cabo.

Para se usar cabos de compostos diferentes para médio e/ou agudo, e outro para grave, existem cabos próprios, feitos com este objetivo.

Mas pode ser que se use cabos diferentes, ao acaso, e se consiga bom resultado, porque não?

Só testando é que podemos ter certeza colunas - Bicablagem de Colunas Icon_wink .

Tem cabo 2 para 4, que permitem apenas bi-cablagem, e os 4 para 4, que servem tanto para bi-cablar como para bi-amplificar.

A propósito, eu uso e prefiro a bi-cablagem a mono cablagem.

Uso o mesmo cabo de mesmo tamanho nas 4 pernas.

Amplificadores com saída A e B servem para várias coisas. Pode ser usado para amplificar dois pares de caixa em dois ambientes diferentes ou no mesmo, ou apenas para facilitar a bi-cablagem, cabos muito grossos às vezes fica dífícil de enfiar em um borne apenas, ligando cada via de uma caixa, uma em A e outra em B.

Aqui bi-cablagem num PMA2000IVR que tem A e B
colunas - Bicablagem de Colunas 432870_pm


Aqui em um A5000HE com um par apenas:
colunas - Bicablagem de Colunas 146188_pm



Um ex. de cabo 2 para 4

colunas - Bicablagem de Colunas 488498_pm colunas - Bicablagem de Colunas 488481_pm
Luke Skywalker
Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Idade : 57
Localização : Brasil
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Data de inscrição : 03/01/2008
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  fm&stereo 19/11/2009, 21:50

Não se confunda terra com massa. A terra é utilizada na corrente alterna, na outra é massa. Esse quinto borne nas tanoy é um caso raro para ligação da massa. É ligar um cabo do borne de massa do amplificador (no caso daqueles que têm phono, está lá um borne), se não tem, liga umterminal a um parafuso da caixa deste.
Agora, seja o caso da massa ou da bicablagem, não esperes milagres. colunas - Bicablagem de Colunas Icon_lol
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  ajca 19/11/2009, 22:12

fm&stereo escreveu:Não se confunda terra com massa. A terra é utilizada na corrente alterna, na outra é massa. Esse quinto borne nas tanoy é um caso raro para ligação da massa. É ligar um cabo do borne de massa do amplificador (no caso daqueles que têm phono, está lá um borne), se não tem, liga umterminal a um parafuso da caixa deste.
Agora, seja o caso da massa ou da bicablagem, não esperes milagres. colunas - Bicablagem de Colunas Icon_lol


Em relação as colunas em si ou á bicablagem e ligação á massa?
ajca
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Interesses : Já nem sei
Data de inscrição : 25/12/2007
Pontos/Reputação : 744

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Doug 19/11/2009, 23:02

Dá me a entender que sao ambos eheh

cumps
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 258

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  manel1 22/9/2010, 03:29

Viva

Todos sabemos que não existem cabos de coluna perfeito, ou perto disso, muito menos de preço mundanos, mas existem cabos que permitem a reprodução de certas faixas de frequências muito bem. A minha ideia é usar cabos diferentes mas com o mesmo comprimento para bicablar.

- Vantagens e inconvenientes?
- Existem alguns parâmetros eléctricos a ter em atenção, por hipótese pode eventualmente haver algum inconveniente para o amplificador (não creio)?

Vá lá certamente já quase todos experimentaram vários cabos de coluna, pelo menos soam diferentes, a ideia é juntar um cabo que permite boa reprodução de agudos e outro de graves.

cumprimentos

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  lopesxl 26/12/2010, 12:36

Então será assim a minha patetice:
Sem bicablagem – automóvel a 100km/h auto-estrada com 3 faixas
Com bicablagem – automóvel a 100km/h auto-estrada com 6 faixas
O automóvel vai mais descansado sem muitas preocupações.
Massa nas colunas?
Massa é mesma coisa que a terra pois estão as duas ligadas uma a outra (por vezes não)
Na pratica chamasse massa após o secundário do transformador que na maior parte das vezes poderá estar ligado ao chassis do aparelho ( 0 vts ligado ao chassi)
Será que esse borne da coluna estará morto?
Se abrires e não estiver morto, é sempre aconselhável ligar para segurança do aparelho, e não para melhoras de som.
Desculpem qualquer coisinha pois não sou nenhum expert em som.
lopesxl
lopesxl
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/12/2010
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Czar 26/12/2010, 12:46

Pelo que tenho lido as vantagens da bicablagem são muito discutiveis, se é que existem mesmo, há que mnote, há quem não note diferença nenhuma. Pela minha experiência (que também não é muita) não traz vantagens

Czar
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 61
Data de inscrição : 01/05/2009
Pontos/Reputação : 74

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  vfarias 26/12/2010, 17:23

É efectivamente um assunto discutivél, existem muitos documentos e opiniões relativamente a este tema, o que aconselho é que leia alguma coisa sobre o assunto e que possa efectuar algumas audições/ testes na configuração da bicablagem, mas penso que não existem ganhos audiveis ou substanciais nesta configuração... sem querer entrar em grandes detalhes técnicos, espero que estes artigos ajudem, ao invés de causarem confusão:

http://www.sonicdesign.se/biwire.html
http://sound.westhost.com/bi-amp.htm#bi_wiring

Boas audições!
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  padovp 26/12/2010, 22:07

eu só posso dizer que desde que o fiz notei o som mais aberto
e agradável,

Deixou de ser um som pesado para para passar a ser mais nitido.


padovp
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/10/2010
Pontos/Reputação : 13

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  ricardo onga-ku 27/12/2010, 10:39

manel1 escreveu:Viva

Todos sabemos que não existem cabos de coluna perfeito, ou perto disso, muito menos de preço mundanos, mas existem cabos que permitem a reprodução de certas faixas de frequências muito bem. A minha ideia é usar cabos diferentes mas com o mesmo comprimento para bicablar.

- Vantagens e inconvenientes?
- Existem alguns parâmetros eléctricos a ter em atenção, por hipótese pode eventualmente haver algum inconveniente para o amplificador (não creio)?

Vá lá certamente já quase todos experimentaram vários cabos de coluna, pelo menos soam diferentes, a ideia é juntar um cabo que permite boa reprodução de agudos e outro de graves.

cumprimentos

Em equipamentos isso pode ser discutível mas em cabos não tenho dúvidas de que o preço não tem relação com o desempenho.
Aliás muitas "marcas" de cabos não fabricam os seus cabos e por vezes nem sequer os "vestem" com as roupagens engalanadas que tantos impressionam os audiófilos...

Um cabo de audio é um condutor e será tanto melhor quanto menos afectar o sinal e fabricar um bom condutor não é nem difícil nem caro.

Se alteram o som isso deve-se acima de tudo à topologia utilizada que poderá atenuar mais ou menos as altas frequências e eventualmente interferir com a resposta de frequências em certos amplificadores de válvulas.
Podemos porventura optar por cabos que atenuem o extremo agudo para equilibrar algum excesso das colunas.

http://www.audiopt.net/t10608-cabos-de-audio
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  correia200 14/1/2011, 11:20



Do que testei na minha casa e de tudo o que li de Bi-cablagem de colunas a minha opinião é que há uma ligeira melhoria dos baixos utilizando a bi-cablagem.

Há quem diga que há uma melhor separação e detalhe mas eu nunca consegui notar isso, além disso vem tudo do mesmo terminal do amplificador por isso os dois sinais saem misturados do amplificador.

O que se consegue na Bi-Cablagem é uma duplicação da secção dos condutores, e como a condução das frequências baixas depende da secção do condutor, a bicablagem melhora significativamente as freq. baixas. Quando tinha bi-cablagem tinha um baixo bastante pronunciado.

Eu pessoalmente tinha uns QED Silver Aniversary Bicablados e quando ouvi uns cabos do patamar superior troquei logo. Na minha opinião é preferivel subir no patamar dos cabos do que utilizar bicablagem.


Carlos

correia200
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 48
Localização : Famalicão
Ocupação : Gestor de Produto - Mat. Primas Plásticas
Interesses : Musica, Cinema, Parapente, Ar Livre...
Data de inscrição : 12/01/2011
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  ughö 1/5/2011, 10:02

Só para acrescentar que na bicablagem em cada par de cabos (graves/agudos), por força da separação de frequências efectuada no crossover (dentro das colunas em geral) só circularão essas mesmas frequências. Ou seja, apesar dos terminais estarem juntos na saída do amplicador os cabos transportarão apenas as frequências filtradas por cada entrada das colunas. Isto permitirá em teoria uma melhor resposta do cabo.
ughö
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Localização : Porto
Interesses : musica; fotografia
Data de inscrição : 30/04/2011
Pontos/Reputação : 285

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Pierre 1/5/2011, 10:55

Então na saída do amp, não será transmitido todo o espectro de frequências e só depois sofre a tal divisão?
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  ughö 1/5/2011, 12:26

colunas - Bicablagem de Colunas Scanimage001j

será isto. à saída do amplificador está presente todo o espectro sim mas não nos cabos. desenhei propositadamente os cabos das baixas frequencias no centro (mais proximos) e os das altas nos lados (mais afastados) porque é assim que devem estar para minimizar os efeitos capacitivos nestes últimos.
ughö
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Localização : Porto
Interesses : musica; fotografia
Data de inscrição : 30/04/2011
Pontos/Reputação : 285

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Melomaníaco 1/5/2011, 13:01

ughö escreveu:colunas - Bicablagem de Colunas Scanimage001j

será isto. à saída do amplificador está presente todo o espectro sim mas não nos cabos. desenhei propositadamente os cabos das baixas frequencias no centro (mais proximos) e os das altas nos lados (mais afastados) porque é assim que devem estar para minimizar os efeitos capacitivos nestes últimos.

Caro forista ughö,

Agradecia que explicasse melhor esse seu diagrama e pensamento. Parece-me que há alguma confusão no assunto.

Muito obrigado,

João

Melomaníaco
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 56
Data de inscrição : 24/06/2010
Pontos/Reputação : 74

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  ughö 1/5/2011, 13:53

Caro forista ughö,

Agradecia que explicasse melhor esse seu diagrama e pensamento. Parece-me que há alguma confusão no assunto.

Muito obrigado,

João

sim João posso tentar explicar melhor. O desenho era uma tentativa de tornar o conceito mais claro. O que é que não percebeu exactamente ? a ideia era demonstrar que pela acção da filtragem de frequências estas "viajam" separadamente nos cabos (altas num par e baixas no outro) e que este facto pode contribuir para uma melhor definição do som ao evitar/minimizar efeitos adversos de intermodulação, diminuir os efeitos capacitivos e melhorar a condutividade (como já foi referido por outro utilizador)

edit: estive a olhar para o desenho e talvez devesse ter assinalado onde estão os terminais da coluna. considerem-nos no fim do tracejado (extensão do cabo) - 4 terminais.

cumprimentos
ughö
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Localização : Porto
Interesses : musica; fotografia
Data de inscrição : 30/04/2011
Pontos/Reputação : 285

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Mfigueiredo 1/5/2011, 15:46



Boas!

O desenho do Hugo está bem, apenas com uma pequena incorrecção, a meu ver: o filtro passa baixo deveria estar no lado do (+) do amplificador e não do lado do (-).

E isto partindo do princípio de que o (+) é o borne do cimo da figura e o (-) é o de baixo. Certo Hugo?

Os bornes de massa (-) dos dois canais até poderiam ligar a apenas um cabo. No fim de contas, e não deixando de ser necessária uma comprovação, os dois bornes dos dois canais têm a massa "shuntada" dentro do amplificador. Em teoria é assim. Na prática isso não é possível porque os cabos dirigem-se para lados diferentes (canal direito e esquerdo).

E isto para chegar onde? ..... Bom, uma coisa que eu evito ao máximo nas minhas montagens é a utilização de ligações redundantes com o consequente aparecimento de malhas fechadas. É uma coisa a evitar.

Outra desvantagem da bi-cablagem é o aumento da capacitância de cabos. Quantos mais condutores, mais capacidades parasitas existem, com o devido preço a pagar na qualidade final.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Melomaníaco 1/5/2011, 17:09

Olá, mais uma vez.

Caro ughö, gostaria que me esclarecesse a partir de que ponto as frequências altas e baixas sofrem a separação.

Obrigado,

João

Melomaníaco
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 56
Data de inscrição : 24/06/2010
Pontos/Reputação : 74

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Bicablagem de Colunas Empty Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos