Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como lubrificar um Rega Planar 3

+2
lore
pbarata
6 participantes

Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  pbarata 16/1/2010, 22:27

O meu Rega Planar 3 já tem uns aninhos e nunca o lubrifiquei. Pelo que sei será necessário drenar (escorrer) o óleo existente e colocar 2 gotas do óleo recomendado pela Rega (Comma Hypoid EP80, Castrol EPX 80w/90 ou Shell Spirax EP90).

No entanto 2 gotas parece-me muito pouco, umas vez que o eixo do prato poderá não ficar uniformemente oleado, mas com bolsas de ar. Por outro lado, o óleo recomendado parece-me demasiado fino, e pergunto se não seria melhor um óleo um pouco mais espesso para efectuar um melhor isolamento do metal do eixo do prato com o copo, atenuando um pouco as vibrações transmistidas pela base ao prato.
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  lore 16/1/2010, 22:31

boas , caro barata finos esses oleos pouco ou nada sao . essas referencias sao de oleo de transmissoes ,mais grosso so com referencia 120 . canto a quantidade o fabricante deve saber o que recomenda , mas pode verificar depois se o eixo esta uniformemente lubrificado .
Rui


Última edição por lore em 16/1/2010, 23:45, editado 1 vez(es)
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  pbarata 16/1/2010, 23:21

lore escreveu:boas , caro barata finos esses oleos pouco ou nada sao . essas referencias sao de oleo de transmiçoes ,mais grosso so com referencia 120 . canto a quantidade o fabricante deve saber o que recomenda , mas pode verificar depois se o eixo esta uniformemente lubrificado .
Rui
Recomendaram-me 140 de índice de viscosidade para obter um melhor amortecimento. Mas não será demasiado espesso?
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  vlopes 17/1/2010, 00:15

Tenho um Rega planar2 há ja 18 anitos, e lubrifiquei-o pela primeira vêz, há um mês atras e fiz exactamente o que descreveste, basicamente "despejei" o oleo velho (que era coisa nehuma!!! Como lubrificar um Rega Planar 3 Affraid ) e coloquei duas gotas de oleo de motor do meu Spider! Como lubrificar um Rega Planar 3 Lol

e está perfeito!!!
vlopes
vlopes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 510
Localização : Azeitão
Ocupação : Gestor
Data de inscrição : 18/10/2009
Pontos/Reputação : 673

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  Convidad 17/1/2010, 09:56

Segundo aquilo que todos dizem, a Rega especifica 2 gotas de óleo 80 W.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  JCF 17/1/2010, 16:01

Realmente 2 gotas não é nada comparado com o que leva por exemplo um Systemdek.
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Data de inscrição : 06/05/2009
Pontos/Reputação : 431

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  vinyl33 17/1/2010, 16:31

Esquece as 2 gotas e coloca o óleo suficiente para teres a certeza que o mesmo fica ao nivel da superficie superior da esfera. Se meteres a mais do que isto, é óbvio que o excesso terá que refluir para o exterior quando o veio entrar na totalidade. E se o óleo for demasiado espesso, vais ter que esperar sentado antes que isso aconteça.... Depois de introduzires o veio+subprato, coloca o prato em cima deste e aguarda que o conjunto desça até que o ar seja totalmente expulso
Mas antes de meter óleo novo, arranja aí 2 ou 3 guardanapos de papel, ou papel de cozinha, e faz uma torcida com eles. Depois, força a entrada dessa torcida no "poço" da esfera (rodando) até que o papel saia sem sinais do óleo antigo.
Quanto ao óleo, utilizo o chamado óleo de armas, relativamente fino e que se encontra em qualquer armeiro.
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  pbarata 18/1/2010, 09:55

vinyl33 escreveu:(...)
Quanto ao óleo, utilizo o chamado óleo de armas, relativamente fino e que se encontra em qualquer armeiro.

Não notas com óleo mais fino um ligeiro aceleramento da velocidade de rotação do prato, ficando nas 34 rpm?
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  maranellofan 18/1/2010, 10:29

pbarata, A Rega sabe o que faz. Guia-te pelo que o fabricante recomenda, nem que sejam só duas gotas, contacta o representante (Audioteam - www.audioteam.pt) e verás o que eles dizem.
maranellofan
maranellofan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Localização : Cortesia - Assafora
Data de inscrição : 10/12/2007
Pontos/Reputação : 116

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  Convidad 18/1/2010, 10:47

maranellofan escreveu:pbarata, A Rega sabe o que faz. Guia-te pelo que o fabricante recomenda, nem que sejam só duas gotas, contacta o representante (Audioteam - www.audioteam.pt) e verás o que eles dizem.

A Rega adverte que se se puser mais do que as duas gotas recomendadas, poderão aparecer oscilações na rotação e poderá danificar o prato.
Mas o melhor é mesmo falar com a audioteam.
Eu no meu Thorens limito-me a fazer aquilo que a Thorens diz ou o Joel, (mesma coisa) e no meu caso são 6 gotas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  pbarata 18/1/2010, 11:31

António José da Silva escreveu:
maranellofan escreveu:pbarata, A Rega sabe o que faz. Guia-te pelo que o fabricante recomenda, nem que sejam só duas gotas, contacta o representante (Audioteam - www.audioteam.pt) e verás o que eles dizem.

A Rega adverte que se se puser mais do que as duas gotas recomendadas, poderão aparecer oscilações na rotação e poderá danificar o prato.
Mas o melhor é mesmo falar com a audioteam.
Eu no meu Thorens limito-me a fazer aquilo que a Thorens diz ou o Joel, (mesma coisa) e no meu caso são 6 gotas.
As gotas são pingas da embalagem do óleo, ou a partir de um seringa com dosagem?
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  maranellofan 18/1/2010, 11:41

pbarata,

"As gotas são pingas da embalagem do óleo... Como lubrificar um Rega Planar 3 950882
Há vinte anos atrás, quando tive um Rega Planar 2, era assim. Procedimento recomendado pelo Jorge Alves (hoje chama-se Audioteam).
O Jorge Alves é dono da Audioteam. Como lubrificar um Rega Planar 3 461880
Se tiveres disponibilidade e aconselho-te uma visita, vais gostar Como lubrificar um Rega Planar 3 915520
Podem-te receber aos Sábados, é só telefonar.
maranellofan
maranellofan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Localização : Cortesia - Assafora
Data de inscrição : 10/12/2007
Pontos/Reputação : 116

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  JCF 18/1/2010, 12:05

Por via das duvidas um colega aqui do serviço já me arranjou uma embalagem de 2L de valvulina 80w90. Já deve dar para umas mudas de oleo ao Systemdek que são mesmo assim 0.5 ou 0.8 cm3 Como lubrificar um Rega Planar 3 994421
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Data de inscrição : 06/05/2009
Pontos/Reputação : 431

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  pbarata 18/1/2010, 12:07

Seguindo vários conselhos dados aqui no tópico que agradeço, lá coloquei mãos à obra e efectuei a revisão do óleo, usando como óleo novo BP Energear Hypo 80W-90.

Depois de desmontar a correia, virei o prato 180º e deixei escorrer o óleo e cair a esfera. Depois limpei e sequei muito bem todas as partes, usando o torcidas de papel de cozinha e no fim, ar comprimido para tirar todas as partículas que eventualmente tenham ficado do papel.

Depois, usando uma seringa, coloquei a primeira gota de óleo, a esfera e mais 3 gostas. O eixo deslizou suavemente e com o prato de vidro colocado, acamou na posição final, experimentei a rotação e confirmei que o prato roda livremente demorando algum tempo até parar. As duas gotas referidas na documentação devem ser de um doseador com maior quantidade, uma vez que no meu caso, só com duas o prato não rodava livremente, parando rapidamente após induzir o movimento de rotação.

Ligada a correia para 33 rpm, começaram as cronometragens com ajuda de um botão na extremidade do prato para marcar a passagem pela linha de referência. De esperar que 100 rotações sejam efectuadas em 3 min, portanto 180.0 s. Das duas contagens efectuadas obtive 100 rotações em 178.0s, estando a rotação ligeiramente adiantada. Talvez coloque uma camada de fita isoladora na base do eixo do prato, onde passa a correia, para aumentar ligeiramente a secção de modo a atrasar a rotação um pouco. Mas nada como esperar um pouco para o óleo espessar um pouco mais.

Entretanto vai tocar uns tempos até calibrar correctamente a velocidade, caso seja preciso. Neste momento roda com aquele cheiro típico do automóvel que acabou de sair da revisão. Como lubrificar um Rega Planar 3 969831

Esta diferença de 1% a mais na rotação, segundo o que li na NET, poderá ser intencional por parte da Rega, uma vez que ao acelerar-mos ligeiramente a rotação do prato o som fica mais ritmado. E parece que é fácil prova-lo medindo o diâmetro dos eixos e fazer as contas. pale

Além da solução do aumento do diâmetro do eixo que suporta o prato de vidro, a outra alternativa passará por adquirir um controlador de velocidade e acertar a mesma até à rotação correcta de 33 rpm (e 45 rpm). Mas será que depois vou gostar do som lento e arrastado... Como lubrificar um Rega Planar 3 Icon_twisted

Como lubrificar um Rega Planar 3 Spindle
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Como lubrificar um Rega Planar 3 Empty Re: Como lubrificar um Rega Planar 3

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos