Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+21
TenhoFrio
abstractNomad
luis lopes
Mfigueiredo
manel1
cello
Blink
Orion
Carlomar
longplay
ricardo onga-ku
Racional
Paulo André
AMP
Diplomata
fm&stereo
pumabr
td124
MCA.hifi
RuiGSousa
ferreirafm
25 participantes

Página 22 de 23 Anterior  1 ... 12 ... 21, 22, 23  Seguinte

Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 18/12/2013, 22:03

Raios que isso é o pior que poderia acontecer ao PTphones...comigo estão ambos de boa saúde. Talvez o MCA possa ter uma ideia de como tentar solucionar esse problema...por enquanto é manter a esperança  pale 
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 18/12/2013, 23:05

Vivam caríssimos amigos

Que bom voltar ao AudioPT, mais propriamente ao PTphones. Infelizmente para o amigo Mfigueiredo que viu um dos seus transformadores "queimado".

O primário dos transformadores são bobinados com um finíssimo fio de 0,10 mm, esse fio é tão fino que o bobinador para o soldar aos terminais de tomada exterior recorreu a uma torcida. Isto para evitar que ao soldar-mos os nossos fios aos terminais o calor do ferro não queimasse o finissimo fio logo no primeiro encosto. quero com isto dizer que a torcida na ponta do fio serve de dissipador.
Mas como tudo na vida por vezes nós por desconhecimento falta de atenção ou simplesmente porque não nos lembra-mos desse pormenor abusamos do calor no terminal e ... zás ...lá se vai o finíssimo fio, funde como um fusível de 20mA, isso mesmo peguem num fusível (de vidro ...claro) de 20 mA e vejam como é fino o fio e como é fácil fundir.

Por mais estranho que vos pareça foi mesmo a mim que isso aconteceu pela primeira vez, lembram-se ??? estou recordado que falei isso com os caros amigos, agora não me recordo se foi num post ou se escrevi em mensagens. Para o caso pouco interessa...foi isso mesmo, aconteceu que com os transformadores na tábua e a experimentar vários tipos de condensadores, eu por falta de lembrança do pormenor que poderia levar os transformador à ruína, liguei e desliguei directamente no terminal do condensador vários condensadores, até que um belo dia ao ligar o pré aconteceu o mesmo que o Manuel ....um som esquisito e vai de medir e lá estava o resultado de ter facilitado e desprezado demais este assunto. O primário do transformador aberto. Com a ajuda de uma lupa e uma fina pinça, analisei o ponto aonde tinha sido a rotura do condutor e lá estava ...mesmo no inicio do primeiro enrolamento, mesmo junto do ferro, puxei devagarinho e veio o fio partido direitinho lá do interior do inicio do enrolamento. Nada feito, não é possível o acesso sem desmontar e desenrolar todo o transformador e isso significa que o futuro desse transformador será um pisa papeis ou o caixote do lixo. Foi isso que aconteceu ao meu, não foi para o lixo mas tenho-o ali como recordação de uma grandessíssima asneira feita e que acontece a qualquer um.

Ao que me parece o amigo Mfigueiro não esteve a fazer experiências, mas aconteceu por alguma razão. Uma delas pode ser o mesmo tipo de origem da avaria, calor demais na altura da montagem, leva a uma fragilização do cobre do finissimo condutor e em qualquer altura isto acontece.
Outra origem para causar este problema é fugas nos condensador de desacoplamento ou nos by pass utilizados na ligação á massa. A função destes condensadores é evitar que a tensão de aproximadamente 125V que chega ao transformador percorra primário do transformador e o queime pelo facto de estar ligado na outra extremidade à massa.
Pode ter sido uma coisa destas, problemas com um dos condensadores.

Neste caso só existem duas soluções para o caso: ou o fio fundiu junto do terminal e pode ser ligeiramente puxado para a frente e permite ser novamente estanhado na ponta, por forma a ser soldado novamente no terminal ou o fio fundiu junto ao inicio do enrolamento e não dá para puxar, neste caso nada há mais a fazer do que o triste destino que referi atrás.
Na melhor das hipóteses em que vai ser possível arranjar o tamanho da ponta para soldadura, terá que se optar por procedimentos muito cuidadosos e meticulosos, pois vai ser necessário descolar o fio do verniz de protecção, estanhar a ponta a enrolar novamente no terminal e soldar. Se tudo correr bem, vai ser necessário colocar um pouco de verniz novamente em cima do fio, pode ser um verniz qualquer até verniz das unhas, e basta uma gota espalhada. Evita que haja problemas mecânicos que partam a frio o finíssimo fio de cobre.

Para já que desejar ao Mfigueiredo, sorte para que tenha recuperação e neste caso sorte também para a delicada operação de restauro. Depois esperar que ele nos dê novidades e noticias da evolução que teve nesta aventura.

Cumprimentos para todos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 18/12/2013, 23:32

Boas caro Manuel. Por acaso não me lembro de ter lido nada acerca deste problema, portanto penso que foi falado via MP's. É de facto uma situação delicada...vamos cruzar os dedos para que a operação seja possível e que esta seja feita com sucesso  bounce 
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 19/12/2013, 00:42

Viva PumaBr

Então foi isso, troquei impressões com alguém acerca disso.

A "desgraça" do Mfigeiredo a a publicação que fez, acabou por resultar para activar este tópico. Vamos então cruzar os dedos e aguardar. Basketball  Neutral 
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 19/12/2013, 21:14

Viva amigos,

é bom encontramo-nos por aqui novamente.

Só lamento que seja por este motivo, quase trágico, por isso queria deixar uma palavra de solidariedade ao amigo Figueiredo.

Reconheço que as possibilidades de recuperar o transformador são pequenas, mas há sempre uma esperança.

Eu tive um problema com um transformador de alimentação, devido a ter usado um condensador mal dimesionado em termos de tenção maxima, devem estar lembrados. Tive de substituir.

No entanto um transformador de alimentação é sempre muito mais facil de substituir do que um transformador de saída.

Vamos aguardar...

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 21/12/2013, 21:49

Boas.

Obrigado pelas vossas "boas ondas", mas infelizmente não chegaram. Pelo menos fica o bom humor, eheheh.

De facto, hoje cheguei à conclusão de que nada deve haver para fazer. Tudo indica que a roptura do enrolamento primário é mesmo no interior do corpo do transformador e sendo assim, nada de bom se espera. O mais provável é ter de o substituir. É uma preocupação, não só pela despesa que não é pouca, mas ainda pela dificuldade que será conseguir arranjar outro transformador igual. Vamos ver se há uma solução à vista. Parece que sim!

E agora que me preparava para testar um novo up-grade na fonte de alimentação...Mas nada está perdido.

Embora haja um tópico geral, envio daqui votos para que todos os ptohoneiros (e não só) tenham um Natal muito feliz e um excelente Ano Novo.

M Figueiredo.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 21/12/2013, 23:03

Viva Mfigueiredo

Lamentavelmente, segundo o Mfigeiredo parece nada haver a fazer. No entanto eu já tive oportunidade de lhe escrever por email a possibilidade de me enviar o "acidentado em coma profunda" para eu lhe dar uma vista de olhos. Pode ser que quatro olhos vejam melhor que dois, é um ditado antigo e por vezes pode resultar.

Interessa aqui alertar para o facto de  esta avaria poder ter várias causas, uma poderá ser causada pelo facto de se ter o transformador a "tocar" sem carga. Acontece quando se tem o pré a funcionar com a saída desligada algum tempo. O primário passa a ser a carga do circuito e zás pode "queimar".
Pode ainda haver avaria num dos condensadores de desacoplamento do transformador à massa, como sabem o primário tem lá 125V que não dão continuidade para a massa pelo facto de ter os condensadores a desacoplamento a massa do primário.

Algo se passou ...mas adivinhar é proibido  Sad . Eu não estou a ver outras causas   Shocked  Shocked 

Pessoalmente agradeço as Boas Festas. Retribuo com desejos de muita saúde e alegria.
O resto tudo se resolve

Cumprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 22/12/2013, 11:44

Para todos os amigos desta aventura PTphonica umas Festas com muita saúde e alegria.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Cyd7




[IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img209/3373/cyd7.jpg][/IMG]



SAÚDE
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 8/1/2014, 17:58

Viva

Já vi que este post teve alterações, por boas e más razões, espero que tudo se resolva caro Mfigueiredo, aproveito para desejar a todos um bom ano novo, que não seja pior que o anterior pelo menos.
Em meados do ano passado já aqui tinha referido que o td124 tinha apresentado uma evolução para o circuito do ptphones.

A proposta dele é esta:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Ptphon10


Ora, o meu objectivo é tornar o ptphones um verdadeiro pré e sem abdicar da utilização dos transformadores de saída para entregar o sinal, pelo que a minha proposta de circuito vai ser esta:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Ptphon10

Alguém tem comentários a fazer? Digam de V. justiça antes de eu ligar o ferro de soldar....
Fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 9/1/2014, 13:04

Viva Amigo Diplomata,
Agradeço o bom ano e desejo o mesmo para si. Very Happy  Very Happy  Very Happy 

O Amigo diplomata, com calma vai surpreendendo sempre!  Shocked  Shocked Agora ao acompanhar o raciocínio do amigo TD124, quando substitui o circuito entre-médio anterior que constava de apenas 1 BF471 por 4 transistores da mesma família.
Não experimentei este circuito, porque entretanto parti para outra topologia, que igualmente me tem dado muito gozo, utiliza da mesma forma os transformadores parafeed.

Bem mas o que interessa é responder ao Diplomata.

Estou convicto que o melhoramento que o TD124 fez ao circuito permite uma menor impedância do circuito que ataca o transformador, melhorando desta forma o ataque e a resposta a frequências baixas. O circuitos ficam bastante melhor adaptados, com muita folga de trabalho diminuindo a distorção total. Enfim uma série de vantagens que que o PTphones fique com muita classe.

Quando recebi os transformadores para o PTphones, a primeira experiencia que fiz foi precisamente esta comutação entre a saída por condensadores e por transformadores, só desta forma poderia chegar a uma conclusão prática sobre a utilização de condensadores ou transformadores de desacoplamento.

Habituado que estava a utilizar condensadores de todos os tipos, cores, preços e feitios, fiquei estupefacto com a musicalidade e a ausência "eléctrica" do sinal, sem dúvida os transformadores batiam qualquer condensador, mesmo os melhores.
Quando um pretendente a PTphoneiro me colocou a questão de utilizar os condensadores na saída do PTphones, eu escrevi mais ou menos isto: ...colocar condensadores na saída do PTphones é deixar de ouvir um hibrido com classe para passar a ouvir um hibrido absolutamente vulgar e igual aos tantos outros que por aí proliferam.

Não sou pessoa de teimosamente manter sempre a mesmo opinião, só os burros fazem isso. Mas neste caso vi para crer e utilizei a prática para fundamentar a minha opinião e
desde aí nunca mais larguei os transformadores.

Fiquei satisfeito por verificar que o Diplomata também teve uma opinião idêntica, utilizou os melhoramentos introduzidos pelo TD124, mas abandonou a ideia de utilizar condensadores no desacoplamento do sinal e prosseguir em frente com um hibrido agora com muita classe.

Cumprimentos
MCA
 cat 

MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 9/1/2014, 22:18



Obrigado Diplomata. Faço também votos para que 2014 seja para si um excelente ano.

Sobre o meu problema com o PTPré MKIII...Bem, o transformador deu mesmo o "berro". Vai ter de ser substituído. O que me vale é que o incansável MCA me tem ajudado sempre de forma desinteressada e extremamente solícita. Por isso, como se calcula, estou tranquilo.

No final ainda irá ficar melhor...Vamos ver!
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Os transformadores de audio

Mensagem  MCA.hifi 7/3/2014, 22:43

O PTphones tem sempre história.

Boa noite amigos, certamente que todos se recordam que em 4 de Fevereiro de 2010 por volta da 1 da manhã eu estava a publicar esta foto que correspondia à primeira edição de transformadores de audio encomendados por um primeiro grupo de ptphoneiros, eram salvo o erro 28 transformadores.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 2zjglj9

Todos eles foram utilizados com sucesso, os resultados foram extraordinários. Foi motivo de orgulho pessoal pelo facto de ter sido eu a calcula-los projecta-los.
Na altura arranjei um bobinador com uma grande paciência que se deu ao trabalho de bobinar todos estes transformadores de acordo com o meu projecto e que não eram nada mais nada menos que oito enrolamentos para cada transformador com diametros de fio diferentes, uma obra de arte e de profissionalismo para o Sr. Sousa.

Era este o desenho do projecto e a imagem de um par de transformadores.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 2a848xi

Os transformadores saíram de tal forma bem feitos e calculados que eu saiba não houve qualquer avaria nos 48 que acabaram por ser feitos e penso eu aplicados. Não houve reclamações.

No entanto houve alguns azares  Sad , que saiba apenas dois. E como sabem o primeiro fui eu ...sim eu mesmo cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 598295 . Facilitei e não é que desatei a experimentar vários tipos de condensadores de desacopolamento (os de 30uf que vão à massa) com ligação directamente no terminal do transformador. Resultado o excessivo calor provocou um acidente térmico que queimou o finíssimo fio do enrolamento do primário de um dos meus queridos transformadores. Por sinal tinha comprado 4 e logo fiquei apenas com 3, dois par utilizar e o outro desamparado que só serviria se fizesse outra asneira do mesmo tipo ou outro identifico. Eu nem queria acreditar que tinha feito uma asneira daquelas ...  cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 581125 mas pronto fiz e mesmo inocente nem pensei nisso. Ainda postei sobre isso a alertar para que o pessoal utilizasse nas suas experiências umas pontas de fios ligadas aos terminais e não directamente.

Outro caso foi com o amigo mfigueiredo, que sem saber bem ao certo, também "queimou" o finíssimo fio do primário e tal como eu foi logo no inicio do 1º enrolamento o que que dizer que não havia nada a fazer.
O mfigueiredo estava em maus lençóis, pois a recuperação do transformador era impossível, a construção de um transformador ou mesmo dois estava fora de questão para o fabricante.
Então só me restava não deixar o meu amigo "pendurado" e dispensar-lhe o que eu tinha deixado na minha reserva. Foi então que resolvi escrever ao amigo mfigueiredo e o informei que lhe dispensava o meu transformador.

Entretanto tinha estado a acompanhar o restauro de umas velhas colunas electrostáticas da QUAD dos anos 60.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Jsh6s9

Estão lembrados?
Reparei que o transformador de audio era encapsulado dentro de uma caixa metálica e o material de encapsulamento era cera de abelha. O mais interessante é que aquelas velhas colunas apesar dos anos, quando limpos os transformadores verifiquei que estavam novos como acabados de sair da fábrica. Tal era a durabilidade da cera de abelha, aliás já conhecia como isolamento de condensadores de papel e até das primeiras resistências de carvão aonde o suporte cerâmico vinha mergulhado em cera. Ainda tenho essas resistências originais que equipavam os meus QUAD II.

Acontece que a cera de abelha para além de ser um óptimo isolante, tem características de amortecimento muito boas.

Então porque não mergulhar os transformadores dentro de cera de abelha liquida e depois colocar-lhe umas tampas metálicas.
Ficaram então assim com este aspecto ... cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 943847 mau é verdade.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 219qttx

Tem mau aspecto depois da cera secar, mas as tampas metálicas vão esconder o interior do transformador que já se encontra "eternamente" protegido de oxidações e as tampas metálicas isolar de interferências de RF e campos magnéticos de transformadores de alimentação.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Aw7vyd

E depois de terminado assim

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 34eezag

E o resultado .... cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 16044 uma maravilha.
Os meus transformadores foram encapsulados com resina expositiva apropriada  e metidos dentro de uma caixas de aluminium de 3mm.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 24erg61

Depois de terminados com as caixas fechadas depois de levarem um quilo de resina exposica cada um

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 66vmmf

Os do mfigeiredo foram isolados com cera de abelha natural como a natureza das abelhinhas que a produzem na construção dos seu favos aonde criam as suas suas sucessoras e depositam o mel que será o seu alimento para o inverno quando não haverá flores para se alimentarem.
Devo ser franco que não esperava que os diferentes materiais fizessem uma grande diferença sónica nos mesmos transformadores. Mas na realidade faz. Os transformadores isolados com cera são do ponto de vista sónico superiores aos isolados com as modernas resinas exposicas.
A maior diferença foi notada quando tive que desligar do meu pré os transformadores com cera e depois ligar os meus com resina. Fiquei cheio de saudade do maior detalhe sónico, com uma dimensão superior da orquestra. Os instrumentos mais naturais e separados da massa musical.
Em conclusão, gostei muito deste tratamento que se pode dar aos transformadores, é relativamente barato, um quilo de cera de abelha custa cerca de 25€ e dá para muitos transformadores.
Se quiserem optimizar o já excelente desempenho musical destes transformadores, não hesitem em recorrer a um material tão natural com a sua audição  cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 943847  cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 16044  cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 943847 

Tenho mais novidades do êxito destes transformadores mas o post já vai longo e pode chatear. Prometo depois falar de outro êxito alcançado noutra aplicação, por estas maravilhosas peças que me estão sempre a surpreender pela positiva.

Um abraço para todos os amigos PTphoneiros

MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 9/3/2014, 22:18



Boas.

E pronto. Desta vez tive muita sorte porque o amigo MCA, como aliás já é seu costume, tinha uma solução para resolver o meu problema. E com grandes melhorias como está descrito acima. Agora tenho uns transformadores blindados, banhados a cera de abelha, com um ar todo "hi-tech" e desempenho condizente. Quase dá vontade de dizer "ainda bem que o transformador avariou". Mas nada disso evidentemente porque uma peça cara e de tão elevada qualidade dá sempre muita pena quando avaria. O que digo é que no fim acabei por ficar beneficiado com mais este trabalho do MCA, que não olha a esforços para nos presentear com estas máquinas fantásticas que são os nossos PTPrés ou PTphones conforme os casos.

Vou passar à fase de remontagem, com mais uma ou duas alterações para melhor. Sempre para melhor!

Darei notícias do resultado final.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 10/3/2014, 21:44

Viva Mfigueiredo

Pois bem, já tem de novo os dois transformadores. E bastante melhorados.
Na realidade quando os montar vai notar uma boa diferença sónica. E agora os transformadores estão bem protegidos contra a corrosão, a Interferências RF e magneticas. Gozam ainda de um amortecimento excepcional com um produto natural oferecido pelas nossas amiguinhas abelhinhas.  cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 151525 . Obrigado abelhinhas .... flower  flower  flower 

Fica ainda por descrever a prometida aplicação destes transformadores. Gostaria de fazê-lo com umas fotos a ilustrar mas para tal tenho que me deslocar a casa do amigo que fez a tal aplicação. Só no fim de semana dá jeito e logo o destino quis que no proximo fim de semana fosse para fora do país. Ficará para depois.

Uma coisa posso adiantar, a novidade fará a delicia dos PTphoneiros que sempre me questionaram sobre a possibilidade de utilizar estes transformadores em potencia, salvo erro um dos entusiastas é o André ????.
Mesmo sem ter ouvido, posso garantir que um par deles está montado no andar de saída de um amplificador SE com um triodo de aquecimento directo com 3 ou 4 Watts de potencia (ainda não foi medido). O suficiente, utilizando altifalantes de alto rendimento, para ter uma casa cheia de musica  cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 423763 

Uma coisa é certa, o amigo que fez a montagem é um experiente técnico nesta área de amplificadores com válvulas e transformadores. Conhecedor dos TANGO, BARTOLUCHI, etc .... ficou maravilhado com o desempenho sónico dos transformadores "Made MCA".

Isto é muito bom, não só para mim que os projectei mas para todos aqueles que são possuidores destes belíssimos transformadores. cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 969831 

Um abraço
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 11/3/2014, 10:56

Viva


Caro MCA, você não pára e cada vez melhor.
Eu só tenho uma pergunta: onde posso arranjar as tampas mais altas para os transformadores (as do furo por onde saem os fios)?
Quanto às possibilidades de novas aplicações destes transformadores só posso aplaudir, aumentando as aplicações e assim o universo de potenciais interessados, poderá estar criada a possibilidade de se fazer uma nova produção deste elemento essencial para a criação de (existentes) e futuros projectos, quem sabe num lote com um Nº de unidades bastante superior aos inicialmente produzidos...

Esta protecção adicional será mais um contributo à evolução do projecto inicial do PtPhones que eu já apresentei aqui e do qual tenho que me penitenciar, pois ainda não dei inicio aos trabalhos, e depois de tantas histórias ( de horror) de transformadores queimados vou ter ainda mais cuidado quando chegar a hora de manipular estas obras de arte tão belas quanto frágeis.
Fiquem bem

Carlos Barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 19/3/2014, 22:14

Viva Carlos Barata

Eu já dei umas indicações do que não se deve fazer com os transformadores. Aliás nada que eu já não tenha distraidamente feito.

Essencial é que sempre que necessitar de experimentar componentes periféricos que ligue aos transformadores, não ligue directamente os terminais do transformador.
Para experiências e afinações ligue sempre uma ponta de fio (10 cm) aos terminais e nessa ponta faça as experiências que quiser com vários componentes, nomeadamente os condensadores ou os transístores inseridos no circuito do TD124.

Depois de todas as experiências é que se liga definitivamente os componentes ao transformador.

Quanto às tampas, estas tampas não existem, foi eu que as fiz: mandei cortar e quinar uma coroa rectangular e soldei-a à tampa para ter altura para os terminais do transformador. Uma cirurgia em serralharia. Por sinal que não gosto nada de fazer, mas não havendo quem faça ...tem que se meter mãos à obra.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 33avs7n

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 2cexhf

Um Abraço
MCA

MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 21/4/2014, 15:43

Ora viva a todos

Pois bem, depois de impasses e esperas chegou a hora de ligar o ferro de soldar, já estive a ver cera de abelha (fica para o fim desta etapa) mas tem mais que pernas para andar

vou partir deste resultado:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc03012

e seguir este plano:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07511

em parte admito que uma das razões para ainda não ter iniciado esta alteração é uma grande pena minha de ter de perder o que para mim foi um muito bom resultado final a que consegui chegar com o Ptphones. Mas como será para melhorar o que já é bom vamos a isto.
A minha proposta de circuito a utilizar como já tinha referido é esta, abdicando da utilização de condensadores na saída de sinal:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Ptphon10

os componentes que me faltavam eram estes:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07515

resistências de diversos valores,

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07516

cobre revestido a prata e isolado com teflon,

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07517

e os já pouco visiveis transistores bf471 e bf472

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07510

tudo isto dentro desta nova "casa", mais perspectivas a seguir...

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07512

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07514

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07513

os rasgos de ventilação que se vêm na 1ª imagem no fundo da caixa são idênticos aos que fiz (mal) na 1ª metade do desenho da placa traseira a implementar, estão mesmo a pedi-las para colocar as válvulas nessa zona e assim favorecer a ventilação das mesmas e do interior da caixa...
A pintura original foi mantida tendo pintado por cima desta por forma a manter a boa qualidade que esta tinha, daí as manchas que se vêm na parte de dentro da caixa.

Mais novidades para breve, a (re)colocação do circuito na tábua de ensaios...

Fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 22/4/2014, 20:04

Viva Diplomata e restantes amigos

É interessante este PTphones, além de ser um excelente aparelho, ele foi motivo de muitos de nós nos conhecermos e até ficarmos amigos.

E Mais ele passou o as 4 paredes do forum aonde nasceu e estendeu-se a um forum de outros e dos mesmos seguidores, isto que nós saibamos ... nem certamente sonhamos  aonde o ptphones foi parar. Pessoalmente cheguei a corresponder-me com o Brasil.

Foi no forum ao lado que ele teve uma nova versão da drive que ataca o transformador e ainda bem que o Diplomata estava atento e certamente vais ser o primeiro conhecido a partir para a ova versão do TD124.
Seria de todo interessante que o Diplomata não desmontasse a primeira versão e pudesse na prática esclarecer os resultados musicais que teoricamente serão melhores.

A minha opinião sobre o desenho dos circuitos já a manifestei várias vezes e até agora ainda não tenho razão para alterar .... como sabem sou apologista dos SE mesmo aplicado a circuitos com transístores, no entanto gostaria de aproveitar esta iniciativa do Diplomata para manter ou mudar de ideias.

Não quero com isto dizer que tenho pretensões a ficar na sombra da bananeira, o meu problema é tempo e disponibilidade para fazer todos os projectos que idealizo. Mas na realidade há um projecto que dentro em breve quero experimentar e claro, que com certeza partilharei os resultados. Consta na utilização de um triodo em vez do FET que estou  actualmente a utilizar como drive antes do transformador, o circuito teórico é este:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 2hhzjpf

É uma alternativa para os puristas de circuitos completamente válvulados, mas atenção ainda não tenho resultados, mas é isso mesmo uma alternativa e claro o condensador neste caso é substituído pelos transformadores parafeed do PTphones. Fica a ideia  Question  Question  Question  Smile  Very Happy  Very Happy 

Um abraço
MCA
 cat


Última edição por MCA.hifi em 22/4/2014, 21:43, editado 1 vez(es)
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 22/4/2014, 21:37

Boas.

Força nessas montagens Diplomata. Mais uma versão melhorada da ideia inicial. Este projecto não pára de evoluir. Eu também estou a meio de medidas e afinações do meu. Vai ficar ainda mais refinado com mais uma regulação na corrente das placas das válvulas 6922 (HT). Como é fácil de adivinhar, o culpado disto tudo é sempre o mesmo.

Depois seria interessante comentar os resultados. Pela minha parte, logo que tenha o meu a funcionar, aqui falarei sobre o resultado final.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 7/5/2014, 16:21

MCA.hifi escreveu:
Seria de todo interessante que o Diplomata não desmontasse a primeira versão e pudesse na prática esclarecer os resultados musicais que teoricamente serão melhores.

A minha opinião sobre o desenho dos circuitos já a manifestei várias vezes e até agora ainda não tenho razão para alterar .... como sabem sou apologista dos SE mesmo aplicado a circuitos com transístores, no entanto gostaria de aproveitar esta iniciativa do Diplomata para manter ou mudar de ideias.

Viva a todos

Caro MCA, os seus pensamentos levaram-me a um turbilhão de ideias e todas elas com resultados diferentes:

- manter a 1ª versão, nunca tal me tinha passado pela cabeça, não por não querer mas porque falta-me o componente essencial para isso - os transformadores de saída. A minha ideia sempre fora a de utilizar os componentes já existentes e adicionar os restantes para fazer o novo circuito
Este foi o 1º pensamento, depois veio logo outro, manter o circuito original e comprar tudo o necessário para fazer um novo circuito e ir ligar aos transformadores....para isto deverá ser necessário um interruptor para não haver interferências entre circuitos (???)
- a solução mais simples e a mais difícil ao mesmo tempo, com um novo par de transformadores (onde os descobrir?) fazer tudo desde o inicio...e ficar com dois aparelhos independentes.
De momento a hipótese mais realizável parece-me a 2ª, que leva à dificuldade de "enfiar" quase o dobro dos componentes que eu tinha planeado na "nova" caixa, eu que sou um tipo nada arrumado prefiro viver no "caos organizado".
Ainda continuo a tentar decidir o que fazer.

fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 9/5/2014, 22:45

Boa noite a todos

Carlos, peço desculpa da inquietação que lhe causei ao propor que fizesse uma segunda versão do seu PTphones.

Não me lembrei do pormenor dos transformadores, isso é que é, na realidade seria uma experiência cara. Por sinal eu quando comprei foi dois pares, mas por azar nas experiências facilitei em demasia o "soldar e de-soldar" e o resultado foi ter queimado um transformador Sad , queimado mesmo com calor excessivo do ferro de soldar Crying or Very sad Evil or Very Mad . O outro que ficou sozinho, foi resolver o problema do nosso amigo mFigueiredo que igualmente teve um acidente e fundiu um dos dele.  Sad 

Bem, claro que o Carlos pode fazer apenas o circuito proposto com os 4 transístores e na teoria poderia colocar um selector com duas secções, uma para a entrada dos transístores e outra na saída e aparentemente a coisa funcionava.
Mas duvido, no circuito existem, salvo o erro, 125V, ora bem já está a ver o estalo que daria no seu equipamento a comutação de 125V continuos na linha de audio, deveria ser assim um PUM  bom  Embarassed  Shocked  bom  Twisted Evil tipo nem sei bem o quê, mas que possivelmente meteria vários componentes a cheiras a esturro, meteria  bom .

Será melhor então nem pensar em comutar semelhante coisa.

Por falta de transformadores, faça então um teste bem mais simples. Memorize bem o desempenho sónico do seu PTpré com o circuito que actualmente tem em utilização, penso ser um SE apenas com um BF471.

Faça então as alterações que o TD124 propôs com a malha de 4 transístores. Deixe então o equipamento ligado a reproduzir musica durante dois dias (fim de semana) e vá ouvindo as diferenças do que ouvia anteriormente e do que ouve com a malha de transístores.

Há aqui um problema que penso ninguém ter alertado  Question e que meu entender seria importante avaliar. Trata-se do consumo dos 4 transístores que em principio passa a ser 4 vezes superior, né  Question  Question  Question .

Ora bem se bem me lembro, segundo o esquema original, o bias aplicado ao BF471 é de 6,3mA. Ora 6,3X4= 25,2mA. Não quero induzir alguém em erro, eu é que posso estar enganado, mas vou fazer uma comparação que pode ser estupida Rolling Eyes Rolling Eyes mas lá vai. Quem souber fazer melhores calculos do que eu, e não é preciso muito, que me contrarie e corrija, non problem Very Happy 

Vejamos, segundo as minhas contas  Question  Question uma válvula do PTphones ao que me parece estar com 3 mA de I no funcionamento, e então fazendo as contitas temos: 25,2 mA/3 mA irá então dar o consumo de HT de 8 válvulas (arredondando para baixo) do pTphones.

Se não me enganei e atendendo à dimensão do transformador, salvo erro 50 mA na HT, chega-se à conclusão que a totalidade de oito transístores com um consumo de 50,4 mA, acrescentando 6 mA das duas válvulas, vamos ter 60 mA. Temos ainda o consumo das resistências de queda de tensão que nunca medi, mas também consomem, então facilmente se chega à conclusão que temos muitos animais para tão pouca palha Very Happy , ou pior muitos pescadores num lago pequeno Very Happy Very Happy Very Happy .

Se assim acontecer o amigo Carlos quando ligar essa bateria de transístores, vai ver desaparecer a HT do circuito de alimentação  Surprised  Embarassed . Neste caso ( e penso que o bobinador deu uma folga na potencia do transformador  Very Happy  Question  Very Happy ) pode sempre avaliar se antes de R1 do circuito de alimentação tem tensão suficiente que possa reduzir o valor deste resistência. E cuidado não demore muito, porque com este consumo ela vai aquecer muito e pode abrir.
Portanto amigo há que ter cuidados especiais com a alimentação. Mas estou convencido que a tensão vai baixar bastante, mas claro tem que a compensar afinando R1. Esta Resistência pode baixar até 100R, convém ser bobinada de qualidade com pelo menos 5W.
Depois possivelmente afinar as de cada válvula as R7 para ter lá os 250V, não esquecendo os 90V entre a massa e o mais dos filamentos, enfim este esqueça para já.

Caso necessite, conte sempre com o meu apoio.

Está com vontade de fazer as alterações, faça. Mas conte com as dificuldades que até agora ninguém abordou e que certamente vai ter pela frente.pale pale 

Um abraço

MCA
 cat 
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 12/5/2014, 22:59

MCA.hifi escreveu:
Ora bem se bem me lembro, segundo o esquema original, o bias aplicado ao BF471 é de 6,3mA. Ora 6,3X4= 25,2mA. Não quero induzir alguém em erro, eu é que posso estar enganado, mas vou fazer uma comparação que pode ser estupida Rolling Eyes Rolling Eyes mas lá vai. Quem souber fazer melhores calculos do que eu, e não é preciso muito, que me contrarie e corrija, non problem Very Happy 

 
Boa Noite a todos,

Tenho outra opinião:
Dos 4 transistores, 2 estão em serie (os dois que atacam diretamente o transformador), pelo que, se a corrente de cada transistor for 6,3mA, corrente total deveria ser 3x 6,3mA= 18,9mA por cada canal

18,9x2=37,8mA + as valvulas 6mA = total 43,8mA

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 12/5/2014, 23:22

Ainda bem que há um Carlomar que repara melhor nestas equações.

Bem seja como for é necessário ter em atenção que 4 transístores não é o mesmo consumo que um transístor. E a diferença não é pequena.

Mesmo atendendo ás contas do Carlomar o transformador fica com a sua capacidade de corrente no limite.

Vai ter que fazer ajustes na fonte, certo?  Question 

Cumprimentos

MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 20/5/2014, 15:36

Viva

Isto quando se pensa que já se têm todas as hipóteses e imponderáveis debaixo de olho e pensadas eis que aparece algo novo, a cara metade resolveu numas das suas "fúrias de limpeza semanal" partir-me o cabo dos auscultadores cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 197746 , agora que estava a preparar-me para uma maratona de audição ao pTphones na sua versão inicial, para mais tarde recordar study .
Agora ando numa tarefa de fazer um cabo novo, já que o outro não tem reparação. A aquisição dos diversos componentes já começou cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 346205 , conto apresentar aqui a sua construção. A alteração ao pTphones segue dentro de momentos. Agora só estou indeciso entre arame farpado ou cerca electrificada para manter tudo a salvo das "limpezas" cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 641851 .
fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Antero Pereira 20/5/2014, 22:29

Diplomata escreveu: Agora só estou indeciso entre arame farpado ou cerca electrificada para manter tudo a salvo das "limpezas" cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 641851 .


arame farpado eletrificado  affraid  affraid 

abraço e boa construção

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 21/5/2014, 20:54


Boas.

Não é a Klotz que tem uns cabos bons para auscultadores?
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 21/5/2014, 21:25

Viva

A Gotham também tem...

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 11/6/2014, 21:20

Viva a todos

como já se passou bastante tempo desde que fiquei sem cabo de auscultadores, e apesar de ainda não ter todos os componentes(faltam as fichas para ligar aos auscultadores propriamente) já deu para fazer o gosto ao ferro de soldar e entretanto espero que no máx, no inicio da próxima semana já tenha as fichas para poder terminar o cabo.
Vamos então dar inicio à realização de um cabo de auscultadores, neste caso para uns Sennheiser HD560 Ovation II:

Ora, o que temos para já....

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07610

o cabo...

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07710

quatro condutores individuais envolvidos por uma malha de cobre como blindagem


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07711

ficha NP3X de 1/4" da Neutrik e manga retrátil que irá ser utilizada na outro extremidade do cabo para fazer a divisão deste para os auscultadores.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07712
só por curiosidade, o cabo antigo que utiliza uma ficha de 3,5 mm e as fichas, não muito fáceis de encontrar, que ligam aos auscultadores


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07713
soldadura dos condutores à ficha


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07714
outra perspectiva, para não parecer que ficou tudo unido a fazer contacto entre si


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07715
agora é só montar as peças


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07716
e já está....

a montagem da outra extremidade vai ter de esperar pelas fichas em falta e vai ser um pouco mais delicada de fazer pois implica descarnar o cabo e dividir a malha em duas....
devo acrescentar que estou a seguir este esquema de ligação da malha para esta realização:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Ligar_10

o término do cabo está quase, já estou a desesperar, o pTphones não anda, estou sem auscultadores, enfim está quase, aos poucos isto vai.

fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 2/7/2014, 15:48

Viva a todos

E finalmente eis que tudo chegou para acabar o cabo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07717

as tão esperadas fichas...

agora é só acabar...

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07718

primeiro, descarnar o cabo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07719

separar os condutores

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07720

formar o cabo esquerdo e direito

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07722

introduzir a manga retráctil e voilá

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07721

pena é que visto ao perto fica denunciado que a mão treme quando não deve...

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Dsc07725

o resultado final...

não tenho fotos, tal era a pressa de ouvir o resultado final, mas ficou por mostrar que a cavidade onde o fio foi soldado às fichas foi cheio com cola para aumentar a resistência e depois coberto com manga retráctil.

Em jeito de curiosidade, o cabo original tinha 3m e uma resistência de 1,6 ohm, o cabo novo tem 4m e uma resistencia de 0,3 ohm...

Agora vamos ao que interessa, o pTphones...

fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 2/7/2014, 22:11


Parabéns pelo resultado Carlos Barata.

Sobre soldar e queimar onde se não deve...Acontece. Só quem não solda é que pode dizer que nunca queimou nada na periferia das soldaduras!

Sobre o PTPhones...Ou PTPré como é o caso do meu, força nisso.
O meu está no final de mais uma grande evolução. Já nem sei se é a MK III ou MK IV. Agora tem os transformadores todos pipi, por fora e por dentro. Nova cablagem e optimização do circuito de saída.

Só uma palavra: FANTÁSTICO! Se já era muito bom, agora ficou excelente!

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 22 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 22 de 23 Anterior  1 ... 12 ... 21, 22, 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos