Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+21
TenhoFrio
abstractNomad
luis lopes
Mfigueiredo
manel1
cello
Blink
Orion
Carlomar
longplay
ricardo onga-ku
Racional
Paulo André
AMP
Diplomata
fm&stereo
pumabr
td124
MCA.hifi
RuiGSousa
ferreirafm
25 participantes

Página 23 de 23 Anterior  1 ... 13 ... 21, 22, 23

Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  luis lopes 3/7/2014, 14:44

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 403861 
dá trabalho, mas ficou um "mimo"!
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 3/7/2014, 15:46

Mfigueiredo escreveu:
Parabéns pelo resultado Carlos Barata.



O meu está no final de mais uma grande evolução. Já nem sei se é a MK III ou MK IV. Agora tem os transformadores todos pipi, por fora e por dentro. Nova cablagem e optimização do circuito de saída.

Só uma palavra: FANTÁSTICO! Se já era muito bom, agora ficou excelente!


Viva Mfigueiredo

O meu obrigado na parte que me toca, agora o seu pTpré é que já merecia uma (re)apresentação, conte, conte que o pessoal é curioso e se vier acompanhado por umas fotos, é ouro sobre azul.

fique bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 14/10/2015, 22:18

Boa Noite

Já lá vão uns anos e este projeto dá sempre saudades. Para mim foi uma aventura maravilhosa aonde me correspondi, conheci e fiz amigos. cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 969831

Quando assim é pode-se dar por muito bem empregue as noitadas que passei em frente a um computador que por desgaste (coitado) deu o berro.

É impressionante comparar os tempos em que o pessoal se empenhava nestas pequenas coisas, que no fundo eram a base de uma pintura porreira da vida da convivência saudável e como disse surgiam amizades e amigos que nunca esperaríamos ter.
Comparando com o que se passa hoje, aonde por força dos nossos ilustres dirigentes, políticos, financeiros etc, a vida se tornou numa espécie de sobrevivência economia e pior que isso numa sobrevivência cultural aonde não nos resta tempo para estas maravilhosas coisas que fizemos ainda não muito tempo atrás.

Mas no meio desta desgraça que se abateu sobre nós, ainda haverá experiencias para contar por alguns dos últimos intervenientes neste projeto. Tanto por aqueles que ainda andam de volta dele como daqueles que ainda o têm como parte do seu equipamento de audio.

Seria interessante que por exemplo o Diplomata nos surpreende-se com o resultado da alteração que se propunha fazer com os 4 transistores antes do transformador.

Sei que um dos amigos que comprou dois pares de transformadores parafeed, utilizou agora dois dos transformadores como transformadores de saída de um amplificador que utiliza uma rarissima valvula de aquecimento direto. Soem muito bem ao nível do melhor que há pelo mercado internacional. Eu próprio que fui o pai dos transformadores fiquei surpreendido com a noticia e os resultados.

Destes transformadores foram feitos 44, são peças raras que possivelmente ainda haverá pessoal à procura. Quem os tem deve estima-los e não fazer asneiras que os avariem. Laughing Laughing

Saúde a todos e se houver noticias seria interessante o pessoal continuar a participar e a dar noticias. É sempre bom recordar. Very Happy Very Happy Very Happy

Um abraço a todos
MCA
cat

MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 4/11/2015, 10:04

MCA.hifi escreveu:



Seria interessante que por exemplo o Diplomata nos surpreende-se com o resultado da alteração que se propunha fazer com os 4 transistores antes do transformador.

Saúde a todos e se houver noticias seria interessante o pessoal continuar a participar e a dar noticias. É sempre bom recordar. Very Happy  Very Happy  Very Happy


Olá MCA, fico muito contente por dar noticias.

É sempre um prazer recordar este projecto e toda a sua ajuda inestimável para o levar a bom porto.
Tal como refere acima, a alteração com os 4 transístores está em marcha, mas em marcha com um grande parêntesis pelo meio pois de momento o pTphones está por acabar de montar numa caixa de mudanças.....
Pelo meio também comecei a construir um amplificador F5 do Nelson Pass, mas com dissipação de calor activa com ventoinhas para lhe reduzir as dimensões exteriores, mas os dissipadores que utilizei não conseguem dar conta do recado e como tal ainda não o apresentei pois agora só fica acabado quando tiver tempo (€) para comprar um dissipador (muito) maior....
Quanto ao pTphones, da sua passagem de amplificador de auscultadores para pré amplificador/amplificador de fones com o circuito com a evolução de 4 transístores no circuito ainda só tenho o painel traseiro da nova caixa terminado com todas as rca e afins, não é por não querer é por não poder que não lhe dou mais atenção, peço a quem esteja a seguir este tópico ( haverá ainda alguém?) uma (boa) dose de paciência, mas as coisas nem sempre correm com a velocidade que nós gostaríamos.
É sempre um prazer MCA, saudações a todos.

Carlos Barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  vinyl33 5/11/2015, 13:52

Diplomata escreveu:..... peço a quem esteja a seguir este tópico ( haverá ainda alguém?) ....

Carlos Barata

PRESENTE !

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Paulo André 5/11/2015, 14:39

vinyl33 escreveu:
Diplomata escreveu:..... peço a quem esteja a seguir este tópico ( haverá ainda alguém?) ....

Carlos Barata

PRESENTE !

Abraço

Idem!!

ainda não montei o meu... Embarassed
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 13/11/2015, 00:34

Boas,

Presente!
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 13/12/2015, 23:19

Vivam caros amigos

Ainda existem resistentes ...

O Paulo é que tem que pagar uma multa por ainda não ter montado o dele. Estarei enganado, mas chegou a montar em tábua para experiencias e audição ????

Saudações a todos
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Antero Pereira 9/1/2017, 22:56

boa noite

como este topico ja tem uns anos e a maior parte das fotos, esquemas e lista de componentes ja não estão visiveis, seria possível quem os tivesse postar aqui novamente?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 12/1/2017, 12:13

Viva

Eu tenho "alguma" (muita) coisa do que foi postado por aqui, nomeadamente fotos e impressões rascas das instruções do MCA quando era altura de acrescentar ao circuito algum componente especifico.
Agora já não sei se será desta parte do tópico ou da 1ª metade deste.
Vou procurar nos discos que tenho e à medida que for encontrando alguma coisa vou colocando aqui as fotos (e tenho uma foto nova a acrescentar ao tópico.....). cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 695929
Fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Antero Pereira 14/1/2017, 21:38

Diplomata escreveu:Viva

Eu tenho "alguma" (muita) coisa do que foi postado por aqui, nomeadamente fotos e impressões rascas das instruções do MCA quando era altura de acrescentar ao circuito algum componente especifico.
Agora já não sei se será desta parte do tópico ou da 1ª metade deste.
Vou procurar nos discos que tenho e à medida que for encontrando alguma coisa vou colocando aqui as fotos (e tenho uma foto nova a acrescentar ao tópico.....). cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 695929
Fiquem bem

carlos barata

E então essa novidade quando a coloca cá?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 16/1/2017, 12:41

Viva

Ora novidades, novidades:


já consegui passar daqui:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Dsc08612


para aqui:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Img_2011

também já tenho esta parte acabada...

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Img_2010

à esquerda botão on/off e led, ao centro em baixo selector de entradas, em cima (ausente) selector de impedâncias, à direita em baixo ficha de fones, em cima (também ausente) potenciómetro de volume.

Jà terminada também, a traseira da caixa, fichas rca já colocadas e ficha IEC.
Isto vai devagar mas vai, vou tentar agora acelerar mais, pois como tenho meu sistema agora estou mesmo necessitado de um prévio...
Obrigado pela paciencia
Fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Antero Pereira 16/1/2017, 21:45

Assim ja vemos trabalho e vamos aninando este topico.

Este é a versão de 4 transistores certo? se sim esta é a versão que eu gostava de construir, ja estou em contacto com um construtor de transformadores para ver se é possivel fazer o de alimentação e os de saída, para os de saida estava a pensar fazer só com uma impedância de 600 ohms para utilizar como pré, precisava era da lista dos componentes para começar pesquisar .

as valvulas vão ficar no meio do dissipador?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 20/1/2017, 15:54

Antero Pereira escreveu:Assim ja vemos trabalho e vamos aninando este topico.

Este é a versão de 4 transistores certo? se sim esta é a versão que eu gostava de construir, ja estou em contacto com um construtor de transformadores para ver se é possivel fazer o de alimentação e os de saída, para os de saida estava a pensar fazer só com uma impedância de 600 ohms para utilizar como pré, precisava era da lista dos componentes para começar pesquisar .

as valvulas vão ficar no meio do dissipador?

abraço

Viva

É de facto a versão de 4 transístores, a de 1 eu já a tive a funcionar por bastante tempo, mas o bicho da "upgradite" é uma coisa lixada e havendo uma versão superior.....
Para os transformadores nada como entrar em contacto com o MCA o nosso mentor desde o inicio deste tópico, ele já tinha comentado que o transf. de alimentação daria à justa para 4 transístores ( o projecto inicial era 1 transístor....) qualquer comentário vindo dele será uma ajuda preciosa.
Vou tentar dar uma ajuda nos componentes com as fotos seguintes, as válvulas não necessitam de dissipador, ao ar livre o vidro destas atingia 57ºC.


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Alimpt11

esquema da fonte de alimentação


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Fonted11

componentes utilizados na realização da fonte de alimentação

a seguir legenda dos mesmos:

Fonte de Alimentação


1 – Transformador de Alimentação


2 – Porta fusível Schurter


3 – Fusível T Bussman-Cerâmico


4 – C1 0,1µF Vishay ero


5 – C2 47µF Vishay


6 – C3 0,47µF Vishay


7 – C4 2200µF Vishay ero


8 – C5 2,2µF Vishay ero


9 – C6 220µF Vishay


10 – C7 0,22µF Vishay ero


11 – C8 2,2µF Evox-Rifa


12 – D2 ponte rectificadora


13 – D1 e D3 BYV96E Vishay


14 – C1 Reg 12V Fairchild Semiconductor


15 – R1 3,3kΩ Tyco Electronics


16 – R2 330kΩ Tyco Electronics


17 – R3 100kΩ Tyco Electronics


18 – C1’ 0,1µF Arcotronics


19 – Tampa p/ Transformador de Alimentação


20 – Dissipador térmico p/ C 1 Reg 12V AAVID Thermalloy


21 – Isolador térmico Bergquist


22 – Isolador eléctrico Dim


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Ptphon11

esquema original do Ptphones (1 transístor)

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Ptphon10

evolução do Ptphones (4 transístores)

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Amplif10

componentes utilizados para a versão original do Ptphones.

legenda da foto:
Amplificador


24 – Pontenciómetro ALPS 50kΩ


25 – R1 220Ω metal Welwyn


26 – R2 10kΩ metal Welwyn


27 – R3 e R4 1,5kΩ metal Welwyn


28 – R5 22kΩ Tyco Electronics


29 – R6 100Ω carbon Tyco Electronics


30 – R7 1,8kΩ Tyco Electronics


31 – C1 0,47µF Epcos


32 – C2 100µF Panasonic


33 – C3 10µF Panasonic


34 – C4 22µF Panasonic


35 – C5 47µF Nichicon


36 – Jack 3,5mm Neutrik


37 – Comutador de saída C&K


38 – Botão do comutador de saída


39 – Dissipador térmico p/ BF471


40 – Tr1 BF471 Philips


41 – Socket válvula


42 – Válvula ECC82 JJ Electronic


assim de memória acho que a resistência 16 tem de ser alterada para se obter os valores pretendidos de voltagem na alimentação, mas vou procurar nos meus papeis para confirmar.

fotos colocadas pelo MCA aquando da montagem dos diversos componentes do Ptphones:

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Ligtra11

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Massae11

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Terras11

se encontrar mais material, eu coloco aqui.
fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 23/1/2017, 14:56

Diplomata escreveu:


16 – R2 330kΩ Tyco Electronics »alterada para 220 kohm, óxido metal,2W





Amplificador





25 – R1 220KΩ metal Welwyn



30 – R7 1,8kΩ Tyco Electronics » alterada para 4,7Kohm



33 – C3 10µF Panasonic

                               33 e 34  »» substituir por 1 ou mais condensadores (em paralelo) que totalizem 30µF/250V (muito importante os 250 V, nunca abaixo desta voltagem), escolher a marca que mais g€€ostem: Mundorf, Jantzen, ClarityCap, etc

34 – C4 22µF Panasonic  





Viva

Ficam aqui as alterações a fazer em termos de valores de resistências para se ter valores reais de voltagem (diferença de potencial) o mais aproximado aos valores teóricos do circuito.
A alteração dos condensadores é onde se pode fazer a experimentação sensorial, uma marca e modelo soará a uns de uma forma, outros da mesma marca e modelo diferente soará de forma diferente, marcas diferentes então soará .....
Eu estou a utilizar a recomendação inicial do MCA:

http://pt.rs-online.com/web/p/condensadores-de-pelicula-de-poliester/1854274/

fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 23 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 23 de 23 Anterior  1 ... 13 ... 21, 22, 23

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos