Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+21
TenhoFrio
abstractNomad
luis lopes
Mfigueiredo
manel1
cello
Blink
Orion
Carlomar
longplay
ricardo onga-ku
Racional
Paulo André
AMP
Diplomata
fm&stereo
pumabr
td124
MCA.hifi
RuiGSousa
ferreirafm
25 participantes

Página 13 de 23 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 18 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 20/7/2011, 10:52

Carlomar disse:

"Ou será que o Manuel está a fazer confusão com R7, esta sim 4,7kohm."

Pois. Provavelmente estou a trocar as resistências. Obrigado pela observação. Irei esperar pelo resto dos componentes e então fazer a devida correcção.

De qualquer modo, no fim, as medições terão de ser ajustadas e se houver valores não compatíveis com o esquema, lá terei de os corrigir.

Também, se me diz que as válvulas não aquecem muito, irei ponderar novamente o uso da baquelite. É muito mais simpática do que o alumínio. Nem que use alumínio só na região dos suportes das válvulas.


Última edição por Mfigueiredo em 20/7/2011, 10:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção)
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 22/7/2011, 10:14

Viva

Pois é, o grande dia chegou, acabei de soldar... cheers Eu tinha referido que só me faltavam 3 soldaduras...., até se ter partido um pino de um BF471 o que levou a que ficasse sem o par emparelhado pelo MCA, enfim cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 197746 Por agora vai ficar sem bypass ao C4, tenho de ir à procura dos condensadores referidos, o problema de ser o primeiro projecto de Diy é que não tenho sobras que vai sempre ficando de trabalhos anteriores.
Mas o que eu queria perguntar é se têm algum método para testar o circuito de HT sem o ligar à fonte de alimentação para evitar estoiros de algo mal ligado ou enganos no circuito, o circuito de 12,6 V já o testei com as válvulas e está ok.
O que pensei fazer foi: com pilhas de 9V e usando 9 ou 18V no circuito de HT verificar se as quedas de tensão são em % semelhantes às esperadas com 250V, por ex: à entrada de R7 estão 295V e à saida 250V, isto corresponde a uma queda de tensão de 15.25%, esta % será semelhante se se utilizar 9 ou 18V e evitam-se riscos maiores, estou a dizer barbaridades???

obrigado

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 22/7/2011, 20:54

Diplomata escreveu: até se ter partido um pino de um BF471 o que levou a que ficasse sem o par emparelhado pelo MCA, ...


O que pensei fazer foi: com pilhas de 9V e usando 9 ou 18V no circuito de HT verificar se as quedas de tensão são em % semelhantes às esperadas com 250V, por ex: à entrada de R7 estão 295V e à saida 250V, isto corresponde a uma queda de tensão de 15.25%, esta % será semelhante se se utilizar 9 ou 18V e evitam-se riscos maiores, estou a dizer barbaridades???
Enquanto não chegam os entendidos em válvulas eu vou tentar ajudar:

Compreendo o seu raciocínio.
Mas, uma válvula ou um transístor não terá um comportamento linear com diferentes tensões como se de uma resistência pura se tratasse.

Além disso 9V ou 18 não sei se são suficientes para haver condução no vácuo.

Sugiro que meça as tensões em HT em vazio. Se tiver 340 V em vazio já é um bom principio.

Se quiser testar a queda de tenção na fonte de alimentação, poderá fase-lo substituindo os circuitos do ptphones, por 2 resistências, ou seja, aplicando a alta tenção sobre duas resistência de 22k ou 27k 5W, (uma para cada canal) e que deverá provocar uma queda de tenção próxima da provocada pelo consumo real do PTphones.
Mas mantendo as resistências R1 e R7 no circuito, antes da resistência 22k ou 27K.

Isto seria apenas para testar a fonte de alimentação.



No meu caso o consumo de cada canal é de 9,5mA.

De qualquer forma se seguir o esquema do MCA que coloquei alguns dias atrás, com R1 1,8k e R7 4,7K deverá bater tudo certo.

Não esquecer também que R2 foi alterada para 220K.

Precisa de mais algum transístor BF471?

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 25/7/2011, 15:10

Viva

Obrigado pela resposta Carlomar

O meu interesse neste caso era verificar erros de ligações no circuito, já dei com um... Daí o querer utilizar baixas voltagens...
A parte de testar a fonte com carga simulada ainda não fiz...a resistencia R1 que refere é do circuito do amplificador?? mas essa está junto ao potenciometro e não na entrada do circuito....
Os Bf 471 eu tenho (tinha) 4, um par inicial e outro que o MCA me emparelhou quando fui a sua casa buscar mais material...mas o meu muito obrigado na mesma

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 25/7/2011, 16:56



Uma forma segura de se verificar se há algum curto-circuito é fazer a ligação à tomada, com uma lâmpada de chama, normal, em série com o aparelho a testar, neste caso o PTphones. Sem as válvulas colocadas. No caso de tudo estar bem, a lâmpada de teste acende, mas vai-se logo apagando à medida que os condensadores da fonte se carregam. No fim fica completamente apagada.

Se não apagar é porque continua a haver corrente no circuito e há um curto com toda a certeza. O melhor neste caso é verificar tudo de novo.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 25/7/2011, 21:02

Diplomata escreveu:...a resistencia R1 que refere é do circuito do amplificador?? mas essa está junto ao potenciometro e não na entrada do circuito....
Não. referia-me R1 da fonte de alimentação.(1,8K)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 29/7/2011, 10:41

Viva

A minha fonte de alim dá 304V nos dois canais com uma resist de 47K em cada canal na sua saida antes de passar na R7, como só tenho duas destas resist não as juntei em paralelo (ficava com 23.5K) mas só podia testar um canal de cada vez, vou arriscar e ligar o circuito de audio... quando regressar de férias logo se verá se fiquei com um Ptphones a tocar ou esturricado.
Boas férias a todos.

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 29/7/2011, 11:08

Diplomata escreveu:

A minha fonte de alim dá 304V nos dois canais com uma resist de 47K em cada canal na sua saida antes de passar na R7,

Parece-me bem. nesse ponto deveria ter 295V. 304V está muito próximo. Quando tiver a carga correta esse valor vai descer.

Em relação á fonte parece tudo bem.
Espero que assim seja também com o resto do circuito.
O mais importante é ter o condensador de 30uf bem ligado, porque bloqueia corrente DC ao primário do transformador.

Com certeza vai tudo correr bem.

Boas Férias e dê noticias.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Selecção de resistencias

Mensagem  Carlomar 31/7/2011, 18:18

Tenho feito alguma seleção de resistências e passo a descrever os meus resultados:

R6 - 100ohms 1 ou 2 W
Neste ponto tenho usado até agora na tábua prototipo uma resistência de Filme de carbono Vulgar comprada na Dimofel.

Entretanto madei vir 2 resitencias mais apropriadas para Audio:

-Kiwame 2w film carbon http://www.partsconnexion.com/resistors_kiwame_two_watt.html
-PRP Film metal 1w http://www.partsconnexion.com/resistors_prp_one_watt.html
cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 P1040835d

Estas resistências tem sonoridades completamente diferentes, sendo as de filme metálico mais detalhadas e frias enquanto as de carvão mais quentes e musicais.

No meu sistema, eu prefiro claramente as Kiwane pela sua musicalidade, sendo que a sonoridade me parece mais natural e orgânica, com maior sentido de presença dos instrumentos e vozes.
A perda de detalhe relativamente á PRP é minima, pelo que esta é claramente a minha escolha.

No entanto quem tiver um sistema já de si demasiado "quente" poderá aqui optar por uma filme metalico.
Testei também neste ponto umas Dale e Mills.

Por isso a tabela fica assim:
1ºKiwame Carbono
2ºDale/MILLS Filme Metálico
3ºPRP Filme Metálico
4º-Dimofel Carbono

Todas as resistências foram queimadas antes da audição.


MCA.hifi escreveu:
... As resistências do circuito de funcionamento das valvulas e bias dos transistores são da marca Kiwame, estas resistencias são de grande qualidade de filme de carbono, são consideradas de nivel de ruido mais baixo que as melhores resistências de filme de metal ...

Tenho portanto que agradecer ao MCA pela dica, (normalmente são dicas muito confiáveis) embora eu acho que não devemos pensar só pela cabeça dos outros, e por isso gosto de me certificar e experimentar no meu sistema.

È bom ter alguém que nos aponta o caminho.
Obrigado
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 31/7/2011, 18:39

Já nas resistências de entrada de sinal R1 e R2 a minha escolha caiu claramente para as DALE RN55.

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 P1040836i


Aqui as Amtrans AMRG, de filme de carbono, das quais esperava muito, foram uma desilusão.

Neste ponto as DALE filme metalico, ao contrario do que seria de esperar tem uma sonoridade mais cheia e quente que as Amtrans.

Por vezes os resultados não são os que esperamos, por isso há vantagem em experimentar diversas combinações de componentes.

No entanto isto vai ao encontro de um conselho que o MCA já nos tinha dado, filme metálico na entrada e o resto Filme de carbono.


Todas as resistências foram queimadas durante uma semana, dia e noite, em iguais condições ligadas á saída de um Radio de FM sem antena.

Falta testar as HOLCO, TAKMAN REX e PRP
Este é o metodo de queima que uso:
cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 P1040837hw

Esta é grande vantagem do Diy, podemos fazer o fine-tuning a nossa maneira de forma a conseguirmos a melhor integração com os restantes elementos do sistema de som e por isso os meus projetos passam primeiro pela tábua prototipo, antes de adquirirem um caixa definitiva.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 7/8/2011, 21:05



Boas.

Hoje dediquei mais algum tempo à montagem do meu PTPré e com alguns componentes ainda em falta, lá andei a "desenrascar" uns usados de uns aparelhos avariados que tenho por cá, de modo a poder fazer já algumas medições.

Depois de ter a fonte quase pronta, consegui os seguintes valores:

- HT à saída dos D3 = 338 VDC.
- Filamentos = 12,54 VDC (aqui usei um díodo 1N5062 que encontrei).
- Tensão entre M e filamentos = 95 VDC. (aqui usei uma resistência R2 de 251kOhm). Falta a de 220 kOhm. Usei também como C8 um valor muito mais elevado do que o projecto recomenda.

Depois fiz o teste da alimentação dos filamentos e funcionou bem. Tudo dentro dos valores, excepto o aquecimento do regulador, que chegou aos 71 ºC, mesmo com um dissipador relativamente generoso. Terei de o reforçar.

E para já é tudo. Bem gostava de o ter já a tocar, mas por enquanto limitei-me a ver o brilho das válvulas, o que já não foi mau, eheheh!

Entretanto vou pensando também na caixa.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 15/8/2011, 18:12

Vivam caríssimos Amigos Very Happy Very Happy Very Happy

Após uma conhecida tempestade que se abateu sobre a minha zona habitacional em Final de Abril, foi um dos muitos habitantes desta zona (Benfica / Amadora) a ver de um momento para o outro a habitação e bens inundados.
Não vou falar dessa peripécia, mas há 4 meses que tenho passado as passas do Algarve. Tive que fazer obras de reparação e remodelação da habitação o que implicou desmontar moveis e equipamentos de parte da casa e passar tudo encaixotado para outra parte. Findas as obras nesta passar todos os caixotes para outro lado para obras deste. Após esta gincana toca de tirar tudo dos caixotes e arrumar nos seus lugares, esta fase é muito demorada e é nesta fase que me encontro, sensivelmente a meio.
Aproveitei a bagunça para solicitar a intervenção de um electricista e refazer a instalação eléctrica que por contar com mais de 30 anos estava fora de normas e segurança, neste campo fiz linhas directas com condutores de 4mm do quadro para as tomadas do equipamento, mandei fazer uma nova linha de terra a substituir a velha que constava de uma perigosa ligação ao cano da agua ( affraid affraid affraid ) e sendo assim ... segui o experiente conselho do electricista, que para tal descascou um pilar até a um ferro e ligou lá a alinha de terra, extraordinário, tenho 230V entre a terra e a fase.
Penso vir a ter uma alimentação mais limpa e rápida, claro com os efeitos positivas que se irão certamente reflectir no comportamento do equipamento de áudio.
A alimentação que refiro e o seu comportamento não é diferente da nossa, pois quem come e bebe bem (tudo do melhor) é saudável e tem força e agilidade para desenvolver os mais complexos desafios da vida, ao contrário uma má alimentação (por vezes nem há) a pessoa não tem bons resultados físicos ou mentais. Concordam ????

Esta tem sido a principal razão de não ter tido tempo para acompanhar o tópico do PTphones. No entanto no pouco tempo desponivel que tive ainda arranjei um pouquinho para ir ver os emails, estranhamente deixei novamente de receber avisos de alerta das intervenções no tópico, coisa da informática Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Entretanto hoje estiva a dar uma vista de olhos sobre o tópico e reparei que havia muitas e motivadas intervenções.
Já estiva a dar uma olhadela e com certeza que algumas das intervenções ou questões merecem uma resposta minha. Já fiz aqui um apanhado ao que considero ter ficado no ar, e num próximo post responderei aos temas e questões levantadas.
Quero agradecer o reconhecimento e amizade que todos os participante têm demonstrado pela por mim e pelas minhas opiniões. Tentarei reconhecer todos os comentários e apreço tentando manter a minha disponibilidade e empenho nesta nobre forma de estar de um DIY.

Cumprimentos
MCA
cat cat cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 15/8/2011, 23:34

MCA saudamos o seu regresso.

Amigos preciso de ajuda.
Estou com um problema grave.
Muito grave seria a perda dos transformadores de saída.
Para já o problema é apenas grave, pois penso que queimei o transformador de alimentação.

O pré estava ligado mas não estava a ouvir musica. Nem sequer estava na sala.
Costumo ligar o pré 1 ou 2 horas antes de ouvir musica pois sinto que a frio não dá o seu melhor.

Entretanto o disjuntor diferencial do quadro desligou.
Quando entrei na sala senti um cheiro a verniz queimado.

O transformador de alimentação estava muito quente cerca de 90ºC no núcleo de ferro.

Desliguei-o e medi com o multímetro e está com 50ohms no enrolamento primário.

È aqui que peço ajuda.
Alguém pode medir o enrolamento primário para me dar o valor correto?
Basta medirem com o multímetro na ficha de alimentação.
Estive a pesquisar tópicos anteriores e não encontrei nada.
Apenas encontrei a resistência ohmica dos transformadores de saída, mas poderei não ter visto tudo.

Posteriormente verifiquei que há uma passagem direta de uma das extremidades do primário, para o fio da blindagem eletrostática. (Apenas 1ohm)

Não sei o que poderá ter ocasionado este problema pois parecia estar tudo bem com o pré desde a ultima alteração que fiz a cerca de uma semana, com excelentes resultados, que foi melhorar a filtragem com uma bobine.

Assim a filtragem original CRC passou a ser CRCLC.
Os resultados foram logo evidentes com uma profundidade dos planos sonoros muito superior.

Contava partilhar aqui no fórum esta experiência, que foi motivada por uma frase do MCA, onde refere que o Pré depende muito da qualidade da fonte de alimentação.
Pois neste momento não tenho fonte de alimentação!cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 197746

No entanto á cerca de uma semana que fiz esta alteração, e desde ai que estava tudo bem.

O fusível é o recomendado de 0,5A e não rebentou, o que me leva a pensar que talvez fosse melhor usar um fusível talvez de 315mA ou 250mA, para uma proteção mais eficiente.

Poderá ter havido algum problema no circuito, que levou a puxar demasiada corrente do transformador?
Poderá o pré ter entrado em oscilação?

São perguntas sem resposta para já.

O que preciso primeiro é saber a resistência ohmica do primário e parece que vou precisar de outro transformador ou rebobinar este.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Darei mais pormenores assim que perceber o que se passou.

cumpr.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Paulo André 15/8/2011, 23:53

Estive a medir o primário (castanho) e tem os 50 ohms
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 16/8/2011, 00:05

Obrigado Paulo Pela rápida resposta.

Acabei de testar o circuito dos filamentos com outro transformador e está tudo bem neste circuito.

A tenção aqui em casa hoje anda pelos 238V mas por vezes passa dos 240V. Penso no entanto que isto não seja problema.

Mas parece que o problema do transformador é muito grave pois acabei de medir o secundário de 240v(fios azuis) e tem apenas 0,6ohms ou seja está em curto.
E o pior é que também tem uma passagem direta com o primário e com o fio da blindagem eletrostática.
Apenas o enrolamento dos filamentos está isolado dos outros enrolamentos.

Peço ajuda ao MCA no sentido de saber se o bobinador poderá fazer a rebobinagem do mesmo, e também se está a trabalhar ou se está de férias?

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 16/8/2011, 00:13

Tudo leva a crer que o problema começou pelo secundário ou seja poderá ter havido excesso de corrente consumida que levou o secundário a sobreaquecer.

Vou pesquisar os elementos da Fonte Alta tenção, díodos e condensadores.
O problema deverá andar por ai.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 16/8/2011, 00:41

Já descobri o motivo que levou o transformador a queimar.

Mea Culpa, Mea Culpa, Mea maxima culpa

O condensador C1 de 0,1uF (philips)da fonte de alta tenção entrou em curto.
É o que fica logo á saída do secundário, e antes dos 4 díodos em ponte.
cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 P1040900l

E porquê ?
Porque desrespeitei uma das mais elementares regras de segurança: A tenção suportada pelo Condensador.
(ainda trabalhou muitos meses assim.)

Ou seja neste ponto temos cerca de 240/250volts AC. O condensador que usei é de 400V, logo parecia bem, mas este condensador suporta 400V DC, logo este condensador não está preparado para suportar 240VAC.

Ou seja deveria ter usado um condensador de classe X, como referido na listagem de componentes que o TD124 nos deu inicialmente.
Um condensador seguro preparado para AC ou então um condensador de uns Talvez 1000V DC e ai já suportaria os 240AC.

Portanto fica a lição para mim e para que também outros não caiam no mesmo erro.

Atenção: Nunca foi minha intenção colocar em causa a qualidade de construção dos transformadores, que é excelente.

Portanto amigos, se alguém não está a usar condensadores de classe X2 neste ponto, é melhor trocarem.

O resultado é que agora estou privado do elemento mais importante e insubstituível do meu sistema de som.


Última edição por Carlomar em 16/8/2011, 19:39, editado 1 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  abstractNomad 16/8/2011, 10:21

Caro Carlomar...

O bobinador que o MCA.hifi conhece tem já um pedido pendente (de um trasformador de alimentação) para mim. Talvez o MCA.hifi o consiga convencer a fazer mais um Wink Acho que a coisa estava agendada para o regresso das férias do bobinador.

Isto, do meu lado, não tem andado parado. Tenho andado a tentar construir uma encomenda de material, mas como não tinha comigo a compilação de informação, cheira-me que já andava a fazer trapalhada. Estava a construir a encomenda num site chamado "mouser"... mas este não tem as resistência Kiwame (que encontrei num site intitulado "hifi collective"). Ainda tentei o site "partsconnexion" mas este não tinha (logo para começar) os primeiros condensadores que procurei. O "Farnell" não me pareceu muito intuitivo, mas se calhar, se usar as referências (do fabricante) dos componentes, talvez seja mais fácil encontrar as coisas. Vocês compraram os vossos componentes nalgum outro site que seja importante eu conhecer/espreitar antes de avançar com a encomenda das peças?

Entretanto, enquanto tento procuro os componentes, tenho andado a compilar uma série de questões que em breve apresentarei aqui.

Cumprimentos a todos!

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 16/8/2011, 20:05

Abstractnomad,

Seria bom que o bobinador ao fazer um transformador para si, bobinasse de novo o meu ou então fizesse outro.
Vou pedir ao MCA que depois fale com o bobinador a ver qual a melhor opção, mas penso que poderia ficar mais barato voltar a bobinar o meu.

Eu sei que na primeira geração foi feito uma encomenda de grupo, mas não sei qual a proveniência.
Penso que nunca conseguirás todos os componentes de um único fornecedor.

No meu caso construi tudo com componentes comprados aqui por Lisboa e alguns foram reaproveitados de outros projetos.

Só recentemente comecei a substituir e a melhorar alguns componentes, tudo da PartsConexion, excepto as resistências Dale que comprei á Farnell.


Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 16/8/2011, 21:36



Olá Carlomar!

Que diabo lhe tinha de acontecer. O transformador apresentou vestígios típicos de ter queimado o isolamento em algumas partes. Mas como já descobriu o que causou a avaria ainda bem. Os 400 V parecem, de facto, à justa para os 250V (ou 240?) AC do secundário. Um ligeiro pico nas tensões da rede e lá se vai (lá se foi) o transformador.

Bom, o remédio é arranjar um novo ou renovado e depois verificar se essa utilização de uma bobina na fonte não pressupõe um circuito ligeiramente diferente. O meu amplificador Ella utiliza "choques" na alimentação. Se for a mesma coisa como penso, poderei enviar-lhe o esqueme técnico logo que chegue a casa, (estou de férias).

O meu PTpré está quase pronto. Apenas me faltam uns componentes, mas será por pouco tempo. Estou em pulgas para o ouvir.

Abç.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 16/8/2011, 22:34

Mfigueiredo escreveu:
O meu PTpré está quase pronto. Apenas me faltam uns componentes, mas será por pouco tempo. Estou em pulgas para o ouvir.

Olá Mfigueiredo,

Fico contente de saber que tem o seu PTpré quase pronto.

De facto hoje tentei ouvir musica sem o pré, mas logo me desligava da musica.

Então pensei numa alternativa para o por a tocar como solução de recurso.

Ai lembrei-me que tenho um Transformador de uns 200VA (pesado!) com primário de 400V e sec de 230V.
era usado para criar um neutro em instalações trifásicas sem neutro, por exemplo barcos.

Meti os 230V no primário e obtenho 150VAC no secundário. I pronto, o PréPT já está a funcionar com 150V. E funciona muito bem!!
Parece que não é esquisito em relação a tenção de alimentação.

Um segundo transformador de 12V chega perfeitamente para os filamentos.

Sem pré não Dá!! cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 581248

Boas férias
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 16/8/2011, 23:17

Viva Carlomar

Cá ando nas minhas lutas caseiras de arrumações e limpeza de pó de cimento, uma grande estica, quase não tenho tempo para o computador.

Ao falar com o MFigueiredo foi alertado par o sucedido....acontece não desanime, há remédio para tudo excepto para a nossa companheira de viagem What a Face What a Face What a Face .
Ainda bem que encontrou o problema, assim já conhece a causa e não gera dúvidas inerentes ao desconhecimento de causas.
Na realidade há a encomenda de um transformador de alimentação. O bobinador ficou de iniciar esse trabalho hoje... mas não me cheira, portanto existe a possibilidade de lhe arranjar um transformador a breve trecho. Amanhã falo com o bobinador, OK? Não conte muito com a possibilidade de bobinar esse, pois o facto de ser envernizado com esse verniz e as blindagem que dispõe não permitiriam retirar o ferro em lâminas, ou no caso de retirar fica penosa e demorada sucatada e penso que o bobinador não vai nisso, ficaria mais caro que um novo ferro utilizado. Smile Mad Smile

Por outro lado esse acidente vem reforçar a minha teoria sobre essas inuteis peças (condensadorzitos) que os projectistas tanto gostam de utilizar nas linhas de tensão. Eu pessoalmente não sou adepto de nada disso e quando deparo com um aparelho com essas tranquimboias, a primeira coisa que faço é retirar .... retirar ...retirar. mas pronto cada um opta pela solução que mais fé lhe proporciona. Um bom cabo de rede (disse bom cabo de rede e aqui não aconselho o DIY) resolve estupendamente bem sem esses escravelhos e filtros na linha.

Cumprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 16/8/2011, 23:30

Obrigado MCA,

Já agora, ando a pensar em estabilizar as fontes.
Será que a tenção deste transformador Std permitirá mais tarde aplicar as plaquinhas estabilizadoras?

É que nesse caso poderíamos dimensiona-lo já a pensar nesse futuro up-grade.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 16/8/2011, 23:43

Viva Carlos

Se poder esclareça melhor o que pretende dizer quando se refere a estabilizar as fontes ???? O PTpré só tem uma.
Será que se refere a reguladores de corrente nas placas das válvulas ????
O transformador está calculado para 4 vezes o consumo do PTpré, nesse campo pode esticar-se à vontade... desde que não meta esses gafanhotos na sua frente.
Pode utilizar as placas reguladoras que quiser, inclusive as mais celebres, as conhecidas do super regulage de Allen Writh.

Reparei que utiliza um novo potenciómetro, mas pelo modelo penso ser de 100K, e nesse caso não será o valor mais indicado para esse circuito, já abandonou a topologia do shunt ???

Um abraço
MCA

MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 16/8/2011, 23:57

MCA.hifi escreveu:

Se poder esclareça melhor o que pretende dizer quando se refere a estabilizar as fontes ????
...

...Reparei que utiliza um novo potenciómetro, mas pelo modelo penso ser de 100K, e nesse caso não será o valor mais indicado para esse circuito, já abandonou a topologia do shunt ???

sim refiro-me a placas reguladoras , e usei o plural pois estava a pensar em uma por canal.

Potenciómetro
Eu coloquei essa foto mesmo para testar a sua atenção. No fundo sabia que o MCA iria fazer esta observação sobre o mesmo. È muito perspicaz a sua observação.

O que lhe posso dizer é que Com um potenciómetro desta qualidade que não é será necessária a topologia Shunt.
A Parts Conexion estava a fazer 20% de desconto e eu aproveitei. Não estou arrependido.

Sim,
eu sei que deveria usar de 50K.
Mas não notei qualquer problema ao usar este de 100K.

Alem disso isto foi feito já a pensar no futuro.
O MCA deverá perceber o que quero dizer com Futuro. Tem aqui um discípulo seu. Very Happy

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 17/8/2011, 10:55

Viva Carlomar Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

A perspicácia não é mais que a longa experiência "a virar frangos" ... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

A placa que se refere é um regulador de corrente destinada à placa da válvula, destina-se essencialmente a baixar a impedância e a capacidade da fonte de alimentação. Eventualmente poder-se-à utilizar uma bobine de placa, mas neste caso a coisa torna-se complicada de calcular (para quem não sabe) e o tamanho chega a rondar os 200 Henry, uma besta.

Esses potenciómetros TKD são excepcionais, pena foi a ALPS ter abandonado a linha BlakBeauty, um potenciómetro que fazia crescer água na boca, mas optou apenas pela linha azul, que diga-se em abono da verdade um lixo comparado com o modelo que descontinuou e com os TKD. Mas enfim neste (e noutros) casos o que importa é o lucro e o lixo bem divulgado passa a ter a qualidade dos melhores, basta manter a marca. É pena ... Evil or Very Mad Evil or Very Mad mas é assim.

Já contactei o bobinador e apenas existe a possibilidade de fazer um novo, um transformador dessa dimensão não justifica aproveitar o ferro. Vamos que ter um pouco mais de paciência, a sua chegada de férias implicou uma grande quantidade de trabalho e estes pequenos trabalhos terão que ser penalizados no tempo, é compreensível ... temos ainda a sorte e a disponibilidade dele pegar em trabalhos tão pequenos. Segundo informou vamos ter que aguardar mais uma semana. É o preço de adjudicar-mos apenas dois pequenos transformadores a uma firma de bobinagem.

Um abraço
MCA

MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 17/8/2011, 17:07

MCA.hifi escreveu: Segundo informou vamos ter que aguardar mais uma semana. É o preço de adjudicar-mos apenas dois pequenos transformadores a uma firma de bobinagem.

Ok.
Está optimo.
Excelente.

Obrigado

cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 22/8/2011, 15:08

Viva a todos

Pois estou de volta, e depois de um post um pouco dramático só tenho a dizer que o Ptphones canta que nem um rouxinol.... cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 945372
Mais uma vez o meu muito obrigado aos dois mentores deste projecto: ao td124 pela sua concepção e ao MCA pelo seu "empurrão" decisivo e toda a ajuda no antes, durante e pós montagem do mesmo: cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 303574


Ainda é uma apreciação muito apressada, pois este deve ter só umas 10h de uso mas de todo o tipo de musica que já ouvi, de clássica a heavy-metal, passando pela instrumental e vocal o seu desempenho é excelente. De referir que o meu Ptphones está a desempenhar a função originalmente pensada para ele, amplificador de auscultadores, pelo que larguras e profundidades de palcos soa um pouco estranho. No entanto a fluidez com que se faz ouvir é deliciosa, não faz floridos nem fogos de artificio, só se dando pela sua falta ao se ligar os phones ao seu antigo amplificador.


Notas particulares: não noto diferença no som entre o instante em que é ligado e uma boa 1/2h depois...,

as válvulas aquecem logo e 30s depois de ligadas já é masoquismo estar a tocar-lhes...

o ruido de fundo é zero, em qq das impedancias, sem sinal, com o potenciometro no máx o ruido é zero, nada, nem o mais pequeno silvo...

Os meus Sennheiser têm 300W de impedancia e entre os 8W e os 300W do circuito de impedancias estes tocam sempre cada vez mais alto, entre os 300 e os 600 já não há diferença de volume...
num teste de "longa duração" de ligado (umas 3h) a caixa da fonte de alim ficou morna na zona onde está ligado o dissipador do regulador à caixa, tudo o resto manteve a temp ambiente...

Agora é voltar a abri-lo para as medições finais que ainda não fiz, especialmente tensões nos diferentes pontos do circuito...


E agora umas fotos muito ranhosas, mas não resisti a mostrar " o meu menino".....



cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Pictur10

uma de frente com o seu ajudante


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Pictur11

mais uma...ainda mais ranhosa


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Pictur12

de perfil...a solo


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Pictur13

as válvulas estão ligadas...


cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Pictur14

e só uma das traseiras...

Fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 22/8/2011, 18:19

Diplomata escreveu:Viva a todos
... só tenho a dizer que o Ptphones canta que nem um rouxinol.... cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 945372
Parabéns Diplomata e obrigado também por partilhar connosco a sua experiência.

Boas audições e vá dando noticias.

Mais um feliz proprietário...
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 22/8/2011, 19:36

Diplomata escreveu:Viva a todos

Pois estou de volta, e depois de um post um pouco dramático só tenho a dizer que o Ptphones canta que nem um rouxinol.... cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 945372
Mais uma vez o meu muito obrigado aos dois mentores deste projecto: ao td124 pela sua concepção e ao MCA pelo seu "empurrão" decisivo e toda a ajuda no antes, durante e pós montagem do mesmo: cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 303574

carlos barata

Viva Carlos, Parabéns cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 403861 cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 403861 cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 581248 cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 253862

É com enorme satisfação que assisto ao final...(ou quase) de um PTphones. Sinceramente quando assisto ao final da montagem de mais PTphones sinto a alegria paternal de quem colaborou e criou condições para o desenvolvimento de um projecto em que acreditei e me empenhei em unir muitas pessoas que dispuseram centenas de horas do seu tempo e bastante disponibilidade monetária, que ao acreditar na minha liderança no desenvolvimento do projecto apresentado pelo nosso querido amigo TD124 se dispuseram a tamanha iniciativa.
Já que é habitual o pessoal não valorizar convenientemente uns complexos componentes que se encontram no final do circuito e se destinam ao desacoplamento e adaptação de impedâncias, não posso dispensar um comentário de orgulho e satisfação pelo grandioso êxito conseguido com o calculo e desenho dos transformadores de áudio Parafeed, principalmente porque foi a primeira vez que calculei este tipo de transformadores.
Esta é sem dúvida a minha maior satisfação e que considero ser acto de partilha desinteressada de conhecimento e experiências. Mais uma vez agradeço a confiança que em mim depositaram, não só o Diplomata mas como todos os outros que acreditaram em mim, muitos houve que encomendaram transformadores em duplicado para aproveitar as duas fornadas que esteve em curso.

Ao Amigo Diplomata, que tive o prazer de conhecer em minha casa, apreciei a sua simplicidade e os passos calmos e seguros que sempre deu para levar a bom porto o projecto. Admirei-lhe muito a sua iniciativa em aproveitar para a montagem uma velhas caixas de outro equipamento, condenadas a morrer comidas pela ferrugem numa lixeira qualquer, mais um acto de cidadania e sustentabilidade que deverá ser divulgado como exemplo neste fórum.

Um grande abraço de parabéns ao amigo Diplomata

MCA
cat cat cat


MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - PTphones, um hibrido com classe... - Página 13 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 13 de 23 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 18 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos