Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhor opção para media streamer

5 participantes

Ir para baixo

Melhor opção para media streamer Empty Melhor opção para media streamer

Mensagem  manel1 12/10/2011, 15:49

Apesar de ainda não ter uma lista muito extensa de CDs, começo a ficar preocupado com o espaço que estes pretendem ocupar na minha sala, sendo assim, em vez de pensar numa maneira de os armazenar fisicamente , tenho pensado numa maneira de armazenar o seu conteúdo, ou seja num servidor.

Ainda não há muitos dias alguém que se dedica à venda de material áudio me disse que a sua empresa não investe em media streamers porque não têm qualidade, pelo menos quando consideramos bons leitores de CD na casa dos 4000€ para cima. Dizem que falta musicalidade (ainda gostava de saber o que isso scratch ).

Alguem já teve oportunidade de ouvir alguns media streamers de qualidade que não obriguem a hipotecar a casa e se batam com bons leitores de CD sem sair a perder?

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor opção para media streamer Empty Re: Melhor opção para media streamer

Mensagem  Joao Paulo 13/10/2011, 09:21

Ouvir, não ouvi, mas o Linn Sneaky DS é considerado um dos melhores streamers/mediaplayers do mercado.

A NAD parece que agora também tem um, e mais barato que o anterior... o NAD c446.

É uma questão de investigares... Smile


Cumps,

JP
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 635
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 819

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor opção para media streamer Empty Re: Melhor opção para media streamer

Mensagem  pbarata 13/10/2011, 09:44

Tenho experimentado várias soluções DIY (Do It Yourself) de media servers, mais concretamente music servers (a parte do video não me interessa). A verdade é que do ponto de vista prático é sempre uma chatice, ligar discos externos, ligar PC's, ligar DAC, uma parafernália de cabos, transformadores, comandos/teclados/rato, configurar wireless, instalar software/drivers, esperar pelo boot do sistema operativo, etc. Mesmo no caso de muitos "media servers" a necessidade de um monitor externo (ou o televisor) para visualização das "play lists" torna-se incómoda quando estamos a usar um sistema só dedicado ao audio. Como sou preguiçoso este tipo de solução começa a ser um óbice, porque até termos tudo a funcionar perde-se imenso tempo e nem sempre as coisas parecem bem ligadas ou quiçá, com a sinergia correta.

Deste modo sou cada vez mais adepto das soluções tipo eletrodoméstico ("appliance"). Ligar, selecionar a "play list" (a partir de um écran tátil ou por comando remoto) e desfrutar, em tempo útil e sem grandes confusões. Nesse sentido parece-me que as melhores soluções no mercado são:

Os music servers da Olive: http://www.olive.us/products.html
O music player da Naim o HDX: http://www.naimhdx.com/

Ainda são soluções onerosas, mas à medida que surgirem mais opções no mercado, o preço irá baixar. Seja como for, uma configuração DIY, ou FVM (Faça você mesmo) com alguma qualidade, acaba por ter um custo final próximo das soluções da Olive ou da Naim. Embarassed

São uma espécie dos iPods da Apple. Carregar com musica e já está. cheers







pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor opção para media streamer Empty Re: Melhor opção para media streamer

Mensagem  facso 13/10/2011, 10:30

caso já possua um bom DAC eu não descurava a hipótese de um simples logitech squeezbox...

cumprimentos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor opção para media streamer Empty Re: Melhor opção para media streamer

Mensagem  manel1 13/10/2011, 11:05

Entretanto nas minhas pesquisas por outros fóruns também não descuro a ideia da construção de um PC dedicado para música, pelo menos considerando o que li o seu custo seria relativamente modesto e poderia ser controlado por um telemóvel, portanto do ponto de vista da facilidade de utilização também seria bom.

As soluções que apontaram são boas, mas caras, tirando a squeezebox, mas pretendo algo a servir de transporte que seja um upgrade ao meu leitor de CD que esta a servir de transporte.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor opção para media streamer Empty Re: Melhor opção para media streamer

Mensagem  Fulci 12/6/2012, 10:09

Por €600 pode usar um Mac Mini ligado por USB a um DAC assincrono e controlar a partir de um iPad ou iPhone. Fica com um servidor, NAS, leitor de música e filmes e se ligar via HDMI a uma televisão ainda pode aceder à net e fazer tudo que se necessita com um computador, no formato cool que só a Apple sabe fazer, e sem se chatear com os drivers que é preciso mudar num Windows PC para ter o som em BitPerfect.

Por pouco mais, pode ver a Naim que tem uma série de aparelhos muito interessantes para esse efeito. Nem que seja um UnitiQute, mas precisa sempre de um PC para ripar os CDs.

Por consideravelmente menos, pode usar uma Squeezebox Touch, que ainda bate muitos bons streamers a custar bastante mais. E também pode ser controlado a partir de um iPad. Mas aqui também vai precisar de um PC e de um NAS. Provavelmente o PC já o deve ter, mas com o NAS deve ficar por pouco menos que um Mac Mini, em especial se juntar uma fonte de alimentação melhor.

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 75
Idade : 43
Localização : Porto
Data de inscrição : 05/02/2011
Pontos/Reputação : 149

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor opção para media streamer Empty Re: Melhor opção para media streamer

Mensagem  Fulci 12/6/2012, 10:12

Ou pode usar uma Airport Express por €80, e transmitir do iTunes em FLAC via wireless e usar o Remote do iPhone.

Isto é tanto gadget que nem sei se simplifica a vida ou só complica. Para mim tem a vantagem de a minha mulher não saber usar isto, por isso a minha dor de cabeça aos Sábados de manhã é muito menor.

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 75
Idade : 43
Localização : Porto
Data de inscrição : 05/02/2011
Pontos/Reputação : 149

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor opção para media streamer Empty Re: Melhor opção para media streamer

Mensagem  manel1 13/6/2012, 18:48

Viva Fulci

Obrigado pelas dicas.
So me interessa mesmo soluções com qualidade de som muito boa, sem dúvida que vou ponderar a utilização de um MacMini e posteriormente um bom DAC, possivelmente com pré-amplificador incorporado, mas para o DAC teria de gastar muito dinheiro, isto é, na casa dos milhares de euros (vários) para superar o que tenho de momento, por isso, é algo que vai ter de esperar.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor opção para media streamer Empty Re: Melhor opção para media streamer

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos