Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

5 participantes

Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  Fulci 2/4/2012, 00:27

Ando à procura de um leitor de CDs que usado deva custar bem menos de €100.
Actualmente ouço a minha biblioteca lossless através de um Apple Airport Express ligado a um Beresford Caiman DAC modificado. No entanto a minha mulher não se habitua muito ao sistema, e às vezes também não me apetece ripar o CD só para o ouvir.

Estava de olho no outro dia num DENON DCD-1450AR que foi vendido por uns €20 no ebay. Acho que se for modificado ligeiramente, poderá ser uma boa opção, especialmente por um preço destes, nem que o use como transporte. Alguém tem alguma opinião sobre este leitor?

Ou que leitores recomendam por este preço? ARCAM CD-92/93, MARANTZ CD63, CD5000, PIONEERs, MICROMEGA, SONY anos 80, etc?

O ideal seria um REGA APOLLO, mas é impossível por menos de €200...

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 75
Idade : 43
Localização : Porto
Data de inscrição : 05/02/2011
Pontos/Reputação : 149

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  ricardo onga-ku 2/4/2012, 09:21

A minha escolha iria para um leitor com chip multibit R-2R tipo TDA1541, PCM63, PCM1702.
Convém verificar se ainda existe o mecanismo laser caso seja necessária a sua substituição.
Basta que se guie pela bíblia: http://www.dutchaudioclassics.nl/the_complete_d_a_dac_converter_list/

Quanto aos fabricantes proponho Rotel, Marantz, Philips, Sony, Pioneer (mods. anteriores ao stable-platter), Akai, Denon...
Micromega não.

http://www.ebay.co.uk/itm/Rotel-RCD971-CD-Player-/130674582876?pt=UK_AudioTVElectronics_HomeAudioHiFi_CDPlayerSeparates&hash=item1e6ccfe55c#ht_500wt_1204

http://www.ebay.co.uk/itm/MARANTZ-CD-50-SPECIAL-EDITION-/220988661475?pt=UK_AudioTVElectronics_HomeAudioHiFi_CDPlayerSeparates&hash=item3373f35ee3#ht_500wt_1204

Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  Fulci 2/4/2012, 09:38

Olá Ricardo! Obrigado pela resposta.

Por isso que falei no Denon, apesar de não ter nenhuma experiência com ele. De acordo com a DAC List do Vasiltech,
DENON DCD-1450AR 2 x PCM1702-L – SM5845AF Sharp H8147AF

O laser é fácilmente substituível, e o DAC é o mesmo de grandes máquinas a custar pequenas fortunas, desde a Accuphase, Krell, McIntosh, Naim, Linn, Mark Levinson, etc. Não muita informação sobre ele, mas o Lampizator já lhe mexeu.

Se o arranjasse por menos de €50 até era jeitosinho.

Vou ver se há magia com outros modelos. Já vi um Creek Evolution à venda por pouco mais de €100.


Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 75
Idade : 43
Localização : Porto
Data de inscrição : 05/02/2011
Pontos/Reputação : 149

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  ricardo onga-ku 2/4/2012, 09:46

Eu já vendi um por esse preço. Wink
Outra dica: não se meta a lampizar o seu leitor, nem compre leitores ou conversores que trazem de origem o andar de saída a válvulas.
Não são transparentes; o som irá ser sempre colorido e o sinal fica distorcido logo à saída da fonte.

Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  Fulci 2/4/2012, 09:58

Meter válvulas não, não tenho essa confiança a nível de electrónica para fazer uma modificação a esse nível. Mas mudar alguns condensadores e opamps até se faz facilmente. Um dia acho que compro um Marantz CD63 baratinho só para me divertir a ver as centenas de mods que se lhe podem fazer.

Mas então qual é a sua opinião do leitor originalmente de fábrica? Acha que se arranja melhor pelo mesmo preço? Um Arcam? Ou até um Cambridge mais recente?

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 75
Idade : 43
Localização : Porto
Data de inscrição : 05/02/2011
Pontos/Reputação : 149

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  Fulci 12/6/2012, 11:06

Recomendaram-me os Pioneer PD-S505 e afins, aparentemente são dos melhores transportes que se fizeram. Que acham destas máquinas?

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 75
Idade : 43
Localização : Porto
Data de inscrição : 05/02/2011
Pontos/Reputação : 149

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  joevalve 12/6/2012, 15:56

Sendo os gostos uma coisa pessoal e intransmissivel, eu aconselharia:

Marantz CD-50 ou CD-60
Philips cd-371

Eu comprei o meu philips que posteriormente foi modificado por (imagine-se) 5 euros na net + portes da alemanha para cá. De 2 que comprei fez-se um que está ai para as curvas, depois de modificado claro está. A chatice é que não tem comando (ao contrário dos marantz CD-60 que mencionei).

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  New Challenger 12/6/2012, 17:29

Fulci escreveu:Recomendaram-me os Pioneer PD-S505 e afins, aparentemente são dos melhores transportes que se fizeram. Que acham destas máquinas?

Não quero outros! Smile

Tenho ainda o 1º que comprei em 1992, o PD 8700 e continua para as curvas...mais o PD S904.
New Challenger
New Challenger
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 1742
Idade : 53
Localização : Barreiro / Serra da estrela
Ocupação : Mandar políticos à fava
Interesses : Dedicar-me aos hobbies
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 736

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  Doug 12/6/2012, 20:46

onga-ku escreveu:Eu já vendi um por esse preço. Wink
Outra dica: não se meta a lampizar o seu leitor, nem compre leitores ou conversores que trazem de origem o andar de saída a válvulas.
Não são transparentes; o som irá ser sempre colorido e o sinal fica distorcido logo à saída da fonte.

Ricardo

Desculpe, mas porque diz que as valvulas não sao transparentes? Já ouviu algum leitor de cds com andar de saida a valvulas bem executado? É que eu já, e é bastante transparente... Mais se não fosse possivel obter bons resultados porque iria a Rega empregar um andar de saida a válvulas no seu topo de gama? Será que andam enganados? Ou é você que generaliza o não generalizável?
Falando dos mods do lampizator, sei de pessoas que seguiram a risca as modificações dele, o leitor ainda funcionou durante algum tempo e depois estoirou....


Cumps
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 258

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  ricardo onga-ku 12/6/2012, 21:12

Doug escreveu:
onga-ku escreveu:Eu já vendi um por esse preço. Wink
Outra dica: não se meta a lampizar o seu leitor, nem compre leitores ou conversores que trazem de origem o andar de saída a válvulas.
Não são transparentes; o som irá ser sempre colorido e o sinal fica distorcido logo à saída da fonte.

Ricardo

Desculpe, mas porque diz que as valvulas não sao transparentes? Já ouviu algum leitor de cds com andar de saida a valvulas bem executado? É que eu já, e é bastante transparente... Mais se não fosse possivel obter bons resultados porque iria a Rega empregar um andar de saida a válvulas no seu topo de gama? Será que andam enganados? Ou é você que generaliza o não generalizável?
Falando dos mods do lampizator, sei de pessoas que seguiram a risca as modificações dele, o leitor ainda funcionou durante algum tempo e depois estoirou....

Quando digo que não são transparentes isso significa que produzem "colorações" ou distorções.
E não é o facto da Rega utilizar válvulas no andar de saída que nega esse facto...aliás, se não estou em erro a Rega produz duas versões do Isis, uma a válvulas e outra com Op-amps.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  Doug 12/6/2012, 21:17

O andar de saida a válvulas trata-se de uma parte de amplificação, e tal como há amplificadores a válvulas com muito baixa distorção, também pode haver andares de saida com baixa distorção dependendo aqui da maneira de as empregar e do circuito. O Rega Isis valve saiu posteriormente ao 'normal', existem as duas versões, dependendo dos gostos.
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 258

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  ricardo onga-ku 12/6/2012, 21:17

Citando o site da Rega:

Isis Valve
THD+Noise < 0.06%
Frequency Response 30Hz - 20KHz +/-0.5dB

Isis
THD+Noise < 0.0013%
Frequency Response 17Hz - 20KHz +/-0.1dB
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  Doug 12/6/2012, 21:21

E acha que consegue ouvir uma distorção de 0,06?
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 258

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  ricardo onga-ku 12/6/2012, 21:37

Não sei como essa distorção foi medida (normalmente a 1kHz, mas a que voltagem?)...acho até possível que o valor seja superior.
E imagino que a atenuação nas baixas frequências também possa ser audível, pelo menos em sistemas com uma extensão de graves razoável.
Julgo que a gama dinâmica também será menos ampla...
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  Doug 12/6/2012, 21:49

Neste caso é menos ampla nos graves, mas quantos sistemas vão abaixo dos 30hz?
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 258

Ir para o topo Ir para baixo

Qual leitor de CDs usado por menos de €100? Empty Re: Qual leitor de CDs usado por menos de €100?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos