Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para sistema com GD

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda para sistema com GD Empty Ajuda para sistema com GD

Mensagem  U_L_T_R_A 7/1/2016, 00:54

Olá malta,

Como disse na minha apresentação estou aqui porque possuo um gira-discos avariado que gostaria de arranjar, assim como entender melhor como funciona um bom sistema Hi-Fi para ter em casa ou no estúdio, para ouvir os meus discos de vinyl.

Trabalho num estúdio de música e recentemente comecei a fazer uma pequena colecção de discos. O objectivo é crescer a colecção assim como o sistema.

Para já conto com um gira discos de um sistema Onkyo y-200D que está avariado. Creio que é idêntico ao modelo Onkyo cp-55a. Custou-me 30€ avariado e comprei porque acho que a avaria não deve de ser nada de mais.... mas mesmo que seja foram apenas 30€ e só o conjunto cabeça/agulha creio que vale isso.
Uma das coisas que me levou a comprar foi o facto de já ter possuído um Onkyo e porque este vinha com uma cabeça da JELCO com um cartuxo audio technica AT410E/OCC e respectiva agulha (não sei se é da AT porque não diz nada).

Posto isto, o principal objectivo é ser eu a arranja-lo (se conseguir) e depois com calma comprar um bom amplificador, receptor FM, leitor k-7 e colunas. Já agora, para uma utilização simples do sistema, sem gastar muito dinheiro, o que me aconselham?

Para alem disto tudo tenho um leitor de cd´s da CIE S5-CD e um equalizador Cygnus GE400 que gostaria de incorporar no meu futuro sistema.

Sobre a avaria do GD; já o liguei à corrente (levou ficha nova colocada pelo anterior proprietário, acho eu), meto o braço em posição e nada.... o que poderá ser?

Agradeço desde já a ajuda.
U_L_T_R_A
U_L_T_R_A
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Idade : 43
Localização : Amadora
Interesses : Musica
Data de inscrição : 05/01/2016
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para sistema com GD Empty Re: Ajuda para sistema com GD

Mensagem  jpinto 7/1/2016, 01:18

Verifica se a correia não está partida e se o motor roda, penso que basta retirares o tapete de borracha do prato para veres pelas aberturas do prato se a correia está inteira, roda o prato até conseguires ver o motor.

Dá uma olhada no manual técnico do cp-55a: http://www.vinylengine.com/library/onkyo/cp-55a.shtml

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para sistema com GD Empty Re: Ajuda para sistema com GD

Mensagem  U_L_T_R_A 7/1/2016, 10:16

Já tenho o manual e já desmontei o prato.
A correia está usada mas inteira e diria que está ainda boa. O prato gira bastante bem e de forma suave.

Agora em relação ao motor... o eixo onde passa a correia e é feita a mudança das rotações é que faz girar tudo certo? É suposto girar à mão com o GD desligado? Outra pergunta, não poderá ser o condensador que pifou? Como verifico se ele está a funcionar?... é que ainda por cima ele não tem qualquer indicação de valores... nada é só um cilindro cinza.
U_L_T_R_A
U_L_T_R_A
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Idade : 43
Localização : Amadora
Interesses : Musica
Data de inscrição : 05/01/2016
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para sistema com GD Empty Re: Ajuda para sistema com GD

Mensagem  jpinto 7/1/2016, 21:47

Sim o motor deve girar à mão (ou se rodar o prato a correia faz o motor girar também) quando está desligado. Se o motor não girar pode ser por alguma questão mecânica ou pode haver qualquer coisa que esteja a curto-circuitar os terminais.
O condensador se for igual ao CP-55A está em paralelo com o microswitch que faz ligar o motor ou seja serve de filtro. No entanto tenta fazer um esquema com as ligações pois é mais fácil para compreender como as coisas estão ligadas. Desconfio que já alguém ando a mexer antes Rolling Eyes , continuo com a desconfiança que esse gira-discos funciona a 100V e não a 220V. Podes verificar se ainda existir a placa qual a tensão de alimentação?

Tem atenção que o motor faz girar o prato mas o mecanismo de auto-retorno é acionado com a rotação do prato, podes fazer o teste sem a correia colocada girar o prato à mão e colocares o braço perto do centro, se o mecanismo estiver a funcionar o braço volta para a posição do descanso.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para sistema com GD Empty Re: Ajuda para sistema com GD

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos