Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu sistema de pc audio (near field)

3 participantes

Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  Sound Chaser 24/4/2020, 00:54



Boas.

Depois de anos a ouvir música apenas em auscultadores, e tendo como alternativa apenas os minúsculos altifalantes que fazem parte do monitor de pc (que mal dão para conseguir perceber o que alguém diz num vídeo, quanto mais para música), eis que este ano estou decidido a mudar isso para (muito) melhor. Já tenho em calha um sistema convencional sobre o qual abrirei também um tópico (ainda falta arranjar alguns componentes).
Mas antes disso, vou também tentar melhorar a minha experiência com pc audio.
Uma das primeiras alterações, e para a qual peço a vossa ajuda, vai ser logo a nível da fonte. Este ano vi-me obrigado a substituir o pc, que entregou a alma ao criador. Agora tenho uma máquina com o windows 10, pela primeira vez. Até agora, nenhum reparo negativo a fazer... ...à excepção do som... Evil or Very Mad É que isto trás uma versão do Realtek que a contrário dos outros pc´s que usei, é uma porcaria. Tem um som desequilibrado e que chega a distorcer nalgumas ocasiões, e usar o equalizador só piora a coisa. Mais mais ouço, pior me parece o som... De modos que o que eu queria era desinstalar isto, e instalar a versão que tinha no pc anterior (não sei qual era), ou outra igualmente boa. Alguma sugestão?

Sound Chaser
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/04/2020
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  EkvalkppK 26/4/2020, 16:18

Olá Sound Chaser.

Se vai futuramente investir num sistema áudio, e em conjugação com o PC em Windows 10, pode instalar por exemplo o Foobar 2000, com ou sem sistema áudio, já lhe permite fazer leitura de melhor qualidade os ficheiros de música em qualquer formato, quer em FLAC, WAV, WMA, etc.

Neste momento pode optar por um pequeno sistema de colunas amplificadas que pode encontrar desde os 30.00€ ou mais conforme o Kit.

Actualmente sou possuidor dum DAC(Digital to Analog Converter) externo ligado ao meu sistema áudio, para já tem um melhor desempenho do que o próprio DAC das fontes digitais, quer seja o leitor de CD, e também do meu PC.

Saudações.
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  Sound Chaser 27/4/2020, 23:42

Obrigado pela resposta, EkvalkppK.

 Mas o meu problema não pode ser resolvido com um programa como esse que me sugere, porque todo o som do meu pc soa mal. Um leitor de ficheiros audio não me vai resolver nada. Já estive a pensar nisto e não sei se não será defeito da placa de som que não vale um chavo. Ou isso, ou o Realtek (software) ou ambos. Terei que usar um dac para experimentar. Tenho aqui um Fioo E7 (dac e amp portátil de auscultadores), mas não lhe dou uso, e ainda tenho que encontrar o cabo usb dele, que é específico.


 Quanto ao resto, para auscultadores tenho um Fioo E9 (amp de auscultadores bem potente) e uns Sennheiser hd 497 que já tenho há quase 17 anos, mas não são nada maus. Nisso estou relativamente servido, para já.

 Para colunas, só tenho os miseráveis altifalantes que fazem parte do monitor. Colunas de 30 euros para mim não dá, é gastar dinheiro 2 vezes. Ia ficar contente quando as ligasse, mas no dia seguinte (ou ainda antes) já ia estar a pensar "porque não comprei logo uma coisa melhor?" Andei uns tempos com ideias de comprar umas colunas amplificadas, mas das boas, tipo umas Edifier. Mas Edifier é uma marca chinesa, e eu quero evitar isso. Pensei numas Klipsch The Sixes, que são ainda melhores e mais caras. Mas é um bocado de dinheiro para aquilo que será essencialmente, um sistema secundário. Então comecei a ver melhor uns amplificadores pequenos e baratos que há agora, e pensei "tenho umas colunas paradas há anos (eram de uma mini hi fi Panasonic que está avariada) que não são más de todo, basta-me comprar um destes amps, e está feito." Aquilo tem bluetooth e tudo!  Andei a ver, e cheguei à conclusão que o mais adequado para mim será talvez este:

  https://fosiaudio.com/products/bluetooth-amplifier-2-channel-stereo-amp-receiver-class-d-amplifier-for-home-audio-system-fosi-audio-bt20a-updated

 Mas não sei como o hei-de comprar. As lojas de hi fi não têm disto à venda...

Sound Chaser
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/04/2020
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  miguelbarroso 7/5/2020, 14:40

Não sei quanto pensas gastar... no portátil em casa tenho um Fiio E10K que se revelou bastante competente para o preço - serve como amp de phones dos meus AKG Q701 e como USB DAC para as colunas. A performance é francamente superior à saída analógica da placa integrada do PC. Para o atelier, estou à espera de um SMSL Sanskrit 10th mk ii que vem a caminho... as reviews dizem muito bem dele, vamos ver como se comporta.

Como colunas de nearfield, aproveitei umas KEF KHT2005.1 ligadas a um amp chinês com chip TPA3116 (compram-se por 20 paus na china). Mas há muitas monitoras ativas bastante económicas com uma performance muito boa, em geral feitas precisamente para este uso.

Qual o orçamento que tens em mente?
miguelbarroso
miguelbarroso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Localização : LISBOA - Miraflores
Ocupação : Arquitecto
Interesses : Bicicletas - Audio - Fotografia - Música - Radiomodelismo - 3D Printing - Tecnologia
Data de inscrição : 29/12/2008
Pontos/Reputação : 152

http://www.urbactiv.com

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  Sound Chaser 8/5/2020, 00:14


Boas.

Quanto a dac/ amp de auscultadores/ auscultadores, estou servido por agora. Agora estou a usar o Fioo E7 como dac, como tinha dito no meu post anterior que ia experimentar, e deixei de poder usar a equalização do Realtek (mexer nela já não causa alteração no som), o que terá levado ao som ficar menos mau do que antes. Continua pior do que deveria, mas parece que usar a equalização, ou o dac interno do pc, ou ambos, piora o som. Portanto, fica assim...

Quanto ao resto, o que quero para já é um amp bem compacto que me dê pelo menos uns 20 watts por canal limpos (reais, não os declarados pela marca). Consegue-se arranjar um desses mini amps chineses por poucas dezenas de euros como dizes, mas não tenho grande vontade de comprar produtos de marcas chinesas, por motivos meramente politico/ideológicos. Sei que é estúpido, mas preferia pagar mais por algo diferente, só que não parece ser possível arranjar uma alternativa. Podia ir até mais de 100 euros, se fosse algo com alguma qualidade e suficientemente compacto para a utilização que pretendo, que é na secretária (é pequena) junto ao pc.

Sound Chaser
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/04/2020
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  miguelbarroso 8/5/2020, 01:36

Então a minha sugestão é olhares para as colunas ativas - Tens marcas como a Presonus, Mackie, Alesis, etc mais conhecidas no meio profissional - ou mais generalistas como a Pioneer e Yamaha (esta última também bastante apreciada no meio profissional). Há muitas mais, mas aí os valores começam a subir muito.

Esses 100€ são apenas para a amplificação, certo?... indo para umas colunas ativas, qual seria o orçamento?
miguelbarroso
miguelbarroso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Localização : LISBOA - Miraflores
Ocupação : Arquitecto
Interesses : Bicicletas - Audio - Fotografia - Música - Radiomodelismo - 3D Printing - Tecnologia
Data de inscrição : 29/12/2008
Pontos/Reputação : 152

http://www.urbactiv.com

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  Sound Chaser 10/5/2020, 22:48

Bem, as colunas activas eram a minha ideia original. Apenas mudei para o amplificador para usar as colunas que tenho aqui paradas e assim poupar alguns euros. Mas como disse, não quero ir para marcas chinesas, e há uma falta de oferta de amps de qualidade, compactos e de preços acessíveis. E de qualquer forma, as colunas que tenho paradas vão acabar por ser aproveitadas (não agora) para a sua mini hi fi original reparada, ou para outra idêntica mas mais compacta, algo com rádio e função despertador.
 Sendo assim, passei uma parte do fim de semana a ver reviews e preços de colunas amplificadas, e estou muito inclinado para umas Adam T5V...

 https://www.adam-audio.com/en/t-series/t5v/

 Parece-me ser material de muita qualidade.

 Há um youtuber que arranjou estas e as T7V, que são idênticas mas maiores e mais caras, para fazer review a ambas, e acabou por despachar as T7V, e ficou com as T5V, diz que gosta mais delas, apesar de mais pequenas...

 O que te parece a escolha? Arranjam-se a pouco mais de 300 euros, o que me parece em conta, para o material que é.

Sound Chaser
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/04/2020
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  miguelbarroso 11/5/2020, 01:20

Nunca ouvi as Adam, mas sempre ouvi boas referências e parecem reunir consenso sobre a sua qualidade. É uma excelente aposta, parece-me
miguelbarroso
miguelbarroso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Localização : LISBOA - Miraflores
Ocupação : Arquitecto
Interesses : Bicicletas - Audio - Fotografia - Música - Radiomodelismo - 3D Printing - Tecnologia
Data de inscrição : 29/12/2008
Pontos/Reputação : 152

http://www.urbactiv.com

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  Sound Chaser 13/5/2020, 21:37

Adam T5V já encomendadas. Se correr tudo bem, devem chegar lá para o início da próxima semana.

 E é curioso que ainda ontem estive a ver um vídeo de alguém que toca numa das minhas bandas preferidas, e no vídeo viam-se 2 colunas diferentes (as outras 2 correspondentes deviam estar fora de plano), e uma delas era precisamente uma Adam T5V...

 

Sound Chaser
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/04/2020
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  Sound Chaser 31/5/2020, 01:28

Ora bem, as Adam T5V já cá estão há quase 2 semanas.

 Primeiras impressões...

 Primeiro dia (dia 18/05, quando chegaram a casa):
 Só iniciei as audições bastante tarde (depois das 22h), porque não estava a conseguir encontrar o cabo rca. A primeira impressão significativa: aquele grave...  Nunca tinha ouvido um grave assim, vindo de umas colunas daquele tamanho. Com estas colunas, torna-se fácil seguir as linhas do baixo (desde que a produção não seja proibitiva disso), o que na generalidade dos sistemas baratos se torna muito difícil, ou mesmo impossível. Fantástico. Depois, a qualidade geral. Tinha lido que as monitoras de estúdio são geralmente muito neutrais e honestas, não embelezando o som como por vezes acontece nas colunas hi fi, o que pode comprometer o prazer de audição. Estava por isso um pouco receoso que isso pudesse acontecer. Mas nada disso. Parecem-me ser bastante neutras e detalhadas sim, mas proporcionando um prazer de audição incrível. Então com música bem produzida e totalmente ou parcialmente acústica, nem digo nada... Em relação ao agudo, inicialmente pensei que faltava algum agudo, até que tive que me baixar para apanhar algo do chão, e voilá, cá está ele. As colunas estavam muito baixas (o que acabei por alterar mais tarde), e nestes tweeters nota-se bem a necessidade de estarem aproximadamente ao nível  dos ouvidos. Tweeters de fita, by the way. Nunca tinha ouvido nenhuns, gostei bastante. E outra coisa, tive finalmente o prazer de descobrir na prática o conceito de palco sonoro: ouvir o vocalista como se ele estivesse entre as colunas, mas um pouco recuado em relação à face das mesmas. Para mim, foi uma revelação, embora esteja familiarizado com o conceito em teoria. Acabei por prolongar as audições até depois da meia noite. Adorei as colunas, ao ponto de me emocionar durante algumas músicas.

 Segundo dia:
 Foi um dia marcado por uma certa desilusão. Muito estranho, não? Passo a explicar. Eu tenho um grave defeito: gosto de ouvir música em volumes muito elevados. Aquilo a que a maioria das pessoas chama volume elevado, eu chamo volume moderado. Ora nas audições efectuadas neste segundo dia, em vários momentos senti necessidade de volumes que elas não me conseguiam dar. A conclusão a que cheguei é que o factor psicológico é mais importante do que lhe é dado crédito. Nas horas tardias a que efectuei as audições no dia anterior, acaba-se por percepcionar o volume de forma diferente e não se sente necessidade do mesmo nível de volume. De maneira que o nível sonoro das colunas pareceu-me perfeitamente suficiente no dia anterior, mas um pouco insuficiente no segundo dia. Cheguei a ponderar tentar devolvê-las, ou vendê-las em segunda mão, ou ficar com elas para ligar à tv, e comprar as T8V, que acabam de sair, não são muito mais caras, e prometem níveis de spl muito superiores (o que eu acho difícil, tendo em conta que só têm mais 20 watts do que as estas T5V, mas pode ser). A questão é que para usar como colunas de pc, estas têm um tamanho adequado, ao passo que essas T8V (ou outras bastante maiores que estas) já têm um tamanho exagerado, e eu estou algo limitado em espaço. Fiquei na dúvida quanto ao que fazer.

 Terceiro dia:
 Fiz algumas experiências com o posicionamento delas, e acabei por chegar a uma solução que penso que resolve o problema. Tenho agora as colunas mais altas, mais chegadas à frente, enquanto antes não tinham qualquer toe in, agora estão totalmente apontadas para mim. Isto tudo somado, faz uma grande diferença, e já não sinto necessidade de trocar. Agora estão a cerca de 50 cm uma da outra e a 40 cm de mim. Talvez tenha perdido alguma coisa a nível de palco sonoro, mas não tenho experiência auditiva para ter a certeza disso. No entanto, a alteração compensou bem.

 Semana seguinte(esta que está a terminar):
 O monitor do pc avariou novamente, e como já tinha 12 anos, decidi arranjar outro. Entretanto, tive o pc ligado à tv, tendo experimentado também o som da tv ligado às colunas. Para isso, tive que meter o ganho delas no máximo para ter uma grande vantagem face ao som original da tv, já que o nível da saída de auscultadores da tv é muito baixo. Isso deu para perceber que elas também são uma excelente opção para quem queira melhorar o som de uma tv, em vez de usar uma barra de som, que são quase sempre muito caras para aquilo que tocam, não têm som stereo, e dependem do acréscimo de um subwoofer para ter uns graves bons. Fiz também outra experiência, que foi experimentá-las com os primeiros 5 minutos do filme Saving Private Ryan, e credo... Mesmo com o som mais baixo do que costumo ter a ouvir música, aquilo manda som que nem vos conto, e com um grave que dá aquela sensação de "sub woofer? para quê?" Com mais 2 pares delas, fazia-se um sistema de home cinema de categoria, só faltava o processamento...

 Conclusão:

 Não estou nada arrependido de as ter comprado.
 
 Em near field (cerca de meio metro de distância) são excelentes em tudo. É muito revelador da qualidade delas o facto de eu, que ouço música com auscultadores quase todos dias e gosto muito de usar os auscultadores (não o faço só por ter que ser), desde que tenho estas colunas, ainda não peguei nos auscultadores.
 
 Em far field (vários metros de distância) são excelentes como colunas de tv e até mesmo de home cinema. Para música, eu nessa situação ia sentir necessidade de mais potência, mas isso sou eu que sou maluco O meu sistema de pc audio (near field) 598295 , para a esmagadora maioria das pessoas também serão uma excelente opção. De resto, também já tenho algum material comprado para o que será o meu sistema principal, novidades para breve... O meu sistema de pc audio (near field) 346205

 Finalmente, em relação ao seu uso no dia-a-dia, certamente que há soluções muito mais práticas. Não têm bluetooth, estão limitadas a uma ligação rca e outra xlr, não têm usb (não têm dac), cada uma tem a sua amplificação, logo o seu cabo de alimentação, não têm regulação de volume, e têm que ser ligadas/desligadas individualmente através de um interruptor na traseira. Para além disso, a regulação de ganho pode ser bem chata, uma vez que cada uma tem o seu, e este não tem nenhuma indicação táctil entre o mínimo e o máximo, tendo apenas uma marcação visual rotulada como "0dB" um pouco acima do meio do curso, que tem sido a minha referência para não ter uma a tocar mais do que a outra. Por todos estes motivos, são colunas que podem não ser para toda a gente, mas para mim nenhum destes pequenos inconvenientes é motivo para não as comprar.

 Ah, acrescento ainda que todas as considerações que fiz em relação à qualidade musical delas foram baseadas em audições com música directamente da net (principalmente youtube), logo qualidade mp3. Ainda não as testei com cd´s ou ficheiros de qualidade de cd.

 Peço desculpa pelo testamento, mas acho que acabei por postar só hoje tudo o que devia ter postado logo a partir do início da minha experiência com elas.

  Boas audições.

Sound Chaser
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/04/2020
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

O meu sistema de pc audio (near field) Empty Re: O meu sistema de pc audio (near field)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos