Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhorar a qualidade na audição de vinil

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 20/3/2009, 00:30

Boa Noite,

Tenho um sistema modesto mas que me está a dar muito gozo, sobretudo na exploração do novo "vício" do vinil:

- Amplificador: Stereo Integrated Amplifier NAD C325BEE
- Colunas: KEF IQ 30
- Gira-Discos: Project Debut III com célula Ortofon OM 5E
- Pre amp Phono: NAD PP2
- Leitor de CD: Pioneer PD-7700

É o suporte vinil que me agrada mais e no qual quero investir. Gostaria que me apontassem algumas sugestões para melhorar a qualidade sonora na audição deste suporte. O que estou a pensar fazer é começar por substituir o pré amp phono por um melhor, estando a ponderar a hipótese de um Project Project Tube Box SE II. Uma das razões que me levam a pensar na substituição do pré amplificador prende-se com o facto de, com níveis de volume mais elevados, sobretudo com os graves puxados, surgir um ruído e vibração nas colunas, situação que não acontece ao ouvir CDs. Em relação ao pré-amp que referi, alguém o tem ou conhece? apresenta uma boa relação qualidade/preço?

Obrigado pela ajuda.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 20/3/2009, 08:36

Tiagops escreveu:Boa Noite,

Tenho um sistema modesto mas que me está a dar muito gozo, sobretudo na exploração do novo "vício" do vinil:

- Amplificador: Stereo Integrated Amplifier NAD C325BEE
- Colunas: KEF IQ 30
- Gira-Discos: Project Debut III com célula Ortofon OM 5E
- Pre amp Phono: NAD PP2
- Leitor de CD: Pioneer PD-7700

É o suporte vinil que me agrada mais e no qual quero investir. Gostaria que me apontassem algumas sugestões para melhorar a qualidade sonora na audição deste suporte. O que estou a pensar fazer é começar por substituir o pré amp phono por um melhor, estando a ponderar a hipótese de um Project Project Tube Box SE II. Uma das razões que me levam a pensar na substituição do pré amplificador prende-se com o facto de, com níveis de volume mais elevados, sobretudo com os graves puxados, surgir um ruído e vibração nas colunas, situação que não acontece ao ouvir CDs. Em relação ao pré-amp que referi, alguém o tem ou conhece? apresenta uma boa relação qualidade/preço?

Obrigado pela ajuda.

Se não morares muito longe, podemos organizar uma pequena audição, com um project tube box, um Bellari VP129, (que é para vender) e um Norbert (que decerto que não é para vender Very Happy ) e podes ver qual o que te agrada mais. (dois deles são a válvulas, e um é um tipo de híbrido)


Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 20/3/2009, 19:56

Obrigado pelo convite, mas optei por comprar um Trichord Dino, que é uma bela melhoria em relação ao meu pré anterior.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 20/3/2009, 20:38

Tiagops escreveu:Obrigado pelo convite, mas optei por comprar um Trichord Dino, que é uma bela melhoria em relação ao meu pré anterior.

Não te contentas com pouco Very Happy Penso que a nível de pré já estarás acima do resto da cadeia.
Os caminhos do analógico não são muito simples. Sempre que precisares de ajuda, é só pedires.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  pbarata 20/3/2009, 21:34

Tiagops escreveu:Obrigado pelo convite, mas optei por comprar um Trichord Dino, que é uma bela melhoria em relação ao meu pré anterior.
Pensei que tivesses trocado a fonte por um leitor de CD's melhor... Twisted Evil
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 20/3/2009, 22:02

pbarata escreveu:
Tiagops escreveu:Obrigado pelo convite, mas optei por comprar um Trichord Dino, que é uma bela melhoria em relação ao meu pré anterior.
Pensei que tivesses trocado a fonte por um leitor de CD's melhor... Twisted Evil

O Audmás registou essas palavras hereges, e já está reunida de emergência. lol!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Elso 20/3/2009, 23:04

pbarata escreveu:
Tiagops escreveu:Obrigado pelo convite, mas optei por comprar um Trichord Dino, que é uma bela melhoria em relação ao meu pré anterior.
Pensei que tivesses trocado a fonte por um leitor de CD's melhor... Twisted Evil

Pedro, tu és tramado Very Happy Very Happy Very Happy

Olha que o pessoal do analógico está sempre alerta Very Happy Very Happy Very Happy

Um abraço
Elso
Elso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1014
Idade : 55
Localização : Barreiro
Ocupação : Muito ocupado
Interesses : Capri/2CV/Carocha/Road King/Baterias e muita musica
Data de inscrição : 14/12/2007
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 20/3/2009, 23:08

Para a quantidade de cds que oiço actualmente aquele serve bem, agora vou centrar as minhas aquisições no vinil, tanto a nível de discos como de evolução do sistema.

Como próximo passo estava a pensar substituir a célula e aguentar o Debut III durante mais algum tempo (a mais viável) ou perder a cabeça e mandar-me para um gira-discos mais poderoso. Hoje vi um TecnoDec da Michelle Engineering que me pareceu bom material, mas implica um orçamento bem mais pesado, que de momento não dá muito jeito.

A nível de substituição da célula estava a pensar numa Sumiko Pearl, mas para tal vou ter de substituir o contrapeso do braço, uma vez que o que vem com o Debut III só aguenta até 5,5g (no manual diz que é possível substituir por um outro destinado a células mais pesadas - penso que não deverá ser muito caro). Com isto já deve dar para disfrutar de uns bons discos até haver massa para mais.

Agradeço sugestões e/ou correcções caso tenha dito algum disparate ou conheçam opções melhores. Obrigado.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 20/3/2009, 23:14

Tiagops escreveu:Para a quantidade de cds que oiço actualmente aquele serve bem, agora vou centrar as minhas aquisições no vinil, tanto a nível de discos como de evolução do sistema.

Como próximo passo estava a pensar substituir a célula e aguentar o Debut III durante mais algum tempo (a mais viável) ou perder a cabeça e mandar-me para um gira-discos mais poderoso. Hoje vi um TecnoDec da Michelle Engineering que me pareceu bom material, mas implica um orçamento bem mais pesado, que de momento não dá muito jeito.

A nível de substituição da célula estava a pensar numa Sumiko Pearl, mas para tal vou ter de substituir o contrapeso do braço, uma vez que o que vem com o Debut III só aguenta até 5,5g (no manual diz que é possível substituir por um outro destinado a células mais pesadas - penso que não deverá ser muito caro). Com isto já deve dar para disfrutar de uns bons discos até haver massa para mais.

Agradeço sugestões e/ou correcções caso tenha dito algum disparate ou conheçam opções melhores. Obrigado.

As correcções não são necessárias visto estares a falar bastante bem. A sugestão seria a compra de uma AT33TG ou uma AT OC9II se não exceder o teu orçamento.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 20/3/2009, 23:42

Mais uma vez obrigado pelas orientações. Nas pesquisas que fiz na net tive alguma dificuldade em encontrar informação sobre as células indicadas. Presumo que sejam da marca Audio Technica. Agradecia se pudesse indicar-me alguns sites para referência e, se possível, lojas na área de Lisboa que as comercializem.

Cumprimentos

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 20/3/2009, 23:46

lojas na área de Lisboa não sei. Sites posso indicar.

http://www.lpgear.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PROD&Store_Code=LG&Product_Code=ATC01&Category_Code=XMAS

http://www.needles-and-spins.co.uk/pd_audiotechnica_atoc9mlii.cfm

http://www.at-oc9ml.co.uk/?gclid=CN_EjqXYspkCFZCD3godHTNY5g

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 21/3/2009, 08:39

Agradecido, vou investigar. a AT OC9II para já parece-me um bocado fora do orçamento e não sei se o project debut III a merece...

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 21/3/2009, 11:27

Efectivamente, o Pro-Ject Debut III não tem "pedalada" para a OC9. Porém, se futuramente equaciona adquirir outro gira-bolachas, com essa Audio-Technica o assunto referente a célula fica encerrado.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 21/3/2009, 14:34

Uma hipótese é também avançar com a compra de uma boa célula MC como a que me recomendaram ou uma Sumiko Blue Point 2 (tenho lido boas algumas opiniões favoráveis sobre esta também) e instalar no debut III. Quando a bolsa permitir avançar para a compra de um novo gira-discos, posso aplicar-lhe a célula, uma vez que é um investimento já com perspectivas de futuro. O que acham?

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 21/3/2009, 15:33

Tiagops escreveu:Uma hipótese é (...) avançar com a compra de uma boa célula MC como a que me recomendaram ou uma Sumiko Blue Point 2 e instalar no debut III. Quando a bolsa permitir avançar para a compra de um novo gira-discos, posso aplicar-lhe a célula (...)
Entre ambas, optava pela Audio-Technica OC9.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 21/3/2009, 18:26

Já agora,

Tenho continuado com as minhas pesquisas e deparei-me com o facto do contrapeso extra mencionado no manual do meu debut III (necessário para células entre 6-9g) não vir listado no site da Project. Como todas as células que tenho em perspectiva para upgrade necessitam desta peça (o peso excede as 5,5g suportadas pelo contrapeso de origem), gostaria de saber se já alguém a viu/comprou/utilizou e onde a posso adquirir. Mais uma vez obrigado por todas as sugestões.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 21/3/2009, 18:43

Boa tarde no gira igual ao teu do Manuel (nm61) usou-se uma anilha para fazer o peso extra. O único senão é teres que usar uma balança para depois ajustares o vtf. Quanto a onde comprar material para o pro-ject, não te posso ajudar mas penso que uma pesquisa na net deverá ajudar.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 21/3/2009, 19:11

Também podes experimentar isto.

http://cgi.ebay.co.uk/Denon-DL110-High-Output-Moving-Coil-Cartridge-Brand-New_W0QQitemZ220353470828QQcmdZViewItem

Uma opção muito em conta e que te vai trazer benefícios.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 21/3/2009, 20:12

Realmente com esta não tinha o problema do contrapeso e ficava-me bem mais em conta. Para o Debut III se calhar é uma escolha mais acertada.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 21/3/2009, 20:14

É uma boa escolha para o Debut e também serve para o próximo gira mais a sério Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 21/3/2009, 23:31

Mandei vir uma, agora é esperar que chegue, instalar e ver a diferença em relação à Ortofon OM5.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 22/3/2009, 00:17

essa é a que tenho no meu thorens e acho magnifica,se não mesmo imbativel,na faixa de preços em que se insere.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  fm&stereo 22/3/2009, 01:54

Tiagops escreveu:Mandei vir uma, agora é esperar que chegue, instalar e ver a diferença em relação à Ortofon OM5.

E eu a pensar inpingir-lhe o meu braço Pro-Ject 8.6c... :damn: Laughing
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 22/3/2009, 14:52

Tiagops escreveu:Mandei vir uma, agora é esperar (...), instalar e ver a diferença em relação à Ortofon OM5.
A Denon DL-110 é uma boa célula de tipologia MC com alto ganho. Quanto a comparações com a Ortofon OM5, diria que são incomparáveis.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 25/3/2009, 22:51

Amanhã já a vou buscar ao correio Smile vamos lá ver se atino com a afinação do azimute, ou se vou ter de comprar daqueles aparelhómetros próprios para o efeito.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 25/3/2009, 22:53

qual é o teu gira?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 25/3/2009, 22:58

é um Project Debut III.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 18:57

Comprei a maquineta de alinhamento da project mas estou à toa com isto. Alguém que já tenha configurado uma nova célula num debut III pode dar uma ajuda? Obrigado.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 20:11

Tiagops escreveu:Comprei a maquineta de alinhamento da project mas estou à toa com isto. Alguém que já tenha configurado uma nova célula num debut III pode dar uma ajuda? Obrigado.

Primeiro tiras a célula velha da cabeça. (o que é óbvio mas vou começar pelo principio) Depois instalas a nova (com o necessário cuidado) ligando os fios nas cores correspondentes. No caso de os terminais estarem muito largos aperta usando um pequeno alicate e um palito dos dentes por dentro do terminal para não correres o risco de apertar em demasia. Apertas os parafusos da célula de maneira que a célula esteja presa mas que dê para movimentar com um pouco de esforço. Metes o protractor no gira discos. Agora é que eu não sabendo como é esse protractor vou ter mais dificuldade de explicar, mas não há-de ser muito diferente disto; no protractor tens um ponto aonde o centro da agulha tem que estar e em simultâneo terá que estar paralela ás linhas laterais. Se for um protractor de duas grelhas tens que repetir o processo na segunda grelha também. Depois de estar tudo alinhado, acabas de apertar a célula e fazes uma confirmação final. Se ela por acaso se mexeu no processo de aperto terás que corrigir o erro.
Se não fui suficientemente explicito, é só dizeres.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 20:32

Obrigado, tenho andado o dia todo de volta disto. Um dos problemas tem a ver com o facto da denon dl110 trazer um chapinha (balancing plate) que, se aplicada, não me permite por o braço em equilíbrio como dever ser uma vez que o contrapeso tem de ficar muito para traz e nem chega ao primeiro encaixe. Já experimentei instalar sem o contrapeso, mas ainda não consegui a afinação correcta, uma vez que em alguns discos a agulha desliza em alguns sectores (nota: os discos não estão riscados). poderá ter a ver com facto do valor a aplicar no contrapeso ter de ser diferente, uma vez que não apliquei a placa ?

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos