Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhorar a qualidade na audição de vinil

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 20:37

Tens que aplicar o peso recomendado pelo fabricante da agulha. Sabes executar essa operação com a balança do braço?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 20:46

A questão é que eu não posso aplicar a placa metálica que vem com a célula (balancing plate) e como tal não sei se o peso de downforce recomendado que vem nas instruções é o mesmo.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 20:52

O VTA, (vertical tracking force) portanto o peso recomendado é independente de tudo o resto. O que tens que fazer é balancear o braço, (tens que rodar o peso até que o braço fique a flutuar no ar sem descer nem subir) e depois metes a escala do braço a zero.(sem deixar rodar o peso principal do sitio) Depois de estar a zero, rodas o peso principal (sem deixar rodar a escala) até atingir o peso recomendado, e já está. Eu penso que é assim que se ajusta esse braço.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 20:58

Exacto, é assim q faço, vou experimentar aplicar um peso maior, porque eles dão uma margem de 3mN no manual da célula.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 21:04

Tiagops escreveu:Exacto, é assim q faço, vou experimentar aplicar um peso maior, porque eles dão uma margem de 3mN no manual da célula.

Essa célula é recomendado um peso de 1.5g a 2.1g Se fosse minha aplicava-lhe um peso intermédio 1.8g

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 21:18

Eu apliquei agora o limite máximo e parece que a o problema dos "deslizes" já está resolvido, coitado do Johny Cash está a servir de rato de laboratório. Talvez tenha de aplicar mais força porque o braço do debut III é muito leve, ou não tem nada a ver ?

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 21:26

Tiagops escreveu:Eu apliquei agora o limite máximo e parece que a o problema dos "deslizes" já está resolvido, coitado do Johny Cash está a servir de rato de laboratório. Talvez tenha de aplicar mais força porque o braço do debut III é muito leve, ou não tem nada a ver ?

Isso é algo um pouco mais complexo, mas para já e para não complicar a resposta é simples, não ponhas mais do que os 2.1g. O peso do braço têm a ver com outras características, que em ultima análise até os podem fazer incompatíveis o que eu não acredito ser o caso. Se tudo estiver bem afinado, deverias de estar pronto para ouvir musica Laughing mas se o braço continuara fugir ou saltar é porque algo não está correcto. Depois diz o que achas do som. Qual é o pré de phono, é o do pro-ject?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 21:38

com 2,1g não desliza, com 2,0 por vezes salta logo no início do album. ao entrar nos grooves com som propriamente dito. Vou ficar pelos 2,1. O som parece-me bom, estou a experimentar o Astral Weeks do Van Morrison agora e parece-me bom. O pré phono é um trichord dino. Depois com tempo coloco aqui umas dúvidas sobre as configurações do pré. Obrigado pela ajuda, agora pelo menos dá para se ouvir qq coisa, já me desenrasquei. Foi uma boa experiência para ficar a conhecer um pouco mais de gira-discos.

Cumprimentos

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 21:48

Tiagops escreveu:com 2,1g não desliza, com 2,0 por vezes salta logo no início do album. ao entrar nos grooves com som propriamente dito. Vou ficar pelos 2,1. O som parece-me bom, estou a experimentar o Astral Weeks do Van Morrison agora e parece-me bom. O pré phono é um trichord dino. Depois com tempo coloco aqui umas dúvidas sobre as configurações do pré. Obrigado pela ajuda, agora pelo menos dá para se ouvir qq coisa, já me desenrasquei. Foi uma boa experiência para ficar a conhecer um pouco mais de gira-discos.

Cumprimentos

Mas não devia de saltar nunca. Se conseguires arranjar uma balança (emprestada ou comprada) podias confirmar se o peso está mesmo correcto.
Para já desejo que te divirtas a ouvir musica que não cansa os ouvidos, Laughing coisa que com o cd me acontece passado duas horas de audição.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 21:55

O problema deve ser outro, aqui num outro LP está a saltar mesmo com peso de 2,1 ou superior, tenho de rever o alinhamento da célula novamente.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 21:58

Não acredito que tenha nada a ver com o alinhamento. Deve de ser algo de errado no peso. Como estás a afinar o peso?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 22:15

Ponho o braço em equilíbrio, coloco a rodinha da escala a 0 sem mexer o peso. verifico novamente o equilibrio e depois rodo o peso até ficar nos tais 20 ou 21.... e aplico o peso anti skating no pino correspondente.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 22:22

Tiagops escreveu:Ponho o braço em equilíbrio, coloco a rodinha da escala a 0 sem mexer o peso. verifico novamente o equilibrio e depois rodo o peso até ficar nos tais 20 ou 21.... e aplico o peso anti skating no pino correspondente.

Isso a mim soa-me tudo muito bem. Parece que estás a fazer tudo correcto. Já vistes o VTA? (vertical tracking angle) Vê se o braço (ou o corpo da agulha) está paralelo com o disco. Como esse braço não dá a possibilidade de afinar (não dá para levantar ou baixar o braço) pode-se resolver o problema com uma mat mais alta.

Mas se conseguires confirmar o peso, melhor.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 22:32

Balança não tenho, mas estou a tentar aqui uma outra hipótese. é que hoje comprei também uma chave para desapertar/apertar o braço dando-lhe maior ou menor mobilidade vertical e acho que o deixei apertado demais... desapertei um bocado e parece que agora a coisa está OK. É o que dá andar a inventar/explorar.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 22:42

Tiagops escreveu:Balança não tenho, mas estou a tentar aqui uma outra hipótese. é que hoje comprei também uma chave para desapertar/apertar o braço dando-lhe maior ou menor mobilidade vertical e acho que o deixei apertado demais... desapertei um bocado e parece que agora a coisa está OK. É o que dá andar a inventar/explorar.

Tu foste mexer nos rolamentos do braço???????????????? :damn: Evil or Very Mad Twisted Evil

Nada que não se possa remediar. Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Tiagops 26/3/2009, 22:47

Ponho-me a inventar e às vezes dá barraca, mesmo assim o problema não devia ser esse pq mesmo mexendo aí continuou a deslizar. Aquela sugestão de colocar o disco mais alto é que me parece que solucionou, fui buscar outra mat e coloquei por cima da que tinha e os deslizes acabaram. Obrigado. Fazer mais uns testes e ver se a coisa se mantém bem. Mais uma vez obrigado. Quando tiver um gira-discos melhor não me posso por com estas invenções.

Tiagops
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 44
Localização : Odivelas
Interesses : praticar desporto, música, leitura, cinema, jogos de vídeo
Data de inscrição : 24/07/2008
Pontos/Reputação : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Convidad 26/3/2009, 22:49

Tiagops escreveu:Ponho-me a inventar e às vezes dá barraca, mesmo assim o problema não devia ser esse pq mesmo mexendo aí continuou a deslizar. Aquela sugestão de colocar o disco mais alto é que me parece que solucionou, fui buscar outra mat e coloquei por cima da que tinha e os deslizes acabaram. Obrigado. Fazer mais uns testes e ver se a coisa se mantém bem. Mais uma vez obrigado. Quando tiver um gira-discos melhor não me posso por com estas invenções.


lol! lol! lol!

Assim também se aprende, mas ás vezes sai caro Laughing

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhorar a qualidade na audição de vinil - Página 2 Empty Re: Melhorar a qualidade na audição de vinil

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos