Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com o meu Thorens TD-810

+3
fm&stereo
vinyl33
Antas
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Antas 21/5/2009, 00:47

Ola a todos,

Gostava que partilhassem comigo as V/ impressões sobre aquilo que no fundo até podem ser só "macaquinhos no sotão" Very Happy

Tenho um Thorens 810 com celula AT OC9/MLII (MC), mas tendo sido eu próprio a montar a célula e a realizar os ajustes do meu GD (e a minha experiencia com GD roçava a nulidade) ha alguns detalhes que me deixam intranquilo, especialmente qdo comparo os meus settings com aquilo que deveria ser "a regra" (entenda-se por regra os Foruns mas tb muita literatura por essa net fora).

Passemos aos factos:

Por exemplo, e tendo a minha celula 8g, é simplesmente impossivel atingir um ponto de equilibrio para o braço (um TP250, ou seja, a versao da Thorens para o RB250). O contrapeso fica quase na extremidade do braço, e é essa a minha primeira duvida: é normal que assim seja?

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Hpim1738

Afinei o peso do braço com uma "balança" que vinha com o GD (se é que podemos chamar aquilo de balança) para o valor superior do intervalo dado pelo fabricante da celula (VTF de 1,75), mas o busilis está no Anti-Skating... das 2 uma, ou o meu braço está marado, ou não percebo o conceito em si. :damn:

Se bem percebi das minhas leituras, o Anti-Skating serve para contrariar a tendencia que o braço terá para se dirigir em direcção ao centro do prato, certo? Ora no meu caso tenho de colocar o selector no "0" pois em qualquer outra posição, o braço pura e simplesmente se AFASTA do centro e consegue ver-se o "cantilever" (nao sei como chamar-lhe em portugues) em claro esforço, fora do azimute, ou seja, a "agulha", com valores de AS superiores a 0 fica torta!!! (pelo que não me atrevo a colocar o AS noutra posição que não 0). Esta situação faz sentido?

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Hpim1739

O mais curioso é que o som está BOM!!!!! Não há desequiíbrios nos canais, não há distorção, e para tirar as teimas deve estar a chegar o Disco de Testes da HiFi News que acabei por comprar, mas o meu grande receio é estar a estragar os meus discos com settings de VTF ou AS errados.

Querem elaborar? Very Happy

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Dsc01345

Obrigado desde já pela ajuda.
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Idade : 50
Localização : Algarve
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Data de inscrição : 12/05/2008
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  vinyl33 21/5/2009, 09:38

A OC-9 ML II é de média/alta compliance (vertical e horizontal), ou seja a elasticidade do cantiliver é relativamente elevada pelo que as forças actuantes sobre a célula - quer no plano horizontal (skating ou antiskating) quer no plano vertical (VTF) a partir de determinados limites tendem a provocar "deformações" visiveis no cantiliver. Se a VTF for demasiada, a célula "aninha" e adeus à gama alta. Se o anti-skating estiver mal compensado podem ser visiveis os tais desalinhamentos de que falas, que podem originar desiquilibrio entre canais.
Naturalmente que à medida que a massa efectiva do braço aumenta, este problema tende a agravar. Uma solução (se fosse possivel) seria diminuir à massa efectiva .....chatice !! Não é possivel !! ( O inverso seria possivel). Mas pode-se arranjar uma aldrabice que produz o mesmo efeito e traz benefícios adicionais - é baixar o centro de gravidade do braço. Nestas circunstâncias a força de inércia actuante sobre o cantiliver é menor, o momento actuante sobre ele é consequentemente menor e portanto a tal "deformação" será menos acentuada. Daí a razão da utilização e do sucesso do Michell Counterweight, do Groovetracer, do F2 Titanium, do ISOKinetic e muitos outros.
Por outro lado, como sabes, à medida que aumenta o VTF a compensação do ant-skating aumentará também. Pelo que disseste está a utilizar o máximo recomendado. Experimente baixar o VTF para valores entre os 1,25 e 1,50 gr e vê se resulta.
Mas se queres transformar esse clone do RB250 num braço de 5 estrelas compra o Michell Counterweight. Fiz isso nos meus RB300 e RB600 e o salto foi de gigante. No teu caso o salto em frente será ainda mais notório uma vez que o "stub" plástico do contrapeso do TP250 é uma autêntica m****. E os Euros são muito abaixo do que custa uma célula minimamente decente. Acredita.
Um abraço.
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Antas 21/5/2009, 10:58

Muito obrigado, Vinyl33

Vou seguir o conselho e comprar o Michell. Ja agora, por cá (ou online) por onde se vende isso?


Abraço

Sergio
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Idade : 50
Localização : Algarve
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Data de inscrição : 12/05/2008
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  fm&stereo 21/5/2009, 15:15

Omesmo digo eu: comprei o contrapeso e o adaptador VTA.
Mas ainda assim, aconselho-te a levares o braço à Audioteam, pois essa situação no antiscating não é normal.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Antas 21/5/2009, 15:20

Boas!

O meu problema é que vivo no Algarve, e por aqui estou limitado... tb acho que a situaçao com o antiskating não é normal, e será provavelmente problema do braço (o AS é neste caso magnético, e algo poderá não estar bem). De qualquer forma, "corri" o disco de testes da HiFi News e para minha surpresa apenas apresnetiu alguma distorção nas passagens mais problemáticas (ultima faixa, que eles proprios dizem ser um pesadelo).

Não sei se não começarei a amealhar para trocar o bracito Rolling Eyes (o Michel Technoarm parece interessante) e atraso a compra da maquina de lavar bolachas, aguentando-me com a Knosti por mais uns tempos.

Obrigado fm&stereo Very Happy
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Idade : 50
Localização : Algarve
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Data de inscrição : 12/05/2008
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Convidad 21/5/2009, 15:50

Boas

Tens alguem que te possa emprestar uma outra balança para poderes comprovar o peso que estas a meter na agulha, só para teres a certeza.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Antas 21/5/2009, 15:54

Ola Antonio,

I wish... E custa-me um bocado gastar uma pipa de massa numa balança... no vinylengine aconselham inclusive a usar daquelas dos ourives, que pelos vistos sao bem mais baratas, mas nem dessas encontro "para emprestimo" hehehe

De qualquer forma, se o VTF estivesse mal, nao tinha "passado" no HiFi News Test record, certo?

Abraço e obrigado,

Sergio
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Idade : 50
Localização : Algarve
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Data de inscrição : 12/05/2008
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Brás 21/5/2009, 16:07

Eu comprei o meu Michell na Delmax na rua da Madalena.Verifica bem o peso pois isso é de facto muito importante
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Data de inscrição : 05/12/2007
Pontos/Reputação : 593

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Antas 21/5/2009, 16:14

Bras,

O peso nao me preocupa muito, pois a celula é de facto muito pesada (8gr). O meu problema é o antiskating... é que na prática é como se não tivesse mais "espaço" de manobra, percebes? de qq forma, o GD ainda está na garantia, por isso será sempre outra opção leva-lo ao J Martins para ele ver..

Ja agora, qto te pediram pelo Michell, se não é indiscrição? Na Imacustica pedem-me 110 Eur...


Um abraço
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Idade : 50
Localização : Algarve
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Data de inscrição : 12/05/2008
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Elso 21/5/2009, 16:19

Antas escreveu:Ola Antonio,

I wish... E custa-me um bocado gastar uma pipa de massa numa balança... no vinylengine aconselham inclusive a usar daquelas dos ourives, que pelos vistos sao bem mais baratas, mas nem dessas encontro "para emprestimo" hehehe

De qualquer forma, se o VTF estivesse mal, nao tinha "passado" no HiFi News Test record, certo?

Abraço e obrigado,

Sergio

http://cgi.ebay.co.uk/UK-Digital-Stylus-Force-Tracking-Gauge-Cartridge-BNIB_W0QQitemZ370203849188QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item370203849188&_trksid=p3911.c0.m14&_trkparms=72%3A1683%7C66%3A2%7C65%3A12%7C39%3A1%7C240%3A1318%7C301%3A0%7C293%3A1%7C294%3A50 Suspect
Elso
Elso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1014
Idade : 55
Localização : Barreiro
Ocupação : Muito ocupado
Interesses : Capri/2CV/Carocha/Road King/Baterias e muita musica
Data de inscrição : 14/12/2007
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Convidad 21/5/2009, 16:23

O peso da celula e o VTA, como sabes, nao tem nada a ver para este caso. Eu tenho a suspeita de que estas a exagerar no VTA.
Tambem se pode dar o caso de estar tudo bem, e ser o proprio AS do braco que esteja errado (o que duvido).
Em muitos bracos, o AS é um pouco exagerado.

Abraco

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  vinyl33 21/5/2009, 16:56

Os dois conjuntos michell Tecnoweight que tenho aplicados no RB300 e RB600, compreio-os através do Ebay e custaram-me qualquer coisa como 70 Euros cada. Há pouco dei uma espreitadela no Ebay e os preços não andam longe disso. Apesar disso, podes ter a certeza que é um dos melhores upgrades que podes fazer ao braço. A célula que tens (OC-9 ML II) já é 5 estrelas, e qualquer upgrade que queiras fazer ao TP 250 vai-te custar muito mais do que os tais 70 ou 80 Aéreos....
Convinha de facto levares o DG a alguém experimentado, porque a deflexão lateral do cantiliver é normal, dentro de determinados limites. Na Blackbird da Sumiko, uma das células que tenho por cá, o cantiliver já vem ligeiramente desalinhado do eixo da célula. Não é defeito...é deliberado. De facto quando em funcionamento e com o AS ajustado o cantiliver fica alinhado como deve ser, uma vez que a "deformação" original vai ser corrigida (contrariada) pela que lhe vai ser imposta pelo AS.
De qualquer forma, tal como te disse de manhã, eu começaria por aliviar o VTF para valores mais baixos....
Um abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  vinyl33 21/5/2009, 17:09

Antas escreveu:
De qualquer forma, se o VTF estivesse mal, nao tinha "passado" no HiFi News Test record, certo?
Sergio

Já agora só uma questão....quando dizes que passou no teste do HFN Test Record, estás a dizer que conseguiu passar as faixas 6,7,8 e 9 (300 Hz a +12, +14, +16 e +18 db) todas, sem notares distorção alguma em nenhum dos canais ???
Pergunto-te porque a faixa 9 não é para todos os GD... No
A distorção aparece (num ou nos dois canais) quando em lugar dos 300 Hz puros passas a ouvir (num ou nos 2 canais), e com maior ou menor intensidade, um zumbido semelhante ao provocado por uma abelha....
Mas se de facto o teu Thorens passou as tais 4 faixas sem acusar a tal distorção (???), só tenho um conselho a dar-te - TÀ QUIETO.....NÃO MEXAS MAIS... Very Happy
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Antas 21/5/2009, 17:13

vinyl33 escreveu:Os dois conjuntos michell Tecnoweight que tenho aplicados no RB300 e RB600, compreio-os através do Ebay e custaram-me qualquer coisa como 70 Euros cada. Há pouco dei uma espreitadela no Ebay e os preços não andam longe disso. Apesar disso, podes ter a certeza que é um dos melhores upgrades que podes fazer ao braço. A célula que tens (OC-9 ML II) já é 5 estrelas, e qualquer upgrade que queiras fazer ao TP 250 vai-te custar muito mais do que os tais 70 ou 80 Aéreos....
Convinha de facto levares o DG a alguém experimentado, porque a deflexão lateral do cantiliver é normal, dentro de determinados limites. Na Blackbird da Sumiko, uma das células que tenho por cá, o cantiliver já vem ligeiramente desalinhado do eixo da célula. Não é defeito...é deliberado. De facto quando em funcionamento e com o AS ajustado o cantiliver fica alinhado como deve ser, uma vez que a "deformação" original vai ser corrigida (contrariada) pela que lhe vai ser imposta pelo AS.
De qualquer forma, tal como te disse de manhã, eu começaria por aliviar o VTF para valores mais baixos....
Um abraço

Done! Ja reduzi um pouco o VTF. Para alem disso, vou avançar para a compra do Technoweight.

Qto ao resto, o som não se ressente, e em funcionamento e com o knob do AS no 0 não há deflexão do cantiliver (ou seja, acontece exactamente o que descreves com a Sumiko), por isso vou relaxar e deixar-me de coisas...

Obrigado a todos
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Idade : 50
Localização : Algarve
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Data de inscrição : 12/05/2008
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Antas 21/5/2009, 17:15

vinyl33 escreveu:
Antas escreveu:
De qualquer forma, se o VTF estivesse mal, nao tinha "passado" no HiFi News Test record, certo?
Sergio

Já agora só uma questão....quando dizes que passou no teste do HFN Test Record, estás a dizer que conseguiu passar as faixas 6,7,8 e 9 (300 Hz a +12, +14, +16 e +18 db) todas, sem notares distorção alguma em nenhum dos canais ???
Pergunto-te porque a faixa 9 não é para todos os GD... No
A distorção aparece (num ou nos dois canais) quando em lugar dos 300 Hz puros passas a ouvir (num ou nos 2 canais), e com maior ou menor intensidade, um zumbido semelhante ao provocado por uma abelha....
Mas se de facto o teu Thorens passou as tais 4 faixas sem acusar a tal distorção (???), só tenho um conselho a dar-te - TÀ QUIETO.....NÃO MEXAS MAIS... Very Happy

É verdade!

Houve distorçao apenas 2-3 segs (dos 15 q dura cada trecho) e na 9 foi onde se notou alguma distorçao mais marcada num dos canais, mas mesmo assim, não foi constante.

Daí ter achado que para "rookie" não me safei nada mal Very Happy
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Idade : 50
Localização : Algarve
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Data de inscrição : 12/05/2008
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  vinyl33 21/5/2009, 17:17

Antas escreveu:
Não sei se não começarei a amealhar para trocar o bracito Rolling Eyes (o Michel Technoarm parece interessante) e atraso a compra da maquina de lavar bolachas, aguentando-me com a Knosti por mais uns tempos.

Só mais uma deixa....O Michell Technoarm é de raiz um RB250.....
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  vinyl33 21/5/2009, 17:19

Se assim é...está no ponto, ou quase. Não te deixes amedrontar por essa deflexão do cantiliver.
E para "rookie"....parabéns... Very Happy
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Convidad 21/5/2009, 17:25

A minha OC9II tambem vem com uma ligeira inclinacao, mas quando esta a tocar, fica bem. Quanto ao conselho de nao mexeres, acho que o deves seguir, todavia uma balanca seria o melhor. Neste momento nao estou em Portugal, senao enviava-te a minha para confirmares.

Abraco

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  vinyl33 21/5/2009, 17:31

Meu caro, desculpa lá ser chato, mas tenho que te dar um conselho. Li atráz que vais avançar para a compra do Michell Tecnoweight. Óptimo !!
Agora, atenção - não tentes desmontar o stub (plástico) do TP250 (desenroscá-lo) e muito menos enroscar o stub em aço do Tecnoweight com o braço montado...isso nunca. Arriscas-te a "lixar" irremediavelmente os rolamentos do braço.
Essa operação tem que ser feita OBRIGATORIAMENTE com o braço desmontado. OK?
E por precaução desmonta a célula....dá trabalho...eu sei... Mas no final vais ver que compensa..
Um abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Brás 21/5/2009, 17:41

Penso que o braço não tem nada de anormal e que isso tudo passa pela afinação e montagem da célula.Há certas coisas que devem ser feitas por quem sabe e eu falo por experiencia própria pois sou um básico nesse assunto por isso pedi ajuda a quem de facto sabe do assunto aquando da montagem do contra-peso e da célula e não me aventurei em montagens sob pena de dar cabo da célula e de discos.Penso que se o anti skating tivesse algum problema não conseguias ouvir discos o que não é o caso,acho que isso tem mais a ver com algum ajuste que é preciso dar. Quanto ao valor do Michell foi mais ou menos esse.Tenta com as dicas que te deram ver se o que achas que está mal fica resolvido.
Um abraço
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Data de inscrição : 05/12/2007
Pontos/Reputação : 593

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  ccavis 21/5/2009, 18:30

Se bem percebi das minhas leituras, o Anti-Skating serve para contrariar a tendencia que o braço terá para se dirigir em direcção ao centro do prato, certo? (Brás )



Meu caro, esta escapou a todos , mas eu acho que a inércia o atira antes para o exterior ......o anti sk , vai contrariar essa força
e ajudar o braço a aproximar-se do centro....com um pouco mais graduação que o peso da leitura ( 1, 5 / 1,8 ) pelo menos dantes era assim.....mas isto mudou tanto neste seculo !

Não custa tentar anti sk 2.0 , peso 1,75 +/-
Abraço

CCvis
ccavis
ccavis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Data de inscrição : 11/11/2008
Pontos/Reputação : 158

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Brás 21/5/2009, 18:41

Eu não disse nada sobre isso, mas a ideia que tinha era precisamente essa,que o anti sk era necessário para contrariar o efeito do braço ir para o exterior, no entanto eu sou um leigo na matéria. Por isso referi que devia ser feito um ajuste em relação ao peso scratch
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Data de inscrição : 05/12/2007
Pontos/Reputação : 593

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Convidad 21/5/2009, 18:42

ccavis escreveu:Se bem percebi das minhas leituras, o Anti-Skating serve para contrariar a tendencia que o braço terá para se dirigir em direcção ao centro do prato, certo? (Brás )



Meu caro, esta escapou a todos , mas eu acho que a inércia o atira antes para o exterior ......o anti sk , vai contrariar essa força
e ajudar o braço a aproximar-se do centro....com um pouco mais graduação que o peso da leitura ( 1, 5 / 1,8 ) pelo menos dantes era assim.....mas isto mudou tanto neste seculo !

Não custa tentar anti sk 2.0 , peso 1,75 +/-
Abraço

CCvis

Por acaso o rapaz tem razão. O AS serve para evitar que o braço vá para dentro. Os groves (modulação) faz com que o braço seja puxado para o centro.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Convidad 21/5/2009, 18:43

Brás escreveu:Eu não disse nada sobre isso, mas a ideia que tinha era precisamente essa,que o anti sk era necessário para contrariar o efeito do braço ir para o exterior, no entanto eu sou um leigo na matéria. Por isso referi que devia ser feito um ajuste em relação ao peso scratch

E tens toda a razão.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Convidad 21/5/2009, 18:46

Para clarificar. O braço é puxado para o centro por força da modulação e o AS puxa o braço para o exterior do prato.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Convidad 21/5/2009, 18:53

António José da Silva escreveu:Para clarificar. O braço é puxado para o centro por força da modulação e o AS puxa o braço para o exterior do prato.
essa força "da modulação" chama-se força centripeda,que é o contrário da força centrifuga.
...de nada Very Happy
abraço
Milton

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Convidad 21/5/2009, 18:57

milton escreveu:
António José da Silva escreveu:Para clarificar. O braço é puxado para o centro por força da modulação e o AS puxa o braço para o exterior do prato.
essa força "da modulação" chama-se força centripeda,que é o contrário da força centrifuga.
...de nada Very Happy
abraço
Milton

Obrigado João. Mas convém explicar a quem não sabe, que essa força centríprda é causada pela modulação do disco, porque senão ninguém fica a saber a razão. Porque a primeira ideia é a que o contrário ocorra.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  A Pauca Sed Bona 21/5/2009, 19:13

António José da Silva escreveu:Para clarificar. O braço é puxado para o centro por força da modulação e o AS puxa o braço para o exterior do prato.

Com efeito se a célula não estivesse presa ao braço, saíria disparada pela força centrífuga. Porém ela está fixada ao braço, o qual por sua vez está fixo num ponto externo. Isto faz com que a tendência seja a do braço auto-alinhar-se numa linha imaginária que passa pelo pivot vertical deste e o centro do prato. Se fizerem a experiência com uma agulha velha e arranjarem uma superfície lisa em vez do disco, poderão constatar que o braço deslocar-se-á mesmo até ao centro.
O anti-skating existe para contrariar esta tendência, que diga-se de passagem, é menor no início do disco e vai aumentando à medida que este se aproxima do centro. Por isso mesmo, embora façamos uma regulação fixa do AS este é automáticamente incrementado à medida que o braço avança.

Para que o AS funcione nas devidas condições é imprescindível que o prato esteja perfeitamente nivelado, algo que muitas vezes é negligenciado.

A tracking force também não deverá ser mais baixa que o limite inferior recomendado pelo fabricante da célula pois a agulha irá percorrer as espiras de forma descontrolada o que, para além dos resultados auditivos inferiores, levará a um desgaste prematuro da mesma e a danos irremediáveis nos discos.

Espero ter ajudado

Um Abraço

João Gouveia
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  A Pauca Sed Bona 21/5/2009, 19:18

A força gerada pelo anti-skating é efectivamente a centrífuga destinada a contrariar a centrípeta.

Teóricamente (aquilo a que aspiramos com as afinações) a agulha deverá assentar no sulco de modo a não exercer força lateral quer para um lado quer para outro, permitindo assim que a mesma seja levada sem esforço pelas espiras até ao final do disco.


Última edição por A Pauca Sed Bona em 21/5/2009, 19:53, editado 2 vez(es)
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Convidad 21/5/2009, 19:21

Claro que ajudastes. Very Happy

É bom haver este tipo de esclarecimento, para manter o analógico vivinho da silva Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu Thorens TD-810 Empty Re: Ajuda com o meu Thorens TD-810

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos