Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 19/4/2010, 11:17

O Canal direito do meu Thorens está a provocar um ruído de fundo, só o canal direito, o esquerdo não.
O que poderá ser? O que deverei fazer?
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  nbunuel 19/4/2010, 11:30

Pode ser do cabo....Ou das fichas RCA com problemas no contacto com a massa.
Tb poderá ser provocado por uma eventual deficiência na montagem da célula...
São as eventualidades mais prováveis...
nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Localização : Lisboa
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Data de inscrição : 31/05/2007
Pontos/Reputação : 1344

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 19/4/2010, 12:06

nbunuel escreveu:poderá ser provocado por uma eventual deficiência na montagem da célula...
Verifiquei os contactos da célula, estão todos bem, tirei a agulha, o barulho persiste, tirei a cabeça, o barulho desaparece do lado direito mas aparece outro barulho não tão grave, mais agudo do lado esquerdo.
Os cabos são os de origem para verificar as saídas rca só cortando e colocando outras.
Eu gostava de manter o Thorens original, mas se calhar terei de mudar a cablagem. O que acham?
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  luis lopes 19/4/2010, 12:12

boas.
por acaso não têns router wireless, perto no gira ?
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  ferpina 19/4/2010, 12:22

Eu substitui estes componentes a um dos meus Thorens, com evidentes e sonoros benefícios.

O problema também poderá estar num daqueles condensadores. Rebentado, por exemplo.

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Imagem275
Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Imagem276
ferpina
ferpina
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 447
Idade : 69
Localização : Algés-Miraflores
Ocupação : Algumas
Interesses : Os que ainda me vão deixando...
Data de inscrição : 06/04/2009
Pontos/Reputação : 342

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 19/4/2010, 12:53

luis lopes escreveu:por acaso não têns router wireless, perto no gira ?
O router está no escritório, mas tenho o WD com wireless a 1,5 metros, e mesmo desligado acontece o mesmo.
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 19/4/2010, 12:58

ferpina escreveu:O problema também poderá estar num daqueles condensadores.

Das alteraçãoes que fizes-te fiz duas, a correia, os pé não os tirei mas coloquei outros ao lado
Que marca de cabos me aconelhas para substituir os cabos que ligam ao pré?
Substituis-te também os cabos até à célula?

Os condensadores já se reportam a um patamar superior. É fácil ver se estão danificados? Caso seja necessário consigo eu próprio substituí-los? É que lá soldar soldo, já fiz uns cabitos IC, mas, até à data fiquei-me por aí...
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  ferpina 19/4/2010, 13:45

João Henrique escreveu:O Canal direito do meu Thorens está a provocar um ruído de fundo, só o canal direito, o esquerdo não.
O que poderá ser? O que deverei fazer?

Além do que disse atrás, acerca dos condensadores, que me lembre o TD160 normal é idêntico a um TD166 mkI que tenho. Assim, ele tem o cabo RCA soldado directamente à placa no interior do GD e na outra extremidade 2 RCA blindadas e ranhosas. Tem também o cabo de corrente meio manhoso soldado ao transformador no interior do GD. Não tem fio de terra, o que poderá eventualmente provocar um ruído (hum) nas colunas, principalmente se estiver próximo delas. Não sei que tipo de ruído é que se ouve, se só se começou a ouvir agora, mas eu começaria, nesta ordem, por ligar o GD numa outra tomada de corrente, pô-lo o mais afastado possível das colunas, cortar os RCA e por uns mais decentes (eu fiz isso, e o som teve um bom incremento qualitativo), tentava alinhar a célula/agulha o melhor possível e pôr o peso e tracking adequados para ela. Só depois é que o abria (pela parte inferior) e estudava a melhor maneira de substituir os cabos RCA e o de corrente. Aliás, subscrevo na integra as hipóteses referidas pelo nosso colega nbunuel.
Os condensadores se rebentam, deitam uma pequena quantidade de liquido que se espalha em redor. Mas poderão não estar bons sem terem que forçosamente rebentar.
No meu caso, o trabalho num TD146 foi feito por alguém da especialidade (Atelier de Audio) e aproveitei e substitui também o fundo do GD por uma placa grossa de MDF e uns pés decentes, aquela placa de contraplacado de origem é uma fonte de ressonâncias. Não alterei a cablagem interior do braço.
ferpina
ferpina
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 447
Idade : 69
Localização : Algés-Miraflores
Ocupação : Algumas
Interesses : Os que ainda me vão deixando...
Data de inscrição : 06/04/2009
Pontos/Reputação : 342

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  Convidad 19/4/2010, 15:03

João,

Qual é a célula, e braço que tem montados no 160?

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 20/4/2010, 02:18

M Fernandes escreveu:Qual é a célula, e braço que tem montados no 160?
Shure M75EJ Type II
A esta bela hora da manhã pude constatar que o ruído é nos dois canais, mas com muito mais intensidade no canal direito.
Bem acho que vou começar por trocar a cablagem e bananas que ligam ao pré.
Que fio e bananas devo comprar?
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  Convidad 20/4/2010, 04:01

Bom Dia João,

O braço é o TP-16 com a concha TP-60?

Já agora, por favor, diga-me se os ruídos apareceram sem mais nem menos, ou se tal aconteceu na sequência de alguma acção?

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  ferpina 20/4/2010, 07:29

João Henrique escreveu:
M Fernandes escreveu:Qual é a célula, e braço que tem montados no 160?
Shure M75EJ Type II
A esta bela hora da manhã pude constatar que o ruído é nos dois canais, mas com muito mais intensidade no canal direito.
Bem acho que vou começar por trocar a cablagem e bananas que ligam ao pré.
Que fio e bananas devo comprar?

Por acaso já experimentou ligar o GD a um outro andar de phono?
Se for aqui da zona de Lisboa, posso disponibilizar se lhe interessar, a cablagem retirada do meu, ainda está boa.
ferpina
ferpina
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 447
Idade : 69
Localização : Algés-Miraflores
Ocupação : Algumas
Interesses : Os que ainda me vão deixando...
Data de inscrição : 06/04/2009
Pontos/Reputação : 342

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 20/4/2010, 09:48

M Fernandes escreveu:O braço é o TP-16 com a concha TP-60?
Já agora, por favor, diga-me se os ruídos apareceram sem mais nem menos, ou se tal aconteceu na sequência de alguma acção?

Bom dia Mário
O braço é o referido, o Thorens está original, a não ser o fio de terra que lhe instalei.

Se aconteceu na sequência de alguma acção?
Bem...
A única modificação que lhe fiz foi colocar o fio de terra, porque fazia barulho parasita quando o tinha ligado a um Rotel, e o barulho desapareceu, neste momento está ligado a um Dynavox.
Agora, neste preciso momento, tirei o fio de terra e o barulho no canal direito ficou igual ao do canal esquerdo, não tão grave, e muito menos intenso, já tenho de ter o potenciómetro regulado a meio para o barulho parasita ser audível, é um barulho de fundo, tipo Huuuuummmmm (isto de transmitir sons por palavras não é fácil Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Icon_smile )
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 20/4/2010, 09:51

ferpina escreveu:Por acaso já experimentou ligar o GD a um outro andar de phono?
Bom fia ferpina
Já experimentei ligá-lo a um cambridge 640p e o barulho persiste.
Há a possibilidade de combinarmos uma audição do meu prato no seu sistema? Eu moro no concelho de Odivelas.
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  luis lopes 20/4/2010, 09:53

bom dia.
isso aconteceu-me com interferencias do sinal do router.
exactamente com os mesmos sintomas!
penso que o melhor, antes de cortar alguma coisa, será desligar todos os componente
cabos inclusive, e ligar primeiro o gira ao amp.
cumpr.lopes
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  Convidad 20/4/2010, 10:12

Bom dia João,

Perguntei qual o braço e a concha porque ao longo dos anos tenho experimentado diversos problemas com esses componentes.

Como disse o forista Luís Lopes, antes de começar a cortar, pode fazer algumas experiências.

Sugiro que comece da frente para trás, a fonte (célula) como frente.
Retire a TP-16 do braço. Partindo do princípio que os contactos da célula com os fios da concha (principalmente os da massa) estão bem, verifique se as soldaduras dos mesmo fios à concha estão sólidas. Depois com uma lixa muito fina (de preferência lixa de água, ou outro abrasivo muito suave), limpe os 4 contactos/pinos da concha (headshell TP-16). Do mesmo modo, com uma ferramente que dê para »raspar« suavemente os contactos interiores do braço, tente limpar algum eventual óxido que se tenha formado e impeça um bom contacto. Ao recolocar a concha, certifique-se que a aperta com firmeza.
A partir daqui, a melhor maneira de seguir o teste, é com a ajuda de um multímetro, medindo as continuidades.

Ao que tudo indica, parece tratar-se de um mau contacto, não descartando a hipótese de interferência do router.

Vá dando notícias. De certeza que algum forista com tempo livre, estará na disposição de beber um café consigo, e ajudá-lo nessa empreitada.

Boa sorte,

Mario

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 20/4/2010, 11:15

Bem já resolvi Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Icon_smile

Era mesmo do pré,Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Icon_eek e já me tinham dito para verificar, e eu já tinha verificado, e tinha, mas não sei porquê devo ter feito alguma ligação mal feita ou a mais, bem fiz borrada... Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Icon_redface

Assunto resolvido.
Obrigado a todos pela paciência. Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Icon_biggrin
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  Convidad 20/4/2010, 12:06

Bom, desta já se livrou. E qual era o problema no pré?

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 20/4/2010, 14:14

M Fernandes escreveu:E qual era o problema no pré?

Bem essa é uma nova etapa, o pré é um Bellari vp129, há uns tempos atrás o António José da Silva tinha-me dado umas dicas para alterar a válvula, mas como experimentei o outro pré e na altura o problema mantinha-se, não fui por esse caminho. Agora vou comprar uma nova válvula e ver o resultado.

ab
João Henrique
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  ferpina 20/4/2010, 14:37

João Henrique escreveu:
M Fernandes escreveu:E qual era o problema no pré?

Bem essa é uma nova etapa, o pré é um Bellari vp129, há uns tempos atrás o António José da Silva tinha-me dado umas dicas para alterar a válvula, mas como experimentei o outro pré e na altura o problema mantinha-se, não fui por esse caminho. Agora vou comprar uma nova válvula e ver o resultado.

ab
João Henrique

Logo... o culpado é o AJS Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito 187825 Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito 581248
ferpina
ferpina
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 447
Idade : 69
Localização : Algés-Miraflores
Ocupação : Algumas
Interesses : Os que ainda me vão deixando...
Data de inscrição : 06/04/2009
Pontos/Reputação : 342

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  Convidad 20/4/2010, 14:55

Ui, a coisa está a ficar muito complicada...

Não tarda muito, temos uma comissão de inquérito.

Boa sorte,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  João Henrique 20/4/2010, 17:31

Eu devia era logo ter feito o que o AJS me tinha indicado, ou seja, mudar a válvula do Bellari
Uma JJ ECC83
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 59
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito Empty Re: Ajuda Thorens TD-160 - abolir barulho de fundo canal direito

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos