ESCUTA... arte desconhecida
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ESCUTA... arte desconhecida
Olà,
![ESCUTA... arte desconhecida Estrelaescuta](https://2img.net/r/ihimizer/img405/710/estrelaescuta.jpg)
vou iniciar um novo topico que pode interessar alguns de voçês, trata-se de uma iniciaçao à escuta analitica. Do que é que se trata ??? Bom, da mesma maneira que os oénologos tém um método para a prova justa dos vinhos, os designeres audio (e alguns jornalistas) tém um método para a anàlise justa de um elemento ou de um sistema. Vou através de alguns capitulos vos comunicar as bases dessa anàlise, afim que as coisas que voçês sentem à escuta se tornem mais claras e que a linguagem de troca com os outros seja a mais justa e standart possivel.
Os sentimentos de escuta desdobram-se em 10 elementos primarios, cinco objectivos e cinco subjectivos. O modelo apresenta-se sobre a forma de duas estrelas sobrepostas. A primeira estrela representa os elementos objectivos e esconde a segunda que possede os elementos subjectivos. Aqui vai a representaçao grafica da coisa, e as primeiras dicas de compreensao:
Os sentimentos de escuta desdobram-se em 10 elementos primarios, cinco objectivos e cinco subjectivos. O modelo apresenta-se sobre a forma de duas estrelas sobrepostas. A primeira estrela representa os elementos objectivos e esconde a segunda que possede os elementos subjectivos. Aqui vai a representaçao grafica da coisa, e as primeiras dicas de compreensao:
![ESCUTA... arte desconhecida Estrelaescuta](https://2img.net/r/ihimizer/img405/710/estrelaescuta.jpg)
Os elementos objectivos: Sao os parametros que podem ser medidos (cientificos) e / ou que nao tém necessidade de um conhecimento particular para serem analisados. Os elementos objectivos sao instinctivos e tém uma relaçao com os sons e nao com a musica. Sao os elementos que mesmo um leigo vai ser sensivel deste a primeira escuta de um sistema...
Os elementos subjectivos: Sao os parametros que nao sao mesuraveis e que dependem da cultura musical e audio do auditor. Alguém que nunca ouviu um violino, nao pode analisar o timbre de uma gravaçao de violino !!! Os parametros subjectivos sao entao dependentes da experiênçia do auditor e da sua capacidade a relativisar os resultados actuais com o seu patrimonio de memoria.
Os elementos subjectivos: Sao os parametros que nao sao mesuraveis e que dependem da cultura musical e audio do auditor. Alguém que nunca ouviu um violino, nao pode analisar o timbre de uma gravaçao de violino !!! Os parametros subjectivos sao entao dependentes da experiênçia do auditor e da sua capacidade a relativisar os resultados actuais com o seu patrimonio de memoria.
A escuta funciona em binomio, ou seja, cada elemento tém o seu gémeo do outro lado e saber diferencia-los é começar a ver a luz no meio da penumbra. Hà cinco binomios, vamos là entao compreendê-los:
Dinamica / Rapidez: A dinamica é um elemento objectivo e é a diferença entre o som mais fraco (audivel justamente) e o mais forte (sem distorçao audivel) reproduzidos por um aparelho. A rapidez é a velocidade subjectiva com que se passa do mais fraco ao mais forte.
Definiçao / Transparência: A definiçao é a quantidade de microinformaçoes (detalhes) extraidas pelo aparelho e perfeitamente diferenciadas e audiveis. A transparência é mais complexo pois, é a capacidade de um aparelho a diferenciar notas, timbres, vozes etc proximas sém alguma ambiguidade nem confusao.
Palco / Relevo: O Palco é a posiçao no espaço dos interpretes, largura, altura e profundez assim que a estabilidade da posiçao durante toda a gravaçao. O relevo é a materializaçao do Palco, e implica por ex: o sentimento que um violino é mais pequeno que um violoncelo...
Banda / Timbres: A banda é a capacidade de um aparelho a descer muito no grave e subir muito nos agudos, ou seja, a extençao de frequências que ele cobre e reproduz bem. O Timbre é a desmultiplicaçao harmonica dessas frequências e é medido pela justeza em relaçao à memoria do som original do instrumento ou das vozes.
Linearidade / Coerência: A linearidade é a capacidade de um aparelho a reproduzir a banda sem altos nem baixos no nivel sonoro ou noutro parametro técnico. A coerêcia é diferente, é um equilibrio de qualidade em toda a banda, com o sentimento que os agudos, médios e graves se fondem num equilibrio perfeito e sem discontinuidade.
Pelo momento vamos ficar por aqui, digam-me o que pensao e...
Como sempre Até+
Dinamica / Rapidez: A dinamica é um elemento objectivo e é a diferença entre o som mais fraco (audivel justamente) e o mais forte (sem distorçao audivel) reproduzidos por um aparelho. A rapidez é a velocidade subjectiva com que se passa do mais fraco ao mais forte.
Definiçao / Transparência: A definiçao é a quantidade de microinformaçoes (detalhes) extraidas pelo aparelho e perfeitamente diferenciadas e audiveis. A transparência é mais complexo pois, é a capacidade de um aparelho a diferenciar notas, timbres, vozes etc proximas sém alguma ambiguidade nem confusao.
Palco / Relevo: O Palco é a posiçao no espaço dos interpretes, largura, altura e profundez assim que a estabilidade da posiçao durante toda a gravaçao. O relevo é a materializaçao do Palco, e implica por ex: o sentimento que um violino é mais pequeno que um violoncelo...
Banda / Timbres: A banda é a capacidade de um aparelho a descer muito no grave e subir muito nos agudos, ou seja, a extençao de frequências que ele cobre e reproduz bem. O Timbre é a desmultiplicaçao harmonica dessas frequências e é medido pela justeza em relaçao à memoria do som original do instrumento ou das vozes.
Linearidade / Coerência: A linearidade é a capacidade de um aparelho a reproduzir a banda sem altos nem baixos no nivel sonoro ou noutro parametro técnico. A coerêcia é diferente, é um equilibrio de qualidade em toda a banda, com o sentimento que os agudos, médios e graves se fondem num equilibrio perfeito e sem discontinuidade.
Pelo momento vamos ficar por aqui, digam-me o que pensao e...
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Mais um excelente tópico, obrigado Paulo
Paulo André- Equipa Audiopt - Admin.
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Vamos là continuar isto:
Para os que leram entre as linhas, os elementos objectivos sao de ordem da quantidade (mesuraveis) e os subjectivos de ordem da qualidade (sensiveis). Podemos ir mais longe: os primeiros sao analisados pela cabeça e os segundos pelo coraçao, mas logo iremos mais longe...
O que è importante a compreender neste estado é que TODOS TEM O MESMO VALOR. A qualidade da escuta é a soma deles e nao a escolha sensivel dos que nos tocam mais na nossa sensibilidade...
Visto que o funcionamento é por binomio (fazendo pensar ao Yin e Yang chinêz) e que tudo se desmultiplica vamos là entao cortar espiritualmente o nosso modelo horizontalmente. O resultado é que vamos ter cinco elementos em cima e cinco em baixo como podem ver:
Para os que leram entre as linhas, os elementos objectivos sao de ordem da quantidade (mesuraveis) e os subjectivos de ordem da qualidade (sensiveis). Podemos ir mais longe: os primeiros sao analisados pela cabeça e os segundos pelo coraçao, mas logo iremos mais longe...
O que è importante a compreender neste estado é que TODOS TEM O MESMO VALOR. A qualidade da escuta é a soma deles e nao a escolha sensivel dos que nos tocam mais na nossa sensibilidade...
Visto que o funcionamento é por binomio (fazendo pensar ao Yin e Yang chinêz) e que tudo se desmultiplica vamos là entao cortar espiritualmente o nosso modelo horizontalmente. O resultado é que vamos ter cinco elementos em cima e cinco em baixo como podem ver:
![ESCUTA... arte desconhecida Estrelaescuta2](https://2img.net/r/ihimizer/img194/8216/estrelaescuta2.jpg)
As coisas avançao nao ?, agora temos cinco elementos que sao os responsaveis dos sentimentos de clareza, frio, e leveza à escuta. E cinco que sao os responsaveis de escuta escura, quente e materialisada. O facto de compreender estes elementos é importante, pois vai permitir de jogar entre eles quando se constroi (ou se optimisa) um sistema, afim de obter os resultados que gostamos mais. E evidente que o equilibrio neutro é o resultado dos dez elementos com o mesmo valor.
Afim de mostrar exemplos para facilitar a compreensao e visto que actualmente o discurso tém o vento em popa vamos là utilisar a nossa nova ferramenta para analisar (o que ao nivel da deontologia é discutavel) o som do CD e o do Vinilo. Numa analise rapida e quase sem reflexao uma coisa apareçe como evidente: O CD ganha e é mais forte sobre os parametros objectivos e o vinilo ganha nos subjectivos, ou seja o CD brilha pela dinamica, definiçao, palco, banda e linearidade !!!, o vinilo na rapidez, transparencia, relevo, timbres e coerência !!!...
Nada mau hem ???, desde a segunda aula e sem preparaçao nao estamos là muito longe de fazer a paz entre os dois formatos e de dizer objectivamente: Num ponto de vista logico e analitico é empate, e a cada um de escolher segundo a sua sensibilidade e patrimonio auditivo...
Logo aprofundi-mos tudo isto...
Até+
Afim de mostrar exemplos para facilitar a compreensao e visto que actualmente o discurso tém o vento em popa vamos là utilisar a nossa nova ferramenta para analisar (o que ao nivel da deontologia é discutavel) o som do CD e o do Vinilo. Numa analise rapida e quase sem reflexao uma coisa apareçe como evidente: O CD ganha e é mais forte sobre os parametros objectivos e o vinilo ganha nos subjectivos, ou seja o CD brilha pela dinamica, definiçao, palco, banda e linearidade !!!, o vinilo na rapidez, transparencia, relevo, timbres e coerência !!!...
Nada mau hem ???, desde a segunda aula e sem preparaçao nao estamos là muito longe de fazer a paz entre os dois formatos e de dizer objectivamente: Num ponto de vista logico e analitico é empate, e a cada um de escolher segundo a sua sensibilidade e patrimonio auditivo...
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Cà estou de volta...
Espero que pelo momento a apresentaçao do modelo seja compreendida por todos. Visto que os parametros de escuta (como em qualquer modelo) sao uma divisao da realidade e uma reconstruçao desta mesma afim de facilitar a comprensao, vamos là redividir o nosso modelo:
Na ultima versao gràfica do modelo tinha-mos obtido o equilibrio tonal, ou seja, claro e escuro. Agora vamos cortar o nosso modelo verticalmente (em deixando o corte horizontal) e vamos obter quatro sectores de dois elementos e meio cada. Repartidos assim a associaçao de cada sector vai ser responsavel de uma sensaçao de escuta da maneira que se pode ver:
![Very Happy](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_biggrin.png)
Espero que pelo momento a apresentaçao do modelo seja compreendida por todos. Visto que os parametros de escuta (como em qualquer modelo) sao uma divisao da realidade e uma reconstruçao desta mesma afim de facilitar a comprensao, vamos là redividir o nosso modelo:
Na ultima versao gràfica do modelo tinha-mos obtido o equilibrio tonal, ou seja, claro e escuro. Agora vamos cortar o nosso modelo verticalmente (em deixando o corte horizontal) e vamos obter quatro sectores de dois elementos e meio cada. Repartidos assim a associaçao de cada sector vai ser responsavel de uma sensaçao de escuta da maneira que se pode ver:
![ESCUTA... arte desconhecida Estrelaescuta3](https://2img.net/r/ihimizer/img137/6917/estrelaescuta3.jpg)
Como véem o sistéma é cada vez mais proximo das sensaçoes que a escuta da musica procura, e os termos utilisados sao cada vez mais humanos ou artisticos, o que é uma condiçao necessaria para analisar uma disciplina que lida com uma arte primeira, ou seja, a musica...
Actualmente estao em pocessao do modelo, que é apenas uma ferramenta. Vamos là aprender a utilizà-la correctamente. Antes de o fazer é importante de ver uma analogia que o modelo possede com a filosofia e que o torna perturbante. Se olhar-mos bem para os quatro sectores actuais e fizer-mos uma analogia de espirito com a filosofia vamos encontrar os quatro elementos primitivos da terra, ou seja, o ar, a agua, o fogo e a terra. Incrivel nao !!! A este estado algo se destaca também e que explica a dificuldade (às vezes) de discurso entre audiofilos. Se cada um olhar para o modelo é evidente que hà sectores que correspondem mais à sua sensibilidade que outros. Isto vai falsear a analise, pois vamos ser mais receptivos a esses elementos que aos outros e a nossa analise nao vai ser boa pois ela vai ser honesta mas nao justa. E importante de compreender os sectores que nos sensibilizao, afim de fazer uma compensaçao quando estiver-mos em face de uma escuta analitica.
Em pouco tempo jà disse muito e transmiti uma ferramenta de grande potência para analisar a paixao que nos reune. A proxima etapa vai ser como aprender a utilizar este instrumento. Até là visualizem bem o modelo e tentem fazer com que ele se torne numa mecanica automatica desde que escutarem. Vao ver voçês vao descobrir coisas que nunca tinham ouvido, ou entao de uma maneira diferente...
Actualmente estao em pocessao do modelo, que é apenas uma ferramenta. Vamos là aprender a utilizà-la correctamente. Antes de o fazer é importante de ver uma analogia que o modelo possede com a filosofia e que o torna perturbante. Se olhar-mos bem para os quatro sectores actuais e fizer-mos uma analogia de espirito com a filosofia vamos encontrar os quatro elementos primitivos da terra, ou seja, o ar, a agua, o fogo e a terra. Incrivel nao !!! A este estado algo se destaca também e que explica a dificuldade (às vezes) de discurso entre audiofilos. Se cada um olhar para o modelo é evidente que hà sectores que correspondem mais à sua sensibilidade que outros. Isto vai falsear a analise, pois vamos ser mais receptivos a esses elementos que aos outros e a nossa analise nao vai ser boa pois ela vai ser honesta mas nao justa. E importante de compreender os sectores que nos sensibilizao, afim de fazer uma compensaçao quando estiver-mos em face de uma escuta analitica.
Em pouco tempo jà disse muito e transmiti uma ferramenta de grande potência para analisar a paixao que nos reune. A proxima etapa vai ser como aprender a utilizar este instrumento. Até là visualizem bem o modelo e tentem fazer com que ele se torne numa mecanica automatica desde que escutarem. Vao ver voçês vao descobrir coisas que nunca tinham ouvido, ou entao de uma maneira diferente...
Até+
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
bom post
Nox- Membro Audiopt
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Modelo interessante para quem pretenda enveredar por um processo descritivo do resultado da audição de sistemas de áudio ou até várias gravações distintas do mesmo disco.
Não parece, contudo, responder a uma questão muito relevante e com peso no dominio da subjectividade: hierarquização.
Sem querer discutir a "quantidade" de parametros a medir, é indiscutível que para uns o "palco" terá mais importancia do que a "dinamica", por exemplo. Esta hierarquização é fundamental na tomada de decisão.
Abraço
Não parece, contudo, responder a uma questão muito relevante e com peso no dominio da subjectividade: hierarquização.
Sem querer discutir a "quantidade" de parametros a medir, é indiscutível que para uns o "palco" terá mais importancia do que a "dinamica", por exemplo. Esta hierarquização é fundamental na tomada de decisão.
Abraço
LM- utilizador iniciado
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
LM escreveu:Modelo interessante para quem pretenda enveredar por um processo descritivo do resultado da audição de sistemas de áudio ou até várias gravações distintas do mesmo disco.
Não parece, contudo, responder a uma questão muito relevante e com peso no dominio da subjectividade: hierarquização.
Sem querer discutir a "quantidade" de parametros a medir, é indiscutível que para uns o "palco" terá mais importancia do que a "dinamica", por exemplo. Esta hierarquização é fundamental na tomada de decisão.
Abraço
Nao confundir norma e gosto pessoal. A hierarquia é definida sem intervençao da sensibilidade. Um bom aparelho, continua a ser bom mesmo se nao gostamos do som dele. O gosto pessoal nao define hierarquia alguma, mas a analise objectiva de um aparelho sim. Este modelo serve a ter certezas e nao crenças. A cada um de o exerçer no dominio que queira, para uma compra futura (mas é inadaptado) ou para progredir na compreensao dos fenomenos da escuta e se tornar num audiofilo mais completo, e ai é muito potente...
Até+
td124- Membro Audiopt
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
td124 escreveu:
Afim de mostrar exemplos para facilitar a compreensao e visto que actualmente o discurso tém o vento em popa vamos là utilisar a nossa nova ferramenta para analisar (o que ao nivel da deontologia é discutavel) o som do CD e o do Vinilo. Numa analise rapida e quase sem reflexao uma coisa apareçe como evidente: O CD ganha e é mais forte sobre os parametros objectivos e o vinilo ganha nos subjectivos, ou seja o CD brilha pela dinamica, definiçao, palco, banda e linearidade !!!, o vinilo na rapidez, transparencia, relevo, timbres e coerência !!!...
Parabéns, mais uma vez, td124! Belo tópico!
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Apenas quero deixar a impressão que experimento e que é a de no vinilo encontrar maior banda que no CD. De resto, é realmente esta a minha preocupação: procurar ser neutro na escuta, para que possa saborear verdadeiramente aquilo que ouço.
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
fm&stereo escreveu:td124 escreveu:
Afim de mostrar exemplos para facilitar a compreensao e visto que actualmente o discurso tém o vento em popa vamos là utilisar a nossa nova ferramenta para analisar (o que ao nivel da deontologia é discutavel) o som do CD e o do Vinilo. Numa analise rapida e quase sem reflexao uma coisa apareçe como evidente: O CD ganha e é mais forte sobre os parametros objectivos e o vinilo ganha nos subjectivos, ou seja o CD brilha pela dinamica, definiçao, palco, banda e linearidade !!!, o vinilo na rapidez, transparencia, relevo, timbres e coerência !!!...
Parabéns, mais uma vez, td124! Belo tópico!![]()
Apenas quero deixar a impressão que experimento e que é a de no vinilo encontrar maior banda que no CD. De resto, é realmente esta a minha preocupação: procurar ser neutro na escuta, para que possa saborear verdadeiramente aquilo que ouço.
E possivel que tenhas razao
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Logo analisamos tudo isso no detalhe. Jà estas melhor ?
Até+
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
td124 escreveu:
Logo analisamos tudo isso no detalhe. Jà estas melhor ?
Até+
Já, obrigado!
Este é um tópico que vai dar que falar.
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
fm&stereo escreveu:
Apenas quero deixar a impressão que experimento e que é a de no vinilo encontrar maior banda que no CD.
É interessante que foi exactamente esta a minha primeira questão ao analisar as estrelas.
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De resto, quero dar os parabéns ao td124 por mais este excelente tópico que nos vai enriquecer a todos. (os interessados) Mas ainda vou ter que estudar e digerir melhor a coisa.
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Abraço e as melhoras para o amigo Fernando.
Convidad- Convidado
Re: ESCUTA... arte desconhecida
António José da Silva escreveu:fm&stereo escreveu:
Apenas quero deixar a impressão que experimento e que é a de no vinilo encontrar maior banda que no CD.
É interessante que foi exactamente esta a minha primeira questão ao analisar as estrelas.![]()
De resto, quero dar os parabéns ao td124 por mais este excelente tópico que nos vai enriquecer a todos. (os interessados) Mas ainda vou ter que estudar e digerir melhor a coisa.![]()
Abraço e as melhoras para o amigo Fernando.
Obrigado. Digere bem isto que, em princípio, na quarta-feira vais digerir outra coisa - um peixinho.
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Sem dúvida um deleite para o nosso conhecimento, com tanta sapiência partilhada e aqui solidariamente disponibilizada. O meu grande obrigado também, ao caro td124. Brilhante uma vez mais.
Fernando, poe-te fino para poderes vir na 4.ª.![Very Happy](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_biggrin.png)
Fernando, poe-te fino para poderes vir na 4.ª.
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
[quote="António José da Silva"]
É interessante que foi exactamente esta a minha primeira questão ao analisar as estrelas.
De resto, quero dar os parabéns ao td124 por mais este excelente tópico que nos vai enriquecer a todos. (os interessados) Mas ainda vou ter que estudar e digerir melhor a coisa.
Abraço e as melhoras para o amigo Fernando.
Caro José António,
Ontem tive mais uma experiência analógico vs digital na casa de um verdadeiro audiófilo cá do norte.
Fontes digitais: Theta Data 3 + Generation V (valor de novo à época, 15.000 €, mais euro, menos euro...)
Fontes analógicas: Audio Innovations P2 MC + Pink Triangle Anniversary, alimentação a baterias + SME V + Benz Ref. (valor aprox, equipamento novo 8.000 €)
Não digo o resto do equipamento (os aparelhos são com nomes a terminar em Reference, etc, etc) pois foi o mesmo para as fontes digitais e analógicas, cablagens de nivel idêntico.
Começamos (eram 6 ouvidos já experimentados) por ouvir as fontes digitais: muito, muito bom! Acho que o Generation V deve ter sido um dos melhores conversores independentemente do preço que alguma vez se produziu!
Mudamos para o analógico e olhamos uns para os outros e dissemos: já não queremos digital!!!!!!!!!!!!!! O som das fontes analógicas acima era SOBERBO!!!!!!!!!!!!
Conclusão: a única objectividade são os nossos ouvidos, tudo o resto é patetice. De resto até comprei um cd hoje, acho que a única vantagem que tem sobre o vinil é resultante do nosso comodismo.MAIS NADA!!!!
Obrigado ao TD124, fiquei a saber mais uma teoria, mas na prática....
fm&stereo escreveu:
Apenas quero deixar a impressão que experimento e que é a de no vinilo encontrar maior banda que no CD.
É interessante que foi exactamente esta a minha primeira questão ao analisar as estrelas.
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De resto, quero dar os parabéns ao td124 por mais este excelente tópico que nos vai enriquecer a todos. (os interessados) Mas ainda vou ter que estudar e digerir melhor a coisa.
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Abraço e as melhoras para o amigo Fernando.
Caro José António,
Ontem tive mais uma experiência analógico vs digital na casa de um verdadeiro audiófilo cá do norte.
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Fontes analógicas: Audio Innovations P2 MC + Pink Triangle Anniversary, alimentação a baterias + SME V + Benz Ref. (valor aprox, equipamento novo 8.000 €)
Não digo o resto do equipamento (os aparelhos são com nomes a terminar em Reference, etc, etc) pois foi o mesmo para as fontes digitais e analógicas, cablagens de nivel idêntico.
Começamos (eram 6 ouvidos já experimentados) por ouvir as fontes digitais: muito, muito bom! Acho que o Generation V deve ter sido um dos melhores conversores independentemente do preço que alguma vez se produziu!
Mudamos para o analógico e olhamos uns para os outros e dissemos: já não queremos digital!!!!!!!!!!!!!! O som das fontes analógicas acima era SOBERBO!!!!!!!!!!!!
Conclusão: a única objectividade são os nossos ouvidos, tudo o resto é patetice. De resto até comprei um cd hoje, acho que a única vantagem que tem sobre o vinil é resultante do nosso comodismo.MAIS NADA!!!!
Obrigado ao TD124, fiquei a saber mais uma teoria, mas na prática....
mr_niceguy- Membro Audiopt
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
[quote="mr_niceguy"]
Face a isso vejo mal um Theta resistir. Talvez um 47 Laboratory Shigaraki fizesse empate... talvez
Até+
António José da Silva escreveu:fm&stereo escreveu:
Apenas quero deixar a impressão que experimento e que é a de no vinilo encontrar maior banda que no CD.
É interessante que foi exactamente esta a minha primeira questão ao analisar as estrelas.![]()
De resto, quero dar os parabéns ao td124 por mais este excelente tópico que nos vai enriquecer a todos. (os interessados) Mas ainda vou ter que estudar e digerir melhor a coisa.![]()
Abraço e as melhoras para o amigo Fernando.
Caro José António,
Ontem tive mais uma experiência analógico vs digital na casa de um verdadeiro audiófilo cá do norte.
Fontes digitais: Theta Data 3 + Generation V (valor de novo à época, 15.000 €, mais euro, menos euro...)
Fontes analógicas: Audio Innovations P2 MC + Pink Triangle Anniversary, alimentação a baterias + SME V + Benz Ref. (valor aprox, equipamento novo 8.000 €)
Não digo o resto do equipamento (os aparelhos são com nomes a terminar em Reference, etc, etc) pois foi o mesmo para as fontes digitais e analógicas, cablagens de nivel idêntico.
Começamos (eram 6 ouvidos já experimentados) por ouvir as fontes digitais: muito, muito bom! Acho que o Generation V deve ter sido um dos melhores conversores independentemente do preço que alguma vez se produziu!
Mudamos para o analógico e olhamos uns para os outros e dissemos: já não queremos digital!!!!!!!!!!!!!! O som das fontes analógicas acima era SOBERBO!!!!!!!!!!!!
Conclusão: a única objectividade são os nossos ouvidos, tudo o resto é patetice. De resto até comprei um cd hoje, acho que a única vantagem que tem sobre o vinil é resultante do nosso comodismo.MAIS NADA!!!!
Obrigado ao TD124, fiquei a saber mais uma teoria, mas na prática....
Face a isso vejo mal um Theta resistir. Talvez um 47 Laboratory Shigaraki fizesse empate... talvez
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Excelente, excelente tópico.
Dos mais importantes senão o mais importante de todos desde que há foruns !
Faltava sistematizar desta forma para harmonizar a linguagem.
Este tópico deverá ficar inamovível para consulta contínua de todos.
Só faço uma pergunta td 124
E a escala ? A capacidade de um sistema tocar a níveis que facilmente identificamos como realistas, onde a coloca ?
Os meus sinceros cumprimentos
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Dos mais importantes senão o mais importante de todos desde que há foruns !
Faltava sistematizar desta forma para harmonizar a linguagem.
Este tópico deverá ficar inamovível para consulta contínua de todos.
Só faço uma pergunta td 124
E a escala ? A capacidade de um sistema tocar a níveis que facilmente identificamos como realistas, onde a coloca ?
Os meus sinceros cumprimentos
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
[quote="td124"]
Viva!
Há 2 aspectos onde nunca o digital,por mais "badalado" que seja, chegará ao nível duma fonte analógica de "primeira água".
E dou de "barato" que a fonte digital custe 2x mais que a fonte analógica. Então vejamos:
- O efeito de "arco" do som percepcionado (podem ter largura e profundidade, mas as fontes digitais nunca atingirão a altura-3D que proporcione a imagem de "arco" que só o melhor analógico consegue alcançar);
- O "decay" de certas notas musicais, nomeadamente aquelas que se obtém de instrumentos como o piano, violinos, etc.
Com isto não tenho nada contra o digital,mas o analógico é objectivamente superior em termos de fruição sonora e musicalidade,
Um abraço
mr_niceguy escreveu:António José da Silva escreveu:fm&stereo escreveu:
Apenas quero deixar a impressão que experimento e que é a de no vinilo encontrar maior banda que no CD.
É interessante que foi exactamente esta a minha primeira questão ao analisar as estrelas.![]()
De resto, quero dar os parabéns ao td124 por mais este excelente tópico que nos vai enriquecer a todos. (os interessados) Mas ainda vou ter que estudar e digerir melhor a coisa.![]()
Abraço e as melhoras para o amigo Fernando.
Caro José António,
Ontem tive mais uma experiência analógico vs digital na casa de um verdadeiro audiófilo cá do norte.
Fontes digitais: Theta Data 3 + Generation V (valor de novo à época, 15.000 €, mais euro, menos euro...)
Fontes analógicas: Audio Innovations P2 MC + Pink Triangle Anniversary, alimentação a baterias + SME V + Benz Ref. (valor aprox, equipamento novo 8.000 €)
Não digo o resto do equipamento (os aparelhos são com nomes a terminar em Reference, etc, etc) pois foi o mesmo para as fontes digitais e analógicas, cablagens de nivel idêntico.
Começamos (eram 6 ouvidos já experimentados) por ouvir as fontes digitais: muito, muito bom! Acho que o Generation V deve ter sido um dos melhores conversores independentemente do preço que alguma vez se produziu!
Mudamos para o analógico e olhamos uns para os outros e dissemos: já não queremos digital!!!!!!!!!!!!!! O som das fontes analógicas acima era SOBERBO!!!!!!!!!!!!
Conclusão: a única objectividade são os nossos ouvidos, tudo o resto é patetice. De resto até comprei um cd hoje, acho que a única vantagem que tem sobre o vinil é resultante do nosso comodismo.MAIS NADA!!!!
Obrigado ao TD124, fiquei a saber mais uma teoria, mas na prática....
Face a isso vejo mal um Theta resistir. Talvez um 47 Laboratory Shigaraki fizesse empate... talvez![]()
Até+
Viva!
Há 2 aspectos onde nunca o digital,por mais "badalado" que seja, chegará ao nível duma fonte analógica de "primeira água".
E dou de "barato" que a fonte digital custe 2x mais que a fonte analógica. Então vejamos:
- O efeito de "arco" do som percepcionado (podem ter largura e profundidade, mas as fontes digitais nunca atingirão a altura-3D que proporcione a imagem de "arco" que só o melhor analógico consegue alcançar);
- O "decay" de certas notas musicais, nomeadamente aquelas que se obtém de instrumentos como o piano, violinos, etc.
Com isto não tenho nada contra o digital,mas o analógico é objectivamente superior em termos de fruição sonora e musicalidade,
Um abraço
mr_niceguy- Membro Audiopt
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Orion escreveu:Sem dúvida um deleite para o nosso conhecimento, com tanta sapiência partilhada e aqui solidariamente disponibilizada. O meu grande obrigado também, ao caro td124. Brilhante uma vez mais.
Fernando, poe-te fino para poderes vir na 4.ª.
No domingo deixei de tomar os medicamentos, pois como já estava farto de tanta droga e como me sentia bem... Acontece que foi apenas uma questão de horas para voltar o sofrimento. :damn: Por isso tenho que continuar com as drogas.
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
fm&stereo escreveu:Orion escreveu:Sem dúvida um deleite para o nosso conhecimento, com tanta sapiência partilhada e aqui solidariamente disponibilizada. O meu grande obrigado também, ao caro td124. Brilhante uma vez mais.
Fernando, poe-te fino para poderes vir na 4.ª.
No domingo deixei de tomar os medicamentos, pois como já estava farto de tanta droga e como me sentia bem... Acontece que foi apenas uma questão de horas para voltar o sofrimento. :damn: Por isso tenho que continuar com as drogas.Mas não será por isso que não vou comparecer, espero.
Amigo Fernando, não te preocupes e, acima de tudo, trata é da tua saúde, pois é somente com ela, que temos prazer neste nosso hobbie, nesta nossa paixão. E, para alem disso, se a montanha não vai a Maomé...
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Orion escreveu:fm&stereo escreveu:Orion escreveu:Sem dúvida um deleite para o nosso conhecimento, com tanta sapiência partilhada e aqui solidariamente disponibilizada. O meu grande obrigado também, ao caro td124. Brilhante uma vez mais.
Fernando, poe-te fino para poderes vir na 4.ª.
No domingo deixei de tomar os medicamentos, pois como já estava farto de tanta droga e como me sentia bem... Acontece que foi apenas uma questão de horas para voltar o sofrimento. :damn: Por isso tenho que continuar com as drogas.Mas não será por isso que não vou comparecer, espero.
Amigo Fernando, não te preocupes e, acima de tudo, trata é da tua saúde, pois é somente com ela, que temos prazer neste nosso hobbie, nesta nossa paixão. E, para alem disso, se a montanha não vai a Maomé...![]()
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Está falado e a montanha vai a Maomé...
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
fm&stereo escreveu:Está falado e a montanha vai a Maomé...Vão ver como Lisboa é Grande!
Eu só aí fui nascer :damn: ... e ver os jogos do glorioso
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Voltando ao tópico, a escuta, neste âmbito é realmente uma arte de escutar. Por isso, venham daí mais contributos para o enriquecimento desta arte. ![cheers](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_cheers.png)
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
TD,
obrigado pelo excelente tópico! Ajuda muito a perceber algumas coisas que pretendemos por vezes dizer, mas para as quais não encontramos as palavras correctas. Por outro lado pode ajudar também a evitar-se dizer algumas barbaridades, por vezes, mais despropositadas em relação a equipamentos e audições.!![Very Happy](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_biggrin.png)
obrigado pelo excelente tópico! Ajuda muito a perceber algumas coisas que pretendemos por vezes dizer, mas para as quais não encontramos as palavras correctas. Por outro lado pode ajudar também a evitar-se dizer algumas barbaridades, por vezes, mais despropositadas em relação a equipamentos e audições.!
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
New Challenger escreveu:TD,
obrigado pelo excelente tópico! Ajuda muito a perceber algumas coisas que pretendemos por vezes dizer, mas para as quais não encontramos as palavras correctas. Por outro lado pode ajudar também a evitar-se dizer algumas barbaridades, por vezes, mais despropositadas em relação a equipamentos e audições.!
Daqui a pouco continuamos a saga...
Obrigado
Até+
td124- Membro Audiopt
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Um bom aoarelho...
td124: "Um bom aparelho, continua a ser bpom mesmo se não gostamos do som dele." A única objetividade são os nossos ouvidos, tudo o resto é patetice."
Ora, td124, se "...a única objetividade são os nossos ouvidos", como você afirma tão enfaticamente, como pode um aparelho continuar a ser qualificado como bom se rejeitado por essa nossa "única objetividade", os nossos ouvidos?
No meu modo de ver, não há o aparelho bom ABSOLUTO E UNIVERSAL... se não estiver conforme o nosso gosto musical. Não objetividade é julgar um som musical... segundo ouvidos de terceiros. A objetividade é pessoal.
Vou voltar ao assunto, agora tenho que ir fazer meu santo cúper diário que consiste em andar apressado 3.600 metros e nadar 1.000; o que não é pouco para quem tem 87 anos!
Ah! Ah! Ah!
Holbein.
Ora, td124, se "...a única objetividade são os nossos ouvidos", como você afirma tão enfaticamente, como pode um aparelho continuar a ser qualificado como bom se rejeitado por essa nossa "única objetividade", os nossos ouvidos?
No meu modo de ver, não há o aparelho bom ABSOLUTO E UNIVERSAL... se não estiver conforme o nosso gosto musical. Não objetividade é julgar um som musical... segundo ouvidos de terceiros. A objetividade é pessoal.
Vou voltar ao assunto, agora tenho que ir fazer meu santo cúper diário que consiste em andar apressado 3.600 metros e nadar 1.000; o que não é pouco para quem tem 87 anos!
Ah! Ah! Ah!
Holbein.
holbein menezes- utilizador dedicado
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Ouvir e escutar.
Na minha opinião de audiófilo no efetivo exercício da função por mais de 60 anos, há diferença entre ouvir e escutar ainda que sejam palavras sinônimas. Tenho que os músicos ouvem e os audiófilos escutam. Porque aceito que ouvir música é uma atividade cerebral, da ordem racional, é leitura em que se é levado a ponderar sobre a notação musical e seu temppi; enquanto escutar é um deleite, uma atividade sensorial com grande carga emocional, independe de partituras e técnica.
Aliás, semelhante acontece entre músicos no palco e espectadores na plateia. O músico atenta para sua parte no concerto e não para os temas da obra em execução. Vejam um exemplo: um spalla de um conjunto de cordas da cidade de Florianópolis (Brasil) onde residi por 30 anos, disse-me que em um concerto, ao cabo de 30 minutos de tocar seu instrumento, vê-se obrigado a pôr algodão nos ouvidos para minorar o sofrimento de dor que experimenta... Notem: o som mavioso e quase divinal do violino se escutado da 16ª fila da plateia... esse mesmo som produz dor nos violinistas!
Portanto, se admiro a "nomenclatura" estabelecida pelo td124 quando da criação deste tópico, "esquema" para o prazer de escutar música reproduzida eletronicamente, não concordo entretanto com ela "nomenclatura"; por sinal, mui bem elaborada e ilustrada. Mas a vida me ensinou a ser cismarento com "nomenclaturas" e "esquemas". Principalmente desde o dia em que Albert Einstein demonstrou que toda reta é curva...
Há aqui no Brasil uma revista que estabeleceu certa "nomenclatura" para definir o desempenho dos equipamentos de som, isso, como o nosso td124, na tentativa de dar ao fenômeno da escuta musical alguma objetividade. Fez escola, é verdade; até criou curso para "treinar" musicistas para o pessoal prazer de escutar música... Como se todos os mecanismos emocionais fossem iguais; como se todos os audiogramas tivessem a mesma curva auditiva; como se em todas as horas do dia tivéssemos igual disposição para escutar música...
Não, prefiro o anarquismo da minha subjetividade que me permite "viajar" conforme o tempo e o espaço da audição em conserva a que estou, momentaneamente, entregue. Sem esquematismos.
Holbein.
Aliás, semelhante acontece entre músicos no palco e espectadores na plateia. O músico atenta para sua parte no concerto e não para os temas da obra em execução. Vejam um exemplo: um spalla de um conjunto de cordas da cidade de Florianópolis (Brasil) onde residi por 30 anos, disse-me que em um concerto, ao cabo de 30 minutos de tocar seu instrumento, vê-se obrigado a pôr algodão nos ouvidos para minorar o sofrimento de dor que experimenta... Notem: o som mavioso e quase divinal do violino se escutado da 16ª fila da plateia... esse mesmo som produz dor nos violinistas!
Portanto, se admiro a "nomenclatura" estabelecida pelo td124 quando da criação deste tópico, "esquema" para o prazer de escutar música reproduzida eletronicamente, não concordo entretanto com ela "nomenclatura"; por sinal, mui bem elaborada e ilustrada. Mas a vida me ensinou a ser cismarento com "nomenclaturas" e "esquemas". Principalmente desde o dia em que Albert Einstein demonstrou que toda reta é curva...
Há aqui no Brasil uma revista que estabeleceu certa "nomenclatura" para definir o desempenho dos equipamentos de som, isso, como o nosso td124, na tentativa de dar ao fenômeno da escuta musical alguma objetividade. Fez escola, é verdade; até criou curso para "treinar" musicistas para o pessoal prazer de escutar música... Como se todos os mecanismos emocionais fossem iguais; como se todos os audiogramas tivessem a mesma curva auditiva; como se em todas as horas do dia tivéssemos igual disposição para escutar música...
Não, prefiro o anarquismo da minha subjetividade que me permite "viajar" conforme o tempo e o espaço da audição em conserva a que estou, momentaneamente, entregue. Sem esquematismos.
Holbein.
holbein menezes- utilizador dedicado
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Re: ESCUTA... arte desconhecida
Boa tarde (em Portugal
) amigo holbein menezes.
Concordo com aquilo que diz na sua analise sobre a musica que se ouve, tanto em casa como ao vivo. Conhecendo eu o amigo Paulo (td124) pessoalmente, posso afiançar que também ele ouve musica com paixão e emoção acima de tudo e não creio que tenha lançado este tópico para servir de norma quando se está a ouvir musica no nosso sistema de som, mas sim um método independente para avaliação de um aparelho. É claro que no fim de tudo, são os nossos sentidos que vão decidir sobre o que gostamos mais ou menos.
Mas não deixa de ser um tema interessante e que gera debate saudável.![Very Happy](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_biggrin.png)
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Concordo com aquilo que diz na sua analise sobre a musica que se ouve, tanto em casa como ao vivo. Conhecendo eu o amigo Paulo (td124) pessoalmente, posso afiançar que também ele ouve musica com paixão e emoção acima de tudo e não creio que tenha lançado este tópico para servir de norma quando se está a ouvir musica no nosso sistema de som, mas sim um método independente para avaliação de um aparelho. É claro que no fim de tudo, são os nossos sentidos que vão decidir sobre o que gostamos mais ou menos.
Mas não deixa de ser um tema interessante e que gera debate saudável.
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Convidad- Convidado
Re: ESCUTA... arte desconhecida
holbein menezes escreveu:Na minha opinião de audiófilo no efetivo exercício da função por mais de 60 anos, há diferença entre ouvir e escutar ainda que sejam palavras sinônimas. Tenho que os músicos ouvem e os audiófilos escutam. Porque aceito que ouvir música é uma atividade cerebral, da ordem racional, é leitura em que se é levado a ponderar sobre a notação musical e seu temppi; enquanto escutar é um deleite, uma atividade sensorial com grande carga emocional, independe de partituras e técnica.
Aliás, semelhante acontece entre músicos no palco e espectadores na plateia. O músico atenta para sua parte no concerto e não para os temas da obra em execução.
Caro Holbein,
Gostei, até porque volta não volta há muitos que gostam de depreciar o audiófilo e para tal não hesitam em chamar os músicos à colação como se estes tivessem a 1ª e a ultima palavra no que à musica diz respeito.
holbein menezes escreveu:
prefiro o anarquismo da minha subjetividade que me permite "viajar" conforme o tempo e o espaço da audição em conserva a que estou, momentaneamente, entregue. Sem esquematismos.
Também eu, caríssimo também eu. Aliás já quase fui excomungado por falar de alta fidelidade à emoção. Esta é a minha máxima. Mas por outro lado há-de convir da necessidade de criar algum padrão avaliativo que permita que nos entendamos melhor quando falamos daquilo que escutamos.
Já agora : continuo a aguardar a sua resposta em
http://www.audiopt.net/apresentacao-f19/apresentacao-t3859-15.htm
Mr.Spock- Membro Audiopt
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