Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CABOS DIY by TAVARES

+11
Mango
Racional
Admin
ricardo onga-ku
jdickson
fm&stereo
joevalve
Prof
Pierre
TAVARES
Mr.Spock
15 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 20/9/2009, 13:46

By Tavares
Mas quem é o Tavares ?
Os mais atentos já deram pela sua presença. Ele apresenta-se e ao seu sistema aqui

http://www.audiopt.net/o-meu-sistema-f21/o-meu-sistema-de-alto-nivel-t5149.htm

Conheci o Jorge Tavares pessoalmente por altura do último Áudio Show num agradabilíssimo almoço convívio em casa de outro amigo destas andanças que tão bem nos recebeu nesse dia. Nunca é demais agradecer tamanha hospitalidade, quando ainda por cima destas ocasiões retiramos conhecimentos que rapidamente transbordam para a amizade. Para além do anfitrião, o Jorge Tavares foi outra. Umas trocas de emails, umas conversas ao telefone e parece que já o conheço desde miúdo. Talvez por ser muito fácil fazer amizade com o Tavares. Mesmo ao telefone está sempre presente um sorriso enorme e natural, do tamanho da sua enorme generosidade. Confesso a minha enorme curiosidade de conhecer in loco o seu trabalho em matéria de construção de colunas e testemunhar a sua excelente realização em matéria de som, a julgar não só pelo relato de alguém bastante experimentado e conhecedor de muitos e bons sistemas, mas também pela amostra de que agora vos falo. Não faltará certamente a oportunidade. Wink
Mas nestas coisas do Áudio, está visto, não basta partilhar o hobbie em si. Tal como com os equipamentos, a sinergia produz-se quando se partilha a mesma visão, a mesma filosofia em matéria de procura do santo graal sonoro. Diferenças quanto a conhecimentos técnicos à parte (o Tavares é um profundo conhecer de electrónica), encontrei inúmeros pontos de contacto na perspectiva que ambos tecemos sobre áudio (*). Por exemplo, tal como o Tavares, hoje dificilmente avalio um sistema a preto e branco, ou seja, simplesmente bom ou mau. Há muitos sistemas com os quais viveria feliz, e outros cujo potencial intuímos a vários níveis, embora o resultado final global não seja propriamente o que procuramos. E quando oiço um sistema a tocar global ou parcialmente melhor que o meu, procuro depois que a evolução se faça nesse sentido. Se oiço um sistema com um grave rápido e controlado vou procurar ter isso no meu. Se oiço um sistema extremamente revelador nas altas frequências e o meu não o faz, procuro perceber qual o equipamento que está a falhar para que tal não aconteça. Ouvir outros sistemas é sobretudo uma forma de procurarmos a evolução do nosso. Mas outros pontos de vista comuns convergiram rapidamente nas nossas conversas e quando o Tavares, nas suas palavras, me diz que é um fanático dos cabos, cyclops então estamos conversados. Cool Vai daí o Jorge Tavares dispôs-se a enviar-me 2 cabos de interligação e 2 de corrente para eu experimentar. Confesso que já esperava bons resultados fruto do feed back de quem já tinha tido oportunidade de os experimentar. Mas admito que não estava preparado para tamanha surpresa, por 2 motivos: em primeiro lugar por pensar que não seria fácil competir com o fabrico dedicado de cabos para áudio, concebidos em fabricas próprias para o efeito, com processos de fabrico exóticos e envolvendo maquinaria sofisticada para obtenção, seja de elevados graus de pureza do metal condutor, seja de isolamentos cada vez mais eficazes. Isto para não entrar nas tipologias de construção, onde cada marca reivindica para si a descoberta da melhor forma de transmitir o sinal sem adulterações; e em segundo lugar e no seguimento do 1º motivo, porque eu próprio já experimentei sem assombro algumas das soluções DIY mais divulgadas, desde os cabos de antena para colunas, aos cat 5 e cat 6 (**) para interligação. Não o fiz da melhor maneira ou com os melhores materiais dirão. Digo-vos então que já passaram cá por casa cabos de interligação DIY baseados em cat 5, feitos com o maior dos cuidados e atenções, que são a menina dos olhos dos seus “fazedores” e que pontificam nos seus sistemas sem rival á vista, mas que inseridos no meu sistema, não provocaram outro espanto que não seja o que resulta da constatação da relação qualidade preço, uma vez que são efectivamente uma solução extremamente barata. (***) No fundo os cabos sofrem talvez deste paradoxo: são aparentemente o elemento mais fácil de “construir” por qualquer leigo em electrónica, mas talvez sejam em simultâneo o elemento mais complexo dentro de um sistema (digo eu). A prová-lo não estarão desde logo as páginas e páginas de opiniões e polémicas à volta dos mesmos? E desde logo quem apanhamos em campos opostos quando a conversa são os cabos: os que defendem as soluções comerciais por um lado e os amantes do DIY por outro ?! Question Rolling Eyes Ora o dado novo nesta conversa é que o Jorge Tavares é um expert de electrónica, construtor de colunas e, nas suas proprias palavras, fanático por cabos. affraid Não conhecerão certamente muitos amantes do DIY que dêem tamanha importância aos cabos. O Tavares dá. Eu também. Mas verdade seja dita que já ouvi vários sistemas onde os cabos têm uma influência muito relativa. E qual a explicação para tal ? Não sei, mas arrisco dizer que se quisermos que o sistema desça com qualidade às entranhas das baixas frequências, à zona escura do grave profundo, é muito provável que uns bons cabos funcionem como faróis de xénon a iluminar o caminho. lol!
Por força da sua profissão, ao Tavares passam-lhe pelas mãos inúmeros tipos de condutores de diferentes materiais e graus de pureza, que ele vai testando, leia-se ouvindo e medindo (**** ), e vai experimentando e entrelaçando até obter os melhores resultados. E os melhores resultados, segundo ele, só são atingidos quando um cabo por ele construído supera muitas das propostas comerciais disponíveis. É desta objectividade que são feitos os seus progressos. cheers
Falando então dos cabos que me enviou, vou começar pelos de alimentação. Um 1º a conseguir um óptimo efeito de limpeza, com o silêncio de fundo a “ouvir-se” de forma por demais evidente e imediata, sem no entanto contrapôr qualquer notório constrangimento da dinâmica. Um 2º com diferenças mais subtis para os residentes, mas que uma audição mais prolongada revelou ser mais aberto tonalmente, com os agudos a soarem mais limpos e extensos, sem qualquer grão. Muito bom. Depois os de interligação. 1º um estranho entrançado de 4 condutores, que numa 1ª impressão, com o sistema acabadinho de ligar me pareceu logo muito correcto. Uma audição descontraída enquanto lia qualquer coisa e logo a seguir a sua substituição por um outro, coberto com uma manga preta (salvo erro são os mesmos que no tópico acima o Jorge Tavares diz que usava até há bem pouco tempo atrás no seu sistema). Muito parecido tonalmente com o anterior, mas com o palco a surgir um pouco maior, embora com o “brilhozinho” da prata a ofuscar muito ligeiramente. Mais tarde o Tavares dir-me-ia que estes cabos tinham ainda muito pouco tempo de utilização, e que com o tempo esse brilho tenderia a desaparecer. Ele acha aliás que esse brilho tantas vezes associado à prata resulta da menor qualidade da mesma. De qualquer forma foi esse ligeiro brilho que me fez no dia seguinte voltar ao misterioso entrançado, e com outra atenção e outro disco a tocar, rapidamente a surpresa começou a tomar o lugar da indiferença, tamanha a naturalidade da apresentação. Há quem goste de falar nos não cabos. Eu prefiro pensar como a Atlas: todos os cabos implicam perdas de sinal mas os bons perdem menos do que os restantes. É o que acontece com estes. O ar entre instrumentos permite que haja uma maior capacidade resolutiva, permitindo ao som “respirar” com um à vontade espectacular. Sendo incrivelmente detalhados, percebi que tinha de elevar a fasquia da comparação para os Ortofon residentes ( para os mais distraídos, estamos a falar de um cabo de quase 1.000 € de pvp). silent E aí, bom, a comparação estendeu-se disco atrás de disco, dia após dia. E para vos ser franco, embora não tenha o “corpo” dos Ortofon, quer no seu aspecto físico quer no som que (re)produz, este misterioso entrançado de 4 condutores de cobre e prata, deixou-me finalmente rendido a um cabo DIY ! king Não que os outros não fossem bons. Mas estes cabos… bounce Nalguns discos cheguei mesmo a preferi-lo aos Ortofon e acho que isso diz tudo. Claro que para esta comparação ser justa, um substituía o outro na ligação do CD ao pré, mantendo inamovível um outro cabo residente na ligação pré-power. Mas mal feito fora se não os testasse em conjunto. Foi aí que percebi a equipa ganhadora que estes 2 cabos formam. Espectacular ! Rapidez e articulação no grave, com os agudos a soarem cristalinos e extensos como poucas vezes soaram nas minhas SF. Falo sobretudo nos extremos das frequências porque são aqueles onde continuo a “actuar”, já que a gama média das SF é talvez, por natureza, o seu ponto forte. Mas obviamente que também esta ganha quando os extremos ficam melhor. Nas vozes, por exemplo, melhorou a dicção, a inteligibilidade das letras das músicas.
Ou seja e em resumo: 2 bons cabos de alimentação, de diferentes comportamentos entre si, mas com diferenças para melhor em relação aos residentes, embora mínimas. O que de maneira nenhuma lhes retira valor, bem pelo contrário pois já passaram por cá outras propostas comerciais e DIY (Belden) que não se mostraram melhores que os modestos QED conduit.
Depois um excelente cabo de interligação, que brilhará tanto mais quanto mais brilho conseguir perder com a rodagem. E finalmente a jóia da coroa. A surpresa, a admiração e a rendição a um misterioso entrançado de 4 condutores vermelhos que provou ser um efectivo up grade no meu sistema. Como estão mesmo a ver, é em função deste factor que faço as minhas avaliações. Se é um up grade indiscutível, leva claro está a minha preferência. Já partiram e já deixaram saudades. Não ficaram porque são DIY mas não são grátis e neste momento em matéria de áudio só posso dar pequenos passos e um de cada vez. Mas posso dizer-vos que dentro do meu projecto de optimização e afinação do sistema residente, dificilmente deixarão de um dia fazer parte integrante do mesmo.
O Eng. Jorge Gonçalves ( que já não é a 1ª vez que cito, com o respeito e a admiração que me merece), diz na última Áudio que os audiofilos (presente ! geek ) andam muitas vezes preocupados com os sonzinhos e menos com a fruição da musica no seu todo. Obviamente que isso () sucede porque e quando sentimos que o todo não está ainda completo, por alguma falha mais ou menos obvia de uma ou várias partes desse mesmo todo. Com estes cabos senti muito maior a coerência do conjunto e consegui desfrutar com muito mais gozo dos meus discos ! Como a troca de leitor está em perspectiva, terei forçosamente de os ouvir novamente depois com a nova fonte. Mas não tenho praticamente dúvidas nenhumas quanto à mais valia destes cabos. study

Por último, não posso deixar de assinalar a apresentação dos cabos, reveladora do brio e do esmero que o Tavares coloca na sua construção. Excelente. Não esquecendo o pormenor da indicação em relação à orientação do sinal. Certamente o Tavares não descobriu a melhor orientação para o dito. Criou-a ! sunny Acredito que a indicação sirva sobretudo para que a sua colocação seja sempre a mesma e assim criar uma determinada estabilização no comportamento do metal condutor. Trata-se de disciplinar os electrões e não os deixar andar ao acaso Laughing Laughing Isto é pelo menos, numa linguagem básica, o que defendem algumas marcas de cabos. (*****)

Parabéns amigo Tavares e… aquele abraço

Wink

(*) Qualquer erro de interpretação, peço ao Tavares para me corrigir.
(**) Cat 6 de qualidade tenho aliás ali uns quilos que em breve irão para o lixo. Se alguém quiser posso enviar gratuitamente.
(***) Obviamente que isto sucedeu no meu sistema, onde pontificam umas SF Grand Piano Home, as quais continuam a merecer a minha total confiança quando toca a evidenciar as diferenças dos componentes a montante, também no que respeita aos mal amados cabos, sejam eles de interligação ou de colunas. De tal forma mudam o seu comportamento que continuo a acreditar ser possível um dia pô-las a cantar a plenos pulmões de virtuosismo. Devagarinho cá vou tentando. Sleep
(****) A propósito do ouvir e medir, acrescento que para o Tavares as medições são apenas um guia, uma referência que depois confirma, ou não, quando escuta ! bom
(*****) O que eu penso disto ? Respondo-vos com uma pequena história. Desde sempre respeitei sem questionar a orientação sugerida pelo fabricante. Nunca me deu verdadeiramente para verificar se alguma diferença faria. Mas como ando sempre noutras experiências, há uns tempos atrás tirei os cabos de coluna residentes e quando os voltei a colocar o som não estava igual. Havia qualquer coisa de errado. Verifiquei ligações e contactos entre componentes, liguei e desliguei o sistema, voltei a verificar as polaridades nos cabos de corrente e o “defeito” continuava. Som algo difuso, havia uma perda de precisão obvia. Ou seria sugestão ? Até que finalmente dei conta que UM dos cabos de coluna estava ligado com o sentido trocado. Corrigi e tudo voltou ao normal. Em resumo, faz diferença sim senhor !

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  TAVARES 21/9/2009, 17:33

Olá amigo MR.Spock,

fico deveras satisfeito que tenhas gostado das minhas variadas experiências a nível de ICs CABOS DIY by TAVARES Icon_redface , apenas corrijo, que o cabo entrançado é constituido por 6 condutores cobre/prata de 18AWG,revestido de teflon em cada um.

Estou realmente sem palavras pela tua paixão pela música pois é notório na escrita esmerada e dedicada, pois considero-me um felizardo por dedicares tantas linhas(escrita) aos meus Ics.
Realço que estou deveras contente por de alguma forma criar algo que possa agradar a quem realmente tem esta paixão pela música.

mais tarde envio cabo coluna

Um grande abraço aí pra viseu CABOS DIY by TAVARES Icon_cheers
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Pierre 21/9/2009, 18:05

Então e os de antena (coluna) são assim tão maus???
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 22/9/2009, 17:56

Tavares,

O gosto foi meu.
Se não tivesse gostado não tinha dito nada. Muito menos tanto Razz Razz

Pierre,

Com as minhas SF, cabo de antena soa assim:
gama média recuada, som "colado" às colunas, agudos pobres, graves baços e lentos. Som amorfo sem vida.
Mas têm uma "virtude" que pode levar ao engano: como são maus em toda a linha, no contraste imediato com um cabo que saliente as altas frequências e possa soar algo agressivo, podem parecer mais lineares e como tal melhores. bom
E quanto menor a secção PIOR o resultado

Outros sistemas...outras experiências certamente

Wink

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Prof 22/9/2009, 22:46

Mr.Spock escreveu:
Outros sistemas...outras experiências certamente

Sem dúvida!
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Idade : 48
Localização : Fernão Ferro
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 78

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Pierre 23/9/2009, 09:30

Mr.Spock escreveu:
Pierre,

Com as minhas SF, cabo de antena soa assim:
gama média recuada, som "colado" às colunas, agudos pobres, graves baços e lentos. Som amorfo sem vida.
Mas têm uma "virtude" que pode levar ao engano: como são maus em toda a linha, no contraste imediato com um cabo que saliente as altas frequências e possa soar algo agressivo, podem parecer mais lineares e como tal melhores. CABOS DIY by TAVARES Bom
E quanto menor a secção PIOR o resultado

Outros sistemas...outras experiências certamente

CABOS DIY by TAVARES Icon_wink


Bom, nesse caso depreendo na tua experiência que cabos unifilares estão fora de questão, correcto?
Pelo menos nas tuas experiências.
Já agora, com tanta diferença que referes aos cabos de sector e direccionalidade dos condutores de cabo de coluna...seguindo os critérios de fabricantes... CABOS DIY by TAVARES Suspect CABOS DIY by TAVARES Icon_silent
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 23/9/2009, 16:31

Para mim a questão não é multifilar versus unifilar.
Há cabos bons, menos bons e cabos que não têm nada a ver com audio bom

Pierre escreveu:

Já agora, com tanta diferença que referes aos cabos de sector e direccionalidade dos condutores de cabo de coluna...seguindo os critérios de fabricantes... CABOS DIY by TAVARES Suspect CABOS DIY by TAVARES Icon_silent

Não percebi a questão Neutral

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Prof 23/9/2009, 18:22

Mr.Spock escreveu:Para mim a questão não é multifilar versus unifilar.
Há cabos bons, menos bons e cabos que não têm nada a ver com audio bom

Sendo que os solid core de cobre se inserem em que tipo de cabo?
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Idade : 48
Localização : Fernão Ferro
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 78

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 24/9/2009, 18:30

Prof escreveu:

Sendo que os solid core de cobre se inserem em que tipo de cabo?

No meu caso, e em face dos resultados obtidos, no último escalão CABOS DIY by TAVARES Icon_cyclops
Mas vamos com calma, afinal multifilares de cobre também há muitos e tantos soam diferente.
Por exemplo, e citando uma marca: os cabos da Atlas (até ao Ascent) têm uma construção relativamente simples quando olhamos o seu interior, e no entanto são muito competentes. A diferença não estará mesmo na qualidade do cobre utilizado ?

Mas já agora queria deixar claro o seguinte : ouvir as diferenças não significa ter melhor som que quem não ouve. CABOS DIY by TAVARES Kopfschuettel
Ás vezes é até uma maldição porque gera desde logo uma insatisfação permanente. CABOS DIY by TAVARES 659639 CABOS DIY by TAVARES 659639

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Prof 24/9/2009, 19:02

E tal como os cabos há sistemas que são maus e depois culpam-se os cabos...mas isso já é outra conversa! Twisted Evil


Os cabos de cobre unifilares destas marcas apontam todos para o mesmo grau de cobre e "apenas" as secções são distintas..

Quanto aos Solid Core da Mission só posso dizer que com eles ouvi dois sistemas que são apenas a minha referência...é ouvir, é ouvir...

Cumps

Prof
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Idade : 48
Localização : Fernão Ferro
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 78

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  TAVARES 24/9/2009, 21:22

Já tive oportunidade de experimentar esses cabos há uns largos anos e que obtive resultados muito muito bons dentro do contexto na altura, sendo a relação preço qualidade muito boa e é aqui que começa o seu próprio limite. Digo isto porque hoje no meu sistema seria um downgrade voltar a usa-los. Possivelmente se eu pudesse idealizar um cabo de coluna certamente que passaria pelo Solid Core (sendo a qualidade do condutor inquestionavel) embora de secção mais avantajada, ganhando um pouco mais de capacitância em troca de menos resistência e isso é notório quando se quer ter uma reprodução a escala, onde os instrumentos têm corpo, atenção não é ter mais grave é ter sim presença virtual do instrumento (quase) a escala. CABOS DIY by TAVARES Icon_biggrin
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 25/9/2009, 12:55

[quote="Mr.Spock"]
Prof escreveu:
Mas já agora queria deixar claro o seguinte : ouvir as diferenças não significa ter melhor som que quem não ouve. CABOS DIY by TAVARES Kopfschuettel

Prof escreveu:E tal como os cabos há sistemas que são maus e depois culpam-se os cabos...mas isso já é outra conversa! CABOS DIY by TAVARES Icon_twisted



Duas afirmações verdadeiras.
Mas aqui para nós que ninguem nos ouve, eu de facto suspeito sempre um bocadito dos sistemas que não revelam diferenças ou dos ouvidos que não as notam CABOS DIY by TAVARES Icon_cherry

Quanto aos Mission que fala, já por cá passaram CABOS DIY by TAVARES Sleep

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  joevalve 25/9/2009, 13:41

discutir cabos é como discutir o sexo dos anjos.

já se sabe que os DIY não são o remédio para todas as dores de cabeça, mas efectivamente há casos (e são bastantes) em que a coisa funciona e bem. basta ver os posts de pessoas que fizeram a experiência (neste e noutros foruns) e agora não querem outra coisa. e para quem tem pouco dinheiro e se está a iniciar é capaz de ser um budget excelente. depois podem partir à aventura para outros sons.

quanto aos cyrus (ou mission) solid core referidos, há casos em que funcionam e outros em que não. eu já cá tive vários nordost em casa (exponencialmente xxx vezes mais caros e não justificaram a troca pelos meus mission). significa isso que os cyrus são melhores que os nordost ? claro que não. e o inverso é verdade ? também não, depende......um cabo nada deve acrescentar ao som, quanto mais neutro melhor e os cyrus em meu modesto entender têm algumas dessas capacidades de neutralidade.

audio não é matemática, não há soluções milagrosas, por isso este factor aliado ao gosto individual (que é pessoal e intransmissivel) de cada um gera por vezes enormes desfasamentos na qualidade sonora de um sistema em comparação com outro e como tal temos que viver com aquilo que temos e respeitar o que os outros têm e entendem ser bom. mesmo alguns que cá opinam, cujo sistema eu já ouvi e estão nos antípodas do meu gosto. mas quem sou eu para opinar ?

como dizia um grande humorista: cada um é como cada qual mas ninguém é como evidentemente.

boas audições de música (que no fundo é o essencial)

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Prof 25/9/2009, 17:49

Caro José Mario

100% de acordo, e a questão é mesmo essa, se funcionam tão bem em alguns sistemas não podem ser maus, apenas desajustados ao seu setup do Mr SPock!!

São opiniões assim que por vezes levam as pessoas a criarem dogmas infundados e falsos!!

Eu por acaso até conhece muito bem a topologia dos cabos do Tavares e sei que funcionam muito bem em alguns setups...não foi o caso do meu, mas reconheco-lhe a mestria e o trabalho de investigação!

Cumps

Prof
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Idade : 48
Localização : Fernão Ferro
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 78

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 28/9/2009, 17:40

Meus caros
Pode ou deve o gosto ser condicionante da opinião ? Penso que não, tanto mais que as diferentes opiniões expressas pelos diversos fóruns são o reflexo de diferentes gostos. Como exemplos mais simples basta atentar no gosto (preferência) pelo vinil ou pelo CD, no gosto ou na preferência pelas válvulas ou pelos transístores. O gosto é a subjectividade inerente a cada opinião e Holbein Menezes, na sua brilhante participação, já situou a “objectividade” que tantos reclamam, como algo que ele repudia de tão difícil de atingir e quantificar. Excluída assim a questão gosto como condicionante de opinião, importa referir que quem por aqui opina como eu faço, mais não faz do que dar testemunho das diferenças que vai encontrando nos equipamentos que vai testando. Aproveitará certamente a alguém, eventualmente com gostos semelhantes e/ou sistema parecido. Cabe a cada um fazer a selecção daquilo que lê, nomeadamente testando que é o que sempre recomendo.
No que respeita a cabos, há um enorme grupo de audiófilos que ouve e testemunha por esse mundo fora as diferenças que encontra, e que são naturalmente o que suporta a existência dessa industria. Agora uns considerarão que tal industria é só para inglês ver, pois para português ouvir qualquer miolo de cabo de antena, comprado em qualquer loja de artigos eléctricos, serve perfeitamente. Se assim for tanto melhor para eles. A cada um a sua verdade, a todos o direito à opinião.

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Prof 29/9/2009, 16:05

Caro Spock

De facto falamos "linguas" diferentes, e SEM qualquer dúvida, os sistemas que ouvi com os mission são de uma resolução impar, detalhe, ataque, dinâmica e outros adkectivos mais, e só por puro pretenciosismo é que se pode afirmar que os mission (Solid Core de Cobre) não pertencem ao mundo do Audio...por isso acho que talvez fosse um bom teste aos seus ouvidos escuta-los com atenção...em sistemas com resolução e com bastante qualidade!

Cumps

Prof
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Idade : 48
Localização : Fernão Ferro
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 78

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 29/9/2009, 16:20

Meu caro,

Em relação aos cabos que nada têm a ver com audio, estava a referir-me a estes que foi onde a conversa "começou"

Pierre escreveu:Então e os de antena (coluna) são assim tão maus???

Os Mission saltaram para a conversa porque quiseram baralhar e confundir falando de solid core.
Em relação à sua recomendação, digo-lhe que independentemente dessa sua experiência (*), a opinião que tenho sobre os Mission é partilhada também por outras pessoas com sistemas reveladores. São bons da gama média para cima.

(*) Não nos quer convencer a todos que os Mission são os melhores cabos existentes no mundo do audio, quer ?

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Prof 29/9/2009, 18:48

Caro Mr Spock

Não disse que eram os melhores, apenas disse que não eram os piores!!Eu apenas refutei o que disse sobre os cabos de forma leviana e dizendo que não pertencem ao mundo do audio, recorda-se?

Se ler bem eu falo dos mission (Solid Core de Cobre) quando me responde daquelas forma, certo?Não baralhei nada, fui muito claro!

Penso que todos temos consciência que qualquer cabo apresenta compromissos e sinergias, não os existem perfeitos...

Agora não falo é com essa sapiência de quem acha que tem verdades absolutas...

Sim já experimentei muita coisa e tive (tenho) alguns sistemas, para além de algumas coisitas que já ouvi, falo por experiência própria, por isso faço referência a esta situação, e pela forma como foi apresentada, só isso!

Quanto ao que outros ouviram, bem isso é sempre um bom arguumento que queremos explicar algo aos outros e não sabemos como...basta ver as reviews "idóneas" das revistas da especialidade...

Gosto de algumas destas discussões porque gosto de "ler" os argumentos aqui e ali utilizados e que me deixam por vezes com a sensação que ainda existem pessoas a inventar a roda!

Cumps

Prof
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Idade : 48
Localização : Fernão Ferro
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 78

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  joevalve 30/9/2009, 10:56

em audio como na vida há pessoas que entendem que só pode ser bom o que é caro, de marca, com boas reviews, etc

há muitos anos havia no porto um individuo que parava na "feira da vandoma" e que quando se falava de audio vinha logo com aquele ar de superioridade "eu tenho um McIntosh" como se isso fosse algo de inatingível pelo comum dos mortais (eu tinha um Audio innovations L2 + Nakamichi Pa5 II E + monitor audio studio 6). eu em áfrica já tinha sido possuidor de um conjunto McIntosh que não me deixou saudades e um dia enchi-me de coragem e desafiei-o a deixar-me escutar tal maravilha. muito a custo o homem lá anuiu e dessa audição nem vos digo nem vos conto tal o som que de lá emanava, sala sem o minimo de condições para aqueles calhamaços de amp + colunas enormes, espaço minúsculo, enfim um horror.

ainda sobre cabos, muitas vezes desprezamos os cabos baratos sem nos darmos ao trabalho de os escutar e depois chegamos à conclusão que erramos. eu há muitos anos "desprezei" os cyrus solid core que um amigo meu tinha no seu sistema pois custavam 200$00 (1 euro actualmente) o metro, nem me dei ao trabalho de os testar no meu sistema pois eu usava uns audioquest midnight 2 daqueles grossos com forquilhas na ponta, tinham custado para a época uma pipa de massa e eram muito bons segundo as reviews, o distribudior, etc

muito mais tarde, fruto da participação num forum já extinto, falaram-me dos tais cyrus solid core e lá fui a correr ao meu amigo pedir para me os deixar experimentar com as Paradigm 60 e a diferença foi muito grande em relação aos que usava (van den hull recentes). a partir daí fiquei fã e acabei por comprar ainda a um excelente preço vários metros numa empresa em coimbra (coimbracustica ???) e até hoje, apesar de várias alterações ao meu set-up não experimentei aqui em casa nenhum cabo a um preço razoável que "metesse no bolso" os tais cyrus e me fizesse trocar (mas deve haver certamente) o acompanhamento das studio 20 SE.

moral da história: nunca desprezes uma formiga, quem sabe um dia ela não se transformará num tigre (ditado popular chinês).

cabos há-os para todos os gostos e carteiras, a dificuldade é cada um encontrar o cabo certo para as suas necessidades e para isso há que experimentar e por vezes esse é o maior problema. há cabos de coluna a custar mais que todo o meu set-up que não chega a 5000 euros e têm a desvantagem de não tocarem sozinhos, por isso temos de colocar ambos os pés bem assentes na terra e viver com aquilo que temos.

boas audições

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  fm&stereo 30/9/2009, 11:20

vinilsuporter escreveu:
cabos há-os para todos os gostos e carteiras, a dificuldade é cada um encontrar o cabo certo para as suas necessidades e para isso há que experimentar e por vezes esse é o maior problema. há cabos de coluna a custar mais que todo o meu set-up que não chega a 5000 euros e têm a desvantagem de não tocarem sozinhos, por isso temos de colocar ambos os pés bem assentes na terra e viver com aquilo que temos.

boas audições

Há quem compre o mais caro apenas porque é o mais caro.
Eu vivo com o que tenho, mas na busca daquilo que nem existe. Pelo que se não há, faço eu; e isso não há dinheiro que pague. Talvez, digo, ponham esta hipótese: quem sabe não tenho o melhor do mundo, por meia dúzia de tostões. E esta, ein?!... CABOS DIY by TAVARES Icon_lol
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Pierre 30/9/2009, 12:58

vinilsuporter escreveu: eu há muitos anos "desprezei" os cyrus solid core que um amigo meu tinha no seu sistema pois custavam 200$00 (1 euro actualmente) o metro,

Lamentavelmente hoje em dia tive de dar 12€ o metro pelos cyrus. Como chegaram à conclusão que são bons condutores, vai de disparar o preço e arrebatar lucros enormes. Isto passa-se com todos os fabricantes de cabos.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 30/9/2009, 17:56

Meus caros,
Respondendo a todos,
Se alguém anda por aqui a inventar a roda, parece-me que tal se poderá dizer com muito mais propriedade dos que defendem as soluções únicas e universais, como aparentemente os Mission e/ou os Cyrus parecem ser. De tanto bruáa à volta deles, um amigo meu comprou ambos. Algum tempo depois telefonou-me e disse-me: “tinhas razão, não são maus, são apenas fininhos (referindo-se ao som claro!). No sistema dele tem umas colunas extremamente reveladoras de pvp 6.000 €.
Quanto ao resto, haja paciência. Vocês fazem-me lembrar de facto certos políticos que têm sempre a mesma cassette para todas as circunstâncias. Mas quem é que aqui falou em preço ? Já repararam que este tópico é sobre cabos DIY ? E o que eu disse e mantenho sobre estes cabos é que eles rivalizam com a maior parte das propostas comerciais que tive até hoje oportunidade de testar, tendo nivelado a comparação com os Ortofon, os quais, repito, são cabos de pvp aproximado de 1.000 € Mas pareço não ser só eu a reconhecer o bom “trabalho” do Tavares. O forista jdickson já comparou mano a mano um outro “trabalho” do Tavares com os Valhalla

http://www.audiopt.net/testes-dos-membros-f28/o-duelo-de-ics-t7091.htm

e pelos vistos chegou mesmo a adoptar um outro trabalho do Tavares como cabo de coluna

http://www.audiopt.net/o-meu-sistema-f21/esta-quase-t7041-30.htm

Portanto, o objectivo deste tópico era dar visibilidade ao bom trabalho do Tavares e pelos vistos não sou o único a reconhecê-lo.

Fiquem bem

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Prof 30/9/2009, 19:08

Quando não há argumentos, não há...

Eu tive umas colunas de PVP 11000 Euros e tinha lá os Mission, por essa ordem de "grandeza"...

Bom, acima de tudo que se ouça boa música!!

Cumps
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Idade : 48
Localização : Fernão Ferro
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 78

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  jdickson 30/9/2009, 21:36

Caros (e baratos, já agora... CABOS DIY by TAVARES Icon_lol ):

Parece-me que se está a esquecer um detalhe importante, nesta questão de avaliação do valor absoluto e relativo de cabos, sejam eles caros ou baratos: é que é perfeitamente possível obter um bom, até mesmo um excelente som, utilizando um cabo sem grandes pretensões (por isto entenda-se um cabo relativamente barato), mesmo num sistema de gabarito. E isso só é possível se houver mérito, qualidade, nesses cabos.
A questão, ou melhor, a diferença detecta-se quando se substitui esses mesmos cabos por outros de nível indiscutivelmente superior: o bom passa a excelente, o excelente passa a superlativo! E é nessas circunstâncias que percebemos as limitações dos tais cabos que até então declarávamos como fabulosos...
Esta situação já me aconteceu pelo menos em duas ocasiões e não retira, óbviamente, qualquer mérito ao cabo mais barato, apenas revela as suas fraquezas e, por oposição, as vantagens do cabo mais caro.
E é evidente que esta constatação só é possível obter numa comparação directa, A versus B no mesmo sistema. Tudo o resto é completamente subjectivo e, pura e simplesmente, não conta.
Agora, se a diferença de som detectada vale a diferença de preços, é outra história... CABOS DIY by TAVARES Icon_question
Cumprimentos

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Pierre 1/10/2009, 09:44

Para sistemas de 10 000€ ou para 500€ os cabos continuam a ser de cobre. O cobre é muito barato e "esticam-se" as marcas com topologias caras. Cobre unifilar custa 0.10€ mt. Separado 1cm, chega a custar 70€ o mt. Incrível não?! CABOS DIY by TAVARES Fresse
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty UMA NOVA REFERÊNCIA DE CONSTRUÇÃO E DE SOM

Mensagem  TAVARES 11/3/2010, 23:12

Não poderei medir a quantidade da qualidade, mas posso garantir que está muito à frente de tudo que tenho construido.
Por esse motivo chamo-lhe a REFERÊNCIA

CABOS DIY by TAVARES DSC09760

CABOS DIY by TAVARES DSC09761

CABOS DIY by TAVARES DSC09754

Possivelmente quem conhece alguns cabos meus poderá quantificar o seu desempenho ou não... CABOS DIY by TAVARES Icon_cheers
um bem haja
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 11/3/2010, 23:53

Mr.Spock escreveu: ...Mas quem é que aqui falou em preço ? Já repararam que este tópico é sobre cabos DIY ?...

...Portanto, o objectivo deste tópico era dar visibilidade ao bom trabalho do Tavares...


duas perguntas:
deverá este tópico ser movido para a secção DIY?
estará o Tavares interessado,á semelhança de outros tais como td124,o Blink,o Honbein,etc, em partilhar o seu bom trabalho (os materiais e a forma de contrução) com a comunidade do forum?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 12/3/2010, 06:40

Caro Milton
Explique-nos se nao se importa porque e que faz as perguntas que faz quase meio ano depois do topico ter sido iniciado ??!!!

So agora reparou no topico ?!!!

Cumprimentos

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 12/3/2010, 10:01

Por acaso já tinha visto este tópico mas na altura não lhe dei a atenção que agora teve por ter sido colocado em destaque pelo Tavares.
Mas parece que o sr ficou incomodado por lhe ter colocado as questões,ás quais não respondeu.Serão extemporâneas? CABOS DIY by TAVARES Suspect
Lamento se fui inconveniente.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 12/3/2010, 19:48

Caro Milton,

quanto à 1ª pergunta, para além de ser feita fora de prazo, nada tenho a dizer pois é-me indiferente a localização do topico.
quanto à segunda é mais complexo. No meu texto inicial eu disse:

Mr.Spock escreveu:

Por força da sua profissão, ao Tavares passam-lhe pelas mãos inúmeros tipos de condutores de diferentes materiais e graus de pureza, que ele vai testando, leia-se ouvindo e medindo (**** ), e vai experimentando e entrelaçando até obter os melhores resultados. E os melhores resultados, segundo ele, só são atingidos quando um cabo por ele construído supera muitas das propostas comerciais
...
Sendo incrivelmente detalhados, percebi que tinha de elevar a fasquia da comparação para os Ortofon residentes ( para os mais distraídos, estamos a falar de um cabo de quase 1.000 € de pvp).

... são DIY mas não são grátis


Ora depois de inicialmente ter havido comentarios jocosos dizendo que o Tavares sacava os cabos de aviões despenhados (uma vez que ele mesmo disse que muitos dos cabos são oriundos da industria aeronautica a qual passou a ter outra importância na era pós arataca by Holbein Menezes), acho engraçado que depois de eu ter comparado o desempenho do cabo que testei a um comercial de 1.000 €, depois de outro forista ter estabelecido comparações positivas com os bem mais caros Valhalla, depois de outros foristas terem testado e comprado de imediato os cabos, acho engraçado, dizia eu, que se peça ao Tavares para vir aqui deixar o seu know how de forma gratuita.

Mas ele é que sabe.

Cumprimentos

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos