Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CABOS DIY by TAVARES

+11
Mango
Racional
Admin
ricardo onga-ku
jdickson
fm&stereo
joevalve
Prof
Pierre
TAVARES
Mr.Spock
15 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  ricardo onga-ku 12/3/2010, 22:37

TAVARES escreveu:Não poderei medir a quantidade da qualidade, mas posso garantir que está muito à frente de tudo que tenho construido.
Por esse motivo chamo-lhe a REFERÊNCIA

Possivelmente quem conhece alguns cabos meus poderá quantificar o seu desempenho ou não...

um bem haja

Caro Tavares,

Para que se consiga quantificar o "desempenho" dos seus cabos, seria possível informar-nos das características técnicas (capacidade, resistência e inductância) dos mesmos?

Cumprimentos,
onga-ku


Última edição por onga-ku em 12/3/2010, 23:24, editado 1 vez(es)
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 12/3/2010, 23:19

Caro Mr.Spock, sem nada têr a vêr com o assunto e como mero leitor e forista pareçe-me é a mim que este espaço se tornou mais num espaço públicitário gratuito do que propriamente ao assunto que pretendia tratar que era o DIY, pois disso nada !!!!
Apenas se fala aqui de um forista que constroi ou fabrica uns cabos muito bons mas que não revela nada !!!
Ora esse tipo de atitude não é DIY é apenas PUBLICIDADE e nesse caso o sitio não este CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Icon_evil .


Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Admin 12/3/2010, 23:24

O Forum Audiopt não é uma plataforma de venda de material construído pelos seus membros. O intuito do fórum é a partilha de conhecimentos e experiências.
No caso do nosso membro Tavares, e visto que não se trata de uma casa comercial (seja em nome colectivo ou individual) as regras e sentido deste fórum são as
mesmas.

O que não é admissível, é andarmos a falar de construções DIY para depois aparecer à VENDA.

Esta administração não compactua com este tipo de situação e espera que agora a situação tenha ficado clarificada para todos.
O tópico em questão foi movido para o seu lugar natural que é (como o titulo do próprio indica) o DIY.

Mais se informa que serão analisadas e posteriormente implementadas as seguintes Alíneas nas Regras:

1 - Os trabalhos DIY devem estar situados na referida Secção, caso contrário a ela devem ser movidos por serem artigos construidos pelos foristas.
2 - A alínea acima proibe que esses mesmos artigos sejam postos na Secção de Vendas
3 - Os foristas em causa que reclamem a não inclusão ou o mover das suas feituras para a Secção DIY, podem pedir o estatuto de Comerciais.
4 - No exposto da alínea acima os mesmos passam a ter as mesmas Regras que os Comerciais.

Também queremos chamar à atenção para a regra vigente:

4.15 - Todas as ideias na secção DIY são património intelectual do fórum audiopt, doado pelos originadores das mesmas e não podem ser usados com propósitos comerciais, quer pelos próprios, quer por terceiros. Não é permitido usar a secção DIY para pretensos negócios previamente discutidos e elogiados na mesma. O fórum audiopt reserva-se o direito de apagar qualquer tentativa de venda de material que conste na nossa secção DIY.


A Administração

Admin
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 325
Idade : 46
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 60

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 12/3/2010, 23:44

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 253862

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  jdickson 13/3/2010, 01:48

Caros

Este é um assunto estranho...
Não deixo de entender todas as posições aqui expressas, mas fico com uma sensação algo amarga, depois de ler as intervenções mais recentes.
Parece-me correcto que as regras fiquem bem definidas, tal como foi feito pela administração.
Mas tento colocar-me na pele do Tavares e também eu ficaria orgulhoso do meu trabalho e mostrá-lo-ia.
Se deve explicar os "segredos" de construção, é lá com ele.
É regra que o material DIY para ser "postado" deve vir todo explicadinho? Se sim, então é uma regra a ser seguida por todos os foristas (não tem sido...).
E não encontrei nenhuma tentativa de vender qualquer cabo neste tópico.
Se calhar também me será vedada a afirmação de que substituí um Valhala por um DIY do Tavares? Ou tenho que fazer uma declaração de interesses? É que se tenho, aqui vai ela:

"Estou absolutamente F.... porque um cabo que me custou uma pipa de massa (mesmo em segunda mão) esteja de lado a aguardar melhores dias, substituído por um cabo DIY."

Pronto.
Cumprimentos

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty * * Marcar/Desmarcar multi-citação * Responder c

Mensagem  Racional 13/3/2010, 02:50

Eu não diria melhor!
Penso que o caso que expôs é por demais elucidativo , na vida é preciso saber ler nas entrelinhas.
Espero sinceramente que em relação ás regras sejamos todos iguais e que não haja uns mais iguais que outros.
Acho que seria benéfico um pouco de ética e rigor nos conteúdos deste forum , com o qual todos ficaríamos
a ganhar .
Quero ser optimista ,e pensar que podemos tornar este forum num meio civilizado onde todos possam dar o seu contributo.
Por outro lado desejo alertar todos os foristas que ponderem bem na altura de aquisição de equipamento,
que se informem , hoje com a net não há desculpas para não se andar informado, a responsabilidade dos
bens transicionados é de ambas as partes,de quem vende e de quem compra, desde que haja idoneidade no acto de transacção.
No tempo de escola havia um livro de lições de português com um texto cujo titulo era "O Rei vai nú " aconselho a sua leitura
a quem estiver interessado.

cumps


Última edição por Racional em 13/3/2010, 02:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcção)

Racional
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 241

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  ricardo onga-ku 13/3/2010, 08:56

jdickson escreveu:Se calhar também me será vedada a afirmação de que substituí um Valhala por um DIY do Tavares? Ou tenho que fazer uma declaração de interesses? É que se tenho, aqui vai ela:

"Estou absolutamente F.... porque um cabo que me custou uma pipa de massa (mesmo em segunda mão) esteja de lado a aguardar melhores dias, substituído por um cabo DIY."

Caro jdickson,

Nos anos 80 inventou-se um novo desporto que nada tem com a audição de música denominado audição de sons.
Com este desporto a indústria descobriu um enorme filão, com o "invento" dos cabos audiófilos, o acessório audio perfeito (bem, nem vou falar nos "outros" acessórios) já que permitem aos consumidores trocá-los sem ter de mudar a mobília e sem a mulher dar por isso e que simultaneamente consegue alimentar toda uma indústria de fabricantes de acessórios, revistas e lojistas graças às monstruosas margens envolvidas.
Basta comparar o preço de um cabo utilizado por profissionais nos estúdios de gravação com o roubo praticado por estes fabricantes para se ter uma ideia dessas margens.

Não será por isso de estranhar que a resposta dos reviewers (e restantes profissionais) a esta critica, cuja existência depende grandemente destes "acessórios", tenha sido a teoria do golden ear...
É no entanto de estranhar que os seus "fiéis" tenham engolido esta balela sem a questionar.
Ou talvez não, porque nos dias de hoje as pessoas tendem a fugir do conhecimento científico para se refugiarem no conforto fácil das patacoadas subjectivistas escritas ou faladas por um tipo normal na rádio, tv ou publicação.
Em tempos as revistas de audio eram publicações sérias com testes objectivos e redigidas por profissionais; hoje não passam de Marie Claires audiofilas, catálogos disfarçados com o belo estilo "lifestyle" chill-out-lounge que infecta a nossa sociedade: "vejam que bela sinergia entre esta carteira da XXX e uns brincos da YYY".

Este seu testemunho é apenas mais prova de toda esta charlatanice.

Um cabo de audio é um condutor de sinal e se for correctamente concebido deverá originar o mínimo de perdas e ser imune a interferências externas.
Simples.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 13/3/2010, 09:19

jdickson escreveu:Caros

Este é um assunto estranho...
Não deixo de entender todas as posições aqui expressas, mas fico com uma sensação algo amarga, depois de ler as intervenções mais recentes.
Parece-me correcto que as regras fiquem bem definidas, tal como foi feito pela administração.
Mas tento colocar-me na pele do Tavares e também eu ficaria orgulhoso do meu trabalho e mostrá-lo-ia.
Se deve explicar os "segredos" de construção, é lá com ele.
É regra que o material DIY para ser "postado" deve vir todo explicadinho? Se sim, então é uma regra a ser seguida por todos os foristas (não tem sido...).
E não encontrei nenhuma tentativa de vender qualquer cabo neste tópico.
Se calhar também me será vedada a afirmação de que substituí um Valhala por um DIY do Tavares? Ou tenho que fazer uma declaração de interesses? É que se tenho, aqui vai ela:

"Estou absolutamente F.... porque um cabo que me custou uma pipa de massa (mesmo em segunda mão) esteja de lado a aguardar melhores dias, substituído por um cabo DIY."

Pronto.
Cumprimentos

Bom dia caro jdickson e restantes foristas.

Nada impede que um forista faça "coisas" e as ponha à venda no fórum. O amigo Tavares, que conheço pessoalmente e estimo, não é excepção.Também ele poderá fazer o que bem entender e colocar à venda no fórum.
O que não poderá fazer, (nem ele nem qualquer outro forista) é colocar as coisas que faz na secção DIY, (como já aconteceu várias vezes) ou expor como DIY para depois aparecerem à venda. (o que também já aconteceu várias vezes)
Também é bom que se entenda que a equipa audiopt não está, como é óbvio contra ninguém em particular, mas sim, e somente, a favor da transparência e ética no fórum. Penso que ninguém se opõe a esta ideia.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  jdickson 13/3/2010, 09:44

onga-ku escreveu:
jdickson escreveu:Se calhar também me será vedada a afirmação de que substituí um Valhala por um DIY do Tavares? Ou tenho que fazer uma declaração de interesses? É que se tenho, aqui vai ela:

"Estou absolutamente F.... porque um cabo que me custou uma pipa de massa (mesmo em segunda mão) esteja de lado a aguardar melhores dias, substituído por um cabo DIY."

Caro jdickson,

Nos anos 80 inventou-se um novo desporto que nada tem com a audição de música denominado audição de sons.
Com este desporto a indústria descobriu um enorme filão, com o "invento" dos cabos audiófilos, o acessório audio perfeito (bem, nem vou falar nos "outros" acessórios) já que permitem aos consumidores trocá-los sem ter de mudar a mobília e sem a mulher dar por isso e que simultaneamente consegue alimentar toda uma indústria de fabricantes de acessórios, revistas e lojistas graças às monstruosas margens envolvidas.
Basta comparar o preço de um cabo utilizado por profissionais nos estúdios de gravação com o roubo praticado por estes fabricantes para se ter uma ideia dessas margens.

Não será por isso de estranhar que a resposta dos reviewers (e restantes profissionais) a esta critica, cuja existência depende grandemente destes "acessórios", tenha sido a teoria do golden ear...
É no entanto de estranhar que os seus "fiéis" tenham engolido esta balela sem a questionar.
Ou talvez não, porque nos dias de hoje as pessoas tendem a fugir do conhecimento científico para se refugiarem no conforto fácil das patacoadas subjectivistas escritas ou faladas por um tipo normal na rádio, tv ou publicação.
Em tempos as revistas de audio eram publicações sérias com testes objectivos e redigidas por profissionais; hoje não passam de Marie Claires audiofilas, catálogos disfarçados com o belo estilo "lifestyle" chill-out-lounge que infecta a nossa sociedade: "vejam que bela sinergia entre esta carteira da XXX e uns brincos da YYY".

Este seu testemunho é apenas mais prova de toda esta charlatanice.

Um cabo de audio é um condutor de sinal e se for correctamente concebido deverá originar o mínimo de perdas e ser imune a interferências externas.
Simples.

Cumprimentos,
onga-ku

Caro Onga-ku

Entendeu mal a minha mensagem, nesse ponto específico:
Eu não considero ter sido enganado ao comprar o Valhala. Se não conhecesse o actual cabo residente no meu sistema, DIY pelo Tavares, tornaria a comprá-lo, tamanha foi a melhoria por ele introduzida no som final e isto apesar do preço.
O que se passa é que o cabo do Tavares é absolutamente excepcional. Tem mesmo de ser, para se conseguir impor áquele que eu ( e tantos mais...) consideram como uma referência e até mesmo para vencer o "preconceito mental" de vir um simples DIY destronar uma referência!
Portanto a situação é esta: estava eu todo feliz no meu mundo e vêem-me bater à porta e dizer "olha que podes estar melhor, por uma fraçãozizizizizinha do preço... CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Icon_rolleyes "
Fico F...., como é óbvio! Agora, não vou é embarcar na suprema estupidez e negar a evidência, eventualmente persistindono meu preconceito "é caro, é referência, portanto TEM de ser melhor..."
Nááááááá...eu sei ouvir e sei pensar por mim, não por reviewers comprados ou foristas bem intencionados.
Cumprimentos

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mango 13/3/2010, 09:48

No meu caso pessoal e minha opinião é que isto para mim antes demais é um hobby...e os hobbies é para tirar prazer daquilo que se faz e não propriamente andar a fazer negócio disso...nunca me passaria pela cabeça pedir a alguem os preços que já vi aqui serem pedidos por material DIY,mas sinceramente tb não tenho nada contra porque no fim de contas só compra quem quer.
Que um tipo faça um cabo DIY e não goste do resultado no seu sistema e o venda pelo preço do material que gastou tudo bem e acho que ninguem fica ofendido com isso mas daí a pedir os valores que por vejo aqui é que acho um bocado desonesto.
Como não ando no fórum há muito tempo tavez me tenha escapado alguma coisa mas sinceramente até hoje ainda só vi este tipo de anuncios que realmente quase parecem publicidade que propriamente partilhar com os demais foristas as topologias escolhidas,a razão de opção por certos materiais,etc...
Nada contra o forista Tavares e a administração já disse tudo.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Idade : 51
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 23/08/2009
Pontos/Reputação : 716

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  ricardo onga-ku 13/3/2010, 10:25

Mango escreveu:No meu caso pessoal e minha opinião é que isto para mim antes demais é um hobby...e os hobbies é para tirar prazer daquilo que se faz e não propriamente andar a fazer negócio disso...nunca me passaria pela cabeça pedir a alguem os preços que já vi aqui serem pedidos por material DIY,mas sinceramente tb não tenho nada contra porque no fim de contas só compra quem quer.
Que um tipo faça um cabo DIY e não goste do resultado no seu sistema e o venda pelo preço do material que gastou tudo bem e acho que ninguem fica ofendido com isso mas daí a pedir os valores que por vejo aqui é que acho um bocado desonesto.
Como não ando no fórum há muito tempo tavez me tenha escapado alguma coisa mas sinceramente até hoje ainda só vi este tipo de anuncios que realmente quase parecem publicidade que propriamente partilhar com os demais foristas as topologias escolhidas,a razão de opção por certos materiais,etc...
Nada contra o forista Tavares e a administração já disse tudo.

Caro Mango,

Não vejo mal algum em que um forista com a habilidade e os conhecimentos técnicos adequados capitalize sobre essas capacidades e venda os seus produtos no fórum, desde que o faça no local apropriado.
E neste caso não faz grande sentido que partilhe os seus "segredos".

Quanto à questão dos preços altos ou baixos, na minha perspectiva o valor de um equipamento é proporcional ao seu desempenho e se um forista fabricar um amplificador fiável de desempenho superlativo não vejo por que razão esse aparelho não poderá ser vendido a preços de mercado só porque não tem uma caixa bonita e um logotipo famoso, até porque a maioria dos fabricantes está mais preocupado em dar aos seus equipamentos um "som de casa" em vez da neutralidade necessária à alta fidelidade.

Cumprimentos,
onga-ku


Última edição por onga-ku em 13/3/2010, 10:30, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  TAVARES 13/3/2010, 10:55

Caros foristas por falta de tempo nesta manhã vou adiar a minha resposta pra mais tarde.
Mas é bom que não se esqueçam que não me lembro ter negado a partilha das técnicas de construção à queles que se mostraram interessados. Além do mais é surreal não podermos vender o que criamos( parece que isso é só para fabricantes de marca registada).

Quanto aos meus DIYs (fico com a sensação que incomodam a...), como devem constatar sou um pouco exigente, tudo depende do patamar que cada qual quer atingir.
Quanto aos cabos também realço (pra aqueles que já viram preços meus estratosféricos), que nunca me viram comprar fio de antena pra fazer cabos de coluna e vender seja por que preço fôr.

Assim como muitos devem saber, a grande maioria dos materiais usados infelismente também custam dinheiro adquiri-los. Estes provenientes da industria aeronautica e não por roubo ou oferta (pois aqui garanto que o material além de superior ainda é mais em conta, desculpem-me os fabricantes do audio por esta divulgação) como alguns já chegaram a mensionar neste forum.
Ora se tenho a paixão em evoluir nas minhas construções, penso que é com toda a naturalidade que vá me desfazendo do que realmente fica para tràs, quanto mais não seja tentar um reembolso para novas experiências.

Isto tudo no minimo é contraditório, principalmente a aqueles que constantemente se queixam dos preços exorbitantes ditos fabricantes.


Em diante, para que me defenda destas e outras situações, a secção DIY passará a ser para mim um local proibido. Pois até peço a moderação que faça o obséquio de retirar as fotos por mim colocadas neste tópico visto ter sido removido para DIY. Pois esta é a maior prova: é como se tivesse sido empurrado para a estrada para ser multado por atravessar fora da passadeira.

"duas perguntas:
deverá este tópico ser movido para a secção DIY?
estará o Tavares interessado,á semelhança de outros tais como td124,o Blink,o Honbein,etc, em partilhar o seu bom trabalho (os materiais e a forma de contrução) com a comunidade do forum?"



"1 - Os trabalhos DIY devem estar situados na referida Secção, caso contrário a ela devem ser movidos por serem artigos construidos pelos foristas.
2 - A alínea acima proibe que esses mesmos artigos sejam postos na Secção de Vendas
3 - Os foristas em causa que reclamem a não inclusão ou o mover das suas feituras para a Secção DIY, podem pedir o estatuto de Comerciais.
4 - No exposto da alínea acima os mesmos passam a ter as mesmas Regras que os Comerciais."


Terá continuação

Cumprimentos a todos
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 13/3/2010, 13:56

As directrizes da administração não foram complicadas, nem requerem qualquer tipo de inteligência superior para serem entendidas, pelo que não se entende este celeuma que se está a criar à volta deste tema.

Para quem ainda esteja confuso, vai aqui um resumo sintetizado das regras e linhas condutoras que a Administração e sua equipa prevêem para este assunto:

Qualquer trabalho na secção DIY é para partilha de conhecimentos nessa secção, sem propósitos comerciais. Qualquer trabalho com propósitos DIY que se encontre fora da secção prevista para tal, será movido (como sempre aconteceu com outros temas que se encontram no sitio errado) para a secção de DIY.

Tavares. Os teus cabos não incomodam a ninguém da equipa audiopt. Já estive com eles na mão, e sei que lhes dedicas todo o teu saber e que os executas com primazia e que são um regalo para os olhos, apesar de como sabes, não serem o meu "cup of tea" como dizem os Ingleses.
Mas há que saber ver as coisas, e apesar de não por em dúvida a tua (ou de qualquer outro...) honestidade nas intenções e propósitos, há que estabelecer regras para que a transparência impere. Penso que se reflectires um pouco no assunto, nos darás razão.

Gostaríamos que, depois das várias explicações dadas pela equipa, este assunto ficasse por aqui.

Qualquer desacordo ou duvida que persista em relação a este assunto, deverá ser colocada por pm a membros da equipa. Este assunto não mais será discutido neste (ou noutro) tópico.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  ricardo onga-ku 13/3/2010, 15:16

TAVARES escreveu:Quanto aos meus DIYs (fico com a sensação que incomodam a...), como devem constatar sou um pouco exigente, tudo depende do patamar que cada qual quer atingir.
Quanto aos cabos também realço (pra aqueles que já viram preços meus estratosféricos), que nunca me viram comprar fio de antena pra fazer cabos de coluna e vender seja por que preço fôr.

Assim como muitos devem saber, a grande maioria dos materiais usados infelismente também custam dinheiro adquiri-los. Estes provenientes da industria aeronautica e não por roubo ou oferta (pois aqui garanto que o material além de superior ainda é mais em conta, desculpem-me os fabricantes do audio por esta divulgação) como alguns já chegaram a mensionar neste forum.

Caro TAVARES,

Voltemos à discussão em torno dos seus cabos D&MbTh (Designed and Made by TAVARES himself). Cool

Ao pedido que postei acima, de nos fornecer informações sobre as características técnicas do(s) seu(s) produto(s), gostava de juntar um outro: em que aspectos (relacionados com os requisitos de uma ligação audio) é que o material proveniente da indústria aeronáutica é superior aos vulgares cabos que podemos adquirir em qualquer fornecedor do ramo?

É que a sua afirmação lembrou-me a propaganda relacionada com um cabo que recentemente andou pela nossa terra:

JVH escreveu:Tudo começou há alguns meses, quando Delfim Yanez me telefonou dizendo que tinha recebido a visita de um engenheiro aeroespacial.
O visitante teria deixado para teste alguns metros de um cabo que tinha sido desenvolvido para ser utilizado exclusivamente em satélites.
Assim, alguns dos requisitos eram de tal forma exigentes que só duas ou três fábricas no mundo têm capacidade técnica para os fabricar.
Além de resistirem a temperaturas extremas: -200 Cº + 200 Cº, são totalmente imunes a interferências externas, incluindo, claro, rádio frequência e ondas electromagnéticas, pois os satélites funcionam com sinais muito delicados que não podem de forma nenhuma ser corrompidos sob pena de os dados se perderem no... espaço.

Interessante, sem dúvida, mas para que é que um audiófilo necessita de um cabo que consiga resistir a temperaturas extremas ou que seja imune interferências que não existem num ambiente doméstico, e de que forma é que essas propriedades melhoram a condução do sinal audio? Rolling Eyes

Cumprimentos,
onga-ku


Última edição por onga-ku em 13/3/2010, 15:17, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 13/3/2010, 15:37

caro Onga-Ku
pode ler aqui mais sobre esses cabos de tecnologia aerospacial.
http://www.audiopt.net/espaco-holbein-menezes-f56/espaco-holbein-menezes-t7320-435.htm
cumprimentos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  ricardo onga-ku 13/3/2010, 15:56

milton escreveu:caro Onga-Ku
pode ler aqui mais sobre esses cabos de tecnologia aerospacial.
http://www.audiopt.net/espaco-holbein-menezes-f56/espaco-holbein-menezes-t7320-435.htm
cumprimentos

holbein menezes escreveu:Meu empirismo constata diariamente que não é que o cabo, qualquer cabo, conduza o sinal de áudio com mais propriedade - esse em relação a outro de grife - mas que os necessários apêndices dos cabos, os plugues (ou como se diz aí em Portugal, as "fichas"), façam ou não façam o bom ou perfeito contato. Topologia é conversa mole para boi dormir: enganação.

O "Arataca", descoberto por mim, é o cabo que os aviões de combate usa entre as centenas de comandos eletrônicos dessa arma de guerra(...)

(...)desejo informar para os mais técnicos que o "Arataca" é um cabinho fino cujos dois condutores são entrelaçados em espiral de uma polegada, ambos os condutores com capa em téflon e mais a blindagem, e os três, condutores e blindagem, também com capa de téflon; a proteção contra oxidação de cada filamento (strands) dos dois condutores não é feita com estanho mas com um preparado químico que torna difícil a soldagem; há que raspar as pontas tipo fio para bobinas.

Obrigado.

O "Ar.ataca" é mais um exemplo de over-enginering em audio e suponho que se em vez do dito cabo aeronautico for usado o CAT5 as diferenças objectivas serão nulas.
Ao contrário do que o Holbein afirma, a topologia é tudo num cabo pois é desta forma que se definem as características que vão influenciar a condutividade do mesmo, ou seja, existe uma topologia ideal para cada tipo de cabo que é a que garante os valores de inductância, resistência e capacidade adequados aquela função.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mango 13/3/2010, 16:57

onga-ku...não sejas tão pragmático e não vejas as coisas na vida apenas a preto e branco.Garanto-te que não há nada melhor do que meter as mãos na massa e ir experimentando diveras topologias,diversos materiais...o CAT5 é apenas uma de infinitas hipoteses. Outra por exemplo é prata monocristal com pureza 99.9999% que faço questão de meter na secção de DIY um dia destes quando tiver tempo para isso.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Idade : 51
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 23/08/2009
Pontos/Reputação : 716

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  vrtavares 13/3/2010, 17:27

Este tópico vai seguir o mesmo caminho que tantos outros, cujo tema são os cabos. CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Sleep

No que diz respeito à minha pessoa fiquei curioso em testar os cabos do TAVARES. Estou-me nas tintas para as expecificações técnicas, ou topologias... se o som do meu sistema melhorar, então serão uns cabo a considerar. Se não trouxerem nada de significativo, continuo com os que tenho.
vrtavares
vrtavares
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 534
Idade : 54
Data de inscrição : 27/12/2008
Pontos/Reputação : 156

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  ricardo onga-ku 13/3/2010, 17:28

Mango escreveu:onga-ku...não sejas tão pragmático e não vejas as coisas na vida apenas a preto e branco.Garanto-te que não há nada melhor do que meter as mãos na massa e ir experimentando diveras topologias,diversos materiais...o CAT5 é apenas uma de infinitas hipoteses. Outra por exemplo é prata monocristal com pureza 99.9999% que faço questão de meter na secção de DIY um dia destes quando tiver tempo para isso.

A diferença de resistência entre um cabo de interligação em cobre com 50cm e um outro em prata (seja esta 98% e multi-cristal ou super-ultra-pura e com banho a platina) de igual comprimento e diâmetro não tem expressão:

Prata - 1.59 micro ohm / cm

Cobre - 1.67 micro ohm / cm
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  TAVARES 13/3/2010, 17:49

onga-ku escreveu:
milton escreveu:caro Onga-Ku
pode ler aqui mais sobre esses cabos de tecnologia aerospacial.
http://www.audiopt.net/espaco-holbein-menezes-f56/espaco-holbein-menezes-t7320-435.htm
cumprimentos

holbein menezes escreveu:Meu empirismo constata diariamente que não é que o cabo, qualquer cabo, conduza o sinal de áudio com mais propriedade - esse em relação a outro de grife - mas que os necessários apêndices dos cabos, os plugues (ou como se diz aí em Portugal, as "fichas"), façam ou não façam o bom ou perfeito contato. Topologia é conversa mole para boi dormir: enganação.

O "Arataca", descoberto por mim, é o cabo que os aviões de combate usa entre as centenas de comandos eletrônicos dessa arma de guerra(...)

(...)desejo informar para os mais técnicos que o "Arataca" é um cabinho fino cujos dois condutores são entrelaçados em espiral de uma polegada, ambos os condutores com capa em téflon e mais a blindagem, e os três, condutores e blindagem, também com capa de téflon; a proteção contra oxidação de cada filamento (strands) dos dois condutores não é feita com estanho mas com um preparado químico que torna difícil a soldagem; há que raspar as pontas tipo fio para bobinas.

Obrigado.

O "Ar.ataca" é mais um exemplo de over-enginering em audio e suponho que se em vez do dito cabo aeronautico for usado o CAT5 as diferenças objectivas serão nulas.
Ao contrário do que o Holbein afirma, a topologia é tudo num cabo pois é desta forma que se definem as características que vão influenciar a condutividade do mesmo, ou seja, existe uma topologia ideal para cada tipo de cabo que é a que garante os valores de inductância, resistência e capacidade adequados aquela função.

Cumprimentos,
onga-ku





Correcto e afirmativo.

Com os mesmos condutores pode-se obter resultados muito dispares, dependendo da topologia.

Quando me refiro a construções aeronauticas é o mesmo que dizer que são de excelente construção, enrolamento dos fios muito apertados e justos isento de oxigénio entre condutores e o revestimento, que por sua vez também são excelentes (teflon puro) para a sua utilização e nem todos servem para audio.

Além do mais as especificassões são cumpridas na integra ou seja sem variações
ex: tenho em minha posse um cabo coaxial de dupla malha cobre/prata (muito parecido aos valkyria)em que o condutor central é unifilar. Este condutor é constituido por aço seguido de cobre e por fim um excelente banho em prata.
Contudo pode-se interrogar se o aço também é bom condutor.
Claro que não.
Mas o fabricante especifica que a utilização do aço é meramente para garantir que os condutores não se deformem( devido a regidez) e que o sinal seje sempre uniforme ao longo do cabo. Isso verifico de facto na sua sonoridade, visto ser um cabo que abrange larga escala de frequências RF e náo só.
Pois deve ser do conhecimento de muitos que a medida que manuseamos os cabos e se forem muito dobrados estamos a danificar a parte molécular do condutor, tornando-se menos linear na condução do sinal.

Respondendo e afirmando o que atràs escrevi relativamente a qualidade aeronautica comparativamente aos standarts do audio, os banhos em prata estão realmente muito acima da grande maioria.
Atenção que os NORDOST têm tecnologia aeronautica nos cabos de referência e segundo consta a tecnologia flat foi desenvolvida para passagens estreitas da fuselagem de uma aeronave espacial e como óbvio aproveitado no audio que por sua vez ganhou proporções enormes dentro da marca.
É preciso também não esquecer que a maioria da tecnologia usada em audio é oriunda das areas que cobrem investimentos de grande envergadura como o caso aerospacial, aeronautico,medicina e pouco mais.

Espero ter respondido as questões

cumprimentos


Última edição por TAVARES em 14/3/2010, 00:00, editado 1 vez(es)
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  ricardo onga-ku 13/3/2010, 20:56

TAVARES escreveu:





Correto e afirmativo.

Com os mesmos condutores pode-se obter resultados muito dispares, dependendo da topologia.

Quando me refiro a construções aeronauticas é o mesmo que dizer que são de excelente construção, enrolamento dos fios muito apertados e justos isento de oxigénio entre condutores e o revestimento, que por sua vez também são excelentes (teflon puro) para a sua utilização e nem todos servem para audio.

Além do mais as especificassões são cumpridas na integra ou seja sem variações
ex: tenho em minha posse um cabo coaxial de dupla malha cobre/prata (muito parecido aos valkyria)em que o condutor central é unifilar. Este condutor é constituido por aço seguido de cobre e por fim um excelente banho em prata.
Contudo pode-se interrogar se o aço também é bom condutor.
Claro que não.
Mas o fabricante especifica que a utilização do aço é meramente para garantir que os condutores não se deformem( devido a regidez) e que o sinal seje sempre uniforme ao longo do cabo. Isso verifico de facto na sua sonoridade, visto ser um cabo que abrange larga escala de frequências RF e náo só.
Pois deve ser do conhecimento de muitos que a medida que manuseamos os cabos e se forem muito dobrados estamos a danificar a parte molécular do condutor, tornando-se menos linear na condução do sinal.

Respondendo e afirmando o que atràs escrevi relativamente a qualidade aeronautica comparativamente aos standarts do audio, os banhos em prata estão realmente muito acima da grande maioria.
Atenção que os NORDOST têm tecnologia aeronautica nos cabos de referência e segundo consta a tecnologia flat foi desenvolvida para passagens estreitas da fuselagem de uma aeronave espacial e como óbvio aproveitado no audio que por sua vez ganhou proporções enormes dentro da marca.

Não terá sido apenas a tecnologia mas também os preços ganharam certamente proporções enormes...
Aposto que o cabo flat vendido para a industria aeronáutica não custa mais que uma ligeira fracção do preço da versão audiófila.
Obrigado pelas respostas,
onga-ku


Última edição por onga-ku em 13/3/2010, 20:56, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 14/3/2010, 20:47

Bem,
Meteu-se o fim de semana, esqueço os foruns e quando regresso...isto !!
Sinceramente não percebo o interesse das pessoas pelo tipo de material e construção utilizados se afinal de contas a corrente de opinião claramente dominante nega as influências dos cabos no som.

Nota : aquando da abertura deste tópico, por ter ficado encantado com os cabos, perguntei ao Tavares se se importava que eu escrevesse algo a partilhar esse mesmo entusiasmo. Nada mais do que isso. Nestas últimas intervenções, não falei sequer com o Tavares pelo que lhe devo sinceras desculpas pelo sucedido. CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Icon_redface

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 14/3/2010, 20:51

Mr.Spock escreveu:Bem,
se afinal de contas a corrente de opinião claramente dominante nega as influências dos cabos no som.

Está claramente a confundir alhos com bugalhos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  ricardo onga-ku 14/3/2010, 20:59

Mr.Spock escreveu:Bem,
Meteu-se o fim de semana, esqueço os foruns e quando regresso...isto !!
Sinceramente não percebo o interesse das pessoas pelo tipo de material e construção utilizados se afinal de contas a corrente de opinião claramente dominante nega as influências dos cabos no som.

Nota : aquando da abertura deste tópico, por ter ficado encantado com os cabos, perguntei ao Tavares se se importava que eu escrevesse algo a partilhar esse mesmo entusiasmo. Nada mais do que isso. Nestas últimas intervenções, não falei sequer com o Tavares pelo que lhe devo sinceras desculpas pelo sucedido. CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Icon_redface

Caro Mr.Spock,

Ninguém "nega as influências dos cabos no som".
O que importa reter é que um bom cabo de audio é o melhor condutor de sinal possível e que todos os outros cabos (que tanto estimulam "o interesse das pessoas pelo tipo de material e construção utilizados") são cabos deficientes pois alteram a linearidade da resposta de frequências.
E além disso são caros.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Mr.Spock 14/3/2010, 21:18

Caro Onga Ku,

A sério, gostava que desse exemplos concretos de marcas e modelos a "evitar".

Cumprimentos

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  ricardo onga-ku 14/3/2010, 21:45

Mr.Spock escreveu:Caro Onga Ku,

A sério, gostava que desse exemplos concretos de marcas e modelos a "evitar".

Cumprimentos

Caro Mr.Spock,

Para determinar se uns cabos de audio foram adequadamente concebidos será necessário alguns conhecimentos de física, ou pelo menos saber quais as variáveis (Inductância, Capacidade, Resistência) que afectam a "passagem" do sinal.
No caso dos cabos de interligação, especialmente aqueles que transportam sinais de baixa intensidade como a ligação célula-prévio de phono, importa também que exista alguma forma de rejeição de ruído ou blindagem.
A Capacidade, por exemplo, funciona como filtro de passa-baixo retendo as mais altas frequências.
Infelizmente (mas por razões óbvias) a maioria dos fabricantes de cabos não publica as especificações técnicas dos seus produtos pelo que apenas nos podemos guiar pela topologia para determinar as mesmas.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  SOUND 14/3/2010, 22:51

eh eh, CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Icon_twisted parece que se avizinha mais uma daquelas "guerrinhas" de teclado CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Keyboard CABOS DIY by TAVARES - Página 2 943847 onde todos (ou quase) esgrimem argumentos provenientes dos links, e depois no fim fica tudo... na mesma? CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Icon_lol
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 14/3/2010, 22:53

He, he, o bonequinho é fixe. CABOS DIY by TAVARES - Página 2 943847

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  SOUND 14/3/2010, 23:06

António José da Silva escreveu:He, he, o bonequinho é fixe. CABOS DIY by TAVARES - Página 2 943847



E retrata bem os "furiosos" do teclado (os tais dos links) CABOS DIY by TAVARES - Página 2 807962
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Convidad 14/3/2010, 23:21

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 994421

He He He, os fúriosos dos links e das medições, Je Je Je !!!! CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Icon_biggrin

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CABOS DIY by TAVARES - Página 2 Empty Re: CABOS DIY by TAVARES

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos