Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colunas de som DIY

+40
MikeF
válvula
luis lopes
sparrow
facso
Blink
Carlomar
Ohms
fm&stereo
Joao Paulo
ricardo onga-ku
Paulo André
HUGODM
Orion
mn61
megaudio
TAVARES
Gil Vieira
PsyTiago
lore
Diplomata
Luke Skywalker
Joao Pedro
Joaocoito
nbunuel
Fernando Novais
musemaster
Henriques Ferrão
artofnoise
pmfsv
stuyvesant
Nochnoi gost
RPFFDS
Mfigueiredo
nmtavares
Prof
falp
SOUND
Fox
123jaesta
44 participantes

Página 2 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 28/8/2007, 10:43

Olá 123.

Esse Tweeter e esse Médios eram os que faziam parte das Seas Argon ,não eram?E a unidade que usaste para sub grave também é a mesma?Segundo fui informado essa unidade de médios já não está no catálogo da SEAS.A ser verdade é uma pena pois é simplesmente espectacular.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 28/8/2007, 14:14

Boas BULAWAYO.Sim essas 3 unidades faziam parte desse kit, ate porque foi nessa altura que me iniciei no DIY com os 3 kits da Seas que existiam.Posteriormente e com mais conhecimentos acabei por constactar que essas colunas com crossovers modificados tocavam bastante melhor que com os de origem.Essas colunas foram umas das Seas Argon que eu fiz 18 anos atras e que depois foram para uma pessoa amiga e agora por uma questao de espaço foram modificadas em termos de caixa (mais estreitas e mais altas para caberem num determinado espaço) as quais adicionei uma quarta via com a consequente modificaçao do filtro e tudo o mais necessario.Essa unidade da Seas e muito boa sem duvida e ja nao se faz mas no Ebay as vezes vai aparecendo algumas para venda ainda novas de stoks antigos.Existe outras unidades de outras marcas que podem bem substituir essa pois este tipo de unidades de dome para medios altos sao superiores a unidades de cone.Obrigado.
Abraço.
Nuno
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 28/8/2007, 15:34

Pois é parece que andámos por caminhos parecidos.Também me iniciei com a Argon e a Hélium.Hoje a minha Argon original deu lugar a uma versão modificada.O tweeter é um cúpula de seda da Visaton e o graves um 12" cone de celulose tratado, também da Visaton.Embora o crossover original não fosse nada mau, com umas alterações as coisas mudam completamente de figura.Brevemente o meu projecto irá passar a 4 vias mas vou optar por TRI-AMP com xover activo entre grave/grave-médio/médio-agudo.Entre o médio-agudo mantenho passivo.De qualquer das formas mesmo o kit original com algum tweaking do xover original consegue envergonhar muita coisa caroya que para aí anda.

Já foi há 18 anos?Meu Deus como o tempo passa.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Mozartia 28/8/2007, 20:34

123jaesta, e Bulawayo, não brincam em serviço.

Será que estamos perante uns verdadeiros DIY'S? cheers affraid

No que toca a colunas, fico com essa ideia. Sim Senhor, não há pai para eles Smile

Mozartia
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 28/8/2007, 20:39

Boa nite,

Muito Obrigado ,pela parte que me toca.Sejas bem aparecido amigo Mozartiano.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 28/8/2007, 20:46

Boas Mozartino.Muito obrigado amigo.
Abraço
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 28/8/2007, 20:54

Caros moderadores KRELL E MOZARTINO, tomei a liberdade de alterar a descriçao deste topico, espero nao vejam inconveniente. Este tema podia estar inserido noutro topico aqui existente do diy mas como este e so colunas julgo tambem estar bem aqui, mas obvio fica a vossa consideraçao.Obrigado.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 28/8/2007, 21:32

Só agora vi a resposta às questões que coloquei a 123jaesta, que agradeço.
Entretanto tenho espiolhado a net à procura de kits ou planos para construção de colunas, mas as minhas dúvidas colocam-se ao nível que vou tentar expôr em seguida.
Ora muito bem, se eu vou construir uma coluna quero à partida que ela corresponda ao máximo ao que já tenho e que é "imutável" que é a minha sala. Esta questão faz sentido? Eu posso à partida construir uma coluna de som adaptada à minha sala?
A seguir e andando no sentido da fonte de sinal, que amplificador é que eu vou colocar a alimentar as minhas colunas.
Como é que se integra tudo isto logo à partida?
Pensar uma solução de forma integrada.
Talvez o raciocínio não seja este e seja mais a decisão do número de vias e depois na audição actuar na tipologia do xover até conseguir a melhor "afinação" coluna/sala/amplificador.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 28/8/2007, 22:05

Prezado 123jaesta!

A caixa das monitoras que construiu são seladas?
Quais as dimensões?

Grato pela atenção,
Ghost4u

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Mozartia 28/8/2007, 22:13

As verdades são para ser ditas.

Não sendo eu DIY de coisa nenhuma, nem conhecimentos nese sentido, nem tão pouco conhecimentos de electrónica, crossovers, de tweeters, bem como dos diversos tipos de madeiras a utilizar na construção de ''cabinets'', bem como dos vários tipos de MDF a utilizar, estou com a ideia de que os meus amigos não fazem DIY TUNNING, como muitos artistas tentam fazer.

Eh lá, affraid agora com esta é que me lixei sob pena de ser excomungado, ser expulso e corrido á pedrada pelos digníssimos Administradores deste respeitado e idóneo espaço online.

Abraço audiófilo, e quem diz a verdade não merece castigo Twisted Evil

Abraço Audiófilo, e boa audiçôes cheers

Mozartia
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  nmtavares 28/8/2007, 22:46

Ghost4u escreveu: Prezado 123jaesta
A caixa das monitoras que construiu são seladas?

Se não me engano acho que têm o pórtico que "respira" por baixo.
nmtavares
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Idade : 44
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Data de inscrição : 06/06/2007
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  nmtavares 28/8/2007, 22:47

123jaesta escreveu:Sim e uma coluna DIY.Sao bass reflex.O portico esta virado para o chao na base da coluna.

Pois, bem me parecia.
nmtavares
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Idade : 44
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Data de inscrição : 06/06/2007
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 28/8/2007, 23:50

Sim Ghost tem portico no fundo.Inicialmente era caixa selada mas nao fiquei satisfeito com o som pois tinha falta de grave.Essa situaçao deve-se a unidade utilizada para grave nao ser a mais correcta em termos de caracteristicas(QTS muito alto e Fs tambem alto para alem de outros parametros)como tal tive de solucionar o problema calculando um portico para conseguir melhor extensao de grave.Nao esquecer que estamos a falar numa caixa so com 20litros para encaixar uma unidade de 25 cm de diametro.Este projecto foi uma experiencia que eu decidi fazer.Conseguir uma coluna monitora para salas de menor dimensao sem que se sinta falta de graves e poder mesmo a baixos niveis de volume.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 29/8/2007, 00:56

Pedro depois respondo as tuas questoes pois fiz um testamento e quando fui enviar pedio-me outra vez para logar e perdi tudo.Fiquei fulo ate porque ja nao e a primeira vez que aconteçe e eu tambem nao gosto muito de escrever.
Abraço
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 08:15

Olá 123

A mim também já me sucedeu o mesmo várias vezes.Entretanto descobri que se, a cada três frases, no máximo, fizeres "previsualizar" o texto já não se perde.Quando começa a ficar muito comprido, ou demoro mais a pensar, faço-o a cada linha.Até agora não voltei a perder nenhum texto.

Boas

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Mfigueiredo 29/8/2007, 09:33

Boas caros "DIYers" e não só.

Ao longo da leitura destes posts, fui ficando com a certeza de que, afinal eu não sou tão "maluco" quanto se poderia pensar, ao tentar fazer, desde há vários anos as minhas próprias colunas.

Acontece que também tenho umas Seas Argon, há bastantes anos, que construí a partir do Kit original. Modifiquei um pouco as caixas, muito mais robustas, sem alterar o volume interno e também alterei um pouco os xovers. Gosto muito delas, mas como são bastante volumosas não as tenho utilizado muito. Aliás, estão paradas nesta fase. Tentarei trazer para aqui uma imagem.

Ultimamente construí mais dois projectos e participei num terceiro. Todos eles a partir de unidades da scan speak. Todos com algumas alterações principalmente nas caixas. O par que tenho neste momento é baseado num projecto dos fulanos da Audioxcel. O Primus 9800. Projectei eu a caixa, em Transmission Line, e só posso dizer que em boa hora o tentei. Estou muito contente com o resultado.

Agora, e especialmente para o caro 123jaesta. Gostaria de trocar experiências com vista a uma ideia que trago neste momento e que é de construir umas monitoras, a partir de outro projecto da Audioxcel. Tenho, no entanto uma má "relação", com o som das caixas com pórtico de graves, e isto desde que ouvi as transmission line. Então gostaria de trocar ideias sobre a utilização de uma unidade passiva para compensação da gama de freq. baixas. Pelo que li até aqui, não utilizaste ainda esta técnica. A minha dúvida é: será que vale o acréscimo de custos?

Já agora em termos de valor. A minha sensibilidade nestas coisas diz-me que os projectos que nós construímos, se forem de boa qualidade, equivale-se a modelos comerciais que podem custar 3 a 4 vezes mais o valor que nós gastamos. Corrijam-me se estiver enganado. E depois há o prazer...

Muito mais se escreverá sobre este tópico. Aposto...

Força malta do hoby DIY. Idea Idea Idea

Um abraço.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 10:39

Prezado Mfigueiredo!

Supostamente, seria interessante colocar fotos do seu projecto Transmission Line. Concorda?

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Mfigueiredo 29/8/2007, 13:25

Ok, Ghost4u.

Logo que tenha disponibilidade colocarei umas imagens bem como tentarei digitalizar desenhos onde se veja a estrutura interna. Não prometo é para já...

O tempo não estica. É uma chatice. Rolling Eyes

Cpts
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Mfigueiredo 29/8/2007, 13:33

Entretanto, para os interessados nestes assuntos, e se não conhecerem, poderão dar uma vista de olhos neste site ou noutros deste senhor:

http://www.quarter-wave.com/

Cpts

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 29/8/2007, 21:43

Boas Mfigueiredo.Em relaçao a colunas de linha de transmissao, nao tenho qualquer experiencia apesar de conhecer basicamente o conceito e ate ja ter ouvido tocar.Nota que no site mencionado ''quarter wave length'' os projectos desse senhor nao sao de linha de transmissao mas sim banda total.Os projectos que depois se mostram noutro link no mesmo site ,ai sim a bastantes de linha de transmissao, em banda total(1 altifalante) e banda dividida (2 ou mais altifalantes).Julgo que uma caixa bem projectada com bass reflex tocara tao bem como uma caixa de linha de transmissao apesar de talvez ter um som diferente.Todas as tipologias de caixa teem sons caracteristicos se bem que bem projectadas todas soarao bem.Inclusivamente em termos de vias o som tambem e caracteristico, umas colunas de 4 vias nao tocam melhor que umas de tres mas que tocam diferente tocam.Quando ouço umas colunas de tres vias e estou a gostar, logo que passo para quatro so ao fim de pouco tempo me adapto ao som caracteristico de uma unidade dedicada so ao medio alto e entao o ouvido adapta-se depois quando volto a passar para tres sinto que falta algo mas nao falta, o som desse altifalante e que esta dividido por outros dois e ate o ouvido se adaptar leva um tempo.Nao sera bem o ouvido mas sim aquilo que ele transmite aos nossos neuronios para ser processado.O que julgo ser possivel numa caixa de linha trasmissao e que com unidades mais pequenas se consegue mais pressao sonora a nivel de som grave.Para mim esta provado por experiencia que sem volume de caixa dificilmente se consegue bons graves,e tendo tamanho na caixa podemos optar por unidades de maior diametro que movimentao mais ar.Note que mesmo as caixas de linha de transmissao nao sao pequenas teem sempre algum volume ou teem altifalantes de maior diametro.Esta e uma opiniao pessoal pois nesse campo nao sou entendido e mesmo nas bassreflex terei muito que aprender, mas como este e um espaço de partilha de experiencias e opinioes julgo ser importante expressar aqui tudo em geral pois todos vamos ser estimulados a aprender ,concluir e ate buscar mais informaçao para nos esclarecermos e tentarmos esclarecer todos que o queiram fazer.O DIY e feito de experiencias pois mesmo que exista todo o tipo de meios tecnicos ideais para cada um de nos fazermos o nosso projecto como as grandes marcas teem ha uma coisa muito importante que e ouvir o projecto no nosso espaço e ao nosso gosto E CONCLUIR QUE TECNICAMENTE O PROJECTO ESTA CERTO MAS NA PRATICA NAO TOCA COMO NOS GOSTARIAMOS QUE TOCASSE e ai podermos fazer as alteraçoes necessarias para que nos agrade pois temos o conhecimento minimo do que fizemos e como o fizemos e podemos experimentar outra soluçao.Obvio que da trabalho e se perde tempo mas como o fazemos com gosto e ansiamos por um resultado final superamos essa situaçao.Muitas vezes colunas de compra poderao soar mal porque elas foram feitas atraves de programas tecnicos com mediçoes em salas proprias para esse fim(camaras aneoicas) e o nosso espaço de audiçao esta longe desse tipo de condiçoes.Em relaçao ao altifalante passivo tambem nao posso elucidar-te de nada pois numca o utilizei, mas pessoalmente nao vejo necessidade disso, vou mais para um portico bem dimenssionado e um bom amortecimento da caixa assim como uma caixa bem construida e uma unidade bem adaptada junto com um crossover bem desenhado.Quanto ao valor nao direi tres vezes mais ou quatro pois para alem de todo o material ha que contabilizar o trabalho que so nos que construimos e que sabemos o quanto da.Falo plo menos por mim que faço o projecto todo do inicio ao fim(desenho,estudo,compra de material que por vezes e uma verdadeira missao visto nao haver em Portugal muita coisa,construçao da caixa completa, acabamentos , audiçao ,alteraçao etc e tal).Assim diria que talvez 2 vezes mais custam as de compra,mas o que depois aconteçe e que quem esta por fora nao da valor e se dissermos os preços so do material sem o trabalho preferem comprar de marca mais caro e ficar mais mal servidos do que ter uma coluna excelente por metade do preço mas que e do MANEL DAS ISCAS.E o Status, e um pouco da mentalidade Portuguesa neste campo e em tantos outros por isso andamos sempre na cauda da Europa e qualquer dia na cauda do Mundo.Mas isto e um desabafo sem intençao de melindrar ninguem.Muito o brigado a todos por me aturarem Very Happy e força malta do Hobby DIY.

Abraços.

Nuno
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 21:51

O DIY e feito de experiencias pois mesmo que exista todo o tipo de meios tecnicos ideais para cada um de nos fazermos o nosso projecto como as grandes marcas teem ha uma coisa muito importante que e ouvir o projecto no nosso espaço e ao nosso gosto E CONCLUIR QUE TECNICAMENTE O PROJECTO ESTA CERTO MAS NA PRATICA NAO TOCA COMO NOS GOSTARIAMOS QUE TOCASSE e ai podermos fazer as alteraçoes necessarias para que nos agrade pois temos o conhecimento minimo do que fizemos e como o fizemos e podemos experimentar outra soluçao
Penso que aqui está resposta às minhas questões que talvez sejam demasiado "filosóficas", ou não estão elaboradas de forma muito clara.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 29/8/2007, 22:02

Boas Pedro.Sim podes tirar algumas conclusoes em diversas partes do discursso.Acho que deves optar por algo que se coadune em termos de tamanho ao teu espaço e que esteticamente gostes.Defenires quanto vais querer ou poder gastar.A partir dai entao comecares a elaborar o projecto em desenho,lista de material,unidades,litragem e tudo o mais.Depois consoante te apareçam os problemas que nao consigas ultrapassar tens aqui alguns DIYs que te vao com toda a certeza ajudar com opinioes e soluçoes concretas para que esse teu projecto va para a frente e encontre bom porto.Dispoe sempre que precisares.
Abraço.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 22:04

A nível de melhorias numa coluna já existente, o que acham aconselhável rever?
Reforço da rigidez da caixa?
Por exemplo num par de colunas que possuo, tinha um dos tweters ribbon avariado, substitui os dois pela versão actual da mesma marca (Visaton) que são já uma versão melhorada. Esta substituição aconselha uma alteração do crossover?
Já que estou a restaurar as colunas o que acham que devo aproveitar a ocasião para fazer.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 29/8/2007, 22:14

Pedro e que tal se nos eluçidasses o que tens.E de tres vias de duas que marca e caracteristicas teem as outras unidades tamanho das caixas etc.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 22:38

Estas colunas de que falo são umas SD Acoustics SD1, cujo fabricante já não existe. São de 3 vias, com 1 tweeter ribbon da Visaton, um médio que penso seja da Audax de 178 mm e um woofer de 270 mm.
Eu não consigo colocar aqui fotos, mas se fores ao site da Megaudio vês a coluna.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Mfigueiredo 30/8/2007, 10:02

Bom dia.


"Nota que no site mencionado ''quarter wave length'' os projectos desse senhor nao sao de linha de transmissao mas sim banda total.Os projectos que depois se mostram noutro link no mesmo site ,ai sim a bastantes de linha de transmissao, em banda total(1 altifalante) e banda dividida (2 ou mais altifalantes)."

123jaesta, de facto o endereço que dei está direccionado para as "quarter wave", mas eu queria era dar a conhecer (a quem não conhece) o site no geral.

As transmission line são arquitecturas de grande volume. As minhas têm cerca de 1,20 m de altura ou mais, não tenho aqui presente. O tamanho, estou convencido, é de facto essencial para a naturalidade das gamas baixas, mas pode "embaciar" as gamas média e alta, principalmente esta. Bem, teremos que optar pela solução que nos agrade mais e tenha o melhor compromisso.

Quanto ao resto do teu escrito, subscrevo em absoluto, inclusivamente o valor por que nos ficam os nossos trabalhos. Eu não consigo fazer contas ao trabalho que estas coisas me dão. É por prazer e alguma tendência de "remar contra a maré" dos sistemas de makting das marcas. Mas eles também têm de viver...

Se achares bem, e não houver inconveniente da tua parte, gostaria de trocar mais impressões sobre estas coisas, mas em alguns pormenores, mais privados, a nível pessoal.

Vou enviar-te um PM com o meu endereço E-mail. Se quiseres trocar ideias, é só responderes.

Um abraço.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 30/8/2007, 11:15

Quanto ao valor nao direi tres vezes mais ou quatro pois para alem de todo o material ha que contabilizar o trabalho que so nos que construimos e que sabemos o quanto da
Penso até que as contas bem feitas nem ficará mais barato, já que nos custos de material não conseguimos os preços que as marcas conseguem pela quantidade, o que se "poupa" é mesmo só o valor da nossa mão de obra.
Isto quer dizer que equacionando todos os custos nunca conseguiriamos vender o nosso produto mais barato que uma marca comercial.
As vantagens são o gozo pessoal para quem gosta de bricolage e a possibilidade de afinação em relação aos condicionalismos do local de audição, e ainda, não menos importante, depois do primeiro par construído o segundo já sai muito melhor ...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 30/8/2007, 14:27

Boas Pedro.Ja vi as colunas no site Megaudio.Deves ter um espaço razoavel para audiçao pois essas colunas sao bem grandes.Ja tive experiencia de agudos de fita mas nao me agradou muito.Nao sei o que te falta nas colunas para quereres modificar,mas se for ao nivel dos agudos talvez seja caracteristica do proprio altifalante.Se a troca foi por altifalantes identicos nao vejo necessidade de estares a fazer modificaçoes.Em relaçao a caixa obvio que a rigidez e importante mas tambem nao vejo que seja por ai que vais notar diferenças audiveis.Acho que deves partir para um novo projecto,Talvez ate aproveitando algum material ai existente ou venderes essas e comprara novas unidades.De qualquer forma agudos de fita e preciso gostar desse timbre caracteristico o que por vezes nao e facil.Nota:AS FREQUENCIAS ENTRE OS 4000 E 6000HZ SAO DE EXTREMA IMPORTANCIA PARA OS NESSOS OUVIDOS,qUANDO ELAS NAO ESTAO PRESENTES NORMALMENTE NAO GOSTAMOS DO SOM.Esses agudos so começam a tocar a 100% a partir das 6000hz normalmente e para que tudo fique em armonia temos de ter um medio que va ate as 6000hz ,para melhorar essas colunas a que ver o que ai esta feito e as suas caracteristicas.
Abraço.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 30/8/2007, 14:31

Boas Mfigueiredo.Podemos sim depois mando o email.Com tempo e paciencia podiamos juntar alguma malta do DIY e ate combinar uma jantarada pois podiamos conhecernos e trocar impressoes.Obvio que a malta esta disperssa plo pais e nao e facil mas desde ja aqui fica um desafio para darem a vossa opiniao neste espaço.Maluquices minhas quem sabe.
Abraço
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 60
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 30/8/2007, 16:28

Estas colunas estão sem tocar há uns 2 anos, devido à avaria do tweeter, e para as vender mandei colocar os tweeters novos. Logo que as ouvi depois dos novos tweeters fiquei sem vontade de as vender. Isto encorajou-me a completar o restauro substituindo ou mandando reparar a suspenão deteriorada dos médios. O crossover foi em tempos todo revisto por um guru de alto gabarito, a quem eu adquiri na altura estas colunas. São realmente umas colunas grandes e também umas grandes colunas e têm espaço de sobra para elas.
Relativamente aos agudos acho-os muito naturais, muito detalhados, com a presença que me parece correcta.
Em relação e estas colunas a minha questão tinha a ver sómente com o que poderia fazer já que lhes estou a mexer.
Relativamente às questões que coloquei é porque estou interessado em construir um outro par de colunas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de som DIY - Página 2 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos