Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

+7
ricardo onga-ku
natas
westernelectric
joevalve
xch
Pierre
Joaquim Rosa
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 2/2/2010, 12:50

Olá a todos, não sabia bem muito bem se deveria colocar este post na área de colunas ou nesta área das valvulas..., mas aqui vai:

Tenho um amplificador a valvulas com 50W de potencia modelo Jolida SJ-502A que usa umas 6550 de fabrico russo, mas pode usar também umas KT88 que nunca experimentei, enfim..., mas o problema prende-se com a questão das colunas.
Actualmente uso umas colunas Royd Sound modelo Doublet que me dão um som detalhado, suave e com uma boa gama média de vozes, o problema são os graves...aqui é que a porca torce o rabo! Falta graves para o meu gosto!!!!!

Assim tenho de procurar uma alternativa credível e que monetariamente não me faça ir à ruína!!!! Algo por volta dos 800 euros mais ou menos, esse é o meu tecto monetário.

Disseram-me que as colunas com grande sensibilidade são melhores para amplificação a válvulas, é verdade ????

Disseram-me também que as colunas americanas da marca Klipsch funcionam muito bem com amplificação a válvulas, algum de vos já as ouviu ?????

Eu sei que neste tipo de coisas só ouvindo é que se chega a um consenso mas tenho de partir de uma base de trabalho e todos os comentários são bem vindos!!!!!

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! 641851

Muito obrigado
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Pierre 2/2/2010, 13:01

Caro Joaquim.

Se possivel ouça colunas em função do espaço onde serão inseridas. Colunas de alta sensibilidade, de forma geral, são altamente recomendáveis para sua amplificação. 88db para cima. valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_cool
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  xch 2/2/2010, 13:14

Bom dia Joaquim,
Não me parece que necessites de umas colunas com muita sensibilidade para esse amplificador, mas certamente haverá alguém aqui que te dê as correctas explicações técnicas.
Esse foi também o concelho que me deram quando adquiri o meu amplificador a válvulas (18w) e curiosamente também procurava por uma Klipsch. Acabei por comprar estas http://www.audiopt.net/vendo-a-v-f38/qln-604-t7287.htm?highlight=colunas+qln não me arrependo, o som nada tem a ver com o motivo da venda. O concelho que me deram foi sincero e bastante profissional, "se eu não mudar para um amplificador de menor potência que o meu essas serão sempre adequadas". Mas penso existirem outros factores a ter em conta na ampificação, não necessitando necessariamente comprar umas colunas muito sensiveis, mas nessa parte outros estarão mais à vontade para lhe esclarecer.
Se por acaso comprar umas Klipsch diga-me o que acha. Ainda gostaria de adquirir umas, gosto realmente dos modelos "vintage" da marca (apesar do preço).
Cumprimentos
xch
xch
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 222
Idade : 49
Localização : Fuzeta
Ocupação : Designer
Interesses : Fotografia, Música, Motas...
Data de inscrição : 03/09/2008
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  joevalve 2/2/2010, 13:21

caro joaquim rosa

conheço alguns modelos da Jolida, mas não esse.

os que conheço tocam bem (depois de modificados) com colunas com tweeter metálico, nomeadamente com as antigas Monitor Audio Studio 6 e Studio 20 SE que têm uma sensibilidade à volta de 89/90 db.

as tuas doublet têm penso eu essa sensibilidade (89 db) e a potência do amplificador é mais do que suficiente para as pôr a cantar.

é evidente que não te vou aconselhar a compra delas (dada a sua antiguidade), o que se calhar te vou dizer é que essa falta de graves pode não ser defeito das colunas.

sei de um caso em que o forista pensava como tu e depois de modificado o seu amplificador a válvulas passou até a ter graves a mais.

é uma questão de investigares, quem sabe alterando a sua localização na sala o grave seja mais evidente, outra hipótese será experimentares as tuas colunas com outros amplificadores a ver se essa falta de graves se mantém, ou não.

e se depois disso tudo chegares à conclusão que o defeito é das colunas, então e só então avançar para as colunas.

já agora de que localidade és ? não indicas no teu perfil....

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  westernelectric 2/2/2010, 20:36

A escolha das colunas, depende, não só do tipo de amplificação, como também do espaço disponível para elas, se tiver espaço vá para colunas grandes, mas não com muitos altifalantes. Creio que os amplifcadores a válvulas beneficiam tanto com a volumetria das colunas como com a sua simplicidade.

westernelectric
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 308
Idade : 62
Localização : Portalegre
Ocupação : Professor
Interesses : hi-fi
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 109

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 3/2/2010, 01:38

Obrigado a todos os colegas do forum que responderam a esta solicitação.
Surgiram algumas questões nas respostas que eu tentarei responder:

Parece que alguns de vós pensam como eu, as colunas para amplificadores a válvulas são melhores se forem de maior sensibilidade..., mas obviamente haverá excepções.

Sim, já tentei colocar as colunas que tenho noutras posições na sala, não resulta... valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_sad

As colunas que tenho têm apenas três saídas..., não são muito complexas, embora sejam colunas de chão. valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_eek

As colunas Royd eram muito recomendadas no seu tempo, hoje haverá melhor certamente, mas eu já as liguei a outro amplificador que tenho e continua a ter graves pobres. O meu outro amplificador é um TagMaclaren 60IR da série F3, que aliás parece ser uma cópia do Audiolab 8000.
Aliás estou a pensar vender o TagMaclaren e as Royd pois tenho de realizar dinheiro para uma possível compra de novas colunas.

Gostaria de saber o que é que pode ser modificado no meu amplificador a válvulas, uma vez que foi referido pelo José Mário????????????
Moro na localidade do Montijo valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Affraid

Muito obrigado a todos os que tentaram ajudar, por cá espero os vossos comentários.

E que tal tentar ligar um subwoofer ao amplificador a válvulas, será possível???????? valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Drunken_smilie

Um abraço
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 7/2/2010, 20:43

Olá a todos, baseado nas vossas opiniões e no que tenha lido de reviews na Internet, já tenho três colunas que terei do ouvir com o meu sistema:

Klipsch RF62

Polk Audio TSi 500

Monitor Audio RX6

Penso que dentro dos valores que estou a pensar despender, não existe melhor para o meu Jolida SJ-502A..., uma delas será a vencedora, depois reportarei qual e farei uma pequena review.

Um abraço
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  natas 7/2/2010, 20:48

Joaquim Rosa escreveu:Obrigado a todos os colegas do forum que responderam a esta solicitação.
Surgiram algumas questões nas respostas que eu tentarei responder:

Parece que alguns de vós pensam como eu, as colunas para amplificadores a válvulas são melhores se forem de maior sensibilidade..., mas obviamente haverá excepções.

Sim, já tentei colocar as colunas que tenho noutras posições na sala, não resulta... valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_sad

As colunas que tenho têm apenas três saídas..., não são muito complexas, embora sejam colunas de chão. valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_eek

As colunas Royd eram muito recomendadas no seu tempo, hoje haverá melhor certamente, mas eu já as liguei a outro amplificador que tenho e continua a ter graves pobres. O meu outro amplificador é um TagMaclaren 60IR da série F3, que aliás parece ser uma cópia do Audiolab 8000.
Aliás estou a pensar vender o TagMaclaren e as Royd pois tenho de realizar dinheiro para uma possível compra de novas colunas.

Gostaria de saber o que é que pode ser modificado no meu amplificador a válvulas, uma vez que foi referido pelo José Mário????????????
Moro na localidade do Montijo valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Affraid

Muito obrigado a todos os que tentaram ajudar, por cá espero os vossos comentários.

E que tal tentar ligar um subwoofer ao amplificador a válvulas, será possível???????? valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Drunken_smilie

Um abraço
Joaquim Rosa

é possivel sim....mas acho que não é solução...tenho um Jolida mas EL34....e não me problemas de baixos....pelo menos nas varias colunas que tenho..... valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Affraid
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 7/2/2010, 21:53

é possivel sim....mas acho que não é solução...tenho um Jolida mas EL34....e não me problemas de baixos....pelo menos nas varias colunas que tenho..... valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Affraid[/quote]

Já agora que colunas usa no seu Jolida e o que me aconselha?

Um abraço
Joaquim

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  natas 7/2/2010, 22:00

.....ele toca bem com as velhinhas Monitor Audio Studio 20.....JmLab....e por ai..... valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Fresse
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  ricardo onga-ku 7/2/2010, 22:15

Joaquim Rosa escreveu:Obrigado a todos os colegas do forum que responderam a esta solicitação.
Parece que alguns de vós pensam como eu, as colunas para amplificadores a válvulas são melhores se forem de maior sensibilidade..., mas obviamente haverá excepções.

Caro JR,

A compatibilidade entre colunas e amplificadores não se deve apenas à sensibilidade das primeiras mas também (e acima de tudo) à amplitude e fase da curva de impedância.
Para perceber esse fenómeno proponho a leitura do texto What makes a speaker tube friendly? que, apesar de superficial, já dá umas luzes sobre o assunto.

Para uma explicação de impedância ver What is Impedance, Anyway?

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 7/2/2010, 22:54

[qu
Caro JR,

A compatibilidade entre colunas e amplificadores não se deve apenas à sensibilidade das primeiras mas também (e acima de tudo) à amplitude e fase da curva de impedância.
Para perceber esse fenómeno proponho a leitura do texto What makes a speaker tube friendly? que, apesar de superficial, já dá umas luzes sobre o assunto.

Para uma explicação de impedância ver What is Impedance, Anyway?

Cumprimentos,
onga-ku[/quote]

Muito obrigado, excelente post. Li e aprendi bastante.
Obviamente que uma abordagem mais técnica explica muita coisa valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_eek já tenho mais informação para estudar !

Um abraço
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 8/2/2010, 17:22

Onga-KU disse:

Caro JR,

A compatibilidade entre colunas e amplificadores não se deve apenas à sensibilidade das primeiras mas também (e acima de tudo) à amplitude e fase da curva de impedância.
Para perceber esse fenómeno proponho a leitura do texto What makes a speaker tube friendly? que, apesar de superficial, já dá umas luzes sobre o assunto.

Para uma explicação de impedância ver What is Impedance, Anyway?

Cumprimentos,
onga-ku[/quote]

Estive a verificar se nas colunas que pretendo testar haveria diagramas da curva de impedância...nada, nadinha...os construtores não gostam de mostrar as fraquezas dos seus produtos, apenas as virtudes! Assim só ouvindo, não há outra hipótese, sempre pendei que poderia poupar algum tempo seguindo os princípios explicados pelo artigo que me enviou, mas não. valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_sad

Um abraço
Joaqum Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Mango 8/2/2010, 17:29

a stereophile tem bastantes gráficos de curvas de impedância...é uma questão de procurar.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Idade : 51
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 23/08/2009
Pontos/Reputação : 716

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Jolida SJ-502A a tocar com as Klipsch RF83, Audição em casa.

Mensagem  Joaquim Rosa 23/2/2010, 19:25

Olá a todos, na sequência das minhas mensagens anteriores e decorrente da minha busca por um novo par de colunas, aqui vai um pequeno relato da audição que fiz às Klipsch RF83.
Como tinha alguma curiosidade em testar algo diferente do que se faz por cá na Europa em termos de colunas, contactei a EDICINE , representante em Portugal das colunas Klipsch, de forma a que fosse marcada uma audição para testar um dos seus modelos de coluna da série "RF" Reference.
Desde logo a EDICINE se disponibilizou em trazer-me a casa o modelo RF83 das Klipsch de forma a que eu pudesse testar as colunas em casa com todas as condições que disponho, e desta forma usar o meu equipamento sem ter de me deslocar.
Devo confessar que fiquei surpreendido com o tamanho das RF83, com 127cm de altura por 24cm de largura e 50 de profundidade, não são de todo umas meninas de coro...respeitáveis no seu tamanho e aspecto!

As Klipsch RF83 são umas colunas com uma sensibilidade de 100db e podendo suportar potencias de 250W até picos de 1000W a 8 ohms, com três woofers alumino-ceramicos e um tweeter de corneta Tractrix.

Ligado todo o equipamento e aquecidas as válvulas, fui pondo a tocar o que tinha separado na véspera, que era essencialmente Jazz classico e vocal guardando o Rock para o fim..., pensando eu que nem valia a pena por Rock a tocar...
Pois, devo dizer que fiquei muito surpreendido com estas colunas, não vou aqui dizer que faixas ouvi e a discografia escolhida, mas apenas dizer que vale a pena ouvir as RF83 nem que seja para desentupir os ouvidos valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Affraid !!!!!!!!

Têm um grave de primeira água e uma reprodução de vozes que nos faz pensar que temos o interprete ao pé de nós, os agudos são diferentes de tudo o que ouvi até hoje, algo claros e distintos, mostram muitas vezes algo novo em algumas faixas de música que nunca me tinha apercebido antes,melhor do que com as anteriores colunas que tinha, notável sem dúvida.
O som das RF83 é algo distinto do som de algumas colunas de fabrico britânico que já ouvi, é mais projectado com mais palco, e com poder para
acordar os mortos e abalar a casa valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_eek . No caso do Rock é bastante melhor do que nas colunas que tinha anteriormente, em que soava quase anémico, deu agora lugar para um som muito mais dinâmico e com poder de graves. Quem disse que as valvulas tocam mal Rock?!
Resta-me dizer que fiquei bastante impressionado com estas colunas, não pensem que tocam com demasiado brilho ou dureza, antes pelo contrário, nunca o Jazz me fez tão bem aos ouvidos.

Agora falta-me ouvir mais dois pares de colunas, as Monitor Audio RX6 e as REGA RS5.

Cumprimentos
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  nmtavares 23/2/2010, 19:45

Olá Joaquim, por acaso é raro ver ou conhecer alguém que tenha colunas da marca Klipsch, se sei de 2 users que tenham ou tiveram é muito, eu simpatizo muito com as colunas(e com o conceito desse género, sensibilidade) e o tipo de som delas(vulgarmente chamado de americano) directo e frontal, sem rodeios.
Umas que me surpreenderam há uns anos foram as Klipsch RB-75 e a partir daí, fiquei fã.
Se não me engano, há umas mais maneirinhas e quase iguais, só não vêm é tanto abaixo, que são as RF-63, mesmo tweeter mas woofers mais pequenos, se por ventura ficar com elas depos de ouvir as outras, que tambem devem ser boas, faço-me de convidado para ouvi-las... valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_twisted valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_biggrin valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_wink
Abraço e boa escolha, tente ver a Triangle, que tambem tem boas colunas e sensíveis.
nmtavares
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Idade : 44
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Data de inscrição : 06/06/2007
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Jolida SJ-502A a tocar com as Klipsch RF83, Audição em casa.

Mensagem  Joaquim Rosa 23/2/2010, 23:14

"nmtavares" Disse :Olá Joaquim, por acaso é raro ver ou conhecer alguém que tenha colunas da marca Klipsch, se sei de 2 users que tenham ou tiveram é muito, eu simpatizo muito com as colunas(e com o conceito desse género, sensibilidade) e o tipo de som delas(vulgarmente chamado de americano) directo e frontal, sem rodeios.
Umas que me surpreenderam há uns anos foram as Klipsch RB-75 e a partir daí, fiquei fã.
Se não me engano, há umas mais maneirinhas e quase iguais, só não vêm é tanto abaixo, que são as RF-63, mesmo tweeter mas woofers mais pequenos, se por ventura ficar com elas depos de ouvir as outras, que tambem devem ser boas, faço-me de convidado para ouvi-las... valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_twisted valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_biggrin valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_wink
Abraço e boa escolha, tente ver a Triangle, que tambem tem boas colunas e sensíveis.[/quote]

Olá, de facto, também não conheço muita gente com esta marca de colunas..., pode ser mau sinal valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Fresse mas pode ser também por falta de divulgação no mercado nacional !
Eu não tinha grande simpatia por esta marca e confesso que as ouvi com grande sentido critico e desconfiança, sempre a procurar por defeitos e não as virtudes, mas ao fim de algum tempo simplesmente limitei-me a ouvir de forma descontraída e descobri algumas virtudes, e ainda estão por cá já há 6 dias! Se o comercial da Edicine se esquecer delas...eu tomo conta delas! valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_biggrin
As RF83 são colunas de 2500 euros o par e estão acima do que queria gastar, além disso nesta gama de preços já se encontra alternativas.
As RF63 são menos potentes e devem ser também boas, o problema é que não estão disponíveis para audição, a Edicine só tinha três modelos demo, de qualquer forma sempre são umas colunas de 2000 euros !!!!

Eu estava mais virado para algo na ordem dos 1000 euros, se comprar Klipsch, devem ser umas RF82 ou umas RF62 que custam 1000 euros, e 800 euros respectivamente, portanto a sua esperança de ouvir as RF63..., só se conhecer entretanto alguém que as tenha.
O que é estranho é que estas colunas são vendidas não aos pares mas sim por unidade.

Uma curiosidade que notei com as RF83 é a sua capacidade de revelar as más gravações de forma muito clara, se o disco for mau a reprodução será também má, se pelo contrário o disco tiver uma boa produção, ela recompensa-nos com um excelente desempenho. Isto é uma verdade para todas as colunas que conheço, mas nestas é mesmo descarado!

Cumprimentos
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  paulo_m 23/2/2010, 23:28

Joaquim Rosa escreveu:
Olá, de facto, também não conheço muita gente com esta marca de colunas..., pode ser mau sinal valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Fresse mas pode ser também por falta de divulgação no mercado nacional !
Eu não tinha grande simpatia por esta marca e confesso que as ouvi com grande sentido critico e desconfiança, sempre a procurar por defeitos e não as virtudes, mas ao fim de algum tempo simplesmente limitei-me a ouvir de forma descontraída e descobri algumas virtudes, e ainda estão por cá já há 6 dias! Se o comercial da Edicine se esquecer delas...eu tomo conta delas! valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_biggrin
As RF83 são colunas de 2500 euros o par e estão acima do que queria gastar, além disso nesta gama de preços já se encontra alternativas.
As RF63 são menos potentes e devem ser também boas, o problema é que não estão disponíveis para audição, a Edicine só tinha três modelos demo, de qualquer forma sempre são umas colunas de 2000 euros !!!!

Eu estava mais virado para algo na ordem dos 1000 euros, se comprar Klipsch, devem ser umas RF82 ou umas RF62 que custam 1000 euros, e 800 euros respectivamente, portanto a sua esperança de ouvir as RF63..., só se conhecer entretanto alguém que as tenha.
O que é estranho é que estas colunas são vendidas não aos pares mas sim por unidade.

Uma curiosidade que notei com as RF83 é a sua capacidade de revelar as más gravações de forma muito clara, se o disco for mau a reprodução será também má, se pelo contrário o disco tiver uma boa produção, ela recompensa-nos com um excelente desempenho. Isto é uma verdade para todas as colunas que conheço, mas nestas é mesmo descarado!

Cumprimentos
Joaquim Rosa

Quais eram as colunas anteriores, por curiosidade? A Klipsch é uma marca popular por terras do Tio Sam, onde também é frequente ver preços por unidade e não pelo par.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Idade : 52
Localização : Boston, MA, USA
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Data de inscrição : 30/12/2009
Pontos/Reputação : 463

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  nmtavares 24/2/2010, 01:15

Joaquim, nem toda a gente que conheço gosta da frontalidade desse tweeter, muito explícito para muitos gostos, o grave costuma ser forte e cheio, mais uma vez digo que sou fã desse som, mas 2500€ é muita fruta, e 2000€ para as 63 também o é.
Mas atenção, a construção e o tweeter da serie 3 nada tem a ver com a da serie 2(82 e 62) é menos refinado(o tweeter) e a construção não é tão robusta, como se pode ver pelos acabamentos, em que numas são folheados de madeira e nas restantes são vinil a imitar madeira.
Divirta-se nas audições das várias colunas e escolha a que mais lhe agradar aos ouvidos e claro à carteira também.

Cumprimentos, Nuno Tavares.
nmtavares
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Idade : 44
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Data de inscrição : 06/06/2007
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Jolida SJ-502A a tocar com as Klipsch RF83, Audição em casa.

Mensagem  Joaquim Rosa 24/2/2010, 16:39

paulo_m Disse "Quais eram as colunas anteriores, por curiosidade? A Klipsch é uma marca popular por terras do Tio Sam, onde também é frequente ver preços por unidade e não pelo par.[/quote]

Eram as Royd Sound Doublet, 200w 6 Ohms. Já foram vendidas! Não tinham os graves que procuro.

Cumprimentos
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  paulo_m 24/2/2010, 16:59

Joaquim Rosa escreveu:paulo_m Disse "Quais eram as colunas anteriores, por curiosidade? A Klipsch é uma marca popular por terras do Tio Sam, onde também é frequente ver preços por unidade e não pelo par."

Eram as Royd Sound Doublet, 200w 6 Ohms. Já foram vendidas! Não tinham os graves que procuro.

Cumprimentos
Joaquim Rosa

Era mesmo para ver qual era o termo de comparação.

Não estou interessado em desfazer-me das minhas colunas Wink.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Idade : 52
Localização : Boston, MA, USA
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Data de inscrição : 30/12/2009
Pontos/Reputação : 463

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 24/2/2010, 22:50

paulo_m Disse:

Era mesmo para ver qual era o termo de comparação.

Não estou interessado em desfazer-me das minhas colunas Wink.[/quote]


Pois..., diga-me lá que colunas tem, umas Klipsch?

Cumprimentos
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  paulo_m 24/2/2010, 23:13

Joaquim Rosa escreveu:paulo_m Disse:

Era mesmo para ver qual era o termo de comparação.

Não estou interessado em desfazer-me das minhas colunas Wink.


Pois..., diga-me lá que colunas tem, umas Klipsch?

Cumprimentos
Joaquim Rosa

As colunas que tenho são umas Analysis Audio Amphitryon.

Pode ver a descrição e uma fotografia do sistema na minha assinatura.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Idade : 52
Localização : Boston, MA, USA
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Data de inscrição : 30/12/2009
Pontos/Reputação : 463

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 25/2/2010, 19:12

paulo_m Disse:

As colunas que tenho são umas Analysis Audio Amphitryon.

Pode ver a descrição e uma fotografia do sistema na minha assinatura.[/quote]


Ora amigo Paulo, isso é jogar na primeira liga valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Icon_biggrin , eu estou bem mais lá para baixo...um investimento mais modesto.

Cumprimentos
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Jolida SJ502A com as Monitor Audio RX6

Mensagem  Joaquim Rosa 29/12/2010, 02:24

Finalmente acabei por comprar um novo par de colunas para o meu sistema, a escolha caiu sobre as RX6 da Monitor Audio. A escolha teve como base a melhor qualidade dentro dos 1000 euros que inicialmente estipulei como limite de investimento.
O que mudou em relação às Royd Sound que tinha anteriormente..., bem..., maior poder de graves e um som mais "cheio" que as Royd não tinham, no entanto perdi algo nas vozes que ainda não sei explicar.
Como o amplificador tem saída para colunas de 4 e 8 Ohms e as M.A. RX6 têm 6 Ohms, fiquei sem saber onde será melhor liga-las!!?!
Acabei por liga-las a 8 Ohms por achar que aí dão o seu melhor, mas com o tempo penso trocar de forma a verificar qual será a melhor configuração, não sei se alguém terá alguma explicação sobre a melhor forma de ligar...?
Como tinha uns cabos de colunas Wireworld Polaris com alguns anos acabei por comprar uns QED XT350 que acabei por preferir, embora os Wireworld fossem já excelentes, por isso não fez assim grande diferença no resultado final, depois de ouvir ambos durante algum tempo acabei por ficar com os QED e vender os Wireworld quando for mais oportuno.

Criticas e dicas, são bem vindas.
Cumprimentos
Joaquim Rosa



Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  vfarias 29/12/2010, 03:07

Olá Joaquim,

o mundo é pequeno e acabamos por nos encontrar noutro âmbito (provavelmente já não te lembras de mim - cunhado do Sousa, actual dono das belas Royd) que não o da astronomia (que também me fascina)... a minha sugestão simples é que faças "a rodagem" às colunas porque segundo li elas precisam de aproximadamente 80h de audição até "abrirem" um pouco o espectro sonoro...

A falta de algum detalhe na gama média relativamente às vozes e o som que se pode agora categorizar até como relativamente "baço" que ouves, irá em principio de forma gradual modificar-se... sou sincero, também andei a namoriscar as MA BX6 mas o valor de retoma pelas minhas queridas Dynaudio... no comments...

Boas audições amigo e parabéns pela compra!
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  joevalve 29/12/2010, 08:30

As colunas contêm elementos mecânicos e como tal necessitam de um período de rodagem que pode ser mais ou menos longo.

Por isso há que ter calma e deixar as coisas assentarem. Eu também as ligava nos 8 ohms.


joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  ricardo onga-ku 29/12/2010, 10:14

Joaquim Rosa escreveu:Finalmente acabei por comprar um novo par de colunas para o meu sistema, a escolha caiu sobre as RX6 da Monitor Audio. A escolha teve como base a melhor qualidade dentro dos 1000 euros que inicialmente estipulei como limite de investimento.
O que mudou em relação às Royd Sound que tinha anteriormente..., bem..., maior poder de graves e um som mais "cheio" que as Royd não tinham, no entanto perdi algo nas vozes que ainda não sei explicar.

Normalmente quando umas colunas acentuam os extremos grave e agudo, como é o caso da maioria dos modelos actuais fabricados pela Monitor Audio, é normal que a gama média se retraia.

Mas estou de acordo com os conselhos do vinilsuporter.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 29/12/2010, 23:56

vfarias escreveu:Olá Joaquim,

o mundo é pequeno e acabamos por nos encontrar noutro âmbito (provavelmente já não te lembras de mim - cunhado do Sousa, actual dono das belas Royd) que não o da astronomia (que também me fascina)... a minha sugestão simples é que faças "a rodagem" às colunas porque segundo li elas precisam de aproximadamente 80h de audição até "abrirem" um pouco o espectro sonoro...

A falta de algum detalhe na gama média relativamente às vozes e o som que se pode agora categorizar até como relativamente "baço" que ouves, irá em principio de forma gradual modificar-se... sou sincero, também andei a namoriscar as MA BX6 mas o valor de retoma pelas minhas queridas Dynaudio... no comments...

Boas audições amigo e parabéns pela compra!

Olha quem é ele!!! Very Happy É claro que me lembro de ti, espero que esteja tudo bem contigo e com o João, quem não vejo já há algum tempo...
De facto tens razão tenho de dar mais tempo para as colunas fazerem a rodagem, veremos como corre...sinseramente também pensei em comprar umas Rega RS3 mas acabei por não as conseguir ouvir em tempo útil e acabei por comprar as MA RX6, mas aposto que as Rega são melhores, ao que parece não têm crossover como as demais colunas e aquela saida lateral é no minimo original.
O valor em segunda-mão dos equipamentos chega a ser ridiculo, nisso tens toda a razão.

Um abraço
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Joaquim Rosa 29/12/2010, 23:59

vinilsuporter escreveu:As colunas contêm elementos mecânicos e como tal necessitam de um período de rodagem que pode ser mais ou menos longo.

Por isso há que ter calma e deixar as coisas assentarem. Eu também as ligava nos 8 ohms.


Sim tem toda a razão, tenho de deixar rodar mais um pouco para ver se soltam mais um pouco!
Acabei por as deixar ligadas na saida dos 8 Ohms, dão um som mais cheio!

Obrigado pela dica.
Um abraço
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!! Empty Re: Amplificador a valvulas Jolida SJ-502A precisa de colunas!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos