Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como remover ruidos de estatica do vinil?

+17
cocharro
Valkilm
Antas
Orion
Zeplin43
PMarques
Vítor Almeida
ricardo onga-ku
mr_niceguy
bruno3955
Doug
Moises
JCF
SergioRZ
joevalve
Pierre
renaul4t
21 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  renaul4t 13/8/2010, 09:00

Boas,

- Uma dúvida que me tem alarmado ultimamente, é que tenho comprado bastantes Lp´s usados em lojas da especialidade, após chegar a casa lavo os lp´s tendo o cuidado de os pôr por debaixo de agua corrente da torneira, lavando com detergente e algodão hidrofilo e depois lavo na Knosti com o liquido da própria marca, e por vezes, em alguns Lp´s ainda oiço estalos e ruídos da estática dos discos!
A minha pergunta a quem sabe é:
- Estarão estes discos irremediavelmente perdidos ou existe alguma solução para remover estes ruídos e estalos que se produzem?

Um abraço

Renaul4t

renaul4t
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/08/2009
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Pierre 13/8/2010, 10:47

A estática desaparece passado algum tempo, principalmente se não houver capas de plástico em contacto com os discos.

E essas lavagens debaixo da torneira também cria estática para além de não ser a recomendada água destilada.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  joevalve 13/8/2010, 11:15

renaul4t escreveu:- Estarão estes discos irremediavelmente perdidos ou existe alguma solução para remover estes ruídos e estalos que se produzem?

podes tentar esta solução que é a que eu adoptava:

- lavas os discos que estiverem sujos com água e sabão ph neutro (vulgo sabão azul) e deixas secar depois de passar com uma esponja normal para lhe tirar o lixo.

- misturas num pequeno recipiente 50% de alcool isopropilico (vende-se na farmácia) com 50% de um liquido que se vende na FNAC, na secção de fotografia, chamado ILFORD ILFOTOL (custava 1 litro cerca de 10 euros).

- embebes esse liquido naqueles discos que as senhoras usam para tirar a maquilhagem (que não larguem pelo) e passas pela superfície do disco durante algum tempo e deixas secar.

- quando fores ouvir o disco vais reparar que a célula vai levantar um pouco de pó pois foi a camada gordurosa que ficou como que depositada na superficie do lp mas não te preocupes com isso, não estraga nada e só sucede uma vez, tem é cuidado que não fique depositado esse pó na célula.

a mistura pode ser noutras percentagens (60% - 40% por exemplo) tudo depende do grau de estática. no meu caso particular tem funcionado em mais de 80% dos casos, sendo certo que há "contaminações" que só podem ser removidas por ultra sons.

em tempos eu e o slasmes (messias novais) fizemos umas experiências com uma máquina de ultra sons do seu trabalho mas ela não era adequada, tinha problemas com o termostato, mas ainda assim conseguimos algum sucesso. depois eu como que "abandonei" o vinil e desinteressei-me do assunto. isto foi amplamente reportado num forum em que eu participava (e onde já não participo).

espero ter ajudado

jose mario

obs: se não encontrares o ilford ilfotol à venda, eu sou capaz ainda de ter aí 1 embalagem por enxertar e posso-te ceder, caso sejas daqui perto.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  SergioRZ 13/8/2010, 13:58

renaul4t escreveu:Boas,

- Uma dúvida que me tem alarmado ultimamente, é que tenho comprado bastantes Lp´s usados em lojas da especialidade, após chegar a casa lavo os lp´s tendo o cuidado de os pôr por debaixo de agua corrente da torneira, lavando com detergente e algodão hidrofilo e depois lavo na Knosti com o liquido da própria marca, e por vezes, em alguns Lp´s ainda oiço estalos e ruídos da estática dos discos!
A minha pergunta a quem sabe é:
- Estarão estes discos irremediavelmente perdidos ou existe alguma solução para remover estes ruídos e estalos que se produzem?

Um abraço

Renaul4t

Existem discos irremediavelmente danificados. No entanto, é provável que a maioria das situações que pensamos serem irremediáveis, afinal até podem ser solucionadas.

Soluções existem, podem é dar muito trabalho, ou ser muito caras. Só depende de nós querermos ou podermos.

Lavar discos com água da torneira não me parece boa ideia. A própria Knosti é algo que me levanta muitas dúvidas quanto ao que pode mais sujar e estragar do que ajudar...

Eu compreendo e respeito uma abordagem mais "casual" ao vinil, ou seja, pessoas que usam o vinil sem preocupações, não perdem muito tempo nem dinheiro a tratar dos discos e dos aparelhos, e que de igual forma não esperam milagres quanto à qualidade do som reproduzido, em conformidade com a sua postura "casual".

Existe a experiência do vinil sem ruído e com reprodução de altíssima fidelidade. Mas é como disse... pode dar muito trabalho, ou ser muito caro. Só depende de nós querermos ou podermos. Wink


SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  JCF 13/8/2010, 15:01

Mais uma opinião

Alguns dos ruidos correspondem a danos que poderão ser irreparáveis mas outros podem ter origem em residuos que ficam agarrados ao disco mesmo lavando com a Knosti. O proprio líquido da Knosti só se mantem limpo nas primeiras vezes, quanto mais se usa mais contaminado fica.

A minha técnica para lavar discos é a seguinte. Uso a aplicação da Knosti para proteger a etiqueta. Com uma esponja muito macia e limpa (é só usada para isto) de lavar loiça e previamente humedecida deito-lhe um pingo ou dois de detergente de loiça e faço espuma espremendo ligeiramente a esponja. Passo os discos em agua corrente tepida e com essa esponja lavo ambos os lados do disco. Depois passo bem por agua tepida corrente e ponho a escorrer.

Na knosti deito 10% de alcool isopropilico e 90% de agua destilada isto ate cobrir as escovas. Não deito mais alcool porque ja ouvi dizer que uma maior concentração pode danificar alguns discos. Passo os discos previamente lavados como referi agora na Knosti rodando para um lado e para o outro. Voltam ao escorredor.

Depois de a agua escorrer ficam sempre gotas localizadas no disco. Com um daqueles panos tipo esponja muito absorventes e e macios e imaculadamente limpo e previamente passado por agua destilada (quando secos estes panos são duros) e muito bem espremido, vou procurando nos discos as gotas que foram ficando e absorvo-as passando o tal pano. O resto seca ao ar.

Normalmente com este tratamento os discos ficam razoavelmente limpos e raramente tenho ruidos tipo batata frita. Não digo que resulte a 100% mas em regra o resultado é satisfatório.
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Data de inscrição : 06/05/2009
Pontos/Reputação : 431

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  joevalve 13/8/2010, 15:15

questão:

nunca vos sucedeu emprestarem um LP e ele vir com estática ou outro tipo de contaminação ?

pois já me sucedeu por algumas (poucas) vezes o que prova que a contaminação por acção de outras células pode suceder, foi um dos factores que me levou a não emprestar discos.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Moises 24/4/2011, 20:34

Meus caros
não percebo como é que LP`s novos reproduzem ruídos...
Comprei novo *The Freewheelin' de Bob Dylan e fiquei espantado com a existência de ruídos ao longo de uma faixa... já limpei o disco com um pulverizador de limpeza da Thorens mas o problema continua. Não sei o que fazer.
Pedia também ajuda para solucionar os ruídos gerados pelo pó que se deposita no disco durante a reprodução. Eu limpo o disco antes da reprodução mas assim que termino, o pó natural de um ambiente não esterilizado caí-lhe em cima, tal e qual um leopardo, o que gera na reprodução um ruído que me enfurece...
Moises
Moises
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 31
Idade : 43
Localização : Coimbra
Ocupação : Teatro, Fotografia
Interesses : Teatro, Fotografia, Musica, Cinema
Data de inscrição : 10/09/2010
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  joevalve 24/4/2011, 20:37

já que estás "desesperado" e "incrédulo" experimenta seguir o meu conselho.

não perdes nada consigo e quem sabe resolvas o problema.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Doug 24/4/2011, 21:40

Moises, podes tentar o uso de um braço de limpeza...
Acerca do ruido, as vezes ha discos novos que trazem ruidos que não se conseguem tirar como e o caso do meu de rolling stones... é mesmo defeito e se fores ao local onde compraste eles devem trocar!

Cumps
Doug
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 258

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  bruno3955 14/7/2011, 22:28

Quando a música flui bem isso é ignorado naturalmente pelo nosso cérebro. Também existem agulhas mais susceptíveis que outras. Normalmente as mais caras portam-se melhor. Dar preferência às MC.

bruno3955
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/07/2011
Pontos/Reputação : 74

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  mr_niceguy 14/7/2011, 22:51

Moises escreveu:Meus caros
não percebo como é que LP`s novos reproduzem ruídos...
Comprei novo *The Freewheelin' de Bob Dylan e fiquei espantado com a existência de ruídos ao longo de uma faixa... já limpei o disco com um pulverizador de limpeza da Thorens mas o problema continua. Não sei o que fazer.
Pedia também ajuda para solucionar os ruídos gerados pelo pó que se deposita no disco durante a reprodução. Eu limpo o disco antes da reprodução mas assim que termino, o pó natural de um ambiente não esterilizado caí-lhe em cima, tal e qual um leopardo, o que gera na reprodução um ruído que me enfurece...

Acontece muitas vezes, com certas editoras. Tem que ver com a falta de cuidado na prensagem e algumas vezes com a má qualidade do próprio vinilo utilizado... Não há remédio para más prensagens, infelizmente.
mr_niceguy
mr_niceguy
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 482
Idade : 66
Localização : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 12/08/2009
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  mr_niceguy 14/7/2011, 22:59

renaul4t escreveu:Boas,

- Uma dúvida que me tem alarmado ultimamente, é que tenho comprado bastantes Lp´s usados em lojas da especialidade, após chegar a casa lavo os lp´s tendo o cuidado de os pôr por debaixo de agua corrente da torneira, lavando com detergente e algodão hidrofilo e depois lavo na Knosti com o liquido da própria marca, e por vezes, em alguns Lp´s ainda oiço estalos e ruídos da estática dos discos!
A minha pergunta a quem sabe é:
- Estarão estes discos irremediavelmente perdidos ou existe alguma solução para remover estes ruídos e estalos que se produzem?

Um abraço

Renaul4t

Os ruidos de estática de que fala podem ser outra coisa, pois também acrescenta "estalos". Como não sabemos que agulhas e em que estado estavam na mão do anterior proprietário dos discos, pode ter andado pelas espiras uma agulha rombuda ou gasta que tenha danificado irremediávelmente o vinilo. Mas também pode ser lixo muito entranhado (static dust), se além do ruido não for audivel qualquer distorsão do sinal sonoro.

A Knosti é uma maquina competente para o preço que custa. Melhor do que essa só as máquinas com motor e aspiração por vácuo. A diferença passa a ser abissal...
mr_niceguy
mr_niceguy
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 482
Idade : 66
Localização : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 12/08/2009
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  ricardo onga-ku 28/7/2011, 08:41

Talvez interesse a alguém: http://www.ebay.co.uk/itm/DISCO-ANTISTAT-ANTISTATIC-DISC-VYNIL-RECORD-CLEANER-NEW-/180702023265?pt=UK_AudioTVElectronics_HomeAudioHiFi_Turntables&hash=item2a12ae0e61#ht_1965wt_1157

O preço parece-me bom.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Vítor Almeida 28/7/2011, 12:00

Viva

Existe outra hipótese que é levar os discos a uma empresa para serem lavados numa máquina própria para o efeito. O custo de que tenho conhecimento é de cerca de 2€ ou 3€ por disco e que inclui a lavagem e o fornecimento de uma nova capa interior. A empresa de que tenho conhecimento é um dos anunciantes habituais aqui no fórum. Deve compensar se não tivermos centenas de discos para tratar. Tem uma vantagem também, Smile mesmo que os discos não consigam ser recuperados podemos sempre "babar-nos", enquanto esperamos, com os belos equipamentos a válvulas e GD que por lá há em demo.
Eu próprio estou a analisar os discos que por cá tenho e que não eram tocados há uns tempos (anos) e que agora estão a voltar ao activo à custa do Systemdek IIX recuperado. Estou a pensar na hipótese de juntar alguns dos que tenham mais ruído, sobretudo estática, e vou dar-lhes uma banhoca para ver como ficam. A mim não me compensa comprar uma máquina dado ter apenas algumas dezenas de LP.

PS: Não coloco o nome da empresa que conheço dado não saber se se pode fazer publicidade, além de que se calhar há várias a fazer o mesmo.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Localização : Lisboa
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Data de inscrição : 16/03/2011
Pontos/Reputação : 282

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  joevalve 28/7/2011, 16:21

Das várias experiências e máquinas de limpeza que conheci, continuo a acreditar que a única maneira de garantidamente remover a estática do vinil é usar uma máquina de limpeza por ultra sons.

Claro que dar mais de 2500 euros por uma não é para qualquer um.


joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  PMarques 28/7/2011, 16:41

vinilsuporter escreveu:Das várias experiências e máquinas de limpeza que conheci, continuo a acreditar que a única maneira de garantidamente remover a estática do vinil é usar uma máquina de limpeza por ultra sons.


OK, concordo, então o melhor sitio para se fazer isso é pegar nos Vinilos todos e levá-los para a Assembleia da República, que os deputados encarregar-se-ão de proceder à limpeza, com as sessões de berraria, e com a quantidade de décibeis produzidos que estes emanam, o pó nunca mais agarra no vinilo. lol!

Abraço

PMarques
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 148
Localização : Lisboa
Interesses : Música
Data de inscrição : 04/04/2011
Pontos/Reputação : 213

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Zeplin43 21/10/2011, 18:32

Eu tenho conseguido eliminar a estática com a transformação de um isqueiro.Aqui esta o manual que utilizei para o efeito.
http://www.fovegraphy.com/IonizerE.php

Zeplin43
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 32
Idade : 65
Localização : Coimbra
Ocupação : Comercial
Interesses : Audio, Desporto
Data de inscrição : 07/01/2010
Pontos/Reputação : 69

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  renaul4t 22/10/2011, 09:12

Eu uso uma pistola da Milty, a Zerodust, mas sinceramente não vejo grandes melhorias depois de usar, os estalos e os pops continuam nos discos, será normal?

renaul4t
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/08/2009
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Orion 22/10/2011, 14:26

Mesmo depois de devidamente lavados com uma máquina com aspiração?
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Antas 22/10/2011, 17:18

renaul4t escreveu:Eu uso uma pistola da Milty, a Zerodust, mas sinceramente não vejo grandes melhorias depois de usar, os estalos e os pops continuam nos discos, será normal?

Não é nada normal!

Obviamente que teras de limpar o disco na mesma, mas tb tenho uma e a diferença é abismal!!!! Estará em condições, a zerodust?
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Idade : 50
Localização : Algarve
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Data de inscrição : 12/05/2008
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  PMarques 22/10/2011, 17:20

renaul4t escreveu:Eu uso uma pistola da Milty, a Zerodust, mas sinceramente não vejo grandes melhorias depois de usar, os estalos e os pops continuam nos discos, será normal?

Caro renault4,

As máquinas de limpeza de vinilo não retiram defeitos de gravação, tal como o nome indica elas limpam só e nada mais, ou seja retiram algumas impurezas e pouco mais do que isso, esse é o fim das máquinas de limpeza, e pensa-se que estas resolvem todos os defeitos do mau manuseamento do vinilo e que curam as maleitas do tempo, não nada disso, como disse, limpam os disco e poêm-nos mais bonitos, claro, sem pó a audição torna-se mais clara.

Se esses estalidos continuam, caro renault4, não perca muito tempo com isso, quando as gravações são deficientes...não há máquina nenhuma que resolva o problema, desculpe a minha sinceridade.


PMarques
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 148
Localização : Lisboa
Interesses : Música
Data de inscrição : 04/04/2011
Pontos/Reputação : 213

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  renaul4t 22/10/2011, 17:31

Acho q tens razão Pmarques, efectivamente tenho uma Okki Nokki para lavar discos e uso o liquido q vem de origem, trata-se portanto para quem não sabe de uma máquina com aspiração, no fim da lavagem uso a pistola da Milty e passo ao de leve antes de colocar a agulha a escova de carbono nos discos, este é o meu ritual de limpeza antes de ouvir qlq disco, mas mesmo assim mtos deles ainda se ouvem os estalos e os pops!!!!

renaul4t
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/08/2009
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Valkilm 31/12/2011, 18:17

Amigos,

Sem desprimor e com todo o respeito pelo vinil, e como se diz aqui por estas bandas "meus ricos cds"! lool
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  joevalve 1/1/2012, 11:23

renaul4t escreveu:Acho q tens razão Pmarques, efectivamente tenho uma Okki Nokki para lavar discos e uso o liquido q vem de origem, trata-se portanto para quem não sabe de uma máquina com aspiração, no fim da lavagem uso a pistola da Milty e passo ao de leve antes de colocar a agulha a escova de carbono nos discos, este é o meu ritual de limpeza antes de ouvir qlq disco, mas mesmo assim mtos deles ainda se ouvem os estalos e os pops!!!!

não perdes nada em experimentar um dia a solução que eu usava: ILFORD ILFOTOL.

como diz o outro: pode haver sempre um portugal desconhecido à nossa espera, sem gastar uma pipa de massa.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Orion 1/1/2012, 16:59

Eu também sou possuidor de uma okki nokki (do qual uso frequentemente) e, na minha opinião, o líquido de limpeza que trazia de origem não é de todo a minha primeira escolha. Há liquidos que se me revelaram bem melhores Wink .
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  cocharro 2/1/2012, 18:13

onga-ku escreveu:Talvez interesse a alguém: http://www.ebay.co.uk/itm/DISCO-ANTISTAT-ANTISTATIC-DISC-VYNIL-RECORD-CLEANER-NEW-/180702023265?pt=UK_AudioTVElectronics_HomeAudioHiFi_Turntables&hash=item2a12ae0e61#ht_1965wt_1157

O preço parece-me bom.

Eu tenho uma dessas em casa (Knosti) não e a coisa mais pratica Very Happy mas da para o efeito Very Happy

cocharro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 52
Idade : 47
Localização : Lisboa
Ocupação : Analista informatico
Interesses : Viajar, comer
Data de inscrição : 19/06/2011
Pontos/Reputação : 122

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  renaul4t 5/1/2012, 19:34

Por experiência própria aprendi que enquanto não se compra uma maquina capaz de lavar e de se aspirar o vinyl não se consegue resolver o problema, tambem passei pelas Knosti mas aquilo só remoe metade da sujidade, mas não consegue lavar em profundidade coisa que só aspirando é que se consegue resolver o problema e mesmo assim...se o disco não estier em bom estado, lá voltamos a ouvir o barulho dos estalos e da estática!!!

renaul4t
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/08/2009
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Orion 5/1/2012, 20:38

Subscrevo também esta opinião. A aspiração é fundamental. A ser possível, não é de hesitar. E admitindo que o preço é um problema, aconselho a fazer como eu e dois amigos fizemos, comprámos entre nós a referida okki nokki e é o melhor (a única coisa que sugiro igualmente é, cada um obter uma escova para si para não ficar demasiado desgastada.
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  marquess 12/4/2012, 21:45

Boa noite,

sugiro que vá à Audio Team, em Benfica, que têm lá uma máquina da Clearaudio que faz maravilhas (mas não faz milagres...).

Limpei lá toda a minha colecção de LP´s.

Atenção que muitas vezes o que ouvimos são ruídos parasitas de prensagens de má qualidade, vinil de má qualidade, etc.

marquess
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 31/12/2009
Pontos/Reputação : 48

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  pbarata 13/4/2012, 20:02

Passando a publicidade à Audioteam a verdade é que, não se justificando no meu caso a aquisição de uma máquina com a Matrix da Clearaudio, a limpeza efectuada na Audioteam e a subsituição das capas por novas anti-estáricas, tem-se revelado um tratamento excepcional. Se houver cuidado posterior no manuseamento, no escovamento dos discos e guarda, é um tratamento que fica para muito anos.
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 56
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos