Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como remover ruidos de estatica do vinil?

+17
cocharro
Valkilm
Antas
Orion
Zeplin43
PMarques
Vítor Almeida
ricardo onga-ku
mr_niceguy
bruno3955
Doug
Moises
JCF
SergioRZ
joevalve
Pierre
renaul4t
21 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? - Página 2 Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  rjbv17 18/5/2012, 22:59

Utilizo uma Nitty Gritty (com aspiração), com o líquido próprio Pure2 e, o resultado é bastante bom - não tira tudo mas, tira muito e, em prensagens boas, praticamente o ruído é quase nulo. Todos os meus discos passam pelo processo de limpeza antes de serem tocados.

Também tenho uma pistola da Milty mas os resultados não são convincentes.

Recentemente encontrei num hipermercado, junto dos produtos de limpeza para ecrãs de televisão, um produto da AM (http://www.amdenmark.com/our-products/item/record-cleaner-the-classic) para limpeza de vinil, com atomizador e pano em microfibra que, tem dado resultados muito bons em relação à redução do ruído (nem tudo é estática). Já o experimentei na máquina de aspiração em substituição do Pure2 e os resultados foram muito bons. Durante a reprodução pulverizo o disco ligeiramente e a recompensa é uma redução drástica do ruído sem perda de qualidade da dita reprodução.
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? - Página 2 Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  rjbv17 23/5/2012, 14:47

rjbv17 escreveu:Utilizo uma Nitty Gritty (com aspiração), com o líquido próprio Pure2 e, o resultado é bastante bom - não tira tudo mas, tira muito e, em prensagens boas, praticamente o ruído é quase nulo. Todos os meus discos passam pelo processo de limpeza antes de serem tocados.

Também tenho uma pistola da Milty mas os resultados não são convincentes.

Recentemente encontrei num hipermercado, junto dos produtos de limpeza para ecrãs de televisão, um produto da AM (http://www.amdenmark.com/our-products/item/record-cleaner-the-classic) para limpeza de vinil, com atomizador e pano em microfibra que, tem dado resultados muito bons em relação à redução do ruído (nem tudo é estática). Já o experimentei na máquina de aspiração em substituição do Pure2 e os resultados foram muito bons. Durante a reprodução pulverizo o disco ligeiramente e a recompensa é uma redução drástica do ruído sem perda de qualidade da dita reprodução.

Em tempo

O que foi referido é válido no pressuposto que:

A - o braço está correctamente montado (distância do centro de rotação do braço ao eixo de rotação do prato);

B - as afinações básicas no conjunto baço/célula foram feitos:
1 - Alinhamento da célula baseada na sobreposição/overhang do braço (distância da ponta da agulha ao centro de rotação do prato);
2 - Alinhamento horizontal/offset da célula (técnica do reflexo num espelho);
3 - Aferição da força de leitura;
4 - Alinhamento vertical (variação da altura do braço no pilar de suporte).

Com estas medidas asseguradas à partida, o nível de ruído durante a reprodução dos discos fica reduzida ao "inevitável". Nas boas prensagens o ruído é praticamente nulo. Com o disco limpo, a aplicação do líquido da AM funciona como um lubrificante. Posso referir, por já ter vivido a experiência, que a aplicação da solução de água destilada e álcool isopropílico como já aqui referido neste tópico por outro forista, também produz bons resultados.

P.S. - Há quem utilize cola para madeira: https://www.youtube.com/watch?v=_gyvipBs6Vs&feature=related
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? - Página 2 Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Orion 25/5/2012, 16:43

Boas caro rjbv17, podes dar mais alguns detalhes sobre esse produto? Onde poderemos adquirir e por quanto?

Obrigado
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? - Página 2 Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  rjbv17 25/5/2012, 17:34

Orion escreveu:Boas caro rjbv17, podes dar mais alguns detalhes sobre esse produto? Onde poderemos adquirir e por quanto?

Obrigado

Encontrei-o no Jumbo/VN Gaia mas, penso, já o vi na Worten. 200 ml custaram €6,99.

No meu último post, no post-scriptum, está uma ideia que, pensava eu, todos iriam comentar. Tenho aqui uns discos dos anos 60 que nem com a NG ficam limpos. Vou experimentar a cola para madeira!
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? - Página 2 Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Orion 25/5/2012, 17:52



Obrigado. Hei de ver então nesses dois locais mas mais a sul Very Happy .

Vai deixando feedback das experiencias
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? - Página 2 Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  luis lopes 25/5/2012, 20:30

eu comprei o meu frasco "AM" na worten
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04610827&oid=&c=
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? - Página 2 Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  rjbv17 25/5/2012, 20:44

luis lopes escreveu:eu comprei o meu frasco "AM" na worten
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04610827&oid=&c=

Não será este?
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04479069&oid=&c=
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? - Página 2 Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  luis lopes 25/5/2012, 20:48

tens razão,.... Very Happy
estava a achar que tinha ficado um pouco caro,...
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Como remover ruidos de estatica do vinil? - Página 2 Empty Re: Como remover ruidos de estatica do vinil?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos