Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alterações às fontes de alimentação

4 participantes

Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  Mfigueiredo 22/11/2011, 11:43

Boas.

Por sugestão de uma "Boa alma" desta casa, o amigo MCA (quem havia de ser, eheheh?), fiz umas alterações às fontes de alimentação do meu integrado/power Ella.

Estas alterações consistiram na substituição dos díodos de qualidade duvidosa por uns novos das séries BYW96E na ponte da HT e BYV96E no circuito de bias. Montagem de condensadores secos em paralelo com os electrolíticos existentes e ainda colocação de resistências de sangramento em paralelo com estes. Substituí ainda uma das resistências de acerto de tensões para assim ter os valores mais de acordo com o projecto.

No fim, com o sistema todo ligado, tendo o PTPré incluído, conclusões:

Mais espaço, mais energia, vigor, disponibilidade de potência nas passagens difíceis...eu sei lá. Nitidamente melhor.

Um público obrigado ao amigo Manuel pela ajuda tanto na disponibilização dos materiais como nos conselhos dados.

Tentarei colocar umas imagens.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  Mfigueiredo 22/11/2011, 11:51

Cá vão as imagens:

Antes:

Alterações às fontes de alimentação Fonteinic4small

Depois:

Alterações às fontes de alimentação Fontedepois8small
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  abstractNomad 22/11/2011, 12:09

Já no PtPhones/PtPré reparei que, sempre que há um electrolítico, há um condensador seco em paralelo. Tenho andado a ler sobre condensadores de bypass existe uma relação? Não me querem resumir, assim em poucas palavras e sucintamente (como o Carlomar, o MCA.hifi e o MFigueiredo nos têm habituado) a razão deste emparelhamento?

Em particular, como não se queria ter um electrolítico no final do circuito de áudio (junto aos transformadores de saída), substituiu-se o electrolítico por outro condensador seco... a intenção era a mesma da alínea acima?

Cumprimentos.

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  Mfigueiredo 22/11/2011, 14:21

abstractNomad escreveu:Já no PtPhones/PtPré reparei que, sempre que há um electrolítico, há um condensador seco em paralelo. Tenho andado a ler sobre condensadores de bypass existe uma relação? Não me querem resumir, assim em poucas palavras e sucintamente (como o Carlomar, o MCA.hifi e o MFigueiredo nos têm habituado) a razão deste emparelhamento?

Em particular, como não se queria ter um electrolítico no final do circuito de áudio (junto aos transformadores de saída), substituiu-se o electrolítico por outro condensador seco... a intenção era a mesma da alínea acima?

Cumprimentos.

Os condensadores electrolíticos são muito mais baratos e consegue-se com este tipo de condensadores obter muito maior capacidade. Mas como tudo tem um preço, nas aplicações audio, são muito mais nocivos do que os "secos". Então a ideia é utilizar secos sempre que isso é possível. Quando não é possível por questões de muita necessidade de capacidade, (como na filtragem nas fontes), usam-se electrolíticos com um pequeno condensador seco em paralelo. Assim os problemas dos electrolíticos são minorados pelo pequeno seco lá colocado. Este uso de secos em paralelo com electrolíticos não é mais do que o chamado by-pass. O seco está a "by-passar" o electrolítico.

Mas eu também estou a aprender estes "truques". E tenho amplificadores de boa marca que nunca viram um by-pass na vida. Parece que esta é uma técnica recente. Ou então pouco usada pelo seu custo.

No meu PTPré tenho na saída do circuito de audio, no acoplamento do transformador de saída à massa, um seco de 30uF. Uso este:

http://www.partsconnexion.com/capacitor_film_axon.html

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  abstractNomad 22/11/2011, 14:50

Exactamente nesse ponto, vou usar uns Supercaps de um Sr. Hovland... acabo de ver que são umas 10x 2x a 3x o preço dos seus Smile (ainda tentei os jensen, mas não havia). Também não havia Obligatos (para seguir a sugestão do MCA.hifi). Veremos o resutlado.

... já agora, trabalho com bom aspecto, esse.

É razoável, pensar, então que, cada vez que me deparar, num circuito, com um electrolítico (que não tenha um condensador seco em paralelo), diminuo a capacidade do electrolítico e adiciono um seco com capacidade igual à diferença?

Em que casos podemos ser mais radicais e substituir um electrolítico por um condensador seco, de todo?

(perdoem-me se estou a tentar obter respostas lineares, para algo que "não é tão linear assim")

Cumprimentos.


Última edição por abstractNomad em 22/11/2011, 18:27, editado 1 vez(es)

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  Mfigueiredo 22/11/2011, 17:58



Obrigado abstractNomad.

Pelo que me parece, não tens muita experiência em montagens electrónicas. Verdade? Claro que não tenho nada a ver com isso. Mas...deixa-me dizer-te uma coisa e não te chateies por favor: É correr alguns riscos fazer montagens electrónicas pela primeira vez e logo com componentes muito caros. Não são riscos físicos evidentemente. O problema é que, e digo isto pela minha experiência que nem é muita, é mais importante a qualidade do trabalho e a montagem tecnicamente bem feita de um qualquer equipamento do que a qualidade deste.

Eu acho que cada um de nós faz muito bem em escolher a melhor qualidade possível, mas basta uma soldadura mal feita e lá se vai tudo pró "galheiro". E há ainda outra grande preocupação que eu tenho: Tentar sempre que o nível de todos os componentes seja idêntico. Não faz sentido nenhum termos uma peça de primeira qualidade e ao lado uma outra de qualidade duvidosa. E o pior é que nós nem sabemos avaliar a qualidade dos materiais. Temos de nos cingir ao que lemos que alguém desconhecido escreveu, e avaliar pelo preço. O pior é que nem sempre o que é muito caro tem correspondência em termos de qualidade.

Desculpa o desabafo. Se não te revires neste pensamento, por favor deita tudo ao "reciclador".

Abraço.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  Mfigueiredo 22/11/2011, 18:01

abstractNomad escreveu:...

...É razoável, pensar, então que, cada vez que me deparar, num circuito, com um electrolítico (que não tenha um condensador seco em paralelo), diminuo a capacidade do electrolítico e adiciono um seco com capacidade igual à diferença?

Em que casos podemos ser mais radicais e substituir um electrolítico por um condensador seco, de todo?

(perdoem-me se estou a tentar obter respostas lineares, para algo que "não é tão linear assim")

Cumprimentos.

A ideia é usar os electrolíticos o menos possível.
Onde isso não for possível, basta ligar um seco, de muito baixa capacidade em paralelo. Não é preciso baixar a capacidade do electrolítico. Normalmente falamos de milhares de uF nos electrolíticos e décimas de uF nos secos.

Cpts.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  abstractNomad 22/11/2011, 18:26

Mfigueiredo escreveu:
Pelo que me parece, não tens muita experiência em montagens electrónicas. Verdade?

Nada mais verdadeiro! Wink ... e pela minha parte, peço desculpa pela paciência que vos "gasto".

Mfigueiredo escreveu:
Eu acho que cada um de nós faz muito bem em escolher a melhor qualidade possível, mas basta uma soldadura mal feita e lá se vai tudo pró "galheiro".

A minha intenção é montar os componentes, verificar o trabalho feito. Convidar um amigo a verificar o trabalho. Testar a montagem.. e só depois aventurar-me a ligar os aparelhos (inlcuindo os custosos transformadores Smile)

Mfigueiredo escreveu:
E há ainda outra grande preocupação que eu tenho: Tentar sempre que o nível de todos os componentes seja idêntico. Não faz sentido nenhum termos uma peça de primeira qualidade e ao lado uma outra de qualidade duvidosa. E o pior é que nós nem sabemos avaliar a qualidade dos materiais. Temos de nos cingir ao que lemos que alguém desconhecido escreveu, e avaliar pelo preço.

Uma vez que não tenho experiência suficiente, que me permita elaborar opiniões pessoais, fiz o que pude: andei aí a ler uns comparativos e a prestar atenção às opiniões de outros. Contudo, o esquema original do TD124 também referia onde devia haver uma maior aposta na qualidade dos componentes, e onde não. Tentei cingir-me a estas indicações, tendo em conta, naturalmente, a razoabilidade do custo dos componentes... e aprendi que um condensador pode custar para cima de €500 Smile

Mfigueiredo escreveu:
O pior é que nem sempre o que é muito caro tem correspondência em termos de qualidade.

... e londe de mim a falta de humildade para ficar chateado com o seu desabafo. Vejo-o como uma chamada de atenção, que aumentará a minha cautela nesta aventura Wink Obrigado.

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  Mfigueiredo 23/11/2011, 10:21



Tudo Ok!

E é a "meter as mãos na massa" que vamos aprendendo e ganhando perícia para estes e outros trabalhos.

Quanto ao gastar a paciência dos outros, também gasto bem a dos que a têm para me ir aturando. Mas afinal é para isso que cá estamos todos. Penso eu!

Partilhar é enriquecer como diria o Carlomar.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  MCA.hifi 24/11/2011, 22:16

Viva Mfigueiredo Very Happy Very Happy Very Happy

Está com muito bom aspecto, e consegui fazer aí um aproveitamento de espaço espectacular.

Por outro lado conseguiu retirar as "cataratas" ao ELLA e deixar o PTpré respirar e deixar fluir pelos seus circuitos amplificadores, a musica.... Alterações às fontes de alimentação 969831

Alterações às fontes de alimentação 403861 Parabéns

MCA
cat cat cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  Mfigueiredo 25/11/2011, 17:44



Obrigado amigo MCA!

Digamos que a "culpa" destas melhorias é sua, eheheh.

Agora vem aí a fase de esventrar as colunas para ver onde posso fazer também umas limpezas. O PTPré bem o merece.

Abraço.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  abstractNomad 12/1/2012, 14:23

Olá a todos!

... regressando ao by-pass de condensadores.

Investigando a capacidade que deve ser atribuída a um condensador de by-pass, encontrei esta teoria que me soa razoável (faltam-me os conhecimentos para refutar uma teoria exposta de uma forma simples e convincente como esta Smile):
http://www.northcreekmusic.com/Bypassing.html
(em suma: de acordo com o autor da página acima, um condensador de bypass, deve ter entre 0,5% e 1% da capacidade do condensador alvo do by-pass... e a tensão admitida pelo condensador de by-pass também deverá ser maior que a do condensador original)

Porém, como "as opiniões são como as v...: cada um tem a sua e quem quer dá-la, dá-la", coloco uma questão:
Segundo a premissa acima, é de excluir a ideia de fazer by-pass a um condensador de 0,1uF com um condensador de 1500pF (0,0015uF)? (isto corresponde a 1,5% da capacidade do condensador alvo de by-pass)

Já vi circuitos em que é feito by-pass de condensadores, por outros condensadores cuja capacidade vai desde 0,0005% a 2,1% da capacidade do condensador original. Assim, à minha pergunta acima, poderão ser acrescentadas questões como: "o que é que ganhas com isso?". "Porque é que queres fazer isso?"... ou respostas como "poder fazê-lo, podes... mas não ganhas nada com isso".

Gostaria de saber as vossas opiniões.

Cumprimentos.


abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  Carlomar 15/1/2012, 22:05

abstractNomad escreveu:

... regressando ao by-pass de condensadores.

viva AbstractNomad,

este tema não é fácil nem consensual.

Existem muitas escolas de opinião.

Existem aqueles que defendem que todos os condensadores devem ter um by pass independentemente do tipo de condensador ou da função que esse condensador desempenha.

Outros que são contra o by pass alegando inclusivamente que isso vai formar um circuito ressonante em determinadas frequencias (altas) e que se perde naturalidade.

Também alguns preferem usar em vez de um condensador by pass, um condensador em serie com uma resistencia(RC).

Isso obriga a cálculos complicado que eu não sei fazer.

O que eu faço é analizar caso a caso e experimentar o resultado e ai decidir se uso ou não o by pass.

No caso do PTphones estou a usar nos eletroliticos pois aparentemente á uma melhor resposta nas altas frequencias com eles.

Mas se um circuito já for por si mesmo demasiado brilhante, eu não usaria.

Esta é a minha humilde opinião.

Experimenta caso a caso, e decide por ti.

Cumpr.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Alterações às fontes de alimentação Empty Re: Alterações às fontes de alimentação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos