Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projecto: colunas monitoras

+8
megaudio
Luke Skywalker
mn61
Carlomar
pika
Diplomata
cabaço
fm&stereo
12 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 15/12/2009, 23:03

Muito bem!!

Não te esqueças que as unidades ainda não estão rodadas, e também o grave vai melhorar nas proximas semanas.

Até lá não deves tomar decisões precipitadas quanto á afinação das mesmas.


Talvez possas tentar uma bobine L2 de 1,8mH ou mesmo de 2,2mH é uma forma de compensar o Bafle step e dar-lhe um pouco de mais corpo.

Uma das virtudes das minhas TL é que também enchem mais e dão corpo ao medeo grave. Penso que por isso vou ficar pelos actuais 1,5mH.

Também não enchas demasiado o interior, para não perder musicalidade e gama médea.

Parabens
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 16/12/2009, 01:17

Carlomar escreveu:Muito bem!!

Não te esqueças que as unidades ainda não estão rodadas, e também o grave vai melhorar nas proximas semanas.

Até lá não deves tomar decisões precipitadas quanto á afinação das mesmas.


Talvez possas tentar uma bobine L2 de 1,8mH ou mesmo de 2,2mH é uma forma de compensar o Bafle step e dar-lhe um pouco de mais corpo.

Uma das virtudes das minhas TL é que também enchem mais e dão corpo ao medeo grave. Penso que por isso vou ficar pelos actuais 1,5mH.

Também não enchas demasiado o interior, para não perder musicalidade e gama médea.

Parabens

Obrigado Carlomar!

O único problema é mesmo o baixo que ainda não saiu o suficiente. De qualquer forma sei que a coisa ainda tem que rodar.

A L2 é precisamente 1.8mH, mas não é suficiente. Entretanto resolvi improvisar para não gastar dinheiro desnecessário e vou utilisar fio v 1.5 normal para aumentar o enrolamento e depois vou reduzindo até chegar ao ponto ideal, para então mandar vir aquilo que pretendo. Quando tiver a medida certa, tenho é que pedir ao meu técnico para me medir a bobine, pois o meu aparelho não mede mH. Crying or Very sad
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 16/12/2009, 23:48

Sempre ao dispor!

Atenção que se vais usar fio v este não tem verniz. Tens de o isolar para as espiras não ficarem em curto, mas acho que isso tu já sabes. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_biggrin

Os meus woofers, assim que chegaram, tinham um grave um pouco lento, mas ao fim de uma semana já tinha bom impacto fisico.

E já agora comparativamente ás fostex há muita diferença? Para alem da sensibilidade claro. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 17/12/2009, 17:13

Carlomar escreveu:Sempre ao dispor!

Atenção que se vais usar fio v este não tem verniz. Tens de o isolar para as espiras não ficarem em curto, mas acho que isso tu já sabes. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_biggrin

O fio v é com isolamento. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_wink

Os meus woofers, assim que chegaram, tinham um grave um pouco lento, mas ao fim de uma semana já tinha bom impacto fisico.

E já agora comparativamente ás fostex há muita diferença? Para alem da sensibilidade claro. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question

Ainda é cedo para comparar, mas posso adiantar que em termos qualitativos são ambos indiscutivelmente excelentes.

Um problema está aqui a chaterar-me: ao testar as colunas comecei a usar o leitor de CD ao que por causa de uma situação que já coloquei no forum me fazia acreditar que era do leitor. Acontece que depois com o rádio também acabei por experimentar. Depois mudei para outro amplificador. Finalmente não tenho dúvidas: as colunas estão a fazer interrupções no som, ao que parece ser o que se chama «cliping». Não percebo o que se passa. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Kopfschuettel Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question
Tens alguma ideia do que possa ser?
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 17/12/2009, 20:58

[quote="fm&stereo"... as colunas estão a fazer interrupções no som, ao que parece ser o que se chama «cliping». Não percebo o que se passa. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Kopfschuettel Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question
Tens alguma ideia do que possa ser?[/quote]
A tua descrição é um pouco vaga.

Queres dizer o amplificador a fazer "cliping"?


Será que o valor de R1 não está muito baixo?
Penso que tens uma associação de resistencias em paralelo.
Quantas resistencias tens?
e qual é o valor de cada?,
para calcular o valor da resistencia equivalente.

Se R1 for muito baixa a impedancia da coluna também baixa e pode estar a "esgotar" o amplificador.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 17/12/2009, 22:03

Carlomar escreveu:[quote="fm&stereo"... as colunas estão a fazer interrupções no som, ao que parece ser o que se chama «cliping». Não percebo o que se passa. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Kopfschuettel Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_question
Tens alguma ideia do que possa ser?
A tua descrição é um pouco vaga.

Queres dizer o amplificador a fazer "cliping"?

Com o cliping, quero dizer que o amplificador «desliga» (no caso do Nad desliga mesmo, pois tem o soft-cliping...). Isto é uma espécie de protecção do amplificador.

Será que o valor de R1 não está muito baixo?
Penso que tens uma associação de resistencias em paralelo.
Quantas resistencias tens?
e qual é o valor de cada?,
para calcular o valor da resistencia equivalente.


Se R1 for muito baixa a impedancia da coluna também baixa e pode estar a "esgotar" o amplificador.

Não estou a ver bem a coisa... As resistências são de 1 hom a 10w. Portanto, somando 8 dá 8 homs a 80w.[/quote]
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 17/12/2009, 22:13

fm&stereo escreveu:
Não estou a ver bem a coisa... As resistências são de 1 hom a 10w. Portanto, somando 8 dá 8 homs a 80w.
[/quote]

Errado.
Não podes somar resistencias em paralelo.(só em série)

Neste caso, como são todas do mesmo valor podes dividir pelo numero de resistencias.

1:8= 0,125ohms.

Actualmente a impedancia das tuas colunas é um pouco menos que 0,125ohms Projecto: colunas monitoras - Página 6 Affraid Projecto: colunas monitoras - Página 6 Affraid Projecto: colunas monitoras - Página 6 Affraid ou seja praticamente um curto-circuito.

EPÀ !!! Esse Nad é mesmo BOMMM!!! Projecto: colunas monitoras - Página 6 915520
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 17/12/2009, 22:26

Carlomar escreveu:
fm&stereo escreveu:
Não estou a ver bem a coisa... As resistências são de 1 hom a 10w. Portanto, somando 8 dá 8 homs a 80w.

Errado.
Não podes somar resistencias em paralelo.(só em série)

Neste caso, como são todas do mesmo valor podes dividir pelo numero de resistencias.

1:8= 0,125ohms.

Actualmente a impedancia das tuas colunas é um pouco menos que 0,125ohms Projecto: colunas monitoras - Página 6 Affraid Projecto: colunas monitoras - Página 6 Affraid Projecto: colunas monitoras - Página 6 Affraid ou seja praticamente um curto-circuito.

EPÀ !!! Esse Nad é mesmo BOMMM!!! Projecto: colunas monitoras - Página 6 915520[/quote]

Queres dizer que devo colocar as resistências em série?
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 17/12/2009, 22:56

fm&stereo escreveu:

Queres dizer que devo colocar as resistências em série?

Não embora dessa forma também obterias 8ohms.(8x1ohm)

Quero dizer que se querias 8ohm e 80 W, devias ter adquirido 8 resistencias de 64ohms cada para associar em paralelo.

64:8= 8ohms e terias 80W dissipação.

Não admira que não tivesses Graves. Estavam a ser "comidos" pela resistencia.
Se o Nad não tivesse protecção teria queimado e provavelmente também os teus Woofers.

Já agora eu estou neste momento a usar uma resistencia de apenas 10w, aquece um pouco, mas dá para ouvir musica.

Com 30 ou 40W já estás seguro. 80w parece-me exagerado, mas isso é contigo.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 17/12/2009, 23:04

Carlomar escreveu:
fm&stereo escreveu:

Queres dizer que devo colocar as resistências em série?

Não embora dessa forma também obterias 8ohms.(8x1ohm)

Quero dizer que se querias 8ohm e 80 W, devias ter adquirido 8 resistencias de 64ohms cada para associar em paralelo.

64:8= 8ohms e terias 80W dissipação.

Não admira que não tivesses Graves. Estavam a ser "comidos" pela resistencia.
Se o Nad não tivesse protecção teria queimado e provavelmente também os teus Woofers.

Já agora eu estou neste momento a usar uma resistencia de apenas 10w, aquece um pouco, mas dá para ouvir musica.

Com 30 ou 40W já estás seguro. 80w parece-me exagerado, mas isso é contigo.

Obrigado Carlomar! Eu já ando há muito tempo fora desta matéria e ainda por cima electrónica não era a minha área. Projecto: colunas monitoras - Página 6 598295

Lá terei que comprar novas resistências!... Projecto: colunas monitoras - Página 6 197746

Atenção também aos homs! Projecto: colunas monitoras - Página 6 943847
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 17/12/2009, 23:06

Bem, o Valor de 64ohms não se fabrica, mas podias por exemplo meter 6 resitencias de 47ohm e paralelo e obtinhas
47:6= 7,8ohms e 60W de potencia dissipada.

ou 4 resistencias de 33ohms cada
33ohms:4=8,25omhs e 40w de potencia Dissipada.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 18/12/2009, 15:43

Carlomar escreveu:Bem, o Valor de 64ohms não se fabrica, mas podias por exemplo meter 6 resitencias de 47ohm e paralelo e obtinhas
47:6= 7,8ohms e 60W de potencia dissipada.

ou 4 resistencias de 33ohms cada
33ohms:4=8,25omhs e 40w de potencia Dissipada.

Viva Carlomar,
Ontem, só pela experiência, coloquei as resistências em série. Resultado: o baixo realmente apareceu, Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_lol mas aquilo que experimentei não foi assim tão agradável, pois desta forma parecia que tinha o cabo mais pobre do mundo a alimentar as colunas. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Affraid Definitivamente, as resistências devem ser ligadas em paralelo, pois assim, em vez de ter uma espécie de mau cabo tenho apenas uma espécie de contacto e nada mais (dependendo naturalmente da qualidade das resistências).

Segundo aconselhado, como protecção deve-se utilizar cerca de 100w... no caso do valor é entre 6.2 ohms e 12 ohms.
Foi agora à Dimofel buscar apenas uma resistência de 10w para fazer os testes relativamente às bobines. Depois irei encomendar umas Mundorf. São caras mas do melhor. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_wink Estas resistências são já de 20w cada.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 18/12/2009, 22:17

Carlomar escreveu: ... 6 resitencias de 47ohm em paralelo :
47:6= 7,8ohms e 60W de potencia dissipada.

Queria só acrescentar que esta formula de calculo só funciona se as resistencias forem todas do mesmo valor.

Também se podem fazer (noutros contextos) associações de resistencias em paralelo mas de valores diferentes e nesse caso aplica-se uma destas duas formulas possiveis:Projecto: colunas monitoras - Página 6 Resu
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 18/12/2009, 22:28

fm&stereo escreveu: ...Segundo aconselhado, como protecção deve-se utilizar cerca de 100w...

Sim é verdade mas eles também dizem que a resistencia irá dissipar 40% da energia.
Se por exemplo o teu amp tem 100w á potencia maxima, 40% de 100w serão 40W.
E provavelmente não vais ouvir musica á potencia maxima.

Mas não há qualquer problema em usar resistencias de maior potencia.
O seguro morreu de velho.

No meu caso o meu amp é um Naim nap 90 clone de 30w e estou convenccido que com uma R1 de 20w não terei problemas.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 19/12/2009, 16:01

Carlomar escreveu:
fm&stereo escreveu: ...Segundo aconselhado, como protecção deve-se utilizar cerca de 100w...

Sim é verdade mas eles também dizem que a resistencia irá dissipar 40% da energia.
Se por exemplo o teu amp tem 100w á potencia maxima, 40% de 100w serão 40W.
E provavelmente não vais ouvir musica á potencia maxima.

Mas não há qualquer problema em usar resistencias de maior potencia.
O seguro morreu de velho.

No meu caso o meu amp é um Naim nap 90 clone de 30w e estou convenccido que com uma R1 de 20w não terei problemas.

É o que eu penso. Por isso os 80w era para mim já um bom porto. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_biggrin De qualquer maneira, mesmo considerando um valor abaixo, pode ainda ser um bom compromisso. No teste, como já disse, tenho uma de 10w e mesmo que ainda não tenha puxado por aquilo, mantem-se fria. Seja como for, nem eu ouço música aos altos berros, pois eu sou apreciador de música, não de barulho; quando muito procuro um nível - por vezes - sonoro que me transporte para uma espécie de semelhança com o «ao vivo».
Ainda devo registar a dificuldade de encontrar resistências para tal valor. Mas como disse, eu não tenho problemas com um compromisso possível.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 1/3/2010, 01:38

Viva Carlos,
Coloquei os filtros dentro das colunas, como disse, com 0.1 mH / 8.2 homs / 1.2 mH e estão uma maravilha! Very Happy
Não espero que o material que penso encomendar se porte de igual modo, até porque, por exemplo, as bobines têm menor resistência. Mas não me parece que haja qualquer problema de maior. No entanto, penso que o melhor será experimentar primeiro as bobines e então sim, concluindo o valor ideal das resistências... Wink Acho que no final terá que ser as melhores, pois as colunas merecem. Laughing
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 2/3/2010, 20:33

OK
Parabéns

O crossover da AR-SXO tem cada vez mais adeptos. Já há por ai uns quantos foristas a usa-lo.
E a culpa também é tua! Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_biggrin

Os meus valores também andavam por ai.

Mas como agora troquei o XT pelo SB Acoustics 29RDC, que é superior sem duvida, os valores foram ligeiramente alterados.


O facto de mandares vir bobines com menor Resistência não vai alterar os valores e o som só pode melhorar.
Mas se isso está a tocar tão bem assim eu deixava estar.
Se insistires em meter melhores bobines, mete de fita, principalmente L2 1,2mH. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Icon_cool
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 2/3/2010, 21:39

Pois vou mesmo meter de fita e nas duas. As resistências estou a pensar ir para as Mundorf de topo, a 10€ cada. Projecto: colunas monitoras - Página 6 Affraid
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 23/3/2010, 00:17

Ok! Já coloquei as resistências da Mundorf e a diferêça é notória! Cool
Agora, penso que vou parar aqui, pelo menos até encontrar um twiter que valha realmente a pena mexer. Quem sabe um Isotar... Laughing Aí sim, preocupo-me com o filtro, novamente, e então, venham as bobines de fito e as resistências xpto. Wink

Para já só tenho que me preocupar em fazer os paineis de protecção. De resto, estas colunas são simplesmente fabulosas! Cool
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 23/3/2010, 17:35

fm&stereo escreveu:Ok! Já coloquei as resistências da Mundorf e a diferêça é notória! Cool
Parabéns!
Eu experimentei resistências de vários fabricantes e não notei grandes diferenças.
Não pensei que as resistências fizessem tanta diferença.

Já agora, são estas??? http://mundorf.com/english%201.1/mresist.htm
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 24/3/2010, 01:01

Carlomar escreveu:
fm&stereo escreveu:Ok! Já coloquei as resistências da Mundorf e a diferêça é notória! Cool
Parabéns!
Eu experimentei resistências de vários fabricantes e não notei grandes diferenças.
Não pensei que as resistências fizessem tanta diferença.

Já agora, são estas??? http://mundorf.com/english%201.1/mresist.htm

Não consegui ver nada, mas as resistências em causa são as MOX. Mais tarde, talvez com uns twiters ScanSpeak, vou usar as Suprime.
É verdade, eu também não esperava que fosse tão evidente. Se com as que comprei na Dimofel acoisa já tocava que se fartava!... Cool
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 6 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos