Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projecto: colunas monitoras

+8
megaudio
Luke Skywalker
mn61
Carlomar
pika
Diplomata
cabaço
fm&stereo
12 participantes

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Convidad 8/7/2009, 12:30

fm&stereo escreveu:
cabaço escreveu:As vezes a culpa è mais da transportadora do que dos vendedores, na minha penultima encomenda a cronopost passou por minha casa e não deixou bilhete nenhum pra levantar a encomenda, conclusão tive que andar a procura dela. A sorte foi encontra-la antes de a devolverem.Ja a ultima foi rapidissima e chegou mesmo quando estava a escrever este post.
Va-se la preceber...

O problema é que a BMM nem sequer deu sinal de que já tinha enviado. Ora, isto há já mais de 1 mês, é favor! :damn: E já estou farto de tentar contactar com eles e nem me respondem.

Telefona.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 8/7/2009, 16:43

António José da Silva escreveu:
fm&stereo escreveu:
cabaço escreveu:As vezes a culpa è mais da transportadora do que dos vendedores, na minha penultima encomenda a cronopost passou por minha casa e não deixou bilhete nenhum pra levantar a encomenda, conclusão tive que andar a procura dela. A sorte foi encontra-la antes de a devolverem.Ja a ultima foi rapidissima e chegou mesmo quando estava a escrever este post.
Va-se la preceber...

O problema é que a BMM nem sequer deu sinal de que já tinha enviado. Ora, isto há já mais de 1 mês, é favor! :damn: E já estou farto de tentar contactar com eles e nem me respondem.

Telefona.

Acho que vou mesmo fazer isso.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 8/7/2009, 22:45

Que estranho, é a primeira vez que ouço feedback negativo da BMM. Ainda por cima de um artigo que tem em stock.

Comigo correu tudo muito bem. Foi muito giro acompanhar o tragecto da encomenda atravez do tracking da fedex. Desde que foi expedida, demorou 20 horas a chegar a casa.

Será que aconteceu alguma coisa com a tranferencia bancaria?
Eles acusaram o recebimento do dinheiro?

Não tenho muita experiencia em compras para te aconselhar neste caso.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 9/7/2009, 13:18

Carlomar escreveu:Que estranho, é a primeira vez que ouço feedback negativo da BMM. Ainda por cima de um artigo que tem em stock.

Comigo correu tudo muito bem. Foi muito giro acompanhar o tragecto da encomenda atravez do tracking da fedex. Desde que foi expedida, demorou 20 horas a chegar a casa.

Será que aconteceu alguma coisa com a tranferencia bancaria?
Eles acusaram o recebimento do dinheiro?

Não tenho muita experiencia em compras para te aconselhar neste caso.

Pois é, das outras duas vezes também correu tudo bem.
Já procurei informações no meu banco e disseram-me que estava tudo bem. Mas estou a ver que tenho que contactar com o banco receptor. O pior é que não me perece nada fácil esta situação. Entretanto, vou hoje monir-me da matéria em questão e ligar para a BMM.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 16/9/2009, 15:42

Deixo aqui - finalmente Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_lol - uma foto do aspecto final das colunas com as Fostex. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin
Projecto: colunas monitoras - Página 4 Fostex

Até merecem uma capa, não acham?! Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_lol
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 23/9/2009, 00:49

Tenho andado a estudar o Xover para as próximas e tenho algumas dúvidas relativamente aos componentes a usar. Sobre a qualidade dos condensadores... Sobre as bobines (penso serem as de núclio de ar, as melhores), por exemplo, as Jantzen. E das resistências, tanto em termos de qualidade como de tipo, não sei muito bem quais utilizar.
Vou por isso citar duas que me parecem ser interessantes dentro daquilo que procuro, mas não sei se o tipo é problema. Aqui vai: resistências TY-OHM - Película Metálica (não indutívas); Cerâmica Bobinadas.

Alguém pode dar uma opinião?! Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  megaudio 23/9/2009, 09:25

Bom dia

Como informação

Visaton

MOX-resistors (metal oxide layered resistors) for efficiency adaption of high-end speakers to passive crossovers. High power handling, extremely temperature-resistant, low inductivity, small tolerances.

Dimensions: 52 x Ø 8 mm


Projecto: colunas monitoras - Página 4 Moxwiderstand

megaudio
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 15/03/2009
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 23/9/2009, 15:32

megaudio escreveu:Bom dia

Como informação

Visaton

MOX-resistors (metal oxide layered resistors) for efficiency adaption of high-end speakers to passive crossovers. High power handling, extremely temperature-resistant, low inductivity, small tolerances.

Dimensions: 52 x Ø 8 mm


Projecto: colunas monitoras - Página 4 Moxwiderstand

Já agora, que valores existem (homs/whats)?
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 23/9/2009, 23:58

fm&stereo escreveu:

Até merecem uma capa, não acham?! Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_lol

Merecem é capa numa revista de audio!
Parabens!!!

Na minha opinião as resistencias bobinadas serão de evitar, principalmente no circuito do tweeter, por terem alguma indutancia parasita.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  megaudio 24/9/2009, 09:06

ART.
5144 MOX-RESISTOR 10 W 1,0 OHM
5145 MOX-RESISTOR 10 W 1,5 OHM
5146 MOX-RESISTOR 10 W 2,2 OHM
5148 MOX-RESISTOR 10 W 3,3 OHM
5150 MOX-RESISTOR 10 W 4,7 OHM
5152 MOX-RESISTOR 10 W 6,8 OHM
5154 MOX-RESISTOR 10 W 8,2 OHM
5156 MOX-RESISTOR 10 W 10,0 OHM
5157 MOX-RESISTOR 10 W 15,0 OHM

Preço:1.27 euros ,unidade

megaudio
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 15/03/2009
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  A Pauca Sed Bona 24/9/2009, 10:57

Já agora deixo aqui a minha recomendação, tanto para estas resistências como para os condensadores da mesma marca.

Um Abraço

João Gouveia
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 24/9/2009, 16:27

Obrigado a todos pelas considerações! Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin
Devo no entanto ponderar sobre a questão OHM, pois queria valores mais baixos. Aquilo que penso fazer é um filtro que interfira o mínimo possível em todos os sentidos. A resistência servirá como protecção, mas não deve acrescentar muito do seu valor. Portanto, se quero 100W, com estas iria para os 10 OHM e o ideal seria um valor um pouco mais baixo. Por isso falei nas Jensen.
Será que conhecem outras e mesmo as Jensen?
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  megaudio 24/9/2009, 18:13

fm&stereo escreveu:Obrigado a todos pelas considerações! Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin
Devo no entanto ponderar sobre a questão OHM, pois queria valores mais baixos. Aquilo que penso fazer é um filtro que interfira o mínimo possível em todos os sentidos. A resistência servirá como protecção, mas não deve acrescentar muito do seu valor. Portanto, se quero 100W, com estas iria para os 10 OHM e o ideal seria um valor um pouco mais baixo. Por isso falei nas Jensen.
Será que conhecem outras e mesmo as Jensen?

Caro fm&stereo
Se quer proteger o altifalante ,acho que está falar de um full range,ou usa um fusivel rápido ou um circuito electrónico .
Tambem pode usar uma resistência a actuar como fusivel mas esta terá de ser de baixo valor ohmico e baixo valor de dessipação para que numa determinada corrente ,calculada em função do que pertende proteger ,ultrapasse o valor de dessipação e funda
Usa-se tambem em colunas profissionais ,protecções dinâmicas com lampadas para o efeito
Se usar uma resistencia de 100W de dessipação como protecção,vai queimar o altifalante, provávelmente o amplificador e chegar á conclusão que a resistencia é bestial Laughing
Tudo isto se houver azar bom

Um bom circuito de proteção na amplificação, protege os altifalantes ,contra DC ,transitorios no arranque do amp e alguns circuitos como os que uso nos meus amp. ,tambem protegem se houver muita distorção ou cliping
Estes circuitos são normalmente mal vistos pelos audiofilos mas sem razão ...

Normalmente as resistencias nos filtros das colunas ou são atenuadores simples de uma resistencia em serie.A aplicação deste tipo deve cuidada porque se estiver a seguir ao filtro ,portanto directamente em série com o altifalante, vai alterar a impedância do conjunto e por consequência a frequência de corte do filtro
Nesse caso usa-se duas resistências,uma serie outra paralelo para que a impedância não seja alterada em relação ao filtro

No seu caso acho que o melhor é não usar nada por causa da "qualidade de som"

NOs amplificadores a valvulas o risco de DC é muito reduzido por causa do transformador de saida
Poderia acontecer uma falha no isolamento ,não é frequente,mas possivel


Última edição por megaudio em 28/9/2009, 16:44, editado 1 vez(es)

megaudio
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 15/03/2009
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 25/9/2009, 15:32

As colunas ainda vou fazer. Serão umas monitoras, com umas Scan-Speak + Vifa XT, como já referi. O crossover é um com o mínimo de componentes, em que irei evitar até usar condensador e se usar será apenas um. A resistência, será usada entre o Wofer e o Twiter em paralelo, para obeter o valor ideal. Depois posto o esquema.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 25/9/2009, 23:16

Hum! Isso não será um crossover muito convencional.

Efectivamente os condensadores são um mal necessário.
Se pudessemos passar sem eles...

Estou ansioso para conhecer esse esquema, Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_bounce até porque também tenho essas unidades.

Quando essas colunas estiverem prontas podemos fazer um confronto. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Convidad 25/9/2009, 23:35

Carlomar escreveu:Hum! Isso não será um crossover muito convencional.

Efectivamente os condensadores são um mal necessário.
Se pudessemos passar sem eles...

Estou ansioso para conhecer esse esquema, Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_bounce até porque também tenho essas unidades.

Quando essas colunas estiverem prontas podemos fazer um confronto. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin

Só fata escolher as pistolas, voltarem-se de costas um para o outro, e contar os passos. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_lol E Pummmmm
a coluna com mais pumm, ganha. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Lol

Ficamos a aguardar o confronto. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_bounce Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_bounce

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 26/9/2009, 14:28

Então aqui vai o dito cujo.


http://acoustic-reality.com/ar-sxo.htm



Atenção que quem quiser seguir este esquema, deve ler com atenção, pois existem princípios que devem ser seguidos à risca. Por exemplo, relativamente ao mínimo em termos de OHMs.



Se houver por aí mais comentários sobre qualidades destes componentes, venham eles. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin

Para quem seguir este exemplo de crossover (tal como eu Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin ) - boa sorte e depois conte sobre o resultado.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 27/9/2009, 12:38

António José da Silva escreveu:
Só fata escolher as pistolas, voltarem-se de costas um para o outro, e contar os passos. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_lol E Pummmmm
a coluna com mais pumm, ganha. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Lol

Ficamos a aguardar o confronto. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_bounce Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_bounce

Eh eh! A ideia não é fazer um duelo, mas sim aprender-mos uns com os outros e saber o que é que, as mesmas unidades podem fazer, em diferentes contextos.
Acho que todos saimos a ganhar inclusive os outros utilizadores do forum, que também beneficiaram com a experiencia.

Mas registo com agrado o teu sentido de humor. Também faz falta Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin


FM stereo,
obrigado pela dica.
Quando tiver tempo vou experimentar.

Um crossover assim exige, na minha opinião, unidades muito lineares, mas penso que com as nossas será possivel um bom resultado.

Depois posto o resultado.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 27/9/2009, 22:32

Estou neste momento a fazer as primeiras audições com o AR series crossover sem condensador.
http://acoustic-reality.com/ar-sxo.htm

Os valores dos componentes e as unidades que estou a usar são:

Wofer SS15w8530k00
Tweeter XT25TG30-04

Bobine L1 - 0,12mH Nucleo de ar fio 0,5mm
Bobine L2 - 1,5mH Nucleo de ar IT fio 1,4mm
R1 - 5,6 ohm 2W Filme metalico

Estes valores ainda não são os definitivos.
Provavelmente irei tentar L2 com 1,8mH uma vez que me parece ter demasiada energia nos 4 a 5Khz provavelmente devido a uma subreposição da parte do expectro superior do wofer com o tweeter.

E o som ??? estaram certamente a perguntar.

Pois aquilo que parecia impossivel, afinal ...é possivel, pelo menos com estas unidades.

Num post anterior escrevi: "Os condensadores são um mal necessário"
Agora rectifico, um mal são.
Necessários ...talvez não.

A primeira ideia que me ocorreu foi, naturalidade.
Sons mais puros, vozes mais naturais, e uma maior clareza geral.
Boa integração das unidades e por comparação com o anterior crossover (Ellam XT) menor dureza.

Não me vou alongar mais por agora, pois estas são as primeiras impressões e é preciso consolidar.


Mas não há bela sem senão. A resposta em frequencia parece ser menos plana.
Para já gostava também de alertar que este tipo de crossover obriga o tweeter a trabalhar até uma gama de frequencias muito baixa, o que obriga as bobines do mesmo a grandes movimentos de excursão(detectei isto por tocar levemente com a ponta dos dedos no tecido do tweeter).
Isto poderá provocar a longo prazo a quebra dos fios de ligação á bobine.

Eu estou disposto a correr esse risco na medida em que o preço do Xt é actualmente só 28€. Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin
Mas se usasse um Tweeter mais caro se calhar pensava duas vezes.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 28/9/2009, 00:09

Viva Calomar,
Vai com calma... Laughing Lê bem o artigo e não te percipites. A mim parece-me um bom exemplo a seguir, mas como em tudo, existem regras... e aqui os valores dos componentes são muito importantes.

Depois conta como ficaram. Wink
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  cabaço 28/9/2009, 03:54

Epa !!!, esse crossover parece ser musica para os meus ouvidos ,acho que vou experimenar tambem.
Carlos eles não dizem para usar resistencias acima de 50w? Usas-te uma de 2w,não queimaste nada? lol
Vai dando as tuas impressões pra eu avançar com o meu crossover.
cabaço
cabaço
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 58
Localização : sesimbra f. ferro
Interesses : futsal,audio e cinema
Data de inscrição : 31/01/2008
Pontos/Reputação : 16

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  fm&stereo 28/9/2009, 06:55

Enquanto não faço as colunas, acho que vou experimentar numas Castle Tay. Laughing Vou procurar o material e depois também digo alguma coisa...
Com esta brincadeira ainda o pessoal todo se põe a mexer nas suas colunas! Twisted Evil
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 28/9/2009, 17:34

cabaço escreveu: eles não dizem para usar resistencias acima de 50w? Usas-te uma de 2w,não queimaste nada?

Sim tens razão 2 w é muito pouco mas dá para ouvir em volumes moderados.
Se aumentar o volume provavelmente vou queimar a resistencia.

Outra coisa que fiz mal , mas isto é só um ensaio, é na bobine L1 usei fio muito fino(0.5mm).
Vou corrigir isso para fio de 1.4mm, porque a energia do grave também passa por essa bobine, e convem ser de baixa resistencia ohmica.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  drobalino 28/9/2009, 20:11

Um filtro estranho, não percebo como filtra as frequências altasProjecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_scratch

drobalino
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/05/2009
Pontos/Reputação : 82

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  EkvalkppK 28/9/2009, 20:44

Boas!

Estou também interessado em alterar o Xover de umas monitoras que fiz á coisa de 9 anos...

Acoustic Reality AR-SXO Este tipo de crossover é muito simples de se fazer e tem muitas virtudes, de como já tenho lido por aqui e no site oficial. Para o cálculo dos valores das bobines vou utilizar fio solenóide esmaltado, vou a este link directo: http://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/Inductor/ e para quem quizer calcular as suas, assim facilitando as dimensões e valor da indutância.

Sendo o facto de este filtro ser tipo série, Tweeter + Woofer, o corte das frequências altas é feito pela L1, porque vai "curto-circutar", ou seja deixar passar as frequências baixas para massa, L2 vai deixar passar as frequências altas para a massa do sinal actuando como passa-alto e pasa-baixo respectivamente. A R1 vai actuar como uma constante da impedância dos altifalantes, por isso vai possuir maior dissipação da potência, mais Watts, isto no caso de não se utilizar o condensador, o qual não vou utilizar á partida nas monitoras a serem alteradas. Os valores dos componentes podem-se sempre alterar conforme o desempenho, só a experimentação deriva os melhores resultados possíveis, isto claro, ao gosto de cada um.

Cumprimentos
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 28/9/2009, 23:25

drobalino escreveu:Um filtro estranho, não percebo como filtra as frequências altasProjecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_scratch

O EkvalkppK Já explicou o essencial.
Só acrescentar que, devido á ausencia de condensador, as frequencias altas são filtradas muito ligeiramente, ou seja passa quase tudo.

Dai, como já alertei no post anterior, cuidado com os Tweeters que vão actuar quase em full range.
Principalmente quem gosta de ouvir a volumes festivos, Fica o aviso.

Depois não se venham queixar.

Um amigo também me alertou que a resistencia vai de facto dissipar muita potencia, o que vai traduzir-se em perda de semsibilidade da coluna. Eu confirmo.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  EkvalkppK 29/9/2009, 13:14

Boas!

No caso do Tweeter, porque não também utilizar um drive com duplo cone em vez deste, que estando quase em full-range? Para estender as frequências mais altas o uso de um Tweeter com condensador em série a servir de passa-alto, acho que iria assim aumentar a sensibilidade, e o valor da potência de R1 já poderia ter um valor médio. É apenas uma sugestão a considerar, talvez traria uma maior fluidez no espectro superior...

Cumprimentos
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 29/9/2009, 19:43

EkvalkppK escreveu:No caso do Tweeter, porque não também utilizar um drive com duplo cone em vez deste, que estando quase em full-range? Para estender as frequências mais altas o uso de um Tweeter com condensador em série a servir de passa-alto,

Não me parece boa ideia por 2 motivos.
1º a ideia era fugir a distorção provocada pelo condensador, e acabamos por meter um condensador.
2º o tweeter provavelmente não ficaria alinhado temporalmente com o duplo cone devido ao atrazo suplementar criado pelo condensador.

È só uma opinião Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  EkvalkppK 29/9/2009, 20:49

Carlomar escreveu:
EkvalkppK escreveu:No caso do Tweeter, porque não também utilizar um drive com duplo cone em vez deste, que estando quase em full-range? Para estender as frequências mais altas o uso de um Tweeter com condensador em série a servir de passa-alto,

Não me parece boa ideia por 2 motivos.
1º a ideia era fugir a distorção provocada pelo condensador, e acabamos por meter um condensador.
2º o tweeter provavelmente não ficaria alinhado temporalmente com o duplo cone devido ao atrazo suplementar criado pelo condensador.

È só uma opinião Projecto: colunas monitoras - Página 4 Icon_biggrin

Viva!

Pois, de facto, já me esquecia do alinhamento temporal dos drives, não tomei este factor em consideração.
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Carlomar 29/9/2009, 21:34

cabaço escreveu:Vai dando as tuas impressões pra eu avançar com o meu crossover.

Rui no teu caso lembrei-me de outro possivel problema.

Apesar de a AR dizer que o crossover é "Amp friendly", a resistencia vai estar quase em paralelo com o wofer, o que vai reduzir bastante a impedancia do mesmo.

O problema é que o teu Wofer já é de 4ohms, e o amp vai ver ainda mais reduzida a sua impedancia, (talvez para proximo de 2ohms) de modo que poderá tornar-se uma carga "dificil" para o Plínius.

Consulta o manual do mesmo para ver se suporta cargas de 2omhs.
Caso contrário não avances.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto: colunas monitoras - Página 4 Empty Re: Projecto: colunas monitoras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos