Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 28 de 29 Anterior  1 ... 15 ... 27, 28, 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Paulo André 29/11/2014, 10:21

Antero Pereira escreveu:boa noite

estive para aqui a pensar com os meus botões, sera possivel fazer a dissipação de um f5 atraves de um sistema de watercooling sem bomba de circulação e ventoinhas ?

abraço

E com modulos de peltier?
Já alguem tentou ou considerou essa hipotese?
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 30/11/2014, 14:12

Paulo André escreveu:

E com modulos de peltier?
Já alguem tentou ou considerou essa hipotese?


acho que o aumento de consumo não compensa o investimento, com esses modulos seria preciso +- 100w para cada canal, mas que a ideia é muito interessante la isso é. o que eu queria era fazer algo sem aumentar o consumo de um amplificador que ja gasta um bocado.

ja agora preciso se alguem tiver um dissipador grande e o queira vender de me contactar obrigado


abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 13/12/2014, 23:18

boas
estou a pensar em construir outro f5 std mas agora em mono bloco usando transformadores 240 /20v+20v 300va com filtragem clc 47000uf - 2.5mH - 47000uf, bias a 0.75v. é possivel fazer assim a psu ?

gostava que me dessem uma ajuda para escolher quais os melhores componentes para o F5

muito obrigado

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 15/12/2014, 21:53

Paulo André escreveu:

E com modulos de peltier?
Já alguem tentou ou considerou essa hipotese?

Viva,

Penso que não seria solução pois os coolers de Peltier, apenas transferem calor de uma façe para a outra.
Portanto o calor que é absorvido numa face , tem de ser libertado na outra, (bomba de calor)e lá vamos nos para os dissipadores outra vez.

Além disso, a quantidade de calor gerada no F5 é muito grande e seria muito difícil transferir essa quantidade de  calor.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 2
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 15/12/2014, 21:59

Antero Pereira escreveu:
... transformadores 240 /20v+20v 300va com filtragem clc 47000uf - 2.5mH - 47000uf, bias a 0.75v. é possivel fazer assim a psu ?

Possivel é.
Haja dissipadores para isso. Mais Bias + mais tenção = mais calor + mais calor.

Chamo a atenção que com transformadores de 2x20V AC, não vai obter 30VDC, mas cerca de 26VDC.
Acho que pode usar uma bobine mais pequena.

cumps
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 15/12/2014, 22:05

Os membros BRASAS e LAGES estavam a construir amplificadores.

Como é ?
Isso avançou?
Gostávamos de ter Feedback
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 15/12/2014, 23:48

Carlomar escreveu:

Possivel é.
Haja dissipadores para isso. Mais Bias + mais tenção = mais calor + mais calor.

Chamo a atenção que com transformadores de 2x20V AC, não vai obter 30VDC, mas cerca de 26VDC.
Acho que pode usar uma bobine mais pequena.

cumps

qual a tensao e bias máximo que pode trabalhar o circuito original?

se obter 26vdc já é muito bom para se trabalhar, as bobines que devo usar sao estas http://www.ebay.com/itm/4x-Hammond-159ZL-choke-2-5mH-10A-bobina-di-filtro-induttanza-4pcs-/261494385410?pt=Trasformatori_e_Raddrizzatori&hash=item3ce247ab02 ,
quanto a dissipadores ainda ando a procura vou tentar arranjar uns que tenham pelo menos 10cm de alhetas devem chegar?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/12/2014, 21:45

Antero Pereira escreveu:

qual a tensao e bias máximo que pode trabalhar o circuito original?

viva,

A tenção máxima depende da coragem de cada construtor. Existem construtores "fearless" que por vezes levam os componentes até ao limite. Mas eu não recomendo.
Até 32V não deve haver problema, mas já é a abusar um pouco da sorte. Aqui o limite á a tenção máxima dos Jfets e dissipação dos mesmos.

A 26V não vais ter problemas.

Bias,

Isso depende do tamanho dos dissipadores. No circuito original, com bons dissipadores, eu diria 1,5A.

Abraço
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 30/12/2015, 22:25

boas
depois deste tempo todo a procura finalmente encontrei um dissipador penso eu suficiente para o que pretendo 300 x 250 x 70 com base de 15mm

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Ra5jep

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 O86zig

agora pergunto como obter a maior transferencia termica possivel do transistor para o dissipador?

abraço e boas festas

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 3/1/2016, 22:10

Viva Antero,

se ainda conseguires arranjar micas com pasta termica, podes usar, mas são cada vez mais difíceis de encontrar.

Melhor ainda é o kerafol keratherm e não se usa pasta térmica.

Eu já usei o Kerafol Keratherm Red 86/83 Isolators TO-247 32x23x0,25 e foram adquiridos ao Zhou fang.

http://www.diyaudio.com/forums/vendors-bazaar/166231-kerafol-keratherm-red-86-83-isolators-247-1-ea-stock.html

Data sheet

http://www.rapidonline.com/pdf/189056_da_en_01.pdf

Deves evitar os isoladores de silicone mais vulgares que se vendem no mercado pois tem uma resistência térmica muito elevada para amplificadores class A

E muito cuidado com a limpeza, pois uma simples limalha entre o transístor e o dissipador pode destruir o transístor por excesso de aquecimento.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 4/1/2016, 21:26

como vou usar bias e tensão mais elevados daí querer a melhor transferencia térmica possivel.

usei no outro f5 que fiz uns isoladores http://pt.mouser.com/ProductDetail/Aavid-Thermalloy/4180G/?qs=%2fha2pyFaduidM2F%252boP061oKoPkuzrhH%2f4dg8IzsYfNU%3d , o Kerafol Keratherm Red 86/83 é melhor?

qual o melhor método de fixação para os transistors ?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 21/1/2016, 00:45

Não sendo um F5 aqui fica o inicio do meu amplificador:

O previo será um BA3, responsável pela totalidade do ganho do sistema, e sem qualquer realimentação negativa. Um par de jfets constituem o andar de entrada e são seguidos por um par de mosfets responsáveis pelo ganho e também por produzir um sinal suficientemente robusto para por a secção de potência a bombar a todo o gás! Fonte de alimentação regulada a +-32V, o que obrigará a escolher jfet's com idss mais baixo para não excederem os limites de dissipação.

A secção de potência será um F4, que tem a característica de não ter qualquer ganho e realimentação negativa , apenas acrescenta a corrente necessária para por as colunas a tocar com muito baixa distorção e sem "acrescentar" coloração.
Neste caso terá uma tensão de alimentação aumentada para +-32V o que se traduz em 50W-8ohm e 100W-4 ohm. Destes cerca de 25-30W serão em classe A. Sem jfets na entrada pois o BA3 tem capacidade de por o F4 a bombar sem os mesmos.

Aqui ficam as primeiras fotos:

A caixa para o power! Um pequeno monstro com 210cm de altura e 40 de largura e profundidade.
Optei por gastar uns euros extra e comprar a caixa já com todas as furacões feitas no painel traseiro e os furos roscados nos dissipadores.
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 20160120_194905

Placa com o circuito de filtragem:
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 20160120_171023

Placas do circuito F4, os mosfet de saída só serão soldados quando a placa for instalada nos dissipadores, para garantir que ficam bem assentes e com boa condução termica.
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 20160120_171105


ps: Antero, o Keratherm é provavelmente o melhor isolador do mercado neste momento, não é barato mas vale a pena para garantir uma boa condução termina!

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  rjbv17 24/1/2016, 16:47

Caros,

Pode parecer um disparate mas, com tanta energia a dissipar, porque não utilizar uns módulos Peltier para arrefecer a coisa como o Paulo André referiu? A resposta do Carlomar é lógica mas, qualquer sistema de ventilação forçada resolve o problema. Na vida profissional tive problemas bem mais complexos e nada como transferir o calor a dissipar para outro lado (atmosfera, neste caso). Esta é a praia em que me sinto mais confortável, mas ...

http://www.acuariodearrecife.com/parametros/temperatura-5.htm
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 68
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 30/1/2016, 00:04

Viva MASantos,

obrigado pela partilha desse interessante projeto.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Diplomata 2/3/2016, 12:37

Viva

Apesar de ainda não estar terminado por não ter escolhido uns dissipadores adequados à quantidade de calor libertada, vou aqui fazer uma pequena apresentação do meu F5 com umas (muito) mázinhas fotos.

Uma breve descrição:

as placas F5 v3 da DiyAudio, e a power board v3 também da DiyAudio, vieram da DiyAudio Store os jfets foram adquiridos a um user do mesmo forum (spencer), o transformador é um Amplimo 18v +18v de 500VA, os restantes componentes, entre a RS e a Mouser, todas se prontificaram (€€€€) a fornecer-me o material necessário.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Dsc00010

A régua é para eu me lembrar das dimensões do espaço disponível para alterar o dissipador....

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Dsc00011

mais uma.

A caixa trata-se de uma caixa que estava dada como sucata....mas sucata tecnológica de alta qualidade....
A base é toda em liga leve fundida, o que na prática a tornou num dissipador ideal para os diodos de conversão de corrente, pelo que foi só fazer os furos e alinha-los todos na secção da placa da fonte de alimentação que era destacável da restante placa.
De momento não tenho nenhuma foto que mostre esta disposição (tenho que tirar fotos melhores....) mas estão por debaixo dos condensadores.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Dsc00014


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Dsc00016

uma imagem mais de perto dos dissipadores, o dissipador propriamente dito é o que está no seguimento da ventoinha, o que está acoplado do lado dto é uma tentativa de remediar a coisa, pelo que recorri a dissipadores que eram pertença dos 1ºs pentiuns....
Só que nessa altura a busca pelo silencio de funcionamento não era uma das prioridades do pessoal da intel, aquelas ventoinhas fazem um basqueiro...A ventoinha que se vê no dissipador original também não é a inicial, foi trocada por uma igualmente silenciosa mas que debita mais 20% de caudal, mas é muito mais silenciosa que as dos pentiuns....
As uniões que se vêm por debaixo dos dissipadores são culpa das ventoinhas....estas são alimentadas por uma fonte de alimentação independente da do amplificador e neste momento estão ali ligadas....7, sim 7 ventoinhas....
A alimentação independente é juntar o útil ao agradável, como sistema de segurança tenho um termostato de contacto num dissipador que abre e interrompe a alimentação ao amplificador quando este atinge 50ºC, pelo que quando este abre por atingir os 50ºC, a ventilação continua activa, não deixando a temperatura subir ainda mais por cessação da ventilação.

Os dissipadores são estes:

dissipador

quando estava a montar o F5 e só tinha um canal ligado, portaram-se excelentemente, mas assim que liguei o outro canal, no ambiente de verão do ano passado, após 15 min de funcionamento o termostato de segurança desligava a alimentação....

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Dsc00013

uma visão da traseira onde se vê a única ventoinha que cumpre com o esperado, é uma noctua serie redux de 80 mm e que foi colocada no exterior da caixa apenas para se ter o espaço que ela ocupa como espaço livre dentro da caixa...

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Dsc00015

Tirando tudo isto, como toca o F5?  Pois bem digamos que mesmo sendo um rapaz (mais) barulhento que um passivo e tendo uns problemas de ficar afogeado, colocou o meu pioneer no canto, as minhas 700 Gold tocam como nunca as tinha ouvido até então, não sei explicar muito bem mas o espaço entre instrumento é quase palpável, o palco sonoro tem uma largura e profundidade que nunca tinha ouvido.
Mais alguma coisa que queiram saber, disponham.
fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 18/3/2016, 00:33

Muito bem Diplomata,

obrigado pela partilha

Não gosto muito de ventoinhas pelo ruído, e ainda mais pela vibração que produzem, mas também as uso em baixa rotação. São um mal necessário para quem não tem super-dissipadores estaticos.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  jpfelgueiras 4/4/2016, 13:37

Alguem me sabe dizer uma boa loja para comprar uma caixa com uns bons desperadoes? As que encontro na net anda sempre para cima dos 100€, queria ver se ficava por menos do que isso.

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Caoli 4/4/2016, 22:08

Estou a construir o F5. Já iniciei um tópico. Já tenho ideias para os dissipadores, faltam os desenhos das placas PCB para poder fazer 2 com possíveis alterações e comparar. Encomendei as minhas primeiras placas da diyaudio mas acho que alguém aqui produziu as suas próprias placas. Agradecia a partilha.

Cumprimentos a todos

Carlos

Caoli
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Localização : Aveiro
Interesses : Música
Data de inscrição : 04/04/2016
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 13/5/2016, 21:42

jpfelgueiras escreveu:Alguem me sabe dizer uma boa loja para comprar uma caixa com uns bons desperadoes? As que encontro na net anda sempre para cima dos 100€, queria ver se ficava por menos do que isso.

Viva por menos de 100 euros só se tiver muita sorte no sucateiro e conseguir um bons dissipadores e depois acabar de construir a caixa.

cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 13/5/2016, 21:53

Caoli escreveu:... faltam os desenhos das placas PCB para poder fazer 2 com possíveis alterações e comparar. ..


Viva Carlos,

como as Photos do inicio deste tópico, e de muitas construções, se perderam, o que foi uma pena, aqui ficam as placas que eu fiz e que ainda continuo a usar já por 6 anos ainda em versão prototipo.

Também tenho umas do Peter  Daniel, mas ainda não as acabei.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 8x8mts

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 312vbll

cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Ajuda.

Mensagem  subdias 6/6/2016, 22:04

Antes tarde que nunca, penso que estou a entrar no topico correcto.
Já há muito que ando com vontade de construir um amp. class A e dai até chegar ao F5 foi um pulo, neste caso um f5 T v2, pois as colunas têm 4 ohms.
Já comecei a recolher componentes pois é para avançar devagar, como tenho alguns para aproveitar sempre fica mais barato, é com uns destes componentes que preciso de ajuda, tenho 2 toroidais com 25-0-25 /300 VA, têm mais um volt que os aconselhados para cada canal do f5 T v2, será que faz muita diferença este volt a mais ou posso arriscar.
Sei que este tópico tem muitos anos e estou atrasado no tempo, mas só cheguei recentemente pelo que agradecia o vosso apoio.
Obrigado.
P. Dias

subdias
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/12/2015
Pontos/Reputação : 27

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Diplomata 7/6/2016, 13:19

Viva

Não sei se já tem experiência na construção de amplificadores, é que entre o F5 e o F5T quase só o nome é igual, o F5T é um "bicho totalmente diferente" tal como no DIY forum dizem, é um aparelho para construtores já experientes.
Não pense que umas colunas com 4 ohms de impedancia não são conduzidas por um F5 "normal", em jeito de conselho sem ser "desmancha prazeres" porque não começar por construir um F5, se utilizar o chassis já recomendado para o F5T, desde a fonte de alimentação até aos componentes, tudo com excepção da placa impressa pode ser reaproveitado para o F5T....
Assim ficava com o melhor de dois mundos sem ir à falência, o que o F5T faz, o F5 também faz só que com menor "impacto", pelo que ficava logo com uma ideia de como as suas colunas se comportavam e quem sabe se calhar não necessitaria de um F5T para as pôr a dançar....
De qualquer forma estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros no que for possível.
Boas construções.

Carlos Barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Ajuda.

Mensagem  subdias 7/6/2016, 16:46

Agradeço a resposta franca, é a mania das grandezas, depois os problemas também são do mesmo tamanho.
A experiência não é grande, tem que haver sempre a ajuda de alguém que domine a matéria, seleccionar alguns componentes e soldar é fácil, afinar e resolver alguns problemas é que não.
Penso que as colunas têm 88 db, há piores.
Obrigado pelo apoio.
P. Dias

subdias
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/12/2015
Pontos/Reputação : 27

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Diplomata 7/6/2016, 17:06

Viva

As minhas 700 Gold têm 89db e com um F5 com "asma" (aquece e desliga com o aumento da temp ambiente) tocam como nunca o tinham feito antes, pelo que até eu conseguir comprar um dissipador maior para o meu F5, só as posso ouvir por períodos relativamente curtos agora que o verão parece ter chegado. Mas valem todos os minutos que as posso ouvir, tente também um F5, vai ver que não se vai arrepender...

boa sorte

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Ajuda.

Mensagem  subdias 8/6/2016, 17:11

Boas tardes,
Já que comecei a pôr as mãos na massa, aconselham-me a comprar um transformador de quantos VA.
Obrigado.
P. Dias

subdias
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/12/2015
Pontos/Reputação : 27

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Diplomata 9/6/2016, 13:44

Viva

Eu tenho um de 500 VA da Amplimo, do que me lembro o Nelson Pass equipava os F5 originais com 350VA, mas agora todos referem que para um F5 stereo (uma fonte de alimentação para os dois canais) o mínimo é 400VA, se for construído em duplo mono (uma fonte de alimentação para cada canal) então 350VA é mais que suficiente.
Experimente ver AQUI para ter uma ideia...

boa sorte

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 10/6/2016, 00:02

subdias escreveu:...  aconselham-me  a comprar um transformador de quantos VA...

Viva subdias,

acho a sugestão do diplomata correta. Construir o F5 std para começar. Ele comporta-se bem mesmo com colunas de 4 ohms.
Salvo erro o F5 std produz 50W com colunas de 4 ohms , mas não em classe A.
Apenas não refere se a sua sala é grande ou pequena.

Eu durante muito tempo usei um Talema 2x18V que tinha por casa, com apenas Embarassed 225VA, e funcionou bem, mas reconheço que para os requisitos de Bias em class A era um pouco curto. Mesmo assim funcionou durante uns 2 anos até eu arranjar um transformador com mais potencia.
Claro que pode sempre reduzir o Bias e o F5 funcionara também e com muito menos calor, mas quem já experimentou, prefere normalmente um valor mais elevado de Bias.
O F5 tem essa versatilidade, se os dissipadores forem curtos, como no caso do Diplomata, pode sempre reduzir o bias e continua a ser um F5.

Entretanto comprei este  Indel de 450VA 2x17V na TME a um preço simpático.

http://www.tme.eu/en/details/tst450w_2x17v/toroidal-transformers/indel/tst450006/

Acredito que possa não ter a mesma qualidade dos mais caros Amplimo, Plitron, ou dos Talema, pois parece-me um pouco mais ruidoso, mas isso só se note quase com o ouvido encostado ao transformador. Funciona bem e com menos 1 volt (17 em vês de 18V) até o calor produzido é ligeiramente inferior.

Outra solução é comprar na RS dois Talemas de 225VA e usa um transformador por canal. Até pode construir dois monoblocos, com benefícios em termos de dissipação de calor.

cumprimentos
Carlos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  subdias 10/6/2016, 23:05

Viva,
obrigado pelas vossas respostas, está decidido aceito o v/ conselho, vou começar pelo f5 e logo se vê, a recolha de componentes já começou, pcb a caminho, transistores também, caros como tudo, só espero que sejam bons e não martelados, o melhor é comprar a dobrar. Com calma a seguir material para fonte de alimentação e box da modu shop (com calma quero dizer em meses diferentes, euros são curtos) e estas são as peças mais caras. Tenho por cá um dissipador razoável, 30x24 cm com alhetas muito juntas que cortado em dois e com fans já dá para as experiências. Andei a ver preços transf. num fabricante polaco e até não são caros de mais (toroidy.pl), mais baratos que Amplimo na Loudspeakers Freaks, não sei é se são bons, em Portugal não se consegue nada, pelo menos onde tentei. Antigamente havia a Conelme em Coimbra que os fabricava mas acho que já não existe.
Lá pelo inverno estará pronto para aquecer a sala, que é de tamanho razoavel 6,5 x 4,5 m, espero que seja antes mas os envios demoram muito.
Obrigado.
P. Dias

subdias
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/12/2015
Pontos/Reputação : 27

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 13/6/2016, 22:36

subdias escreveu:...Andei a ver preços transf. num fabricante polaco e até não são caros de mais (toroidy.pl), mais baratos que Amplimo na Loudspeakers Freaks,...

No forum diy audio, há boas referencias aos toroidy
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  subdias 14/6/2016, 08:07

Viva,
é na toroidy.pl onde encontro melhor preço, estou é com uma duvida entre standard ou audio grade, a diferença de preço é bastante grande e não sei se compensa o investimento e quais as diferenças entre eles.
Obrigado
P, Dias


subdias
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/12/2015
Pontos/Reputação : 27

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 28 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 28 de 29 Anterior  1 ... 15 ... 27, 28, 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos