PTphones, um hibrido com classe...
+21
TenhoFrio
abstractNomad
luis lopes
Mfigueiredo
manel1
cello
Blink
Orion
Carlomar
longplay
ricardo onga-ku
Racional
Paulo André
AMP
Diplomata
fm&stereo
pumabr
td124
MCA.hifi
RuiGSousa
ferreirafm
25 participantes
Página 20 de 23
Página 20 de 23 • 1 ... 11 ... 19, 20, 21, 22, 23
Re: PTphones, um hibrido com classe...
Obrigado Carlomar!
Assim é muito mais claro. Diga só, p.f., qual é o valor de L1.
Abraço.
MF
Mfigueiredo- Membro Audiopt
- Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607
Obrigado Carlomar
Paulo André- Equipa Audiopt - Admin.
- Número de Mensagens : 5978
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3209
Viva
Carissimos, só posso dizer que.... não há palavras
o meu muito obrigado pelo trabalho e dedicação que tiveram nesta nova etapa do Ptphones.
Para ser muuuuuiiiiiiito chato, só falta a indicação do tipo de resistência para cada local e exemplos de marcas....
agora vou começar a preparar as coisas para aquecer o ferro de soldar
fiquem bem
carlos barata
Carissimos, só posso dizer que.... não há palavras
o meu muito obrigado pelo trabalho e dedicação que tiveram nesta nova etapa do Ptphones.
Para ser muuuuuiiiiiiito chato, só falta a indicação do tipo de resistência para cada local e exemplos de marcas....
agora vou começar a preparar as coisas para aquecer o ferro de soldar
fiquem bem
carlos barata
Diplomata- Membro Audiopt
- Número de Mensagens : 153
Pontos/Reputação : 270
MCA.hifi escreveu:
Então aqui vai ... para já o esquema do PTphones com a 6SN7 e a respectiva pinagem.
Quanto aos valores vamos aguardar calmamente que o amigo Carlomar faça testes
MCA
Obrigado Carlomar
pelo seu precioso trabalho de teste e ensaio do PTphones MKII. Tal como na versão I foi eu o timoneiro agarrado ao ferro e à tábua, agora a coisa para mim foi mais puxar pela "tola" e o meu amigo a cheirar o estanho.
Obrigado pela sua excelente colaboração em partilhar as suas experiencias com todos os DIY empenhados em não deixar morrer este fabuloso legado do nosso amigo TD124.
Ao citar o meu esquema de apresentação desta versão pretendo lembrar os possíveis entusiastas da versão MKII que a válvula 6SN7 é de pinagem octal, portanto é necessário ter atenção ao pinout que descrevi no primeiro esquema.
Um Abraço
MCA
MCA.hifi- Equipa Audiopt - Colaborador
- Número de Mensagens : 544
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Pontos/Reputação : 1091
Boas,Mfigueiredo escreveu:
Diga só, p.f., qual é o valor de L1.
pois já era tarde e já estava com sono...
Não tem nada que agradecer. Para mim é um prazer partilhar.
A Bobine que usei, foi o que tinha cá por casa.
Não é uma bobine tipo transformador, mas sim uma bobine nucleo de ar com cerca de 0,5H e uns 300 Ohms DC o que é pouco, mas já permite reduzir o ripple e obter uma alimentação mais limpa.
Foi com esta bobine que o PTpré foi ouvido em casa do MCA durante uma semana.
Claro que enquanto não tiverem a bobine choque podem usar uma resistência de 150 a 200 Ohms filme metalico (PRP por exemplo) de 1W ou Metal oxido.
Mas depois de experimentar a bobine não consigo voltar para a resistência.
Com a bobine obtenho uma sonoridade mais limpa, mais encorpada, grave mais bem marcado e mais silencio.
Segundo o MCA a bobine ideal deveria andar entre 3 a 5 H.
Eu ainda experimentei meter um núcleo de ferro nesta bobine e sinto que o ruido de fundo(hum) com a cabeça encostada ao woofer diminui, mas para além disso não sinto benefícios sonoros, pelo que foi ouvida em núcleo de ar.
Mas pelo que tenho lido se o núcleo de ferro não for bom ou não existir Air-gap, o núcleo metálico satura devido á corrente DC.
Nesta configuração a corrente nesta bobine choque será próximo de 30mA pelo que se comprarem uma bobine convém que possa suportar mais que 30mA.
Por exemplo uma Hammond 155H 5H 50mA 270 Ohms 400V
http://datasheet.octopart.com/155H-Hammond-datasheet-2982.pdf
http://pt.mouser.com/ProductDetail/155H?qs=MDqvSWII5j8QztdEvmlH5H%2FT8FkPfFsI
Mas sobre este aspecto não me quero arvorar em entendido. Vou deixar que o MCA se pronuncie.
Claro amigo Diplomata.Diplomata escreveu:
Não é nada chato.
Apesar de ai já entramos nas questões de opinião mas faço intenções de faze-lo.
Pelo menos saberão os componentes que foram ouvidos na configuração actual.
Provavelmente não a definitiva.
Amanhã, pois já é um pouco tarde.
Cumprimentos
Carlomar- utilizador dedicado
- Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519
Apesar do que ouvi na sua casa (com Sub)ter um som grande e por comparação com o PTpré original que estava presente, este MKII ter sem duvida um som maior, Voltando a minha casa, eu continuo a achar que este aspecto do grave é o aspecto menos conseguido.MCA.hifi escreveu:
...O som está muito equilibrado, definido e grande....muito grande, enfim fiquei maravilhado com a utilização das 6SN7 neste maravilhoso circuito. Não concordo com o carlomar quando diz que tem falta do grave das Ecc82 da Solus, as 6SN7 parecem-me com melhores graves, profundos e firmes, ao que me lembre as solus careciam desta firmeza nas BF.
...
Quando comparo com as Solus, refiro-me a montagem que eu tinha com bobines na filtragem, e não ao esquema original.
O Amigo MCA não chegou a ouvir as Solus na minha montagem, e não sei se chegou a usar bobine com a Solus.
Este aspecto ainda vou tentar corrigir, não sei como, talvez com aumento de Bias.
Cumprimentos
A visita a casa do MCA no sábado passado permitiu-me conhecer melhor as minhas 6SN7 e ter uma melhor consciência onde poderia melhorar este circuito com esta válvula Tung Sol Russa. Com a 6SN7 NOS do MCA o circuito ficava mais quente e equilibrado e a escolha dos tipos de resistência poderia variar da que fiz para a minha válvula.Diplomata escreveu:só falta a indicação do tipo de resistência para cada local e exemplos de marcas....
Um Outro amigo que já tinha ouvido a versão original (ECC82) ouviu agora o MKII no seu sistema, reconhece a maior resolução, também o acusou de empolar a região do médios e ter alguma falta de controle sobre o grave.
Eu concordo, e já fiz alterações.
Por isso tendo em conta que esta válvula Russa é um pouco viva no médios/altos, já fiz pequenas alterações que passo a reportar.
Primeiro coloco as marcas e tipo de resistências que foram usados em audição em casa do MCA e depois as que uso atualmente e que recomendo, pois agora está mais equilibrado.
Cá vai:
R1- 220K 1/4W Filme de carbono Takman REX- Recomendo agora filme metálico(Dale RN55)
R2- 10K 1/4W Shinkoh Tantalo - Recomendo agora Filme de carbono Takman REX
Esta alteração o MCA não ouviu, mas tenho quase a certeza que iria concordar, pois permite suavizar um pouco o médio alto e obtenho um grave mais Ritmado e controlado. Isto para quem tiver uma Válvula Russa de fabrico atual como a minha.
Mas nestas duas resistências R1 e R2 podem adquirir os dois tipos de resistência e depois decidem qual gostam mais.
R3 e R4-Resistências de Cátodo 680R filme de carvão da Dimofel (meio Watt chega bem)
R5- 22K 2W Filme de carvão da Dimofel
R6- 100R 1W Filme de Carvão Kiwame
R7- 1,2K 1W Tantalo- Aqui filme metálico ou Oxido metalico funciona também muito bem e é mais barato que o Tantalo.
C2- condensadores de catodo usei 100uF Philips Azuis. Não uso By pass.
C3-30uF Solen MKP 400V
C4-10nF 2000V MKP azuis Vishay
C5-47uF 400V SAMWHA (foi o que arranjei no mercado nacional, mas recomendo algo melhor aqui mais por questões de segurança.)
Na fonte nada de especial, uso condensadores também do mercado nacional.
A resistência adicional de 1R 5W que coloquei antes da ponte dos filamentos evita o aquecimento exagerado do regulador.
Para Quem viver na zona de Lisboa e tiver o PTphones e estiver indeciso se deve avançar para o MKII, poderei facultar uma comparação direta para que cada um decida por si.
Depois não aceito reclamações se não ficarem satisfeitos.
Cumpr.
Lá voltei a ficar sem avisos do Tópico...já estou habituado
Então o caríssimo carlonar continua com a sua saga de graves . Vamos lá a ver uma coisa: A 6SN7 é uma válvula por natureza muito linear, sendo considerada uma das válvulas mais lineares da sua classe.
Isso não é nenhum defeito, antes pelo contrário, no entanto o circuito torna-se mais exigente em termos de componentes, não que necessariamente seja necessário adquirir componentes mais caros, mas exige uma selecção mais adaptada às condições. Eu referi imensas vezes que o circuito original do PTphones dispensava o recurso a grandes escolhas de componentes, isto devido à 12AU7 ser uma válvula muito musical especialmente ligada em SRPP, por veses e em certas situações torna-se demasiado macia, como já li algures "toca de pantufas".
Mas a 6SN7 não é assim, é mais analítica, portanto requer alguma escolha e adaptação dos componentes.
Se fosse essa válvula a escolhida para o circuito original de certeza que o Pack de componentes que escolhi na altura para a 12AU7 não seria o indicado para a 6SN7.
O circuito é mais exigente, mas dá mais luta e tenho a certeza que quando afinadinho soará melhor e reproduzirá mais informação que a 12AU7, sem dúvida.
O carlomar põe a questão se experimentei a solus com bobine na fonte de alimentação
Carissimo carlomar,não sei se está recordado mas foi a primeira coisa que fiz. Aliás na minha cabeça nem entra uma fonte de alimentação que tenha esse nome, que não tenha que ser filtrada por uma bobine, nem que seja apenas uma bobine e um condensador (6DB), o meu favorito.
As Solus foi eu que lhas dispensei e como sabe foi com essas válvulas que fiz o prototipo que aparece apresentado nos minhas descrições.
Em minha casa tivemos oportunidade de ouvir as duas versões PTphonicas em condições absolutamente iguais, sendo com amplificação única, bi-amplificação ou tri ... não interessa, interessa é que as condições eram as mesmas sem tirar nem pôr, todos ouvimos e todos chegamos à conclusão que a versão MKII é de longe superior (eu pelo menos não tenho qualquer dúvida), agora se uma versão se adapta melhor ou pior ao equipamento da cadeia de cada um, ao seu gosto pessoal, se não revela tanto as maselas que envolvem as fontes ou a amplificação, etc. são outras questões.
Quanto á escolha de componentes eu recomendaria que cada um afinasse o instrumento de acordo com os seus dedos. Deve começar por material barato e standard e depois evoluir para materiais melhores. As resistências de filme de carvão são do melhor que existe para a linha de áudio a preços acessiveis, as takman e Kiwame são do melhor e a preços simpáticos. Para a carga, ou seja as que estão em paralelo com o circuito ou em algumas situações gosto de utilizar as de filme de metal, as RS, as holcos, takman são boas e baratas.
Os condensadores são de escolha mais importante que as resistências, uma boa escolha de condensadores e respectivos by pass é sem dúvida a melhor opção para afinar o som ao nosso gosto.
O MKII dá mais luta e possibilidades de afinação do som ao nosso gosto.
MCA
Então o caríssimo carlonar continua com a sua saga de graves . Vamos lá a ver uma coisa: A 6SN7 é uma válvula por natureza muito linear, sendo considerada uma das válvulas mais lineares da sua classe.
Isso não é nenhum defeito, antes pelo contrário, no entanto o circuito torna-se mais exigente em termos de componentes, não que necessariamente seja necessário adquirir componentes mais caros, mas exige uma selecção mais adaptada às condições. Eu referi imensas vezes que o circuito original do PTphones dispensava o recurso a grandes escolhas de componentes, isto devido à 12AU7 ser uma válvula muito musical especialmente ligada em SRPP, por veses e em certas situações torna-se demasiado macia, como já li algures "toca de pantufas".
Mas a 6SN7 não é assim, é mais analítica, portanto requer alguma escolha e adaptação dos componentes.
Se fosse essa válvula a escolhida para o circuito original de certeza que o Pack de componentes que escolhi na altura para a 12AU7 não seria o indicado para a 6SN7.
O circuito é mais exigente, mas dá mais luta e tenho a certeza que quando afinadinho soará melhor e reproduzirá mais informação que a 12AU7, sem dúvida.
O carlomar põe a questão se experimentei a solus com bobine na fonte de alimentação
Carissimo carlomar,não sei se está recordado mas foi a primeira coisa que fiz. Aliás na minha cabeça nem entra uma fonte de alimentação que tenha esse nome, que não tenha que ser filtrada por uma bobine, nem que seja apenas uma bobine e um condensador (6DB), o meu favorito.
As Solus foi eu que lhas dispensei e como sabe foi com essas válvulas que fiz o prototipo que aparece apresentado nos minhas descrições.
Em minha casa tivemos oportunidade de ouvir as duas versões PTphonicas em condições absolutamente iguais, sendo com amplificação única, bi-amplificação ou tri ... não interessa, interessa é que as condições eram as mesmas sem tirar nem pôr, todos ouvimos e todos chegamos à conclusão que a versão MKII é de longe superior (eu pelo menos não tenho qualquer dúvida), agora se uma versão se adapta melhor ou pior ao equipamento da cadeia de cada um, ao seu gosto pessoal, se não revela tanto as maselas que envolvem as fontes ou a amplificação, etc. são outras questões.
Quanto á escolha de componentes eu recomendaria que cada um afinasse o instrumento de acordo com os seus dedos. Deve começar por material barato e standard e depois evoluir para materiais melhores. As resistências de filme de carvão são do melhor que existe para a linha de áudio a preços acessiveis, as takman e Kiwame são do melhor e a preços simpáticos. Para a carga, ou seja as que estão em paralelo com o circuito ou em algumas situações gosto de utilizar as de filme de metal, as RS, as holcos, takman são boas e baratas.
Os condensadores são de escolha mais importante que as resistências, uma boa escolha de condensadores e respectivos by pass é sem dúvida a melhor opção para afinar o som ao nosso gosto.
O MKII dá mais luta e possibilidades de afinação do som ao nosso gosto.
MCA
MCA.hifi escreveu:Lá voltei a ficar sem avisos do Tópico...já estou habituado
Também me acontece, esta situação é alheia ao audiopt, vou contactar novamente os forumeiros onde estamos alojados para ver se existe resolução do problema.
Viva Paulo
Pois as informáticas têm essas coisas, mas como sei que acontece, quando não mexe vou ver o que se passa e dou sempre com meia dúzia de novos posts, é surpresa
Pois as informáticas têm essas coisas, mas como sei que acontece, quando não mexe vou ver o que se passa e dou sempre com meia dúzia de novos posts, é surpresa
MCA.hifi escreveu:
Então o caríssimo carlomar continua com a sua saga de graves .
Viva Amigo MCA,
acho que finalmente resolvi esta questão.
E foi afinal bem simples.
Reduzir o valor da Resistência Grid-Stopper R2.
A finalidade desta resistência, segundo os manuais é a mesma que uma resistência Gate-stopper nos transistores Fet, ou seja dar alguma estabilidade ao circuito evitando que a válvula ou o transistor entre em oscilação a altas freequencias e formar, em conjunto com a capacidade interna da grelha, um filtro passa baixo, que funcionará um pouco como um limitador do extremo superior em freqüência.
Pelo menos é assim em teoria. Se eu estiver errado agradeço que me corrijam.
Pois resolvi então baixar esta resistência de 10K para 1k.
Posso dizer que gostei e não senti qualquer problema.
Ganhai ataque e dinâmica no baixo. Era o que eu procurava.
Aconselho portanto este valor.
Encorajado pelo sucesso conseguido, resolvi ser ainda mais atrevido, e ... (agora não recomendo ainda)
Olhei para vários esquemas por ai publicados, com a 6SN7 e é quase regra a inexistência da tal resistência de grelha.
Fora com ela!!!
E já agora, que estava numa de remover componentes, porque não também remover também R6???
Assim pensei, assim fiz!
Podem-me chamar louco, mas é assim que ouço musica já por uns dias
Mas atenção não estou a recomendar esta solução tão radical.
Apenas a relato a minha experiência algo atrevida, reconheço. Mas penso que é um risco mínimo.
Também nos esquemas de Parafeed que tenho visto, existe apenas um condensador sem qualquer resistência pelo que resolvi tentar simplificar ainda mais o circuito.
Até agora não tive qualquer problemas, apenas vantagens ao nivel sónico.
MCA.hifi escreveu:
... Aliás na minha cabeça nem entra uma fonte de alimentação que tenha esse nome, que não tenha que ser filtrada por uma bobine,
Plenamente de acordo
Já vem duas bobines a caminho uma de 10H 50mA e outra de 4H 50mA.
Depois logo vejo qual delas vou usar ou até se usarei ambas.
Cumprimentos
Viva Carlomar
Então como vão os ensaios do MKII?
Desculpe não responder ao seu post, mas na altura li mas tenho andado ocupado e ainda nao tive oportunidade de responder.
Penso ter invertido um pouco a história, ou seja: A Grid-Stopper (R2)das valvulas é mais e muito mais antiga que as Gate-stopper dos FETs, logo a sugunda é que tem a mesma finalidade da primeira. Uma brincadeira. Mas na realidade a finalidade é a mesma evitando isso mesmo que referiu, sendo que também devemos respeitar a velhisse.
na realidade 1K é o habitual neste tipo de valvulas, eu não quiz mecher nesses valores para respeitar o projecto inicial. Mas se as suas experiencias dizem que funciona melhor com 1K é esse que deve utilizar, contando que é o valor mais comum. Quanto ao retirar a resistencia pura e simplemente poderá acontecer é o que referiu o circuito entrar em parafuso oscilar e começar a ouvir rádio ou os cliks dos interruptores.
A mesma função tem a R6, ao retira-la corre os mesmos riscos.
Faz muito bem em utilizar bobine na fonte de alimentação, 10H com condensadores de 100 uf funciona lindamente, com 4H pode aumentar a capacidade dos condensadores e claro a fonte fica mais capacitiva
Vá dando noticias
Um abraço
MCA
Então como vão os ensaios do MKII?
Desculpe não responder ao seu post, mas na altura li mas tenho andado ocupado e ainda nao tive oportunidade de responder.
Penso ter invertido um pouco a história, ou seja: A Grid-Stopper (R2)das valvulas é mais e muito mais antiga que as Gate-stopper dos FETs, logo a sugunda é que tem a mesma finalidade da primeira. Uma brincadeira. Mas na realidade a finalidade é a mesma evitando isso mesmo que referiu, sendo que também devemos respeitar a velhisse.
na realidade 1K é o habitual neste tipo de valvulas, eu não quiz mecher nesses valores para respeitar o projecto inicial. Mas se as suas experiencias dizem que funciona melhor com 1K é esse que deve utilizar, contando que é o valor mais comum. Quanto ao retirar a resistencia pura e simplemente poderá acontecer é o que referiu o circuito entrar em parafuso oscilar e começar a ouvir rádio ou os cliks dos interruptores.
A mesma função tem a R6, ao retira-la corre os mesmos riscos.
Faz muito bem em utilizar bobine na fonte de alimentação, 10H com condensadores de 100 uf funciona lindamente, com 4H pode aumentar a capacidade dos condensadores e claro a fonte fica mais capacitiva
Vá dando noticias
Um abraço
MCA
Viva Manuel,
Desta vez estive um pouco mais ausente, mas não abandonei o projeto.
As ultimas duas semanas tenho feito experiências com as 2 Bobines choke que encomendei, mas nem tudo vale a pena aqui referido.
Atravez da Mouser mandei vir uma TRIAD MAGNETICS C-3X (10Henrys 50mA 500ohms)
http://pt.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?R=C-3Xvirtualkey55310000virtualkey553-C-3X
Também uma HAMMOND 154H (4Henrys 50mA 300ohms).
http://pt.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?R=154Hvirtualkey54600000virtualkey546-154H
Cá estão elas:
A Triad tem um preço muito atractivo devido á proveniencia (China) mas parece que cumpre bem a sua função.
Já tentei vários arranjos possíveis com uma e com outra e neste momento tenho a duas bobines em série numa configuração CLCLC sem qualquer resistência em serie com a alta tensão.
Tenho uns 310V nas placas e a impedancia da fonte está bastante mais baixa, pelo notei uma melhor resposta nos baixos, e não só.
De qualquer forma nada me diz que esta será a configuração definitiva.
Entretanto já tenho cá mais uma novidade para o pré.
Fica para o próximo post...
Cumprimentos
Desta vez estive um pouco mais ausente, mas não abandonei o projeto.
As ultimas duas semanas tenho feito experiências com as 2 Bobines choke que encomendei, mas nem tudo vale a pena aqui referido.
Atravez da Mouser mandei vir uma TRIAD MAGNETICS C-3X (10Henrys 50mA 500ohms)
http://pt.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?R=C-3Xvirtualkey55310000virtualkey553-C-3X
Também uma HAMMOND 154H (4Henrys 50mA 300ohms).
http://pt.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?R=154Hvirtualkey54600000virtualkey546-154H
Cá estão elas:
A Triad tem um preço muito atractivo devido á proveniencia (China) mas parece que cumpre bem a sua função.
Já tentei vários arranjos possíveis com uma e com outra e neste momento tenho a duas bobines em série numa configuração CLCLC sem qualquer resistência em serie com a alta tensão.
Tenho uns 310V nas placas e a impedancia da fonte está bastante mais baixa, pelo notei uma melhor resposta nos baixos, e não só.
De qualquer forma nada me diz que esta será a configuração definitiva.
Entretanto já tenho cá mais uma novidade para o pré.
Fica para o próximo post...
Cumprimentos
Última edição por Carlomar em 11/2/2012, 00:47, editado 1 vez(es)
Olá como vai ????
Isso é sem dúvida uma fonte de luxo!
Experimente retirar o primeiro condensador e instale em primeiro lugar a bobine de 4H, se a tenção não baixar ficará com a fonte menos capacitiva com as vantagens que daí advêm. ficaria então LCLC, uma rectificação de 4ª ordem ... bolas, mais que suficiente!
Venha o resto.
MCA
Isso é sem dúvida uma fonte de luxo!
Experimente retirar o primeiro condensador e instale em primeiro lugar a bobine de 4H, se a tenção não baixar ficará com a fonte menos capacitiva com as vantagens que daí advêm. ficaria então LCLC, uma rectificação de 4ª ordem ... bolas, mais que suficiente!
Venha o resto.
MCA
MCA.hifi escreveu:
Experimente retirar o primeiro condensador e instale em primeiro lugar a bobine de 4H, se a tenção não baixar ...
Essa foi uma das primeiras experiência que fiz.
Como seria de esperar, tensão DC sem o primeiro condensador cai sempre MUITO, para próximo do valor RMS da tensão AC, enquanto que com o condensador a seguir á ponte obtemos valores próximos de pico da sinusoide AC ou seja cerca de VAC x 1.41.
Sem o 1º condensador Obtive cerca de 215V.
Em relação á sonoridade, até gostei bastante. Som era mais quente e menos analítico.
A unica questão é que com 215V teria de alterar (baixando o valor) as resistências de catodo, a fim de manter o valor de Bias da válvula dentro dos 6 a 7mA.
Apesar de o MCA por vezes referir que a baixa tensão tende a produzir um som mais "melado", eu gostei da válvula com os 215V.
È mais uma experiencia a fazer....
Entretanto volta tudo á estaca Zero (quase) com a entrada em cena destas senhoras:
Não são umas JAN CHS 6SN7WGT dos anos 40 mas ... foi o que se arranjou a bom preço.
Talvez sejam uma das ultimas fornadas da Sylvania antes de acabar a produção.
Olá !!!!
Essas parecem bem. Gostou certamente mais delas que as que utilizava ????
Sim eu também gosto mais da bobine a seguir aos rectificadores, mas como esperava iria faltar tensão. O transformador não foi dimencionado para essa configuração. Só mandando fazer outro.
Quando falo no som melado quando baixa a tensão, claro é se baixar muito o bias. Mas essa valvula trabalha bem com o bias baixo. Já as tenho visto em circuitos com 3 mA.
Tambem reparei que mudou de condensadores no catodo, parecem ser os BG nx ... será??' Que acha ???
MCA
Sim eu também gosto mais da bobine a seguir aos rectificadores, mas como esperava iria faltar tensão. O transformador não foi dimencionado para essa configuração. Só mandando fazer outro.
Quando falo no som melado quando baixa a tensão, claro é se baixar muito o bias. Mas essa valvula trabalha bem com o bias baixo. Já as tenho visto em circuitos com 3 mA.
Tambem reparei que mudou de condensadores no catodo, parecem ser os BG nx ... será??' Que acha ???
MCA
Ainda estão com muito poucas horas de uso, mas a sensação é de que são menos cansativas.MCA.hifi escreveu:
As TungSol enfatizavam um pouco ali a gama meda/alta tornado-a muito detalhada, mas um pouco cansativa.
Estas parecem mais lineares. Mais próximo do que ouvi em sua casa com as suas.
Mas, ...se bem me lembro o MCA também tem umas Sylvania de base preta.
Notei que tem menos ganho que as Tung SOL. Tenho que rodar um pouco mais o botão do volume. Não era de esperar uma vez que são a mesma referencia.
Isto até poderá ser uma vantagem, pois aproxima esta válvula, em termos de ganho, da 12AU7 para a qual este circuito foi projetado.
Mais uma vez caro MCA, não lhe escapa nada!!!MCA.hifi escreveu:
..Tambem reparei que mudou de condensadores no catodo, parecem ser os BG nx ... será??' Que acha ???
Sim são Black gate NX 220uF 6,3V.
Só uma palavra, EXCELENTES!!
Pena que o que é bom, sempre acaba.
PS: também consegui arranjar os IRF830 da I&R
Ora então olá a todos,
Depois de ter passado uma semana a ler este topido do principio ao fim (a primeira e a segunda secções) e ter lido e relido algumas partes que me pareciam mais importantes acho que me vou aventurar na criação de mais um PTphones+pré (PT prénes?-Isto soa esquisito ). Estanto nas fases iniciais de construção de um power (p2p claro) e após andar a ver o que há por aqui no forum para lhe fazer companhia e de umas trocas de impressões com alguns colegas vou anunciar aqui que já está escolhido o pré para o acompanhar.
Assim vai haver mais um PTphones a iniciar a sua construção brevemente. Talvez ainda vá um pouco mais longe em termos de DIY porque não me tendo dado mal a enrolar os meus transformadores de saída do pequeno integrado que construí estou a pensar seriamente na possibilidade de tratar eu dos transformadores de saída do PTphones também. Mas devo meter um secundário unico para 600ohms e fazer assim o transformador o mais linear possível. Estou dependente só de arranjar o material de base e pronto...Veremos no que dá.
Para já estou em fase de desenhos. Cada vez que começo com a ideia de construir algo é sempre isto....meto-me a ver caracteristicas, fazer contas, desenhos, etc. Depois vem o ver que peças já tenho na minha sucata... e de seguida encomendar as peças que faltam. Finalmente passo para a construção efectiva. Ainda vai demorar mas do que já li aqui não tenho duvidas de que não me vou arrepender nada ao construir um.
O pior é que esta 'febre laranja' (reflexo dos filamentos ) dá-me muito que fazer.
Já não me bastava os upgrades, o power e um integrado com EF86 e KT88's que estão todos na forja e ainda dei com este topico e pronto...mais um projecto que não vou poder deixar de fazer. Ao menos aproveito quando encomendar as EF86 e as KT88 e junto mais umas 6SN7 à lista.
Vocês só me dão trabalho
Espero que a minha entrada na construção também ajude um bocadinho a avivar o topico porque duvidas essas vão aparecer de certeza e ainda vão ser algumas (espero que não sejam muitas senão é mau sinal
Depois de ter passado uma semana a ler este topido do principio ao fim (a primeira e a segunda secções) e ter lido e relido algumas partes que me pareciam mais importantes acho que me vou aventurar na criação de mais um PTphones+pré (PT prénes?-Isto soa esquisito ). Estanto nas fases iniciais de construção de um power (p2p claro) e após andar a ver o que há por aqui no forum para lhe fazer companhia e de umas trocas de impressões com alguns colegas vou anunciar aqui que já está escolhido o pré para o acompanhar.
Assim vai haver mais um PTphones a iniciar a sua construção brevemente. Talvez ainda vá um pouco mais longe em termos de DIY porque não me tendo dado mal a enrolar os meus transformadores de saída do pequeno integrado que construí estou a pensar seriamente na possibilidade de tratar eu dos transformadores de saída do PTphones também. Mas devo meter um secundário unico para 600ohms e fazer assim o transformador o mais linear possível. Estou dependente só de arranjar o material de base e pronto...Veremos no que dá.
Para já estou em fase de desenhos. Cada vez que começo com a ideia de construir algo é sempre isto....meto-me a ver caracteristicas, fazer contas, desenhos, etc. Depois vem o ver que peças já tenho na minha sucata... e de seguida encomendar as peças que faltam. Finalmente passo para a construção efectiva. Ainda vai demorar mas do que já li aqui não tenho duvidas de que não me vou arrepender nada ao construir um.
O pior é que esta 'febre laranja' (reflexo dos filamentos ) dá-me muito que fazer.
Já não me bastava os upgrades, o power e um integrado com EF86 e KT88's que estão todos na forja e ainda dei com este topico e pronto...mais um projecto que não vou poder deixar de fazer. Ao menos aproveito quando encomendar as EF86 e as KT88 e junto mais umas 6SN7 à lista.
Vocês só me dão trabalho
Espero que a minha entrada na construção também ajude um bocadinho a avivar o topico porque duvidas essas vão aparecer de certeza e ainda vão ser algumas (espero que não sejam muitas senão é mau sinal
asoares- utilizador iniciado
- Número de Mensagens : 60
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Pontos/Reputação : 121
E essa semana passada a ler este tópico valeu a pena ou não?
Seja bem vindo ao "clube" PTphones
(o meu ainda não está acabado )
Seja bem vindo ao "clube" PTphones
(o meu ainda não está acabado )
Viva asoares,
Bem vindo a este tópico.
e quer partir logo para o MKII.
Se estiver interessado posso dispensar estas. Trabalharam 1 mês e meio. Emparelhadas
cumprimentos
Bem vindo a este tópico.
e quer partir logo para o MKII.
Se estiver interessado posso dispensar estas. Trabalharam 1 mês e meio. Emparelhadas
Carlomar escreveu:
cumprimentos
Bem...sim e nãoPaulo André escreveu:E essa semana passada a ler este tópico valeu a pena ou não?
Valeu pelo muito que aprendi e por ter achado um complemento para o power que estou a começar a construir. Ainda para mais há quem já os tenha a funcionar juntos. Por lado negativo fiquei fixo na ideia de construir um e isso juntando a outras coisas que estou a construir o que começa a ser uma quantidade assustadora de projectos em simultâneo. Ainda fico
Ahhh pois é...Não estou à espera de re-inventar a roda. Se é uma evolução reconhecida relativamente ao MK1 então começo por aqui. Tendo uma boa base depois é só adaptar ao material que tenho e aos gostos pessoais com a mudança de um ou outro componente e recostar-me para ouvir musica (até à proxima ideia de upgrade... ). Quando finalmente estiver tudo deve ficar o seguinte sistema :Transporte Sony; DAC DIY NOS com octuplo tda1543; PTphones; DIY Nelson Pass F5 P2P; B&W704.Carlomar escreveu:e quer partir logo para o MKII.
Vamos a ver o que isto vai dar
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Viva asoares
Em primeiro lugar, apresento-lhe os parabens pela sua escolha.
Estou convencido que o PTphones, que o meu caro quer utilizar como pré ( que poderia então chamar-lhe PTpré) é um aparelho de qualidade acima da média e que soa muito musical e promenorizado. Por outro lado penso que será um pré excelente para o seu amplificador residente, Nelson Pass F5 P2P, aliás tenho a certeza que será.
Aproveitando a experiencia do Carlomar, a proposta dele é sem dúvida uma boa aposta. No fundo o circuito é o mesmo, apenas a ECC82/12AU7 é substiduida pela famosa 6SN7.
Esta versão foi proposta por mim, atendendo a pessoal que comentou comigo terem notado o PTphones original uma excelente musicalidade mas faltava-lhe um pouco de velocidade e presença nas grandes massas orquestrais.
Sendo uma caractristica da 12AU7 (não é defeito, é assim mesmo) resolvi fazer esta nova versão do PTphones sem alterar a topologia do circuito. Andei para tráz no tempo e achei que a 6SN7 seria a valvula electricamente mais parecida com a 12AU7 e que resolveria o gosto de algum pessoal.
Correu bem como se pode visualizar nos tópicos do Carlomar, que foi a "cobaia" eleita para o teste de laboratório.
Se o amigo pretendo iniciar o PTpré, talvez não seja de todo despropositado utilizar de imediato a versão MKII.
Cumprimentos
MCA
Antes de mais o meu obrigado por todo o esforço (que li ao longo dos tópicos) para tornar o PTphones (ou PTpré) numa realidade. Eu é que lhe dou os meus sinceros parabens e estendo os parabens ao td124 pela optima base de trabalho com que nos presenteou.
A escolha pelo PTpré foi algo lógica: desenho simples, toca muito bem com componentes comuns o que é um optimo sinal da qualidade base do circuito, boas criticas e no fim de tudo isto há a acrescentar o facto de usar uma configuração a qual ainda não tinha tido o prazer de testar mas que me atraiu desde inicio.
Quando à contrução em si vou começar pela versão MKII, aproveitando a disponibilidade do colega Carlomar em ceder-me as suas 6SN7GTB e a facilidade que tenho em obter o IRF830 em comparação com o mais dificil BF. O resto da electronica não me parece que levante grandes problemas. É claro que só quando se começa a mexer é que as duvidas aparecem mas veremos e é para isso que este forum existe: para partilhar e aprender - é esta a minha opinião e postura.
Depois no final é que virão as experiencias para afinar o som à sala, ao resto dos componentes, aos gostos pessoais, etc.
Já agora acrescento que por gosto pessoal prefiro o som das 6SN7 em relação ás 12AU7. Isto tendo por comparação a troca já feita de umas por outras num amigo que tem um integrado com elas como drivers de umas KT66. Aliás todas as válvulas da familia 12A são semelhantes em termos de som e não me agradam especialmente mas são gostos embora e pessoalmente acho que foram um pouco 'endeusadas' pelas criticas. Não quero com isto dizer que sejam más, nada disso...mas é como o danoninho: falta-lhe um bocadinho assim...E em comparação directa prefiro as ECC82 ás AU7 mas as 6SN7 são as melhores (para mim claro). Ainda tenho outras que são as minhas favoritas all-time que são as EF86 mas isso são outras contas
Quero com isto tudo dizer que o PTpré é à partida um projecto ganhador e vou avançar para um
A escolha pelo PTpré foi algo lógica: desenho simples, toca muito bem com componentes comuns o que é um optimo sinal da qualidade base do circuito, boas criticas e no fim de tudo isto há a acrescentar o facto de usar uma configuração a qual ainda não tinha tido o prazer de testar mas que me atraiu desde inicio.
Quando à contrução em si vou começar pela versão MKII, aproveitando a disponibilidade do colega Carlomar em ceder-me as suas 6SN7GTB e a facilidade que tenho em obter o IRF830 em comparação com o mais dificil BF. O resto da electronica não me parece que levante grandes problemas. É claro que só quando se começa a mexer é que as duvidas aparecem mas veremos e é para isso que este forum existe: para partilhar e aprender - é esta a minha opinião e postura.
Depois no final é que virão as experiencias para afinar o som à sala, ao resto dos componentes, aos gostos pessoais, etc.
Já agora acrescento que por gosto pessoal prefiro o som das 6SN7 em relação ás 12AU7. Isto tendo por comparação a troca já feita de umas por outras num amigo que tem um integrado com elas como drivers de umas KT66. Aliás todas as válvulas da familia 12A são semelhantes em termos de som e não me agradam especialmente mas são gostos embora e pessoalmente acho que foram um pouco 'endeusadas' pelas criticas. Não quero com isto dizer que sejam más, nada disso...mas é como o danoninho: falta-lhe um bocadinho assim...E em comparação directa prefiro as ECC82 ás AU7 mas as 6SN7 são as melhores (para mim claro). Ainda tenho outras que são as minhas favoritas all-time que são as EF86 mas isso são outras contas
Quero com isto tudo dizer que o PTpré é à partida um projecto ganhador e vou avançar para um
Força e boa sorte
no que poder ajudar, diponha ... é só colocar no topico, se souber e a informática não falhar o alerta (como é habutual) dou uma ajuda dentro das limitações.
Cumprimentos
no que poder ajudar, diponha ... é só colocar no topico, se souber e a informática não falhar o alerta (como é habutual) dou uma ajuda dentro das limitações.
Cumprimentos
pois...o meu falha de vez em quando mas pronto... venho vindo cá e seguramente vou meter novidades conforme elas forem acontecendo. Agora é começar a deitar a mão aos componentes começando pelas bases em ceramica
Só como pequeno update: As 6SN7GTB já moram cá em casa. Estão muito bem arrumadas à espera que o resto da banda se junte para tocar. E ainda por cima com o bonus de ter ouvido umas coisas muito especiais. Pena não ter tido tempo para mais.
Obrigado Carlomar
Obrigado Carlomar
Boas "PTPhoneiros" novos e antigos!!
Como o meu PTpré também ainda está "na tábua" e como eu andava com curiosidade em experimentar outras versões que não a primeira, e ainda com a "benção" do amigo MCA que tem uma paciência infinita para me (nos) aturar e guiar nestas lides, resolvi arriscar novos vôos e aprender mais um pouco.
Vai daí, e sempre em contacto com o MCA, resolvemos mudar um pouco a filosofia do circuito original, começando com uma melhoria significativa na fonte de alimentação. Assim:
1 - Utilização de placas reguladoras nos filamentos e na HT, sendo estas da inteira e exclusiva responsabilidade do MCA, tanto no desenvolvimento como na execução.
2 - Mudar alguns componentes do circuito de audio de forma a experimentar a sonoridade das válvulas 6DJ8/6922. Para isto estão a ser mudadas as malhas do cátodo e dos transformadores de saída.
3 - Acertar na fonte de alimentação as tensões dos filamentos e a B+ para os valores adequados às 6DJ8/6922.
Estas alterações são, em princípio, um estado intermédio para uma outra alteração mais radical caso estas válvulas correspondam ao esperado em termos de melhoria de alguns aspectos um pouquinho menos conseguidos com as ECC82 originais. Vamos ver o que daqui sai.
4 - No fim e já não é sem tempo, a acomodação definitiva em caixa dedicada.
E não é de mais repetir, tudo isto com a ajuda inestimável do MCA. Um público Obrigado!
Viva Amigo
Afinal o PTphones ainda mexe. :<<<--
Agora mais parece um desfile de alta custura com fatos feitos por medida e a gosto do cliente.
Na realidade o amigo Mfigueiredo demontrou interesse em fazer novas experiencias com o seu PTphones, já tinha havido uma versão II com a valvula 6SN7, esta feita pelo amigo Carlomar e então agora uma outra versão com a 6DJ8/6922.
Penso que não será nem melhor que as anteriores versões, mas diferente é certamente.
Para esta versão foi escolhida a 6922/6DJ8 devido ao facto desta valvula se adaptar muito bem à configuração SRPP. Soa de forma diferente das anteriores, mas esta valvula tem os seu acolitos, é um som aberto e dinâmico, ninguem adormece a ouvir musica ... é muito detalhada o som é pujante, tem sangue na guelrra como os melhores transistores, mas nunca perde o quentinho do som das valvulas. Penso que vai gostar. Foi o ultimo grande amor de Alen Writh no respeitante a componentes, ele utilizou as 6922 nos seus prés desde há uns 15 anos para cá. Ele lá sabia porquê .....
Os filamentos desta valvula apenas funcionam com 6,3V e como sabem o PTphones original foi projectado para funcionamento de filamentos com 12,6V de alimentação. Para superar esta questão propus ao Mfigueiredo duas placas reguladoras para 6,3V, que além de regularem a tensão, dispõem de filtros RF montados no circuito que evitam interferencias na tensão continua dos filamentos que ao verificar-se poluiriam certamente os catodos que deverão estar livres desta parasitagem e por outro lado ilimina o ruido gerado pelo IC regulador de tensão. Interessante só espero que o Mfigueiredo depois nos dê um feedbeck dos resultados.
Sei que o mfigueiredo não quer ficar por aqui e quer melhorar a alimentação das meninas 6922/6DJ8, eu pessoalmente aconselhava o Mf a fazer as experiencias por fases e registar atentamente as diferenças que vai setindo na reprodução musical do projeto e claro partilhe com o pessoal.
Para já seria mesmo só a alteração das valvulas e claro tudo o que isso implica, desde a pinagem diferente até ao valor das tensões de placa e de bias que são outras.
Depois ouvir, ouvir e ouvir e só depois sim, se tudo correr bem entra na melhoria da alimentação.
Vá pondo umas fotos do novo projecto, é sempre agradavel ver umas fotos das modificações
Disponha
MCA
Afinal o PTphones ainda mexe. :<<<--
Agora mais parece um desfile de alta custura com fatos feitos por medida e a gosto do cliente.
Na realidade o amigo Mfigueiredo demontrou interesse em fazer novas experiencias com o seu PTphones, já tinha havido uma versão II com a valvula 6SN7, esta feita pelo amigo Carlomar e então agora uma outra versão com a 6DJ8/6922.
Penso que não será nem melhor que as anteriores versões, mas diferente é certamente.
Para esta versão foi escolhida a 6922/6DJ8 devido ao facto desta valvula se adaptar muito bem à configuração SRPP. Soa de forma diferente das anteriores, mas esta valvula tem os seu acolitos, é um som aberto e dinâmico, ninguem adormece a ouvir musica ... é muito detalhada o som é pujante, tem sangue na guelrra como os melhores transistores, mas nunca perde o quentinho do som das valvulas. Penso que vai gostar. Foi o ultimo grande amor de Alen Writh no respeitante a componentes, ele utilizou as 6922 nos seus prés desde há uns 15 anos para cá. Ele lá sabia porquê .....
Os filamentos desta valvula apenas funcionam com 6,3V e como sabem o PTphones original foi projectado para funcionamento de filamentos com 12,6V de alimentação. Para superar esta questão propus ao Mfigueiredo duas placas reguladoras para 6,3V, que além de regularem a tensão, dispõem de filtros RF montados no circuito que evitam interferencias na tensão continua dos filamentos que ao verificar-se poluiriam certamente os catodos que deverão estar livres desta parasitagem e por outro lado ilimina o ruido gerado pelo IC regulador de tensão. Interessante só espero que o Mfigueiredo depois nos dê um feedbeck dos resultados.
Sei que o mfigueiredo não quer ficar por aqui e quer melhorar a alimentação das meninas 6922/6DJ8, eu pessoalmente aconselhava o Mf a fazer as experiencias por fases e registar atentamente as diferenças que vai setindo na reprodução musical do projeto e claro partilhe com o pessoal.
Para já seria mesmo só a alteração das valvulas e claro tudo o que isso implica, desde a pinagem diferente até ao valor das tensões de placa e de bias que são outras.
Depois ouvir, ouvir e ouvir e só depois sim, se tudo correr bem entra na melhoria da alimentação.
Vá pondo umas fotos do novo projecto, é sempre agradavel ver umas fotos das modificações
Disponha
MCA
Boas!
Como prometido, aqui começo a deixar as primeiras impressões sobre as diferenças que noto no desempenho do meu PTPré.
1º - Muito Importante: Deixei de ouvir o hummm característico e arreliador que nestes projectos é muito difícil de eliminar. Está absolutamente silencioso e sem alterar rigorosamente nada na disposição do transformador de alimentação que é a fonte destes ruídos. Ou então estou a ficar surdo....Ou então as duas coisas, eheheh!
2 º O som apresenta-se agora mais vivo, dinâmico e frontal. As vozes, especialmente, ficaram mais nítidas. Às vezes até um pouco "rascanhadas" como acontece ao vivo. A impressão geral é de que estas válvulas são mais cruas. Gosto mais assim.
Um dia destes colocarei aqui imagens das placas reguladoras. Para já apenas das dos filamentos. As de HT ainda estão em testes e desenvolvimento nas mãos do MCA. Quer isto dizer que as melhorias ainda vão "no adro".
Se me perguntam se voltava à primeira versão, respondo: NÃO. Só se for para matar saudades e comparar.
E afinal é bem simples...
Viva Mfigueiredo,
então temos a versão PTpré MKIII.
então temos a versão PTpré MKIII.