Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+19
B&W
Termionica
Admin
vinyl33
Elso
Varandinha
pumabr
drobalino
Diplomata
ferreirafm
Nox
Vanderlei Castro
MCA.hifi
ccavis
fm&stereo
RuiGSousa
Blink
Paulo André
td124
23 participantes

Página 6 de 34 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 20 ... 34  Seguinte

Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 28/8/2009, 19:12

MCA.hifi escreveu:Drobalino, boa tarde

Em minha opinião os transformadortes de saída pelas suas caractristicas terão de ser mandados fazer de encomenda. Sad Surprised . Após o periodo de férias das fábricas fiquei de ser um dos DIY a ver esse assunto.
Terça feira já abrem, mas vou eu de férias sunny sunny, em consequencia antes de dia 15 Set. não posso abordar esse assunto. Após essa data poderei ter novidades. Vou aproveitar as férias para fazer o desenho e calculo deles, se houver acesso a NET vou dando novidades.

MCA
cat

Mas já dá para ir fazendo o resto, e ficar só à espera dos transformadores. cheers

Convidad
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 28/8/2009, 21:56

Hello!

Como já havia dito anteriormente, não percebo muito de electrónica, e de válvulas ainda menos...gostaria de avançar com algumas questões acerca do circuito enquanto não há novidades no campo de encomendas. Espero que não se importem e agradeço desde já a quem se der o trabalho de responder
!
A minha 1ª questão tem a ver com o bias. Na verdade nem sei o que isso é, apenas sei que deve ser ajustado para cada válvula (talvez emparelhar?) e gostaria de saber se neste circuito isso será necessário.

A 2ª questão é relativa a impedância do secundário dos transformadores de saída. O td124 disse que seria 8, 30 e 600 ohms, correcto? Devido ao post de outro forense fiquei com a impressão que cada transformador deverá ter apenas um destes valores, tendo em conta a impedância dos auscultadores que irão alimentar, é isso? No meu caso, como tenho uns HD650 com 600 ohms, teria de escolher um com impedância de saída de 600 ohms?

3ª questão, e começando com uma citação do td124: "Vou fazer de maneira a vos dar todos os conselhos, para que cada um escolha os componentes em funçao da sua sensibilidade, unica maneira de ser o verdadeiro proprietario do mesmo" Ou seja, o caro td124 vai indicar diferentes componentes e suas características "audíveis" de modo a escolhermos os componentes que melhor se adaptam aos nossos gostos musicais, certo?

Ainda tenho mais questões acerca dos circuitos, mas essas ficam para mais para a frente...a lista é grande e algo complexa de explicar!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Mensagem  MCA.hifi 28/8/2009, 23:13

[quote="pumabr"]Hello!

A 2ª questão é relativa a impedância do secundário dos transformadores de saída. O td124 disse que seria 8, 30 e 600 ohms, correcto? Devido ao post de outro forense fiquei com a impressão que cada transformador deverá ter apenas um destes valores, tendo em conta a impedância dos auscultadores que irão alimentar, é isso? No meu caso, como tenho uns HD650 com 600 ohms, teria de escolher um com impedância de saída de 600 ohms?

Olá Pumabr:D Posso responder-te a uma....

O secundário dos transformadores será desenhado e calculado para ter as três impedâncias que referes,
e poderá ainda ser calculado para mais ou diferentes, neste caso estas são as indicadas, podem fazer tocar auscultadores de baixa e alta impedância e 8 ohms dá para fazer tocar bém, altifalantes de alto rendimento Smile alien affraid . Por não existirem transformadores stereo, necessitas então é de dois tranformadores (um por canal) Shocked .:partyguitar:
MCA.
cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Pontos/Reputação : 1091

Mensagem  pumabr 29/8/2009, 01:25

Isso quererá dizer que o secundário terá 4 fios de saída, um neutro e três com sinal? É por isso que os amps valvulados por vezes têm terminais dedicados para diferentes impedâncias de colunas? Question
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  td124 29/8/2009, 08:52

pumabr escreveu:Hello!
...
A minha 1ª questão tem a ver com o bias. Na verdade nem sei o que isso é, apenas sei que deve ser ajustado para cada válvula (talvez emparelhar?) e gostaria de saber se neste circuito isso será necessário.

A 2ª questão é relativa a impedância do secundário dos transformadores de saída.

3ª questão, e começando com uma citação do td124: "Vou fazer de maneira a vos dar todos os conselhos, para que cada um escolha os componentes em funçao da sua sensibilidade, unica maneira de ser o verdadeiro proprietario do mesmo"
...

Olà pumabr Very Happy ,

1) O bias é a polarizaçao de um circuito eléctronico, se fizer-mos uma comparaçao com um motor é a afinagem da velocidade do ralenti. O PTphones é autopolarisado, nenhuma ajustagem durante toda a vida do aparelho nao é necessaria, nem emparelhar as valvulas é obrigatorio...

2) O transformador de saida terà 3 segundarios 8, 30 e 600 ohms como disse muito bem o MCA. Estes três valores permetem de atacar todos os auscultadores do mercado (electrodinamicos). Permete também de fazer o down-atack, ou seja atacar o phone numa impedância mais baixa que a sua e ganhar fermeza no grave e fineza nos agudos (às vezes)...

3) Sim compreendes-te bem o que disse. Vou explicar para alguns componentes criticos o som que eles dao segundo a tecnologia, para que voçês escolham o que corresponde mais à vossa sensibilidade.

Espero ter sido claro...

Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação : 875

Mensagem  pumabr 29/8/2009, 09:19

Ainda fiquei com uma dúvida silent que é se o transformador vai ter 3 fios de saída, um para cada impedância What a Face ...
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  td124 29/8/2009, 09:33

pumabr escreveu:Ainda fiquei com uma dúvida silent que é se o transformador vai ter 3 fios de saída, um para cada impedância What a Face ...

SIM, SIM, SIM, SIM... Laughing

Até+ Basketball
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MCA.hifi 29/8/2009, 15:15

Boas tardes Very Happy

TD 124, anteriormente faleite num transistor em alternativa ao BF 471, mas enganei-me a ver a referencia e indiquei-te um PNP :damn: :damn: Mad

Gostaria que visses o NPN - MJE 340, não estou muito por dentro das engenarias dos transistores mas se poderes dar uma opinadela acerca deste seria mais uma alternativa para quem tiver dificuldade em arranjar o indicado no esquema.

Se porventura houver mais opiniões, tanto melhor.

Cumprimentos a todos
MCA
cat
MCA.hifi
MCA.hifi

Mensagem  td124 29/8/2009, 22:22

MCA.hifi escreveu:Boas tardes Very Happy

TD 124, anteriormente faleite num transistor em alternativa ao BF 471, mas enganei-me a ver a referencia e indiquei-te um PNP :damn: :damn: Mad

Gostaria que visses o NPN - MJE 340, não estou muito por dentro das engenarias dos transistores mas se poderes dar uma opinadela acerca deste seria mais uma alternativa para quem tiver dificuldade em arranjar o indicado no esquema.

Se porventura houver mais opiniões, tanto melhor.

Cumprimentos a todos
MCA
cat

Olà MCA,

infelizmznte o MJE-340 nao dà. E um transistor epitaxial a gatilho e é feito para as alimentaçoes industriais a impulsao e nao para um trabalho linear em audio. A sua banda é muito pequena e a linearidade de fase mà. Nao é um transistor audio...

Mas como jà disse eu enviarei os BF471 daqui pois nao sao muito caros...

Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  pumabr 1/9/2009, 22:01

Boas pessoal! Aqui vai mais um lote de perguntas que me surgiram após a minha "minuciosa" vistoria ao circuito de alimentação. O circuito de amplificação fica para a seguir. Coisas de quem não percebe disto, vão ver! :partyman:

1º - o transformador de alimentação vai ter no secundário 3 ou 4 fios? Pelo circuito mostra serem 4, mas o neutro deverá ser comum, não?
2º - na saída do 2º C2 surge um símbolo que penso ser o de ligação à massa do circuito...isso na prática será para ligar onde? Tenho a mesma questão para o circuito de amplificação, sempre que vejo estes esquemas e surgem este símbolo fico sem saber onde ligar a massa...já falei com um professor de física acerca disto, perguntei-lhe se a massa é o polo negativo, e ele disse-me que nem sempre...também ele não soube me explicar o que era a massa sem usar demasiados termos técnicos... Sad se alguém pudesse explicar isto agradecia!
3º - o CI supostamente é um circuito integrado, com diversos terminais...e pelo circuito só vai ser preciso utilizar 3 terminais dele?
4º - porque é que no circuito estão presentes 4 saídas mais a M (massa?) se no circuito de amplificação apenas está assinalada uma entrada de alimentação?
E pronto, neste momento já devo ter feito muita gente rir com estas questões! Foi de propósito para trazer animação para o fórum! Laughing (mas na mesma respondam-me, ok? Embarassed )
Se conseguir montar este amplificador e se funcionar sem problemas, quem sabe se depois não tiro um curso de electrónica... alien
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  pumabr 1/9/2009, 22:12

Já agora, estive a ver alguma literatura acerca do transistor BF471 e encontrei isto escrito acerca dele:

"These products are not designed for use in life support appliances, devices, or systems where malfunction of these products can reasonably be expected to result in personal injury. Philips customers using or selling these products for use in such applications do so at their own risk and agree to fully indemnify Philips for any damages resulting from such improper use or sale."
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/16208/PHILIPS/BF471.html

O que eu sei é se o meu amplificador vir a funcionar, e se ele de repente avariar, é bem possível que eu tenha um ataque cardíaco... pale
Wink
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad 1/9/2009, 22:44

pumabr escreveu:

O que eu sei é se o meu amplificador vir a funcionar, e se ele de repente avariar, é bem possível que eu tenha um ataque cardíaco... pale
Wink

Deve de ser nos casos em que o componente é usado num pace maker. lol!

Convidad
Convidado

Mensagem  Vanderlei Castro 2/9/2009, 07:50

pumabr escreveu:Boas pessoal! Aqui vai mais um lote de perguntas que me surgiram após a minha "minuciosa" vistoria ao circuito de alimentação. O circuito de amplificação fica para a seguir. Coisas de quem não percebe disto, vão ver! :partyman:

1º - o transformador de alimentação vai ter no secundário 3 ou 4 fios? Pelo circuito mostra serem 4, mas o neutro deverá ser comum, não?
2º - na saída do 2º C2 surge um símbolo que penso ser o de ligação à massa do circuito...isso na prática será para ligar onde? Tenho a mesma questão para o circuito de amplificação, sempre que vejo estes esquemas e surgem este símbolo fico sem saber onde ligar a massa...já falei com um professor de física acerca disto, perguntei-lhe se a massa é o polo negativo, e ele disse-me que nem sempre...também ele não soube me explicar o que era a massa sem usar demasiados termos técnicos... Sad se alguém pudesse explicar isto agradecia!
3º - o CI supostamente é um circuito integrado, com diversos terminais...e pelo circuito só vai ser preciso utilizar 3 terminais dele?
4º - porque é que no circuito estão presentes 4 saídas mais a M (massa?) se no circuito de amplificação apenas está assinalada uma entrada de alimentação?
E pronto, neste momento já devo ter feito muita gente rir com estas questões! Foi de propósito para trazer animação para o fórum! Laughing (mas na mesma respondam-me, ok? Embarassed )
1. 2 secundários (4 fios);
2.http://en.wikipedia.org/wiki/Ground_(electricity);
3. regulador de tensão c/ dissipador;
4. +1,+2, +3.

pumabr escreveu:Se conseguir montar este amplificador e se funcionar sem problemas
O maior problema é passar para o outro mundo. Muita atenção aos procedimentos de segurança.

Vanderlei Castro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Pontos/Reputação : 44

Mensagem  pumabr 4/9/2009, 15:15

Obrigado pelas suas respostas Vanderlei, mas não me foram muito esclarecedoras...talvez o sejam para quem estudou electrónica, mas eu sei muito pouco acerca de circuitos electronicos. Percebo de circuitos electricos, mas de electronica...fica muita aquem do que desejava! Assim sendo as questões continuam em aberto Sad
2 - todas as massas são para ligar ao terminal M da fonte de alimentação?
3 - o regulador de tensão será o tal transístor BF471?
4 - aqui não percebi nada da resposta... Embarassed Embarassed
Agradecia se pudesse me esclarecer melhor acerca disto, não estou à procura de conhecimentos profundos acerca destes assuntos (se assim quisesse seria melhor estudar a fundo esta matéria), apenas de ter certezas do tipo "o fio A liga-se ao fio B", pouco mais do que isso apenas para poder montar o amp sem problemas!

Quanto a passar para o outro mundo, apenas quero fazer visitas regulares de curtos períodos usando a música como veículo...passar permanentemente para o outro mundo utilizando alta voltagem é que não! Laughing
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Vanderlei Castro 4/9/2009, 15:51

pumabr escreveu:Obrigado pelas suas respostas Vanderlei, mas não me foram muito esclarecedoras...talvez o sejam para quem estudou electrónica, mas eu sei muito pouco acerca de circuitos electronicos. Percebo de circuitos electricos, mas de electronica...fica muita aquem do que desejava! Assim sendo as questões continuam em aberto Sad
2 - todas as massas são para ligar ao terminal M da fonte de alimentação?
3 - o regulador de tensão será o tal transístor BF471?
4 - aqui não percebi nada da resposta... Embarassed Embarassed
Agradecia se pudesse me esclarecer melhor acerca disto, não estou à procura de conhecimentos profundos acerca destes assuntos (se assim quisesse seria melhor estudar a fundo esta matéria), apenas de ter certezas do tipo "o fio A liga-se ao fio B", pouco mais do que isso apenas para poder montar o amp sem problemas!

Quanto a passar para o outro mundo, apenas quero fazer visitas regulares de curtos períodos usando a música como veículo...passar permanentemente para o outro mundo utilizando alta voltagem é que não! Laughing
Tente isto:
http://www.teachers.ash.org.au/jfuller/electronics/regulators.htm
Boa sorte!

Vanderlei Castro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Pontos/Reputação : 44

Mensagem  pumabr 5/9/2009, 00:41

[/quote]Tente isto:
http://www.teachers.ash.org.au/jfuller/electronics/regulators.htm
Boa sorte![/quote]

Muito boa página! Afinal o regulador de tensão não é o tal BF471 mas sim outro componente tal como um transistor...thanks! bom
Agora falta só perceber as respostas das questões 2 e 4 Sad ...haverá outras páginas com a mesma qualidade informativa que a que me indicaste? study
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  drobalino 5/9/2009, 19:54

Já há noticias dos transformadores de saida?

drobalino
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 47
Pontos/Reputação : 82

Mensagem  Convidad 5/9/2009, 19:58

drobalino escreveu:Já há noticias dos transformadores de saida?

Estamos todos expectantes bounce bounce bounce cheers

Convidad
Convidado

Mensagem  pumabr 8/9/2009, 12:15

Ainda tenho questões em aberto...e como disse não poderei avançar com este projecto sem antes ter as dúvidas resolvidas PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 751847 . Please friends, someone help me? td124, MCA, where are you? PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sad
É que além destas ainda tenho outras relativamente ao circuito de amplificação!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Empty Qestões do pumabr

Mensagem  MCA.hifi 8/9/2009, 23:33

Olá a todos PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_smile ,
já tinha saúdades do forúm PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_eek , mas também tenho férias... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Drunken_smiliePTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Drunken_smilie PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny e é o que estou aqui no Sul do País a fazer... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Drunken_smilie PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny , contudo vim acompanhado por um pequeno portátil equipado com um sabonete USB que dá para ter Net, ainda que devagarinho, muito devagarinho..... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Sleep PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Sleep , mas tem dado para ir acompanhando o forum.

Quanto aos transformadores, a coisa está na agenda e logo que vá para Lisboa, darei novidades acerca do assunto. Posso adiantar que aproveitei as férias para dispor de tempo para estudar a váriada literatura que tenho disponível, para desenhar transformadores de saída. PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_lol PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_lol O pior é que existem várias teorias acerca do assunto... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Affraid PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Affraid A coisa não foi esquecida... certamente, logo que pronto, vou por o desenho no fórum para apreciação dos mais entendidos.

Então Pumabr, tantas dúvidas PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_question

Vou tentar ajudar-te no que poder,
para já o meu curso é igual ao teu, sendo que há cerca de 35 anos que tenho este bicho de estimação das electrónicas aplicadas ao audio, o que fez de mim um hobysta auto-didacta em electrónica.

Então lá vai .... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_scratch PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_scratch

As Valvulas necessitam de duas alimentaçõs de trabalho: - Uma para alimentação de filamentos de aquecimento da valvula, no nosso caso em concreto 12 voltes, no circuito teórico é apresentada como 0 - 12V. Esta tensão é comum á válvula do canal direito e á válvula do canal esquerdo, ou seja o tensão de filamentos é ligada em paralelo em todas as válvulas do circuito (no nosso caso duas).
Outra para alimentação, é a alimenta o circuito de placa da valvula, designada por HT, no nosso caso concreto trata-se de 295V PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Affraid (atenção esta tensão é continua e pode mandar o mais pacato cidadão falar com o D.Pedro, com os globolos vermelhos derretidos e com outra cor, assim como quem anodiza aluminium) PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Affraid . No caso do PTphones aparecem duas saídas, Pumabr francamente...., (esta é fácil.... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_razz) é uma para o circuito do canal direito, outra para a canal esquerdo. No circuito apresentado pelo TD124 apenas aparece um canal, apenas pelo facto do outro ser exatamente igual, e assim o TD 124 poupa papel e tinta... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_rolleyes dá para entender???

2 - As massas, este um problema que muito boa gente não entende, como é que recebe o salário e a partir do meio do mês as massas começam a funcionar mal ??? (momento de humor PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_lol PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_lol ) .

Não existe nenhuma teoria 100% certa acerca deste assunto, mas de um modo geral e em caso de ausência de equipamentos sofisticados para medida das tensões residuais, utiliza-se uma teoria que de um modo geral funciona sempre...: todas as massas ligam a um só ponto, pode ser um arame de cobre com 2,5 de diâmetro isolado do chassis, portanto a sua fixação terá de ser por forma a não ter condução ao chassis. A esse pedaço de cobre ligarão então todas as massas incluindo as fichas de entrada e de saída. Então desse ponto é retirada uma ligação ao chassis que deverá ser feita atravéz de uma resistencia bobinada de 5W e de 1 a 5 K de resistencia (não é rigoroso) é rigoroso é ser bobinada, OK???.
Agora atenção o circuito de alimentação dos filamentos, não tem M e em vez disso tem 0, o que significa que não liga á massa do circuito de HT, daria uma grande bomba PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Affraid PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Affraid PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Affraid , R2 ,R3 e C8 certamente ficarão colados ao tecto... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_pale PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Affraid .
Igualmente aparece no circuito teórico da fonte de alimentação a ligação ao chassis da ficha de entrada de alimentação 230V e a blindagem electroestática do transformador de alimentação, para estas ligações no chassis deverá também ser criado um unico ponto e nesse ponto é também onde deverá ligar a resistência bobinada que anteriormente falei.

3- Pumabr, não te chateies do IC ter apenas três patinhas, este é assim e não deixa de ser IC por ter apenas três patas, ele anda na mesma e é mais conhecido que o PaPa, é o celebérrimo 7812.

4 - Quanto ás saídas da fonte penso já ter respondido, no entanto vou repetir de uma forma diferente:
- 295V HT de um canal
- 295V HT de outro canal
- M massa do circuito de audio (ponto aonde deverão ligar totas as massas do circuito).
- 12 V - tensão positiva para alimentação de filamentos, a ligar ás duas válvulas.
- 0 - 0 Voltes da tensão de filamentos, a ligar ás duas valvulas

Adeus a todos, tenho que me deitar PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Sleep porque gosto de dar um mergulho muito cedo... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Drunken_smilie PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_cool PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Drunken_smilie PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 59336 PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_geek PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Drunken_smilie

MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi

Mensagem  pumabr 11/9/2009, 17:48

Boas MCA, as férias vão bem por aí? Por acaso o sul do país é o meu local de eleição para passar férias, principalmente o Alentejo... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Sleep PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny

Gostei das suas respostas, até me deram algum trabalho a estudar e perceber toda a informação que disponibilizou! Mas há algumas coisas que ainda terei de comentar e confirmar...bem, vamos lá!

Em 1º lugar, ao ler o seu post percebi que havia informações que estava a falar acerca do projecto que eu não havia ainda encontrado (como por exemplo as voltagens de saída da fonte de alimentação). Fui então reler todos os posts quando me apercebi que afinal nas 2ªs imagens dos circuitos não estavam apenas a mais a lista de material, no próprio circuito havia mais informações...assim sendo vi logo que algumas das minhas questões acabariam por ser estúpidas PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 659639 ...mas adiante.

Quanto às válvulas só sabia que precisam de alta voltagem, funcionam de modo semelhante aos CRT's, aquecem muito, são frágeis, e têm um som magnífico. Tudo o resto me transcende...portanto as informações que passou foram muito úteis, thanks!
Quando li que os 295V são em DC, vi logo que isso não será brincadeira nenhuma...a questão que me surgiu foi se mesmo com o aparelho desligado da corrente, haverá algum risco de apanharmos algum choque potencialmente perigoso (para não dizer fatal PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 88107 ) apenas com alguma descarga eléctrica que poderá ficar armazenada no circuito, como nos condensadores. É que já houve uma vez que apanhei um choque nada confortável proveniente de um condensador...

Preciso aqui dizer que é óbvio que já tinha percebido que o circuito de amplificação apresentado era referente a apenas um canal...há algumas coisas que eu ainda percebo! PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Fresse Mas a minha questão referente às saídas 1 e 2 era que estas estavam em paralelo, mas não diziam que valores saíam daí (mais uma vez lembro que estou a falar como se só tivesse visto a 1ª imagem publicada do circuito de alimentação). No entanto agora vejo que a saída 3 também terá de ser duplicada, mas no circuito isso não apararece! Ainda referente às saídas, há a referência de 90V entre as saídas 3 e M, fiquei sem perceber de onde surge esse valor... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_scratch

Outra questão que me surge é que no secundário do transformador temos 240V, e daí a corrente passa por um condensador e pela ponte de díodos, e depois esta passa para 340V? A minha ignorância na área da electrónica impediu-me de perceber como isso acontece... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Confused

Quanto às massas, resumindo é assim: todas as massas do circuito de áudio e de alimentação (saída do C2) ligam a um fio de 2,5mm de secção. Também a este fio se liga as massas das fichas de áudio. Esse fio tem de estar isolado do chassis. Do chassis sai um fio que liga ao de 2,5mm por intermédio da resistência bobinada de 5W e 2,5KΩ (valor médio). No caso do chassis ser feito de madeira (ou outro material não condutor), não será necessário fazer a ligação da massa ao chassis. O fio de 2,5mm por fim é ligado ao terminal M do circuito de alimentação. Certo?
Acho apenas estranho o facto de no circuito de alimentação haver uma ligação à massa na saída do C2 quando este já está ligado ao fio condutor do terminal M. Deve estar a me faltar algum pormenor, não? PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_study

Quanto à ligação ao chassis da ficha de entrada de alimentação 230V, fica assim: o terminal terra da ficha CE será ligado ao terminal terra do transformador. Do chassis sai um ponto de ligação que ligará ao terminal terra da ficha CE por intermédio de outra resistência de 5W, 2,5KΩ. Certo?

Quanto ao estabilizador de tensão, não sabia que havia IC's com apenas 3 terminais...isto sim era algo que agora vejo que se tivesse estudado melhor o caso veria que não se tratava de um transístor...sorry! Mas na mesma, como saberei a ordem a que os terminais do IC serão ligados no circuito?

Por agora já são muitas questões, mas a seguir ainda tenho algumas relativamente ao circuito de amplificação...e continuo a depender da vossa boa vontade e paciência para me explicarem como montar este amplificador. Da minha parte só tenho a agradecer a vossa disposição! PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Alien PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_surprised PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_cheers
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  td124 12/9/2009, 14:49

MCA.hifi escreveu:Olá a todos PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_smile ,
já tinha saúdades do forúm PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_eek , mas também tenho férias... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Drunken_smiliePTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Drunken_smilie PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny e é o que estou aqui no Sul do País a fazer... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Drunken_smilie PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_sunny , contudo vim acompanhado por um pequeno portátil equipado com um sabonete USB que dá para ter Net, ainda que devagarinho, muito devagarinho..... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Sleep PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Sleep , mas tem dado para ir acompanhando o forum.

...
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_cat

Boas férias, e nao te constipes nem te afogues Laughing , pois o pessoal precisa de ti para fazer os PTphones... Wink

Até+ e boas férias cheers
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Empty Respostas pumabr

Mensagem  MCA.hifi 12/9/2009, 18:27

Caro pumabr, Boa tarde Wink

Não leve a mal...mas as suas duvidas parecem-me indetermináveis, gostaria de lhe peder responder a todas as suas questões, mas pelo que estou a perceber vai ser dífissil de chegar a bom porto.
Garanto-lhe que o circuito apresentado pelo Td124 é de excelente qualidade e já foi garantido pelo autor o seu excelente funcionamento, a meu ver em primeirissimo lugar terá de ter confiança no projecto Surprised, em segundo lugar terá de fazer um esforço suplementar para compreender o que escrevi, pois fi-lo de uma forma muito simples... No :roll:e em terceiro lugar é muito importante para aumentar-mos os conhecimentos pesquisar informação, então vá lá....com internet á mão toda a informação está á distancia de um clic alien :alien. Certamente compreenderá que o forum tem um ambito mais abrangente com questões mais técnicas , só assim desempenhará um papel de troca de conhecimentos e práticas construtivas. palerabbit . Posso aconselha-lo, caso tenha empenho em construir este aparelho começar por construir um esquema prático dos circuitos, ou seja desenhar um esboço das peças e interliga-las de acordo com os circuitos teoricos apresentados por TD124.

Apesar de tudo vou-lhe responder a algumas dúvidas suas que me pareceram pretinentes:
1- Não entendo bém o que quer dizer com saída 3, mas sendo a alimentação de +12v para filamentos, (conforme já referi no anterior artigo) esta não terá que ser duplicada, apenas liga aos pinos 4-5 da valvula 1 e segue para os pinos 4-5 da valvula 2... nada mais fácil : Razz rabbit.

2- o circuito existe uma referencia que consiste em ter de aparecer entre os 12 voltes de filamentos e a massa do circuito uma tensão de 90V, esta medida é um referencial ( e maximo) não é para ligar a nada é o que tem que estar lá, caso não aconteça há ....:supersick: :supersick: ...problema no circuito.

3- O fio de 2,5 para massas foi apenas uma forma de ligação que propos, poderá mser outra, mas seguindo este processo não me paresse mal interpretado, no entando eu aconselho sempre uma caixa metálica para construção do aparelho, evidentemente que pde ser revestida a madeira, talha dourada, lapisl'azur ou qualquer material exotico, tudo depende do bom ou mau gosto de cada um.

4- Ao rectificar e filtrar uma tensão aterna esta passa a continua, nete caso o processo é de onda completa. para saber o resutado (aproximado) deste processo multiplica-se a tensão alterna pela raíz de 2 (1,4241) e terá o resutado, vejamos: 240 X 1.4142 = 349,408, com a corga do circuito vai para aos 340V, simples .... farao.

5- Ligação de terra, expliquei tão bém ... e vossê copilica:( Shocked. Faça um furo no chassis coloque um para fuso co uma porca e aperte bém, chame a este ponto o ponto de terra ou de chassiz, neste ponto ligue a terra da ficha de entrada, a bilindagem do transformador e a resistencia bobinada, utilise terminais redondos, meta todos no parafuso e aperte com uma segunda porca. Isto é igual na electricidade ou na electrónica... Smile

6- Eu expliquei tratar-se de um regulador 7812, basta no google por 7812 e aparecem centenas de sites a explicar a ligação, mas é assim, com o regulador virado para si 0 pino da esqueda (1) é a entrada, o do meio é o (2) liga á massa e por ultimo o da direita (3) é a saída.

Pumabr, cumprimentos

MCA
cat
MCA.hifi
MCA.hifi

Mensagem  pumabr 13/9/2009, 01:19

Bem, parece-me que é preciso clarificar aqui umas coisas. Primeiro, sei que algumas das questões que expus parecem provir de um burro, mas como a electrónica não é de longe a minha área de estudo, é normal eu ter dúvidas que para quem já lida com a electrónica há anos, em muito casos talvez até como profissão, serão dúvidas talvez do mais básico que há. Em algumas coisas eu prefiro confirmar uma e outra vez para que depois se e quando estiver a montar o amp, não ocorrer estragos devido a algum erro de ligação/interpretação do esquema. Claro que sempre haverá quem possa comprar um número de componentes equivalente ao necessário para montar 10 amps destes, e assim ir pela tentativa e erro. Se algo correr mal, é só mudar o componente que foi ter com São Pedro, e toca a andar. No meu caso, como não PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 7924 €€€, prefiro confirmar tudo e bem antes de avançar. O ideal seria que funcionasse da primeira, e para isso praticamente basta-me saber se o fio A liga-se ao ponto B ou C.
Por outro lado acho que um fórum não é uma sala de reuniões de professores catedráticos, cientistas ou afins, ou seja, penso que não será um lugar apenas para especialistas na área, mas sim um lugar para iniciantes também. Pelo menos na minha área de estudo (bioquímica), quando queremos falar sobre certo assunto altamente técnico ou específico, não vamos para fóruns discutir idéias, falamos directamente com alguém que esteja por dentro dessa área. Assim sendo, pelo menos do meu ponto de vista, acho que um fórum é um local de busca de informação, seja ela de que nível for. Provavelmente se saísse por aí a pesquisar o que é uma resistência, encontraria diversos sites que não seriam mais do que fóruns com pessoas a explicar o que esse componente é.
Outro ponto: eu nunca duvidei da qualidade ou fiabilidade do projecto que o td124 apresentou, (e que deixo já aqui os meus agradecimentos pela iniciativa) muito pelo contrário até. Caso contrário não estaria aqui a perder o meu tempo. É precisamente por ver que se trata de um excelente projecto que estou tentando investir neste amp. Apenas surgiarm-me algumas dúvidas derivadas da minha ignóbil análise aos circuitos...mas pronto, parece-me que deveria cingir-me apenas ao estritamente essencial.
MCA, desculpa-me por este desabafo, mas tinha de dizer isto tudo. Na mesma, muito obrigado pelas suas respostas. Vou estudá-las mais a fundo e ver se de facto irei avançar com a construção deste projecto.
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fm&stereo 13/9/2009, 03:38

pumabr,
Sucega que há mais inesperientes e de carteira magra por aqui e que não têm medo... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_lol Vamos com calma. Primeiro haja transformadores! PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_wink
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Convidad 13/9/2009, 05:13

fm&stereo escreveu:pumabr,
Sucega que há mais inesperientes e de carteira magra por aqui e que não têm medo... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_lol Vamos com calma. Primeiro haja transformadores! PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_wink

Mais um que não sabe bem como o fazer, mas que o vai fazer. Penso que se se seguir o esquema, a coisa não há-de ser muito dificil. A ver vamos. Quando começar a soldar furiosamente PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_biggrin logo se vê.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 13/9/2009, 09:17

já no meu tempo de estudante na 4º classe, havia sempre um ou outro que até metia fastio com o dedo no ar:ó stôr não estou a compreender,então E=MC?(nós eramos muito avançados PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_lol ),e ,os outros,eu incluido,faziamos aquele esgar de desdem de quem sabe tudo(mas esperamos anciosamente pela resposta do prof pra nã fazermos figurinhas)e depois,entre dentes mas suficientemente alto para o prof ouvir,replicávamos:eu bem te disse... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_wink
Assim estou eu(e concerteza muitos outros) nesta sala de aula,contente por ver o Pumabr pôr o dedo no ar,e a fazer perguntas ás quais eu já lhe tinha respondido por PM PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_lol PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_lol PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_wink
O que vale é que eu percebo tudo muito rápidamente...têm é que me explicar muitas vezes... PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_rolleyes

Convidad
Convidado

Mensagem  pumabr 13/9/2009, 10:37

fm&stereo: depois de uma noite bem dormida posso dizer que estou mais calmo. PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_smile O problema aqui é que não é só o facto de poder queimar componentes, sejam eles quais forem, mas sim que ao que me parece derivado de conversas por aqui, muitos dos componentes não serão fáceis de encontrar já que serão componentes audiófilos não utilizados comumente por aí e que não se vendem na loja da esquina!

António José da Silva: como o fazer já está praticamente decidido, a questão é mesmo o que vou fazer se estará certo ou não! Seguindo o esquema (que até é simples) já é mais de meio caminho andado, mas na mesma quero saber onde estou pisando! PTphones, um hibrido com classe... - Página 6 Icon_basketball

milton: o tempo em que os alunos tinham medo de fazer perguntas aos professores já lá vai...professores existem para ensinar, não apenas para avaliar senão não se chamariam professores mas sim avaliadores... e parece-me que realmente sou o único por aqui com coragem para perguntar o que preciso saber para poder avançar com este projecto. Infelizmente neste momento o ambiente já não é o melhor... no entanto se eu fosse um expert na matéria aqui, não teria problema em responder a qualquer dúvida de qualquer noob que aparecesse por aqui...afinal um fórum serve para isso e não para gozar com os conhecimentos que os outros têm ou não.

Outra coisa, eu não recebi nenhuma PM de ti nem de qualquer outro forista acerca deste tópico. Se me enviaste alguma PM, deve ter ocorrido algum erro no envio por que eu não recebi absolutamente nada.

Uma última coisa: a fórmula certa é E=MC2 ...
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  MCA.hifi 13/9/2009, 12:46

Olá a todos, saudações Very Happy Very Happy

Ora bolas, já é a segunda vez que isto me acontece.... :damn: estive para aqui a escrever e ao enviar desapareceu tudo, que chato Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Entretanto vi que o pumabr escreveu novamente, desculpem não conheço bem os termos ciberneticos, mas parece-me preocupado ao dizer que o ambiente não é o melhor. É uma opinião sua... confused
Não concordo, se nos propusermos a fazer um excelente aparelho amplificador de audio para auscultadores, de excelente qualidade e ainda por cima construido por nós, e nos unirmos em torno deste assunto o ambiente estará do melhor, muito saúdável...e recomenda-se Razz Smile, se nos perdermos em torno de assuntos relacionados com dialética e seus periféricos, evidentemente que temos que mudar o nome deste forum e chamar-lhe outra coisa..... :supersick: por exemplo.

Estamos todos de acordo que o projecto é de confiança e testado? 1º assunto resolvido
Estamos todos dispostos a construir o projecto!!! 2º assunto resolvido
Então vamos arranjar uma metodologia economica e organizada por forma a não gastarmos dinheiro desnecessário.
Pelo facto de não andar-mos todos a nadar em €€€££$$$, vamos arranjar uma caixinha de cartão e começar a adquirir (devagarinho) o material e vamos enchendo a caixinha. Em minha opinião, pelo facto de ser a primeira vez que vamos construir este aparelho, aconselho que de inicio não se gaste dinheiro em componentes muito caros, usar material standard tipo Dimofel, depois de testado o circuito, fazer então uma montagem definitiva, depois sim, para os que uiserem... com material melhor, concorda pumabr?
Acho muito importante fezer-se um esquema prático com a disposição dos componentes e sua interligação, é como fazer a planta de uma casa antes da construção, tem que ser...Twisted Evil Twisted Evil, não dá choque gasta-se apenas um lápis, uma borracha e umas folhas de papel, barato.
Se quiserem já têm que se entreterem para uns dias bons... bounce bounce study Idea.

TRANSFORMADORES DE ALIMENTAÇÂO:
Amanhã estou em Lisboa, vou então tratar dos transformadores de alimentação, já começo a ver o pessoal com o brilho nos olhos e a pensar "vou já comessar a fazer a fonte de alimentação".
Vou relembrar que o transformador á saída da fábrica custa 38€, entretanto o envio de correios registado para o continente custa cerca de 7€, que isto dizer que cada transformador com embalagem e transporte registado rondará os 47€, mas depois informo concretamente quanto é ao certo,OK??.
A ultima lista que disponho é esta:
- fm&stereo
- António Silva
- Mca.hifi
- Paulo Andre (2 Transf.)
- Rui Sousa
- ferreira fm
- Diplomata
- Milton
- pumabr??(ainda mostrou interesse)

Após a confirmação, contactarei via MP individualmente cada interessado para troca de informações, como depositar o guito e para onde vai seguir o tranformador.

TRANSFORMADORES DE SAIDA

Tenho os calculos feitos, logo que possa e se der com esta mecânica das imagens, vou apresentar a todos vós para apreciação o projecto de construção dos mesmos, depois pedirei orçamentos e informarei o preço, para os interessados, usaremos os mesmos procedimentos de encomenda e entrega utilizados para os de alimentação, OK?? Question Question .

Cumprimentos saúdosos
MCA
cat
MCA.hifi
MCA.hifi

Mensagem  Convidad 13/9/2009, 13:30

pumabr escreveu:

[size=15]milton: o tempo em que os alunos tinham medo de fazer perguntas aos professores já lá vai...professores existem para ensinar, não apenas para avaliar senão não se chamariam professores mas sim avaliadores... e parece-me que realmente sou o único por aqui com coragem para perguntar o que preciso saber para poder avançar com este projecto. Infelizmente neste momento o ambiente já não é o melhor... no entanto se eu fosse um expert na matéria aqui, não teria problema em responder a qualquer dúvida de qualquer noob que aparecesse por aqui...afinal um fórum serve para isso e não para gozar com os conhecimentos que os outros têm ou não.

Outra coisa, eu não recebi nenhuma PM de ti nem de qualquer outro forista acerca deste tópico. Se me enviaste alguma PM, deve ter ocorrido algum erro no envio por que eu não recebi absolutamente nada.

Uma última coisa: a fórmula certa é E=MC2 ...

se tivesses lido aquilo que escrevi como eu queria que fosse compreendido,chegavas á conclusão que nem eu estava a gozar com a tua falta de conhecimentos nem te enviei nenhuma PM.
não podes fazer como muitos outros que por cá passaram,que ferveram em pouca água,talvez por terem o rastilho curto.
ficas a saber que sigo com muita atenção as questões que colocas,porque tambem não pesco nada disto.
abraço
Milton

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 34 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 20 ... 34  Seguinte

Ir para o topo