Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+19
B&W
Termionica
Admin
vinyl33
Elso
Varandinha
pumabr
drobalino
Diplomata
ferreirafm
Nox
Vanderlei Castro
MCA.hifi
ccavis
fm&stereo
RuiGSousa
Blink
Paulo André
td124
23 participantes

Página 28 de 34 Anterior  1 ... 15 ... 27, 28, 29 ... 34  Seguinte

Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  td124 3/3/2010, 07:46

MCA.hifi escreveu:Vivam carissimos PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin


Haja tempo que ideias não vão faltar para honrar a confiança e consideração que me foi reconhecida com o convite que me dirigiu a Administração do audiopT.

Um saudoso e grande obrigado

Cumprimentos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_cat

Parabens Manuel,

vais ser um passo suplementar e inestimavel para a credibilidade do forum. Obrigado por teres aceitado PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_cheers

Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Paulo André 3/3/2010, 08:49

Bem vindo à equipa Manuel PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 403861 PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 403861
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 3/3/2010, 09:21

Vivam PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin

Obrigado pelo acolhimento.

Para já vou "colaborar" essencialmente dentro deste projecto, sem ondas .... até porque necessito de conhecer os cantos á casa PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 581248

Cumprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  RuiGSousa 3/3/2010, 18:51

Boas

Após algum algum tempo de retiro e reflexão (leia-se: falta de tempo), cá estou eu a dar noticias do meu PT Phones.
Ontem decidi meter mãos a obra, e, há coisa de cinco minutos estive a testar a fonte.
Para já os valores que obtive foram:
HT - 252V
LT - 12.6V
12V7M - 73V
Primário - 246Vac
Isto com o tal díodo 1n4148
Espero que seja bom sinal...

De momento o bicharoco está com este aspecto...


PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Fonter.th

Como diria um antigo colega meu de liceu... "spaghetti problems"... mas consigo-me orientar no meio daquela confusão toda.

O curioso disto é que foi tudo a primeira... com respeito as tensões... porque decidi colocar também um led... com resistência e tudo, logo a seguir a ponte de diodos... pois, nos 340V... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Affraid poderão reparar que junto ao transf da direita está lá um churrasco de resistência. PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_redface
Mas isso agora não interessa nada, já passou e já esta resolvido (felizmente tinha comprado 3 resistências e 3 led's).
Agora vou partir para a etapa seguinte...

Caro MCA, alguma chamada de atenção em particular para a parte que se segue? ou "basta juntar agua"?

Cumprimentos a todos

Rui Sousa
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo (Algures no Deserto da Margem Sul)
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 272

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 3/3/2010, 20:20

[quote="RuiGSousa"

....ou "basta juntar agua"?

[/quote]



Convêm que seja água morna.... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 943847

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  longplay 3/3/2010, 20:23

António José da Silva escreveu:
RuiGSousa escreveu:

....ou "basta juntar agua"?


Convêm que seja água morna.... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 943847
Se estiver fria, rapidamente fica morna... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Lol
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Idade : 45
Localização : Batalha
Data de inscrição : 12/04/2009
Pontos/Reputação : 791

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  RuiGSousa 3/3/2010, 20:53

Vocês não pescam mesmo nada disto...
A agua, quando quimicamente tratada (vulgo agua da torneira), é um excelente condutor... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_rolleyes
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo (Algures no Deserto da Margem Sul)
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 272

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 3/3/2010, 21:58

Muito pelo contrário, a água pura (leia-se destilada) não é um bom condutor...os iões dissolvidos nela, como o cloreto e o sódio (sal de cozinha) é que a transformam num bom condutor! São os iões que principalmente conduzem a electricidade na água. Adicionar uma solução salina ao PtPhones, acho que daria um som tipo...PUM!! PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 807962

Gostei da arrumação, conseguiu colocar toda a fonte numa só placa. Eu por outro lado vou seguir por outro caminho...
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 3/3/2010, 23:37

Vivam PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin

Mas que coisa .... o PTphones não é propriamente anfíbio, foi desenhado para ambiente terrestre e acolhedor PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Alien PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Alien .

Parabéns Rui Sousa, logo á primeira ... é obra, afinal o pessoal não está assim tão básico como dizem por aí as más línguas.

Nas tensões que referes de AC (246V), primário deverá ser no secundário do transformador (fios azuis) ???, o primário do transformador é o que liga á rede de 230 V, que normalmente tem menos um pouquito do que deveria ter (225 a 230), mas é normal. Será engano nas tuas atribuições de designação do secundário do transformador ????.

Dado teres o circuito em vazio, quero com isto dizer sem as placas das válvulas ligadas, estou a achar pouco 252 V. Mas não me parece haver problema de maior dado estar tudo a funcionar, quando ligares os circuitos de áudio então sim tens os valores definitivos.

É provável que as tensões não correspondam ao esquema original, pois as condições são variaveis dependendo do conjunto do material utilizado, nessa altura terão de ser feitos ajustes na resistências de carga R1, R2 e no circuito de áudio R7 até se atingirem os valores ideais.

A tensão de filamentos está nos trinques.

O facto de teres conseguido montar todo o circuito de alimentação numa placa só, já é uma obra de engenharia. Parabéns

Há outro pormenor muito importante, trata-se da posição dos transformadores. Na posição que tens os transformadores, quando ligares o ptphones vais ouvir um Hummm enorme, isto porque o transformador de alimentação está na mesma posição dos de áudio, não pode ser.
Terão de ter uma posição por forma que os de saída de áudio não recebam os 50 ciclos da rede com que funciona o de alimentação.
Quando o projecto em prototipo a melhor forma de testar a posição é manter os de audio na posição desejada e andar com o de alimentação em várias posições até obter um HUMM nulo.
Mas a forma radical de resolver este problema é na realidade fazer uma caixa á parte para a fonte de alimentação, de qualquer forma requer também alguns cuidados nesta vertente.

Continua que vais bem ....

Inté... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_cat
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  RuiGSousa 4/3/2010, 00:35

MCA.hifi escreveu:
Nas tensões que referes de AC (246V), primário deverá ser no secundário do transformador (fios azuis) ???,

MCA

Boas

Confirma-se, a tensão de 246V é no secundário (fios azuis)... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_redface

Tenho uma duvida quanto a massa e a terra... eu sei, eu sei... mas ainda tenho uma duvida, depois mando MP.

Quanto a segunda fase, já tenho os componentes quase todos nas placas... o resto fica para amanhã. PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Sleep

Cumps

Rui Sousa
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo (Algures no Deserto da Margem Sul)
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 272

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 4/3/2010, 09:51

MP não! Acho que se há dúvida acerca de algum pormenor de ligação, deverias colocar aqui para que os outros, caso tenham a mesma dúvida (ou que porventura nem s lembrariam desse pormenor), possam ficar a saber a solução! Isto, claro, sou eu a puxar a brasa à minha sardinha PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 461880 , mas se não for alguma dúvida muito específica, acho que podia a partilhar com o ppl aqui! Então? Um fórum é para partilha de conhecimento! PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 915520 PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 807962
PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 981259
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  longplay 4/3/2010, 10:16

Concordo e agradeço... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 945372
Eu sou da minoria que não percebe nada... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 423763 qualquer informação é bem vinda..

Continuação de bons projectos...
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Idade : 45
Localização : Batalha
Data de inscrição : 12/04/2009
Pontos/Reputação : 791

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  RuiGSousa 4/3/2010, 12:15

A pedido de várias famílias... envergonho-me publicamente com as minhas questões (algumas delas talvez repetindo assuntos já referidos... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_redface ).

1º a ligação a terra do transformador de alimentação.
o tal fio verde que foi cortado junto ao chassis do transf e prolongado, leva na ponta a resistencia de 10ohm's (pode
ser 15?) bobinada e o condensador de 10 nanos para ligação a terra. Por sua vez, o fio de terra (que vem da rede...)
liga a caixa do amp ou a um ponto isolado?

2º os transformadores (todos) ligam-se a caixa isolados ou não?

3º a massa, junto ao C2 (na alimentação) e junto a R3 e ao C5 (no amp.) são comuns... certo? podem-se ligar a caixa
ou não?

4º o ponto M na alimentação vai ligar a algum lado, ou é apenas para medições?

5º como se ligam os transístores?

6º a R6 e o C4, no amp., ligam onde no transf.?

Eu sei que algumas destas questões são prematuras... (mas já estou nesta fase), e outras já ultrapassadas ( as minhas desculpas, mas não percebi)

Cumps a todos

Rui Sousa
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo (Algures no Deserto da Margem Sul)
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 272

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 4/3/2010, 16:14

Muito bem! Realmente algumas dessas dúvidas eu também tinha, agora é esperar pela explicação do Doutor MCA (já que ele não gosta de Mestre...) PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 807962
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 4/3/2010, 17:15

Vivam carissimos, PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin

eu sei que o pesssoal está em pulgas para ouvir este projecto fabuloso, no entanto para quem tem pouca prática de montagens e para os têm mais, há dois pontos issencial para o exito da montagem:
- Deve-se primeiramente estudar um plano da montagem. Pode ser num papel de sebenta e lápis (com borracha claro).
- Depois proceder á montagem por etapes (steps) passo a passo.

Acontece que somos já uns tantos a fazer a montagem, para não repetir constantemente a mesma coisa deveria-mos avançar numa frente (ainda que torta) mas o mais possivel, por forma que todos em simultâneo estejam a acompanhar esses passos. Os que por indispobnibilidade ficarem um opouco atrazados deverão fazer um apanhado dos passos e fazer um pequeno memorando da descrição deles e as paginas aonde se encontram, para que disponham dos temas e rápidamente consultarem o forum. Isto é trabalhoso .... mas tem que tocar a todos.

Quero alertar que há componentes que devem ser ligados directamente aos pinos das valvulas, pois só assim terão um hoptimo desempenho, peço que não se percepitem, pela pressão originada pela anciedade de ouvir o aparelho. Eu pessoalmente preferi inclusivé fazer toda a montagem em torno do suporte da valvula e um fio de massa isolado do chassis (terra), posteriormente então sai um fio para a massa da fonte de alimentação.
Bom mas isso reque mais prática e será mais fácil os meus amigos fazerem a ligação dos componentes numa placa e posteriormente ligar com fios os componentes e valvula, volta a dizer há componentes que deverão estar ligados no suporte da valvula e é muito fácil, peço que aguardem com calma.

Logo em casa, vou iniciar uma dica para o inicio da montagem e a descrição dos componentes que funcionam de preferencia no suporte. Vou tentar ainda responder ás questões em suspenso.

É muito saudavel o vosso rápidoempenho, mas com calma se vai ao longe

MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  RuiGSousa 4/3/2010, 17:54

Ok, ok...

A minha "pressa" tem apenas a ver com tempo disponível, que é coisa que nem sempre tenho... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin
Mas também compreendo a vantagem de evoluir-mos todos mais ou menos ao mesmo tempo, pois sempre dá para irmos comparando os trabalhos efectuados, e as asneiras/soluções encontradas...

Cá fico então a aguardar pacientemente ( PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_bounce PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_bounce PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_bounce ) pelos próximos desenvolvimentos...

Cumps

Rui Sousa
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo (Algures no Deserto da Margem Sul)
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 272

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 4/3/2010, 21:00

Vivam carissimos PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin

Como o prometido é devido vou tentar responder ao Rui Sousa.

Na verdade o Rui tem razão, muitas das questões já foram abordadas e respondidas e as outras são mesmo muito prematuras para quem coloca as primeiras.

Pacientemente vou tentar explicar novamente a questão das ligações de massa e terra ( para não ficar complexado de insuficiência de comunicação, espero que seja a ultima).

Ligação de terra:
- O chassis ou caixa metálica é ligada á terra e deverá ser feito da seguinte forma: - Cria-se um ponto único no chassis, pode ser um furo de 3mm com um parafuso de porca desse diâmetro a apertar com uma anilha de pressão (daquelas aos biquinhos..) aonde ligarão com um terminal de 3mm os:
- fios da terra da tomada de entrada,
- o fio verde do transformador (como fica curto deve ser emendado)
- e um fio da massa (M) do circuito da fonte de alimentação que este sim deverá levar uma resistência de 10 ohms em paralelo com um pequeno condensador de 10 nf (.010uf), este condensador será de preferencia cerâmico, no entanto se não arranjarem pode ser MKT.


Ligação de massa (M):

A massa faz parte do circuito e de preferência deverá ser igualmente ligada a um só ponto, deverá ser o ponto escolhido na placa da fonte de alimentação para esse fim, nesse ponto liga o seguinte:
1- Massa do circuito da montagem do amplificador canal direito
2- Massa do circuito da montagem do amplificador canal esquerdo
3 -Saída do tal fio com a resistência e cond. para o ponto do chassis

Vou então ilustrar, talvez seja mais perceptível para os que apresentam mais dificuldades nesta área.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Massaeterracopy


Quanto aos transformadores prefiro falar para já só do de alimentação. Os de audio são outra história, vamos passo a passo...

O transformador de alimentação se não for encapsulado deverá ser ligado ao chassis de preferência numa fonte de alimentação á parte.

Como no desenho. as massas da linha de C2 da fonte e a de linha de cada placa de áudio deverão ser comuns e ligar ao ponto das alimentação (C2)
Nunca ao chassis da caixa.

O ponto (M) é uma linha de massa e nessa linha é que liga o descrito anteriormente, estas coisas das massas não é fácil ... atenção que é muito importante para a relação sinal ruido.

Quanto aos transistores, eles ligam aos dissipadores devidamente isolados com os isoladores fornecidos, ou outros maiores e deverá ser utilizado o mesmo processo de ligação do regulador de filamentos:- Ligam-se fios ás patas e depois ligam-se aos pontos certos na placa de montagem.
Já anteriormente fiz um Post ilustrado sobre o assunto, salvo erro na pag. 45 (+-), vão verificar que está lá tudo explicadinho e com fotos.

Para já parece-me haver material suficiente para se entreterem, passo a passo.... depois vamos aos transformadores de saída, isso é muito delicado e necessita de uma DICA especial.

Vou trabalhar nesse assunto
Depois irei descrever em pormenor essas ligações e os porquês, mas primeiro terão de estar á vontade nas matérias anteriores.


Cumprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  RuiGSousa 4/3/2010, 21:44

Ola MCA

Obrigado pela explicação, agora ficou bastante claro. PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin
Quanto ao transistor, já tinha andado a procura mas não tinha visto a pag 45 PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_redface , realmente está lá tudo.

Uma vez mais obrigado pela disponibilidade/paciência

Cumps

Rui Sousa
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo (Algures no Deserto da Margem Sul)
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 272

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 4/3/2010, 21:47

O meu amp está quase pronto. A seguir é a fonte. Haja paciência. PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 4/3/2010, 22:13

Muito bem explicado caro MCA! Agora com desenhos fica ainda mais fácil!
Surgiu-me foi uma questão, o que acontece se ligarmos o PtPhones já pronto a uma tomada sem ligação de terra? Sei que os aparelhos da Arcam dizem mesmo que eles têm obrigatoriamente de serem ligados à terra, no PtPhones isso também é obrigatório?
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 5/3/2010, 00:34

Viva pumabr,

Para serem conhecidas e aparecerem nos jornais há vedetas que não se importam de inventar uma violação e por vezes com pormenores do local e forma que só a imaginação dessa tenebrosa gente consegue arquitectar e o pior é que a parolada mama isso tudo, desde que dito por uma apresentadora com um decote até o umbigo num qualquer telejornal de um sopeirissimo canal de TV ou num jornal refinadamente estruturado para divulgação essas noticias (tretas) do mundo cor de rosa.

No comercio da dita alta fidelidade PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Affraid PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Affraid cor de rosa, acontece precisamente a mesmíssima coisa .... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 994421 Tenho tudo dito acerca desse assunto .... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 16044


Falando de coisas sérias, informo-o do seguinte:

- A Ligação á terra é uma questão de segurança, pois anula as tensões residuais que eventualmente navegam pelo chassis do aparelho.
-Todos os aparelhos, segundo as normas actualmente em vigor devem ser ligados á terra.
- Mas se não o forem, devem estar projectados para funcionar da mesma forma e sem perigo para o utilizador, é o caso do PTphones.
- Mesmo numa tomada sem terra podes pôr os phones nas orelhas com toda a segurança e sem o perigo de ficares com o cérebro com o aspecto de um prato de ovos mexidos com mioleira. PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 943847

Xau
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 5/3/2010, 00:45

Ok, mais uma questão arrumada!
Neste fim de semana vou ver se aranjo tempo e inspiração (talvez o mais importante) para executar a parte da amplificação. PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 969831
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 5/3/2010, 01:48

MCA.hifi escreveu:Viva pumabr,

Para serem conhecidas e aparecerem nos jornais há vedetas que não se importam de inventar uma violação e por vezes com pormenores do local e forma que só a imaginação dessa tenebrosa gente consegue arquitectar e o pior é que a parolada mama isso tudo, desde que dito por uma apresentadora com um decote até o umbigo num qualquer telejornal de um sopeirissimo canal de TV ou num jornal refinadamente estruturado para divulgação essas noticias (tretas) do mundo cor de rosa.

No comercio da dita alta fidelidade PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Affraid PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Affraid cor de rosa, acontece precisamente a mesmíssima coisa .... PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 994421 [b]
MCA

Pois é! E quem quer ganhar mais uns trocos!... Laughing
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 5/3/2010, 11:07

Olá carissimos PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin

Espero ainda hoje penso dar umas dicas acerca da montagem do circuito de audio, para já apenas da valvula e transistor.

Como já disse anteriormemente, que existem componentes que deverão ser montados no suporte da valvula, sendo o meu gosto pessoal a sua totalidade, mas como isso se torna difissil para o pessoal menos experiente, vams recorrer às placas e montagem. OK ???

Aguentem com calma

MCA

Estou admirado com o fm&stereo ... Então Fernando não deste mais novidades das tuas experiencias ??? Como vão ?? Cá para mim já tens isso a tocar e estás a guardar segredo,... será ????

Abraço
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Dica 7 - ligação do circuito de audio

Mensagem  MCA.hifi 6/3/2010, 00:41

Boa Noite amigos PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_smile

Para iniciar esta dica, vou ilustrar a entrada do artigo com duas imagens já publicada, mas que auxiliarão a compreender o esquema de ligações.

Esquema teórico do circuito de áudio:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Ligaodavalvula


Então agora o esquema prático do Pinout do suporte destinado á válvula ECC82:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Supotinf

Para iniciar a montagem será conveniente começar pela ligação dos filamentos da válvula,que já todos devem saber que os filamentos destinam-se a aquecer o cátodo da válvula a uma determinada temperatura, que no caso desta válvula será atingida com 12,6 voltes.

Nesta válvula os pinos destinados á entrada da referida tensão são os nºs 4 e 5 o pino 9 também funciona nos filamentos mas para uma tensão de 6,3 Voltes, com não optamos por esta versão vamos esquecer o pino 9 e não o ligamos a nada, a nada mesmo, é para esquecer.

As duas válvulas são alimentadas em paralelo independentemente da polaridade da tensão, quero com isto dizer que o pino 4 da valvula 1 liga ao pino 4 da válvula 2 e o mesmo procedimento é usado para o pino 5. os dois fios que fazem o paralelo dos dois pinos deverão ser torcidos um no outro, ligeiramente sem grande aperto, isto para evitar a entrada de RF na válvula.

Os fios vindos dos 12,6 voltes da fonte de alimentação (0V e 12,6) ligam aos pinos 4 e 5 de uma das válvulas independente de ser a 1 ou a dois.

È muito fácil, não é verdade ????

Devemos ligar então a fonte de alimentação, atenção ainda sem a HT e verificar se as válvulas acendem e se entre os pinos 4 e 5 das duas valvulas permanecem os 12,6V. se estiver tudo bém vamos avançar então para a montagem do circuito de áudio, se não acenderem as válvulas só há dois enganos possíveis: - esqueceram-se de coloca-las nos suportes ou então está algo mal ligado.

Enquanto este passo não der certo não avancem para o seguinte, OK ???


Bom estou com uma soneira que já não dá para continuar, amanhã vamos para a HT
XAU
MCA


Última edição por MCA.hifi em 6/3/2010, 00:49, editado 1 vez(es)
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 6/3/2010, 00:46

MCA.hifi escreveu:
MCA

Estou admirado com o fm&stereo ... Então Fernando não deste mais novidades das tuas experiencias ??? Como vão ?? Cá para mim já tens isso a tocar e estás a guardar segredo,... será ????

Abraço

Viva Manuel,
não tenho conseguido tempo... e ainda por cima foi buscar um GD, que estou a trocar e recablar um braço, assim como um MD hoje mesmo - o que me levou a agravar a coisa: estou de rastos! geek talvez pegue no PTphones na segunda.

Fica bem
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Paulo André 6/3/2010, 18:05

Bem, apesar de ainda andar a preparar a montagem da fonte e amp (mentalmente PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_lol ) decidi meter mãos á obra para resolver um assunto já aqui mencionado pelo nosso amigo Fernando fm&stereo.
A ficha Neutrik onde iremos ligar os auscultadores tem a mola demasiado rija o que dificulta a retirada do jack.
A solução é muito simples, passo a descrever.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 P3070104c

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 P3070105a

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 P3070106

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 P3070108

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 P3070109

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 P3070110

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 P3070112


A solução, um isqueiro velho
PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 P3070114

Depois com um alicate de corte é só cortar a mola na medida da outra
PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 P3070113i

Depois disto é só voltarmos a montar a ficha e verificar se funciona na perfeição.
A diferença do antes e do depois é bastante notória.

Boas construções
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 6/3/2010, 19:38

ái valha-me Deus! o que foste fazer a um isqueiro desses...sabes lá o valor que isso tem para os colecionadores de isqueiros...e ainda por cima das festas de Almofala PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_lol
vê lá se não te acaba o rolo,para tirares a fotos que prometeste...
a minha solução é mais radical...vou usar uma ficha mais bonita PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_redface

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 6/3/2010, 19:54

milton escreveu:ái valha-me Deus! o que foste fazer a um isqueiro desses...sabes lá o valor que isso tem para os colecionadores de isqueiros...e ainda por cima das festas de Almofala PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_lol
vê lá se não te acaba o rolo,para tirares a fotos que prometeste...
a minha solução é mais radical...vou usar uma ficha mais bonita PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_redface

Eu por acaso não vou usar essa fixa, mas se a usa-se tirava a tranca por completo. Num azar, vale mais o jack sair, do que ficar preso e mandar o amp para o chão e provavelmente para a sucata.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty A Mola

Mensagem  MCA.hifi 6/3/2010, 21:05

Vivam PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 197746 , estou pior que estragado,
tinha um artigo sobre as ligações da HT e massas feito e desapareceu PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 197746 já estava aqui quase há uma hora a puxar pela tola e a teclar.... Mãezinha.

Paciência são coisas das informáticas... ou dos operadores PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_biggrin . Desculpem os que estão mais adiantados e esperam estas informações.

Tinha iniciado o artigo com uma introdução á troca de mola da ficha de phones, levada a cabo pelo Paulo André, na realidade o fm&stereo já tinha feito uma coisa identicamente, mas o Paulo ilustrou muito bem como se estraga um isqueiro de colecção em favor de uma boa causa, o som.

Para não estragar o isqueiro e peservar a ficha quando se tira o Jack, tinha proposto uma dieta á base de sopa de espinafres e bifes de cavalo, isto ao almoço e ao jantar, ao pequeno almoço poderá ser uma sopa de cavalo cansado PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 994421 .

Por falta de paciência e inspiração vou deixar para mais logo o artigo que vou ter que reescrever, entretanto vou ouvir um pouco o PTphones para desanuviar, aproveito também para fazer algumas experiências com ele.

Cumprimentos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 28 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 28 de 34 Anterior  1 ... 15 ... 27, 28, 29 ... 34  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos