Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 7 de 29 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 18 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 4/12/2011, 15:34

Carlomar escreveu:
paa escreveu:...Também já subi R5 e R6 (do novo circuito) para 3.3R. ...
Penso queria dizer 3.3K

Consegue obter algum valor de bias, ou fica a zero?

O problema está a acontecer nos 2 canais ou só em um?

Sim, 3.3K. Não consigo bias nenhum em ambos os canais.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 4/12/2011, 15:43

Meça a tensão em mV(milivolts) nas resistências R1 e R2 conforme gravado na placa. São as resistências de 10 ohm.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 18/12/2011, 23:42

paa escreveu:Não consigo bias nenhum em ambos os canais.

Paa,

então já conseguio acertar as Bias e por o F5 a dar musica como ele faz tão bem?
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  cello 19/12/2011, 00:01

paa escreveu: Isto porque os Q1 e Q2 que o Tech-Diy me enviou são diferentes dos que usei no circuito anterior (estes têm a referência GR).

A versão GR a corrente que circula sobre estes JFET é por vezes menos de metade que a versão BL daí não ter o potencial abaixo que o rail da alimentação de forma que possa conduzir os transistores de saída.

Para jogar pelo seguro o ideal seria a versão V pois estes podem conduzir até 20mA.... bem longe dos 2.6mA da versão que lhe foi entregue. Caso tenha a "sorte " de ser um fake.... considere "lixo".

cumps
cello
cello
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 42
Data de inscrição : 19/09/2010
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/12/2011, 00:52

cello escreveu:
A versão GR a corrente que circula sobre estes JFET é por vezes menos de metade que a versão BL

Por isso é que o Paa já subiu o valor de R5 e R6(F5 R1).
A versão mais correta seria a BL, mas já houve quem conseguisse pôr o F5 a trabalhar com a versão GR.

Também como o cello diz podem ser transistores Fake.

Ver também se os ZTX (proteção de corrente) estão montados na posição correcta pois os pinos são diferentes dos BC.


Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 20/12/2011, 08:38

Saudações natalícias a todos. Obrigado pelo interesse.

Eis a situação:
Retirei todos os componentes de protecção. Tenho um canal a funcionar em pleno com R3 e R4 a 3.3K. Quanto ao outro canal, estoirei com os mosfet. Também nesse meti resistências de 1K em série com R3 e R4 mas o ajuste salta demasiado rapidamente para tensões acima dos 4.2V. Neste momento estou à espera de novos mosfet, que ainda por cima estavam esgotados pale
Esta história dos GR é inesperada e irritante.

Numa época ideal para os classe A é que isto ficou parado. Ainda por cima voltar às válvulas está a ser penoso...
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 20/12/2011, 20:57

Viva Paa,

O F5 agora com o frio dá muito jeito.

Se no verão o calor produzido foi um sufoco a que me sujeitei por não prescindir das suas qualidades, agora no inverno é uma alegria a dobrar, e nem preciso de ligar o aquecimento na sala.

Isto de haver duas versões, que são praticamente idênticas, mas com códigos diferentes é uma confusão.
Assim sugiro que usemos nomenclatura do esquema original.

Carlomar escreveu:
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 F5shematic

As resistências que subiu para 3,3k devem ser R5 e R6.

Diga-me uma coisa estava a usar as NTC TH1 e TH2 ?



ESDs
Os Jfets (2sk170 e 2sJ74) e os Mosfets são dispositivos sensíveis a descargas eletrostáticas.
Cuidado com o seu ferro de soldar.
Tem ligação á terra?
Será que tem um diodo interno para reduzir a potencia?
Ou apenas um condensador interno entre a terra e as parte metálica da ponta?
Não poderá ser ele o causador do problema dos Mosfets?

Este é um campo que eu não estou muito á vontade para falar , mas há por ai quem saiba mais que eu.

Cello,
o ferro de soldar do amigo Paa não poderia ter estourado os Mosfets?

Convém ter algum cuidado ao manusear estes componentes.

Vou ser franco, eu não tenho grandes cuidados, mas talvez até fosse bom usar uma pulseira anti-estática ao manusear componentes ESD.

Também há quem diga que com a pulseira ainda pode ser pior.


IDSS
Em relação aos 2sJ74BL parece que cada vez é mais difícil encontra-los ao passo que é mais fácil encontar a versão GR.
por isso mandaram-lhe os GR.

Sobre isto Nelson Pass escreveu no manual do F5

The input JFETs used are 2SK170 or 2SK370 for the N channel parts (Q1), and 2SJ74 or 2SJ108 for the P channel parts(Q2). In these cases the Idss selection code is BL, although V and GR types will also generally work fine. The primary thing about these particular parts is the transconductance figure of 20 mS – many of the potential substitutes are much lower at 4 to 10 mS.

http://users.cms.caltech.edu/~ps/tmp/F5-om_sm-080527.pdf


Cumprimentos


Última edição por Carlomar em 20/12/2011, 21:03, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 20/12/2011, 21:40

As resistências que subi foram R3 e R4. As R5 e R6 mantenho nos mesmos valores. Não uso os termistores.

Quanto aos mosfet, sei porque estoiraram: enquanto testava um canal, tinha o outro ligado mas com os mosfet fora do dissipador, por azar um deles tocou no dissipador e pronto, houve uma descarga fatal. Coisas de amadores.

paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 20/12/2011, 23:16

Carlomar escreveu:
As resistências que subiu para 3,3k devem ser R5 e R6.
Tem razão, Estava a ver mal a coisa.


Não há que ter vergonha de o admitir, é assim que se aprende.
Já fiz pior que isso. Very Happy
Penso que todos já o fizemos.

Uma vez que não está a usar termistores acho estranho usar R3, R4 um valor tão elevado.

Sem termistores o valor normal dessa resistência poderia ser de 1K.(com Jfets BL)

Mas como tem os Jfet GR... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 16044

Quando isso estiver a 100% dê noticias.

Vai ver que com as Cadocks, sem circuito de proteção, e PSU quase Dual mono, o que já era bom vai ficar ainda melhor.

cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 22/2/2012, 22:16

De volta, depois de um longo interregno.

Fiquei no ponto em que apenas um canal funcionava. Fui obrigado a comprar novos mosfet, que demoraram a chegar, e depois de instalados descubro que afinal também as caddock .50/3W tinham estoirado. Mais umas semanas de espera...

Entretanto, voltei a recorrer ao meu amplificador a válvulas. Demorei umas duas ou três semanas até achar que tocava bem :-) isto de andar de cavalo para burro custa muito...

Recebido o material, consegui finalmente acertar o bias. Uff. No entanto, depois de ligar o F5 às colunas tive a triste sorte de perceber que gerava um huuumm insuportável nos dois canais. Tive de voltar a pegar no ferro de soldar e mudar todas as ligações de terra. Após várias experiências, a melhor solução revelou-se ser uma única terra em estrela (como tenho duas fontes de alimentação, tive a ideia infeliz de ter duas estrelas, numa montagem em duplo mono, inclusive com duas ligações ao chassis por termistores).

Após estas alterações, tenho a reportar que fiquei com um muito reduzido silvo no canal direito, provavelmente devido aos cabos de terra nesse canal não serem totalmente simétricos. Mas enfim, não é grave, acho que não vou fazer mais alterações.

Quanto ao pré passivo, não o posso ligar pois fico com o hum de volta. Tenho assim a squeezebox touch ligada ao F5 por um cabo nordost red dawn de 30cm mais um atenuador de 10db. Regulo o volume na squeezebox.

Quanto ao som? Estou muitíssimo satisfeito. O som está mais claro, com óptima tensão no grave e uma enorme espacialidade. Foi preciso "afinar" a squeezebox ao F5 de modo a não exagerar na extensão do agudo. O resultado é muito equilibrado. Penso que o ganho principal está na espacialidade, pois por vezes tenho sons projectados 3 ou 4 metros para a frente das colunas e uns 2 metros para os lados.

Conclusões? As caddock parecem ser uma boa opção. A versão minimalista do F5 também parece recomendável. A duplicação da fonte de alimentação revelou-se um problema. A ideia do pré passivo foi um desastre.

paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 24/2/2012, 23:46

Viva Paa,

seja bem aparecido. cheers

Finalmente esse F5 já toca! First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 346205

É preciso algum cuidado com o loops de massas em qualquer amplificador, mas ainda mais neste amplificador que tem uma enorme largura de banda(DC até 1 Mhz).

Mesmo esse pequeno silvo é sinal de que algo não está bem.

Experimente ligar uma RCA de cada vez a ver se o Ruído desaparece.

No meu atual F5 uso 2 resistências fixas de 10ohms, uma entre os ponto central dos condensadores e a terra e a outra entre a terra e o Chassis. Eu sei que há alguns riscos por não ter a terra direto ao chassis, mas não será nada de grave e achei esta configuração bastante silenciosa.




Outra ideia:
Na minha opinião, nunca gostei muito da ideia de ter 2 cabos interconect cada um com a sua massa. Isso favorece os loops de massa.
Acho preferível a solução que por exemplo a Naim usa em que apenas um cabo interconet com uma massa serve os dois canais.



De qualquer forma se usarmos 2 monoblocos , teremos forçosamente dois interconects cada um com a sua massa.

Em Dual mono, pretendemos simular dois monoblocos, mas o problema é que teremos apenas uma caixa, pelo que nunca poderá haver uma separação tão perfeita como nos monoblocos, pois vão partilhar o mesmo chassi.

Isto são apenas algumas considerações. Este assunto daria pano para mangas.

Eu também estou a pensar avançar para a configuração Dual-mono (com dois transformadores) para a versão definitiva do meu F5. Depois trocaremos ideias. A ver vamos se não vou ter o mesmo problema.

Já leu sobre a oferta mais recente que o Sr. Nelson Pass fez á comunidade Diy, o F5 Turbo nas três variantes V1, V2 e V3?

Boas audições
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/2/2012, 00:02

As massas conforme recomendado pelo Peter Daniel:

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 F5grounds


http://www.diyaudio.com/forums/group-buys/140306-f5-pcb-group-buy-8.html#post1809596

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 25/2/2012, 13:04

Essas ligações do Peter Daniel foram as que não funcionaram na minha nova configuração. O que tenho agora é as duas massas rca ligadas uma à outra e um cabo ligado entre o centro dessa ligação e o ponto onde ligam todos os outros cabos de massa. Experimentei outras alternativas, inclusivamente ligar só uma massa de um rca, mas o resultado foi pior.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 29/2/2012, 18:36

Ola a todos,

Estou começar a preparar a construção do novo F5turbo que foi lançado pelo Nelson Pass há umas semanas. Para quem já leu o documento, será a versão v2 mas com o andar de entrada em cascata como utilizado na versão v3. Isto vai permitir aumentar a tensão para cerca de 30-35v. O meu objectivo é obter pelo menos 50-60w a 6ohm, que é impediência as minhas colunas actuais. São umas rega rs3 com 89db de sensibilidade e provavelmente o f5 original é suficiente mas com a versão turbo posso aumentar o bias e reduzir a distorção nos primeiros watts conforme descrito nos documentos publicados pelo NP.

O chassis vai ser fabricado em casa com dois dissipadores bem grandes, 400mm x 200mm x80, paineis frontal e traseiro em alumínio. O topo será em malha de aluminio e o fundo aberto de modo a permitir o máximo de ventilação.

Por agora ainda estou a fase de projecção, escolha de materiais e também à espera que as placas estejam disponíveis. Irei participando e mostrar o meu trabalho.

Cumprimentos,

Manuel

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 29/2/2012, 19:03

Experimentou o F5 normal com essas colunas? Pode ser que não precise de mais. O NP dá a entender que a versão V2 é um pouco radical, e a conta da EDP também não deve ser para brincadeiras. Porque não preparar o chassis para a versão normal mas deixar tudo preparado para a turbo V2?

Parece-me também que pode usar as placas actuais, já que ter o P3 não parece ser uma boa ideia e os novos diodos se calhar terão de ficar de fora para dissipar calor. Mas enfim eu digo isto porque tenho os mosfet fora da placa... Aliás, a minha versão, que ficou sem os limitadores, com os mosfet de fora, com R13 e R14 também fora, bem que podia ter sido montado ponto-a-ponto (o que tinha sido bem melhor, já que as placas do peter daniel são insuportavelmente pequenas).
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 1/3/2012, 14:30

MASantos escreveu:... Irei participando e mostrar o meu trabalho.

Cumprimentos,

Manuel

Viva Manuel,

sê bem vindo. cheers

A sua participação será muito bem vinda.

Cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 1/3/2012, 23:59

paa escreveu:Experimentou o F5 normal com essas colunas? Pode ser que não precise de mais. O NP dá a entender que a versão V2 é um pouco radical, e a conta da EDP também não deve ser para brincadeiras. Porque não preparar o chassis para a versão normal mas deixar tudo preparado para a turbo V2?

O F5 original permite cerca de 27W em classe A sobre 8 ohms e 40W sobre 4 ohms em classe AB.

Penso que esta sugestão do Paa é uma boa sugestão.

Eu diria porque não prepara o chassis para a versão normal, mas com saídas duplicadas?

Alem do consumo de energia da versão Turbo, provavelmente no verão vai ter de ligar o Ar-condicionado. Very Happy

Esta solução intermédia seria, construir o F5 original, mas aplicar-lhe um "veneno leve":

-Duplicar os transistores de saída - Permite subir o Bias mantendo o amplificador em classe A em impedâncias de saída abaixo dos 8 ohms

Se necessitar depois de um pouco mais potencia, seria fácil subir ligeiramente a tenção de alimentação (de 24 para 28V por exemplo)-Isto permitiria um aumento de potencia sem necessidade de usar cascata nos Jfets e mantendo a simplicidade da montagem. Reconheço que desta forma temos praticamente um F5 turbo V1.

Nesta configuração 2 Mosfets em paralelo e com Bias de 1A por cada Mosfet ou seja 2A por cada rail consegue manter-se em Classe a Pura até cerca 48W sobre 6 ohms mantendo ainda uma reserva de potencia em classe AB, dependendo da tenção de alimentação.

Isto de acordo com a formula:

P(classe A)=(2 x Ibias)^2 x R(ohms)/2

P=(2 x 2A)^2 x 6/2= 48W

Se eu estiver errado agradeço que me corrijam.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/3/2012, 00:11

MASantos escreveu:...O meu objectivo é obter pelo menos 50-60w a 6ohm, ...

Em class A ou AB?
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 5/3/2012, 23:40

MASantos escreveu:Ola a todos,

...
Cumprimentos,

Manuel
Ilustre Manuel,

só agora é que percebi que você é o respeitado membro MAsantos do Head-fi Forum. cheers

Apesar do meu interesse por Auscultadores ser relativo, Li muitos dos seus posts alguns anos atráz quando descobri esse excelente fórum.

O curioso é que atualmente uso um pré (inicialmente concebido para phones) com o F5.

Cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/4/2012, 22:10

jpsimoes escreveu:Boa noite,

Aqui vão umas fotos do meu clone F5.

Cumprimentos,
jpsimoes

[img]First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 F5abertodetrs.th[/img]

[img]First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 F5decima.th[/img]

Caro Jpsimões,

Como vai a sua construção?
queremos ver aqui uma foto Do seu F5 quando estiver pronto Very Happy

cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  jpsimoes 27/4/2012, 12:39

Boa tarde Carlomar,

Agradeço o seu interesse pelo projecto.
Assim que tiver mais alguma evolução significativa, colocarei umas fotografias.

Cumprimentos,
jpsimoes

jpsimoes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Localização : V.F.Xira
Interesses : Música;DIY; HiFi
Data de inscrição : 05/07/2010
Pontos/Reputação : 37

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 8/5/2012, 01:02

O meu F5 ainda em prototipo já toca á 2 anos sem problemas.
Continua a desempenhar com muita qualidade o que lhe é pedido.

Entretanto,tenho recebido algumas questões por PM de membros interessados em construir o F5 e vou tentar responder aqui:

Uma delas é referente aos transistores ZTX450 e 550 que não são fáceis de arranjar.
Carlomar escreveu:
Em vez dos ZTX 450 e 550 vou usar os BC637 e 638 respectivamente.

Eu inicilamente usei os Bc637 e 638.
Também podem usar os BC550 e 560. Atenção que os pinos são diferentes dos ZTX.

Fazem parte do circuito de proteção de corrente.
Mas podem ser removidos se prescindirem deste circuito, assim como as resistências envolventes.

Eu removi os meus a quase um ano e ainda não tive problemas.

A qualidade deste amplificador aumenta se removermos o circuito de proteção.
Depois convém ter mais cuidado para não fazer curto-circuito na saída para as colunas.

Sem circuito de proteção fica assim o esquema:

Carlomar escreveu:
..Apenas 4 transístores e 12 resistências.

Aqui fica o esquema final
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 F5simplificado

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 8/5/2012, 01:08

Outra questão que me colocaram foi se seria possível construir este amp sem circuito impresso, ou seja ponto a ponto(P2P)?

Sim é possível e não é difícil. Principalmente se usarmos este esquema mais simples com apenas 4 transístores.

À quem goste e veja muita beleza neste tipo de montagem , e há quem deteste.

Já houve Diyers que fizeram amplificadores bem mais complexos que este , ponto a ponto.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 P2pj

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 P2p2


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 P2p3

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  wharfie 8/5/2012, 07:33

viva Carlos!

Estas fotos são de projectos teus? Que complexidade estarrecedora... Shocked

É por isso que não me consigo meter no diy de amplificadores e projectos que metam muita electrónica, é preciso talento! Very Happy
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 42
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 8/5/2012, 08:25

Bem, cá vou eu meter a colher neste topico. Descobri o F5 há apenas 2 ou 3 dias e depois de ver tanto entusiasmo com ele decidi-me a ir á procura de tudo o que pudesse encontrar sobre ele. Li todos estes posts de fio a pavio e tentei achar tudo o que pudesse na Net. Foi um dia inteiro em frente ao computador What a Face Depois de tudo o que li de bom decidi-me imediatamente a construir um também. Podem contar com mais um projecto!
Para já está em semi-standby porque tenho outros á frente e não ha t€empo para tudo. Quero com isto dizer que começou a busca por componentes mas sem data marcada para começar a construção efectiva. Só o 'caixote' vai dar dores de cabeça... Antes ainda está o filtro de sector; esse sim que me está a 'queimar os dedos' lol!
Como já disse em MP a outro membro desta 'discussão' sou adepto incondicional das ligações p2p tanto que montei o meu 'Um e meio' (nome carinhoso para o meu valvulinas) dessa forma; mas algumas fotos aqui mostram cá uma confusão.... Xiiii. Mas para quem tiver duvidas do que é aqui vê-se bem o que é uma terra em estrela. Vou começar a investigar seriamente a possibilidade de fazer um F5 p2p mas quero algo mais arrumado. Vamos a ver se tenho alguma inspiração... Se chegar a bom porto então meto aqui. Continuo a achar que o melhor isolador é não ter nenhum mas isso nem sempre é possível....veremos
Já agora e fazendo um pouco o ponto de situação, quantos F5 há por aqui-em construção ou construidos?
Há experiencias com outros componentes? Que tal fazer uma tabela com as modificações possíveis e os resultados ou onde encontrar os componentes? (ou onde não encontrar porque segundo parece também há transistores Fake)... É só uma ideia, mas como espero algumas dificuldades com alguns componentes era talvez uma ajuda.
Um abraço a todos e força nesses projectos
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 8/5/2012, 15:40

Após alguma procura encontrei na net um sitio que vende os cada vez mais raros 2SK170 e 2SJ74. Já alguém comprou por aqui? São genuinos?
http://www.selectronic.fr/transistor-2-sj-74-bl.html
Pedem 3.5 por cada transistor+9 euros de portes para portugal.
A Linear systems fabrica o 2SK170 como LSK170 mas não fabricam ainda o LSJ74 Sad
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Paulo André 8/5/2012, 16:39

Será isto?

http://www.servelec.pt/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=23599&category_id=16&option=com_virtuemart&Itemid=205

http://www.servelec.pt/loja/index.php?page=shop.product_details&product_id=23615&flypage=flypage.tpl&pop=0&option=com_virtuemart&Itemid=205&vmcchk=1&Itemid=205

Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 8/5/2012, 18:29

Já li por aqui algures que os da servelec podem ser fake's; não sei.... silent
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 8/5/2012, 19:49

wharfie escreveu:
...Estas fotos são de projectos teus?

Olá Wharfie,

Não!

Até agora só fiz ponto a ponto em circuitos a válvulas.
asoares escreveu:Bem, cá vou eu meter a colher neste topico. Descobri o F5 há apenas 2 ou 3 dias e depois de ver tanto entusiasmo com ele decidi-me a ir á procura de tudo o que pudesse encontrar sobre ele. Li todos estes posts de fio a pavio e tentei achar tudo o que pudesse na Net. Foi um dia inteiro em frente ao computador What a Face Depois de tudo o que li de bom decidi-me imediatamente a construir um também. Podem contar com mais um projecto!
...
Já agora e fazendo um pouco o ponto de situação, quantos F5 há por aqui-em construção ou construidos?
Há experiências com outros componentes?

Asoares,

Bem vindo ao fórum e também a este Tópico

Não leu certamente tudo o que já se escreveu sobre o F5. Em um mês já acredito.
Só no DiyAudio há dezenas de tópicos sobre o F5, sendo que só o topico principal já tems mais de 12000 posts e quase 2Milhões de visualizações.

Não sei ao certo quantos F5 estão a ser construidos.

Houve muitos membros que manifestaram intenção de construir o F5 mas depois não disseram mais nada.

Existe outros que já construiram, antes de mim. Estou a lembrar-me por exemplo do membro CeeVee do DiyAudio que não sei se está inscrito neste fórum, mas se ler este típico será naturalmente muito bem vindo, e está convidado a partilhar da sua experiência e as qualidades do seu F5 conosco.

E devem existir muitos mais.

Há algumas variantes ao F5. Há cerca de dois meses atrás o sr. Nelson Pass ofereceu para o Diy mais 3 variantes mais potentes:
F5 Turbo V1,V2 e V3.
Atenção que a quantidade de calor produzido nas versões Turbo, sobe exponencialmente.

Podem por exemplo duplicar ou triplicar os Mosfets de saída, usar o estágio de entrada em Cascata e subir a tenção de alimentação para retirar mais potencia, construir 2 F5 em ponte etc,

asoares escreveu:Após alguma procura encontrei na net um sitio que vende os cada vez mais raros 2SK170 e 2SJ74. Já alguém comprou por aqui? São genuinos?
http://www.selectronic.fr/transistor-2-sj-74-bl.html
Pedem 3.5 por cada transistor+9 euros de portes para portugal.
A Linear systems fabrica o 2SK170 como LSK170 mas não fabricam ainda o LSJ74 Sad

asoares escreveu:Já li por aqui algures que os da servelec podem ser fake's; não sei.... silent

Não sei se esses são genuínos, assim como não sei se os da Servelec são atualmente genuínos.

Sobre a Servelec posso dizer o seguinte: O Site deles não diferencia se são versão GR ou BL o que é uma falha.

Eu comprei lá inicialmente. Os 2sK170 vieram em versão BL enquanto que os 2sJ74 que vieram eram GR.

Assim não pude usar um 74Gr com um 170 BL. Acabei por encontrar na Servelec o 2sJ 108 em versão BL.
foi assim que arranquei com o F5 , com o par pouco complementar J108BL/K170BL. Funcionou bem.

Acabei depois por comprar 2 pares emparelhados J74BL/K170BL a um forista (Blues) que neste momento já não vende Jfets. Esgotaram.

Não comprem no Ebay.

Atualmente podem comprar Jfets genuínos garantidamente e emparelhados ao membro Spencer do DiyAudio. Aqui fica i link da loja dele:
http://www.fetaudio.com/store

Mas não se demorem muito pois a Toshiba já deixou de fabricar estes transístores. Agora é uma questão de esgotar stocks.


Em relação aos Mosfets(transístores de potencia) embora se possam comparar no mercado nacional, principalmente os IRFP240/9240 (foi o que eu fiz) podem comprar os Toshiba 2sJ201/2sK1530 ao membro Blues. São genuínos. Atenção que também há por ai muitos destes Fake.
http://www.diyaudio.com/forums/swap-meet/161366-matched-toshiba-fets-sale-49.html

Notem que não é obrigatório que, tanto os Jfets como os Mosfets sejam emparelhados.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 8/5/2012, 21:35

Carlomar escreveu:
Não leu certamente tudo o que já se escreveu sobre o F5. Em um mês já acredito.
Só no DiyAudio há dezenas de tópicos sobre o F5, sendo que só o topico principal já tems mais de 12000 posts e quase 2Milhões de visualizações.
É verdade, ainda ando a apanhar muita coisa no DIYAudio. E quanto mais leio mais me apetece experimentar o F5 porque o que tenho lido é muito positivo. Vamos a ver se a coisa sai. Vou começar a apanhar os componentes aqui e ali porque já tenho uma gaveta de stock disponivel para eles. Os IRF e os ZTX em principio arranjo bem. E pode ser que arranje os restantes. Para já passou para a frente de outros pojectos que estavam pendentes. Já só tem o DAC e o filtro de sector à frente...
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 7 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 29 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 18 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos