Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 16 de 29 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 22 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Raines 17/10/2012, 17:20

Carlomar escreveu:
Raines escreveu:Entao este amp precisa sempre de um pre?

Pode perfeitamente funcionar sem pré, se possuir uma fonte com saida regulavel, ou então usar apenas um potenciomentro (há quem lhe chame um pré passivo), mas na realidade é um atenuador.

È uma solução muito transparente, mas um pouco limitada dinamicamente.

Foi assim que usei o meu F5 até construir o meu atual pré a Valvulas.

obrigado pela resposta:)

Raines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 10/06/2012
Pontos/Reputação : 244

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 20/10/2012, 22:21

Bias vs Qualidade sonora
Carlomar escreveu:...Entretanto para poder elevar o Bias de 0,8A para 1,3 A como recomendado, lembrei-me de forçar a ventilação com 2 ventoinhas ...

Resultado, a temperatura está estabilizada e em termos sónicos, o que já era bom, ficou excelente.
Tudo melhorou, inclusive a potencia disponível em classe A.

vinyl33 escreveu:
..Umas horas largas após ter ajustado o bias para 1,3 A o F5 ficou a soar estratosféricamente.... Se tal como estava (com o bias a cerca de 1 A) tocava de forma fabulosa, com o bias a 1,3 A o amp é algo do outro mundo. Fazendo uma analogia, se antes era comparável a um excelente champagne, o aumento da polarização veio dar-lhe um "sparkling" que é dificil descrever. Só mesmo ouvindo....

Coloca-se agora a questão:

Será que ultrapassando 1,3A de bias a qualidade do F5 continua a pode aumentar proporcionalmente?

Eu não sei responder.

A fazer confiança no que escreveu um possuidor de um F5, parece que sim.

"last night i took the chance of raising the bias level on my F5 monos a bit, just to hear if there is any difference...

I can say that the difference, with bias raised to 0,740mV (1,57A) is astonishing compared to the standard 0,590mV (1,3A)!
Now I really understand how high is this amp's quality.
Level of detail, soundstage and pinpoint image are on par with a triode amp (e.g. a SunAudio 300B..."

Haja dissipador e fonte de alimentação. cheers


Última edição por Carlomar em 21/10/2012, 20:06, editado 1 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 21/10/2012, 06:05

Carlomar escreveu:Bias vs Qualidade sonora

Coloca-se agora a questão:

Será que ultrapassando 1,3A de bias a qualidade do F5 continua a pode aumentar proporcionalmente?

Eu não sei responder.

A fazer confiança no que escreveu um possuidor de um F5, parece que sim.

"last night i took the chance of raising the bias level on my F5 monos a bit, just to hear if there is any difference...

I can say that the difference, with bias raised to 0,740mV (1,57A) is astonishing compared to the standard 0,590mV (1,3A)!
Now I really understand how high is this amp's quality.
Level of detail, soundstage and pinpoint image are on par with a triode amp (e.g. a SunAudio 300B..."


Haja dissipador e fonte de alimentação. cheers

A acreditar no Carlo, 300 VA por canal serão o suficiente....

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 F5carlogeral



First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 F5carlotrafo



Temos por cá gente que construiu os seus duplos monos com 2 x 400 VA .... voluntários ??? First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 16044
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 23/10/2012, 10:20

Olá a todos, estive desaparecido durante uns meses e pelo que andei a ler Portugal tem uma grande comunidade de F5's e a crescer! Smile

Eu tive de por o meu projecto em standby porque além do f5 implicava construir um prévio e também um prévio de phono e a Toika nao aprovou o orçamento! :p

Por agora tenho de me contentar com o meu rega brio que já toca muito bem.
Mas vou continuar a acompanhar o tópico e ajudar onde for preciso.
Deixo aqui alguns sites que podem ser interessantes para quem se aventurar num f5 ou outro power.
Dissipadores, além dos sites mencionados vejam também
http://www.birminghamaluminium.com/ tem inúmeros perfis e os preços são porreiros
Transformadores vejam www.toroidy.pl são usados por muitos membros do diyaudio na Europa e fazem transformadores por medida e com algumas características interessantes para amplificadores como blindagem magnética, etc

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 23/10/2012, 18:48

paa escreveu:...O F5 foi das poucas coisas que também viajou comigo, se bem que de barco. Uma longa viagem, desde maio a setembro, sempre a balançar e aparentemente com o tranformador não totalmente apertado ao chassis.... o que fez com que o transformador ficasse com um buraco.
Viva Paa, First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 686579

Normalmente não nos desfazemos das coisas que nos são valiosas.
O amigo, apesar da distancia da viagem e de só poder levar coisas mais essenciais, fez questão de ter consigo o F5. Quem já construiu um, compreende o porquê.

Lamento o infortunio da viagem e espero que possa resolver isso rapidamente. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 732221 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 420143

Fica uma lição para todos nós: Fixem bem os vossos tranformadores!

Espero que nos vá dando o prazer da sua participação, mesmo que o F5 esteja em off.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 23/10/2012, 19:00

MASantos escreveu:Olá a todos, estive desaparecido durante uns meses e pelo que andei a ler Portugal tem uma grande comunidade de F5's e a crescer! Smile

Eu tive de por o meu projecto em standby porque além do f5 implicava construir um prévio e também um prévio de phono e a Toika nao aprovou o orçamento! :p

Por agora tenho de me contentar com o meu rega brio que já toca muito bem.

Via MASantos, First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 686579

Obrigado pela dicas e pelos links.

Já tinha pensado em si, e tinha alguma curiosidade sobre o andamento do seu projeto.
Pois parece que ainda não é desta que vamos ter um F5 TURBO em Portugal. (que eu saiba)

Fico com a ideia que pretende ouvir, acima de tudo, Vinilo.
Nesse caso sim, um pré e um andar phono são essenciais.

Para quem apenas queira ouvir CDs, como já disse anteriormente, não precisa de pré, basta um potenciómetro.


MASantos,

no seu caso estáva a pensar:
Não será possível usar a etapa de pré e phono do REGA Brio(que não conheço) isoladamente e ligar a um F5?

assim não precisaria construir o pré.

È só uma ideia que me passou... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 16044

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 23/10/2012, 22:39

Neste momento o sistema principal é apenas de vinilo sim, ainda ando às voltas com uma solução para um media player pois o meu pai tem umas centenas de CDs que quero passar para o computador e também comprar no futuro alguns álbuns em alta resolução 24/192.. Neste momento o digital passa pelo iphone ligado ao amplificador a passar radio online por streaming só para música ambiente. Mas terei de me dedicar a um setup digital decente um dia destes!

Relativamente ao prévio, até seria fácil pois tenho um amplificador de headphones, o diy Millet hybrid desenhado pelo guru das válvulas Petter Millet e que facilmente transformo em prévio com a adição de 2 fichas rca e uns centímetros de cabo. O rega brio não permite a utilização apenas como prévio.

Quando construir um prévio dedicado estou a pensar no dcb1 ( procurar no diyaudio.com) que tem origem num prévio do Nelson pass sem qualquer ganho ou então um a20 do Ti Kan (www.amb.org) um grande guru do Audio mas menos conhecido.
Este ultimo permite definir o ganho do prévio mas introduz mais transístores no circuito.
O primeiro é SE e o segundo utiliza uma topologia complementar semelhante ao próprio f5. Nao sendo circuitos caros até poderei construir os 2 e experimentar qual o melhor!

Sobre o phono, será o que irei construir primeiro pois penso que o phono integrado do rega brio é neste momento o ponto fraco do meu sistema. De momento estou inclinado para o simplistic desenhado pelo membro do diyaudio Salas, com uma simplicidade que aparentemente produz uma excelente qualidade sonora e utilizada os mesmos transístores que o f5 e ambos os prévios que referi, pelo que existiria uma relação conceptual entre os 3 aparelhos e que espero que resulte num excelente som!

Peço desculpa por estar a fugir ao tópico, mas penso que para quem tem interesse em construir um prévio para o f5 os que referi acima são excelentes opções, fáceis de construir e por preços acessíveis.

Ps: mais uma vez desculpa mas gostava apenas de partilhar uma curiosidade sobre Audio. O senhor Ti Kan, que referi acima, foi o inventor do cddb, compact disc data base, e que a grande maioria utiliza sem saber a sua origem!

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 24/10/2012, 22:42

Venho aquideixar mais uma excellence Informação.

Existed caixas pre preparadas para a construção do f5 da empresa hifi2000. Os dissipadores vêm preparados com a furacão e roscas cegas para os transístores e o painel traseiro tb para os diversos componentes, base reforçada e mais aberturas de ventilação no painel de cima. Penso que custam a volta de 300€ mas para quem nao tem ferramentas ou técnica sai mais barato do que comprar a caixa e mandar furar numa serralharia por cá. Vejam aqui:

http://www.diyaudio.com/forums/site-announcements/209285-diyaudio-store-usa-soon-stock-chassis-requesting-your-feedback-26.html#post3205989

Basicamente é ver o modelo que querem na loja do diyaudio mas a encomenda é feita directamente a Italia.

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 25/10/2012, 10:09

O meu F5 ficou encravado por falta das anilhas do toroidal, pensei que vinham com o transformador mas tive uma surpresa desagradavel, erro meu em não lêr tudo.

Para os interessados queria salientar que a minha caixa foi comprada á peça (devia ser mais cara!) e custou na Modus 150 euros já com portes, não entra neste valor os pés (3Euros cada) nem os L (3,5Euros cada) para acoplamento das partes, o acoplamento pode fazer-se com alumínio em L, e os pés há muita escolha.


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 F5meu3

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 F5meu2

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 F5meu

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 F5meu1

Nota: esqueci de mencionar que os dissipadores são de 30cm x 16,5cm, a frente é da 4U assim como a traseira, a tampa é de uma dissipante, penso que fica mais arejada com este fundo e esta tampa.



Última edição por Blink em 25/10/2012, 10:50, editado 1 vez(es)
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 25/10/2012, 10:40

Calculating agora o Preço das peças individuais para a versão de 5u e 400mm e fica efectivamente mais barato sem os pés e os L de ligação, fica 35euros mais barato.

No entanto comprando em separado os dissipadores e painel frontal não trazem os furos e roscas cegas para montagem da caixa, por isso pagar 35 euros por esse serviço e ainda ter os L incluídos parece melhor.

Mas para quem tiver jeito e ferramenta poupa efectivamente alguns €€

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 25/10/2012, 10:58

MASantos escreveu:.........No entanto comprando em separado os dissipadores e painel frontal não trazem os furos e roscas cegas para montagem da caixa, por isso pagar 35 euros por esse serviço e ainda ter os L incluídos parece melhor.

Mas para quem tiver jeito e ferramenta poupa efectivamente alguns €€

Desculpe mas pode haver aqui algum equívoco, os dissipadores e o painel frontal 4U de 10mm em Al. que comprei vem com todos os furos para a montagem.

Posteriormente mandei vir os 4 acopladores e foi só apertar os parafusos.

Os únicos furos que tive que fazer, foi nos dissipadores para a montagem dos pcbs.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 25/10/2012, 11:11

Nas fotografias do site nao mostram as furacões pelo que assumi que sendo peça isoladas não teriam. Sendo assim compensa então comprar as pecas isoladas!

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  manel1 25/10/2012, 14:49

Tenho seguido este tópico com atenção, apesar de não participar nele, sei que as criticas ao F5 são excelentes, neste momento tenho um power Musical Fidelity A308 CR ( http://www.musicalfidelity.com/uploads/manuals/English/a308crpow_eng.pdf) e gostaria de o substituir por algo substancialmente melhor, seria como que o meu ultimo amplificador de potência, no entanto teria de ser algo com pelo menos 100W de potência.

Ouvi aqui falar na possibilidade de um F5 ''turbo'' e pensei se seria possível pegar neste projecto e com algumas alterações fazer um amplificador com melhores componentes e mais potência elevando a sua qualidade e capacidade de conduzir colunas ''dificeis''.

Outra pergunta de que fica e que sei que é difícil de responder é acerca da qualidade de F5, até que ponto ele é bom, se fosse comercializado tendo em atenção a sua qualidade que valor poderia ter? comparando com outros aplificadores este estaria a que nível?

Umas das grandes vantagens do meu amplificador da MF é o facto de lhe poder ligar o pré-amplificador destinado apenas ao estéreo e processador AV e comutar entre um e outro com um botão, caracteristica a manter caso decida pela construção de um F5.

Parabéns a todos os que se aventuraram neste projecto, estou certo que a relação qualidade preço deverá ser muito boa.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 25/10/2012, 15:16

O valor do f5 é simples: o seu custo era de 3000 $ americanos. Foram produzidas 100 unidades e so depois o projecto foi oferecido a comunidade DIY.
O f5turbo tendo em consideração a potência extra custaria pelo menos 5000$ numa configuração simples.

Sobre a capacidade para amplificar colunas difíceis, pode ser construído em monoblocos e produzir cerca de 50-75 watts em classe A a 4ohms. Algo assim nao fica barato, nunca abaixo dos 800/1000€.


MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  manel1 25/10/2012, 16:55

MASantos escreveu:O valor do f5 é simples: o seu custo era de 3000 $ americanos. Foram produzidas 100 unidades e so depois o projecto foi oferecido a comunidade DIY.
O f5turbo tendo em consideração a potência extra custaria pelo menos 5000$ numa configuração simples.

Sobre a capacidade para amplificar colunas difíceis, pode ser construído em monoblocos e produzir cerca de 50-75 watts em classe A a 4ohms. Algo assim nao fica barato, nunca abaixo dos 800/1000€.

Configuração simples?
''nunca abaixo dos 800/1000€'' preço para dois monoblocos, com caixa, dissipadores, etc?

Obrigado

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 25/10/2012, 18:38

Pagina, manual e projecto original do F5 http://www.firstwatt.com/f5.html

pdf sobre o f5 turbo onde pode ler sobre as diferentes versões:
http://www.firstwatt.com/pdf/art_f5_turbo.pdf

Configuração simples seria um F5turbo v1 ou v2, 1 caixa stereo e potência de 50w/8ohm em classe,100w classe A/B. É aproximadamente o dobro da potência do f5 original. Pode ser construído com uma caixa e peças de boa qualidade por cerca de 450/500€ por menos é possível sacrificando o aspecto final da caixa e usando algumas peças mais baratas (nao confundir com peças de má qualidade)

Ao ler o documento verá uma versão v3, que pode atingir os 100w/8ohm em classe A e picos de 200 mas isto já envolve 2 caixas e configuração monobloco, o que significa por sua vez o dobro de quase todas as peças, logo facilmente atinge os valores que referi.

Já agora, que colunas "difíceis" de amplificar estaria a pensar?

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 25/10/2012, 19:17

manel1 escreveu:
Outra pergunta de que fica e que sei que é difícil de responder é acerca da qualidade de F5, até que ponto ele é bom, se fosse comercializado tendo em atenção a sua qualidade que valor poderia ter? comparando com outros aplificadores este estaria a que nível?

Poderemos estabelecer um paralelismo com o preço do recente "First Watt J2".
Utiliza JFET's fabricados SemiSouth Corporation no andar final em lugar de MOSFET's. O Papá NP refere:

"For over 30 years robust power JFETs have not been widely available since the short-lived efforts of Sony and Yamaha. In the last few months, advances in Silicon Carbide (SiC) technology have resulted in new power JFET transistors with high voltage, current, and power capabilities – as high as 1200 volts, 30 amps, and 273 watts.

Created by SemiSouth Corporation of Mississippi, these robust new JFETs are designed for very fast high power switching in solar power and electric car applications. However, they also have a very low distortion characteristic that makes them superb for use in linear amplifiers. In apples-to-apples comparisons with comparable MOSFET type power transistors, they can achieve 10 to 20 dB improvements in distortion performance.
"


A semelhança com o F5 é notória....

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 J2foto

Quanto ao preço .... há cerca de meio ano, numa das conhecidas revistas de aúdio vinha uma review do J2.
No cabeçalho, o RP ..... qualquer coisa como 3250 GBP.... é Obra !!!!!!

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 J2price


Última edição por vinyl33 em 25/10/2012, 21:19, editado 1 vez(es)
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 25/10/2012, 19:26

No entanto a empresa que fabrica esses transístores vai fechar... Mas não sem antes ter fabricado uns transístores especialmente desenhados pelo Nelson Pass para imitarem as curvas de distorção e pontenciometros das válvulas tríodos. Infelizmente só se comprarem um dos amplificadores do Nelson é que poderão ouvir tal coisa! Procurem no site da firstwatt mais informaçao!

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/10/2012, 20:55

colbrive escreveu:Olá,
quero agradecer ao Carlomar por me ter adiantado considerávelmente o trabalho. Entregou-me duas placas du F5, já é meio caminho andado para a realização deste amplificador.
Já comecei a reunir os componentes para a construção. Espero poder realizá-lo na(s) muito próxima(s) semana(s).
Cumprimentos

Viva Colbrive,

sei que a recolha dos componentes está avançada.

Para ajudar o Colbrive e o Antero que tem placas iguais ás minhas aqui fica uma boa ajuda para a colocação dos componentes.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 F5componentes
O Layout é do Cviller.

Se quiserem precindir do circuito de protecção de corrente, só tem de remover 2 transistores e 6 resistencias em cada canal.

São eles Q5 e Q6 Também R17,18,19,20,21 e 22.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/10/2012, 21:11

manel1 escreveu:
Outra pergunta de que fica e que sei que é difícil de responder é acerca da qualidade de F5, até que ponto ele é bom, se fosse comercializado tendo em atenção a sua qualidade que valor poderia ter? comparando com outros aplificadores este estaria a que nível?
Viva Manuel1,

bem vindo ao topico.

Se estivesse aqui mais perto sempre se poderia facultar uma audição.
Mas como já vai havendo tantos F5 espalhados pelo país, penso que haverá alguma alma caridosa ai mais pelo norte que se protifique a tornar isso possivel.

Como diz, é dificil responder, por isso o ideal é ouvir primeiro.

O Vinyl33 já fez um excelente Review/comparativo entre o F5 e o seu estimado Threshold 400A.


Última edição por Carlomar em 25/10/2012, 21:14, editado 1 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 25/10/2012, 21:13

Carlomar escreveu:............................

Se quiserem precindir do circuito de protecção de corrente, só tem de remover 2 transistores e 6 resistencias em cada canal.

São eles Q5 e Q6 Também R17,18,19,20,21 e 22.

Boa noite, pergunto ao amigo Carlomar se esta configuração é aplicável na generalidade das placas!

Cumpts
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/10/2012, 21:22

Blink escreveu:
Carlomar escreveu:
Se quiserem precindir do circuito de protecção de corrente, só tem de remover 2 transistores e 6 resistencias em cada canal.

São eles Q5 e Q6 Também R17,18,19,20,21 e 22.

Boa noite, pergunto ao amigo Carlomar se esta configuração é aplicável na generalidade das placas!
Sim.

Só tem de remover os componentes assinaldos a vermelho.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 F5shematicsprot
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/10/2012, 21:53

[quote="vinyl33"]
manel1 escreveu:

...Poderemos estabelecer um paralelismo com o preço do recente "First Watt J2".

...A semelhança com o F5 é notória....

Viva Vinyl33,

percebo a analogia que quiz fazer em termos de preço, mas cuidado, ás vezes as semelhanças fisicas são iluzorias. Very Happy

De facto na foto são muito parecidos, mas:

O F5 é um Push Pull.

o J2 é um Single Ended.

Para além das semelhaças fisicas e de preço, são muito diferentes, quer ao nivel da topologia, quer em termos sonoros.

O J2 (se não estou em erro) é baseado no aleph J , mas com transitores de saida SIT em vez de Mosfet.

Quem nos poderia explicar isto muito melhor seria o amigo CeeVee que já está inscrito no Forum, e é experiente nas construções do papá, mas ainda não nos deu o prazer da sua participação First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 915520

Ceevee... Ceevee... Ceevee ... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 686579
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  manel1 26/10/2012, 01:08

MASantos escreveu:Pagina, manual e projecto original do F5 http://www.firstwatt.com/f5.html

pdf sobre o f5 turbo onde pode ler sobre as diferentes versões:
http://www.firstwatt.com/pdf/art_f5_turbo.pdf

Configuração simples seria um F5turbo v1 ou v2, 1 caixa stereo e potência de 50w/8ohm em classe,100w classe A/B. É aproximadamente o dobro da potência do f5 original. Pode ser construído com uma caixa e peças de boa qualidade por cerca de 450/500€ por menos é possível sacrificando o aspecto final da caixa e usando algumas peças mais baratas (nao confundir com peças de má qualidade)

Ao ler o documento verá uma versão v3, que pode atingir os 100w/8ohm em classe A e picos de 200 mas isto já envolve 2 caixas e configuração monobloco, o que significa por sua vez o dobro de quase todas as peças, logo facilmente atinge os valores que referi.

Já agora, que colunas "difíceis" de amplificar estaria a pensar?

Se meter mãos à obra será para a versão mais musculada e com componentes de qualidade. As colunas são umas Proac D38, não que sejam muito difíceis de amplificar, mas quem as usa diz que ''gostam'' de muitos Watts, não quero correr o risco de construir algo que não as conduza convenientemente. Vou tentar ouvir primeiro o amplificador, depois direi algo.

Obrigado

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  MASantos 26/10/2012, 01:47

Pelo que li sobre as colunas, apesar de serem colunas com sensibilidade média têm uma impedancia de 4ohms o que obriga ao dobro da amplificaçao comparando com umas de 8ohm. Para atingir 50w em classe A e 100 em classe a/B terá de construir 2 monoblocos bem grandes e tornar-se sócio da EDP! Smile Smile

Ou então pode sempre construir um amplificador a/B de raiz, que se for bem desenhado e construído pode ser espectacular!

MASantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/01/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 26/10/2012, 06:41

manel1 escreveu:
Se meter mãos à obra será para a versão mais musculada e com componentes de qualidade. As colunas são umas Proac D38, não que sejam muito difíceis de amplificar, mas quem as usa diz que ''gostam'' de muitos Watts, não quero correr o risco de construir algo que não as conduza convenientemente. Vou tentar ouvir primeiro o amplificador, depois direi algo.
Obrigado

Viva carissimo,

Aconselho-o vivamente a ouvir primeiro o F5 na versão 25W.
Creio que as D38 têm uma impedância nominal de 4 Ohms e 91,5 dB de sensibilidade. O forista Filcas tem um F5 (25 W) a "empurrar" umas Sonus Faber Cremona (4 Ohms / 90 dB) e, como se costuma dizer, leva-as ao colo.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 26/10/2012, 07:06

Carlomar escreveu:
De facto na foto são muito parecidos, mas:

O F5 é um Push Pull.

o J2 é um Single Ended.

Viva Carlomar

A minha alusão à semelhança, como percebeu, resumia-se somente ao aspecto fisico. Quanto ao facto de um se tratar de um PP e o outro de um SE, já sabia..... de qualquer modo será uma informação sempre útil para os mais desatentos às criações do papá NP.

Carlomar escreveu:O J2 (se não estou em erro) é baseado no aleph J , mas com transitores de saida SIT em vez de Mosfet.

Creio que não serão os "velhos" transistores de indução estática (SIT), mas sim os novos transistores de carboneto de silicio (SiC).
Do manual do J2:

Meet the New FETs
Not the same as the old FETs. Advances in semiconductor technology have resulted in new Silicon Carbide (SIC) JFET transistors with much greater voltage, current, and power capabilities. How much more? How about 1200 volts, 30 amps, and 273 watts?
Offered by a new company in Missouri, SemiSouth, these parts are designed for fast high power switching in solar power and electric car applications.



How about 1200 volts, 30 amps, and 273 watts?

Chiça.....!!!!!!!!! affraid

Quanto á arquitectura, iria jurar (não o faço seguindo a recomendação do meu Pai que me aconselhava a teimar mas nunca a jurar...) que a filosofia é a do ZEN e não do Aleph J .... Suspect

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  CeeVee 26/10/2012, 17:13

vinyl33 escreveu:
Carlomar escreveu:
De facto na foto são muito parecidos, mas:

O F5 é um Push Pull.

o J2 é um Single Ended.

Viva Carlomar

A minha alusão à semelhança, como percebeu, resumia-se somente ao aspecto fisico. Quanto ao facto de um se tratar de um PP e o outro de um SE, já sabia..... de qualquer modo será uma informação sempre útil para os mais desatentos às criações do papá NP.

Carlomar escreveu:O J2 (se não estou em erro) é baseado no aleph J , mas com transitores de saida SIT em vez de Mosfet.

Creio que não serão os "velhos" transistores de indução estática (SIT), mas sim os novos transistores de carboneto de silicio (SiC).
Do manual do J2:

Meet the New FETs
Not the same as the old FETs. Advances in semiconductor technology have resulted in new Silicon Carbide (SIC) JFET transistors with much greater voltage, current, and power capabilities. How much more? How about 1200 volts, 30 amps, and 273 watts?
Offered by a new company in Missouri, SemiSouth, these parts are designed for fast high power switching in solar power and electric car applications.



How about 1200 volts, 30 amps, and 273 watts?

Chiça.....!!!!!!!!! affraid

Quanto á arquitectura, iria jurar (não o faço seguindo a recomendação do meu Pai que me aconselhava a teimar mas nunca a jurar...) que a filosofia é a do ZEN e não do Aleph J .... Suspect

Abraço

Olá meus caros,

Parece que a minha dificuldade de "postar" se deve ás regras de firewall do serviço.

Em relação ao J2, ele é uma evolução do Aleph J com alguns refinamentos e "maldades" do Nelson Pass...como feedback com ligaçõ optica ao andar de saida.

O Meu BJ2 aproxima-se tanto quanto o ZM conseguiu mas mesmo assim não pode ser publicado ...a pedido do NP e do ZM.

Mas quem estiver perto pode ouvi-lo.

um abraço,
CV
CeeVee
CeeVee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 68
Localização : Lisboa
Ocupação : Eng Sistemas Aeronauticos
Interesses : Audio
Data de inscrição : 22/05/2012
Pontos/Reputação : 51

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  CeeVee 26/10/2012, 17:19

umas imagens do interior do meu Babelfish J2...


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Dsc0050cyo

para estimular a imaginação e conversa.......
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Dsc0127df




OBS: dei uma ajuda na colocação da imagem

blink


Última edição por CeeVee em 26/10/2012, 17:49, editado 10 vez(es) (Motivo da edição : acresscentar imagem)
CeeVee
CeeVee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 68
Localização : Lisboa
Ocupação : Eng Sistemas Aeronauticos
Interesses : Audio
Data de inscrição : 22/05/2012
Pontos/Reputação : 51

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 26/10/2012, 21:44

Carlomar escreveu:
Creio que não serão os "velhos" transistores de indução estática (SIT), mas sim os novos transistores de carboneto de silicio (SiC).
Do manual do J2:
Sim tem razão. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 969831
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 16 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 16 de 29 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 22 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos