Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 9 de 29 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 19 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 31/5/2012, 18:10

jpsimoes escreveu:
Aqui vai,

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 F5dissipador



O amplificador está giro e ainda vai ficar mais quando tiver a frente e as tampas prontas, mas o que gostei mais foi da vinha Very Happy

PS:No Image Shack escolhe a opção 800x600 ou 680x480 e depois de fazeres o upload da imagem, copias o link "Codigo do Forum" depois é só fazer colar na caixa de texto. Faz previsualizar para ter certeza que sai bem.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 10/6/2012, 10:34

Viva pessoal,

Depois de concluido o Extreme Makeover do meu Thorens TD-125 LB, (http://www.audiopt.net/t12320-thorens-td-125-lb-extreme-makeover?highlight=extreme+makeover) pus-me a magicar qual o projecto seguinte para o qual deveria avançar. Decidi meter pés ao caminho na construção de um pré passivo com a utilização de transformadores SOWTER 9335. A busca e aquisição de um selector adequado demorou bastante tempo, o fabrico e envio dos transformadores idem e a selecção / aquisição da caixa para alojar a montagem, idem…idem…
Neste momento tenho por cá tudo para dar inicio ao trabalho, mas tenho ainda que mandar o painel frontal de 10 mm de uma Modu Galaxy Maggiorato (http://www.modu.it/galaxy.html) para uma oficina, para lhe serem feitos rebaixos para alojamento dos botões de selecção de entradas e controle de volume.
Entretanto fui acompanhando com muito interesse o tópico sobre a construção do First Watt F5, projecto que à muito andava a na minha cabeça….
Diga-se de passagem que sou um fã incondicional do Nelson Pass, sendo feliz proprietário de dois dos seus equipamentos que marcaram a história do aúdio: - O Threshold 400A e o prévio NS-10, ambos com perto de 34 anos, mas que continuam a tocar muuuuuuuuiiiitooo bem…
E motivado pelo que ia lendo no tópico, a opinião do Carlomar (quando terminou o projecto e o ouviu pela primeira vez) e as opiniões de tantos outros, decidi deixar em banho-maria o pré passivo e dedicar-me, também, à construção de um F5.
Comecei a adquirir alguns dos componentes necessários talvez há cerca de 1 mês atrás. Outros, tinha-os por cá.
De modo que, paulatinamente, numas noites, nuns sábados roubados à família e aproveitando partes de domingos, o projecto lá foi avançando e finalmente ficou concluído.
Após alguns inesperados mas inevitáveis percalços (DIY’er sofre …) o F5 finalmente canta e encanta, apesar de se encontrar actualmente em fase de ajustes de polarização, na qual me debati com algumas dificuldades.
E despudoradamente tomei a liberdade de pedir algum aconselhamento ao Carlomar, dado a experiência que já tinha tido em domar o animal….
Não poderia ter tido maior receptividade, maior espírito de colaboração, de disponibilidade e de entreajuda do Carlomar a quem, publicamente gostaria de expressar os meus agradecimentos. Bem haja por isso.
E foi o Carlomar que, depois de ter andado a “espiar” o que sobre o mesmo tópico eu tinha postado num “Fórum da concorrência” (SFAudio) me desafiou a que, por estas bandas, eu publicitasse também algumas fotos da construção do meu F5.
Et voilá….com muito gosto aqui vão elas….


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 44900905

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 21442513

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 76345895

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Ad1hr

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 76345895

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 81397167

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 66585119

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 70417825

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 95937310

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 63529348

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 66568533

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 11764305

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 50547625

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 81798710

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 44324935

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 18348358

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 38400051

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Tempcheck

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 88175784

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Detail2d

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 13338726

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 99868535

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Reguladorw

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 87948368

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 86434491

Cheers
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  jpsimoes 10/6/2012, 11:02

Muito bem Vinyil33,
Está tudo muito bem arrumado e bem construído.
Muitos parabéns

jpsimoes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Localização : V.F.Xira
Interesses : Música;DIY; HiFi
Data de inscrição : 05/07/2010
Pontos/Reputação : 37

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 10/6/2012, 19:52

Excelente trabalho First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 969831
Bem arrumado e excelentes acabamentos. Impecável na minha opinião
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 11/6/2012, 06:08

jpsimoes escreveu:Muito bem Vinyil33,
Está tudo muito bem arrumado e bem construído.
Muitos parabéns

asoares escreveu:Excelente trabalho First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 969831
Bem arrumado e excelentes acabamentos. Impecável na minha opinião

Obrigado a ambos pelas vossas palavras de encorajamento.

Mas neste meu projecto aplica-se que nem uma luva o ditado: - "Por fora tudo são rendas...por dentro nem cuecas tem..." Very Happy

É que ando aqui em guerra pegada com uns JFETs GR que até agora me têm dado cabo do juizo para conseguir a polarização recomendada ... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 581125

Dentro de 2 ou 3 dias já terei por cá a versão BL dos mesmo e aí, seguramente, outro galo cantará....

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 12/6/2012, 23:15

vinyl33 escreveu:

É que ando aqui em guerra pegada com uns JFETs GR que até agora me têm dado cabo do juizo para conseguir a polarização recomendada ... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 581125

Dentro de 2 ou 3 dias já terei por cá a versão BL dos mesmo e aí, seguramente, outro galo cantará....

Abraço
Viva Vinyl33,

Quando isso estiver afinadinho, gostávamos também de ter aqui a sua opinião sobre a sonoridade do F5.

Cumprimentos e obrigado por partilhar
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 13/6/2012, 09:25

Carlomar escreveu:
Viva Vinyl33,

Quando isso estiver afinadinho, gostávamos também de ter aqui a sua opinião sobre a sonoridade do F5.

Cumprimentos e obrigado por partilhar

Viva pessoal,

Mesmo sem estar ainda "au point", dado que estou apenas com uma polarização de ~0,8A, aqui vai a minha (?) opinião sobre o F5, aliás já expressa noutras paragens....

Acho que terei muita dificuldade em encontrar os termos adequados que permitam exprimir a minha opinião sobre o F5. Talvez as palavras que melhor o definam sejam aquelas que o próprio Nelson Pass escreveu: - "Did I mention that it sounds terrific?"


Mal cheguem os Bl's então depois escreverei sobre o F5 tentando não usurpar as palavras do Nelson Pass.

By the way....não se esqueçam que o NP no próximo dia 27 deste mês comemorará os seus 61 anos !!! Acho que seria simpático que os seus incondicionais seguidores, nesse dia, lhe enviassem uma mensagem de saudações. IMHO para além da genialidade que universalmente lhe é reconhecida, é seguramente um dos gurus do aúdio que, derinteressamente, mais tem ajudado a comunidade dos DIY'ers, colocando (quase todo ...) o seu saber à disposição destes.

Cheers
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Raines 13/6/2012, 18:05

Muito bom:D

Vejo ali em cd marantz ki signature 63?Very Happy tambem tenho um... Como se compara aos actuais?


Quanto podera ficar um AMP desses?

E a que gama de preços de amps comerciais se compara?

abraço



Última edição por Raines em 13/6/2012, 18:36, editado 1 vez(es)

Raines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 10/06/2012
Pontos/Reputação : 244

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  manel1 13/6/2012, 18:33

Viva Artur, parabéns pelo excelente trabalho, estou certo que quando finalizado, se me fosse apresentado esse amplificador jamais me passaria pela cabeça que fosse um trabalho DIY tal a qualidade de construção que as imagens mostram.
Tenho pena que esse seja um projecto que requer colunas ''facéis'' de amplificar, caso contrário estaria tentado a entrar num projecto desses.

Um abraço

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 13/6/2012, 18:43

Raines escreveu:Muito bom:D

Thanks a lot...

Raines escreveu:Vejo ali em cd marantz ki signature 63?Very Happy tambem tenho um... Como se compara aos actuais?

Dificil a resposta porque este CD 63 MkII KI está todo kitado...
- Opamps originais (JRC2114) substituidos pelos fabulosos LM4562;
- Clock da Chord com alimentação independente;
- Reguladores de tensão substituidos por outros de baixo ruído;
- Remoção dos transistores de muting;
- Remoção dos blocking caps;
- Bypass do HDAM;
- Remoção do circuito de auscultadores e respectiva alimentação;
- Substituição de alguns electroliticos por Nichicom Muse;
- Desacoplamento do DAC com caps de polystireno;
- Blindagem do microprocessador;
- Remoção do cabo cativo e colocação de uma IEC;
- Substituição das fichas RCA por WBT Nextgen;

e mais algumas coisinhas que sinceramente já não me lembro ....

Como se compara com os mais recentes ??? Bem....ele já foi à luta muitas vezes com alguns recentissimos e recheados de High Tech...
Resposta - Continuo a preferir o meu.... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 915520

Raines escreveu:Quanto podera ficar um AMP desses?

Tem duas respostas:
A - Se for feito com PSU's separadas para cada canal como fiz no meu e contabilizando somente material, cerca de 700 Euros
B - Para uma única PSU alimentando os dois canais, cerca de 550 Euros.

É óbvio que estes valores poderão variar em função da qualidade dos componentes utilizados. Para o meu F5 os trafos vieram da Alemanha, e os restantes componentes de UK, Hong Kong e China.

Espero ter ajudado.

Abraço


Última edição por vinyl33 em 13/6/2012, 18:51, editado 2 vez(es)
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 13/6/2012, 18:49

manel1 escreveu:
Tenho pena que esse seja um projecto que requer colunas ''facéis'' de amplificar, caso contrário estaria tentado a entrar num projecto desses.

As minhas colunas não serão das dificeis mas também não se podem considerar fáceis... são umas ProAc D15 com uma sensibilidade de 88dB.
Há pior....

Abraço Pedro
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  manel1 13/6/2012, 20:20

Tem piada, pois as minhas anteriores colunas foram precisamente essas, as D15, agora tenho umas D38, a sua sensibilidade é superior (90db) e realmente tocam bem mais alto para a mesma posição de volume, mas as criticas que li quando fiz pesquisas para a sua aquisição diziam que elas tocavam melhor com amplificadores musculados Crying or Very sad , se é certo ou não, não sei, pois ainda não experimentei com outro amplificador, mas talvez daqui a uns dias faça uma experiência com um Pioneer A400 de 60W, mas pelos ''sintomas'' temo que eles tenham razão.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty My lucky day

Mensagem  vinyl33 13/6/2012, 20:41

Esta é só mesmo para fazer alguma "imbeja" ao pessoal do DIY...
A cerca de um Km de minha casa tenho um sucat....oooooopppssssss.... Desculpem lá...ia dizer sucateiro affraid ...mil perdões !!!
Recomeçando....a cerca de 1 Km de minha casa tenho um centro de triagem de chaços electrónicos. Volta meia volta, passo por lá sempre na perspectiva de me deparar com algo interessante, o que já ocorreu um sem número de vezes....
Há uns dias atrás, trouxe comigo estas duas pecinhas....


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 38251777


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 47531326


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 35334624


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 48113363


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 20146764


Têm as dimensões de 300 x 210 mm2, alhetas com 50 mm e a aba também com 50 mm.
Curiosamente, em ambas as placas, aparece o logo da International Rectifier e a designação de um varactor da NEC: - o 1SS07 com utilização em circuitos sintonizados para U e VHF.
A aba já tem furação para alojar 4 unidades TO-3.

Pera lá....!!! TO-3 ???? Ora o 2SK82..........acho que já sei em que utilizar estes disspadores .. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 346205

É verdade, ia-me esquecendo... O preço dos 2 dissipadores ??? 5 Euros !!!!!!!!!!
Esqueçam. Não vale a pena irem já a correr para o carro...
Como diria o António Silva, "Destes já não há mais" First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 807962

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 13/6/2012, 20:54

manel1 escreveu:Tem piada, pois as minhas anteriores colunas foram precisamente essas, as D15, agora tenho umas D38, a sua sensibilidade é superior (90db)......

Não duvido. Aliás tenho a certeza que a $ensibilidade é bem superior... affraid

manel1 escreveu: ..... e realmente tocam bem mais alto para a mesma posição de volume, mas as criticas que li quando fiz pesquisas para a sua aquisição diziam que elas tocavam melhor com amplificadores musculados Crying or Very sad , se é certo ou não, não sei, pois ainda não experimentei com outro amplificador ....

Qual é o amp que estás a utilizar ??

manel1 escreveu: .... mas talvez daqui a uns dias faça uma experiência com um Pioneer A400 de 60W, mas pelos ''sintomas'' temo que eles tenham razão.

Se quiseres um amp "musculado" tenho por cá não um A400, mas sim um 400A da Threshold... 100W em classe A. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 461880

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 13/6/2012, 22:59

vinyl33 escreveu:Esta é só mesmo para fazer alguma "imbeja" ao pessoal do DIY...
Sortudo!
mesmo sabendo que a "inbeja" é coisa feia, confesso que me conseguiu provocar esse sentimento. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 598295

vinyl33 escreveu:
Pera lá....!!! TO-3 ???? Ora o 2SK82..........acho que já sei em que utilizar estes disspadores .. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 346205


agora é a minha vez de fazer "inbeja".

Oh pra eles, aqui... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 461880

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Sam2103s





Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  manel1 13/6/2012, 23:04

vinyl33 escreveu:
manel1 escreveu:Tem piada, pois as minhas anteriores colunas foram precisamente essas, as D15, agora tenho umas D38, a sua sensibilidade é superior (90db)......

Não duvido. Aliás tenho a certeza que a $ensibilidade é bem superior... affraid


Foi um bocado superior, mas aproveitei umas colunas de demonstração da Imacústica com um bom desconto, quando lá foi fazer audição a umas colunas, as D38 não estavam na lista, mas assim que as ouvi, soube logo que eram aquelas que eu queria (dentro do possível €€€), pois soavam bem melhor que tudo o resto na sua gama de preço (para o meu gosto, claro).

vinyl33 escreveu:
manel1 escreveu: ..... e realmente tocam bem mais alto para a mesma posição de volume, mas as criticas que li quando fiz pesquisas para a sua aquisição diziam que elas tocavam melhor com amplificadores musculados Crying or Very sad , se é certo ou não, não sei, pois ainda não experimentei com outro amplificador ....

Qual é o amp que estás a utilizar ??

Estou a usar como pré um Tag Mclaren Av32r e como power o Musical Fidelity A308CR
http://www.musicalfidelity.com/uploads/manuals/English/a308crpow_eng.pdf



vinyl33 escreveu:
manel1 escreveu: .... mas talvez daqui a uns dias faça uma experiência com um Pioneer A400 de 60W, mas pelos ''sintomas'' temo que eles tenham razão.

Se quiseres um amp "musculado" tenho por cá não um A400, mas sim um 400A da Threshold... 100W em classe A. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 461880


Abraço

Se estivesse mais perto era capaz de experimentar, mas gostava de um comparativo desse First Watt F5 Amp. de Potencia Class A com o Threshold, para ficar com uma ideia das diferenças, nomeadamente do modo como ambos ''pegam nas colunas a baixos volumes, dado que conheço bem as D15. Ando à procura de algo capaz de por estas ''meninas'' a tocar bem a baixos volumes.

Pedro

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 13/6/2012, 23:08

vinyl33 escreveu:

Se quiseres um amp "musculado" tenho por cá não um A400, mas sim um 400A da Threshold... 100W em classe A. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 461880

Abraço

não me diga que quer desfazer-se do threshold 400A! No No No

Acho que já sei porquê Idea Idea Idea
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 14/6/2012, 07:45

Carlomar escreveu:

agora é a minha vez de fazer "inbeja".

Oh pra eles, aqui... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 461880

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Sam2103s


É lá.... !!!!!!!!!!!
Isso quer dizer que o projecto já está a andar....
No Ebay só tenho visto esses SIT's em Singapura e na China. Suspect
Qual a origem desses ??

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 14/6/2012, 07:57

Carlomar escreveu:
não me diga que quer desfazer-se do threshold 400A! No No No

Nem pensar.... affraid
Fazendo alguma adaptação da letra do "Anel de Rubi" do RV .... "Ai o que eu passei.... pr'ó arranjar.... " lol!

Carlomar escreveu:Acho que já sei porquê Idea Idea Idea

Eu também... Mas, mesmo que outras razões mais alto se levantem, o 400A + NS-10 já são uma paixão que se sobrepõe à razão... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 165844

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 14/6/2012, 08:32

manel1 escreveu:

Se estivesse mais perto era capaz de experimentar, mas gostava de um comparativo desse First Watt F5 Amp. de Potencia Class A com o Threshold, para ficar com uma ideia das diferenças, nomeadamente do modo como ambos ''pegam nas colunas a baixos volumes, dado que conheço bem as D15. Ando à procura de algo capaz de por estas ''meninas'' a tocar bem a baixos volumes.

Pedro

Hombre.... não te vou dizer para meteres as tuas D38 debaixo do braço e pores-te ao caminho... affraid

Mas dado que conheces bem as D15, quando quiseres tens a porta aberta para com elas ouvires o 400A e o F5. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 686579

Aviso-te que se tivesses a "infelicidade" de gostares do 400A, terias um caminho dificil para arranjares um, particularmente da versão 230 V.
Anda um na Alemanha (http://www.audioscope.net/threshold-model-400a-class-p-1423.html), publicitado para venda irá fazer uns 3 aninhos que, apesar de não ser das últimas versões - só tem fusiveis nos outputs e cabo cativo na trazeira, enquanto que o meu tem fusiveis na entrada AC, nos rails, nos outputs e receptáculo IEC - vê o precinho que por ele é pedido.... What a Face

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  manel1 14/6/2012, 09:59

vinyl33 escreveu:
manel1 escreveu:

Se estivesse mais perto era capaz de experimentar, mas gostava de um comparativo desse First Watt F5 Amp. de Potencia Class A com o Threshold, para ficar com uma ideia das diferenças, nomeadamente do modo como ambos ''pegam nas colunas a baixos volumes, dado que conheço bem as D15. Ando à procura de algo capaz de por estas ''meninas'' a tocar bem a baixos volumes.

Pedro

Hombre.... não te vou dizer para meteres as tuas D38 debaixo do braço e pores-te ao caminho... affraid

Mas dado que conheces bem as D15, quando quiseres tens a porta aberta para com elas ouvires o 400A e o F5. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 686579

Aviso-te que se tivesses a "infelicidade" de gostares do 400A, terias um caminho dificil para arranjares um, particularmente da versão 230 V.
Anda um na Alemanha (http://www.audioscope.net/threshold-model-400a-class-p-1423.html), publicitado para venda irá fazer uns 3 aninhos que, apesar de não ser das últimas versões - só tem fusiveis nos outputs e cabo cativo na trazeira, enquanto que o meu tem fusiveis na entrada AC, nos rails, nos outputs e receptáculo IEC - vê o precinho que por ele é pedido.... What a Face

Abraço

Está visto, quando esse First Watt F5, estiver rodado , apita, temos de combinar uma audição aos dois amplificadores, também tenho muita curiosidade acerca desse leitor alterado scratch como é que isso soará?

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  ricardo onga-ku 14/6/2012, 10:54

vinyl33 escreveu:
manel1 escreveu:

Se estivesse mais perto era capaz de experimentar, mas gostava de um comparativo desse First Watt F5 Amp. de Potencia Class A com o Threshold, para ficar com uma ideia das diferenças, nomeadamente do modo como ambos ''pegam nas colunas a baixos volumes, dado que conheço bem as D15. Ando à procura de algo capaz de por estas ''meninas'' a tocar bem a baixos volumes.

Pedro

Hombre.... não te vou dizer para meteres as tuas D38 debaixo do braço e pores-te ao caminho... affraid

Mas dado que conheces bem as D15, quando quiseres tens a porta aberta para com elas ouvires o 400A e o F5. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 686579

Aviso-te que se tivesses a "infelicidade" de gostares do 400A, terias um caminho dificil para arranjares um, particularmente da versão 230 V.
Anda um na Alemanha (http://www.audioscope.net/threshold-model-400a-class-p-1423.html), publicitado para venda irá fazer uns 3 aninhos que, apesar de não ser das últimas versões - só tem fusiveis nos outputs e cabo cativo na trazeira, enquanto que o meu tem fusiveis na entrada AC, nos rails, nos outputs e receptáculo IEC - vê o precinho que por ele é pedido.... What a Face

Abraço

Pergunta de leigo: não bastam os fusíveis na entrada AC? scratch

Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Raines 14/6/2012, 12:53

obrigado pela resposta:D:D:D:D

E esses kitancos todos do KI quanto custaram e deram melhorias significativas?Very Happy


Em relacao a este amp acho lhe muita piada mas tenho zero experiencia nestas coisas....Very Happy

Quanto poderia ficar a construcao ( mao de obra ) de um brinquedo destes?

abraco e continua com estes projectos:D

Raines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 10/06/2012
Pontos/Reputação : 244

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 14/6/2012, 17:47

onga-ku escreveu:
Pergunta de leigo: não bastam os fusíveis na entrada AC? scratch

Ricardo

Sim e não.... se o intuito é fazer com que o AC seja cortado em caso de eventuais problemas, o fusivel somente na linha de AC resolve.
Se a perspectiva for a contenção de danos, a sectorização é a solução. Um problema na tensão dos rails poderá acarretar a queima da board do amp... Um problema no amp pode ser um adeus às colunas....
Em termos comerciais a protecção sectorizada não é muito vista...na minha perspectiva uma idioteira uma vez que a implementação de 2 ou três barreiras de fusiveis é perfeitamente irrelevante em termos de custos...pelo menos para o DIY'er.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  ricardo onga-ku 14/6/2012, 18:35

Obrigado. cheers
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 14/6/2012, 18:38

onga-ku escreveu:Obrigado. cheers

Be First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 686579 ...
Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 14/6/2012, 20:04

vinyl33 escreveu:
onga-ku escreveu:
Pergunta de leigo: não bastam os fusíveis na entrada AC? scratch

Ricardo

Sim e não.... se o intuito é fazer com que o AC seja cortado em caso de eventuais problemas, o fusivel somente na linha de AC resolve.
...

Viva,


No caso de algo correr mal, não podemos esquecer que, mesmo cortando a linha AC230V, ainda temos muita energia armazenada nos condensadores que pode fazer grandes estragos.

Não sei qual é a capacidade dos condensadores de filtragem do Threshold, mas no caso do F5 de serie são 120.000uF. Em alguns caso Diy é muito mais.

Depois há que levar em conta também, que a proteção do fusivel AC é muito limitada.

Devido ao grande pico inicial de corrente quando se liga um amp, o fusível AC normalmente acaba por ficar sobre dimensionado, pelo que quando existir um excesso de corrente, ele não funde porque está sobre dimensionado, logo a sua proteção não é muito eficaz.

Se usarmos um Fusível mais sensível, rebenta logo assim que se liga o amp.

Um circuito soft start ajuda nestes casos para que se possa usar um fusível mais adequado á demanda de corrente. ( Termístor CL60 no caso do F5)

Por estes motivos, como o Vinyl33 referiu, a sectorização oferece proteção adicional, mas raramente é usada.

cumpr
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 14/6/2012, 20:56

Carlomar escreveu:

Não sei qual é a capacidade dos condensadores de filtragem do Threshold, mas no caso do F5 de serie são 120.000uF. Em alguns caso Diy é muito mais.

Viva,

Os caps originais são dois canecos de 2 x 10000uF 75 VDC. Já fiz o recap do meu (não esquecer que o bicho tem uns respeitáveis 34 anos) com 2 x 15000 uF. No entanto há maduros que utilizam 2 x 22000 uF...

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 14/6/2012, 21:08

Viva,

Dos DIY'ers que já construiram o F5, já alguém introduziu no circuito o trimmer P3 de 200 Ohm ??

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 F5p3

Obrigado
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  ricardo onga-ku 15/6/2012, 08:40

Carlomar escreveu:
vinyl33 escreveu:
onga-ku escreveu:
Pergunta de leigo: não bastam os fusíveis na entrada AC? scratch

Ricardo

Sim e não.... se o intuito é fazer com que o AC seja cortado em caso de eventuais problemas, o fusivel somente na linha de AC resolve.
...

Viva,


No caso de algo correr mal, não podemos esquecer que, mesmo cortando a linha AC230V, ainda temos muita energia armazenada nos condensadores que pode fazer grandes estragos.

Não sei qual é a capacidade dos condensadores de filtragem do Threshold, mas no caso do F5 de serie são 120.000uF. Em alguns caso Diy é muito mais.

Depois há que levar em conta também, que a proteção do fusivel AC é muito limitada.

Devido ao grande pico inicial de corrente quando se liga um amp, o fusível AC normalmente acaba por ficar sobre dimensionado, pelo que quando existir um excesso de corrente, ele não funde porque está sobre dimensionado, logo a sua proteção não é muito eficaz.

Se usarmos um Fusível mais sensível, rebenta logo assim que se liga o amp.

Um circuito soft start ajuda nestes casos para que se possa usar um fusível mais adequado á demanda de corrente. ( Termístor CL60 no caso do F5)

Por estes motivos, como o Vinyl33 referiu, a sectorização oferece proteção adicional, mas raramente é usada.

cumpr

Faz todo o sentido.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 9 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 29 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 19 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos