Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 10 de 29 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 19 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 15/6/2012, 19:04

vinyl33 escreveu:
Carlomar escreveu:

Não sei qual é a capacidade dos condensadores de filtragem do Threshold, mas no caso do F5 de serie são 120.000uF. Em alguns caso Diy é muito mais.

Viva,

Os caps originais são dois canecos de 2 x 10000uF 75 VDC. Já fiz o recap do meu (não esquecer que o bicho tem uns respeitáveis 34 anos) com 2 x 15000 uF. No entanto há maduros que utilizam 2 x 22000 uF...

Abraço
Para um amp 100W Classe A, pensei que tivesse maior capacidade.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 15/6/2012, 19:22

vinyl33 escreveu:Viva,

Dos DIY'ers que já construiram o F5, já alguém introduziu no circuito o trimmer P3 de 200 Ohm ??


Não conheço ninguém que tenha construido a versão R1 do F5.

Penso que só se justifica para quem tiver um analisador de distorção, para poder afinar o trimmer P3 para o mínimo de distorção, conseguindo assim a assimetria "perfeita" entre o rail positivo e negativo.

No entanto também já li várias criticas de pessoas que preferem um pouco de assimetria. Parece que aumenta os harmónicos pares e torna-se mais musical.

Portanto para mim, versão R1, não obrigado. Very Happy

cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 16/6/2012, 21:35

Carlomar escreveu:
vinyl33 escreveu:
Carlomar escreveu:

Não sei qual é a capacidade dos condensadores de filtragem do Threshold, mas no caso do F5 de serie são 120.000uF. Em alguns caso Diy é muito mais.

Viva,

Os caps originais são dois canecos de 2 x 10000uF 75 VDC. Já fiz o recap do meu (não esquecer que o bicho tem uns respeitáveis 34 anos) com 2 x 15000 uF. No entanto há maduros que utilizam 2 x 22000 uF...

Abraço
Para um amp 100W Classe A, pensei que tivesse maior capacidade.

Não nos esqueçamos que estamos a falar de um equipamento com 34 / 35 anos.... Nessa altura imperavam as válvulas onde, como sabe, as capacidades na filtragem correspondem a uma pequena fracção dos referidos 10000 uF. Ou seja, capacidades de 10000 uF (e por maioria de razão 22000 uF) não eram muito usuais e mesmo assim obtidas à custa de canecos de dimensões apreciáveis. Os Mallory de origem do meu 400A, de 10000 uF 75 VDC, já têm 63 mm de diâmetro por 85 mm de altura.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Mallory

Imagino quais seriam as dimensões de um electrolitico com 22000 uF, com a tecnologia da altura... affraid

Possivelmente, digo eu, o exagerado tamanho requerido para eventuais canecos de maior capacidade tenha sido uma condicionante ao projecto.

A tecnologia no fabrico dos electroliticos nestes 35 anos evoluiu de tal modo que, no recap do meu, com capacidades e tensões de trabalho superiores aos dos Mallory (15000 uF, 100 VDC) a minha dificuldade foi encontrar caps de igual diâmetro (e altura aproximada) porque os actuais são de dimensões substancialmente mais reduzidas. Aliás a opção pelos 100 VDC teve a vêr exactamente com essa razão...os de 63 ou 75 V eram demasiado pequenos e os 100 V encaixavam que nem uma luva.

Abraço




Última edição por vinyl33 em 16/6/2012, 23:15, editado 1 vez(es)
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 16/6/2012, 21:46

Voltando ao meu F5....
Contra as minhas expectativas a versão BL dos 2SK170 / 2SJ74 ainda não me chegaram, mas pelo tracking sei que estão já em LX... cheers

Mas não estou nada chateado... a polarização já vai quase em 1 A (diferença de potencial entre R3 e R4 ~0,45 V) e tenho estado completamente em êxtase ouvindo com gozo redobrado algumas músicas da minha predilecção... numa palavra: - Fabulástico... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  filcas 17/6/2012, 08:37

vinyl33 escreveu:Mas não estou nada chateado... a polarização já vai quase em 1 A (diferença de potencial entre R3 e R4 ~0,45 V) e tenho estado completamente em êxtase ouvindo com gozo redobrado algumas músicas da minha predilecção... numa palavra: - Fabulástico... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 140916

E como estamos de temperatura?
filcas
filcas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 39
Idade : 51
Localização : Vila Nova de Gaia
Ocupação : Eng. Civil
Data de inscrição : 25/03/2010
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 17/6/2012, 08:43

filcas escreveu:
vinyl33 escreveu:Mas não estou nada chateado... a polarização já vai quase em 1 A (diferença de potencial entre R3 e R4 ~0,45 V) e tenho estado completamente em êxtase ouvindo com gozo redobrado algumas músicas da minha predilecção... numa palavra: - Fabulástico... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 140916

E como estamos de temperatura?

Upa....Upa....!!!!!
Mosfets na ordem dos 60 / 65 ºC e os dissipadores cerca de 20 graus abaixo.
Já deu para perceber que a bintoinha vai ser mesmo necessária.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 17/6/2012, 12:18

vinyl33 escreveu:...tenho estado completamente em êxtase ouvindo com gozo redobrado algumas músicas da minha predilecção... numa palavra: - Fabulástico... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520

Viva Vinyl33,

naturalmente fico satifeiro por apreciar as qualidades do F5.

Espero que corresponda, ou até supere as espectativas, que também eu ajudei a criar (embora não nos conhecesse-mos) atravéz deste tópico.

A sua satisfação certamente demonstra que eu não exagerei ao descrever as qualidades do F5 e sempre tentei ser isento, á medida que ia construindo e publicando aqui as minhas opiniões.

Desfrute deste momento, que é um momento de grande Felicidade para qualquer Diyer, ou seja poder usufruir no final da obra feita, e quando esta supera as espectativas, tanto melhor.

Poderia nos dar uma ideia das principais diferenças sónicas entre o F5 e o Threshold 400A?

Um abraço
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 17/6/2012, 12:21

filcas escreveu:
vinyl33 escreveu:Mas não estou nada chateado... a polarização já vai quase em 1 A (diferença de potencial entre R3 e R4 ~0,45 V) e tenho estado completamente em êxtase ouvindo com gozo redobrado algumas músicas da minha predilecção... numa palavra: - Fabulástico... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 140916

E como estamos de temperatura?

Viva Flicas,

bem vindo ao tópico cheers

Parece que vai ter de optar por uma caixa 4U para o seu, ou então usar uma ventoinha adicional...Just in case! Very Happy

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  filcas 17/6/2012, 16:29

Carlomar escreveu:Viva Flicas,

bem vindo ao tópico cheers

Parece que vai ter de optar por uma caixa 4U para o seu, ou então usar uma ventoinha adicional...Just in case! Very Happy

Cumprimentos

Obrigado Carlomar,

Sim, já tinha essa suspeita! Acho que vou mesmo optar pela 4U pois prefiro esta solução à ventoinha pela certa. Sinceramente não me agradaria nada a ideia da dissipação forçada. Por outro lado a altura extra da caixa até me dá jeito em função da disposição que tenho planeada para os diversos componentes.

Mas ainda vou aguardar mais uns dias até o Vinyl33 instalar os BL e em função das leituras posteriores logo decidimos! Existe ainda a possibilidade de optar pela caixa de 400mm de fundo em vez da de 300mm, sempre são mais 33% de capacidade de dissipação para além da ajuda extra do aumento do volume de ar interno.

Cumps,
Filipe
filcas
filcas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 39
Idade : 51
Localização : Vila Nova de Gaia
Ocupação : Eng. Civil
Data de inscrição : 25/03/2010
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 17/6/2012, 17:24

Carlomar escreveu:Viva Vinyl33,

naturalmente fico satisfeito por apreciar as qualidades do F5.

Espero que corresponda, ou até supere as espectativas, que também eu ajudei a criar (embora não nos conhecesse-mos) atravéz deste tópico.

Devo confessar-lhe que as expectativas que eu tinha relativamente ao F5 foram muitissimo superadas... !
Não vou assumir aqui aquela postura do: - "eu já esperava isto....", "vindo do NP os resultados só poderiam ser estes...." ou "o minimalismo do circuito só poderia resultar num som excepcional..."....
Não... !! Apesar de fã incondicional do NP, o F5 sempre foi por mim encarado como um projecto, no minimo, intrigante e olhado com um misto de curiosidade e algum cepticismo.... Não tenho vergonha de o confessar. Dois transistores (N e P) ??? Sem qualquer cap e só com resistências ??? Hummmmmmmmmm.... Suspect Suspect Exclamation
E as opiniões (francamente positivas) que ia lendo de quem se tinha abalançado na sua construção, eram sempre por mim relativizadas e interpretadas na lógica do : - "É... !!! Para um circuitozinho tão simples até que toca muito benzinho...."
Mas enfim. tentando manter um espirito "open mind" e como o investimento em componentes e em trabalho não me pareceram desmesurados, toca a meter pés ao caminho....
E ainda bem que o fiz. O F5 não toca benzinho .... !!! O F5 toca MUITO BEM em qualquer campeonato. Arriscar-me-ia a dizer que num frente a frente com equipamentos que custam muito$$$$ milhare$$$$, o F5 é bem capaz de envergonhar muitos deles. Embarassed

Carlomar escreveu:A sua satisfação certamente demonstra que eu não exagerei ao descrever as qualidades do F5 e sempre tentei ser isento, á medida que ia construindo e publicando aqui as minhas opiniões.

Eu acho que o Carlomar foi até, demasiado contido (se calhar prudente, e entendo...) na exaltação das qualidades do Projecto .. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 461880
De qualquer modo, fê-lo na dose qb e foi o click que me fez decidir pela construção. Obrigado.

Carlomar escreveu:Poderia nos dar uma ideia das principais diferenças sónicas entre o F5 e o Threshold 400A?

Muy bien....
Quer o 400A quer o F5 foram inseridos no seguinte setup, a niveis de audição que considero normais e, em alguns casos, a niveis certamente perturbadores para os vizinhos...

Pré linha - Threshold NS-10
Colunas - ProAc D15
Leitor de Cd's - Marantz CD 63 MKII KI Signature (kitado)
Fonte analógica - Thorens TD 125 LB + SME 3012 + Sumiko Blackbird
Pré phono - Trichord Diablo + NC PSU

Fonte Digital

Primeira constatação - Mesmo nos tais ditos niveis de audição perturbadores para a vizinhança, o F5 não perde a compostura e não denota sinais de distorção. É o amplificador que se consegue ouvir - a qualquer nivel - horas a fio sem provocar o minimo sinal de cansaço.

Segunda, e a que no imediato sobressai : - A transparência e pureza do sinal é muito superior ao 400A. Então os médios altos e os agudos são impressionantemente limpos e com um detalhe que eu nunca pensei que as D15 fossem capazes de reproduzir.

Terceira : - Timbricamente o F5 é, sem sombra de dúvida, mais rigoroso que o 400A. A guitarra do Manuel D'Oliveira, o piano do Tsuyoshi Yamamoto ou mesmo o orgão de tubos da Sé do Porto tocado pelo Lehrndorfer (thanks Rui....) soam como eu nunca ouvi. Não é a mera questão de soarem diferentes... é evidente que soam. A questão é: - qual dos dois é mais realista ?? E no caso do piano, pedi a uma minha vizinha - professora de piano - para ouvir o 400A e o F5 e me dizer qual era o "piano" timbricamente mais correcto. Não poderia ter sido mais assertiva .,.. o "piano do das luzinhas azuis..." !!!

Quarta: - O "pinpoint imagery" é de primeira água. O posicionamento dos diversos instrumentos no plano X-Y e nos diversos planos Z é de uma precisão surpreendente. A audição das faixas 4,7, 9 e 12 do "Utopies" do Hadouk Trio (Thanks again Rui....) é de deixar qualquer um colado á cadeira...

Quinta: - Nos trechos musicais com predominância de baixas frequências, o F5, apesar dos seus "escassos" 25W, domina na boa as minhas D15 (88 dB), apresentando um baixo muito bem controlado. Tenho a certeza que, naturalmente, a niveis de audição anormalmente elevados o F5 não conseguirá agarrar as colunas da forma como o 400A o faz.

Sexta: - A nivel da espacialidade e rapidez, a minha surdez coloca o 400A e o F5 numa posição Ex-Aequo.

Fonte Analógica

Aqui é que a porca torce o rabo....
Não....não é isso que estão a pensar.... antes pelo contrário....
É que se eu me ponho aqui a escrever as emoções que senti na audição com vinyl, vocelências não me vão dar crédito.
Se com a fonte digital foi o que atrás descrevi, com os Lp's é o fim do mundo....

Recordo-me de há uns tempos atrás lêr uma review no AudiogoN, sobre o 400A, que terminava assim : "...... the 400A for me is just magical and I just don't grow tired of listening to it. For me the magic of long ago is back."

Façam-me um favor.... onde se lê 400A por favor substituam por F5...

Se não acreditam, metam a mão na massa .......

Abraço


Última edição por vinyl33 em 17/6/2012, 19:38, editado 2 vez(es)
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 17/6/2012, 18:44

vinyl33 escreveu:
...É que se eu me ponho aqui a escrever as emoções que senti na audição com vinyl, vocelências não me vão dar crédito.
Se com a fonte digital foi o que atrás descrevi, com os Lp's é o fim do mundo....

Recordo-me de há uns tempos atrás lêr uma review no AudiogoN, sobre o 400A, que terminava assim : "...... the 400A for me is just magical and I just don't grow tired of listening to it. For me the magic of long ago is back."

Façam-me um favor.... onde se lê 400A por favor substituam por F5...

Se não acreditam, metam a mão na massa .......

Abraço
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 268391 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 950882 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 268391 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 950882 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 268391

Bem!!! ... Deem-me 10 minutos para me recompor deste Post Surprised

Isto é emoção demais First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 303574
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 17/6/2012, 20:39

Carlomar escreveu:
Isto é emoção demais First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 303574

Yessssssssssss....!!!!!!!!! O CR7 finalmente apareceu.... cheers cheers cheers cheers cheers
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 17/6/2012, 21:09

vinyl33 escreveu:
Carlomar escreveu:
Isto é emoção demais First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 303574

Yessssssssssss....!!!!!!!!! O CR7 finalmente apareceu.... cheers cheers cheers cheers cheers
Neste caso foi dose Dulpla de emoções First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 969831

vinyl33 escreveu:
Sexta: - A nivel da espacialidade e rapidez, a minha surdez coloca o 400A e o F5 numa posição Ex-Aequo.
Quem é mais rápido e espacial afinal? F5 ou CR7? First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 807962

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 18/6/2012, 18:22

Boas rapaziada,

Últimos passos....

Hoje foi instalado um switch térmico NC na entrada de AC, que dispara (abre) quando a temperatura no interior da caixa atinge os 70ºC.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Switchthermal

Seguir-se-á a instalação da fan e de um sensor / controlador que colocará aquela em on aos 50 ou 60 ºC. Com o F5 em funcionamento logo determinarei qual será a temperatura de arranque mais adequada, face ao seu comportamento perante a capacidade de extração da "bintoinha"....

Os BL's já cá cantam.... mas (shame on me), preferi ficar a ouvir música em vez de ligar o maçarico para proceder à substituição dos GR's.

Amanhã é outro dia...

Abraço


vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 19/6/2012, 07:39

Carlomar escreveu:
Bem!!! ... Deem-me 10 minutos para me recompor deste Post.

Isto é emoção demais.

Então Carlomar ...???!!!

Está tudo bem consigo ??? First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 16044

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/6/2012, 11:16

vinyl33 escreveu:

Está tudo bem consigo ??? First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 16044

Abraço

Viva Vinyl33,

Rir
Não podia estar melhor. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 303574

É com prazer que anuncio ao mundo que nasceu mais Um F5 cheers

Ontem e hoje tenho estado a ajudar um amigo a fazer o arranque de mais um F5. Sim a estabilização térmica requer umas boas horas e este, já ficou ligado toda a noite para esta manhã serem feitos os últimos acertos.
Tudo decorreu muito bem, não houve explosões nem sequer fumo.

Os Jfets são 74/170 BL e não houve qualquer dificuldade em atingir os níveis de polarização de série.
Mosfets Toshiba 201/1530
Dissipadores Fischer SK56 200mm - 0,3ºC/W

Algumas fotos..(a reportagem não é tão boa como a do Flicas, sory...)

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Sam2124

Alguns pormenores:
os Jfets estão acoplados térmicamente com um pouco de manga termo-retrátil.
Filicas, Fica a dica.

Chamo á atenção para a importância de usar uma anilha larga para garantir um melhor contacto do transístor com o dissipador em toda a sua superfície. Refiro-me a anilha redonda de aba larga.
A anilha de cobre é facultativa e foi opção do construtor.

Ajuste do Bias

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Sam2127

Comecei por usar 3 Multímetros mas depois cheguei á conclusão que 2 multímetros são suficientes. Um a fazer a leitura da corrente de repouso e outro a medir o offset.

Deixei o amp ligado toda a noite. No inicio tinha 1,3A e de manhã a polarização tinha subido para 1,35A

Acabei de fazer os últimos ajustes para 1,25A, para não trabalhar muito em cima do risco e é assim que vai ficar.
O Offset ficou entre 0 e 2 mV no canal direito e 2 a 5 mV no esquerdo, o que é excelente.

Temperaturas com este acerto:

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Sam2128j

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Sam2131r


temperatura no exterior dos dissipadores 53/54ºC
temperatura nos transístores 58/59ºC

Conclusões
Excelente temperatura.
A diferença de temperatura entre transístor e dissipador é de apenas 5ºC EXCELENTE.
A culpa é do Kerafoll Keratherm. Fica provado que tem uma resistência térmica inferior á mica.



Nota: já disse ao meu amigo que o amp tem de ficar aqui em minha casa umas duas semanas, para os últimos acertos e para a queima. Espero que ele não esteja a ler isto... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 346205 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 461880 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 461880


PS: O meu termómetro de infravermelhos não funciona bem em superfícies espelhadas, por exemplo no alumínio ao natural, ou outras superfícies espelhadas.
No alumínio anodizado este problema não ocorre.
Penso que seja próprio das câmaras de infravermelhos que acabam por "ver" a reflexão de outras superfície. Não sei se o Vinyl33 experimentou este efeito.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/6/2012, 11:19

Será interessante tentar perceber as principais diferenças sónicas entre este amp. e o meu que usa os IRF240/9240 da I&R em vez dos Toshiba e não tem proteção de corrente.

cumpr.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/6/2012, 11:51

vinyl33 escreveu: A questão é: - qual dos dois é mais realista ?? E no caso do piano, pedi a uma minha vizinha - professora de piano - para ouvir o 400A e o F5 e me dizer qual era o "piano" timbricamente mais correcto. Não poderia ter sido mais assertiva .,.. o "piano do das luzinhas azuis..." !!!


Digerindo ainda o excelente Review que fez do F5, (Um critico profissional não teria feito melhor) queria dizer o seguinte:
A ideia de convidar a professora de piano foi EXCELENTE First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 969831


Idea Idea Idea Será que a minha vizinha do 7ºD ... Rir
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 19/6/2012, 13:42

Carlomar escreveu:
vinyl33 escreveu:

Está tudo bem consigo ??? First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 16044

Abraço

Viva Vinyl33,

Rir
Não podia estar melhor. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 303574

Ainda bem....Foram uns 10 minutos demorados e estava a ficar preocupado... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520

Carlomar escreveu:Acabei de fazer os últimos ajustes para 1,25A, para não trabalhar muito em cima do risco e é assim que vai ficar.
O Offset ficou entre 0 e 2 mV no canal direito e 2 a 5 mV no esquerdo, o que é excelente.

Excelente ??? Eu diria que melhor é impossivel ...

Carlomar escreveu:
temperatura no exterior dos dissipadores 53/54ºC
temperatura nos transístores 58/59ºC

Conclusões
Excelente temperatura.
A diferença de temperatura entre transístor e dissipador é de apenas 5ºC EXCELENTE.
A culpa é do Kerafoll Keratherm. Fica provado que tem uma resistência térmica inferior á mica.

Como creio ter referido, não tenho nenhuma experiência na utilização do Kerafoll Keratherm.
Se não se importa, por favor, qual o que está a utilizar ??

Kerafoll Keratherm 1 - http://www.conrad.com/Kerafol-Adhesive-foil%2c-heat-conducting-KERATHERM-Gluey-Soft.htm?websale7=conrad-int&pi=180365&Ctx={ver%2F7%2Fver}{st%2F3ec%2Fst}{cmd%2F0%2Fcmd}{m%2Fwebsale%2Fm}{s%2Fconrad-int%2Fs}{l%2Fint%2Fl}{sf%2F%3Cs1%3EKerafoll+Keratherm%3C%2Fs1%3E%2Fsf}{p1%2Ff0f8bd630792f2e39f42b7b40af9d7c4%2Fp1}{md5%2F65e94f28f97b10c307053814bed9bc6f%2Fmd5}

Kerafoll Keratherm 2 - http://www.conrad.com/Kerafol-KERATHERM-FERRITE-FOIL-F96-1.0-W%2fmK-%28L-x-W%29-100-mm-x-100-mm.htm?websale7=conrad-int&pi=189063&Ctx={ver%2F7%2Fver}{st%2F3ec%2Fst}{cmd%2F0%2Fcmd}{m%2Fwebsale%2Fm}{s%2Fconrad-int%2Fs}{l%2Fint%2Fl}{sf%2F%3Cs1%3EKerafoll+Keratherm%3C%2Fs1%3E%2Fsf}{p1%2Ff0f8bd630792f2e39f42b7b40af9d7c4%2Fp1}{md5%2F65e94f28f97b10c307053814bed9bc6f%2Fmd5}

Kerafoll Keratherm 3 - http://www.conrad.com/Heat-conductive-double-sided-tape-Keratherm%26reg%3b-KL-90-Kerafol-Keratherm-KL-90-20x20-1.4-W%2fmK-%28L-x-W-x-H%29-20-x-20-x-0%2c3-mm-T.htm?websale7=conrad-int&pi=181132&Ctx={ver%2F7%2Fver}{st%2F3ec%2Fst}{cmd%2F0%2Fcmd}{m%2Fwebsale%2Fm}{s%2Fconrad-int%2Fs}{l%2Fint%2Fl}{sf%2F%3Cs1%3EKerafoll+Keratherm%3C%2Fs1%3E%2Fsf}{p1%2Ff0f8bd630792f2e39f42b7b40af9d7c4%2Fp1}{md5%2F65e94f28f97b10c307053814bed9bc6f%2Fmd5}


Carlomar escreveu:PS: O meu termómetro de infravermelhos não funciona bem em superfícies espelhadas, por exemplo no alumínio ao natural, ou outras superfícies espelhadas.
No alumínio anodizado este problema não ocorre.
Penso que seja próprio das câmaras de infravermelhos que acabam por "ver" a reflexão de outras superfície. Não sei se o Vinyl33 experimentou este efeito.

Yes...já por cá constatei esse problema.

Abraço

vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 19/6/2012, 18:31

vinyl33 escreveu:
Como creio ter referido, não tenho nenhuma experiência na utilização do Kerafoll Keratherm.
Se não se importa, por favor, qual o que está a utilizar ??

Kerafoll Keratherm 3 - http://www.conrad.com/Heat-conductive-double-sided-tape-Keratherm%26reg%3b-KL-90-Kerafol-Keratherm-KL-90-20x20-1.4-W%2fmK-%28L-x-W-x-H%29-20-x-20-x-0%2c3-mm-T.htm?websale7=conrad-int&pi=181132&Ctx={ver%2F7%2Fver}{st%2F3ec%2Fst}{cmd%2F0%2Fcmd}{m%2Fwebsale%2Fm}{s%2Fconrad-int%2Fs}{l%2Fint%2Fl}{sf%2F%3Cs1%3EKerafoll+Keratherm%3C%2Fs1%3E%2Fsf}{p1%2Ff0f8bd630792f2e39f42b7b40af9d7c4%2Fp1}{md5%2F65e94f28f97b10c307053814bed9bc6f%2Fmd5}

Depois de vêr as especificações técnicas de cada um, creio que será o que designei por 3. É o que tem maior condutividade térmica....

Abraço e obrigado

vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/6/2012, 19:35

vinyl33 escreveu:
Se não se importa, por favor, qual o que está a utilizar ??


Não sei responder exatamente a essa questão. provavelmente não é nenhum desses 3.

Posso dizer que estes são Kerafol Keratherm Red 86/83 Isolators TO-247 32x23x0,25 e foram adquiridos ao Zhou fang

http://www.diyaudio.com/forums/vendors-bazaar/166231-kerafol-keratherm-red-86-83-isolators-247-1-ea-stock.html

Carlomar escreveu:...

Não recomendo os isoladores de silicone para o F5.

Em breve irei experimentar os isoladores de Kerafoll

Á esquerda Mica, ao centro silicone e á direita Kerafol.
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 P1050559l
Existem outros materiais como cerâmica, aluminio e Kapton mas desconheço as propriedades.

A aplicação é muito fácil.

Não necessita de qualquer pasta térmica.

Dizem que é um material algo frágil, mas em termos de eficiência é do melhor.

Cumpr.


Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/6/2012, 19:46

vinyl33 escreveu:
Hoje foi instalado um switch térmico NC na entrada de AC, que dispara (abre) quando a temperatura no interior da caixa atinge os 70ºC.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Switchthermal



Com esse protetor térmico montado no painel trazeiro e regulado a 70ºC fiquei a perguntar-me:
A que temperatura andará o dissipador quando o painel traseiro atingir 70ºC?
Eu arriscaria a dizer uns 100ºC. posso estar errado, mas eu preferiria ter esse térmico mais próximo do dissipador.

vinyl33 escreveu:

Seguir-se-á a instalação da fan e de um sensor / controlador que colocará aquela em on aos 50 ou 60 ºC. Com o F5 em funcionamento logo determinarei qual será a temperatura de arranque mais adequada, face ao seu comportamento perante a capacidade de extração da "bintoinha"....

Os BL's já cá cantam.... mas (shame on me), preferi ficar a ouvir música em vez de ligar o maçarico para proceder à substituição dos GR's.


A minha sugestão em relação á Fan é o maior possível, e a menor RPM possível.

Não se preocupe com os BL, siga a musica First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 19/6/2012, 21:29

Carlomar escreveu:

Não sei responder exatamente a essa questão. provavelmente não é nenhum desses 3.

Obrigado Carlomar. Já pesquisei e verifiquei que, de facto, não é nenhum dos 3 que eu tinha questionado.

Encontro o 86/82 na Conrad (http://www.conrad.com/HEAT-COND.FOIL-86%2f82-RED-190X190X0.25-MM.htm?websale7=conrad-int&pi=189058&Ctx={ver%2F7%2Fver}{st%2F3ec%2Fst}{cmd%2F0%2Fcmd}{m%2Fwebsale%2Fm}{s%2Fconrad-int%2Fs}{l%2Fint%2Fl}{bi%2F1%2Fbi}{type%2FLoginUser%2Ftype}{lcmd%2F1%2Flcmd}{ssl%2Fx%2Fssl}{sf%2F%3Cs1%3Ekerafol+86%2F82%3C%2Fs1%3E%2Fsf}{p1%2Fcd021bacd124c2c4b8c352edd9f09312%2Fp1}{md5%2Fdf96f1a40d457eaf0670fb82f12d4e3d%2Fmd5}) que tem uma condutividade térmica de 6,5 W/mK, ligeiramente abaixo dos 8,0 W/mK do 86/83.

Vou continuar a procurar.

Abraço e mais uma vez obrigado.
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 19/6/2012, 21:39

Carlomar escreveu:
Com esse protetor térmico montado no painel trazeiro e regulado a 70ºC fiquei a perguntar-me:
A que temperatura andará o dissipador quando o painel traseiro atingir 70ºC?
Eu arriscaria a dizer uns 100ºC. posso estar errado, mas eu preferiria ter esse térmico mais próximo do dissipador.

Quase que tinha música.... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 253862

O gradiente térmico, superficie interna do dissipador / painel traseiro é de cerca de 15ºC, medidos ao fim de 3 horitas com o F5 a tocar e com a tampa superior colocada. De outra forma seria batota...
Aquando da encomenda dos térmicos, mandei vir de 50, de 70 e de 80ºC. Constatada que foi aquela diferença, o térmico de 70ºC desde hoje de manhã que já lá não mora... o novo inquilino é o de 50ºC.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/6/2012, 21:59

vinyl33 escreveu:

O gradiente térmico, superficie interna do dissipador / painel traseiro é de cerca de 15ºC, medidos ao fim de 3 horitas com o F5 a tocar e com a tampa superior colocada. De outra forma seria batota...
Já vi que tem tudo muito bem controlado e está preparado para qualquer eventualidade. Deve ser da experiência.

Também não viria mal nenhum ao mundo se numa situação excecional os dissipadores atingissem 85ºC.

Os meus já passaram dos 120ºC quando por vezes me esqueço de ligar as ventoinhas. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 598295

A temperatura no interior dos transístores deve ter atingido próximo de 150ºC.
Quase uma fusão nuclear First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 598295 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520

Não aconteceu nada. Continuou a tocar bem. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 969831

Isto é que é levar um amp ao limite First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 503122

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 19/6/2012, 22:16

Carlomar escreveu:
Os meus já passaram dos 120ºC quando por vezes me esqueço de ligar as ventoinhas. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 598295

A temperatura no interior dos transístores deve ter atingido próximo de 150ºC.
Quase uma fusão nuclear First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 598295 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 915520


Ora aí está uma belissima sugestão para surpreender eventuais convidados... em vez de bife na pedra, passa a ser bife no amp... E ao som de música.... lol!

Já referiu que não tinha experiência com a cerâmica...gostava de saber qual o comportamento destas pad's... study

http://www.ebay.co.uk/itm/310373974116?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 19/6/2012, 22:33

boa noite
se me permitem dar uma sujestao para a melhoria da temperatura, seria fazer a fonte de alimentaçao separada e utiizar a caixa que o vinyl33 usou so para amplificaçao, meter mais dois dissipadores iguais no centro com as alhetas opostas um ao outro e colucar um jfet em cada assim acredito que nao seria necessario ventoinhas que sempre geram ruidos.

é de facto um amp simples e facil de construir mas para ja nao tenho muito t€mpo, um dia quem sabe exista mais um F5

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/6/2012, 22:37

vinyl33 escreveu:
Já referiu que não tinha experiência com a cerâmica...gostava de saber qual o comportamento destas pad's... study

http://www.ebay.co.uk/itm/310373974116?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649
Em breve já poderei dar uma opinião mais fundamentada quando testar estas. Já cá as tenho.

Kerafol vs. Oxido de alumínio da Fischer AOS 218/247 - 25W/mk

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Sam2140n

A luta vai ser renhida First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 187825 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 503122

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/6/2012, 22:45

Antero Pereira escreveu:boa noite
se me permitem dar uma sujestao para a melhoria da temperatura, seria fazer a fonte de alimentaçao separada e utiizar a caixa que o vinyl33 usou so para amplificaçao, meter mais dois dissipadores iguais no centro com as alhetas opostas um ao outro e colucar um jfet em cada assim acredito que nao seria necessario ventoinhas que sempre geram ruidos.

é de facto um amp simples e facil de construir mas para ja nao tenho muito t€mpo, um dia quem sabe exista mais um F5

abraço
Viva Antero,

obrigado por participar.

O Vinyl33 já deu ai uma ideia dos valor que gastou com a sua excelente montagem e acredito que assustou alguns possíveis interessados nesta construção.

Na realidade o Vinyl33 até não gastou muito atendendo á qualidade de projeto.

Em Breve, vou dar algumas ideias de como é possivel construir um F5 económico gastando cerca de metade, com apenas uma ligeira redução de potencia.

Poderiamos chamar-lhe F5 Troika First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 461880
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 19/6/2012, 22:52

Carlomar escreveu:
Em Breve, vou dar algumas ideias de como é possivel construir um F5 económico gastando cerca de metade, com apenas uma ligeira redução de potencia.

Poderiamos chamar-lhe F5 Troika First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 461880

boa ideia podia-se criar um topico so para F5 TROIKA

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 10 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 29 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 19 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos