Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 11 de 29 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 20 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 19/6/2012, 23:00

Ou poderia chamar-se Mini F5.

Troica é deprimente. Suspect Sad No
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 20/6/2012, 05:55

Antero Pereira escreveu:boa noite
se me permitem dar uma sujestao para a melhoria da temperatura, seria fazer a fonte de alimentaçao separada e utiizar a caixa que o vinyl33 usou so para amplificaçao, meter mais dois dissipadores iguais no centro com as alhetas opostas um ao outro e colucar um jfet em cada assim acredito que nao seria necessario ventoinhas que sempre geram ruidos.

é de facto um amp simples e facil de construir mas para ja nao tenho muito t€mpo, um dia quem sabe exista mais um F5

abraço

Viva Antero,

Obrigado pelas dicas. Relativamente à questão das ventoinhas permita-me dizer-lhe que nem sempre geram ruidos, no sentido de perturbarem ou inibirem a audição musical.... No


Depende imenso da forma como estão implementadas. Em grande número de casos, o ruido que se ouve não é proveniente da própria ventoinha mas sim do fluxo de ar a passar pelos orificios de refrigeração. E se ocorrer o azar desses orificios (secção, forma e da sua orientação relativamente à direcção do fluxo) estarem "sintonizados" com o caudal de extração numa determinada frequência....aí temos o caldo entornado.... affraid
Mesmo em situações destas às vezes consegue-se resolver o problema recorrendo (se tal for possivel) a vents ou chaminés, que não são mais que pequenos tubos que actuam de forma inversa aos port tubes das colunas bass reflex.

Num projecto bem "esgalhado" as fans são quase inaudiveis.... Sleep

Já agora deixe-me dar-lhe um exemplo de um equipamento "bem esgalhado".... Laughing. Há uns anitos largos - 42 para ser mais preciso - que sou portador do virus do radioamadorismo... não há cura....
Um dos transceptores que por cá tenho é um Icom IC-7700:

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 7700d

Este bicho tem nada menos do que 4 cooling fans que entram em funcionamento quando os Mosfets de saída atingem determinada temperatura, o que ocorre ao fim de longos períodos de transmissão.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 7700int

Devo dizer-lhe que, nessa situação, muito dificilmente me apercebo do funcionamento das ventoinhas, mesmo estando posicionado a uns escassos 40 ou 50 cm do equipamento....

E, tanto quanto julgo saber, o número de equipamentos comerciais de Hi-Fi que recorrem a fans não é assim tão escasso....

Quanto a meter mãos à obra para mais um F5, conseguirá cortar uma boa fatia do orçamento caso tenha jeito para a serralharia e optar por uma só PSU para os dois canais.

Estou convicto que se tiver oportunidade de ouvir algum F5, rápidamente a intenção passará a realização... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 915520

Um abraço




Última edição por vinyl33 em 20/6/2012, 08:11, editado 4 vez(es)
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 20/6/2012, 06:15

Carlomar escreveu:
Em breve já poderei dar uma opinião mais fundamentada quando testar estas. Já cá as tenho.

Kerafol vs. Oxido de alumínio da Fischer AOS 218/247 - 25W/mk

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Sam2140n

A luta vai ser renhida First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 187825 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 503122

Gaita !!!!!!!!!!!!!! 25 ?????????? É mais do triplo da condutividade do Keratherm Red 86/83 que utilizou !!!!!!

Renhido ???? Dá-me a ideia que o combate está decidido à nascença... lol!

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 20/6/2012, 21:48

tenho este amp que deve ser muito parecido em termos de construçao , EXPORT MF200 em vez de jfet usa mosfets. daqui a algum tempo vou fazer um recap na fonte

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 DSCF1190

quanto a construçao de um f5 eu nao tenho problemas em construir, soldar, furar. penso que o mais dispendioso seja os tranformadores e os condensadores. os dissipadores estava a ver se arranjava algo nas sucatas tipo dos inverters vou ver se vou arranjando material

abraço


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 20/6/2012, 22:44

vinyl33 escreveu:
... Relativamente à questão das ventoinhas permita-me dizer-lhe que nem sempre geram ruidos, no sentido de perturbarem ou inibirem a audição musical.... No

Concordo 100% e gostei da explicação.

Acho que muita gente tem um preconceito em relação ás ventoinhas.

Não tem que ser assim.

Em convivo bem com 2 ventoinhas em rotação lenta no meu F5 já por 2 anos.

A questão da vibração:
Podem ficar desacopladas. No meu caso nem tocam no chassi do F5.

Questão do ruído elétrico (poluição das linhas de alimentação:
Podem ser ligadas a outra fonte/circuito de alimentação.


Depois em vez de se usar a ventoinha em ON/OFF, pode sempre usar-se um sensor térmico que ajuste as rotações em função da necessidade, e desta forma estabilizar térmica-mente o amplificador.

Claro que se eu tiver opção preferia ventilação estática. Mas a opção "Fans" não tem que ser afastada logo á partida.

Força ai na PTT. 73/51
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 20/6/2012, 23:00

Antero Pereira escreveu:tenho este amp que deve ser muito parecido em termos de construçao , EXPORT MF200 em vez de jfet usa mosfets. daqui a algum tempo vou fazer um recap na fonte

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 DSCF1190

quanto a construçao de um f5 eu nao tenho problemas em construir, soldar, furar. penso que o mais dispendioso seja os tranformadores e os condensadores. os dissipadores estava a ver se arranjava algo nas sucatas tipo dos inverters vou ver se vou arranjando material

abraço

Viva Antero,

Que tal toca esse amp? tem excelentes transístores de saída da Hitachi, salvo erro da serie Lateral Mosfet.

O F5 usa 2 Jfets na entrada e 2 Mosfets(serie vertical) na saída.

Na foto não dá para ver os dissipadores mas talvez com umas ventoinhas desse para fazer um F5. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 915520
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Mini F5

Mensagem  Carlomar 20/6/2012, 23:46

MINI F5
Penso que não vale a pena abrir um novo tópico.

O Vinyl33 já deu umas ideias de como reduzir o investimento.

vinyl33 escreveu:
Quanto a meter mãos à obra para mais um F5, conseguirá cortar uma boa fatia do orçamento caso tenha jeito para a serralharia e optar por uma só PSU para os dois canais.

Estou convicto que se tiver oportunidade de ouvir algum F5, rápidamente a intenção passará a realização... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 915520

Vou dar mais umas ideias.

Uma grande vantagem do F5 é que se um dissipador for insuficiente, podemos sempre reduzir a corrente de repouso (Bias).
Mas também podemos baixar a tenção de alimentação.

Assim sem alterar muito o F5 eu sugeria para um MINI F5:

1ºUsar um tranformador de 2x15VAC o que vai dar cerca de 20VDC em vez dos 24V de série.
2ºBias a 1A em vez de 1,3A (A experiencia do vinyl33 a 1A é prova de que não se perde muito)

Assim reduzimos a dissipação de calor de cada transístor de 32W para 20W

Logo vamos poupar:

-dissipadores mais pequenos
-Menos capacidade na filtragem 80.000uF em vez dos 120.000uF ( oito destes http://pt.mouser.com/ProductDetail/Panasonic-Electronic-Components/ECO-S1EP103BA/?qs=zJbF22cnmjLmgD3OwqhCfaHaFDXAMPhQPbEEgnFdWyk%3d
-tenção de trabalho dos condensadores inferior(25V)
-tranformador 225VA http://pt.rs-online.com/web/p/transformadores-del-toroide/2238140/
-Uma só fonte de alimentação
-caixa a ser construida pelo próprio.

Quem usar ventoinhas ainda poupa mais pois pode usar dissipadores com cerca de metade do tamanho.

Aqui está a receita para uma construção mais económica, poupando no elementos mais caros, a caixa, condensadores, dissipadores, transformador.

A potencia ficaria reduzida a 16W em pura classe A sobre 8ohms, havendo ainda alguma potencia de reserva em classe AB.
Sobre 4 ohms cerca de 25W em Classe AB.


Fica a ideia.

cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 21/6/2012, 08:43

Carlomar escreveu:
Força ai na PTT. 73/51

Olá.....!!!!!??????? Sim senhor .... !!!!!!!
De onde lhe vem o conhecimento dessa "semântica" ? First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 16044

Abraço

vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 21/6/2012, 10:18

vinyl33 escreveu:
Carlomar escreveu:
Força ai na PTT. 73/51

Olá.....!!!!!??????? Sim senhor .... !!!!!!!
De onde lhe vem o conhecimento dessa "semântica" ? First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 16044

Abraço

Já Fui CB. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 581248
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 21/6/2012, 21:15

Carlomar escreveu:
Viva Antero,

Que tal toca esse amp? tem excelentes transístores de saída da Hitachi, salvo erro da serie Lateral Mosfet.

O F5 usa 2 Jfets na entrada e 2 Mosfets(serie vertical) na saída.

Na foto não dá para ver os dissipadores mas talvez com umas ventoinhas desse para fazer um F5. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 915520

viva ate toca razoavel tem é falta de gama media mas um pequeno ajuste no equalizador e fica resolvido, no projeto que estou a realizar vou usalo para amplificar só os subwoofers. este amp tem 2*100wrms 4ohms e mais de 20 anos

quanto a converter em f5 nao da os dissipadores sao compridos mas sao baixos 23cm comprimento, 7cm alturae 4 cm de alhetas

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 DSCF1193

quando realizar o projeto das colunas sera altura de pensar em F5
ate la vou seguindo este topico muito interessante

abraço e venham mais F5 ou mini F5 cheers cheers


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 21/6/2012, 21:38

Carlomar escreveu:
Já Fui CB. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 581248

_ _. _ .. _ _ _... ..._ _
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 21/6/2012, 23:20

vinyl33 escreveu:
Carlomar escreveu:
Já Fui CB. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 581248

_ _. _ .. _ _ _... ..._ _


Copiado
Óscar Bravo ó tubarão
aqui este apeadeiro vai carregar baterias.
Amanhã há batente na faixa preta.
Bom cruzar de arames e muitos DX
Passo a QRT
73/51 extensivo a todo o componente Very Happy
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 21/6/2012, 23:26

Antero Pereira escreveu:
quanto a converter em f5 nao da os dissipadores sao compridos mas sao baixos 23cm comprimento, 7cm alturae 4 cm de alhetas...


e dai que com ventoinhas até dava, mas já vi que o amigo não simpatisa com fans.
Antero Pereira escreveu:
quando realizar o projeto das colunas sera altura de pensar em F5
ate la vou seguindo este topico muito interessante
Então escolha unidades razoavelmente sensíveis.

Cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 22/6/2012, 17:16

No ultimo post, sem querer alterei o título deste tópico que apareceu precedido da palavra "Resolvido".

Espero que agora volte ao normal
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 22/6/2012, 17:19

Parece que ficou na mesma.
peço o favor a algum administrador ou moderador que possa Resolver isto: Remover a palavra [Resolvido] First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 303574
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 22/6/2012, 19:09

Carlomar escreveu:
e dai que com ventoinhas até dava, mas já vi que o amigo não simpatisa com fans

Cumpr.

se nao tiver melhor certo?
eu devo arranjar uns dissipadores que devem dar para fazer um F5 TURBO e sem fans, vamos la ver o que aparece.

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 2/7/2012, 10:12

Ora depois de uns tempos fora cá voltei para o forum. O meu F5 p2p ainda não está em construção porque algumas peças ainda não chegaram mas espero começar (muito) em breve com a aventura. Os dissipadores são o que mais me preocupa neste momento...
Como já disse antes vou colocar um sistema de ventilação forçada para funcionar só quando o menino começar a ficar quente demais. É mais como protecção 'just in case' se os dissipadores forem insuficientes naqueles dias extra quentes. E de maneira a ser o mais silencioso possivel decidi meter um circuito de velocidade variável com a temperatura.
Fui buscar este circuito ao fundo do baú e deixo aqui caso alguém queira um circuito super simples feito com qualquer sucata que tenham por casa. Até dá para fazer em poit2point (como eu gosto Laughing)
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Ventcontrol
Quanto ao circuito é altamente flexivel:
-Th é qualquer termistor de coeficiente negativo com a temperatura (NTC) desde 6K8 a 22k. Diodos como o 1n4004 também podem ser usados (atenção à polaridade) e mesmo transistores com involucros metálicos (ex: 2N2222) também podem ser tentados se forem ligados para funcionar como diodo (ligar a base ao colector). O unico cuidado é o valor de R1 deve ser um décimo do valor do termistor usado (ou da resistencia do que usarem para sensor).
-Q1 é qualquer NPN de uso geral que tenham à mão (BC546,547,548,549,550,2n3094...etc)
-Q2 é qualquer PNP de potencia (BD 136,138,140,TIP32....etc)
-O condensador também pode ser de valor aproximado e filtra o ruido electrico que o ventilador possa fazer.
-O circuito pode ser alimentado por qualquer adaptador. Não partilhar é com nada relacionado com a fonte do próprio F5. Há sempre quem invente e depois dá ruido Rolling Eyes
A ventoinha pode ser qualquer tipo de 12v até retirada de alguma caixa de computador.
E pronto, é simples. Quanto maior a temperatura menor a resistencia do termistor/diodo/transistor e logo maior a polarização da base de Q1 o que leva a um aumento progressivo da corrente que passa por ele e que polariza a base de Q2 que por sua vez vai aumentar progressivamente a voltagem atravez da ventoinha.
É só ajustar o trimmer para ela começar a funcionar quando chegar a uma determinada temperatura.
Se alguém andava à procura de um circuito simples para fazer isto acho que mais simples é impossivel.
Ou talvez não....
Indo vasculhar na caixa do lixo pode ser que encontrem um regulador LM317 ou um mosfet N-Channel o que permite fazer algo ainda mais simples do género:
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Ventcontrol2
O LM317 é um regulador linear o que quer dizer que vai transformar em calor aquilo que não conduz, mas por outro lado as ventoinhas a funcionar abaixo da sua tensão maxima de funcionamento também puxam menos corente pelo que talvez dê para usar sem dissipador.
Bom, isto são só ideias para quem quiser vents com velocidade variável. Acho que os circuitos estão bem simples mas se houver duvidas digam qualquer coisa.
Força nesses projectos.
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 4/7/2012, 10:56

Hoje o dia começou com boas novidades. Chegaram os SJ74 e os SK170, os termistores e outras peças para outros projectos e reparações que tenho em mãos. Quinta devem chegar mais peças. O inicio da construção está mais proximo cheers
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 F5parts1
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 4/7/2012, 22:19

asoares escreveu:
Como já disse antes vou colocar um sistema de ventilação forçada para funcionar só quando o menino começar a ficar quente demais. É mais como protecção 'just in case' se os dissipadores forem insuficientes naqueles dias extra quentes. E de maneira a ser o mais silencioso possivel decidi meter um circuito de velocidade variável com a temperatura.
Viva asoares,

Esse teu post foi bem oportuno pois estava a pensar numa solução idêntica pois os meus dissipadores também são ligeiramente "curtos" e pelo menos no verão a ventilação forçada vai dar algum jeito.

Prefiro esta solução de ventilação progressiva, do que ter apenas um termostato que arranca a determinada temperatura.

Penso que dá mais estabilidade térmica.

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 6/7/2012, 18:06

Pois...eu também estou com medo dos dissipadores serem curtos. Mas ainda ando à procura da melhor solução. Não sei se vou para caixa com dissipadores ou arranje dissipadores primeiro e faço eu a caixa depois. E quanto a preços de dissipadores também ando a ver o que consegue arranjar (e onde).
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 6/7/2012, 18:36

asoares escreveu:Pois...eu também estou com medo dos dissipadores serem curtos. Mas ainda ando à procura da melhor solução. Não sei se vou para caixa com dissipadores ou arranje dissipadores primeiro e faço eu a caixa depois. E quanto a preços de dissipadores também ando a ver o que consegue arranjar (e onde).

Viva Soares,

Vá pf ao site da Conrad (www.conrad.com) e, na busca por artigo (keyword), introduza os seguintes códigos:

188824 - Heatsink 200 x 40 x 150 mm
188816 - Heatsink 200 x 40 x 100 mm
188808 - Heatsink 200 x 40 x 75 mm

188026 - Heatsink 200 x 25 x 100 mm
188034 - Heatsink 200 x 25 x 150 mm

Não sei se têm de 300 mm. Mas uma associação dos 3 primeiros dá um dissipador e tanto...
Posso dizer-lhe que os preços não são nada disparatados e o transporte é rápido e muito em conta.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 8/7/2012, 09:20

Já tive a ver o site e realmente tem bons preços. A juntar a isso ao assinar a newsletter deles dão um vale de 5€. Não está nada mal. Infelizmente não encontrei dissipadores de 30 cm mas nada impede de meter 2 mais pequenos.
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  filcas 8/7/2012, 11:03

Caro asoares,

Heatsinks de várias medidas também encontra aqui:

http://www.modushop.biz/ecommerce/cat150_l2.php?n=1

É a mesma loja online onde comprei a minha caixa para o F5...acabei por optar por uma 4U!

Postarei fotos...

Abr.
filcas
filcas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 39
Idade : 51
Localização : Vila Nova de Gaia
Ocupação : Eng. Civil
Data de inscrição : 25/03/2010
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 8/7/2012, 15:13

Eu conheço. As caixas são boas (pelo menos assim me parece). A minha duvida é entre comprar lá a caixa ou comprar os dissipadores noutro lado e fazer eu o resto.
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 9/7/2012, 16:38

Viva pessoal,

Ora cá vão as últimas do meu F5...
Os JFET's (GR), lá foram substituidos pela versão BL.....Piece of cake para trazer a polarização dos MOSFET's para os 1,3 A. Como adquiri JFET's e MOSFET's emparelhados, consegui as polarizações nos canais P e N rigorosamente iguais e com offsets de 0 mV. So far, so good....

Acabei por seguir a sugestão do Carlomar, substituindo a micas pelas pad's de óxido de aluminio da Fischer. De facto a transferência térmica é bastante mais eficaz. Com as micas a diferença de temperaturas entre os transistores e os dissipadores era de cerca de 20 a 21ºC e com os AOS esse diferencial é de 14 a 15 ºC.


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Finalfb


As pontes rectificadoras (GBJ2510) foram brindadas com um valente dissipador, sendo que 1 dissipador é partilhado por duas pontes. Temperatura do dissipador a rondar os 50 ºC.


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Finald


A fan também já está montada, bem como o sensor / controlador que a coloca em funcionamento quando a temperatura no interior da caixa atinge ~60 ºC.
São visiveis, na foto abaixo, os diodos termosensores.
A tensão de alimentação da ventoinha foi baixada dos 12 para ~10 V, conseguindo-se um regime de rotação moderado, quase silencioso, e bastante eficaz para manter a barreira da temperatura máxima nos 60 ºC.


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Finalbp


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Finalch


Finalmente foram colocadas pegas em aluminio escovado no painel frontal o que confere à montagem um aspecto mais "pro"....

Bem, ainda não será finalmente.... é que para o painel trazeiro do bicho estou à espera que cheguem pézinhos em nylon, o que facilitará muitissimo o manuseio e transporte do amp. Mas este pormenor já não é assunto.


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Feeti


Umas horas largas após ter ajustado o bias para 1,3 A o F5 ficou a soar estratosféricamente.... Se tal como estava (com o bias a cerca de 1 A) tocava de forma fabulosa, com o bias a 1,3 A o amp é algo do outro mundo. Fazendo uma analogia, se antes era comparável a um excelente champagne, o aumento da polarização veio dar-lhe um "sparkling" que é dificil descrever. Só mesmo ouvindo....

Portanto Carlomar, olhe que quando referia ...

Carlomar escreveu:MINI F5
Vou dar mais umas ideias.

1ºUsar um tranformador de 2x15VAC o que vai dar cerca de 20VDC em vez dos 24V de série.
2ºBias a 1A em vez de 1,3A (A experiencia do vinyl33 a 1A é prova de que não se perde muito)

.... A diferença é muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiittooooooooooooooooooooooooo significativa mesmo.

E cá está como o First Watt F5 como actualmente se apresenta .........


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Finalaz


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Finalesk


Chegou ao fim esta aventura de DIY.
Agora, simplesmente, delicio-me ouvindo, ouvindo, ouvindo e tornando a ouvir a minha colecção de discos pretos e CD's.
Ouvidos através do F5, é todos os dias um novo manancial de emoções.

Carlomar, obrigado pelos seus posts, que foram os "culpados" desta minha aventura. Inegavelmente o mais gratificante de todos os projectos que realizei.

Abraço e obrigado.

vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 9/7/2012, 19:57

Viva Vinyl33,

Muito bem! Fico satisfeito com os seus bons resultados.

vinyl33 escreveu:
Os JFET's (GR), lá foram substituidos pela versão BL.....Piece of cake para trazer a polarização dos MOSFET's para os 1,3 A. Como adquiri JFET's e MOSFET's emparelhados, consegui as polarizações nos canais P e N rigorosamente iguais e com offsets de 0 mV. So far, so good....
Excelente. Teria sido mais facil fazer o ajuste com reóstatos multi-volta, mas mesmo assim chegou lá. È o que se pretende.

vinyl33 escreveu:

As pontes rectificadoras (GBJ2510) foram brindadas com um valente dissipador, sendo que 1 dissipador é partilhado por duas pontes. Temperatura do dissipador a rondar os 50 ºC.


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Finald
Parece-me bem melhor assim.
Nunca tinha visto um F5 sem que as pontes tivessem acopladas térmicamente á caixa ou a dissipadores.
Mesmo em Dual mono é recomendável e a solução dissipador central(2pontes) está interessante.

vinyl33 escreveu:

Finalmente foram colocadas pegas em alumínio escovado no painel frontal o que confere à montagem um aspecto mais "pro"....

Bem, ainda não será finalmente.... é que para o painel trazeiro do bicho estou à espera que cheguem pézinhos em nylon, o que facilitará muitissimo o manuseio e transporte do amp. Mas este pormenor já não é assunto.


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Feeti

As pegas ficam muito bem e dão-lhe um ar mais sério e Hi end.

Em relação a pés aconselho a usarem o mais altos que puderem e que fique razoavelmente bem, pois distanciar os dissipadores da Base (mesa) facilita a circulação estática de ar.

vinyl33 escreveu:
Umas horas largas após ter ajustado o bias para 1,3 A o F5 ficou a soar estratosféricamente.... Se tal como estava (com o bias a cerca de 1 A) tocava de forma fabulosa, com o bias a 1,3 A o amp é algo do outro mundo. Fazendo uma analogia, se antes era comparável a um excelente champagne, o aumento da polarização veio dar-lhe um "sparkling" que é dificil descrever. Só mesmo ouvindo....



.... A diferença é muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiittooooooooooooooooooooooooo significativa mesmo.
Pois não pensei que a diferença fosse tão grande! First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 16044

O próprio Nelson Pass já tem dito que ele toca muito bem com 1A de Bias, o que está correto.

Fica a correção:
Carlomar escreveu:MINI F5
Vou dar mais umas ideias.

1ºUsar um tranformador de 2x15VAC o que vai dar cerca de 20VDC em vez dos 24V de série.
2ºBias a 1A em vez de 1,3A (A experiencia do vinyl33 a 1A Mostra que com 1A ainda toca muito bem embora com 1,3A toque Muuuuiiito melhor)




vinyl33 escreveu:

Carlomar, obrigado pelos seus posts, que foram os "culpados" desta minha aventura. Inegavelmente o mais gratificante de todos os projectos que realizei.

Abraço e obrigado.


Não tem que me agradecer, apenas fico satisfeito que outros se beneficiem deste projeto. È este o espírito da partilha.
No fundo da-se e recebe-se em troca e o saldo final é positivo.

Temos todos a agradecer, isso sim, ao Papá Nelson (como é carinhosamente apelidado pelos seus fãs) pela forma despretensiosa com que ele nos brindou com mais este projeto alem de tantos outros.

Eu da minha parte agradeço ao Vinyl33 pelo magnifico Review que nos deixou que muito enriqueceu este tópico, e pelas experiências que partilhou connosco.

Será sempre bem vindo.
Esperamos ir tendo noticias suas.

Um abraço e boas audições
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Up-grade ás pontes retificadoras

Mensagem  Carlomar 12/7/2012, 00:03

Fica aqui a ideia para um up-grade ás pontes.

Não é fácil arranjar pontes construidas com díodos rápidos.

Estas são FRED Fast Recovery Epitaxial Diode

http://www.partsconnexion.com/rectifier_bridge_hex.html

http://www.partsconnexion.com/t/PDF/l362.pdf

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 17/7/2012, 13:14

filcas escreveu:

É a mesma loja online onde comprei a minha caixa para o F5...acabei por optar por uma 4U!

Postarei fotos...

Abr.

Caro Filcas,

Aguardamos ansiosamente por essas fotos bounce

Dizem por ai que isso vai ficar muito bom...
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  filcas 18/7/2012, 23:14

Carlomar escreveu:

Caro Filcas,

Aguardamos ansiosamente por essas fotos bounce

Dizem por ai que isso vai ficar muito bom...

Caro Carlomar,

Obrigado pelas suas palavras, não está esquecido, simplesmente tenho tido pouca disponibilidade...talvez amanhã selecione e formate as fotos e faça a 'reportagem'.

Julgo que sim que ficou bom, ainda está na rodagem mas já contarei pormenores. Wink

Cumps,
Filipe
filcas
filcas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 39
Idade : 51
Localização : Vila Nova de Gaia
Ocupação : Eng. Civil
Data de inscrição : 25/03/2010
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 13/8/2012, 13:17

Carlomar escreveu:
asoares escreveu:Força!!! Ei-de meter aqui as fotos do meu hibrido e do meu 1,5 com ponto-a-ponto
Força!!! queremos ver isso.
Pronto, demorou mas aqui está:
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Ummeio09
E claro, foi feito em p2p.
Enquanto estou á €spera das peças para o F5 p2p acabei de trocar o meu valvulinas 1,5 para uma nova caixa. Acabei de encomendar uns diodos Fast soft recovery para o F5. Depois vou ver o que dá melhor som, se diodos deste tipo ou as pontes rectificadoras. Tenho uma tendência para os diodos individuais mas o que soar melhor vai ser o que fica.
Tenho passado tempo a ler o ENORME tópico do PTphones-que não conhecia- e acho que já achei um pré para juntar ao F5. Melhor ainda até o esquema de construção dos transformadores de saída que ele usa lá está pelo que é possível que vá construí-lo também. Se arranjar material lá vou eu voltar a enrolar fio Sleep
Há novidades de mais pessoal a fazer o F5?
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 11 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 29 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 20 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos