Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 12 de 29 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 20 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 14/8/2012, 21:13

asoares escreveu:
Pronto, demorou mas aqui está:

Tenho passado tempo a ler o ENORME tópico do PTphones-que não conhecia- e acho que já achei um pré para juntar ao F5.
Melhor ainda até o esquema de construção dos transformadores de saída que ele usa lá está pelo que é possível que vá construí-lo também. Se arranjar material lá vou eu voltar a enrolar fio Sleep

Há novidades de mais pessoal a fazer o F5?

Viva Asoares,

esse 1,5 merecia um tópico dedicado.

Eu para mim dava um pouco de Bondex nessas madeiras para escurecer um pouco, mas são gostos, e como tal não se discutem.

Sim o F5 trabalha bem com o PTpré. Dá jeito saber bobinar.


Sobre as construções do F5 não tenho tido muitas noticias.

O Vinyl33 já acabou o dele.

O Filcas e o JPedro se ainda não acabaram devem estar mesmo nos acabamentos e estamos á espera de uma fotozita para ver como ficou no final.

O MAsantos tinha intenção de construir um F5 turbo, mas não disse mais nada.

E havia outros Foristas com intenção de construir, mas não sei nada de concreto.

Eu próprio tenho de reconstruir o meu em versão definitiva com caixa.

Vá dando noticias

cumprimentos



Última edição por Carlomar em 15/8/2012, 08:41, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 14/8/2012, 22:24

Carlomar escreveu:esse 1,5 merecia um tópico dedicado.
Se calhar vou levar a sério essa sugestão e quem sabe se mais alguém se decide a fazer este pequeno SE e ficar com um gostinho do som dos triodos (eu seu que a PCL é um pentodo mas foi metida a funcionar como triodo aqui). Eu fiquei meio apanhado por ele ainda que tenha só uns simples transformadores de saída bobinados por mim meio 'ás 3 pancadas'. O som é bastante melhor o que eu poderia estar à espera. Shocked Com uns transformadores a sério imagino Question
Carlomar escreveu:Eu para mim dava um pouco de Bondex nessas madeiras para escurecer um pouco, mas são gostos, e como tal não se discutem.
Já fiz isso no Pagea (um hibrido que montei para quem não sabe) e apeteceu-me variar um pouco. Acho que assim só com verniz transparente faz maior contraste com o preto.
Carlomar escreveu:Sobre as construções do F5 não tenho tido muitas noticias.
Era bom que o pessoal fosse dando noticias do estado das construções ou se já acabou que fizesse uma critica ao som que conseguiu e ao que é que o ligou. Isto motivava mais pessoal a juntar-se porque pelo que já li o F5 é um super amplificador e estou doidinho para começar a dar ao ferro de soldar para poder ver se é mesmo assim. Eu mantenho a ideia de montar o meu em p2p conforme deixei aqui o esquema no topico mas para já há outras despesas mais urgentes a fazer (o regresso ás aulas do herdeiro....). Talvez no proximo mês avance com a caixa e comece a meter coisas lá dentro. Ainda para mais os IRFP240/IRFP9240 que encomendei estão esgotados por isso resta-me esperar... pale
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 15/8/2012, 05:56

asoares escreveu: Ainda para mais os IRFP240/IRFP9240 que encomendei estão esgotados por isso resta-me esperar... pale

Viva Asoares,

Mandei vir os MOSFET's (Vishay e emparelhados) daqui:

http://www.ebay.co.uk/itm/4-X-IRFP240-IRFP9240-Matched-quad-/330752624755?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d02648873

16 Euros, já com portes, não é caro e este fornecedor é 5 estrelas.

Se entretanto o ferro de soldar não puder esperar, tenho por cá um set extra de IRFP240/IRFP9240 que lhe poderei ceder. Quando recebesse os seus, faria o favor de mos devolver.... no problem.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 16/8/2012, 18:38

Obrigado pela oferta vinyl33 mas como ainda vou tratar da caixa vou ver se os encomendados chegam. Já devem estar quase confused
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 29/8/2012, 15:34

Ora bem, já posso dizer que já ouvi um F5 a tocar!
E muito bem por sinal. Obrigado Carlomar First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 165844
Apesar de não conviver com os restantes componentes a tocar (transporte, dac pré e colunas) e não poder por isso fazer um juizo preciso do que pode ser atribuído especificamente ao F5 há alguns factores que se devem a ele sem duvida. Sem querer de todo dar uma de critico de audio só posso dizer que assim da audição mais ou menos rápida que fiz ficam alguns pontos relativamente a este super amplificador. A principal caracteristica que me ficou foi que é rápido. Aliás MUITO rápido ou como dizem os colegas 'british' é 'lightning fast'. Não me recordo de ter ouvido outro amplificador a tocar de forma tão despachada, controlada e precisa. A facilidade com que os transientes passam por ele são por vezes desconcertantes tal é a facilidade com que toca. Não se denota qualquer sensação de esforço ou endurecimento do som conforme o volume sobe.
O controle a nível do baixo é muito bom e preciso e se de inicio me parecia um pouco solto a nível do médio-baixo tal caracteristica foi-se diluindo conforme tocava até chegar a um ponto em que o som se 'soltava' com facilidade dos limites fisicos das colunas.
A gama média é deliciosa com capacidade de articulação e projecção e os agudos pareceram-me muito bem controlados embora a sua extensão me tenha parecido limitada pelos tweeters e não é caracteristica do F5 em si, facto que foi confirmado pelo Carlomar.
Em resumo, foram uns optimos momentos e tenho a certeza que o F5 é capaz de encher salas bem maiores sem qualquer esforço. Tenho de começar a construir o meu e rápido que não encontro amplificadores capazes de tocar desta forma seja em que faixa de preço for. Estou rendido, é o que posso confirmar.... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 140916
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 30/8/2012, 18:38

asoares escreveu:Ora bem, já posso dizer que já ouvi um F5 a tocar!
Tenho de começar a construir o meu e rápido que não encontro amplificadores capazes de tocar desta forma seja em que faixa de preço for. Estou rendido, é o que posso confirmar.... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 140916

Depois de o ter ouvido, estou certo que vai ser um projecto "pé na tábua".....
Força.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 31/8/2012, 22:05

boas gostava que me tirassem umas duvidas

para construir uma psu para os dois canais qual a potencia recomendada para o transformador, quantos microfarades nos condensadores e qual a amperagem da ponte?

tenho um dissipador de 270x12x10 é possivel usa-lo para os dois canais com uma ventoinha?
quem souber de uma sucata que tenha uns dissipadores agradecia que me dessem o contacto

a febre de fazer um f5 ja chegou ca, para ja estou a reunir material
abraços


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 1/9/2012, 00:20

Viva Asoares,

fico contente por teres gostado da audição.

Acredito o F5 tem potencial para muito mais do que aquilo que aqui ouviste sendo as principais limitações do meu modesto sistema, a sala que é muito pequena.
Além disso ouviste a versão prototipo, feita com componentes vulgares aqui do nosso mercado.
espero que a versão definitiva ainda melhore o seu desempenho. apenas a fonrte de alimentação tem lá componentes já muito bons. Toroidal de 450VA, pontes ultra rápidas da IXYS e condensadores da Mundorf e Nichicon Gold Tune.

asoares escreveu:...A principal caracteristica que me ficou foi que é rápido. ...
Não me recordo de ter ouvido outro amplificador a tocar de forma tão despachada, controlada e precisa. A facilidade com que os transientes passam por ele são por vezes desconcertantes tal é a facilidade com que toca.
Não se denota qualquer sensação de esforço ou endurecimento do som conforme o volume sobe.
O controle a nível do baixo é muito bom e preciso e se de inicio me parecia um pouco solto a nível do médio-baixo tal caracteristica foi-se diluindo conforme tocava até chegar a um ponto em que o som se 'soltava' com facilidade dos limites fisicos das colunas. ..
Quando começamos a ouvir musica os equipamentos já estavam bem quentes. Penso que a melhoria que sentiste ao longo da audição se deveu a ter aumentado a qualidade das gravações, tendo sido um dos pontos mais altos da audição as excelentes gravações da Chesky captadas com apenas dois microfones.

asoares escreveu: os agudos pareceram-me muito bem controlados embora a sua extensão me tenha parecido limitada pelos tweeters e não é caracteristica do F5 em si, facto que foi confirmado pelo Carlomar.
...
As colunas que ouviste são o meu projeto mais recente em termos de colunas Diy, com base num excelente médio da DAVIS Acoustics. O desenvolvimento das mesmas ainda está numa fase inicial.
O crossover tinha sido mexido no dia anterior e a transição médio/tweter ainda tem que ser revista.

O Tweter era o Vifa XT25, que não tem qualquer limitação no extremo agudo, ele responde até aos 40khz quando ouvido no eixo, mas depois torna-se muito direcional quando ouvido fora do eixo.

Como eu tinha as colunas paralelas entre si, estava-mos a ouvi-lo a cerca de 30º, e ai a atenuação no extremo agudo já é bastante notória.
Talvez esteja ai a explicação.

O F5 , naturalmente não tem limitação nos agudos pois responde até 1Mhz. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 915520
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 1/9/2012, 00:35

Antero Pereira escreveu:
para construir uma psu para os dois canais qual a potencia recomendada para o transformador, quantos microfarades nos condensadores e qual a amperagem da ponte?

tenho um dissipador de 270x12x10 é possivel usa-lo para os dois canais com uma ventoinha?
quem souber de uma sucata que tenha uns dissipadores agradecia que me dessem o contacto

Viva Antero,
bem vindo de volta a este tópico.

para uma fonte Stero, o transformador deve ter no mínimo 350VA.

Eu usei durante muito tempo apenas um transformador de 225VA e funciona, mas quando dupliquei a potencia, percebi que estava a perder muito.
O F5 agora com 450VA ganhou outra segurança e controlo não só do grave, mas em toda a gama.
Também aqueceu um pouco a sua sonoridade.

Em relação á capacidade, eu estou a usar 100.000uF /35V. O ideal seria 120.000uF.
Mas estou convencido que com 80.000uF já trabalha muito bem.

Claro que há sempre que duplique este valores, quer de capacidade, quer de transformador. Mas não te sei dizer se vale a pena.

O F5 de serie do Nelson Pass usa 350VA 120.000uF.(8x15.000uF/25V)

As pontes convém usar de 35A e tem de ser dissipadas.


Em relação ao dissipador, acredito que com ventoinhas talvez dê. Se não der, baixas o Bias.
Poderias colocar uma foto do dissipador?

Não conheço nenhuma sucata que tenha dissipadores.

Cumpr.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 1/9/2012, 07:37

o dissipador que tenho é este

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 DSCF1554

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 DSCF1553

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 DSCF1552

o ideal seria dois um para cada canal mas a dificuldade é em arranjar dois iguais

abraço e obrigado pelas dicas

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 2/9/2012, 00:35

Tenho lido este tópico vezes sem conta, parece que isto contagia e vou tentar fazer uma coisa destas, tenho cá dois dissipadores com 14cm de comprido, 6,5cm de base e 5cm de alhetas, será que isto e com duas fans não aqueceria muito? Senão lá terei que andar nas sucatas. Very Happy

Não é demais dar os parabéns ao Carlomar e ao vinyl33 entre tantos outros que já o construiram, mas tenho uma pergunta que gostaria de fazer, não seria possível haver por exemplo uma lista de todos os componentes com mais ou menos os preços e marcas mais aconselhadas por vós, para leigos como eu não gastarem o money á toa.

Cumpts

Tinha esquecido de meter as fotos, e também a espessura da base de 1cm.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Image1bk

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Image2jv



Última edição por Blink em 2/9/2012, 09:38, editado 1 vez(es)
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 01:11

Antero Pereira escreveu:...tenho um dissipador de 270x12x10 é possivel usa-lo para os dois canais com uma ventoinha?

Antero Pereira escreveu:o dissipador que tenho é este

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 DSCF1554

Viva Antero,

penso que sim, poderá usar esse.

Digo isto porque estou a usar 2 dissipadores (um por canal) na minha versão prototipo com 220x10x40 e duas ventoinhas em baixa rotação de 120 x 120 e consigo levar o F5 a 1,3A de Bias por canal sem problema e já por dois anos e meio.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Img2012090200700

O seu terá mais do dobro da área. Depois terá de estudar a melhor forma de o ventilar, mas alerto já que deve ter o cuidado de que um canal não aqueça mais do que o outro.
Ou seja, não caia na tendência de colocar uma ventoinha a aspirar ou insuflar ar por um lado e a sair pelo outro, como se de fosse uma conduta de ar. Isso iria aquecer mais uma ponta do que a outra e consequentemente um dos canais iria aquecer mais do que o outro.

Só mais uma coisa me preocupa: esse dissipador é mesmo de alumínio? A imagem não é clara, mas isso é importante.

cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 01:31

Blink escreveu:... vou tentar fazer uma coisa destas, tenho cá dois dissipadores com 14cm de comprido, 6,5cm de base e 5cm de alhetas, será que isto e com duas fans não aqueceria muito?

viva Blink,

Bem vindo ao tópico.
Agradeço as palavras de incentivo. O que me tem dado mais gosto é ver a reações de quem tem construido e perceber que estão bastante satisfeitos.

Pois posso dizer que é possível construir um F5 gastando muito pouco.
Claro que não ficará com os acabamentos do Vinyl33 ou do Filcas, ou do Paa, ou do Jpsimões.
Mas há que não se preocupe muito com a vista, e se preocupe mais com a audição.

A minha versão prototipo com fans foi um aproveitar de componentes que já possuía e ficou-me muito em conta.

Agora lamento desapontar mas esses dissipadores parece-me mesmo muito pequenos.

No entanto poderia tentar com uma fans mais fortes , ou com rotações mais elevadas, o que provavelmente vai fazer com que o ruído se torne audível, a não ser que tenha uma sala muito grande e o seu ponto de escuta seja muito afastado do amplificador, mas com esses dissipadores, teria de ser uma versão MINI F5
Carlomar escreveu:MINI F5
Vou dar mais umas ideias.

Uma grande vantagem do F5 é que se um dissipador for insuficiente, podemos sempre reduzir a corrente de repouso (Bias).
Mas também podemos baixar a tenção de alimentação.

Assim sem alterar muito o F5 eu sugeria para um MINI F5:

1ºUsar um tranformador de 2x15VAC o que vai dar cerca de 19 a 20VDC em vez dos 24V de série.
2ºBias a 1A em vez de 1,3A

Assim reduzimos a dissipação de calor de cada transístor de 32W para 20W

Logo vamos poupar:

-dissipadores mais pequenos
-Menos capacidade na filtragem 80.000uF em vez dos 120.000uF ( oito destes http://pt.mouser.com/ProductDetail/Panasonic-Electronic-Components/ECO-S1EP103BA/?qs=zJbF22cnmjLmgD3OwqhCfaHaFDXAMPhQPbEEgnFdWyk%3d
-tenção de trabalho dos condensadores inferior(25V)
-tranformador 225VA http://pt.rs-online.com/web/p/transformadores-del-toroide/2238140/
-Uma só fonte de alimentação
-caixa a ser construida pelo próprio.

Quem usar ventoinhas ainda poupa mais pois pode usar dissipadores com cerca de metade do tamanho.

Aqui está a receita para uma construção mais económica, poupando no elementos mais caros, a caixa, condensadores, dissipadores, transformador.

A potencia ficaria reduzida a 16W em pura classe A sobre 8ohms, havendo ainda alguma potencia de reserva em classe AB.
Sobre 4 ohms cerca de 25W em Classe AB.


Fica a ideia.

cumpr.

Mas encontrar alguma coisa maior na sucata, tanto melhor.

Também já ouve quem construisse com arrefecimento a água, mas isso levanta outros problemas. até que não seria má ideia tomar um duche com água aquecida por um F5 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 807962

Estamos cá para ajudar no que for necessário.

Quanto á lista de material vou precisar de algum tempo para a elaborar.
Mas é uma boa ideia.

Um abraço



Última edição por Carlomar em 2/9/2012, 12:54, editado 1 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 2/9/2012, 09:51

Carlomar escreveu:...............................Pois posso dizer que é possível construir um F5 gastando muito pouco.
Claro que não ficará com os acabamentos do Vinyl33 ou do Filcas, ou do Paa, ou do Jpedro.
Mas há que não se preocupe muito com a vista, e se preocupe mais com a audição.

A minha versão prototipo com fans foi um aproveitar de componentes que já possuía e ficou-me muito em conta.

Agora lamento desapontar mas esses dissipadores parece-me mesmo muito pequenos..........

Obrigado pela rápida resposta, tinha esquecido de meter as fotos dos mesmos (eram de rádios CBs) mas já vi que isto quer é uns lingotes, tenho visto uns pcbs á venda no ebay mas existe sempre aquela dúvida se será a melhor opção, daí eu ter mencionado a possibilidade de haver a tal lista do razoável, não é ter a papinha toda feita, seria mais o de porventura atrair até mais pessoal pela facilidade na partilha deste projeto, mas já agora vou começar pelo mais pesado, onde posso comprar os dissip. e o melhor tamanho ou o tamanho ideal.

Cumpts
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 2/9/2012, 10:31

Carlomar escreveu:

Só mais uma coisa me preocupa: esse dissipador é mesmo de alumínio? A imagem não é clara, mas isso é importante.


sim o dissipador é mesmo de aluminio era de um variador de velocidade, tem uma chapa de um lado que forma um canal que tambem servia para fixar o mesmo.

as ventoinhas tava a pensar em pôr duas de 80mm de frente do lado da chapa tirando esta claro, o ar entre pelo meio e sai pelas laterais, que dizes?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 12:29

Volto a recordar esta ideia que o Vinyl33 nos deixou algum tempo atráz:

vinyl33 escreveu:....a cerca de 1 Km de minha casa tenho um centro de triagem de chaços electrónicos. Volta meia volta, passo por lá sempre na perspectiva de me deparar com algo interessante, o que já ocorreu um sem número de vezes....
Há uns dias atrás, trouxe comigo estas duas pecinhas....


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 38251777

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 35334624

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 12:35

Antero Pereira escreveu:
Carlomar escreveu:

Só mais uma coisa me preocupa: esse dissipador é mesmo de alumínio? A imagem não é clara, mas isso é importante.


sim o dissipador é mesmo de aluminio era de um variador de velocidade, tem uma chapa de um lado que forma um canal que tambem servia para fixar o mesmo.

as ventoinhas tava a pensar em pôr duas de 80mm de frente do lado da chapa tirando esta claro, o ar entre pelo meio e sai pelas laterais, que dizes?

abraço

Ok, na foto pareciam mais antimónio.

Era essa a minha ideia. Mas porque não usas uma ventoinha de 120x120, com menos RPMs em vez de 2 de 80mm?

Eu estou a usar duas de 120x 120 em serie. Como são de 230V cada uma "vê" 115V. Ainda lhes meti mais uma resistência de uns 5w de 500ohms em serie com as fans para reduzir ainda mais um pouco as RPM.

De qualquer forma, se já possuis as fans de 80mm, avança com elas.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 12:53

Blink escreveu: tenho visto uns pcbs á venda no ebay mas existe sempre aquela dúvida se será a melhor opção, daí eu ter mencionado a possibilidade de haver a tal lista do razoável, não é ter a papinha toda feita, seria mais o de porventura atrair até mais pessoal pela facilidade na partilha deste projeto, mas já agora vou começar pelo mais pesado, onde posso comprar os dissip. e o melhor tamanho ou o tamanho ideal.
as Pcbs o melhor é comprar ao Peter Daniel ou ao Cvilier (membros do Diy Audio)ou diretamente na loja do DiyAudio -Store

Os dissipadores podem ser estes, iguais aos do Jpsimões, ou maiores, claro!Very Happy


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 F5dissipador

São estes http://pt.farnell.com/fischer-elektronik/sk-56-200-sa/heat-sink-extruded/dp/1211722

Toda esta informação está no tópico, embora de forma dispersa.
reconheço que juntar toda esta informação tornava mais fácil a procura, até porque este tópico já vai longo.


Última edição por Carlomar em 2/9/2012, 14:09, editado 1 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 2/9/2012, 13:37

Eu compreendo, de qualquer modo já tenho um local dos dissip. por vezes nem é preguiça em procurar, há sempre qualquer elemento que entretanto se melhorou e passa-nos ao lado, este tópico devia estar em sticky (fixo), penso eu com a tal lista logo no início do projeto seria a cereja em cima do bolo.

Cumpts
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 14:08

Blink escreveu:Eu compreendo, de qualquer modo já tenho um local dos dissip. por vezes nem é preguiça em procurar, há sempre qualquer elemento que entretanto se melhorou e passa-nos ao lado, este tópico devia estar em sticky (fixo), penso eu com a tal lista logo no início do projeto seria a cereja em cima do bolo.

Cumpts
Tem razão,
alguns componentes usados no inicio do tópico estão já foram substituídos e foram melhorados, pelo que alguma informação acaba por ficar desatualizada.

Irei fazer a tal lista lista, e se depois o tópico for merecedor de Sticky, tanto melhor. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 969831
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 2/9/2012, 14:56

Carlomar escreveu:

Era essa a minha ideia. Mas porque não usas uma ventoinha de 120x120, com menos RPMs em vez de 2 de 80mm?

Eu estou a usar duas de 120x 120 em serie. Como são de 230V cada uma "vê" 115V. Ainda lhes meti mais uma resistência de uns 5w de 500ohms em serie com as fans para reduzir ainda mais um pouco as RPM.

De qualquer forma, se já possuis as fans de 80mm, avança com elas.

por acaso ventoinhas é coisa que nao falta por aqui (se alguem precisar posso dispensar)encontrei duas de 120 mas é a 12v basta um pequeno tranformador ac-dc dos chinocas com regulacao de voltagem ou fazer mesmo um controlador de voltagem por temperatura.

era algo deste genero que sugerias??

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 DSCF1572

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 DSCF1571

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 20:03

Antero Pereira escreveu:
era algo deste género que sugerias??
Exatamente cheers

em principio não vai haver grandes diferenças de temperatura entre os dois canais.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Transformador

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 20:40

Aqui fica uma ideia para um transformador de preço muito económico.

INDEL TST 450/005 2 x 17V 2 x 13,23A 450VA

http://www.tme.eu/en/details/tst450w_2x17v/toroidal-transformers/indel/tst450006/#

mandei vir um e funciona bem.

Não será tão bom como um Amplimo, ou Antek, ou Plintron, ou Novotem Talema, mas reparem no preço...e cumpre bem a sua função.
Nota-se que é um pouco mais ruidoso que os meus Talema, mas á distancia não se ouve nada.

Tem como vantagem adicional (no meu caso) o facto de ser 2x17V em vez dos habituais 2x18V.
Como tenho dissipadores curtos esta baixa de tenção até vai produzir ligeiramente menos calor. Vai trabalhar com cerca de 22VDC em vez dos 24VDC.

Quando passei de um Talema 225VA para este INDEL 450VA o F5 ganhou outro á vontade.

Para um F5 topo de gama, e se o orçamento não for problema, esta será uma melhor opção:

AMPLIMO 500VA 2x18V

http://www.europe-audio.com/Product.asp?Product_ID=333

Em qualquer dos casos, devem usar um Inrush current protection tipo NTC (CL60)ou outro tipo de Soft start.

CL60 http://pt.mouser.com/ProductDetail/GE-Sensing-Thermometrics/CL-60/?qs=sGAEpiMZZMv1TUPJeFpwblt6UyOnnHBGFBrVMwGF3gc%3d

Se optarem por dois 225VA, um por canal não necessitam de Inrush current protection, pois podem arrancar com um canal de cada vez.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 2/9/2012, 21:00

Mas uma pessoa fica uns dias sem aqui vir e já há estas novidades todas!?
Isto de andar a trabalhar feito mula tem destas coisas: perde-se tanto.... Cada vez dou mais razão ao velho mestre Agostinho da Silva: 'O homem não foi feito para trabalhar, foi feito para criar'. Enfim, filosofias à parte cá estamos outra vez e com mais um futuro constructor (espero)
Carlomar escreveu:fico contente por teres gostado da audição.
Muito obrigado. Mais do que gostar, foi uma inspiração. É destes momentos que nos vamos inspirando e motivando para continuar em frente e fazendo amizades que no fundo não há outro sentido na vida senão esse.
A sala talvez limitasse sim mas por outro lado o som era muito bom. E se toca assim com componentes vulgares então estou para ver onde pode chegar. Por falar em chegar, já cá tenho as takman rex para o pré Laughing A coisa vai-se compondo aos poucos

Carlomar escreveu:Quando começamos a ouvir musica os equipamentos já estavam bem quentes. Penso que a melhoria que sentiste ao longo da audição se deveu a ter aumentado a qualidade das gravações, tendo sido um dos pontos mais altos da audição as excelentes gravações da Chesky captadas com apenas dois microfones.
A melhoria da qualidade das gravações foi notória sem duvida. As gravações da Chesky são uma delicia para os ouvidos em bons sistemas e o teu mostrou-se bem à altura. Mas independentemente de já estarem quentes houve ali uma melhoria para além das gravações. Digo isto por ter detectado -como ei-de dizer....- que a definição de grão fino das texturas musicais a nível dos médios altos melhorou substancialmente!? A mudança para os depeche quase no fim deu para perceber isso. Talvez o DAC tenha chegado ao ponto de rebuçado Shocked Ou então já era o entusiasmo a tomar conta do cérebro alien

Carlomar escreveu:O crossover tinha sido mexido no dia anterior e a transição médio/tweter ainda tem que ser revista. O Tweter era o Vifa XT25, que não tem qualquer limitação no extremo agudo, ele responde até aos 40khz quando ouvido no eixo, mas depois torna-se muito direcional quando ouvido fora do eixo.
Acredito perfeitamente que tenha sido este o caso. Na verdade achei que o angulo das colunas estava muito 'aberto' mas por outro lado a separação era optima.

Carlomar escreveu:O F5 , naturalmente não tem limitação nos agudos pois responde até 1Mhz.
Sim, daqui não é de certeza. Aquilo chega quase à faixa de FM Laughing

Blink escreveu:Tenho lido este tópico vezes sem conta, parece que isto contagia e vou tentar fazer uma coisa destas,
Pois é...mais um com a febre. Só te posso dizer que depois de o ouvir então fiquei ainda mais 'infectado'. Não me canso de elogiar o F5 e agradecer ao Carlomar a oportunidade de ouvir um. Como dizia o anuncio :"resulta??? Se resulta!!!!" (os mais velhos devem-se lembrar disto Wink )

Carlomar escreveu:Estamos cá para ajudar no que for necessário.
Quanto á lista de material vou precisar de algum tempo para a elaborar.
Faço minhas as palavras do Carlomar, estamos cá é para isso mesmo. Eu também acho que é perfeitamente possível fazer um F5 'acessivel' mas pelo que já li perde-se um bocado ao reduzir o bias. Mas atenção: o F5 mesmo em versão 'light' (ou sem alcool como queiram chamar Wink ) já toca mesmo muuuito bem. Mas quando bem alimentado passa a 'estratosférico' (para usar as palavras já aqui aplicadas e muito bem).
Quanto à lista acho que é uma excelente ideia. Se precisares de ajuda Carlomar eu posso ver o que se pode arranjar. E se quiserem usar os esquemas das variadores de velocidade que criei e estão algures dispersos no tópico por aqui posso voltar a 'postalos' bem como o esquema para a versão poit-2-point do F5
vinyl33 escreveu:Depois de o ter ouvido, estou certo que vai ser um projecto "pé na tábua"....
Pois....vou agora mesmo tratar de acelerar um bocado First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 807962


Última edição por asoares em 3/9/2012, 13:18, editado 2 vez(es)
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 21:08

asoares escreveu:
Blink escreveu:Tenho lido este tópico vezes sem conta, parece que isto contagia e vou tentar fazer uma coisa destas,
Pois é...mais um com a febre.

Garanto que o f5 nada ajuda a combater, a "febre", antes pelo contrário, a temperatura ainda aumenta mais! Rir
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 2/9/2012, 22:05

Carlomar escreveu:Aqui fica uma ideia para um transformador de preço muito económico.

INDEL TST 450/005 2 x 17V 2 x 13,23A 450VA

http://www.tme.eu/en/details/tst450w_2x17v/toroidal-transformers/indel/tst450006/#

Em qualquer dos casos, devem usar um Inrush current protection tipo NTC (CL60)ou outro tipo de Soft start.

CL60 http://pt.mouser.com/ProductDetail/GE-Sensing-Thermometrics/CL-60/?qs=sGAEpiMZZMv1TUPJeFpwblt6UyOnnHBGFBrVMwGF3gc%3d

Se optarem por dois 225VA, um por canal não necessitam de Inrush current protection, pois podem arrancar com um canal de cada vez.

em termos de qualidade final este transformador muda alguma coisa? de facto pelo preço é muito interessante quanto ficou ja com os portes?

quanto ao CL60 pode-se usar um de 12ohms?

numa visita a uma loja de eletronica para ver preços e facilidade de arranjar material fui aconselhado por exemplo, para condensadores da fonte a usar 12 x 10000uF 35v em vez de uns de maior capacidade por ser mais barato e facil de arranjar (2.40€ cada), ponte 35A 400v(2.60€), IRFP 9240 (2.14€), IRFP 240 (17€), termistores 4k7 (1.57€) estes foram os componentes mais caros falta o transf e mais alguns componentes

peço a colaboraçao para fazer uma lista do material necessario

abraço


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 3/9/2012, 00:32

Antero Pereira escreveu:
1-em termos de qualidade final este transformador muda alguma coisa?

2-de facto pelo preço é muito interessante quanto ficou ja com os portes?

3-quanto ao CL60 pode-se usar um de 12ohms?

4-numa visita a uma loja de eletronica para ver preços e facilidade de arranjar material fui aconselhado por exemplo, para condensadores da fonte a usar 12 x 10000uF 35v em vez de uns de maior capacidade por ser mais barato e facil de arranjar (2.40€ cada), ponte 35A 400v(2.60€), IRFP 9240 (2.14€), IRFP 240 (17€), termistores 4k7 (1.57€) estes foram os componentes mais caros falta o transf e mais alguns componentes

1-não sei quantificar a diferença que fará em termos sónicos, de transformadores de diferentes qualidades.
o que posso dizer é que este INDEL para mim satifaz perfeitamente. Substitui com vantagens dois de 225VA da TAlema.
estou neste momento a ouvir Musica com o INDEL e acabei de alternar com os Talema, gostei mais do INDEL.

2-Combram cerca de 9 euros pelos portes. Se for para particular é mais IVA, se for para empresa não se paga IVA.Vem da Polonia por isso não há problemas com alfandega.

3-Não haverá problema,Desde que seja de 5Amperes. Mas com 12 ohms já não será um CL60.

4-Pode perfeitamente usar mais condensadores em paralelo para perfazer uma dada capacidade. Há quem defenda que tem vantagens pois baixa o ESR.
Só não percebi essa do IRFP240 custar 17euros. Não falta ai uma virgula?

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 3/9/2012, 00:43

asoares escreveu:

Carlomar escreveu:... O Tweter era o Vifa XT25, que não tem qualquer limitação no extremo agudo, ele responde até aos 40khz quando ouvido no eixo, mas depois torna-se muito direcional quando ouvido fora do eixo.


Acredito perfeitamente que tenha sido este o caso. Na verdade achei que o ângulo das colunas estava muito 'aberto' mas por outro lado a separação era optima.
como tenho o tweter separado da caixa do médio, experimentei, manter o ângulo das caixas mas virar os tweters diretamente para mim, e ....
Uau!!! Brutal! Estou neste momento a ouvir Depeche Mode. Arrepiante... a abertura, suavidade e extensão destes agudos. Os metais a soarem realmente a metais sem o mínimo de grão ou asperezas.

Tenho a certeza que assim não irias sentir limitação do extremo agudo.

Devias voltar a ouvir o F5 agora. He he!! Very Happy

Já agora, parabéns pela tua qualidade auditiva, e critica, parece que sabes ouvir e interpretar, e acertaste em cheio no ponto fraco. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 969831

Também a substituição dos 2 Transformadores Talema pelo INDEL parece-me que melhorou. Amanhã vou clarificar.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 3/9/2012, 09:04

Eu estou interessado no transformador INDEL, mas essa do particular não sabia, a não ser que hajam mais interessados e se faça uma encomenda por algum profissional com casa aberta ou vendas online.

Esses valores do Antero Pereira já podem ir para uma suposta lista, falta é meter a casa ou o link do vendedor.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 3/9/2012, 13:21

Blink escreveu:Eu estou interessado no transformador INDEL, mas essa do particular não sabia, ...
Não tenho certeza, mas costuma ser assim com a Farnel, RS, Mouser, etc e penso que será assim também com a TME.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 12 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 12 de 29 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 20 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos