Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 13 de 29 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 21 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 3/9/2012, 20:55

Carlomar escreveu:

3-Não haverá problema,Desde que seja de 5Amperes. Mas com 12 ohms já não será um CL60.

4-Pode perfeitamente usar mais condensadores em paralelo para perfazer uma dada capacidade. Há quem defenda que tem vantagens pois baixa o ESR.
Só não percebi essa do IRFP240 custar 17euros. Não falta ai uma virgula?


de facto nao sera CL60 mas é equivalente foi so para saber preços

quanto ao IRFP 240 tambem fiquei surpreendido porque o IRFP 9240 so custa 2.14€ ate perguntei duas vezes

Blink escreveu:Eu estou interessado no transformador INDEL, mas essa do particular não sabia, a não ser que hajam mais interessados e se faça uma encomenda por algum profissional com casa aberta ou vendas online.

Esses valores do Antero Pereira já podem ir para uma suposta lista, falta é meter a casa ou o link do vendedor.

eu tambem estou interessado nesse transformador, vou falar com o meu patrao se ele nao se importa de encomendar para a empresa e nao pagar o iva

a casa onde fui é Alfaelektor em Guimaraes


abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 3/9/2012, 22:45

Antero Pereira escreveu:
Carlomar escreveu:
Só não percebi essa do IRFP240 custar 17euros. Não falta ai uma virgula?

quanto ao IRFP 240 também fiquei surpreendido porque o IRFP 9240 so custa 2.14€ ate perguntei duas vezes
Deve haver ai um engano.

IRFP240
Servelec 2,71€
http://www.servelec.pt/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=16381&category_id=16&option=com_virtuemart&Itemid=205

Robert Mauser 2,51€
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=56073

Aos interessados, dou o conselho de tentarem primeiro arranjar os JFets 2sK170/2sJ74 em versão BL.
A Toshiba já deixou de os fabricar e os stocks já são poucos. Alem disso há por ai alguns Fakes.

Praticamente não há alternativas. Não tem de ser emparelhados mas se forem tanto melhor.

Quantos aos Mosfets IRFP9240/240 arranjam-se com facilidade. Para estes , disso há alternativas, da Toshiba ou da Fhairchild.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 3/9/2012, 23:05

Estava aqui a pensar se um CPU aquece mais ou menos que um transistor, não sei sinceramente... Daí veio-me uma ideia porventura absurda, mas isto do diy é procurar e inventar, tenho aqui um dissipador Termalright ultra 120 com uma fan Noctua de baixo db, bastaria apertar o transistor na base e vêr se frita. confused

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Thermalrightmacho120the

Se esta ideia for mesmo estapafurdia eu até apago a msg para não estragar o tópico...
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 3/9/2012, 23:16

Não é uma ideia Absurda, mas também não foste o primeiro a pensar nisso.
Já existe mais do que um F5 a funcionar assim.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Ded10
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Fonte de Alimentação

Mensagem  Carlomar 4/9/2012, 10:20

Cá vai a lista de componentes.

Começo pela fonte de alimentação.
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 F5psu

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 F5psubom

Quando puder faço a lista dos restantes componentes
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 4/9/2012, 13:08

Muito bem, depois faz-se um condensado, tenho uma dúvida porque tenho visto F5 com 1 toroidal e outros com 2.

Entendo que possa ser uma fonte para os 2 canais, ou 1 fonte para cada canal. Embarassed

Cumpts
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 5/9/2012, 15:06

Blink escreveu:... tenho uma dúvida porque tenho visto F5 com 1 toroidal e outros com 2.

Entendo que possa ser uma fonte para os 2 canais, ou 1 fonte para cada canal. Embarassed
É isso mesmo BlinK,

Alguns construtores optam por construção Dual Mono.

Mas como estamos a falar em construções mais economicas, neste caso isso significa:
1 ºfonte de alimentação unica para ambos os canais, (existe sempre a possibilidades de no futuro fazer o Up-grade Para Dual Mono) e 2ºsermos nós a construir a caixa.

Estas 2 opções, permitem reduzir os custos da contrucção para cerca de metade.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 11/9/2012, 00:27

Boas,

enquanto a lista definitiva de componentes não aparece, aproveito para lembrar onde podem comprar os Jfets 2sj74/2sk170 em versão BL
Carlomar escreveu:
Atualmente podem comprar Jfets genuínos garantidamente e emparelhados ao membro Spencer do DiyAudio. Aqui fica o link da loja dele:
http://www.fetaudio.com/store

Mas não se demorem muito pois a Toshiba já deixou de fabricar estes transístores. Agora é uma questão de esgotar stocks.

já agora se conhecerem outra fonte segura para estes transístores coloquem um link.

Vinyl33,
fiquei curioso de saber onde conseguiu os seus Jfets em versão BL? foi da Fet audio ou conseguiu de outra fonte?
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 11/9/2012, 07:08

Carlomar escreveu:
Vinyl33,
fiquei curioso de saber onde conseguiu os seus Jfets em versão BL? foi da Fet audio ou conseguiu de outra fonte?

Viva Carlomar

Quer os Mosfet's, quer os Jfet's, comprei-os no Ebay a este vendedor:

http://stores.ebay.co.uk/AudioFET?_trksid=p4340.l2563

Curiosamente, não foi da FETAudio mas sim da AudioFET.... Very Happy

O patusco é 5 estrelas, a selecção/emparelhamento é cuidadosa e o envio é rápido.

http://www.ebay.co.uk/itm/4x-Toshiba-Original-2SJ74BL-2-Matched-pairs-/230595936266?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item35b096c00a

http://www.ebay.co.uk/itm/Sell-one-like-4x-Toshiba-Original-2SK170BL-2-Matched-pairs-/330695870338?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4cff028782

O custo dos portes não é cumulativo. Isto é, se comprar 2 matched quads dos 2sj74 e 2 matched quads dos 2sk170 pagará 3,99 USD de portes. Convêm, como é da praxe, mandar uma mensagem solicitando o total a pagar.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 11/9/2012, 11:08

A coisa está em andamento, alguém conhece este site ou mais propriamente será material original!


https://www.littlediode.com/components/2SK170.html

https://www.littlediode.com/components/2SJ74.html

Dave
http://www.littlediode.com

Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 11/9/2012, 21:13

vinyl33 escreveu:
Curiosamente, não foi da FETAudio mas sim da AudioFET.... Very Happy
Tá boa! Very Happy

È bom saber que ainda há outras fontes para estes transístores.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 11/9/2012, 21:15

Blink escreveu:... alguém conhece este site ou mais propriamente será material original!

https://www.littlediode.com/components/2SK170.html

https://www.littlediode.com/components/2SJ74.html

Não conheço, mas isso parece-me muito caro.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 11/9/2012, 21:20

Blink escreveu:Eu estou interessado no transformador INDEL, ...

Antero Pereira escreveu:
eu tambem estou interessado nesse transformador, ...

Se mandarem vir este transformador da TME, aproveitem e mandem vir também uns isoladores de cerâmica da Fischer AOS218/247. A TME tem bons preços.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 13/9/2012, 18:21

A minha primeira compra do F5.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Dscn0018z

A fonte o amigo Carlomar já a expôs para os interessados mais acima. As restantes peças para o F5 fiz um pequeno apanhado porque existe tantas versões que para quem está a iniciar é areia de mais, e já agora pedia ao Carlomar e mais intervenientes que já os construiram se existe alguma coisa a acrescentar ou a retirar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Snap1ad

Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 14/9/2012, 00:52

Obrigado Blink

Parece que está tudo bem.

Vamos então juntar o respetivo esquema eletrico e fonte de alimentação:



First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 F5shematic
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Snap1ad



Fonte de alimentação

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 F5psu
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 F5psubom


Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 14/9/2012, 22:25

Boas
Tenhos umas duvidas
- posso reforcar a fonte para 160000uf preciso de alterar algum componente?
- qual a vantagem de usar o condensador de 3.3uf 2000v em vez de 47nf 250v?
- hesiste um esquema simplificado so com protecao termica? Vale apena?

Abraco

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  asoares 15/9/2012, 21:20

Tenho andado meio afastado graças a um curso que me tem ocupado os fins de semana (e vai ocupar até ao final do mês) mas vou vindo aqui de vez em quando. O meu Pré e o power estão assim em standby mas não estão de forma alguma em risco Laughing .
Para ver se ajudo alguma coisa aqui no topico posso acrescentar uma outra fonte para os jFets e que é onde comprei os meus transistores:
http://www.selectronic.fr/transistor-2-sk-170-bl.html
Não me pareceu mau preço e a entrega foi bastante rápida.
Caro Antero, julgo que quando fala de um esquema só com protecção termica se esteja a referir a um esquema só com os termistores certo? Já aqui está um esquema no topico com o F5 despido até este ponto sim (pagina 14); e aliás fiz o esquema p2p do meu F5 baseado nessa topologia mais minimalista:First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 F5pap2pv2
Assim que houver novidades efectivas na construção vou metendo fotos. cyclops
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 16/9/2012, 00:40

Antero Pereira escreveu:Boas
Tenhos umas duvidas
1º- posso reforcar a fonte para 160000uf preciso de alterar algum componente?
2º- qual a vantagem de usar o condensador de 3.3uf 2000v em vez de 47nf 250v?
3º- hesiste um esquema simplificado so com protecao termica? Vale apena?

Abraco
Viva Antero,

1ºPode aumentar a capacidade de filtragem da fonte. Não tem de alterar mais nada.

2ºNão sei haverá vantagens, só que 3,3nF é o valor dado pelo Nelson Pass. Trata-se de um condensador que vai ficar em paralelo com a rede elétrica 230V, e que dará uma pequena filtragem.
Penso que o valor não é critico e pode usar qualquer valor entre 3nf e 47nF. 100nF também deve dar.
Eu usei 47nF MKP X2. Um condensador classe X2 275VAC é um condensador seguro para colocar na Diretamente na rede elétrica. Como não arranjei 3,3nF X2 meti 47nF X2. Caso não arranje de classe X2 pode usar um condensador "normal" de 1000 ou 2000v que em principio também será seguro na rede eletrica. Não meta é de 400V ou menos pois pode entrar em curto. Já me aconteceu no Ptphones. Mas foi erro meu. Por isso partilho para que outros não caiam no mesmo erro. Muitos aparelhos eletrónicos tem condensadores X2 á entrada(TVs por exemplo) e é fácil reaproveitar.

3ºNão percebi a pergunta, mas se referia a proteção de corrente, deve ser isto, que já foi falado várias vezes neste tópico.


Carlomar escreveu:

A qualidade deste amplificador aumenta se removermos o circuito de proteção de corrente.
Depois convém ter mais cuidado para não fazer curto-circuito na saída para as colunas.

Sem circuito de proteção fica assim o esquema:


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 F5simplificado
Notem que neste esquema, as resistências R3 e R4 baixaram de 2,2K para 1K, devido a não existiram NTCs, mas podem usar na mesma o valor original 2,2K , pois os Trimers P1 e P2 permitem fazer o acerto do Bias.

Também há quem faça o acerto do Bias nos Trimers P1 e P2, depois medem a resistência final de P1 e P2, removem P1 e P2 e substituem por resistências fixas de qualidade do mesmo valor, porque tem mais qualidade em áudio do que os Trimers.

Isso é minimalismo levado ao extremo.

Sou capaz de fazer isso mais tarde. Very Happy

De qualquer forma não aconselho a removerem as NTCs, a menos que tenham um Térmico, ou ventoinhas de velocidade variável, ou qualquer proteção que desligue o amp, em caso de Subida da temperatura (embalagem térmica).

As NTCs(termistores) dão alguma proteção e estabilidade térmica, reduzindo o Bias quando a temperatura dos Mosfets aumenta, contrariando assim a embalagem térmica natural destes Mosfets.

Se fossem usados Mosfets da serie Lateral, estes compensam de forma automática a subida de temperatura, e os NTCs não seriam necessários.

Nunca experimentei o F5 com Mosfets da serie Lateral, provavelmente o circuito teria de ser modificado. Por exemplo os Hitachi 2sK1058/2sJJ162 são da serie Lateral.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 16962a


Cumpr
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 17/9/2012, 22:38

Qual o melhor valor para o Idss dos Jfets (low, mid or high) desde 7 a 10.5mA?
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 17/9/2012, 23:01

Blink escreveu:Qual o melhor valor para o Idss dos Jfets (low, mid or high) desde 7 a 10.5mA?

Embora qualquer destes valores estejam bem, ou iria para algo entre 8 e 9mA
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 20/9/2012, 21:47

Boa Noite,

Foi-me colocada a questão como poderíamos medir o Valor Idss ou seja a corrente de saturação dos Jfets.

È muito simples. Basta uma pilha de 9V e um miliamperímetro, e efetuar as ligações de acordo com o esquema que se segue.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Jfetidss

Um exemplo com o 2SK170

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Img2012092000753


Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 20/9/2012, 22:16

Quando chegarem os meus vai ser a 1ª coisa a fazer, por uma questão de segurança pergunto se não há uma sequência de ligações a cumprir.
É a ligação do gate ao source tanto no N como no P, escala 200mA, e depois é só inverter as polarizações da pilha e do multímetro, correto.

obs: só espero que os meus não meçam entre 20 a 30mA. Sad
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 23/9/2012, 01:05

Já que falamos em medições de transístores relembro como proceder para fazer a medição Vgs dos Mosfets:

Carlomar escreveu:Embora o emparelhamento dos transístores não seja obrigatório no F5, tem vantagens.
Este é o método que uso para emparelhamento do valor Vgs.

Seleção dos Mosfets canal N (IRFP240/2SK1530) para valores Vgs próximos

Medição dos valores Vgs da cada Mosfet
First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Semttuloqa
Com uma tenção de 15V

Para medir Vgs a 170 mA usar uma resistência de 56 ohms 2W

Para medir Vgs a 500 mA usar uma resistências de 22 ohms 5W

Nota: Para uma maior precisão usar dissipador e deixar aquecer o transístor e o dissipador até á temperatura de trabalho e medir todos os transístores em iguais condições de temperatura.

Para Mosfets de canal P (IRFP 9240/2SJ201) trocar as polaridades da fonte de alimentação.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 23/9/2012, 22:45

As peças estão a chegar ás pingas, já cá tenho os Mosfets...
Vi aqui numa loja um toroidal de 230V - 600VA - 2x24V - 12.5A por cada secundário, e pergunto ao amigo Carlomar se esta peça dará para o F5, uma vez que este só precisa os 18V!
Se desse estava já a pensar num futuro o poder passar para o turbo V2 (50W).
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 23/9/2012, 23:07

Blink escreveu:...
Vi aqui numa loja um toroidal de 230V - 600VA - 2x24V - 12.5A por cada secundário, e pergunto ao amigo Carlomar se esta peça dará para o F5, uma vez que este só precisa os 18V!
Se desse estava já a pensar num futuro o poder passar para o turbo V2 (50W).

Não! No
É demasiada tenção para o F5 std. 24VAC Isso vai dar uns 32VDC.
Os Jfets provavelmente não iriam aguentar.
Para essas tensões teria de colocar o Jfets em cascata. Versão F5c. Existem umas PCBs na DiyAudio store para o F5c.

A quantidade de calor produzido iria ser bastante maior. Logo dissipadores ainda maiores.
Em relação aos Mosfets teria de duplica-los, se quiser manter o Bias ao mesmo nível. Ou seja meter 2 mosfets em paralelo(bastante bem emparelhados) com as respetivas resistências de Gate e de Source para cada transístor.

Como disse o Blink e muito bem, aqui já entramos em terrenos do F5Turbo.
A conta da eletricidade iria também subir.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 23/9/2012, 23:10

Blink escreveu:
Vi aqui numa loja um toroidal de 230V - 600VA - 2x24V - 12.5A por cada secundário, e pergunto ao amigo Carlomar se esta peça dará para o F5, uma vez que este só precisa os 18V!
Provalmente sim se:
-Usar Filtragem LC em vez de CRC ou
-Usar uma fonte de alimentação com regulação de tenção, que possa baixar a tenção dos 32VDC para 24VDC
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 24/9/2012, 09:04

Carlomar escreveu: ......Provalmente sim se:
-Usar Filtragem LC em vez de CRC ou
-Usar uma fonte de alimentação com regulação de tenção, que possa baixar a tenção dos 32VDC para 24VDC

Só estava a prever o futuro, li algures estas dicas do sr. Nelson e fiquei com a impressão que bastaria aumentar os watts de algumas R e alguns ajustes e ficamos com 50 W de saida!

"The F5 TURBO V1
Increasing the power supply voltage is the obvious way to get more power out of an F5. You can simply raise the supply rails to +/-32 Volts and get 50
watts into 8 ohms right away without other modification. 24 V AC secondaries on the power transformer will do it. Don't forget to use higher voltage power
supply capacitors. Probably you should also upgrade R9 through R12 to 5 watt resistors. Depending on your heat sinking, you will probably want to
adjust the bias so that the power transistors don't run too hot.
As a rule of thumb, the output devices should not be operated at more than about half their maximum rating, and generally the case temperature needs to
be under 100 deg C. For most amplifiers this means a heat sink temperature of about 50 to 55 deg C., which is the temperature that you can put your hand
on for about 10 seconds.
The devices are biased at about 1.3 amps in the original circuit for a dissipation of about 30 watts per device. We are not in a good position to ask
the original heat sinks to dissipate more, so if you increase the supply to 32 volts, you may need to operate at a lower bias point – I used about 1 amp
(0.47 volts across R7 and R8). This will still get you a decent distortion spec to 50 watts. If you have difficulty keeping the bias stable, you can increase
the values of R7 and R8 to 0.68 ohms without significant penalty.

You can remove the current limiting (Q5, Q6, R15 to R18 of the original) as long as you are cautious about shorting the output. I don't recommend
dropping the thermistors – you are going to need them for thermal stability."
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 24/9/2012, 14:51

Carlomar escreveu:
Blink escreveu:
Vi aqui numa loja um toroidal de 230V - 600VA - 2x24V - 12.5A por cada secundário, e pergunto ao amigo Carlomar se esta peça dará para o F5, uma vez que este só precisa os 18V!
Provalmente sim se:
-Usar Filtragem LC em vez de CRC ou
-Usar uma fonte de alimentação com regulação de tenção, que possa baixar a tenção dos 32VDC para 24VDC

Não quereria dizer CLC, condensadores choque e condensadores, para o LC tinha que achar valores para a bobina de choque e respetivos capacitores não estou para aí virado, é que com um ou dois toroidal de 24V futuramente podia pensar no turbo, embora ainda não tenha feito o standard! É mais a previdência a falar.

Já recebi o material do sr. Spencer, foi rápido mas ainda falta muita coisa.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Jfet

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Mosfet

Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 24/9/2012, 20:31

Carlomar escreveu:
Note que o artigo menciona:

"you may need to operate at a lower bias point – I used about 1 amp"

Logo vai ter os 50 W mas já saiu de classe A

Sobre Bias a 1A, Recorda-se?


editei este post pois tinha alguma informação pouco correta.

Peço desculpa pela confusão.

Fui ver o esquema do F5T V1 e...

Bem,
nesta parte não fui justo. Na realidade o F5T v1 usa 2 pares de Mosfets por canal.

Se cada Mosfet estiver polarizado com 1A de Bias, na realidade o Bias total será 2A e não 1A como referi.

logo não vai sair de classe A como tinha referido.

Fica reposta a verdade.

Eu estava a referir-me ao uso de apenas um par Mosfets a 1A.


Última edição por Carlomar em 24/9/2012, 23:50, editado 2 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 24/9/2012, 20:35

Blink escreveu:
Não quereria dizer CLC,
Não.
Queria dizer exatamente LC, ou LCRC.

O importante aqui é que fique uma bobine antes do primeiro condensador de filtragem, pois a intenção é baixar consideravelmente a tensão.

CLC não iria baixar a tensão de forma considerável.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 13 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 13 de 29 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 21 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos