Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 4 de 29 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 16 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 22/9/2010, 23:03

cello escreveu:
Desculpa lá de estar a fugir ao teu tópico .... mas continua com isso, se precisares das resistencias 0.47 R 5w da noble, tenho a possiblidade de te arranjar meia duzia delas. Manda uma msn
Não peças desculpa.
Todas as participações são bem vindas.
Gosto de ver os teus projectos(e não devo ser só eu) sempre se aprende qualquer coisa.

Isso seria excelente para o meu F5 final e mais minimalista. Só preciso de 4. Depois falamos.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 22/9/2010, 23:28

cello escreveu:
...nao vejo necessidade de acopolamento termico em transistores com encapsulamento to92.
Se houver algo que eu possa fazer mais digam Smile...

Cumprimentos[/quote]

Tente fazer com que fique ambos de face a face, pois arrisca-se que em pleno funcionamento a minima variação de temperatura entre um e o outro crie um off-set acima do normal na saída dos transistores de potencia, situação esta que se agrava ainda mais caso o seu ganho global seja elevado.
[/quote]

Já vi fotos de alguns F5 assim.
Sobre este assunto, claro que se quisermos ser muito rigorosos estes transístores deveriam estar acoplados.

No entanto os meus não estão, e o desvio de OFF-set é na ordem de 5mV.(com a agravante de eu ter ventilação forçada) Insignificante portanto.

A minha opinião é que neste projecto, isso não se justifica por dois motivos:

1-Existem duas PTC, uma em cada Mos-fet, que nunca estaram completamente acopladas, e que tem um efeito muito mais nefasto em termos de desvio de OFF-Set do que estes transístores poderiam provocar.(Também há que não use as NTC, mas ai o amp demorará umas 2 horas a estabilizar térmicamente)

2 -Com o meu F5 quente toquei durante alguns segundos com as pontas dos dedos nos Jfets, um de cada vez, e o desvio máximo que consegui durante este "toque" foi de 3 a 4 mV(quando toquei numa NTC o desvio foi MUITO maior)

Este assunto leva-nos á questão já anteriormente abordada:
E os Mosfets? deveriam ficar todos no mesmo dissipador?
Eu acho que sim.

Cello apreciava ter a sua opinião.


Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Marmes 23/9/2010, 02:02

Aqui vai com algumas curvinhas.

Os fets ja estao rodados.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 43004886.th




Marmes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2009
Pontos/Reputação : 106

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Marmes 23/9/2010, 11:54

Desvios dessa ordem, 0,003V podem também ser erro do multimetro ou osciloscopio, não sao significativos, ou são?
Desculpem a minha ignorancia, de audio percebo mto pouco :S

Marmes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2009
Pontos/Reputação : 106

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Marmes 25/9/2010, 12:24

Mandei vir os componentes todos , os transistores vêm pareados segundo eles dizem. vamos ver como fica depois.

Marmes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2009
Pontos/Reputação : 106

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/9/2010, 12:53

Marmes escreveu:Aqui vai com algumas curvinhas.

Os fets ja estao rodados.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 43004886.th
Marmes,
obrigado por partilhares.

Na minha opinião as pistas que transportam maiores correntes poderiam ser um pouco mais largas.
De resto está excelente.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/9/2010, 15:02

Marmes escreveu:Mandei vir os componentes todos , os transistores vêm pareados segundo eles dizem. vamos ver como fica depois.

No F5, e ao contrario de outros amp do Sr Nelson Pass, os transístores não precisam ser emparelhados.

Mas se o forem, penso que só haverá vantagens nisso.

Chamo á atenção de todos os interessados que os Jfets 2sK170 e 2SJ74 deveram ser em versão BL e não GR por causa da corrente IDSS da versão GR ser inferior. O mesmo se aplica aos 2sK370/2sJ108.

Já agora, Marmes, de onde encomendou os seus componentes?
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty A minha placa

Mensagem  Carlomar 27/9/2010, 23:12

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 F5pcb

As dimensões reais são 10,5 x5,3cm
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Lages 7/10/2010, 17:06

Olá pessoal isto parece que parou um pouco.

Sr. Carlomar achei que fez bem em se preocupar com a diferenciação da parte de correntes fortes da parte de correntes fracas isso fica claro na largura das pistas.

Acho que os Pad's podiam ser ovais em certos pontos pois davam mais firmeza na soldadura.

Os furos em alguns pad's acho que estão grandes de mais apesar de a imagem se ver aumentada e de esses componentes serem os maiores, mesmos assim eu prefiro ter um furo pequeno no cobre e depois alargar este com a broca quando furo a placa, do que ter um furo no cobre maior do que é necessário. Porque assim ou o furo fica largo ou então existirá um anel sem cobre a volta do pino do componente que fica apenas coberto de solda.

Sr Marmes na sua placa depois dos ajustes que fez alterava apenas dois pontos, primeiro reforçava um pouco as pistas de correntes fortes.

Outro ponto onde interviria era na colocação do led de presença. Eu retirava-o de onde está e colocava-o no lado oposto a entrada. Isto porque aquando da montagem esse lede poderia aparecer na placa frontal como na montagem FirstWatt.

Sr Carlomar apesar de tudo o que disse acho tanto a sua placa como a do Sr Marmes bem dimensionadas apenas faço estes reparos porque penso que assim se poderiam melhorar mas os senhores são soberanos.

Quanto a mim adem estar os senhores a pensar, fala fala mas não apresenta nada First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 807962
Têm uma certa razão, mas isto é devido em parte ao facto de eu ter começado também com a ideia de realizar um pré-amplificador.

Em principio vai ser um irmão aqui do nosso projecto. ´
É o Aleph P V1.7.
Depois de pesquisar e pesquisar encontrei uma página bastante interessante.
Não que o esquema seja difícil de encontrar mas aqui acho que encontrarão um projecto excelente a meu ver.

www.rstaudio.de

E para não chatear mais que o testamento já vai longo First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 598295 até mais

Cumprimentos
João Lages
Lages
Lages
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Monção
Ocupação : Manutenção Automação
Interesses : Musica, DIY, Aeromodelismo
Data de inscrição : 15/09/2010
Pontos/Reputação : 43

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Lages 7/10/2010, 17:11

Uma pergunta que ia passando Sr Marmes onde comprou o material, estou com a mesma curiosidade que o senhor Carlomar. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 16044

Lages
Lages
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Monção
Ocupação : Manutenção Automação
Interesses : Musica, DIY, Aeromodelismo
Data de inscrição : 15/09/2010
Pontos/Reputação : 43

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 10/10/2010, 18:36

Lages escreveu:
...Acho que os Pad's podiam ser ovais em certos pontos pois davam mais firmeza na soldadura.

Os furos em alguns pad's acho que estão grandes de mais apesar de a imagem se ver aumentada e de esses componentes serem os maiores, mesmos assim eu prefiro ter um furo pequeno no cobre e depois alargar este com a broca quando furo a placa, do que ter um furo no cobre maior do que é necessário. Porque assim ou o furo fica largo ou então existirá um anel sem cobre a volta do pino do componente que fica apenas coberto de solda....

Lages,
concordo em absoluto com a sua opinião.

De facto os furos estão um pouco largos. O ideal é que haja contacto via cobre antes da soldadura.

Numa próxima versão vou tentar melhorar esse aspecto.


Vá dando noticias do seu pré

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Marmes 10/10/2010, 19:13

Comprei os transistores no ebay, numa loja de Inglaterra, depois de ir a Servelec e terem-me deixado a espera 2 semanas.
Ja fiz outra board, de pois de ter seguido alguns conselhos daqui.
Cumprimentos!

Marmes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2009
Pontos/Reputação : 106

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 10/10/2010, 19:27

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 P1030694w

Chamo á atenção que com layout desta placa, para usar transístores BCxxx em vez dos ZTX tive que se trocar as ligações destes transístores.

Mais tarde vou retirar estes transístores e residências associadas, que compões o circuito de protecção de corrente.
Dizem que melhora muito o som, mas depois é preciso ter ainda mais cuidado com eventuais curto-circuitos na saída para as colunas.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 19:29

Depois de pedidos vários, aqui vão umas mensagens iniciadas no "Meu Sistema":


A insustentável leveza do ser... Decidi construir um novo amplificador. Depois das válvulas, os transístores.
A opção caiu no Nelson Pass FirstWatt 5. Penso que há alguns já construídos por aqui.
Ainda não está completo, mas aqui vão umas fotos. Depois vou completando.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 L1010556

paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 19:30

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 L1010561




Fonte de alimentação.

Placas Peter Daniels.
Nota-se a crise: Condensadores 33.000uf da panasonic, nada de coisas exóticas a preços loucos.
Resistências vishay wirewound.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 19:30

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 L1010571




Os dois canais de amplificação.
Placas Peter Daniels.
Resistências vishay metal film.
Faltam os transístores. Ainda não soldei porque estou à espera de uma encomenda de solda cardas.

Um aspecto interessante do circuito é que não tem condensadores.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 19:31

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 L1010577



FETs colocados nos dissipadores.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 19:32

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 L1010605




Alimentação operacional.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 19:32

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 L1010609




Painel traseiro finalizado. Fichas de coluna e rca da connex, muito mais baratos que wbt e também de muito boa qualidade.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 19:33

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 L1010613




E tudo completo! A ligação das entradas rca aos amps usa cabos kimber tcss. A ligação dos amps às colunas usa cabos unifilar neotech 16awg. Solda cardas sem chumbo. A combinação neotech/cardas é um inferno! Difícil de soldar a qualquer temperatura.

O bias dos amplificadores tem de ser afinado nuns potenciómetros. Nesse processo toquei com a ponta do multímetro no +25 e na terra. Resultado: fusível estoirado e, muito pior, receptáculo do fusível também estoirado. Felizmente não estoirou nem a fonte de alimentação nem os amplificadores.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 19:33

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 L1010620




Eis o monstro por fora. Um gerador de calor.
Depois de um período de teste e afinação, já tive oportunidade de o pôr a funcionar com as colunas residentes e ouvir alguma música.

Primeiras impressões: baixo mais extenso e controlado que o amp a válvulas e maior controlo em toda a gama. O médio/agudo é mais discreto que nas válvulas, mas bem integrado. Tem uma sonoridade bem composta a baixo volume e expressiva a elevado volume, subindo muito mais que o amp a válvulas sem perder compostura. Não é nem clínico nem exuberante. Vamos a ver depois da queima...

Para já, posso recomendar a construção. Dá um pouco de trabalho mas parece merecer.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 19:34

Mais algumas notas de audição:

O F5 consegue ocupar bem o espaço quer em largura quer em profundidade. Prefere claramente tocar alto. Tem também muito swing, já não me divertia a ouvir algumas músicas desde os meus tempos da naim, o meu ultimo amp a transistores (depois têm sido ou hibridos ou valvulas). Gosto especialmente do som da bateria, que se apresenta de forma bastante realista, com impacto nas entranhas. Numa ou outra música isso também pode negativo, ainda não estou bem habituado ao novo som.

O som é menos granulado que com as válvulas, isso também ajuda a subir o volume. O lado mais negativo está no médio: a voz da Diana Krall não consegue atingir aquela magia que às vezes as válvulas conseguem, mesmo que para isso se tenha que sacrificar outras coisas.

Não tenho problemas por não usar pré. Apesar do ganho do F5 ser baixo, como as colunas têm 91db consigo ir para além do razoável num apartamento.

Quanto ao calor... já estava habituado a ter 4 x kt88 a gerar calor, mas o F5 conseguiu surpreender... venha o inverno.

Finalmente, considerando que não custou mais de 500-600€, a relação qualidade/preço é incrível.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 30/5/2011, 19:41

paa escreveu:...
Não tenho problemas por não usar pré. Apesar do ganho do F5 ser baixo, como as colunas têm 91db consigo ir para além do razoável num apartamento.

Quanto ao calor... já estava habituado a ter 4 x kt88 a gerar calor, mas o F5 conseguiu surpreender... venha o inverno.

Eu também dizia o mesmo até o ouvir com um bom pré.

Desde ai que não o consigo ouvir sem pré.

Isto quer dizer que o F5 ainda pode melhorar muito com um bom pré.

Dizem que o B1 faz maravilhas.
Eu acredito.

De Inverno junta-se o útil ao agradavel. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 807962
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 30/5/2011, 20:37

Como já tinha dito na outra secção, uma vez que os Mostets não estão soldados directamente nas PCB, as resistencias R13 e R14, Gate-Stopper de 47ohms, que se encontram nas placas PCB, deveriam estar soldadas directamente ao terminal (gate) de cada Mosfet.

Estas resitencias, assim como R9, tem por função prevenir oscilações parasitas, e devem ficar o mais proximo possivel dos terminais dos trasistores.

Eu também tenho já comigo placas do PD, para a versão definitiva do meu F5, mas vou soldar os Mosfets directamente ás PCBs.
Creio que a ideia do Paa foi afasta-los mais um do outro, para uma melhor dissipação de calor, o que também me parece correcto.



Já agora uma pergunta: Uma vez que não usa Termistores TH1 e TH2, quanto tempo leva o seu F5 a estabilizar termicamente(estabilizar Bias)?

Pergunto isto porque tenho a certeza que com os termistores ele estabiliza mais rapidamente.

Acredito no entanto que sem termistores tenha melhor som.

O meu com termistores estabiliza em menos de meia hora, o que é rapido para um classe A, mas para a versão final acho que vou retirar os termistores, bem como a protecção de corrente, para maximizar a performance sonora.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 21:03

Carlomar escreveu:

Eu também tenho já comigo placas do PD, para a versão definitiva do meu F5, mas vou soldar os Mosfets directamente ás PCBs.
Creio que a ideia do Paa foi afasta-los mais um do outro, para uma melhor dissipação de calor, o que também me parece correcto.

Já agora uma pergunta: Uma vez que não usa Termistores TH1 e TH2, quanto tempo leva o seu F5 a estabilizar termicamente(estabilizar Bias)?

Pergunto isto porque tenho a certeza que com os termistores ele estabiliza mais rapidamente.

Acredito no entanto que sem termistores tenha melhor som.

O meu com termistores estabiliza em menos de meia hora, o que é rapido para um classe A, mas para a versão final acho que vou retirar os termistores, bem como a protecção de corrente, para maximizar a performance sonora.


A ideia de separar os fet da placa teve duas causas: 1) permitir fazer modificações no futuro na placa, que de outra forma me parecem dificeis; 2) centrar os fet nos dissipadores, já que estou a usar a caixa mais profunda, com 2 dissipadores de cada lado.

Não estou de facto a usar os termistores, pois dizem que pioram a qualidade. Estive tentado a retirar os transistores de protecção, mas tive algum receio, apesar de ter espaçado as fichas de coluna mais que o normal. Visto no multimetro, pareceu-me que demora uns 30 min a estabilizar.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 30/5/2011, 21:29

paa escreveu:
O lado mais negativo está no médio: a voz da Diana Krall não consegue atingir aquela magia que às vezes as válvulas conseguem, mesmo que para isso se tenha que sacrificar outras coisas.
Talvez seja falta de um pré que te dê um pouco de corpo á gama médea.

Neste respeito os Sigle Ended do Nelson Pass parecem ser melhores.
Quando acabar o meu Aleph J poderei tirar conclusões.

Neste momento o F5 combinou muito bem com o meu pré a valvulas.

Ganhei em riquesa harmonica, dinamica, musicalidade, corpo etc.

Os meus interconects Neotech também deram uma preciosa ajuda.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 30/5/2011, 21:49

Carlomar escreveu:
Talvez seja falta de um pré que te dê um pouco de corpo á gama médea.

Neste respeito os Sigle Ended do Nelson Pass parecem ser melhores.
Quando acabar o meu Aleph J poderei tirar conclusões.

Neste momento o F5 combinou muito bem com o meu pré a valvulas.

Ganhei em riquesa harmonica, dinamica, musicalidade, corpo etc.


A minha tentação é um pré bottlehead, mas há que manter a calma.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 1/6/2011, 23:34

paa escreveu:
A minha tentação é um pré bottlehead, mas há que manter a calma.
Não conhecia.
Dei uma vista de olhos.
Desculpa a pergunta, mas isso é um pré phono com correcção RIA?
Ou pode ser usado também como pré de linha?
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  paa 2/6/2011, 07:58

Carlomar escreveu:
paa escreveu:
A minha tentação é um pré bottlehead, mas há que manter a calma.
Não conhecia.
Dei uma vista de olhos.
Desculpa a pergunta, mas isso é um pré phono com correcção RIA?
Ou pode ser usado também como pré de linha?

O pré de linha é o Foreplay III.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 4/6/2011, 21:41

paa escreveu:Mais algumas notas de audição:
O F5 .... Prefere claramente tocar alto...
Não reconheço esta característica no meu F5 prototipo.

Penso que isto está a acontecer por estar a usar um pré "passivo"
No entanto, é bom que perceber que ele não perde a compostura a volumes mais elevados.

Este é um amp talhado para colunas de sensibilidade médea/alta, uma vez que a distorção aumenta com a potencia, e esta em classe A se fica pelos 25W sobre 8ohms e 40w sobre 4ohms. A partir dai deixa de ser um Classe A puro e é notória a desaceleração.


Penso Também que esse pré a válvulas que refere, que eu não conheço, irá casar bem com o F5.

Alguns diziam que por ser um power com uma impedância de entrada alta (100k) não precisa de pré.

Mas o que é facto foi que quando passei a usar o pré PTphones, além das vantagens que já referi anteriormente, ganhei muito em termos de emoção por comparação com o "pré passivo" que usava antes.


paa escreveu:
Finalmente, considerando que não custou mais de 500-600€, a relação qualidade/preço é incrível.
O meu terá um orçamento ainda mais apertado, na medida em que vou construir a própria caixa.
Também algumas peças são reaproveitadas.
Espero gastar uns 200 a 300 euros.

Atendendo que este Amplificador custava salvo erro 3000 dólares, aqui está mais uma grande vantagem do Diy, para além do gosto pessoal da construção e do que se aprende.

Entretanto já tenho as placas e os dissipadores para a minha versão final.
Vou tirar umas fotos.

Cumpr

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 4 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 29 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 16 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos