Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+19
B&W
Termionica
Admin
vinyl33
Elso
Varandinha
pumabr
drobalino
Diplomata
ferreirafm
Nox
Vanderlei Castro
MCA.hifi
ccavis
fm&stereo
RuiGSousa
Blink
Paulo André
td124
23 participantes

Página 26 de 34 Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 30 ... 34  Seguinte

Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 23/2/2010, 17:02

MCA.hifi escreveu:Viva fm&stereo PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

A par do projecto PTphones, tenho andado preocupado com a questão que tens levantado relativa ao relógio biológico.... já descobri.... tens duas soluções:
-Não deves fazer férias,
-ou então faz férias noturnas (também é bom, e há por aí cada projecto... até doi)

Vou explicar outra:
As tensões é uma coisa e as correntes é outra, sendo tensão a voltagem e a corrente a intensidade (amperagem).
Portanto entendo quando te referes ás duas correntes serão as duas tensões PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_question

Entretanto vou dar novidades do progresso PTPhonico, vou fazer mais testes e ensaios para vos informar.

Cumprimentos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat

Viva Manuel,
As férias ideais seriam proporcionadas pelo sr. €uromilhões, mas este não se dá com gente decente, o sacana! PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_lol

Sim, quero dizer as tensões (240 e 15v), eu é que estou habituado a uma gíria. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_lol

Já vi que usas dois condensadores MKP em vez de um + electrolitico.

Já agora, como vou utilizar um led, devo usar este no circuito dos 15v depois da ponte rectificadora, não?
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 23/2/2010, 23:31

Viva Fernando

Afinal tens um bom desempenho de observação. Na realidade eu pessoalmente nunca usarei electrolítico neste sensível local do circuito, utilizarei o que está nas fotos, vários condensadores em paralelo até perfazer aproximadamente 30uf, utilizei 2X10uf + 1x6,8 uf + 1x3,3 uf , tem meuitas vantagens além da qualidade sónica superior dos condensadores sólidos, existe ainda uma resistência ( ERS) do conjunto dos condensadores muito inferior. E como o paralelo do conjunto é feito em escada a resistência ás frequências altas ainda é menor, logo melhor resposta nas frequências altas.

Para ligares um led ao circuito de 15 V, deves contar que esses 15 voltes alternos depois de rectificados vão para aos 22 voltes continuos, e neste caso tens que ligar uma resistência de 2K2 em série com o led (tanto faz no + como no -).

Não chegas-te a dizer se a fonte já está pronta ???

XAU
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 23/2/2010, 23:45

amigo Manuel
se fizer a fonte separada,esta poderá mais tarde para alimentar tambem outro projecto tipo pré de fono?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 24/2/2010, 00:09

Viva Milton

Provavelmente não, o transformador foi dimensionado para 70ma de HT e 1,5 A para filamentos, atendendo que os pré de phono têm várias válvulas é possível que não aguente. H´sempre a possibilidade de experimentar, caso não dê e se a caixa for folgada poderá sempre mandar fazer um transformador mais potente.

Cumprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty dica 3 - Ligação de terra aos tranf. Alimentação

Mensagem  MCA.hifi 24/2/2010, 00:45

Bom, como vocês andam para aí a chamar-me mestre, já não dou mais aulas.... PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

Passo a chamar-lhe DICAS e pronto assim já não sou mestre, é que esta coisa de mestre exige um mestrado e eu não tenho.

Assim a dica de hoje trata de um pormenor que consta da ligação de uma blindagem que foi encomendada na altura do fabrico dos transformadores de alimentação.

Esta blindagem consta de um enrolamento interno entre o primário e os secundários destinado a ligar á terra (chassis). Tem por missão um isolamento antiestatico que se passa nesta zona do transformador(penso eu de que...), bem, destina-se a diminuir o ruído provocado pelo mecanismo do transformador e liga á terra como já disse.

Normalmente o bobinador faz um fio com o comprimento dos restantes, mas não sei porquê desta vez ele fez a ligação á estrutura do transformador, partindo do principio que este vai ligar ao chassis. Pode ser ou não e caso não lá ficamos sem a bilindagem ligada á terra e então deixa de ter qualquer utilidade. Eu pessoalmente não goto de fixar os transformadores directamente aos chassis.

Como é habitual, vou ilustrar a situação:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Bilindagemdotransformad

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Tranfalimentterra

Então recomendo o seguinte:

1 -Cortar rentinho à estrutura (metálica) do transformador o fio verde que está na parte inferior do transformador
2 -Soldar e isolar com manga a soldadura um fio comprido para posterior ligação ao ponto único das ligações da terra no Chassis, a terra da tomada de 220; a terra do transformador e a ligação da massa ao cassis (deve ter em série uma resistencia bobinada de 10 ohms em paralelo com um condensador de 10 nanofarads).
3 -Entalar nas ranhuras oa emenda do fio para evitar que se venha a soltar ou partir a soldadura.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Tranfalimterra

Recomendo que guardem estas dicas, para evitar que me andem a pôr assuntos que já expliquei, o tempo é escasso e deve ser aproveitado da melhor forma, ainda há muitas coisas para explicar.

Cumprimentos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 24/2/2010, 19:45

Viva Manuel,
A fonte está praticamente pronta. Ainda não lhe meti corrente, mas penso estar pronta para isso. Estou a preparar a tábua do pre e depois é testar... mas não sem ver e rever. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid

Eu no caso do fio de terra do transformador, vou soldar um fio mesmo directamente à ponta do fio junto do ferro. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_wink
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 24/2/2010, 21:56

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid

Eu no caso do fio de terra do transformador, vou soldar um fio mesmo directamente à ponta do fio junto do ferro. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_wink[/quote]



Atenção à navegação:
O fm&stereo quer pôr o PTphones a apanhar rádio... ou a fazer um ruído de HUMM infernal. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 943847 PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 943847

Vamos lá a ver uma coisa de uma vez por todas, os componentes e o material são propriedade de quem os adquiriu e faz dele o que quiser, sem dar satisfação a ninguém. No entanto há uma coisa que me compromete com este projecto, foi o incentivo e a orientação técnica que depus nele, portanto trato com muito carinho e estima, então depois de o ouvir a tocar ... não vos digo nada... pois na verdade já disse.

Todo o empenho e transmissão de conhecimentos é fruto de mais de 30 anos a construir e ouvir equipamentos a válvulas e musica ao vivo, é com esta confiança (como dizia o outro: eu cá tenho confiança nas cuecas) que transmito na cibernética essas experiências, se não percebesse patavina disto nem abria o bico.
Portanto quando tenho o trabalho de tirar fotos, edita-las e inserir-lhe legendas para ilustrar a informação e os passos que devem ser feitos não é por acaso, até posso ter conceitos diferentes ou mesmo incorrectos e neste caso a troca de opiniões, a um nível elevado é muito importante e frutuoso e digo mais é mesmo necessário.

Agora o facto de eu propor o corte de um fio que considero ter sido ligado para uma outra situação, que não é a que desenhei no projecto dos transformadores, desenhados para fins de utilização em circuitos de áudio.É pura e simplesmente repor no projecto o desenho de uns transformadores de alimentação de alta categoria.

Porque todos pagaram a tempo e horas, os transformadores são propriedade de cada um e podem fazer deles o que quiserem, no entanto é com tristeza que após tanto empenho e dedicação ponham em causa as minhas indicações e correcções que acho de toda a importância.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Tranfalimterra

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Kopfschuettel PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Kopfschuettel PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Kopfschuettel

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 197746 PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 197746 PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 197746



Cumprimentos a todos,
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 24/2/2010, 23:29

Caro MCA, eu ia lhe perguntar se poderia fazer o mesmo que o fm&stereo sugeriu, mas já tenho a resposta PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_redface PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_redface PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_redface
Na verdade nunca tinha visto um transformador de alimentação com um fio assim, já tinha visto sim é com um terminal de terra que fica no chassis do transformador. Afinal neste caso esse fio de terra não pode ser ligado ao chassis do transformador senão irá provocar ruído de massa, certo? Também pelo que compreendi derivado de uma leitura meio à diagonal, o ideal será isolar o transformador do chassis do aparelho?
Eu infelizmente tenho andado ultimamente a seguir pouco o PtPhones, depois do que se sucedeu aqui no Funchal, o tempo e a inspiração não têm abonado em favor do PtPhones...no entanto tenho tirado e guardado religiosamente todas as informações fornecidas, mais para a frente eu revejo a matéria, e aí sim precisarei tirar algumas dúvidas, pode ser? PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_wink
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 25/2/2010, 00:14

Viva pumabr

A minha experiência ensinou-me algumas coissinhas que partilho com todo o gosto com os amigos.

O fio da blindagem interna poderá ser ligado da forma que estava para outras situações de utilização. Mas para este caso não deverá, razão que eu sugeri corta-lo e prolonga-lo com um comprimento suficiente que ligue ou ponto escolhido para as ligações de terra (terra não é a massa ) .

Quanto ao isolamento do transformador do chassis partilho dessa opinião, mas atenção os transformadores devem nestas condições funcionar com uma blindagem externa e de preferencia encapsulados, esta sim ligada á massa. No entanto estes transformadores foram encomendados com uma blindagem magnética (é essa folha de cobre que envolve a bobinagem do transformador) o que só por si é um excelente filtro e neste caso poderão não ser isolados do chassis. Mas nestas coisas não há melhor solução que experimentar das duas formas e escolher a que melhores resultados apresentar.

Volto a dar a dica: O fio verde é para cortar e ligar ao chassis num único ponto aonde ligarão as restantes terras, já esclareci isto anteriormente.
Não me façam andar sempre a dizer a mesma coisa ( XI...), posso-me fartar e os meus queridos amigos ligam como quiserem, OK PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_question

Saudosos cumprimentos PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 25/2/2010, 13:58

Viva Manuel,
Peço perdão «mestre» PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_lol por não ter intervido em tom de pergunta. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_question
O que eu pretendia era expôr o que o pumabr acabou por fazer... É a dúvida de que a própria estrutura de ferro do transformador pode induzir de alguma forma ruído e para proteger de tal, fosse boa ideia ligar a estrutura igualmente à terra. Agora se o manter isolada e ligar apenas a massa interna é o ideal, então já cá não está quem falou. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_wink

OBRIGADO POR MAIS ESTA «LIÇÃO», «MESTRE»! PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 945372
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 25/2/2010, 14:39

E agora chega o momento em que o Mestre perdoa o seu discípulo PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Fresse

Estive a pesquisar e encontrei um pdf com um curso em electrónica, está em brasileiro, mas como brasileiro também é português, acho que estará ao alcance de qualquer um que queira aprofundar os seus conhecimentos:
www.gerson.110mb.com/index_arquivos/eletronica.pdf

Acreditem que está completo e bastante acessível a qualquer curioso. Penso que esse pdf é utilizado para ar aulas de electrónica, por isso não tem as complicações que muitas vezes se encontra na net.

Até mais!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  td124 25/2/2010, 20:54

MCA.hifi escreveu:

Porque todos pagaram a tempo e horas, os transformadores são propriedade de cada um e podem fazer deles o que quiserem, no entanto é com tristeza que após tanto empenho e dedicação ponham em causa as minhas indicações e correcções que acho de toda a importância.

MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat

Olà Manuel,

tém là calma, nao creio que o Fernando (nem os outros) tenham a intençao de nao seguir os teus conselhos, e fazer experiências faz parte da aprendizagem. O desempenho que metes no PTphones vai dar frutos (e bons...) para todos os que te seguirem...

No fim nao vais ser mestre, mas sim o que és jà, ou seja um ser respeitado pelo desempenho, sentido da partilha e generosidade...

Obrigado por tudo...

Paulo
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 26/2/2010, 01:02

Viva Paulo PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

Está tudo calmo, mas no terreno por vezes perde-se um pouco da paciência.

Eu expliquei tratar-se de uma correcção ao desenho dos transformadores e que o bobinador utilizou outro tipo de ligação fora das minhas indicações, isto nada tem a ver com experiências, é uma correcção ao trabalho que resolvi liderar e se liderei é para ser utilizado de acordo com o projecto.

As experiências claro são saudáveis e positivas, tratando-se de um circuito novo para mim e que por ele me apaixonei, eu próprio estou a fazer entusiasmantes experiências, penso no momento certo divulga-las e desta forma tornar o PTphones dinâmico em todos os aspectos inclusive e troca das experiências individuais.

TD 124 fico muito satisfeito por saber que andas por perto e estás a acompanhar os nossos posts. Será de toda a importância a tua intervenção sempre que exista uma argolada nos aspectos técnicos.

Um grande abraço
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 26/2/2010, 22:58

Hoje foi buscar as fichas. Afinal não havia as que procurava, mas havia outras ainda mais interessantes, também com oito polos e mesmo para corrente... Não se pode é dizer que são baratas: 35€ já é qualquer coisa. No entanto, valem cada cêntimo, pelo menos comparando a sua qualidade com outras fichas que custam €€€, como eu próprio já dei mais que isso apenas por uma macho tipo chuco. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Fresse

Já agora aproveito para derixar um bem haja ao nosso amigo td124, que já há muito não sentia a sua presença aqui no forum. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cheers
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 26/2/2010, 23:11

Já que ninguém se chega à frente, vou abrir as hostilidades e mostrar os primeiros avanços do meu ptphones. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 346205

Como quero uma coisa compacta vou utilizar a caixa do X-CAN que deu o berro, (e que nunca foi grande coisa) para fazer o amp.
Foi todo alterado para receber os transformadores (que ficam salientes) e as válvulas ficam saídas para fora na parte de cima do aparelho. Por motivos de comodidade, o jack, o potenciómetro e as rca's ficam as de origem e na platine de origem.
Tudo isto para, como já disse, aproveitar a caixa visto que a qualidade da mesma é excelente, único atributo positivo que tinha.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Img00087201002262228

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Img00088201002262228

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Img00089201002262228

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Img00090201002262229

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Img00091201002262229

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Img00092201002262229

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Img00093201002262230

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Img00094201002262230

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 26/2/2010, 23:29

Viva António PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

"Guarda o que não presta que um dia te será útil", ditado antigo mas que com sabedoria soubes-te aplicar a uma caixa de um aparelho avariado. Parabéns vai ficar certamente muito bonito.

Cumprimentos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty DICA 4 - Fonte de alimentação HT

Mensagem  MCA.hifi 27/2/2010, 02:03

Vivam caríssimos DIYPTphones PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

Como certamente já repararam o desenho da fonte de HT do PT Phones inicia-se com uma ponte rectificadora designada por D1.
Acontece que as pontes normalmente vendidas no mercado são de caractristicas pouco recomendadas para aplicação em áudio HI-FI, não quero com isto dizer que não existam pontes especificas para audio, mas são raras e caras. Razão que me levou a propor a sua substituição por diodos de qualidade rápidos - soft recovery, os mais indicados para áudio.

Mas tenho recebido MP de alguns DIY que apresentam dificuldades em fazer a ponte com os componentes discretos.

Vou tentar dar uma resposta e ilustra-la por forma a que todos compreendam como se faz uma ponte com diodos discretos:
Este esquema teórico representa uma ponte rectificadoras (2 como o PTphones) idêntica á utilizada no PTphones:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Ponteteoria

Este desenho ilustra na prática como são ligados os diodos nas placas de montagem fornecidas:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Ligdiocosht1

Agora uma imagem prática da ponte de diodos montados já montados na placa de montagem:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Ligadiodoshtcopy

Como a ponte de diodos só por si não não rectifica a tensão alterna em continua é necessário recorrer a condensadores para filtrar a tensão, pode ver-se na foto seguinte a montagem dos condensadores, por uma questão de compactar o circuito, montados por cima dos diodos:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Retht1

Por agora já chega, na dica seguinte continuarei este tema da montagem da fonte de alimentação.

Cumprimentos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 27/2/2010, 18:12

Para ajudar o ppl, aqui fica uma imagem a exemplificar como funciona o díodo em questão:
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Diodo

Já agora, na outra ponte rectificadora (nº 12 nas fotos) existem 2 terminais com o símbolo ~ aí é a entrada de corrente alterna, ou seja, a que vem do transformador, logo não há polarização nesses terminais. Os outros dois são os de saída, e estão sinalizados com as respectivas polaridades.
Até!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty DICA 5 _ Alimentação de filamentos

Mensagem  MCA.hifi 27/2/2010, 22:59

Vivam PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

Pela pouca actividade geral verificada no fórum, calculo que estejam todos empenhadamente a projectar ou mesmo a montar o PTphones.

Tal como tinha anunciado, a primeira vez que o Ptphones tocou foi com uma fonte de alimentação (ções) de testes.

Entretanto iniciei a montagem da fonte nas placas fornecidas para montagem.

Apesar, de forma alguma impingir a ideia e tipo de montagem, quero apenas partilhar os resultados e a técnica utilizada.

Vou ainda informar que vão verificar que alguns dos componentes utilizados não correspondem ao fornecido, mas isso deve-se apenas ao facto de eu ter em stock inúmeros componentes que utilizei para o prototipo, evitando assim um gasto de dinheiro desnecessário na aquisição de material em repetição.

Este é o esquema original que o nosso amigo TD124 teve a amabilidade de nos oferecer:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Alimptphonesoriginal

Sendo assim vou tentar dar uma explicação do inicio e fim da montagem bem como algumas alterações que achei importantes. Devo informar que consegui montar a alimentação de filamentos e de HT na mesma placa, uma inicia numa das pontas e a outra na oposta:


PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Alimfil5


Aquia a vista inicial da fonte de alimentação de fimamentos, inicia com a ponte e o condensador C1, as patas com o simbulo de tensão alterna estão assinaladas com o símbolo correspondente (~), estes dois pinos ligem nos primeiros dois postes interiores em paralelo com C1, as patas (+ e -) deverão ser moldadas para a parte de traz e ligam aos 2ºs postes igualmente interiores, os postes correspondentes exteriores servem para ligar os fios vindos dos 15voltes do transformador de alimentação.
Vamos ver:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Fontfilam1

Agora vira de backside, para melhor percepção:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Alimfil2

A reparem, a partis do C4;C5, já sai um fio para o pino 1 do CI regulador de 12v, na próxima imagem já aparece o retorno da tensão do pino 3 de C1, esta já regulada e estabilizada, reparem, entra aqui a montagem dos condensadores C6 e C7 em paralelo.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Alimfil3

Agora aqui tomei a liberdade de fazer um a pequena alteração, não se trata de alterar o esquema original, mas para ser mais preciso, as válvulas ECC82 trabalham por indicação técnica com 12.6 voltes nos filamentos, utilizando a configuração, ligando os pinos 4 e 5 (ficando o pino 9 fora de combate. Não existe qualquer problema de maior de se utilizar apenas 12 voltes, há até quem diga que ajuda a que os filamentos durem mais anos ser queimarem. Mas eu como não sou dessa opinião, fiz aqui essa pequena alteração ao circuito, que consta de ligar em série com o pino 2 do IC1 e os (0) voltes um diodo 1N 4148 ou poderão utilizar o 1N 4001 e assim o regulador passa a regular em vez de 12 12,6 voltes. Enfim um preciosismo, que espero que o TD 124 não entenda como uma correcção ao projecto por ele apresentado.

Vamos lá a ver o esquema com a alteração por mim proposta:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Alimfilamesquema

e agora a montagem prática do diodo e respectivamente aproveito a mesma imagem para ilustrar a pinagem do IC2 e a função de cada pino:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Alimfil4

Só me resta alertar para que tenham muito cuidado com a polaridade dos condensadores electroliticos e não a invertam, podem rebentar ou rebentam mesmo e isso é perigoso para os olhos, ATENÇÃO... PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid

Cumprimentos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 27/2/2010, 23:24

Boa noite Manuel.

O meu está em grande movimento. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 915520 Quero te-lo pronto quando regressar a Portugal. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 346205
Tenho uma pergunta em relação à alimentação. O fio "M" (massa) vai ligar ao zero (negativo) do ptphones e por sua vez à massa do mesmo. Só para ter a certeza.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty DICA 6_ Ligações da fonte

Mensagem  MCA.hifi 28/2/2010, 00:27

Viva António PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin , isso vai a todo o Vapor.... PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_arrow

Bom quanto á questão que colocas, considero de toda a importância para todos os DIY que estão a proceder á montagem do PTphones.

Logo poderá ser considerada a DICA 6:

Para ser franco contigo não entendi bem a pergunta, mas no entanto falas-te em ligar o (0) á massa, não sei se te referias ao (0) dos filamentos á massa da HT. NÃO PODE SER é muito perigoso, pura e simplesmente ficarias sem transformador de alimentação em dois minutos e um cheiro horrível a isolamento queimado na casa toda. Isto porquê: -Porque entra a massa e o circuito de filamentos existe um diferencial de 90 voltes e se juntares vais fazer um granda... PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid curto-circuito.
Desculpa se não era isso que querias fazer, mas serve de DICA a todos os interessados. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_idea PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_idea PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_idea

No entanto vou ilustrar o circuito das duas fontes de alimentação (HT e Filamentos):

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Alimentaofilht

E agora no circuito de áudio os locais aonde deverão ser ligadas as saídas de tensões, esta DICA vai interessar a quem utilizar fonte em caixa separada (recomendado) ou para os que quiserem utilizar caixa única.
Então lá vai disto:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Alimentaofht

Espero que agora todos compreendam como se processam as ligações da fonte aos dois circuitos de áudio

A questão levantada anteriormente terá os mesmos catastróficos resultados se não se lembrarem de colocar os isoladores no regulador de tensão de filamentos C1 e o aparafusarem á massa, acontece a mesmíssima coisa.
Portanto caríssimos amigos mais uma vez vou ilustrar com uma imagem os componentes que deverão ser colocados entre o dissipador de calor e o regulador, verifiquem sempre antes de ligar a alimentação se existe passagem entre o corpo do metalico do regulador C1 e o parafuso e o dissipador, não pode haver:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Dissipadores

Agora quereria dar os resultados termicos do regulador C1 quando em pleno funcionamento no aquecimento das valvulas, eu quando encomendei o material, encomendei uns dissipadores que estava em querer que iriam dissipar o calor do regulador C1, mas no prototipo cheguei á conclusão que não era suficiente, teria de ser maior, porque na realidade o fornecido nãodissipava o valor suficiente para não ultrapassar os 50º.
PORTANTO AQUI RECOMENDO DUAS COISAS: -Comprarem um dissipador maior por forma a poderem juntar os dois o existente e o maior, ou por outro lado adquirirem um muito maior e fixarem o regulador a apenas 1.
Na foto foi ilustrada a forma que encontrei para solucionar o problema.
Não esqueçam que o amigo TD 124 ofereceu-nos uma maravilha da técnica e já foi muito bom, muito bom mesmo... PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 303574 , a prática e os resultados da montagem vai depender da nossa troca de experiências e resultados que no decorrer da montagem nos vamos deparar, isto não é como 2+2=4, pode ser eventualmente 22... PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

Cumprimentos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cat


Última edição por MCA.hifi em 28/2/2010, 01:01, editado 1 vez(es)
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 28/2/2010, 00:46

Viva pessoal,
Eu cá já estou de volta ao trabalho. geek Mas pelo menos tenho o prazer de passar por aqui. Wink

Por falar em massa... Laughing então a ligação da massa à terra convém ser ligada através de um resistência de 10 homs, não é verdade? Já nem me lembrava disto. What a Face

É verdade, as tais fichas, eu disse que eram de corrente, mas não são. Eu queria dizer era que resolvem o problema, pois como a corrente é fraca... até dois amperes não há grande problema. As fichas são as Speakon de 8 pinos, da Neutrik. Parecem-me óptimas para o caso em questão.
Vou utilizar 2 pinos para cada condutor da «alta» tensão, 2 para a massa, 1 para o dos filamentos e 1 para a terra.
Que acham?
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 28/2/2010, 01:22

Viva fm&stereo PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

A resistencia deverá ser bobinada de 3 a 5 W e ter em paralelo um condensador de .01uf e liga da massa ao chassis.

Se me permites posso dar-te uma opinião diferente sobre as ligações das fichas:

Massa (M) - 2 Pinos
HT (a) - 1 pino
HT (b) - 1 pino
12V6 Filam.- 2 pinos
0 V Filam. - 2 pinos

Cumprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 28/2/2010, 01:51

Caro MCA, parece que estávamos a trabalhar nisto ao mesmo tempo! É que acabei de fazer uma montagem-protótipo da fonte de alimentação, mas surgiram-me algumas dúvidas. Também vi que já há muita mais informação posta por si que já li e tiraram algumas das minhas dúvidas, no entanto ainda há outras...se não se importar, aqui vai:

No esquema do circuito existe a referência a 3x C1. Temos 2x C1 da Vishay e 1x C1 da Arcotronics. Esse da Arcotronics liga no primário do transformador ou a algum dos secundários?

Eu sei que o MCA já explicou o que vou perguntar a seguir (se não me engano até foi ao fm&stereo), o problema é que não encontro essa informação, já lí várias páginas do tópico para trás, mas não a encontro... a dúvida tem a ver com a polaridade dos condensadores:
O C2 tem como pólo negativo o lado prateado?
O C1 da Arcotronics, os C3, C5 e C7 não têm polaridade, certo?
Os C4, C6 e C8 têm a indicação de +, supostamente serão mesmo o pólo positivo, certo? (pergunta meio estúpida, mas prefiro confirmar, sei que há coisas por aí que por vezes não são o que parecem PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Confused )
Por último, quando a fonte estive toda montada será possível a ligar só para testar as voltagens de saída? Se sim, onde ligo o terminal de massa que sai do 2º C2?
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 28/2/2010, 06:10

Bom dia MCA.

Devo de me ter explicado mal, mas a tua explicação confirmou a minha certeza.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Convidad 28/2/2010, 06:27

pumabr escreveu:encontro... a dúvida tem a ver com a polaridade dos condensadores:
O C2 tem como pólo negativo o lado prateado?
O C1 da Arcotronics, os C3, C5 e C7 não têm polaridade, certo?
Os C4, C6 e C8 têm a indicação de +, supostamente serão mesmo o pólo positivo, certo? (pergunta meio estúpida, mas prefiro confirmar, sei que há coisas por aí que por vezes não são o que parecem PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Confused )

Bom dia pumabr.

No desenho consegues ver os que têm polaridade ou não. Se reparares, há o símbolo em que os dois lados do condensador são iguais, (sem polaridade) e aqueles com um símbolo assimétrico. (com polaridade)

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 28/2/2010, 12:01

Sim, mas dentro dos que são polarizados precisava saber se a conclusão a que cheguei está certa!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 28/2/2010, 12:35

MCA.hifi escreveu:O negativo do C2 da vishay está indicado no sentido das setas que por sua vez têm o símbolo (-). Para ser ainda mais esclarecedor o menos é do lado do condensador com a cor de aluminium e o mais é do lado em borracha preta. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 598295
Acabei de encontrar a info que precisava...estava na pag 41 e eu revi todas as pags desde a 45.
Agora só falta a confirmação dos C4, C6 e C8!
PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 303574
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 28/2/2010, 17:08

Vivam, PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

Isto parece que está a mexer... PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

Quanto aos condensadores passa-se o seguinte e simples como a água.

Só existem dois tipos de condensadores: - Os electrolíticos, no nosso caso polarizados e os sólidos (ou secos) que não têm polaridade.

No caso concreto, abordando a fonte de alimentação do PTphones os electrolíticos são os: C2; C4;C6;C8 , nestes condensadores normalmente é assinalado o (-), o outro será o (+) , se houver dúvidas é isso mesmo o lado prateado é o (-) e o de borracha o (+), nos condensadores electoliticos axiais (trabalham ao alto) as patas saem para o mesmo lado e também neste caso normalmente o indicado é o (-) mas se tiverem dúvidas neste caso a pata mais curta é o (-).

Os secos não têm polaridade podem coloca-los como quiserem, desde que bem soldados.

Já fiz uma ilustração do circuito das dus fontes (HT e Filamentos) com a indicação do mais e menos dos electroliticos.

Atenção, não tenho ideia nenhuma de qualquer condensador que tenha indicação do lado mais, mas para não andar á procura o Pumabr pode indicar-me a pagina (s) aonde está o trabalho de fotografia dele para poder confirmar.

Os dois C1 da vishay, são para inalação na entrada das tensões alternas do secundários, portanto junto ás pontes rectificadoras.
O C1 da Arcotronics é especial para esse fim e com segurança para 1000 V, é destinado á entrada do transformador.

A fonte pode e deve ser testada antes de ligada ao circuito (já tinha dito isso anteriormente), as tensões no entanto vão aparecer mais elevadas, principalmente a HT, isso é normal é necessário no entanto verificar é se estão lá todas e se o transformador não está a aquecer.

As tensões certas aparecem depois em carga com os circuitos de audio, mas os meus amigos, mesmo que esteja tudo bém vão deparar-se com diferenças de tensão que necessitarão de ser ajustadas, PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid não se assustem PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Affraid , é sempre assim os esquemas são calculados de forma teórica, mas depois com a realidade os consumos variam de componente para componente e aí terão de se alterar algumas resistências .... mas isso é normal e mais tarde veremos isso.

Pedia mais uma vez a todos que guardassem numa pasta ou em papel num dossier os indicações e resultados das experiencias que entretanto vou fornecendo, evitando deste modo que eu tenha que estar a responder á mesma coisa várias vezes... PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 197746 PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 197746 embirro com isso, e por ter o tempo escasso é um desperdício que prejudica o que é necessário partilhar.

Pumabr, a massa (M) é uma linha que poderá sair desse ponto para as placas dos circuitos de audio , dai também pode sair a ligação para o chassis que como já disse deverá ter uma resistência bobinada de 10ohms em paralelo com um cond de 10 nanosfarados (.010 uf 63V)

Cumprimentos PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 581248 PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_biggrin

MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  longplay 28/2/2010, 17:35

Bem,

estou mesmo a ficar atrasado.. PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_sad A disponibilidade é nenhuma por enquanto, espero poder começar em breve... só me resta ir guardando as importantes indicações do MCA PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Icon_cheers...

Tenho apenas uma questão talvez descabida.. O painel frontal deste ou de outros amplificadores tem obrigatoriamente de ser fabricado em metal (alumínio por exemplo) ou é possível fazer o mesmo recorrendo a materiais como a madeira? É mais fácil de trabalhar, daí a minha questão...

Bom trabalho para todos...
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Idade : 45
Localização : Batalha
Data de inscrição : 12/04/2009
Pontos/Reputação : 791

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 26 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 26 de 34 Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 30 ... 34  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos