Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 24 de 29 Anterior  1 ... 13 ... 23, 24, 25 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 12/1/2013, 19:26

MASantos escreveu:
Blink escreveu:Não sei que mosfets meterei nas placas do F5 T V2, tenho os Fairchid FQA12P20/FQA16N25C, e os IRF da IR e da Vishay.

Sinceramente tenho lido tanta coisa sobre uns e outros, que não sei qual soldar. Question

Pelo que me lembro os FQA tem um limite de amperagem menor mas são os preferidos do Nelson Pass.

Pode sempre fazer um canal com com os fqa e o outro canal com irf e fazer um teste numa coluna em mono a ver se consegue ouvir as diferenças. Depois é "só" substituir os transistores do outro canal pelos que que preferir.

Boas,

aqui entramos sempre no campo das opiniões e não há uma resposta simples para esta questão.

Parece ser um dado adquirido que os FQA e os Toshiba tem melhor complementaridade entre canal N e canal P dos que os IRF que na realidade não são completamente complementares.

Melhor complementaridade resulta em menor distorção. Aqui há vantagem para os FQA e Toshibas.

No entanto, a falta de complementaridade dos IRF acaba por aumentar a distorção de harmónicos pares.
Ora o F5 é um Amp com predominância de harmónicos impares, pelo que os IRF acabam por equilibrar o amplificador em termos harmónicos.

Provavelmente por isso há alguns que preferem o som dos IRF.

O F5 com os IRF fica com uma sonoridade mais quente, encorpada e musical, apesar de ter maior distorção.
Alguns consideram que o F5 STD tem uma sonoridade um tudo nada fria (incluido o NP).
Para estes, os IRF poderão ser a melhor solução.


No Caso dos F5 com pares de transístores de saída em paralelo, a realidade já é outra, pois as saídas duplicadas ou triplicadas dão algum peso no grave e médio grave, o que resulta num amplificador mais equilibrado, apesar de ter maior distorção do que saídas simples.

Neste caso e na minha humilde opinião:

Para F5 STD - IRF
Para F5T - FQA (ou os Toshibas já descontinuados)



Para complicar ainda mais,
alguns F5 tem o terceiro trimpot P3 que permite alterar o caracter harmónico do amplificador e corrigir as assimetrias entre canal N a Canal P.

Novamente alguns preferem afinar P3 para a menor distorção possível.
Outros afinam P3 para o som que consideram mais correto, ou seja um equilíbrio ente 2ª e 3ª harmónicas.



Ainda há outros fatores a considerar, como a capacidade de entrada de cada transistor.
Aqui os Toshiba são claramente vencedores, devido á baixa capacidade, o que se traduz em maior largura de banda e menor distorção nos agudos.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Dúvidas quanto aos transistores a utilizar.

Mensagem  Rufino_2013 21/1/2013, 08:50

Olá
Em relação a essa situação e pela experiencia que tive ao fazer o meu próprio fisrtwatt f-5 turbo v2
os transistores que aconselho são os toshiba que quando comparados com os IRF da Vishay quando os levava ao limite do bias os IRF ficavam descontrolados e a caminho de rebentarem os Toshibas mantinham-se estáveis e sem sinais de descontrole.
Do ponto de vista da qualidade sonora os toshibas dão uma imagem mais ampla e mais fluida, em resumo são melhores e ponto final. Um abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 21/1/2013, 20:14

Rufino_2013 escreveu:Olá
Em relação a essa situação e pela experiencia que tive ao fazer o meu próprio fisrtwatt f-5 turbo v2
os transistores que aconselho são os toshiba que quando comparados com os IRF da Vishay quando os levava ao limite do bias os IRF ficavam descontrolados e a caminho de rebentarem os Toshibas mantinham-se estáveis e sem sinais de descontrole.
Do ponto de vista da qualidade sonora os toshibas dão uma imagem mais ampla e mais fluida, em resumo são melhores e ponto final. Um abraço

Viva Rufino 2013,

seja muito bem vindo ao Forum e ao Topico. cheers cheers

A sua opinião e experiencia é muito bem vinda, e espero que continue a partilhar conosco.
A minha opinião que expressei acima, tem a ver com aquilo que tenho lido, sobre outros contrutores e de facto há muito para ler. O próprio NP tem falado muita vez do carater mais quente dos IRF.

Na realidade fiz a montagem de dois F5 std um com IRF e outro com Toshibas, e os toshibas pareceram-me mais limpos e soltos nos agudos, devido provavelmemnte á baixa capacidade de entrada.

No entanto eu não fiz referencia a esta minha experiencia, pois havia outros componentes diferentes, entre os dois amplificadores para além dos Mosfets.

A questão da estabilidade térmica que refere, é muito mais crítica no F5T V2 e V3 devido á existencia dos diodos em paralelo com as resistencias de source.
Estes diodos tem de ser muito bem "polarizados" a fim de que possam cumprir plenamente a sua função, entrar em funcionamento, ou começar a conduzir, apenas quando o amplificador é puxado quase ao limite de corrente.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 F5tv2

Já agora Duas perguntas:

Usou termitores Th1 e Th2 para compensação de temperatura?
Teve alguma experiencia com o F5 std antes ou avançou logo para o Turbo V2?

Já agora se for possivel umas fotos vinham a calhar ... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 915520

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty F5 V2

Mensagem  Rufino_2013 23/1/2013, 10:39

Olá Carlomar

Eu fui directo ao V2 Turbo por acidente, ao mandar vir as boards da china foi o que me saiu de maneira que fui em frente com ajuda de pessoas conhecidas no que toca á compra do material e depois na montagem mas não muita, por isso pasme-se por eu ter chegado ao fim pois eu não percebia nada tinha é muita vontade e tempo.

Quanto aos termistores não coloquei estão lá a trabalhar resistencias (há termistores de 4,7K?) bom como está tenho regulado o bias para 300mv para uma temperatura de 46/48 no verão e 42 graus no inverno, uma coisa é certa ele funciona perfeitamente desliga lentamente em perfeito silencio o que é bom sinal, pese o baixo valor do bias já tive a coragem de dizer que tenho um dos melhores powers do planeta e é mais que provavel poder potenciar ainda o bicho, devo ter tido sorte no meio disto mas não olhei a gastos. Vou tentar enviar fotos. Um abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 23/1/2013, 22:55

mais umas fotos da construçao

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 DSCF9157

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 DSCF9158

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 DSCF9159

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 DSCF9163

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 24/1/2013, 00:21

Rufino_2013 escreveu:
Eu fui directo ao V2 Turbo por acidente, ao mandar vir as boards da china foi o que me ...

...já tive a coragem de dizer que tenho um dos melhores powers do planeta...

Quanto aos termistores não coloquei estão lá a trabalhar resistencias (há termistores de 4,7K?) ...

Viva Rufino,

Com todo respeito, voçe é engraçado. Olhe se tivesse saido um V3 na rifa ou um X1000 ? Rir

Também é corajoso... mas não me atrevia a dizer o que disse First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 915520

Na questão dos Diferentes fabricantes de transistores, arrumou logo a questão referindo-se aos toshiba:
"em resumo são melhores e ponto final. Um abraço" First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 969831

Os termistores ou NTC podem ser de 4,7 ou 5 K, é indiferente.
Ajudam na estabilização termica do amplificador impedindo que o bias e a temperatura fujam para valores fora de controle. Assim se a temperatura sobe (NTC- coeficiente de temperatura negativo)eles compesam por baixar o Bias.
O facto de não estar a usar termitores TH1 e TH2, pode explicar o descontrolo dos seus IRF. Eu estou a usar os IRF no meu F5 há quase 3 anos e zero problemas.

Só posso aconselhar remover os termistores quem tiver dissipadores MUITO grandes, ou tenha outra forma de controlo de temperatura como por exemplo ventilação forçada por ventoinhas.


Caro Rufino,
já agora quer dizer-nos as principais diferenças em termos sonoros entre os seus Powers F5Tv2 e Sonic Frontiers SFM-80?
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 24/1/2013, 00:25

Antero Pereira escreveu:mais umas fotos da construçao...

Viva Antero,

continuamos a seguir com muito interesse esta construção.

Talvez o mais Diy dos F5. Digo isto porque até as PCBs são diy. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 969831
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 24/1/2013, 22:12

Carlomar escreveu:

Talvez o mais Diy dos F5. Digo isto porque até as PCBs são diy. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 969831

Por isso é que esta a demorar mais porque tenho de fazer tudo por medida e ir modificando para bater tudo certinho, prefiro demorar e sair quase "perfeito".

na ultima foto pode-se ver onde vao ficar as PCBs, estava a pensar em pôr os mosfets a 4cm dos cantos do mesmo lado das placas e a 4cm da base dos dissipadores, das PCBs aos mosfets vai haver +- 10cm de fio existe algum inconviniente? que secçao utilizar 1.5mm ou 2.5mm?
para a alimentação +24v -24v, saida das pontes e saida para as colunas estou a usar fio flexivel de 4mm.

abraço


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 24/1/2013, 22:26

Antero Pereira escreveu: estava a pensar em pôr os mosfets a 4cm dos cantos do mesmo lado das placas e a 4cm da base dos dissipadores, das PCBs aos mosfets vai haver +- 10cm de fio existe algum inconviniente? que secçao utilizar 1.5mm ou 2.5mm?
Em principio não haverá problema, desde que solde as resistencias Gate-Stoper (47ohms) diretamenete a Gate do Mosfet, o que implica remover as mesmas das PCBs. 1,5mm chega perfeitamente.

cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Comparativo F-5/SFS 80

Mensagem  Rufino_2013 25/1/2013, 13:11

Viva Carlomar
Começando pelo comparativo F5/SFS80 a minha openião é a seguinte: são 2 pesos pesados o vencedor é o F5 porquê! ganha em transparencia, ritmo, imagem micro informação, é mais linear e o mais musical e porque provoca o tal arrepio de gozo, o 80 anda por perto mas ganha em potência dinamica e na imagem em profundidade é mais claro/natural e também toca mais fino o 5 é mais encorpado (cuidado com as valvulas). Será que me pode ajudar a arranjar os NTC estive a tentar na Conrad mas nem o endereço que tinha foi aceite nem um novo login consegui. Eu quero enviar as fotos mas nesta janela em que estou a escrever não vejo onde meter o anexo (não sou muito entendido nestas coisas)
através do meu email acho que consigo mas para isso preciso de saber o seu.

De momento não estou a ver mais assunto a responder, um abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/1/2013, 21:10

Rufino_2013 escreveu:Viva Carlomar
Começando pelo comparativo F5/SFS80 a minha openião é a seguinte: são 2 pesos pesados o vencedor é o F5 porquê! ganha em transparencia, ritmo, imagem micro informação, é mais linear e o mais musical e porque provoca o tal arrepio de gozo, o 80 anda por perto mas ganha em potência dinamica e na imagem em profundidade é mais claro/natural e também toca mais fino o 5 é mais encorpado (cuidado com as valvulas).
Obrigado pelo comparativo F5T vs Sonic Frontiers SFS-80.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Sfs-80

Só Não percebi porque escreveu "(Cuidado com as valvulas)" Question scratch Question

Rufino_2013 escreveu:
Será que me pode ajudar a arranjar os NTC ...

Eu quero enviar as fotos mas ...
Em Relação ás NTC, eu comprei na Dimofel em Lisboa, também deve haver na Supertecnica no Porto e há aqui na Mauser http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=55660

No entanto, não se sinta na obrigação de usar NTCs.
Se conseguiu estabilidade térmica sem eles, tudo bem.
Do ponto de vista de qualidade sonora, é preferivel sem NTCs.
Convém depois no verão estar atento á temperatura.

Quanto ás fotos veja este tópico
http://www.audiopt.net/t6249-como-colocar-imagens-utilizando-o-imageshack
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty SFS80

Mensagem  Rufino_2013 27/1/2013, 10:31

Viva Carlomar

Por aqui na nossa terrinha dizer cuidado com as valvulas ou aquele gajo é fod não é uma expressão negativa antes o contrário do genero super, fora de serie etc.

Então também é um feliz proprietário do SFS 80, dou-lhe os meus parabens tem uma boa peça não se desfaça dela por dinheiro nenhum porque eu também não.

Estou morto por lhe mandar as fotos para que veja o que pode fazer um sujeito com a 4ª classe que não sabe ler nem escrever, estou a contar com ajuda hoje á tarde ou amanhã para as enviar.

Abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 27/1/2013, 21:02

Rufino_2013 escreveu:
Então também é um feliz proprietário do SFS 80, dou-lhe os meus parabens tem uma boa peça não se desfaça dela por dinheiro nenhum porque eu também não.

Não Não! amigo Rufino, eu não tenho um SFS 80.
Esta foto foi sacada da net Very Happy
Meti a foto para que quem acompanha este tópico possa perceber qual era o amplificador que estava em comparativo com o F5Turbo V2, e uma foto vale por mil palavras.

Aqui em casa é tudo Diy! Ou quase tudo. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 915520

São habitos que se adquirem e depois uma pessoa quer deixar e não consegue First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 807962


PS: a grandesa de um Homem não se mede pela escolaridade
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Julião 28/1/2013, 00:24

Carlomar escreveu: PS: a grandeza de um Homem não se mede pela escolaridade

Claro que sim Caro Carlomar, senão o Relvas não tinha comprado o canudo !!! First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Smileyvault-cute-big-smiley-animated-035

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Smileyvault-cute-big-smiley-animated-013


Julião
Julião
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 278
Idade : 55
Localização : Oeiras
Interesses : Muita musica
Data de inscrição : 24/09/2010
Pontos/Reputação : 477

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 28/1/2013, 00:29

Julião escreveu:
Carlomar escreveu: PS: a grandeza de um Homem não se mede pela escolaridade

Claro que sim Caro Carlomar, senão o Relvas não tinha comprado o canudo !!! First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Smileyvault-cute-big-smiley-animated-035

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Smileyvault-cute-big-smiley-animated-013



Rir
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Envio de fotos do F5 V2 Turbo

Mensagem  Rufino_2013 28/1/2013, 18:29

O prometido é devido aqui vão as fotos.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Dscn0022e

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Dscn0042j

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Dscn0043aw

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Dscn0044z

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Dscn0041de

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Dscn0038uc

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Dscn0046o

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Dscn0037qh


Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 28/1/2013, 19:20

Rufino_2013 escreveu:...... por isso pasme-se por eu ter chegado ao fim pois eu não percebia nada tinha é muita vontade e tempo.....

Livra !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! affraid
Não percebia nada ???????????
Olha se percebesse...... lol!
A montagem está Impek. PARABÉNS... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 950882

vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 28/1/2013, 22:33

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 969831
Agora compreendo porque teve a coragem de escrever:
Rufino_2013 escreveu: tenho um dos melhores powers do planeta ...

Parabéns está excelente cheers

Não posso deixar de chamar á atenção para um pormenor delicioso:

Repararam nas magnificas peças torneadas que fixam os transformadores?

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Rufino2

Isto demonstra bem o carinho e atenção que dedicou ao projeto.

Outro pormenor que achei interessante:

Estes toroidais que não sei qual a origem Question Question Question possuem um enrolamento e ponte rectificadora exclusivamente para cada LED do painel frontal. Não que isso seja importante, talvez um preciosismo, mas é original. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 268391

Caro Rufino, ainda gostava de lhe preguntar: Já conhecia este Tópico quando se decidiu pela construção do seu F5T?
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Mfigueiredo 29/1/2013, 17:57



Junto os meus parabéns também. Dá gosto ver trabalhos feitos com esta perfeição.

Há aqui muito carinho!

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Fotos do F5 V2T.

Mensagem  Rufino_2013 31/1/2013, 10:44

Viva Carlomar

Obrigado pelas suas impressões acerca das fotos que enviei.

Eu já sabia do forum e foi aí que descobri que o vinil33 estava a fazer o F5 e foi através dele e ao ouvir ele tocar em casa dele que decidi fazer um para mim alias foi ele que me ajudou na compra dos componentes e da caixa.

Em relação ao transformador(s) foi um senhor do Porto que os fez e a ideia do enrolamento para os ledes foi dele. Pena já não poder contar com ele pois está de cama com uma doença grave.

É engraçado que ninguém reparou que os transformadores e a alimentação estão em cima de uma placa de cobre de 10mm de espessura que pesa 9 kgs colada com cola de contacto ao fundo, o amplificador pode gemer em todo o lado menos aí.

Agora vou aplicar os thermistores que já recebi da IT_tronics, eles não são nada convencionais pois parecem mais diodos zener dos mais pequeninos e os fios são finos espero que resultem.

Um abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Ficha desligada.

Mensagem  Rufino_2013 31/1/2013, 10:51

Viva Vinil33

Então quando liga a ficha não é já tempo a mais para estar desligada !!!!!!!!!!!!!!

Um abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Fotos do F5 V2T.

Mensagem  Rufino_2013 31/1/2013, 11:00

Viva Mfigueiredo

Obrigado pela sua msg., isto a que nos propomos fazer é o que nos dá prazer e vontade de viver nestes tristes dias em que estamos todos a atravessar, valha-nos isto.

Um abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 31/1/2013, 19:26

Rufino_2013 escreveu:
É engraçado que ninguém reparou que os transformadores e a alimentação estão em cima de uma placa de cobre de 10mm de espessura que pesa 9 kgs colada com cola de contacto ao fundo, o amplificador pode gemer em todo o lado menos aí.

Viva Rufino,
Excelente. Isso é construção anti-sísmica lol!
já fiz isso uma vez em um pré, só que a placa era de Latão.
Rufino_2013 escreveu:
Agora vou aplicar os thermistores que já recebi da IT_tronics, eles não são nada convencionais pois parecem mais diodos zener dos mais pequeninos e os fios são finos espero que resultem.
Devem cumprir o objectivo, mas se tiver duvidas em relação aos termistores meça-os com o Multimetro.
Depois aqueça-os por aproximar o ferro de soldar e a resistencia ohmica deverá diminuir.

Editado:Depois de instalar os termistores, não se esqueça de voltar a ajustar o Bias.

Já agora, já lhe tinha enviado uma MP, mas pelo visto não recebeu: Que pés são aqueles que tem no F5 e onde adquiriu?
Por caso, ou talvez não, até são parecidos com os do Sonic Frontiers Very Happy
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Pés do F5

Mensagem  Rufino_2013 31/1/2013, 21:46

Viva carlomar

Os pés vieram da Inglaterra são em borracha e já os tinha à algum tempo.

Um abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  manel1 1/2/2013, 15:13

Mais um F5 muito bem costruido, parabéns.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Mfigueiredo 1/2/2013, 19:08



Eu cá uso destas coisas bem mais modestas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461010031-charger-rt-dart-batente-de-borracha-das-placas-_JM?redirectedFromParent=MLB450263670
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 1/2/2013, 22:09

boas

esta muito bem construido parabens, mas merece só um reparo vejo 4 ligadores á "solta" com os NTC´s na entrada dos tranformadores penso nao ser o melhor, seria preferivel soldar para nao ganhar folgas.

no meu F5 estou com dificuldades em adequirir os Ntc cl 60 e os isoladores para os mosfets só consegui arranjar micas eu queria era daqueles brancos que se vêm no ultimo F5. alguem me pode ajudar?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Blink 1/2/2013, 22:25

Antero Pereira escreveu:boas

esta muito bem construido parabens, mas merece só um reparo vejo 4 ligadores á "solta" com os NTC´s na entrada dos tranformadores penso nao ser o melhor, seria preferivel soldar para nao ganhar folgas.

no meu F5 estou com dificuldades em adequirir os Ntc cl 60 e os isoladores para os mosfets só consegui arranjar micas eu queria era daqueles brancos que se vêm no ultimo F5. alguem me pode ajudar?

abraço

Quando tiver um tempinho vou meter aqui todos os links dos materiais...

Oxido de aluminio da Avid, são iguais aos da Fischer
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Aavid-Thermalloy/4180G/?qs=%2fha2pyFaduidM2F%252boP061oKoPkuzrhH%2f4dg8IzsYfNU%3d

CL60
http://pt.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=527-CL60

Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  jpsimoes 2/2/2013, 11:55

Muitos parabéns Rufino_2013. O seu F5 está muito bem construído. Também reparei no pormenor que o Carlomar mencionou, as tampas dos toroidais muito bem torneadas. Dá gosto ver trabalhos assim tanto do ponto de vista técnico como estético.
Cumprimentos,
jpsimões

jpsimoes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Localização : V.F.Xira
Interesses : Música;DIY; HiFi
Data de inscrição : 05/07/2010
Pontos/Reputação : 37

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  mr_niceguy 2/2/2013, 20:03



De momento não estou a ver mais assunto a responder, um abraço
[/quote]

Parabéns amigo Teixeira. Ovar entrou na rota dos construtores high end! Tem que pedir ao Alvaro uma ajudinha do QREN!!!
mr_niceguy
mr_niceguy
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 482
Idade : 67
Localização : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 12/08/2009
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 24 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 24 de 29 Anterior  1 ... 13 ... 23, 24, 25 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos