Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 25 de 29 Anterior  1 ... 14 ... 24, 25, 26, 27, 28, 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Ligadores.

Mensagem  Rufino_2013 3/2/2013, 11:08

Viva Antero Pereira

Tem muita razão mas na altura tive de ultrapassar outros problemas mais importantes e usei os ligadores para desenrascar, um dia destes vou pôr isso em ordem.

Quanto ao acabamento agora é que eu devia começar pois certamente ficaria melhor mas o essencial está feito e funciona acabei de aplicar os thermistores e não ouço qualquer diferença no son mas atenção num dos canais substitui os transistores da IRF/Vichay pelos antigos fabricados antes da IRF ter vendido a secção dos Mosfetes à Vichay e acredite com o mesmo valor de bias aquecem muito menos e são muito mais estáveis quando solicitados por música mais violenta, bom também me custaram o triplo (obrigado chinocas).

Um abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty QREN

Mensagem  Rufino_2013 3/2/2013, 11:17

Olá Mr_niceguy

Obrigado pela sua msg.

Tem de me dizer por outras palavras pois eu não conheço o Alvaro e muito menos o que quer dizer QREN.

Abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty O mais importante.

Mensagem  Rufino_2013 3/2/2013, 11:31

Olá jpsimoes

Obrigado pela sua mensagem.

Mas o mais importante é a qualidade do son e nesse aspecto o que tenho a dizer é que o amplificador é SUPER, neste momento estou a ouvir o John Coltrane Quartet Ballads e é como de estivessem aqui a tocar para mim (porreiro não é)

Abraço

Rufino_2013
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Idade : 72
Localização : Ovar
Ocupação : Pensionista (trabalhos de casa)
Interesses : vários
Data de inscrição : 19/01/2013
Pontos/Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 26/2/2013, 23:03

boas

continuo com dificuldades em encontrar os cl-60 e os isoladores de oxido de ceramica, ja contactei 3 lojas e nao tem inclusive a Mouser que nao obtive resposta.

alguem me pode ajudar?o F5 ta 99% concluido falta estes componentes e afinar

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 27/2/2013, 09:18

Antero Pereira escreveu:boas

continuo com dificuldades em encontrar os cl-60 e os isoladores de oxido de ceramica, ja contactei 3 lojas e nao tem inclusive a Mouser que nao obtive resposta.

alguem me pode ajudar?o F5 ta 99% concluido falta estes componentes e afinar

abraço

Via Antero

Tem MP.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Nelson Antunes 1/3/2013, 14:22

Boa tarde.
E a primeira vez que posto neste tópico.
Queria só dar uma ideia não sei se boa ao ma, mas fica a ideia Embarassed
Vocês usam NTC na alimentao do transformador, certo? Não seria mais viável utilizar para essa potencia um soft start.

Deixo aqui um site onde fala sobre promenores, http://sound.westhost.com/project39.htm e alem do que este senhor refere também pode ser uma boa ideia para se na eventualidade ligar a um AV ou similar com um trigger 12v, trocando por miudos, ligava um parelho e outro também ligava.

Cumps

Nelson Antunes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2010
Pontos/Reputação : 62

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 1/3/2013, 16:55

Nelson Antunes escreveu:Boa tarde.
E a primeira vez que posto neste tópico.
Queria só dar uma ideia não sei se boa ao ma, mas fica a ideia Embarassed
Vocês usam NTC na alimentao do transformador, certo? Não seria mais viável utilizar para essa potencia um soft start.

Yep.... Já cá mora há muito tempo.... First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 686579

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 F53h

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Nelson Antunes 1/3/2013, 22:31

sim senhora, ta porreiro, bom trabalho.. cheers

Nelson Antunes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2010
Pontos/Reputação : 62

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 1/3/2013, 23:55

Nelson Antunes escreveu:Boa tarde.
E a primeira vez que posto neste tópico.
Queria só dar uma ideia não sei se boa ao ma, mas fica a ideia Embarassed
Vocês usam NTC na alimentao do transformador, certo? Não seria mais viável utilizar para essa potencia um soft start.
Viva Nelson,

Sabemos que os NTC não são a solução ideal, mas permitem resolver de forma muito simples e economica o problema do Inrush Current.
No caso de toroidais abaixo de 400 ou 500Va não precisamos de usar NTC ou circuito de soft-Start.

Existe um membro aqui do forum que construiu um F5 e possui dois toroidais de 225VA, um por canal sem soft start.
Neste caso ele possui dois interruptores On/Off, e faz o arranque de um canal de cada vez.

Obrigado pela dica.


Última edição por Carlomar em 2/3/2013, 00:04, editado 1 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/3/2013, 00:04

Gostava de perguntar ao Vinyl33, se nota diferença na sonoridade do F5C(Cascata) relativamente aos outros F5 e F5T sem cascata nos Jfets?

Faço esta pergunta porque alguns(Zen Mod por exemplo) defendem que mesmo o F5 normal beneficia de ter os Jfets em cascata.

Também, no Site da FetAudio é possivel ver um grafico de distorção que mostar claramente que o F5C tem menos distorção que o F5normal.

http://www.fetaudio.com/wp-content/uploads/2012/11/F5T-thd-vs-pwr-1VS2.jpg
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Nelson Antunes 2/3/2013, 01:02

Sim sem duvida isso é verdade. eu so queria deixar aqui a minha ideia, porque ainda não tinha visto falarem aqui sobre isso.
Isto também é bom penso eu por causa da grande capacidade de condensadores não obrigar a ter um fusível maior devido a corrente de "arranque".
ja agora, eu acho que ja li aqui no tópico como calcular o ntc, tinha curiosidade em ver novamente, se me poderem indicar alguma coisa..

cumps

Nelson Antunes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2010
Pontos/Reputação : 62

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 4/3/2013, 19:25

Viva Nelson,

Nelson Antunes escreveu:... eu so queria deixar aqui a minha ideia, porque ainda não tinha visto falarem aqui sobre isso.

Fez muito bem em dar o seu contributo para esta discussão. Assim todos aprendemos.

Nelson Antunes escreveu:
Isto também é bom penso eu por causa da grande capacidade de condensadores não obrigar a ter um fusível maior devido a corrente de "arranque".
Sim esse é o eterno problemas dos fusiveis. Por causa do Pico de corrente inicial(Inrush Current) temos de sobre-dimencionar o fúsivel, e depois quando precisamos que ele atue, por vezes não o faz.
Um soft start vem possibilitar usar um fúsivel mais adequado á demanda de corrente do circuito.

Nelson Antunes escreveu:
... eu acho que ja li aqui no tópico como calcular o ntc,...

Não me lembro de ter sido publicado neste tópico nenhum cálculo sobre NTC.
Como este tópico é sobre o F5, normalmente seguimos o que o papá NP publicou, ou seja usar um NTC CL60.
Outros como eu, durante 2 anos não usei NTC, nem Soft Start.
Mas quando aumentei o toroidal de 225Va para 450Va achei melhor passar a usar um termistor NTC.

O CL60 é um NTC de 10 Ohms e 5A e por 1,5 euro está o problema resolvido.
Claro que não é a solução perfeita. Tem vantagens e desvantagens.
O ideal é fazer um by-pass ao NTC com um relé, uns segundos depois do arranque por meio de um circuito de atrazo.

http://pt.mouser.com/ProductDetail/GE-MC-Thermometrics/CL-60/?qs=sGAEpiMZZMtPe6tiLMgnfHD91HHtTcsPSPs479SiPm0%3d

A Elektor alguns anos atraz publicou um circuito muito simples de Soft StarT com resistencias e um relé. Vou ver se encontro.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 4/3/2013, 21:09

Carlomar escreveu:
Mas quando aumentei o toroidal de 225Va para 450Va achei melhor passar a usar um termistor NTC.


First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Cl60

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 4/3/2013, 22:47

Carlomar escreveu:A Elektor alguns anos atraz publicou um circuito muito simples de Soft StarT com resistencias e um relé. Vou ver se encontro.

Cá está o circuito que eu falava.

Uma "alma caridosa" fez o favor de me enviar esta foto. Tanks Very Happy

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Softstart

Mais simples que isto é dificil. Não precisa nem de transformador de alimentação.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 6/3/2013, 00:05

boas hoje ja arrancou o meu F5, esta neste momento ligado ha +- 1h ; offset - 5/6mv; bias - 355/357mv tanto no canal esquerdo como direito. esta +- a meio do valor pretendido, mesmo no primeiro instante eu a medo meti um fusivel de 1 A por segurança e queimou depois meti um de 2 A ate agora esta ok

obrigado vinyl33 pelos ultimos componentes

amanha temos fotos

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 6/3/2013, 00:12

Antero Pereira escreveu:boas hoje ja arrancou o meu F5, ...

...a medo meti um fusivel de 1 A por segurança e queimou depois meti um de 2 A ate agora esta ok
Viva Antero,

Parabens cheers

De facto um fusivel de 1 Ampére é fraco para o arranque.

Ficamos a aguardar pelas fotos.

Um agradecimento também ao Vinyl33 que tem sido um grande embaixador do Diy, nomeadamente do F5, na zona norte.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 6/3/2013, 21:59

ca esta umas fotos do "bicho", ainda em afinaçoes.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 DSCF9198_zps8499a512

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 DSCF9197_zpsac85befc

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 DSCF9195_zpsfae9bac7

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 DSCF9190_zps51598318

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 DSCF9189_zpsbb344084

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 DSCF9187_zps4c5d6aea

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 DSCF9186_zps55a2e08b

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 DSCF9185_zps68767bae

para ja vai no bom caminho neste momento vai com 400mv em r11/r12 ,a temperatura nos mosfets 40ºC,no ntc cl60 atingiu 62ºC.

que acham?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 6/3/2013, 22:05

Parabéns Antero. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 253862 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 253862 First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 253862
A caixa acabou por ficar supimpa...sim senhor !!!
Toca a aumentar a polarização para os 0,6 V através das R11 e R12 e, já agora, umas primeiras impressões sobre a sonoridade desse F5.

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 6/3/2013, 23:43

Muito bem Antero, cheers

está ai um F5 muito original e bastante "made in Portugal" -Transformador, Circuitos impressos, etc...

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 7/3/2013, 00:08

boas a polarizaçao ja vai nos 0.5v, estou com 51ºC nos mosfets sera que os dissipadores vao aguentar os 0.6v?

num dos canais nao consigo polarizaçao igual nos dois mosfets ha uma diferença de +- 50mv para ja nao deve haver problema certo?

a minha preocupaçao é o cl 60 na entrada do transformador, atingiu 65ºC e cheira um pouco a queimado terei problemas?

agradeco desde ja toda a ajuda e comentarios

abraço


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 7/3/2013, 00:29

Antero Pereira escreveu:boas a polarizaçao ja vai nos 0.5v, estou com 51ºC nos mosfets sera que os dissipadores vao aguentar os 0.6v?

num dos canais nao consigo polarizaçao igual nos dois mosfets ha uma diferença de +- 50mv para ja nao deve haver problema certo?

a minha preocupaçao é o cl 60 na entrada do transformador, atingiu 65ºC e cheira um pouco a queimado terei problemas?
51ºC nos Mosfets não é muito. Se fosse nos dissipadores seria pior.

A diferença de leitura entre os Mosfets, provavelmente deve-se a diferença de valor das resistencias sobre as quais está a fazer a medição. Essas resistencias devem ter uma tolerancia de uns 5% e isso vai alterar a leitura.

O CL60 está a cumprir a função dele que é aquecer para baixar a sua resistencia ohmica. Está preparado para isso mesmo. Essa é uma das desvantagens de usar Termistores conforme referido no artigo que o Nelson Antunes indicou

http://sound.westhost.com/project39.htm

"If there is enough continuous current (Class-A amplifier for example), the surface temperature of any fully functioning thermistor is typically well over 100°C, so I consider bypassing mandatory to prevent excess unwanted heat."
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 7/3/2013, 21:58

ja toca cheers First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 140916

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 DSCF9199_zpsa2488220

como vêm na foto ainda vai nos 0.5v +-, ainda é muito cedo para fazer uma critica mas estou a gostar do que os meus ouvidos ouvem, som muito limpo e detalhado e graves muito controlados, vou deixar assim uma semana e pouco e depois afino novamente.

superou todas a minhas espectativas principalmente por ter usado componentes vulgares acessiveis a todos e ter saido das minhas mãos.

projetos futuros :

curto prazo - OB´s 3 vias
medio prazo - ptphones - dac diy

abraço e obrigado a todos

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Nelson Antunes 9/3/2013, 00:04

Parabens antero. Tens ai um coisa jeitosa.
em relação a temperatura dos mosfets 51ºC esta num bom patamar, bem o dissipadores também são bons Twisted Evil
Um dia destes tenho que montar uma brincadeira destas. cheers

Pondera um dia por uma protecção para as colunas, a meu ver em motagens DIY nuna e demais ter la um pcb a protejer as nos ricas colunas, existe muita coisa mas deixo aqui isto https://sites.google.com/site/quasisdiyaudiosite/dc-detect-speaker-protection.

Cumps


Nelson Antunes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2010
Pontos/Reputação : 62

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 9/3/2013, 00:20

Nelson Antunes escreveu:
Pondera um dia por uma protecção para as colunas, a meu ver em motagens DIY nuna e demais ter la um pcb a protejer as nos ricas colunas,
Aconselhado pelo amigo Colbrive, adquiri na semana passada o Kit da Vallerman K4700, mas ainda não o instalei.

http://www.velleman.eu/products/view/?country=be&lang=en&id=9233

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 K4700
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 9/3/2013, 15:46

Nelson Antunes escreveu:
Um dia destes tenho que montar uma brincadeira destas. cheers

Pondera um dia por uma protecção para as colunas, a meu ver em motagens DIY nuna e demais ter la um pcb a protejer as nos ricas colunas, existe muita coisa mas deixo aqui isto https://sites.google.com/site/quasisdiyaudiosite/dc-detect-speaker-protection.

Cumps


força ai que a gente aqui do forum é amiga e dá toda a ajuda necessaria para levar os projetos a bom porto.

quanto as proteções acho que tem muita eletronica e pode comprumeter o sinal, eu andei a retirar as proteçoes do circuito acho nao ter logica mete-las agora.

uma coisa que devo fazer é um soft-start seguindo o esquema que o Carlomar postou.

ja agora Carlos tem mais alguma imformaçao sobre esse esquema?

neste monento ja estou com a polarização de 0.6v estaveis com uma temperatura nos mosfets 57ºC, ainda sem a tampa.
estas medições foram feitas com uma sonda que vem nos multimetros portanto não é muito precisa mas ja da para ter uma ideia, qual a temperatura max que pode trabalhar os mosfets?

abraço e queremos ver mais F5


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 11/3/2013, 22:52

boas

estou com uma tensao de saida na fonte de 22.1v e -22.1, onde sera que estou a perder os 2 volts?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 12/3/2013, 00:13

Antero Pereira escreveu:boas
estou com uma tensao de saida na fonte de 22.1v e -22.1, onde sera que estou a perder os 2 volts?

Isso depende do fabrico do transformador, da tenção que tens na rede eletrica, do valor do bias, do valor das resistencias da filtragem CRC, do tipo de diodos, do uso de uma ou duas pontes rectificadoras, etc.

Não te preocupes, isso está bom. È menos calor que tens para dissipar.
23v é o valor mais usual.
Eu tenho 21V e não me chateia nada. Very Happy Mas o meu trannsformador é 2x17Vac

Experiementa medir a tensão fora das horas de pico de consumo, tipo ás duas da manhã, e vais ver que a tensão está mais alta.

Se usares apenas uma ponte em vez de duas ganhas mais 0,6V mas ficas com uma fonte mais ruidosa.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 12/3/2013, 00:30

Antero Pereira escreveu:tem mais alguma imformaçao sobre esse esquema?

... qual a temperatura max que pode trabalhar os mosfets?
Vou ter de procurar na Elektor


Se bem me lembro o NP disse que cada 10ºC a mais reduz para metade a vida util do Mosfet.
Mas com mosfets a 60ºC eles duram uma vida.
Segundo o Data sheet, a temperatura max da Junção é 150ºC , os meus já andaram lá perto, quando me esqueço de ligar as ventoinhas. Embarassed Embarassed Embarassed
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 12/3/2013, 21:08

boas se calhar tambem o cl60 deve ter alguma queda de tensao tipo 1v em ac, vou exerimentar por um interrutor em paralelo e fazer nova medição.

quanto a temperatura ja deixei 6 horas ligado, com bias a 0.6v e tinha max 57ºC nos mosfets. vou deixar andar mais uma semana ou duas e depois afinar novamente o offset.

obrigado por tudo

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 12/3/2013, 21:25

Antero Pereira escreveu:boas se calhar tambem o cl60 deve ter alguma queda de tensao tipo 1v em ac, vou exerimentar por um interrutor em paralelo e fazer nova medição.

quanto a temperatura ja deixei 6 horas ligado, com bias a 0.6v e tinha max 57ºC nos mosfets. vou deixar andar mais uma semana ou duas e depois afinar novamente o offset.
Medi agora , e tenho uma queda de tenção de 1,3VAC no CL60 no primário do transformador. Quer isto dizer que em vez de 230Vac tenho 229Vac.
Isto quer dizer que a diferença em Dc será de apenas +/- 0,1V . Isso é niglegenciável.
O CL60 é uma boa solução e não vamos stressar por causa dele. Excepto os perfecionistas.


Normalmente o F5 não desafina.
Nem o bias, nem as notas musicais. lol!


Última edição por Carlomar em 12/3/2013, 21:52, editado 1 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 25 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 25 de 29 Anterior  1 ... 14 ... 24, 25, 26, 27, 28, 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos