Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 26 de 29 Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27, 28, 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 12/3/2013, 21:29

ok entao deixo andar que vai bem muito bem.

abraço


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 24/3/2013, 23:41

boas

fica umas fotos com tampa

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 DSCF9205_zps6b1c5290

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 DSCF9204_zps5484be88

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Nelson Antunes 25/3/2013, 00:24

muito bom trabalho Antero cheers
tens ai uma bela maquina.

Pondera pintar os dissipadores de preto, alem de ficar melhor esticamente (a meu ver, cada tem os seus gostos), também ajuda na transferência de calor ou seja arrefece melhor, pelo menos e o que dizem os entendidos. deixo aqui um link sobre o assunto.
http://sound.westhost.com/heatsinks.htm

Nelson Antunes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2010
Pontos/Reputação : 62

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/3/2013, 19:00

Antero Pereira escreveu:boas

fica umas fotos com tampa

Viva Antero,

Ficou um F5 muito original. Eu gosto desta solução cheers

Mas o mais importante é o som.
Agora que já deve ter umas boas horas de queima, o som está a corresponder ás espectativas?
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 27/3/2013, 21:55

Nelson Antunes escreveu:muito bom trabalho Antero cheers
tens ai uma bela maquina.

Pondera pintar os dissipadores de preto, alem de ficar melhor esticamente (a meu ver, cada tem os seus gostos), também ajuda na transferência de calor ou seja arrefece melhor, pelo menos e o que dizem os entendidos. deixo aqui um link sobre o assunto.
http://sound.westhost.com/heatsinks.htm

Obrigado
sim ja tinha pensado nessa ideia mas pensava que pintando reduzia a transferencia de calor, sendo assim vou pintar de preto fosco de alta temperetura. alguma sujestao para a pintura (tipo ou tecnica) ?

Carlomar escreveu:

Ficou um F5 muito original. Eu gosto desta solução cheers

Mas o mais importante é o som.
Agora que já deve ter umas boas horas de queima, o som está a corresponder ás espectativas?

sim estou a gostar imenso, um som muito limpinho, grave controlado e medios/agudos suaves e detalhados

hoje por azelhice minha queimei um fusivel de 2A na entrada liguei o amp duas vezes seguidas e pufff, sera que esta mesmo no limite?

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 28/3/2013, 00:50

Antero Pereira escreveu: alguma sujestao para a pintura (tipo ou tecnica) ?

... liguei o amp duas vezes seguidas e pufff, sera que esta mesmo no limite?

Melhor do que pintar, seria mandar anodizar a negro. Tu é que sabes, mas eu continuava a ouvir musica com ele...

CL 60 e Fusivel
Já foi falado que o termistor CL60 é uma solução simples, e funciona, mas não é a ideal.
Quando ligaste o amplificador pela segunda vez, o termistor já estava quente, pelo que a resistencia estava muito baixa.
Foi quase como se ele não existisse, pois não te reduziu o forte pico de corrente inicial e lá se foi o fusivel. bom
Quando desligares o amplificador , deves esperar alguns minutos até o voltares a ligar, para o CL60 arrefecer.
Claro que se tivesses um relé com atrazo a fazer by-pass ao termistor, isto não acontecia. Very Happy

Como tens uma capacidade muito elevada nessa "bateria de condensadores", podes aumentar um pouco o fusivel para 2,5A. É o valor que estou a usar neste momento no meu.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 28/3/2013, 21:33

Viva ja toca Laughing

ontem tinha metido outro fusivel de 2A e liguei passado 1h e queimou novamente. hoje meti outra vez um de 2A e tudo ok mas ja tenho cá um de reserva de 3A

quanto a anodizar ta fora de questao ja nao consigo tar longe dele por muito tempo e ter de o desmontar todo affraid alem de ja ter outro projeto em curso (colunas).

em breve haverá novidades

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  enxuto 16/4/2013, 19:31

Carlomar escreveu:Consegui sacar da net um desenho das placas, depois fiz algumas correcções no Fotoshop, porque o desenho estava pouco legível e tinha os componentes desenhados.
Depois mandei fazer em Lisboa na praça João do Rio.
Já fiz placas em casa com percloreto de ferro,mas não compensa o trabalho.
Ficam em cerca de 5 euros cada.

Sabes onde se encontra um tutorial sobre como fazer as placas?
Para efeitos académicos.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Data de inscrição : 15/11/2008
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 21/4/2013, 16:49

boas

ontem voltei afinar o F5 passado o tempo todo de queima estava em quente com 65mv de offset e 560mv de bias, regulei para +- 0.1mv e 610mv, ficou com mais potencia disponivel e melhor gama media/alta mais detalhe. meti tambem outro fusivel desta vez um de 3A o outro de 2A voltou a ir ter com os anjinhos Twisted Evil ate agora 5 estrelas

li algures que alterando as resistencias de entrada se consegue que o amp. fique ainda melhor. é verdade? se sim quais?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 22/4/2013, 22:24

enxuto escreveu:
Sabes onde se encontra um tutorial sobre como fazer as placas?
Para efeitos académicos.

Viva,
comecei a fazer circuitos impressos á cerca de 20 anos atraz pelo processo caneta Edinng 3000 e percloreto de ferro.
Aprendi pelos livros de eletronica da Coleção Cultura e tempos livres, que eram tão populares.

Hoje em dia tens o google por isso é só procurares: "como fazer circuitos impressos"
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 22/4/2013, 22:45

Antero Pereira escreveu:

li algures que alterando as resistencias de entrada se consegue que o amp. fique ainda melhor. é verdade? se sim quais?

abraço
Não só as de entrada.

Também as da realimentação negativa(100ohms 3W) e as gate stoper dos Mosfets(47ohms).
As de 0,47ohm 3W também são importantes.

Sem gastar muito dinheiro tens as Dale RN55 e as PRP para as resistencias de pequena potencia.
Indo para coisas mais caras tens as Caddock MK132.
No topo, tens as Vishay "Naked" z-foil (ou TX2575), estas ultimas já escandalosamente caras.

Mas tudo depende também da sonoridade que queres.
Se quiseres uma sonoridade um pouco quente e mais fechada, mas talvez mais musical podes usar as resistencias de carbono, por exemplo as Takman REX, ou as Amtrans AMRG ou as Kiwame em alguns pontos.

Para as de 3W tens uma boa solução nas Mills MRA5 que é uma resistencia bobinada não indutiva.

No fundo todas tem a sua assinatura sónica.

Talvez eu tenha por aqui qualquer coisa da Dale que te posso enviar para experimentares. Dá-me algum tempo para procurar.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 23/4/2013, 21:08

boas

eu neste momento estou a usar todas as resistencias de carvão normalissimo, soa muito bem. agora queria trocar por umas melhores quero que fique um pouco mais detalhado e um pouco mais frio (pelas resistencias) e depois fazer um upgrade a fonte com diodos rapidos e bobines de choque CLC e talvez by-pass a todos os eletroliticos.

que dizem? alguem fez uma fonte CLC para o F5 ou usou by-pass?

carlomar obrigado pela disponibilidade das resistencias irei com muito gosto reportar as diferenças

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 27/5/2013, 20:42

boas

já tenho as bobines prontas para a fonte 1.5mH 1.8mm, alguém já experimentou?

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 DSCF9417_zpsbac5a7f6

e umas resistências dale gentilmente cedidas pelo amigo Carlomar para substituir as de carvão

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 DSCF9419_zpsfe9fb15c

em breve darei noticias

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 2/6/2013, 23:18

Antero Pereira escreveu:boas
já tenho as bobines prontas para a fonte 1.5mH 1.8mm, alguém já experimentou?
Viva Antero,

Eu também tenho umas bobinas prontas de 1,5mH nucleo de ar, para não saturar, mas ainda não me dei ao trabalho de as colocar na alimentação do F5.
Mas diz quem já experimentou, que a fonte de alimentação CLC em vez de CRC, que é um bom up-grade.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Img2013060300552


Vai dando noticias.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 5/6/2013, 16:18

Carlomar escreveu:
Mas diz quem já experimentou, que a fonte de alimentação CLC em vez de CRC, que é um bom up-grade.

Suspect Suspect Suspect

mesmo quando temos uma centena de milhar (ou mais ...) the uF por rail ?????

http://www.diyaudio.com/forums/pass-labs/11065-ps-question-clc-vs-c-filtering-4.html#post131453
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 5/6/2013, 23:41

vinyl33 escreveu:
Carlomar escreveu:
Mas diz quem já experimentou, que a fonte de alimentação CLC em vez de CRC, que é um bom up-grade.

Suspect Suspect Suspect

mesmo quando temos uma centena de milhar (ou mais ...) the uF por rail ?????

http://www.diyaudio.com/forums/pass-labs/11065-ps-question-clc-vs-c-filtering-4.html#post131453
Viva Vinil33,

Bom link, não conhecia.

Está ai um bom assunto para discussão.

Eu não gosto de falar daquilo que ainda não experimentei.
Por isso quando fizer a experiencia vou postar o resultado.

Naturalmente que nem tudo são vantagens. Haverá também desvantagens, como a possibilidade da bobine choke irradiar ruido pelo seu forte campo magnetico gerado.

Antero, não coloques as choke muito próximo dos cabos de entrada de sinal. O Ideal era uma choke blindada.

Pela minha experiencia com válvulas, não dispenso a choke.
A minha configuração preferida é a mesma do Zen Mode. Não é CRC nem CLC. Mas sim LC.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 8/6/2013, 16:52

boas estive para aqui a pesquisar, se eu optar por fazer LC posso interromper o fio que entre na pcb e meter la a bobine? uma para o + e outra para o - e shuntar as resistências?

quanto a disposição pensei em duas qual destas será a melhor?

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 DSCF9475_zpse757daaf

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 DSCF9474_zps396ab139

as resistências dale já la moram bounce

abraço


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 8/6/2013, 21:46

Antero Pereira escreveu:...se eu optar por fazer LC posso interromper o fio que entre na pcb e meter la a bobine? uma para o + e outra para o - e shuntar as resistências?

Boas,

se optares por experimentar LC, vais ter uma ENORME queda de tenção. Para usares LC e manter os 24VDC terias de ter outro transformador com maior tenção.

No entanto podes experiementar. O F5, mesmo com 15 ou 16VDC, funciona bem. A potencia é que fica reduzida.

Atenção: eu falei que prefiro LC mas é no meu pré a valvulas.

Antero Pereira escreveu:
...quanto a disposição pensei em duas qual destas será a melhor?

Terás de fazer a experiencia, e ver qual intruduz menos ruído.

Se por um lado a proximidade aos cabos de entrada de sinal pode ser problematica, também a proximidade ao toroidal, pode não ser aconselhada.
Mais uma vez terás de experiementar e ouvir o ruído de fundo na coluna.

Cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 9/6/2013, 14:52

Antero,

Nunca vi nenhum F5 com filtragem LC.

Para tirar ideias, aqui ficam umas fotos do Aleph 5 monobloco diy do amigo Fmstereo que usou fonte CLC com bobines de núcleo metálico. As Chokes estão proximas do transformador e ele não se queixa de ruido.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Aleph5


E ainda mais um F5 com CLC

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Dscf2165s2



Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 10/6/2013, 10:18

viva

as bobines já la moram e estão na primeira localização em cima dos condensadores ficando com 50000uf - 1.5mH - 50000uf em cada rail, perdi cerca de 1v em relação ao que tinha. o que ganhei? pelas primeiras impressões são bastante positivas o som ficou de uma forma geral mais suave e reduziu alguma aspereza apos a introdução das resistências dale. resumindo vale muito apena incluir as bobines no circuito.

quanto a ruido introduzido, não notei nada de especial só ouço um hummm muito baixinho se encostar a orelha ao woofer ou medio, para as blindar que aconselham? tipo um caneco em metal? chapa, alumínio ou inox?

Carlos, experimenta que vale apena e obrigado por tudo

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 10/6/2013, 10:30

Antero Pereira escreveu:
quanto a ruido introduzido, não notei nada de especial só ouço um hummm muito baixinho se encostar a orelha ao woofer ou medio, para as blindar que aconselham? tipo um caneco em metal? chapa, alumínio ou inox?

Qualquer deles desde que "forrados" com folha auto-adesiva de Mumetal. Remédio Santo....

http://www.ebay.co.uk/itm/Ultraperm-80-Metal-Shield-MuMetal-Mu-Metal-Sheet-Audio-/160613440162?pt=US_Amplifier_Parts_Components&hash=item25654e9aa2

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 10/6/2013, 11:30

Antero Pereira escreveu:... pelas primeiras impressões são bastante positivas o som ficou de uma forma geral mais suave e reduziu alguma aspereza apos a introdução das resistências dale...

Viva,

também era essa a minha expectativa.

Pela minha experiencia com bobines choke em amplificadores a valvulas, o som de uma forma geral, fica mais quente, com vozes mais encorpadas, com mais enchimento na gama media/baixa, mais natural e com agudos mais limpos. Quanto maior o valor da Bobine choke, maior o efeito.

Como o F5 std tem uma ligeira tendencia para a frieza. Um pouco mais de calor só lhe acenta bem.

De qualquer forma não te deixes impressionar pelas primeiras impressões. Continua a ouvir durante uns dias para consolidares a tua opinião e depois reporta.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 17/6/2013, 21:33

depois das primeiras impressões continuo a gostar cada vez mais, ainda este sábado fui fazer uma audição com o f5 a uma loja aqui no norte e foi logo num sistema de topo que estava la montado com umas MA GX300 que por sinal são difíceis de amplificar, o dono da loja correu uma faixas que conhecia bem para tentar ver os "podres" do amp. o único defeito que apontou foi no silencio entre notas em relação a um Gamut D200, de resto controlo 99.9% sobre as colunas mesmo em baixos profundos e crescendos muito rápidos manteve toda a postura.

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty CRC vs. CLC

Mensagem  Carlomar 24/9/2013, 22:32

Carlomar escreveu:
Antero Pereira escreveu:boas
já tenho as bobines prontas para a fonte  1.5mH 1.8mm, alguém já experimentou?
Viva Antero,

Eu também tenho umas bobinas prontas de 1,5mH nucleo de ar, para não saturar, mas ainda não me dei ao trabalho de as colocar na alimentação do F5.  
Mas diz quem já experimentou, que a fonte de alimentação CLC em vez de CRC, que é um bom up-grade.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Img2013060300552
Viva pessoal,

então como vai a Musica amplificada pelo F5?


Volto a pegar neste Tópico  para descrever a minha experiência com a alteração da fonte de alimentação de CRC para CLC.

Antes tudo eram suposições mas agora já posso falar com conhecimento de causa.

Ontem á noite finalmente resolvi dar uso ás duas bobines de 1,5mH núcleo de ar, fio de 2mm e resistência DC 0,21ohms. Este tipo de bobine destina-se a ser usada em crossovers.

Vou deixar a descrição sonora para daqui por mais uns dias.
Para já apenas algumas questões técnicas.

O Meu F5 usa 1 transformador de 2x17V de 450VA e um total de 120.000uF com 60.000uF antes da resistência e mais 60.000uF depois da resistência de 0,06ohms.

A ondulação (Ripple) medida no segundo "banco" de condensadores, após as resistências é de cerca de 0,3V

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 5wtq

Saem as resistências e entram as bobines e o Ripple cai para cerca de 1/3 ou seja cerca 0,1V. A imagem fala por si.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 0wh4

Do ponto de vista das medições , esta solução é naturalmente mais eficiente na eliminação do Ripple. Até aqui nada de novo. Era este o resultado esperado.

E que dizer da sonoridade?

Para já vou apenas dizer que mudou bastante e estou a gostar do resultado.

As audições prosseguem uma vez que a alteração foi feita ontem á noite e quero consolidar as primeiras impressões, pelo que voltarei a este assunto em breve.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 25/9/2013, 08:12

Aleluia !!! Aleluia !!! Aleluia !!!
Até que enfim alguma electrónica por estas bandas Smile

Carlomar, seria possivel informar-me se está a usar diodos ultra fast na rectificação ??
Já agora, seria possivel termos uma ideia, também através do osciloscópio, do ripple após o segundo bank de caps nas configurações CRC e CLC ?

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/9/2013, 18:33

Viva  Vinyl33
vinyl33 escreveu:
Carlomar, seria possivel informar-me se está a usar diodos ultra fast na rectificação ??
Claro que sim, com todo o gosto.
Neste momento uso uma Ponte de Diodos FRED(Fast Recovery Epitaxial Diode) da IXIS referencia VBE 17-06NO7

http://www.partsconnexion.com/PDF/l359.pdf


vinyl33 escreveu:
Já agora, seria possivel termos uma ideia, também através do osciloscópio, do ripple após o segundo bank de caps nas configurações CRC e CLC
scratch Amigo Vinyl33,
agora fiquei baralhado.
Foi precisamente isso que publiquei no meu Post anterior.
Aqueles oscilogramas são do 2º Banco de condensadores em CRC e CLC, respetivamente Very Happy
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 25/9/2013, 21:07

viva ainda bem que meteu as bobines a redução de ripple é bem visível, que tal o som??????

agora falta-nos forrar as bobines e o transformador com MU-metal Laughing 

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 25/9/2013, 22:05

Antero Pereira escreveu: que tal o som??????

Viva Antero,

O F5 trabalha bem tanto em CRC como em CLC, é uma questão de preferencia.
As minhas primeiras impressões estão de acordo com as Tuas, o que demonstra que sabes ouvir.

Antero Pereira escreveu:viva

as bobines já la moram ficando com 50000uf - 1.5mH - 50000uf em cada rail, perdi cerca de 1v em relação ao que tinha. o que ganhei? pelas primeiras impressões são bastante positivas o som ficou de uma forma geral mais suave e reduziu alguma aspereza apos a introdução das resistências dale. resumindo vale muito apena incluir as bobines no circuito.
Nas primeiras audições estranha-se:

A sonoridade geral parece um pouco mais quente e aparentemente tem menos agudos, talvez porque ficaram mais suaves, limpos, com menos grão, embora ligeiramente mais recuados.
Sem duvida que os silêncios aumentaram.
Uma maior suavidade em geral permite agora ouvir confortavelmente a volumes mais elevados com menos sibilâncias e agressividade.
O som parece-me na minha opinião um pouco mais maduro.
As vozes ficaram um pouco mais orgânicas e naturais.
Os timbres parecem-me agora um pouco mais ricos.
Fico com a sensação de que além da redução do Ripple, há também, uma melhor  filtragem dos parasitas da rede elétrica.

Gostava de experimentar com bobines de 2,2mH, mas a resistência DC iria aumentar.
Deveria aqui optar por bobines com núcleo metálico, para manter a Resistencia DC baixa,  mas ter o cuidade de usar bobines que não saturem com as elevadas corrente de Bias 1,3A.
Não sei bem que tipo de bobines usar aqui.
Talvez as choque da Hammond 154B ou 159ZL,  sejam uma boa opção.

http://pt.mouser.com/ProductDetail/Hammond/159ZL/?qs=%2fha2pyFadui7Tp0nNZpznhbz9mEhPLBcn1tNf56D6OA%3d

Conclusão
Tudo vai depender do gosto pessoal e do resto do sistema

Se gosta de agudos bem frontais - in your face - e do som vivo e servido com alguma frieza própria do F5 std deve continuar a usar a  fonte CRC.

Se pelo contrário, você  gostava que o F5 fosse ligeiramente mais quente e recuado, e ainda mais limpo, então deve avançar para CLC.

Isto é apenas uma opinião pessoal pelo que cada qual deve ouvir e decidir por si.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Antero Pereira 25/9/2013, 22:26

faltam umas fotozitas do bicho para alegrar a malta Cool 

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  vinyl33 26/9/2013, 15:43

Carlomar escreveu:
Carlomar escreveu:
O Meu F5 usa 1 transformador de 2x17V de 450VA e um total de 120.000uF com 60.000uF antes da resistência e mais 60.000uF depois da resistência de 0,06ohms.
A ondulação (Ripple) medida no segundo "banco" de condensadores, após as resistências é de cerca de 0,3V
vinyl33 escreveu:
Já agora, seria possivel termos uma ideia, também através do osciloscópio, do ripple após o segundo bank de caps nas configurações CRC e CLC
scratch Amigo Vinyl33,
agora fiquei baralhado.
Foi precisamente isso que publiquei no meu Post anterior.
Aqueles oscilogramas são do 2º Banco de condensadores em CRC e CLC, respetivamente Very Happy
Viva Carlomar,
O Alzheimer não perdoa Sad
Tem razão para estar baralhado ...
Mas da leitura do seu post fiquei com a ideia que as medições estariam a ser feitas após as resistências, isto é antes do segundo bank de caps, quando a sua ideia era apresentar o ripple após ter substituido o inductor pelas resistências.
Sorry.

Abraço


Última edição por vinyl33 em 27/9/2013, 14:21, editado 1 vez(es)
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 26 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 26 de 29 Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27, 28, 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos